Sei sulla pagina 1di 10

EXCELENTISSMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DO TRABALHO DE SO JOO DE PDUA.

Processo: 644-44.2011.5.03.0015 Recorrente: RILDO JAIME Recorrido: 1)SOLUES EMPRESARIAIS Ltda. 2) METARLGICA CRISTINA Ltda.

RILDO JAIME, por seu advogado abaixo assinado, nos autos da Reclamao Trabalhista n 644-

44.2011.5.03.0015, em que contende com SOLUES EMPRESARIAIS Ltda. E METARLGICA CRISTINA Ltda., inconformado, data venia, com parte da deciso que foi proferida, vem interpor:

RECURSO ORDINRIO COM FUNDAMENTO NO ART.893 INC II 895 INC. I CLT

Requer

desde

devido

conhecimento

processamento do presente recurso devendo o mesmo ser encaminhado ao agregio Tribunal Regional do Trabalho.

Afere-se que encontram presentes todos os pressupostos de admissibilidade do recurso, destacando:

I. II.

Legitimidade, capacidade da parte e interesse da parte; Tempestividade: o recurso tempestivo tendo em vista que

foi interposto no prazo de 8 dias contados da publicao da sentena. III. Depsito recursal: deixa de ser efetuado, uma vez que o

recorrente o reclamante e o depsito tem natureza de garantia do juzo. IV. Custas: deixa-se de recolher custas, pois o recorrente no

parte vencida, uma vez que a sentena foi de parcial procedncia, nos termos do art. 789, 1, da CLT. V. Regularidade de representao, pois o advogado abaixo

assinado est devidamente qualificado nos autos.

Ante ao exposto, requer o recebimento do presente recurso, a intimao da outra parte para proporcionar contrarrazes ao recurso ordinrio, no prazo de 8 dias, conforme estabelece o art. 900 da CLT e a posterior remessa ao Egrgio Tribunal do Trabalho da .... Regio.

Termos em que Aguarda Deferimento.

Local, data. Assinatura do advogado N da OAB

Origem: Vara do Trabalho de So Joo de Pdua Processo n 1111-55.2012.5.03.0100 Recorrente: VERONICA SILVA Recorrido: INDSTRIA METALRGICA RIBEIRO S.A.

Egrgio Tribunal Colenda Turma

I - MRITO

a.

Revelia e Confisso:

Foi julgado improcedente o pedido do reclamante de que institusse decretada a revelia da segunda r pelo fato de no comparecimento em audincia, sendo que a mesma foi devidamente citada. Consoante previso legal, a CLT, art. 844, diz: o no comparecimento do reclamante audincia importa o arquivamento da reclamao e o no comparecimento do reclamado importa revelia, alm de confisso, quanto matria de fato. A CLT, em seu art. 769 dispem: nos casos omissos, o direito processual comum ser fonte subsidiria do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatvel com as normas deste Ttulo. Dessa forma h aplicao a disposio do art. 319 do CPC que estabelece: se o ru no contestar a ao sero reputados verdadeiros os fatos narrados pelo autor. Ultima-se, assim que perante ao exposto solicita a reforma da sentena para que seja decretada a revelia da segunda reclamada e sua confisso ficta.

b.

Da Inpcia:

Na Inicial, houve o litgio de retificao da CTPS e de pagamento dos direitos atinentes ao perodo no registrado na CTPS, porm, o juiz extinguiu o pedido sem resoluo do mrito, entendendo ser inepta a mesma, pois no apresentava pedido de reconhecimento de vnculo em tal perodo. A sentena, neste aspecto, sutil, no fazendo jus a ser sustentada, pois o referente reconhecimento de vnculo empregatcio compe pedido implcito, no momento em que o reclamante postula a anotao de sua CTPS, uma vez que a anotao da CTPS pressupe o vnculo de emprego. Afora, indiscutvel a existncia de vnculo de emprego, conforme o dispositivo legal CLT, art. 3, sendo controvertida apenas a anotao na CTPS. Ante ao exposto, requer a reforma da sentena para afastar a extino do processo sem resoluo do mrito e julgar procedente o pedido do reclamante de retificao da CTPS e pagamento dos pedidos correlatos.

c. Prescrio Parcial:

O juiz acolheu de oficio a prescrio parcial, declarando inexigveis os direitos anteriores aos ltimos cinco anos contados da data do ajuizamento da ao. Consoante entendimento pacificado na SDI do TST no sentido de que no dado ao Juiz do Trabalho conhecer de ofcio a prescrio, em razo do princpio da proteo. No poderia o juiz prolator da sentena aplicar a disposio do CPC, art. 219, 5, uma vez a CLT, no seu art. 769, no d esta autorizao. O juiz s deve aplicar de ofcio uma medida no prevista na CLT se, havendo compatibilidade entre os princpios gerais do processo do trabalho, houver tambm autorizao para aplicao de ofcio da medida. Consoante Sm. 153/TST, no pode o juiz conhecer de prescrio no argida na instncia ordinria. Porm, afere-se que por se tratar de matria de Ordem Pblica o Juiz pode sim declarar a prescrio parcial de oficio. Conclui-se pois, que a sentena perante a essa clara divergncia merece ser reexaminada sanar essa dissensso jurdica, requerendo afastabilidade da matria prescrio devido a presente divergncia.

d.

Horas Extras:

A proferida deciso do juiz, onde o mesmo julgou parcialmente procedente o pedido do reclamante, de condenao do reclamado ao pagamento de horas extras em razo do intervalo reduzido para 15 min., limitando a condenao a 45 min., com adicional de 40%, bem como, reflexos, entendendo ser indenizatria a natureza da verba em questo. A sentena no merece ser nutrida, pois em conformidade dos termos contido no art. 71 4 CLT e OJSDI-1 307 do TST, no caso de reduo do intervalo, o empregador tornar-se obrigado a pagar o perodo correspondente, a hora cheia, acrescida do adicional de 50%, sobre o valor da remunerao da hora normal de trabalho. O adicional no pode ser inferior a 50%, em razo de determinao constitucional, nos termos do art. 7, XVI, da CF. Igualmente, OJSDI-1 354 estabelece que o intervalo possui natureza salarial, razo pela qual os reflexos so devidos. Conclui-se, pois, que o r. decisum ora atacado merece ser reformado para que a recorrida seja compelida a pagar 1h+50%/dia com os reflexos em aviso prvio, 13 salrios, frias+1/3 e FGTS+40%.

e.

Insalubridade:

O Juiz julgou improcedente o requerimento do autor, de condenao da empresa reclamada ao pagamento de adicional de insalubridade em grau mximo motivado por agente rudo conforme o litigado na inicial. O pleito obreiro foi indeferido ao argumento de que no poderia o mesmo ser deferido porque a percia constatou insalubridade por outro motivo qual seja iluminao e no rudo, alm de que, o grau desta insalubridade seria o mnimo. Articulou o juiz que o mesmo fica adstrito ao pedido. Consoante a CLT, art. 195, a caracterizao e classificao da insalubridade e da periculosidade far-se-o atravs de percia a cargo de Mdico do

Trabalho ou Engenheiro do Trabalho, registrado no MTE. Diz a Sm. 293/TST: a verificao mediante percia de prestao de servios em condies nocivas, considerando agente insalubre diverso do apontado na inicial, no prejudica o pedido de adicional de insalubridade. Ora, apenas pode concluir que a sentena faz jus a reforma para que seja deferida a pretenso com os reflexos decorrentes conforme pleito inicial.

f.

Multa do art. 477 da CLT:

Na inicial, encontra-se exposto claramente que no prazo legal no obteve o que deveria receber devido a sua reciso com base no art. 477 da CLT. Sendo julgado improcedente pelo o Juiz a quo, sob o argumento de que, embora, o pagamento das verbas recisorias devem ser realizada no prazo de oito dias a partir da concesso do aviso prvio, a homologao deu-se somente 25 dias aps a esta data, em conformidade com o notrio segue o pleito em questo. A sentena no merece ser mantida, pois o acerto rescisrio, determinado pelo art. 477, 6 e 8 da CLT, envolve no apenas o pagamento das verbas, mas tambm a entrega das guias para percepo do seguro desemprego e levantamento do FGTS. Somento o pagamento no prazo determinado pelo art. 477, 6, no caracteriza o cumprimento da obrigao. Diante do exposto, requer a reformada da sentena para que seja includa na condenao a multa do art. 477, 8 da CLT. Diante ao exposto, requer a reforma da sentena para que o reclamado seja condenado a pagar tambm a multa do art. 477, 8 da CLT.

g.

CTPS:

O juiz julgou improcedente o pedido do reclamante de retificao de sua CTPS no tocante a data da dispensa para incluir o aviso prvio indenizado, por entender que no houve prestao dos servios no seu lapso.

No merecendo a sentena ser mantida, pois nos termos do arts. 7, XXI da CF e 487 da CLT a parte que sem justo motivo quiser rescindir o contrato dever avisar a outra com a antecedncia mnima de 30 dias, perodo este que integra seu tempo de servio, nos termos do pargrafo primeiro do art. 487 da CLT. Assim, entende o TST, conforme entendimento consubstanciado na OJ 82 da SDI-1, que a data de sada a ser anotada na CTPS do empregado deve ser a do ltimo dia do aviso prvio, seja indenizado ou no. Perante ao exposto, requer a reforma da sentena para que seja determinada a retificao da CTPS, de modo que conste como data de sada a do ltimo dia do aviso prvio indenizado.

h.

Dano Moral:

O juzo a quo julgou improcedente o pedido do reclamante de indenizao por danos morais sob os argumentos de que inexistente o dano moral e porque a proibio de revista ntima prevista no art. 373-A, VI, aplica-se apenas as mulheres. A sentena no merece ser sustendada, pois a revista ntima realizada no reclamante no ambiente da empresa implicou violao a dignidade do trabalhador implicando violao ao art. 1, da CF. Outrossim, em razo do princpio da isonomia, previsto no art. 5, I, da CF, homens e mulheres so iguais em direito e obrigaes, de modo que o art. 373-A da CLT deve ser aplicado ao homem tambm. Assim, sendo inquestionvel o dano sofrido pelo reclamante, o mesmo merece reparo nos termos dos arts. 5, X, CF e 186 e 927 do CC, perante esta Justia Especializada, nos termos do art. 114, VI da CF e smula 392 do TST. Diante do exposto, requer a reforma da sentena, a fim de que as reclamadas sejam condenadas a indenizar o reclamante pelos danos morais sofridos.

i.

Honorrios Advocaticios:

O juzo a quo julgou improcedente o pedido de condenao da reclamada ao pagamento de honorrios advocatcios, muito embora o mesmo esteja assistido pelo sindicato de classe e encontrar-se desempregado. A sentena merece reparo, uma vez que nos termos das smulas 219 e 329 do TST tem direito a honorrios o empregado que estiver assistido pelo sindicato e comprovar a percepo de salrio inferior ao dobro do salrio mnimo, como no presente caso. Diante do exposto, requer a reforma da sentena para que seja includa na condenao os honorrios sucumbenciais a razo de 15%.

j.

Honorrios Periciais:

O juiz julgou condenou o reclamado a ressarcir o reclamante em apenas metade dos honorrios periciais adiantados, sob o argumento de que embora o pedido de adicional de insalubridade tenha sido indeferido, constatou que efetivamente havia um agente insalubre que agredia a sade do laborista. A sentena no merece ser mantida, pois como referido no item e do presente recurso, merece reparo a sentena quanto ao pedido de adicional de insalubridade, de forma em sendo julgado procedente o pedido, os honorrios periciais devem ser suportados apenas pelas reclamadas, sucumbentes na pretenso objeto da percia, nos termos do art. 790-B da CLT. Desta forma, deve ser determinado s reclamadas o ressarcimento integral das custas antecipadas pelo reclamante, sobretudo porque no se aplica o princpio da sucumbncia recproca na justia do trabalho, nas relaes de emprego.

Outrossim, independentemente do exposto, considerando-se o reclamante beneficirio da justia gratuita, s por este argumento ser isento do pagamento de custas, nos termos do art. 790-B da CLT. Diante do exposto, requer a reforma da sentena para que seja determinado s reclamadas o ressarcimento integral das custas antecipadas.

k.

Juros e Correes Monetrias:

Foi julgado improcedente o pedido do reclamante de condenao do reclamado ao pagamento de juros e correo monetria. A sentena no merece ser mantida, uma vez que estes so pedidos implcitos nos termos do art. 293 do CPC e smula 211 do TST, de modo que se incluem na liquidao ainda que omisso o pedido inicial ou a condenao.

l.

Responsabilidade da Segunda R:

O juzo a quo condenou a segunda reclamada de forma subsidiria, entretanto, determinou que a execuo seja dirigida a ela somente se aps a desconsiderao de sua personalidade jurdica. A sentena no merece ser mantida, pois frustrada a execuo em face do devedor principal o juiz deve direcion-la contra o subsidirio, no havendo amparo legal a desconsiderao da personalidade jurdica dos scios. Ante ao exposto, requer a reforma da sentena para que seja afastada a imposio de desconsiderao da personalidade jurdica da segunda r para que seja atingido o patrimnio desta.

VII CONCLUSO

Do exposto, requer que seja provido o presente recurso, para que seja reconhecida a preliminar acima suscitada, com a consequente anulao da sentena proferida, e no mrito, requer desde j a reformada da presente sentena proferida pelo juzo a quo.

Termos em que Aguarda Deferimento.

Local, data. Assinatura do advogado N da OAB

Potrebbero piacerti anche