Sei sulla pagina 1di 69

1. ARQUITETURA NA PR-HISTRIA No se pode falar de uma arquitetura pr-histrica no sentido artstico, apesar de seu carter funcional.

At chegar a fundar as primeiras cidades, como Catal Huyuk, na Turquia, no ano de 6500 a.C., o homem passou da intemprie para as cavernas e tendas.

Catal Huyuk, Turquia, 6500 a.C. Os primeiros Homo Sapiens refugiavam-se nos lugares que a natureza lhes oferecia, podendo ser em aberturas nas rochas, cavernas, grutas ao p de montanhas ou at no alto delas. Mais tarde eles comeariam a construir abrigos com as peles dos animais que caavam ou com as fibras vegetais das rvores das imediaes, que aprenderam a tecer, ou ento combinando ambos os materiais. Os primeiros assentamentos estveis tiveram origem no desenvolvimento da agricultura e no armazenamento de alimentos em nforas. Somente no final do neoltico e incio da idade do bronze que surgiram as primeiras construes de pedra, principalmente entre os povos do Mediterrneo e os da costa atlntica.

No entanto, como esses monumentos colossais tinham a funo de templo ou de cmaras morturias, no se tratando de moradias, seu advento no melhorou as condies de habitao. Nos primrdios da Histria, egpcios e sumrios j dispunham dos elementos fundamentais de uma arquitetura artstica. Em palcios e templos, os babilnios, hititas e persas levaram a arquitetura a um nvel majestoso. Mas foram os gregos que superaram a arte oriental e egpcia com um gnio criador que at hoje pode ser admirado no Partenon de Atenas e em outros vestgios. Os deuses gregos no estavam separados dos homens. Conviviam com eles e tomavam de emprstimo suas feies. Por esse motivo, os templos eram construdos mais como moradias dos deuses que como lugares de adorao. Esculturas e pequenos modelos de argila, datados de 1.000 anos antes de Cristo e descobertos pelos arquelogos, mostram que os primeiros templos eram semelhantes s cabanas dos gregos.

Evoluo dos estilos arquitetnicos na construo de templos

Para erguer seus monumentos, os homens da poca provavelmente comearam por levantar uma coluna, em honra de um deus ou de um acontecimento importante. Esses monumentos prhistricos eram pedras, cravadas verticalmente no solo, s vezes bastante grandes (megalito denominado menir). Pelo peso dessas pedras, algumas de mais de trs toneladas, acredita-se que no poderiam ter sido transportadas sem o conhecimento da alavanca.

Esttua-menir

Alinhamento de menires

Dlmen em forma de mesa

Estas pedras (os menires) deram origem s colunas. Mais tarde percebeu-se que, usando trs elementos, era possvel construir. Assim nasceu o dlmen, em forma de mesa, ou o trilito (trs pedras), formado por duas colunas que apoiavam uma arquitrave. Uma srie de trilitos fez a colunata.

Coluna

Trilito

Colunata

O dlmen ou galeria coberta, espcie de corredor que facilitava o acesso a uma tumba, foi de grande importncia na histria da arquitetura porque nele se baseava a arte de construo praticada pelos gregos antigos. O princpio das colunas e da arquitrave foi usado para sustentar o arco das portas e janelas, sendo este o caminho para construo das cabanas aos templos mais majestosos. As duas colunas verticais chamavam-se jambas; a coluna sobreposta em arco ou abbada, dintel.

Dlmen de Chan de Arquina

Dlmen de Creu d'en Cobertella

Interior de uma habitao neoltica

Nave de Tudons

Nas primeiras casas, a arquitrave - geralmente de madeira ou pedra - sustentava o dintel da porta de entrada e das pequenas janelas. Para abrigar as esttuas dos deuses, pensou-se num prtico sobressalente, avanado, tanto para acolher a multido de fiis como para engrandecer a morada dos deuses. Esse prtico saliente - pronau - era sustentado por um par de colunas e foi enriquecendo-se aos poucos at tornar-se um elemento decorativo indispensvel.

De duas colunas, a pronau evoluiu para uma srie de colunas, depois duas sries, em plano inferior principal sala do templo - a cela - cuja finalidade era poder suportar um teto maior. Acrescentou-se ento outro prtico na parte posterior do templo, o epistdomo. Por fim, o templo foi inteiramente rodeado por uma colunata, o peristilo. Essa colunata permitia a construo de edifcios maiores, porque, alm das colunas, tambm as paredes internas sustentavam o teto e o beiral saliente resguardava da chuva as paredes de barro. Stonehenge- monumento megaltico da Idade do bronze localizado na plancie de Salisbury ao sul da Inglaterra, uma estrutura composta, formada por crculos concntricos de pedras que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar quase cinquenta toneladas, onde se identificam trs distintos perodos construtivos: O Perodo I (3100 aC), quando o monumento no passava de uma vala circular com 97,54 metros de dimetro, dispondo de uma nica entrada. Internamente erguia-se um banco de pedras e um santurio de madeira. Cinquenta e seis furos externos ao seu permetro continham restos humanos cremados. O crculo estava alinhado com o pr do Sol do ltimo dia do Inverno, e com as fases da lua. No Perodo II (2150 aC) deu-se a realocao do santurio de madeira, a construo de dois crculos de pedras azuis (coloridas com um matiz azulado), o alargamento da entrada, a construo de uma avenida de entrada marcada por valas paralelas alinhadas com o Sol nascente do primeiro dia do Vero e o crculo externo, com 35 pedras que pesavam toneladas.

As altas pedras azuis, que pesam quatro toneladas, foram transportadas das montanhas de Gales a 24 quilmetros ao Norte. No Perodo III (c. 2075 a.C.), as pedras azuis foram derrubadas e pedras de grandes dimenses (meglitos) - ainda no local - foram erguidas. Estas pedras, medindo em mdia 5,49 metros de altura e pesando cerca de 25 toneladas cada, foram transportadas do Norte por 19 quilmetros. Entre 1500 a.C. e 1100 a.C., aproximadamente sessenta das pedras azuis foram restauradas e erguidas em um crculo interno, com outras dezenove, colocadas em forma ferradura, tambm dentro do crculo.

Recolhendo os dados a respeito do movimento de corpos celestiais, as observaes de Stonehenge foram usadas para indicar os dias apropriados no ciclo ritual anual. Nesta considerao, importante mencionar que a estrutura no foi usada somente para determinar o ciclo agrcola, uma vez que nesta regio o Solstcio de Vero ocorre bem aps o comeo da estao de crescimento; e o Solstcio de inverno bem depois que a colheita terminada. Desta forma, as teorias atuais a respeito da finalidade de Stonehenge sugerem seu uso simultneo para observaes astronmicas e a funes religiosas, sendo improvvel que estivesse sendo utilizado aps 1100 a.C.. A respeito da sua forma e funes arquitetnicas, os estudiosos sugeriram que Stonehenge especialmente seus crculos mais antigos - pretendia ser a rplica de um santurio de pedra, sendo que os de madeira eram mais comuns em pocas Neolticas.

4.MESOPOTMIA A arquitetura da Mesopotmia empregou nos seus estgios iniciais tijolos de barro cozido, maleveis, mas pouco resistentes, o que explica o alto grau de desgaste das construes encontradas. As obras mais representativas da construo na Mesopotmia - os zigurates ou templos em forma de torre - so da poca dos primeiros povos sumrios e sua forma foi mantida sem alteraes pelos assrios. Na realidade, os zigurates (pirmides com degraus e rampas laterais coroada por um templo), tratavam-se de edificaes superpostas que formavam um tipo de torre de faces escalonadas, dividida em vrias cmaras.

Vista do zigurate de Ur - Mesopotmia

Detalhe da escadaria do zigurate de Ur

Runas do zigurate de Aquarqui

Detalhes da escadaria da apadana de Perspolis

O zigurate da cidade de Ur um dos que se conservam em melhor estado, graas a Nabucodonosor II, que ordenou sua reconstruo depois que os acdios o destruram. O templo consistia em sete pavimentos e o santurio ficava no terrao. Acredita-se que na reconstruo tentou-se copiar a famosa Torre de Babel, hoje destruda. O acesso ao ltimo pavimento era feito por escadarias interminveis e estreitas que rodeavam os muros. O templo era dedicado ao deus Nannar e esposa do rei Nabucodonosor, Ningal. Totalmente construdo com tijolos cozidos e palha, o grande zigurate de Ur ainda mantm de p sua magnifcia escalinata. Sua imponente figura em meio plancie da cidade o transforma no centro social e religioso. A arquitetura monumental aquemnida retomou as formas babilnicas e assrias com a monumentalidade egpcia e o dinamismo grego. Os primeiros palcios de Passrgada, de Ciro, o Grande (559 a.C. - 530 a.C.), possuam salas de fileira dupla de colunas acaneladas com capitis em forma de cabea de touro, de influncia jnica. Para centralizar o poder, Dario (522 a.C. - 486 a.C.) transformou Susa e Perspolis respectivamente em capitais administrativa e religiosa. Seus palcios, obras do renascimento oriental, foram as ltimas testemunhas da arquitetura oriental antiga. O palcio de Dario, em Perspolis, uma mistura de todos os estilos produzidos pela arquitetura antiga. Com isso, os reis aquemnidas pretendiam aparentar uma imagem de universalidade e grandeza. Ao conquistar a capital Persa, Alexandre Magno destruiu seu palcio, mas a influncia dessa cultura antiga chegou a suplantar a helnica em vrias pocas de seu reinado.

Runas do palcio de Dario Perspolis

Runas da apadana ou sala de audincias Perspolis

No que se refere s tumbas, os monarcas aquemnidas, que no seguiram a tradio zorostica de expor seus cadveres s aves de rapina, mandavam escavar suntuosos monumentos funerrios nas rochas de montanhas sagradas.

Uma das tumbas mais conhecidas a de Dario I, na encosta do monte Husseim-Kuh. Sua fachada imita o portal de um palcio e coroada com o disco do deus Ahura Mazda. Este foi o modelo seguido posteriormente nas necrpolis.

Fachada da tumba de Ataxerxes II - Persa

Tumba de Ciro II - Parsgada

As esplndidas tumbas dos reis aquemnidas no deserto ainda hoje despertam a admirao de todo mundo. Entalhadas na rocha, combinam tambm elementos arquitetnicos das diversas culturas do mundo antigo. 5- EGITO - 2900 A 700 A . C . Pouco sobreviveu das habitaes do antigo Egito ao passar do tempo. Do imprio antigo s

restaram os tmulos com funes de culto. A morte era tida como passagem para uma outra forma de vida que, no entanto, s seria possvel se o corpo permanecesse intacto. Muitas vezes eram copiados, com maior ou menor exatido, palcios, casas ou at jardins que tivessem sido habitados pelo morto. Foi assim que, por volta de 2780-2680 A.C. foi construda uma cpia do palcio faranico de Menfis, para o tmulo de Zozer, em Sacar. No entanto, sobre esta mastaba, foram amontoadas cinco outras, sucessivamente menores, at ter sido atingida a altura de cerca de 60 metros. Esta construo tem um simbolismo religioso : a pirmide de degraus representando uma escada pela qual o fara morto ascende ao cu. No decurso do 3. milnio A . C. , os faras comearam a serem vistos como filhos de R, o deus do sol, e o culto do sol tornou-se religio oficial. As pirmides agora com uma base quadrada e paredes exteriores lisas tornaram-se setas luminosas, revestidas com uma camada de calcrio brilhante e um vrtice dourado (nenhum sobreviveu ao passar do tempo) : smbolos do feixe de raios no qual, segundo a crena, o fara se elevaria at R.

Edificao em escada que representava aos olhos de todos a hierarquizaoda sociedade e a garantia indestrutvel da legitimidade eterna da cultura egpcia. No incio do Imprio antigo, as coberturas dos templos eram apoiadas em colunas simples, sem base e sem capitel. No perodo das pirmides, na segunda metade do 3. milnio A . C . , comearam a utilizar-se colunas inspiradas em flores de ltus, de papiro e em palmeiras. Estas formas no tinham motivos construtivos mas sim de ordem religiosa. No imprio novo (de 1570 A . C . a 715 A . C .), tornou-se preponderantes os templos com disposio axial. Os templos dedicados ao deus Amon, Luxor e Karnak, no vale do Nilo, nos do a impresso de que a viso religiosa e filosfica dos arquitetos e projetistas foi marcada pelo rio e pela natureza envolvente. O papel do imprio novo, no desenvolvimento da humanidade chegou ao fim no ano de 332 A . C . , com a conquista de Alexandre, o grande.

Templo de Luxor O templo de Luxor, ao lado do templo de Karnak, foi um dos maiores monumentos da cidade de Tebas, no Egito Antigo. Sua construo foi levada a efeito sob o reinado de Amenhotep III, e dedicado trade de Tebas. Embora colossal em tamanho - cerca de 275 m de comprimento -, apresenta ao mesmo tempo linhas simples, geomtricas. Colunas, muros e arquitraves eram

cobertos por motivos inspirados nas vitrias do fara, em cores vivas. frente do templo havia esttuas colossais e dois obeliscos que esto hoje na Praa da Concrdia, em Paris. A arquitetura egpcia aliava imponncia e simplicidade. Todas as suas formas se originavam da casa residencial. Esta tinha plano retangular e dispunha-se em torno de troncos de palmeiras ou de outras rvores. Mesmo depois que os egpcios adotaram outros materiais - como a pedra -, subsistiram na decorao os temas vegetais: ltus, palma, papiros. Com a expanso do poder do clero, o templo passou a ser a forma arquitetnica dominante; neles, fileiras de esfinges ladeavam a estrada sagrada. As colunas eram coloridas, ostentando motivos da natureza vegetal. O capitel, perfeitamente geomtrico, tinha os ornatos na base e no alto da coluna estilizando a flor de ltus (uma das caractersticas mais marcantes da arquitetura e decorao egpcias). Os mveis, de formas rgidas, eram ricamente ornados de uma decorao de cores vivas - seguindo o mesmo estilo da arquitetura. Flores de ltus e papiro, brotos, grinaldas e animais aparecem nas decoraes dos mveis.

As cores eram sempre vivas e as linhas muito simples, geomtricas, como na arquitetura e mesmo nas vestimentas. Note que tambm a taa tem forma de flor de ltus. A escultura servia ento arquitetura completando-a, geralmente em forma de baixos-relevos que - de pedra ou bronze representavam tanto as cenas dirias quanto as vitrias dos faras, ou ainda paisagens simplificadas. Nunca h perspectiva: nas figuras, olhos e ombros aparecem de frente, embora o resto do corpo de perfil; O fara sempre muito mais alto que o sacerdote ou militar, o corteso, o servo, o inimigo derrotado. Mas menor do que o deus que personificava na terra, segundo os egpcios.

A pintura complementava a escultura ou decorava as grandes superfcies dos edifcios. No se utilizavam gradao, mistura de tonalidades, nem claro-escuro. As cores mais comuns eram cinza e azul, alm do preto. No teto azul dos templos, as estrelas esto representadas por pequenos pontos luminosos.

As pirmides so sem dvidas o paradigma da arquitetura egpcia. Suas tcnicas de construo continuam sendo objeto de estudo para engenheiros e historiadores. A pirmide foi criada durante a dinastia III, pelo arquiteto Imhotep, e essa magnfica obra lhe valeu a divinizao. No incio as tumbas egpcias tinham a forma de pequenas caixas; eram feitas de barro, recebendo o nome de mastabas (banco). Foi desse arquiteto a idia de superpor as mastabas, dando-lhes a forma de pirmide. Mastabas portanto, eram edificaes que se sobressaiam da terra, nas tumbas egpcias, e eram formadas por um mdulo compacto de pedras ou tijolos, tendo as paredes inclinadas e de forma retangular.

Pirmide escalonada de Djeser A primeira pirmide que se tem notcia foi a do rei Djeser, e ela era escalonada, foi idealizada pelo arquiteto e mdico Imhotep, a primeira estrutura desse tipo. Construda com pedra em vez de adobe, veio a ser a novidade que deixou para trs a tradicional mastaba, muito mais simples na forma. Tambm se deve a Imhotep a substituio do barro pela pedra, o que sem dvida era mais apropriado, tendo em vista a conservao do corpo do morto.

Pirmides de Quops, Qufrem e Miquerinos

Entrada do templo de Abu Simbel

As pirmides mais clebres do mundo pertencem dinastia IV e se encontram em Giz: Quops, Qufren e Miquerinos, cujas faces so completamente lisas. A regularidade de certas pirmides deve-se aparentemente utilizao de um nmero ureo, que muito poucos arquitetos conheciam.

Outro tipo de construo foram os hipogeus, templos escavados nas rochas, dedicados a vrias divindades ou a uma em particular. Normalmente eram divididos em duas ou trs cmaras: a primeira para os profanos; a segunda para o fara e os nobres; e a terceira para o sumo sacerdote. A entrada a esses templos era protegida por galerias de esttuas de grande porte e esfinges. 6- ARQUITETURA GREGA A cultura cretense desenvolveu-se, por volta de 2000 A. C, em estreita ligao com o Egito, e do outro lado do Mediterrneo, e o que resta so os palcios de Cnossos e Fastos. Nenhuma obra da antiguidade se encontra completa e no seu estado original. Isto tambm vlido para a cultura micnica, que se desenvolveu no continente grego por volta de 1600 A . C., e cujas construes mais importantes foram as fortalezas de Micenas e Tirinto. A partir de 1200 A . C . os drios conquistaram o Peloponeso, absorvendo elementos cretenses e Micnicos. Esta situao ficou evidente por volta de 800 A . C quando comeou a se formar uma identidade nacional que envolvia toda a Grcia, com mitos, cultos e jogos comuns as Olimpadas bem como uma arquitetura homognea. O templo era o gnero de construo mais importante, alm dos teatros que tambm eram locais de celebrao de cerimnias. Os gregos foram os primeiros artistas realistas da histria, ou seja, os primeiros a se preocupar em representar a natureza tal qual ela . Para isso, foi fundamental o estudo das propores, em cuja base se encontra a consagrada mxima segundo a qual o homem a medida de todas as coisas. Pode-se distinguir quatro grandes perodos na evoluo da arte grega: o geomtrico (sculos IX e VII a.C.), o arcaico (VII e VI a.C.), o clssico (V e IV a.C.) e o helenstico (do sculo III ao I a.C.) No perodo geomtrico, a arte se restringiu decorao de variados utenslios e nforas. Esses objetos eram pintados com motivos circulares e semicirculares, dispostos simetricamente. A tcnica aplicada nesse trabalho foi herdada das culturas cretense e micnica. Passado muito tempo, a partir do sculo VII a.C., durante o denominado perodo arcaico, a arquitetura e a escultura experimentaram um notvel desenvolvimento graas influncia dessas e outras culturas mediterrneas. Tambm pesaram o estudo e a medio do antigo megaron micnico, sala central dos palcios de Micenas a partir da qual concretizaram os estilos arquitetnicos do que seria o tradicional templo grego. Nos prdios mais antigos, a colunata e todas as outras partes eram feitas no de mrmore, mas de fortes troncos de madeira. Para resistir ao tempo, era necessrio usar a pedra. Porm

os gregos desejavam conservar os desenhos de seus templos. Por isso, cerca de 650 a.C., aparecem os primeiros templos de pedra esculpida, colocada exatamente como nos velhos edifcios de madeira. Poucos templos chegaram a conservar por alguns sculos as suas colunas demadeira. Em geral, conforme estragavam, elas iam sendo substitudas por outras iguais, porm de pedra. A ordem arquitetnica, expresso usada pelos artistas gregos, designava o conjunto dos elementos que compunham a construo. Segundo as propores e caractersticas decorativas desses elementos, principalmente das colunas, definiam-se ento as diferentes ordens (drica, jnica, corntia e outras ordens).

Entre os sculos V e IV a.C., a arte grega consolida suas formas definitivas. Na escultura, somou-se ao naturalismo e proporo das figuras o conceito de dinamismo refletido nas esttuas de atletas como o Discbolo de Miron e o Dorforo de Policleto. Na arquitetura, em contrapartida, o aperfeioamento da tica (perspectiva) e a fuso equilibrada do estilo jnico e drico trouxe como resultado o Partenon de Atenas, modelo clssico por excelncia da arquitetura dessa poca. GRCIA CLSSICA E HELENISMO 800 A 30 A . C . No sculo III, durante o perodo helenstico, a cultura grega se difunde, principalmente graas s conquistas e expanso de Alexandre Magno, por toda a bacia do Mediterrneo e sia Menor. No Egito, como em outras culturas desenvolvidas da altura, a arte da construo era um conhecimento secreto. O estilo grego usa regras matemticas inteligveis, e o acesso a este conhecimento era praticamente livre. A forma de organizao da cidade-estado, a polis correspondia a esta idia. A defesa da cidade e as boas relaes com a divindade que a protegia eram de responsabilidade de cada indivduo. Num mundo voltado para a emancipao do Homem, as propores das moradas das divindades no tiveram dimenses abstratas, mas valores adquiridos pela experincia do corpo humano. S aos deuses era permitido viver acima da povoao dos homens na "acrpolis" (cabea da cidade). No templo de Apolo e Basse, as colunas passaram a ter uma funo meramente decorativa. Adecorao veio a sobrepor-se ao realce dos elementos construtivos. Neste templo existe a maisantiga coluna corntia que se conhece : o capitel com todos os seus lados decorados com folhas de acanto. A ordem jnica, surgida na sia Menor e no Egeu, imps-se cada vez mais em toda a Grcia. O templo de Artemisa em feso, um dos mais importantes templos jnicos, possua um peristilo duplo

com 96 colunas e um trio profundo, com uma floresta de colunas quase egpcia. ORDEM DRICA O templo foi um dos legados mais importantes da arte grega ao Ocidente, tendo suas origens no megaron micnico - aposento, de morfologia bastante simples, apesar de ser a acomodao principal do governante - que nada mais era do que uma sala retangular, qual se tinha acesso atravs de um pequeno prtico (pronaos), e quatro colunas que sustentavam um teto parecido com o atual telhado de duas guas.

No princpio, esse foi o esquema que marcou os cnones da edificao grega e foi a partir do aperfeioamento dessa forma bsica que se configurou o templo grego tal como o conhecemos hoje, sendo pelo tipo de coluna que se conhece essa arquitetura, nascida h 2.500 anos, e que continua a fascinar os estudiosos e a atrair turistas s colunas de Atenas.

Os templos dricos eram em geral baixos e macios. As grossas colunas que lhes davam sustentao no dispunham de base, e o fuste tinha forma acanelada. O capitel, em geral muito simples, terminava numa moldura convexa chamada de equino. As colunas davam suporte a um entablamento (sistema de cornijas) formado por uma arquitrave (parte inferior) e um friso de trglifos (decorao acanelada) entremeado de mtopas.

O Partenon, clebre templo da ordem drica e o maior da Acrpole de Atenas, foi construdo no sculo V a.C. (entre os anos 447 e 438 a.C.) e dedicado a Atenea Parthenos, uma das deusas mais importantes de mitologia grega. Na mitologia romana, chegou a ser identificada com a deusa Minerva, tambm conhecida como Palas Atenia. O templo foi projetado pelos arquitetos Ictinos de

Mileto e Calcrates, embora sua concepo esteja de certa forma relacionada a figura do escultor Fdias. A maravilhosa proporo de suas partes deve-se a uma regra precisa: tomar o raio mdio da coluna redonda como medida-padro (mdulo) para a construo inteira. Assim, suas colunas tm altura equivalente a 11 mdulos e o entablamento mede um tero da altura (aproximadamente 4 mdulos). No duplo peristilo do Partenon, h 8 colunas na frente e 16 colunas em cada lado.Havia no interior do templo de Partenon uma esttua da deusa Atena, feita inteiramente de ouro e marfim, muito mais alta que um homem, mas que nada restou, alm de modelos em argila que seus devotos guardavam, ou das descries que deixaram os viajantes.

Os primitivos templos gregos eram considerados morada dos deuses. Num aposento especial, voltado para leste, ficava a esttua da divindade. Havia um prtico, que os gregos chamavam prnaos, e uma sala grande, chamada, por sua vez, nos. Alguns templos maiores eram rodeados por colunas. A nos, nesses templos, tinha tambm duas fileiras de colunas internas para auxiliar a sustentao do teto. No comeo, os materiais utilizados eram o adobe - para as paredes - e a madeira- para as colunas. Depois, a partir do sculo VII a.C. (perodo arcaico), eles foram caindo em desuso,sendo substitudos pela pedra e pelo mrmore. Essa inovao permitiu que fosse acrescentada uma nova fileira de colunas na parte externa (peristilo) da edificao, fazendo com que o templo obtivesseum ganho no que toca monumentalidade. Surgiram ento os primeiros estilos arquitetnicos.Inicialmente, duas ordens (ou estilos) arquitetnicos predominavam: a drica (ao sul, nas costas doPeloponeso) e a jnica (a leste). Depois, bem mais tarde, apareceu mais uma, a ordem corntia. A ordem drica foi a primeira e a mais simples das ordens arquitetnicas, sendo uma verso em pedra das peas de madeira. O estilo drico vem em primeiro lugar por uma razo muito simples: o drico foi um dos primeiros povos que dominaram a Grcia. Nessa ordem, a parte principal da coluna, ou fuste, repousa diretamente sobre o embasamento; o acabamento no alto da coluna, ou capitel, extremamente simples; a parte que assenta sobre os capitis, ou arquitrave, larga, macia, sem rebuscamentos.

As ordens arquitetnicas gregas dividem-se em trs partes principais: o entablamento, a coluna e o embasamento No estilo drico, as colunas tm sulcos de cima a baixo (caneluras), porque essa a maneira mais fcil de se adornar um tronco de madeira. No topo, uma pea redonda (equino), para impedir a penetrao de gua das chuvas. Sobre o equino, uma pea plana (baco), para distribuir por igual o peso da arquitrave e, sobre esta, apoiadas, as pontas da vigas de madeira do teto, esculpidas com trs sulcos (triglifo) e com peas decoradas ou simples para preencher os vo (mtopas). Finalmente, o beiral do teto (cornija), decorado com peas de cermica ao longo das extremidades (acrotrio). O equino junto com o baco recebe o nome de capitel; os triglifos e mtopas formam o friso; o friso e a cornija combinados constituem o entablamento. Os mais importantes templos da antiga Grcia foram os da ordem drica. Esses templos eram em geral baixos e macios. As grossas colunas que lhes davam sustentao no dispunham de base, e o fuste tinha forma acanelada. O capitel, muito simples, terminava numa moldura convexa a um entablamento (sistema de cornijas) formado por uma arquitrave (parte inferior) e um friso de trglifos (decorao acanelada) entremeados por mtopas.

J no sculo V a.C. os gregos antecipavam uma prtica que os romanos adotariam muito mais tarde onde as vrias partes de uma ordem podiam ser usadas para construir templos de forma diferente da retangular, tradicional at ento. Chegaram a fazer um templo circular chamado Tholos, na cidade de Delphos.

Os primeiros templos provavelmente tinham tetos de palha (sap). Depois, os tetos passaram a ter a pea triangular achatada (pedimento) e puderam ser utilizadas telhas de cermica. O pedimento, ao lado do peristilo, uma das caractersticas mais conhecidas do templo grego. Na arquitetura grega, nada era arbitrrio ou puramente decorativo e, em virtude do sistema padro de medida, at os detalhes que normalmente tm dimenses fixa, como portas e janelas, variavam de proporo em harmonia com o conjunto. Foi no Partenon que essa harmonia atingiu seu mais alto grau, tornando-o uma das maiores obras de arte de todos os tempos. Os templos de Poseidon (Netuno) e de Hera, em Paestum, na Itlia, e os templos de Selinunte, na Siclia, alm do Partenon, representam os monumentos melhor conservados da ordem drica, e datam do sculo V a.C.. A sua mais notvel caracterstica a curvatura das linhas, que do aparncia de retas, mas na realidade apresentam uma pequena curvatura, para eliminar a impresso de divergncia das numerosas colunas. No templo de Asso a diminuio progressiva do dimetro das colunas lhes d quase a forma de um fuso, sendo uma das primeiras incluses, num templo drico, de um friso da ordem jnica.

Detalhe do canto do Partenon

Detalhe do Partenon

Monstros alados como decorao

Por quase quatro sculos - do sculo VI ao III a.C. - a ordem drica predominou na Grcia, sia

Menor, Siclia e Itlia meridional, criando belos monumentos. Depois de atingir seu pice, no Partenon de Atenas, mais ou menos no terceiro sculo a ordem drica comeou a ser abandonada. Para suced-la, aparecia outra maravilha da arte grega: a ordem jnica, com caractersticas diferentes: colunas mais delgadas e mais graciosas, com ligeiro estriado, base tripla e um capitel em voluta. Apesar de sua base drica, o Partenon reflete algo da sutileza da influncia jnica. ORDEM JNICA A ordem jnica tem antecedentes na arquitetura dos assrios, hititas e de outros povos da sia Menor. Espalhou-se no sculo V a.C. por muitas cidades-estado e pelas colnias gregas na Siclia. Em Atenas, foi resultar num estilo caracterstico, o tico-jnico. No mundo grego, os estilos eram identificados de acordo com as ordens arquitetnicas que regulamentavam toda a obra dos artistas. A ordem drica expressa por uma coluna simples, com caneluras profundas, sem base e encimada por um capitel. A jnica mais fina e graciosa, tem coluna canelada e capitel com volutas. A ordem corntia, por sua vez, tem coluna bem canelada e capitel profusamente decorado com folhagens, o que o faz bastante diferente dos outros. Ali, mas uma vez vemos como o vesturio se relaciona com as linhas da arquitetura. O peplo drico ( esquerda), como a coluna do mesmo estilo, sbrio severo at. O quito jnico ( direita), ao contrrio, apresenta-se bem mais leve e esguio - seguindo o estilo da coluna que caracteriza a respectiva ordem arquitetnica.

Ao contrrio da coluna drica, a jnica no assenta diretamente sobre patamares, mas tem uma base - plinto - que assume diversas formas. A vantagem do plinto que todo o conjunto ganha maior leveza. O fuste, por sua vez, afina um pouquinho em direo ao capitel.

A coluna elegante no s porque mais alta em relao ao dimetro (corresponde a at 9 vezes o dimetro, enquanto a drica no passa de 5 vezes e meia) mas tambm pelo fato de possuir maior nmero de caneluras - frisos verticais da coluna - de 24 a 44 (na drica so de 16 a 20). Alm disso, as caneluras jnicas no terminam em arestas vivas, mas so biseladas, ou seja, entre uma e outra h um pequeno risco, ajudando a coluna a parecer mais esquia. O capitel ornado com desenhos em espiral chamados volutas; entre o capitel e a coluna, feito uma gola trabalhada, h outro tipo de enfeite ovalado, o gorjal. Tambm a arquitrave distingue bem as duas ordens: na coluna drica, a forma desse elemento correspondia s antigas traves de madeira; na jnica, a arquitrave adquire formas muito mais rebuscadas, apresentando trs faixas horizontais. A maior delas - a ltima - ornada por uma fileira deprolas; o friso que se segue , por sua vez, enfeitado por uma srie contnua de baixos-relevos. Finalmente, o entablamento - coroao do edifcio - equivalente a menos de 1/4 da altura da coluna torna a construo mais leve.

O que o drico tem de sbrio, o jnico tem de gracioso. O capitel jnico parecido com o tipo de penteado feminino ento em moda na poca, existindo tambm certa semelhana entre a linha da coluna jnica e um traje de mulher, o quinto. A construo jnica, de dimenses maiores, se apoiava numa fileira dupla de colunas, um pouco mais estilizadas, e apresentava igualmente um fuste acanelado e uma base slida. O capitel culminava em duas colunas graciosas, e os frisos eram decorados em altos-relevos.

O Erecteion de Atenas, talvez o mais belo dos templos jnicos, levantando em honra de um lendrio heri ateniense chamado Erecteu, terminou sua construo em 406 a.C., estando localizado sobre a Acrpole da cidade.

No interior do templo, guardavam-se os mais sagrados objetos de arte. Na parte sul da construo h um prtico, o das kor ou caritides (donzelas, em grego), sustentado, no por colunas, mas por seis esttuas de moas com cestas cabea.

O templo de Atenia, "Nike Aptera", foi construdo em 429 a.C. em homenagem a Atenia vitoriosa. Dentro do templo de Atenia, os atenienses colocaram a esttua da vitria alada, mas, por via das dvidas, cortaram-lhe as asas, para que no sasse voando do templo. O templo foi erigido na Acrpole, permaneceu em bom estado at o sculo XVIII, quando os turcos otomanos - que haviam conquistado a Grcia - aproveitaram o local para armazenar plvora, usando pedras do edifcio para guarnecer o depsito.

ORDEM CORNTIA No perodo clssico (sculos V e IV a.C.), a arquitetura grega atingiu seu ponto mximo. Aos dois estilos j conhecidos (drico e jnico) veio se somar um outro, o corntio, que se caracterizava por um capitel tpico cuja extremidade era decorada por folhas de acanto.

A ordem corntia apareceu no sculo IV a.C. e se caracterizou sobretudo pela forma do capitel. H uma lenda que explica a origem desse estilo. Diz a lenda que certa vez, uma bela jovem corntia fora enterrada em campo aberto; sua ama colocara sobre o tmulo um cesto coberto de telhas,

contendo objetos que a jovem mais queria. Na primavera seguinte, brotaram no lugar alguns ps de acanto. Encontrando os obstculos das telhas, as folhas dobraram-se, formando volutas incompletas. Inspirado nesse motivo - continua a lenda -, um arquiteto grego chamado Calmaco teria criado a nova ordem. O estilo conrntio parece ter sido importado do Egito, onde j existiam templos cujos capitis eram decorados com motivos florais.

Embora o perodo ureo da arte grega tenha terminado por volta de 400 a.C., a ordem corntia s se afirmou uns 200 anos depois, quando a Grcia j havia perdido muito de sua fora e importncia. Tirando a forma do capitel, os demais elementos da ordem corntia so muito parecidos com os da jnica, como, por exemplo, o fuste estriado, a coluna assentada numa base e a arquitrave dividida em trs partes. A coluna um pouco mais esguia: sua altura igual a at 11 vezes o dimetro. A ordem corntia, por sua prpria natureza, exigia dos escultores muita habilidade para ornamentarem os capitis com duas ou trs carreiras de folhas e volutas, estas ltimas se enrolando acima das folhas.

O templo de Olympeion de Atenas comeou a ser construdo em 170 a.C, e s terminou muito tempo depois. Dedicado a Zeus Olmpico, foi o maior edifcio corntio, restando apenas runas do templo. Esse estilo seria mais tarde retomado e modificado pelos romanos, que procuravam o luxo e a ostentao. Razo Aurea

Desde a Antigidade, sabe-se que um retngulo mais harmnico percepo visual humana se a razo entre os comprimentos do lado maior e do menor for igual a (cerca de 1,6). Esse nmero, conhecido como razo urea, tem propriedades notveis, entre as quais a possibilidade de ser obtido por meio da diviso entre segmentos definidos pelo cruzamento de diagonais de um pentgono regular. A razo urea est presente na arte. Por exemplo, a fachada do Prtenon, na Grcia, a segue quase perfeitamente. Tambm o quociente entre a altura da face lateral e da metade da aresta da base da pirmide de Gizeh, no Egito, exatamente igual razo urea, com preciso at a terceira casa decimal (1,618).

7- ARQUITETURA ROMANA Gregos na pennsula itlica mudam sua arquitetura. Passam a ter tendncia para a axialidade e para o gigantismo. O desenvolvimento da arte romana comeou a partir do sculo II a.C., poca em que Roma j dominava a totalidade do Mediterrneo e avanava com passos firmes sobre o norte da Europa e a sia. Duas importantes culturas convergiram no perodo: a etrusca e a grega. A etrusca, presente desde o incio, no sculo VIII a.C., se caracterizava por um acentuado orientalismo, fruto do estreito contato comercial que os etruscos mantinham com outros povos da bacia do Mediterrneo. Quanto a influncia grega, o processo de helenizao dos romanos tornou-se intensivo a partir do sculo IV a.C. e se traduziu em todos os mbitos da cultura: a escultura, a arquitetura, a literatura e, inclusive, a religio e a lngua. Discute-se muito se existe ou no um estilo romano. A dvida provm do fato de que os romanos no criaram um estilo prprio; na verdade, a arquitetura da Roma Antiga formada por um conjunto de elementos gregos e etruscos. O plano do templo herdado dos etruscos. Quanto ornamentao, grega, sendo corntia a ordem preferida. Ou se mandavam trazer da Grcia esculturas, colunas e objetos de todo tipo, ou se fazia cpias dos originais nas oficinas da cidade. O esprito romano, mais prtico e menos lrico, no demorou muito a oferecer sua prpria verso do estilo. Da fuso dessas tendncias que se formou o chamado "estilo romano". Embora no haja dvida de que as obras arquitetnicas romanas tenham resultado da aplicao das propores gregas arquitetura de abbadas dos etruscos, tambm certo que lhes falta um carter totalmente prprio, um selo que as distinga. Para comear, a partir do sculo II a.C., os arquitetos da antiga Roma dispunham de dois novos materiais de construo. Um deles, o opus cementicium - uma espcie de concreto armado -, era material praticamente indestrutvel. Do outro lado estava o opus latericium, o ladrilho, que permitia uma grande versatilidade. Combinado com o primeiro material, ele oferecia a possibilidade de se construrem abbadas de enormes dimenses e, apesar disso, muito leves. Desde a instaurao do imprio, no sculo I a.C., a arte foi utilizada em Roma como demonstrao de grandeza. No apenas mudou totalmente a imagem da capital como tambm a do resto das cidades do imprio. Palcios, casas de veraneio, arcos de triunfo, colunas com estelas comemorativas, alamedas, aquedutos, esttuas, templos, termas e teatros foram erguidos ao longo e ao largo dos vastos e variados domnios do imprio romano.

Arco do triunfo- Orange, Frana

Arcadas do peristilo do Palcio de Diocleciano Split, Iuguslvia

Aqueduto - Pont-duGard, Frana

Os romanos tambm modificaram a linguagem arquitetnica que haviam recebido dos gregos, uma vez que acrescentaram aos estilos herdados (drico, jnico e corntio) duas novas formas de construo: os estilos toscano e composto. Augusto funde as arquiteturas grega e etrusca e d forma arquitetura romana, que dura 400 anos.

Dos etruscos - estradas, pontes, tneis, abobados, tijolos Dos gregos - posio de simples decorao A evoluo da arquitetura romana reflete-se fundamentalmente em dois mbitos principais: o das obras pblicas e o das particulares. No mbito das obras pblicas, as obras (templos, baslicas, anfiteatros, arcos de triunfo, colunas comemorativas, termas e edifcios administrativos) apresentavam dimenses monumentais e quase sempre formavam um conglomerado desordenado em torno do frum - ou praa pblica - das cidades.

Mercados e armazns do Forum de Trajano -Roma

Baslica de Constantino - Frum Romano

Foro de Trajano Roma

Anfiteatro de Nimes Frana

As obras particulares, como os palcios urbanos e as vilas de veraneio da classe patrcia, se desenvolveram em regies privilegiadas das cidades e em seus arredores, com uma decorao faustosa e distribudas em torno de um jardim.

A plebe vivia em construes de insalubres, muito parecidos com nossos atuais edifcios, com portas que davam acesso a sacadas e terraos, mas sem divises de ambientes nesses recintos. Seus caractersticos tetos de telha de barro cozido ainda subsistem em pleno sculo XX. A engenharia civil romana merece um pargrafo parte. Alm de construir caminhos que ligavam todo o imprio, os romanos edificaram aquedutos que levavam gua limpa at as cidades e tambm desenvolveram complexos sistemas de esgoto para dar vazo gua servida e aos dejetos das casas. Caractersticas - capitu corntio (helenismo) - transforma-se em compsito

- entablamentos contracurvados - no urbanismo - frum - eixos NS e LO - construo de teatros, termas, estdios - nas vilas - jardins, terraos, colunatas Em Roma - arquitetura expresso de poder e domnio - o poder mandava erigir, pelo exrcito, edifcios pblicos com funes civis. A expresso dinmica dos arcos combina com o dinamismo dos romanos. Abbadas e cpulas liberam espaos, sem colunas intermedirias. Uso do concreto, axialidade, suntuosidade e grandes dimenses caracterizam a arte construtiva romana.

O conceito de grande urbe que tinham os romanos definitivamente era muito semelhante ao que existe em nossos dias.

PANTEON - edifcio dedicado a todos os deuses, com dimetro e altura iguais = 43,30 m. Paredes em alvenaria de tijolos revestidos com mrmore.

8- ARQUITETURA BRBARA E/OU PALEOCRIST - 300 a 640 d.C Dioclesiano divide o imprio entre 4 soberanos. A disputa pelo poder continua e Constantino vence, em 312. Estratgia de Constantino: reconciliao com o cristianismo, que oferece a fora mstica para o imprio. A Igreja crist abandona o verdadeiro pacifismo e d ao imprio os soldados e por isto elevada religio do estado, em 391, por Teodcio. AIgreja necessita de edificaes, pois os cristos precisam reunir-se para os cultos : - os mausolus so modelos para os santurios - as termas para os batistrios - a baslica, para as igrejas. Na transformao, a baslica recebe nave transversal o que, no romnico, transforma-se na planta em cruz. Onde antes ficava a tribuna do imperador, agora o altar, a mesa do senhor. Depois da queda do imprio romano, mongis, vndalos, alanos, francos, germnicos e suecos, entre outros povos conhecidos genericamente como brbaros, avanaram definitivamente sobre a Europa. Estava em curso o sculo V. Esses grupos, essencialmente nmades, no demoraram a assimilar a cultura e a religio (cristianismo) dos povos conquistados, ao mesmo tempo em que lhes transmitiam seus prprios traos culturais, o que deu origem a uma arte completamente diferente, que assentaria as bases para a arte europia dos sculos VIII e IX.O fato de no possurem um hbitat fixo influenciou grandemente os costumes e expresses artsticas dos brbaros. Era notvel sua destreza na fabricao de objetos facilmente transportveis, fossem eles de luxo ou utilitrios. Todos esses povos tiveram uma origem comum na civilizao celta, que desde o sculo V a.C. at a dominao romana se estabeleceu na Europa de norte a sul e de leste a oeste. Uma vez dominados, boa parte da populao foi assimilada pelo imprio romano e outra fugiu para o norte. Somente quando o imprio romano comeou a ruir foi que conseguiram penetrar em suas fronteiras e estabelecer numerosos reinos, dos quais se originaram, em parte, as nacionalidades europias. Toda vez que um povo culturalmente bem desenvolvido conquistava um outro que lhe era superior nesse campo, o vencedor assimilava a arte e a lngua do vencido. Os brbaros no foram excees. Quase completamente desprovidos de arquitetura, logo se apropriaram das formas da antiguidade tardia e de Bizncio, s quais acrescentaram alguns elementos prprios. Nas Glias (Frana), os francos adotaram em suas construes as salas retangulares de trs naves e abside semicircular, com silharia de madeira para as igrejas e cpula para os batistrios. Algumas plantas enriqueceram a distribuio espacial com o acrscimo de uma galeria. Os ostrogodos, na Itlia, levantaram edifcios mais representativos e ricamente decorados com mosaicos, nos quais combinaram as formas bizantinas com as romanas. Na Espanha, procedeu-se a recuperao de edifcios romanos nos centros de cada cidade, aos quais se juntava uma igreja crist, geralmente de planta em forma de cruz latina, com naves de alturas diferentes e decoradas com relevos e frisos. Os celtas e vikings resistiram mais s formas mediterrneas. No entanto, graas presena dos numerosos mosteiros, a arquitetura e as artes acabaram sendo favorecidas. Misturando pedra com madeira, construram igrejas com telhados de pedra de duas guas, ladeados por torres cilndricas, tambm de pedra, que lembram seus monumentos funerrios. Com respeito arquitetura profana, os brbaros do norte preferiram continuar construindo suas fortalezas de madeira e barro, circundadas por paredes circulares e fosso.

Monkwearmouth - Arte anglosaxnica, Inglaterra

Igreja de So Julio dos Prados Arte asturiana, Oviedo

Igreja de So Miguel de Lillo Arte asturiana, Oviedo

Igreja de Saint Kevin Arte irlandesa, Glendaloughs

Igreja de Saint Mary em Castro Arte irlandesa - Dover, Inglaterra

Igreja de So Joo dos Banhos de Cerrato - Arte visigtica, Palencia

Em Astria surgiu um importante foco artstico, paralelamente invaso rabe. L, fundiram-se tendncias da cultura dos visigodos e dos romanos, abrindo espao para um estilo que se aproximaria muito da arte romnica e que contaria com alguns dos elementos mais ocidentais (Igreja de So Julio dos Prados). Os irlandeses, por sua vez, embora totalmente cristianizados, eram contrrios romanizao. Assim, mantiveram-se fiis a um estilo que misturava elementos nrdicos com a esttica megaltica celta. No entanto, a maior parte da populao vivia na zona rural, morando em choas e cabanas que tinham origem nas aldeias celta anteriores aos romanos. Procuravam sempre a proximidade da gua, chegando algumas vezes at a construir as casas em cima dela, erguidas sobre pilots (as palafitas).

9- ARQUITETURA BIZANTINA Havia Bizncio, antiga colnia grega margem do estreito de Bsforo, e um romano decidiu fazer ali a capital do seu imprio, com um nome derivado do seu nome. O imperador romano era Constantino, sucessor de Diocleciano no trono. Bizncio virou Constantinopla no ano de 330. Durante o governo de Teodsio ocorreu a diviso do imprio (395) em duas partes: Imprio do Ocidente, com sede em Roma, e Imprio do Oriente, com Constantinopla como capital. A parte ocidental, invadida e dominada pelos germanos, foi se desagregando pouco a pouco, medida que os grandes proprietrios e chefes locais se substituam no Poder.

No Imprio Romano do Oriente floresceu a partir do sculo V a civilizao bizantina, de elementos gregos e romanos. O cristianismo, perseguido por Diocleciano (284 a 305), elevado igualdade com os cultos pagos no reino de Constantino (306 e 337) e proclamado religio oficial com Teodsio (394 a 395), dominaria em quase todas as suas realizaes. Depois da ciso do cristianismo, que durou do sculo V ao sculo XI, a antiga Bizncio tornou-se o centro principal da Igreja Ortodoxa. Invases brbaras e a diviso do imprio fazem com que a Itlia perca importncia. Constantinopla (antiga Bizncio) a metrpole do imprio romano do oriente. O modelo de templos de plantas circulares, especialmente o Panteon, foi no oriente continuado e melhorado. Construes mais importantes : 1. So Vital em Ravena - influncia bizantina na Itlia. Esta igreja serviu de modelo Capela Palatina, de Carlos Magno 2. Santa Sofia, em Constantinopla : - igreja da sabedoria divina, onde Justiniano exclamou : "Salomo, ultrapassei-te" - nesta igreja, procura-se que a atmosfera e a luz criem condies para se chegar ao conhecimento de Deus de uma forma mstica. As caractersticas arquitetnicas tornam a religio uma vivncia simblica. Na arquitetura bizantina, as construes revelam leveza e elegncia, ao invs e volume e peso, como na antiga Roma. As cpulas de Constantinopla, "segunda Roma", simbolizam o cosmos criaram, com o edifcio de planta centrada, o modelo arquitetnico que ainda hoje parcialmente obrigatrio nas igrejas crists do oriente.

Igreja de Alexandre Nvski (Sofia) - estrutura bizantina tpica

Tendo seu centro de difuso em Bizncio, mais exatamente na cidade de Constantinopla, a arte bizantina se desenvolveu a partir do sculo IV como produto da confluncia das culturas da sia Menor e da Sria, com elementos alexandrinos. As bases do imprio eram trs: a poltica, a economia e a religio e, para manter a unidade entre os diversos povos que conviviam em Bizncio, Constantino oficializou o cristianismo, tendo o cuidado de enfatizar nele aspectos como rituais e imagens dos demais grupos religiosos. Uma vez estabelecido na Nova Roma (Constantinopla), Constantino comeou a renovao arquitetnica da cidade, erigindo teatros, termas, palcios e sobretudo igrejas, j que se fazia necessrio, uma vez oficializado o cristianismo, imprimir seu carter pblico definitivo em edifcios abertos ao culto. As primeiras igrejas seguiram o modelo das salas da baslica (casa real) grega: uma galeria ou nrtex, s vezes ladeada por torres, dava acesso nave principal, separada por fileiras de colunas de uma ou duas naves laterais. A arte bizantina era uma arte crist, de carter eminentemente cerimonial e decorativo, em que a harmonia das formas - fundamental na arte grega - foi substituda pela imponncia e riqueza dos materiais e dos detalhes. Desconhecia perspectiva, volume ou profundidade do espao e empregava em profuso as superfcies planas, onde sobressaam melhor os ornamentos luxuosos e complicados que acompanhavam as figuras. A religio ortodoxa, alm de inspiradora, funcionava como censora - o clero estabelecia as verdades sagradas e os padres para representao de Cristo, da Virgem, dos Apstolos, ou para exaltao da pessoa do imperador que, alm de absoluto, com poderes ilimitados sobre todos os setores da vida social, era o representante de Deus na terra, com autoridade equiparada dos Apstolos. Assim, ao artista cabia apenas a representao

segundo os padres religiosos, pouco importando a riqueza de sua imaginao ou a expresso de seus sentimentos em relao a determinada personagem ou doutrina sacra, ou mesmo ao soberano onipotente. Essa rigidez explica o carter convencional e certa uniformidade de estilo constantes no desenvolvimento da arte bizantina. No momento de sua mxima expanso, o Imprio Bizantino englobava, na Europa, os territrios balcnicos limitados pelos rios Danbio, Drina e Sava, e parte da pennsula Itlica (Exarcado de Ravena); a sia Menor, Sria e Palestina, na sia; o Egito e as regies que hoje formam a Lbia e a Tunsia, na frica. Por outro lado, Constantinopla se erguia no entroncamento das rotas comerciais entre a sia e a Europa mediterrnea. A populao do imprio compreendia, pois, nacionalidades diversas, sobretudo gregos. A arte bizantina sofreu, assim, influncias diversas, vindas do Egito, Sria, Anatlia, Prsia, Blcs e da prpria antiguidade grega. Influncias que se fundiram em Constantinopla, onde se processou a formao de um novo estilo definindo-se seus traos. Sua histria pode ser dividida em trs fases principais: a idade do ouro, a iconoclastia e a segunda idade do ouro. A primeira fase (idade do ouro), corresponde ao reinado de Justiniano (526 a 565), quando se construiu a igreja de Santa Sofia, o maior e mais representativo dos monumentos da arte bizantina. A igreja de Santa Sofia, construda em Constantinopla entre 532 e 537 por Isidoro de Mileto e Antmio de Tales, ambos da sia Menor, pretendia resumir a riqueza e grandeza do imprio bizantino, alm de seu carter mstico. No meio da nave central, a imensa cpula de 31 metros de dimetros por 54 de altura repousa sobre quatro gigantescos pilares de mrmore colorido. Os outros elementos arquitetnicos, colunas, arcos, pequenas cpulas secundrias, absides (recinto semicircular ou poligonal, em geral abobadado, em que termina o coro da igreja), praticamente desaparecem.

No tambor, a luz jorra de quarenta janelas, cujos vitrais representam os dias de Jesus no deserto, criando uma atmosfera ferica, e a iluso de que a cpula paira no ar, sustentada por quarenta feixes luminosos. As superfcies internas do tambor e sua base so revestidas de brilhantes mosaicos coloridos forma artstica muito difundida na civilizao bizantina -, constitudos por pequenos cubos de mrmore colorido, terracota ou esmalte, presos parede com argamassa. Muitos desses mosaicos foram destrudos ou cobertos depois da invaso de Constantinopla pelos otomanos, em 1453, pois a representao de seres vivos era proibida pelo islamismo. Os que restaram se encontram na entrada sul do edifcio e do uma plida idia do seu aspecto original e da antiga decorao interior, luminosa e brilhante. Tambm as imagens sagradas desapareceram, substitudas por versculos do Alcoro, livro sagrado do islamismo. Ao edifcio se acrescentaram minaretes (pequenas torres salientes) e Santa Sofia foi transformada em mesquita. Ainda no interior do templo h preocupao de riqueza em todos os detalhes: no altar, pedrarias em profuso e placas de ouro (Justiniano queria tambm o cho de ouro, mas se conformou com os mrmores), mveis esculpidos em madeira e marfim com incrustaes de pedras preciosas, 6 mil candelabros de ouro, 40 mil vasos e bandejas de prata, e capitis trabalhados como renda, verdadeiras obras-primas de escultura, tal o excesso de lavores, em que costumavam aparecer, estilizadas, as folhas de uma planta chamada acanto. Sua forma de pirmide invertida tambm criao bizantina, e faz com que recebam com mais segurana a descarga do peso dos arcos. O exterior do templo, entretanto, muito simples. Tudo, nele, converge para a abbada. Esse despojamento externo foi sendo atenuado com o tempo.

A segunda fase se caracterizou pela iconoclastia - movimento que comeou mais ou menos em 725, com um decreto do Imperador Leo III que proibia o uso de imagens nos templos; e, finalmente, a terceira fase foi a segunda idade de ouro (sculos X e XIII) e nele se deu um novo apogeu das pinturas e mosaicos to combatidos pelo movimento iconoclasta. Inspirada e guiada pela religio, a arquitetura alcanou sua expresso mais perfeita na construo de igrejas. E foi precisamente nas edificaes religiosas que se manifestaram as diversas influncias absorvidas pela arte bizantina. Houve um afastamento da tradio greco-romana, sendo criadas, sob influncia da arquitetura persa, novas formas de templos, diferentes dos ocidentais. Foi nessa poca que se iniciou a construo das igrejas de planta de cruz grega, coberta por cpulas em forma de pendentes, conseguindo-se assim fechar espaos quadrados com teto de base circular. As caractersticas predominantes seriam a cpula (parte superior e cncava dos edifcios) e a planta de eixo central, tambm chamada de planta de cruz grega (quatro braos iguais). A cpula procurava reproduzir a abbada celeste. Esse sistema, que parece j ter sido utilizado na Jordnia em sculos anteriores e inclusive na Roma Antiga, se transformou no smbolo do poderio bizantino.

A cpula originria da sia Menor, cujos povos, que sempre se distinguiam como arquitetos, recorreram ao expediente de suspend-la sobre uma construo quadrada ou pousaram-na diretamente em construes circulares. Os persas imaginaram outra alternativa, colocando sobre a base quadrada uma cpula octogonal. A soluo encontrada pelos persas para a colocao de cpula sobre uma construo quadrada foi o abandono da forma circular para base e a adoo da forma octogonal, sobre a qual se erguia a cpula, j no totalmente redonda, mas facetada em oito "tringulos" curvos.

Os arquitetos bizantinos mantiveram o formato arredondado no colocando o tambor (grande arco circular sobre o qual se assenta a cpula) diretamente sobre a base quadrada: em cada um de seus lados ergueram um arco, sobre os quatro arcos colocaram um tambor e, sobre este, com simplicidade e segurana, a cpula. Os arquitetos bizantinos conseguiram apor a uma construo quadrada uma cpula arredondada, com o uso do sistema de pendentes, "tringulos" curvilneos formados dos intervalos entre os arcos e que constituam a base sobre a qual era colocado o tambor. A planta de eixo central, ou de cruz grega (quatro braos iguais), se imps como conseqncia natural da utilizao da cpula. Os pesos e foras que se distribuam por igual na cpula exigiam elementos de sustentao tambm distribudos por igual, e essa disposio ocorria menos facilmente na planta retangular ou de cruz latina, com braos desiguais. O apogeu cultural de Bizncio teve lugar sob o reinado de Justiniano e sua arquitetura se difundiu rapidamente pela Europa ocidental, mas adaptada economia e possibilidades de cada cidade. Pertence a essa poca um dos edifcios mais representativos da arquitetura bizantina: a Igreja de Santa Sofia. No se deve esquecer que Santa Sofia foi construda sem a preocupao com gastos, algo que os demais governantes nem sempre podiam se permitir. So tambm, entre outras, exemplos do esplendor da arquitetura bizantina, construdas por Antmio de Tales e Isidoro de Mileto: as igrejas de So Srgio e So Baco e a dos Santos Apstolos, bem como a Igreja de Santa Irene.

Igreja de So Srgio e So Baco Constantinopla

Igreja dos Santos Apstolos Tessalonica, Grcia

Igreja de Santa Irene Istambul

10- ARQUITETURA ISLMICA No ano de 622, o profeta Maom se exilou (hgira) na cidade de Yatrib que, desde ento, se conhece como Medina (Madinat al-Nabi, cidade do profeta). De l, sob a orientao dos califas, sucessores do profeta, comeou a rpida expanso do Isl at a Palestina, Sria, Prsia, ndia, sia Menor e Norte da frica e Espanha. De origem nmade, os muulmanos demoraram certo tempo para estabelecer-se definitivamente e assentar as bases de uma esttica prpria com a qual se identificassem. Ao fazer isso, inevitavelmente devem ter absorvido traos estilsticos dos povos conquistados, que no entanto souberam adaptar muito bem ao seu modo de pensar e sentir, transformando-os em seus prprios sinais de identidade. Foi assim que as cpulas bizantinas coroaram suas mesquitas, e os esplndidos tapetes persas, combinados com os coloridos mosaicos, as decoraram Aparentemente sensual, a arte islmica foi na realidade, desde seu incio, conceitual e religiosa, sendo sua beleza quase mgica. O luxo e a opulncia dos califados surgem como num conto das mil e uma noites,entre cpulas floridas e minaretes inalcanveis.

Mesquita do sulto Ahmed ou Mesquita Azul Istambul

As mesquitas (locais de orao) foram construdas entre os sculos VI e VIII, seguindo o modelo da casa de Maom em Medina: uma planta quadrangular, com um ptio voltado para o sul e duas galerias com teto de palha e colunas de tronco de palmeira. A rea de orao era coberta, enquanto no ptio estavam as fontes para as ablues. A casa de Maom era local de reunies para orao, centro poltico, hospital e refgio para os mais pobres. Essas funes foram herdadas por mesquitas e alguns edifcios pblicos. No entanto, a arquitetura sagrada no manteve a simplicidade e a rusticidade dos materiais da casa do profeta, sendo exemplo disso as obras dos primeiros califas: Basora e Kufa, no Iraque, a Cpula da Roca, em Jerusalm, e a Grande Mesquita de Damasco. Contudo, persistiu a preocupao com a preservao de certas formas geomtricas, como o quadrado e o cubo. O gemetra era to

importante quanto o arquiteto. Na realidade, era ele quem realmente projetava o edifcio, enquanto o arquiteto controlava sua realizao. Tudo era estruturado a partir da geometria, j que at a lngua rabe numrica e os edifcios e seus ornamentos eram a traduo arquitetnica das frmulas e nmeros de carter mstico, segundo sua doutrina.

Cpula da Roca - arte muulmana Jerusalm

Mesquita moura-judia Damasco, Sria

A cpula ou teto de pendentes, herdado da cultura bizantina, permitiu cobrir o quadrado com um crculo, sendo um dos sistemas mais utilizados na construo de mesquitas, embora no tenha existido um modelo comum. A numerosa variao local, devido a grande extenso dessa cultura, fez que suas manifestaes se adaptassem aos estilos locais mantendo a distribuio dos ambientes, mas nem sempre conservando sua forma. As mesquitas transferiram depois parte de suas funes aos edifcios pblicos. As residncias dos emires constituram uma arquitetura de segunda classe em relao s mesquitas. Seus palcios eram planejados num estilo semelhante, pensados como um microcosmo e constituam o hbitat privativo do governante. Exemplo disso o Alhambra, em Granada. De planta quadrangular e cercado de muralhas slidas, o palcio tinha aspecto de fortaleza, embora se comunicasse com a mesquita por meio de ptios e jardins. O aposento mais importante era o diwan ou sala do trono.

Ptio interno de uma manso Arte muulmana - Cairo, Egito

Vista do Alhambra, Granada Arte muulmana

Outra das construes mais originais e representativas do Isl foi o minarete, uma espcie de torre cilndrica ou octogonal situada no exterior da mesquita a uma altura significativa, para que a voz do almuadem ou muezim pudesse chegar at todos os fiis, convidando-os orao. Sua posio no ncleo urbano era sempre privilegiada. A Giralda, em Sevilha, um exemplo dos minaretes da arte andaluza.

A Giralda Sevilha

Minarete da Grande Mesquita de Samara Iraque

Minarete Kurubiyya Marrekech

Minarete de Kalian Buyara, Rssia

Outras construes representativas foram os mausolus ou monumentos funerrios, semelhantes s mesquitas na forma e destinados a santos e mrtires.

Mausolu de Barquq - Arte muulmana Cairo, Egito

Mausolu de Timur ou Gur-i Mir Samarcanda, Rssia

As obras nascidas dessa cultura so grandiosas e deixam o espectador sem palavras. Muitos de seus edifcios esto entre os escolhidos pela Unesco como patrimnio da humanidade, desde a costa atlntica do Marrocos at os confins da China. No esforo para concorrer, na arquitetura, com outras religies, leva a arte islmica a incorporar elementos da clssica, paleocrist, persa, indiana. Na mesquita, devido a noes religiosas, no existe um centro comparvel ao altar, na crist.

CPULA DO ROCHEDO : - obra poltico-religiosa, com a qual se pretende transformar Jerusalm no centro

do Isl - durante as cruzadas (1099 - 1187), foi transformada em igreja crist

MINARETE ESPIRAL : - a forma baseia-se no Zigurat da Babilnia PERODO UREO - OSMANLI - 1400 1600 Alhambra, em Granada, sc. XIII e XIV, erigida pelos prncipes na Espanha. O imprio Osmanli atingiu o auge com a conquista de Constantinopla em 1453 = Istambul, que de 2 Roma, passa a ser sede do imprio muulmano.

SINAN - maior arquiteto. Sta Sofia = inspirao e idia fixa. - Em 1539 - obra prima - grande mesquita do sulto Selim III, em Edirne, Turquia

O apogeu das mesquitas coincide com o renascimento no ocidente. Em ambos, a cpula tem papel predominante. Para Sinan, no interessa a subjugao encenadora, mas os espaos puros. O interior no possui a variedade do exterior.

As formas abstratas so desenvolvidas pela proibio, no islamismo, de representar a figura humana. As formas abstratas provocam a impresso visual dos espaos das mesquitas. O isl deixou vestgios na Europa. Sua influncia sobre a arquitetura europia est, especialmente, nos elementos decorativos.

TAJ MAHAL : Mrmore branco luminoso (pelo sol e pela lua), em frente a jardim e lago. X Johan faz o tmulo da esposa e, para si, planeja o tmulo de mrmore negro, na outra margem. O acesso por portal de granito vermelho. O Taj rigorosamente simtrico de qualquer lado. 11- ARQUITETURA ROMNICA ROMNICO CAROLNGIO Relativo a Carlos Magno, imperador de quase todo o ocidente, que realizou a primeira reunio de quase toda a Europa e lanou os ensinamentos da cristandade medieval. Na seqncia das invases brbaras, o imprio romano do ocidente entrou em colapso. As regies anteriormente sob o domnio romano foram divididas entre muitos soberanos. O estado, a justia e a tcnica sucumbiram. O nvel de vida retrocedeu. O desenvolvimento das cidades estagnou. Apenas o poder da igreja no se viu restringido. Tornou-se a mais importante depositria da cultura aps a queda de Roma ocidental. Os conventos beneditinos, primeira ordem monstica (529), tiveram um papel fundamental. Os livros antigos eram aqui compilados e traduzidos, a investigao e a instruo fomentadas nos monastrios. Para garantirem sua base econmica, os conventos tinham terra e, desta forma, poder. Serviam de refgio, numa sociedade onde valia a lei do mais forte. A importncia poltica, econmica, cultural e social da igreja cresceu no sc. VIII. Pepino, rei dos francos, firma aliana com a igreja, aliana mais tarde desenvolvida por Carlos Magno. Desta forma o papa assegurou independncia do imperador bizantino. Este pacto acontece no natal de 800, com a coroao de Carlos Mano como imperador, pelo papa Leo III, em Roma. Afora as obras executadas no ou pelo imprio bizantino (Ravena, p. ex.), nada foi criado e grandioso, duradouro ou suntuoso na Europa. Em concorrncia com a monarquia bizantina, houve um regresso construo monumental em pedra, com Carlos Magno. Estas construes limitam- se quase exclusivamente s igrejas e mosteiros (monastrios) na aliana entre clero e coroa. A disposio das vrias funes no recinto do mosteiro significativa : Tudo que temporal encontrava-se no poente Tudo que era espiritual, estava nascente. O mdulo era o cruzeiro, entre a nave principal e o transepto. Deste modo foram erigidos edifcios simples, quase simtricos, com naves centrais carregadas de simbolismo, dominadas pelo grupo edificado nascente (dedicado ao Senhor) e um parcialmente idntico, poente, que servia ao

senhor secular. (Secular = leigo, no divino). poente tambm se destinava ao rei ou imperador. No lado oposto do altar-mor sentava-se o executor terreno do arcanjo So Miguel. O primeiro caso a capela Palatina, no reinado de Carlos Magno. Na maioria dos casos o imperador e sua corte, utilizavam as igrejas dos conventos para o culto divino, s quais era anexada uma capela oeste.

No que se refere s edificaes romnicas, a relao entre modelo e reproduo no deve ser interpretada no sentido de cpia. O essencial era a forma base e o esprito da construo. Fechada, slida, macia, severa estes conceitos so vlidos na generalidade. O termo "romnico" cunhado apenas no sculo XIX no exato. O romnico no se difundiu apenas entre os povos de origem romana, ou seja, marcadas pela cultura de Roma antiga. Na Alemanha dos finais do sc. XIX procurou-se, por motivos nacionalistas, substituir a expresso romnica por "germnica". Em grande parte o romnico parece ainda uma reao contra o perodo de instabilidade e decadncia. As igrejas e os conventos assemelham-se a fortalezas, com muros grossos e pesados. H realce das linhas horizontais. O efeito da pedra puro, sem revestimento. A impresso provocada pelo espao das igrejas romnicas : Esttica Austera Um pouco desajeitada As criptas aumentavam ainda mais a imagem de desequilbrio. O edifcio agrupado cria a imagem de "fortaleza celeste" ou "palcio divino" APS CARLOS MAGNO Morto Carlos Magno (724-814), o Sacro Imprio Romano divide-se entre seus trs herdeiros. Pelo tratado de Verdun, firmado em 843, a regio que se estende dos Alpes ao mar do Norte cabe a Lotrio, a Germnia a Luis e a Francnia a Carlos. A Europa atravessa uma fase difcil: invases diversas assolam seu territrio em todas as direes. Os exrcitos reais no conseguem deter os rabes, que, no sculo IX, atacaram Roma e Campnia (na Itlia) e Marselha e Arles (na Frana atual). Pelo Norte atacam os normandos, apoderando-se das costas setentrionais da Frana, de parte da pennsula Ibrica e da Inglaterra. No sculo X, incurses hngaras atingem a Lombardia, parte da Frana e Roma. Tudo contribua para a decomposio das instituies monrquicas. O poder real, diminudo em sua autoridade, vai sendo substitudo pelo poder dos nobres casteles: o castelo feudal era a nica fortaleza que oferecia alguma resistncia aos invasores, e as populaes atemorizadas se organizavam em torno

dele. Essa instabilidade colabora para a propagao da crena de que o mundo acabaria no ano 1000. Os homens vivem aterrorizados com a perspectiva do juzo final pregado pela Igreja: temem o caos. A arte reflete o apocalipse, as pinturas murais apavorantes retratam o pnico que invade a Europa ocidental. Comeou o ano 1001 e o mundo no acabou. Oto I, que reunificara a Germnia e fora coroado, pelo Papa Joo XII, imperador do Sacro Imprio Romano-Germnico (962), consegue dominar os hngaros e eslavos e expandir suas conquistas para o Norte. Ressurgem as atividades comerciais antes freadas pelas invases, e o aumento demogrfico seguido pelo aumento de reas cultivadas. A Igreja fortalece seu poder temporal aumentando as extenses de terra que dominava at ento: chega a possuir um tero de todo o territrio francs. Crescem as ordens monsticas, e a mais importante, a ordem de Cluny, fundada em 910, na Borgonha (Frana atual), vai estendendo sua autoridade a ponto de congregar, no incio do sculo XII, 10 mil monges em 1.450 mosteiros espalhados por toda a Europa. A ordem cisterciense, por sua vez, conta com 530 mosteiros sob seu controle. A Igreja a maior instituio desta poca: ela domina, secular e culturalmente, o esprito medieval. Nos anos que se seguiram ao ano 1000, viram-se reconstruir igrejas em quase toda a Europa crist. Mesmo quando isso no era necessrio, cada comunidade crist concorria em emulao para edificar santurios mais suntuosos que sua vizinha. A febre de construo que invadiu a Europa reflete o esprito da poca, e o estilo romnico, que caracterizou as artes desde o fim do sculo X at meados do sculo XII, sintetiza em seus traos a histrica desse perodo.

Abadia de Murbach Alscia, Frana

Baslica da Borgonha Borgonha, Frana

Catedral de Roskilde Sjaelland, Dinamarca

O feudalismo era a nova ordem da sociedade ento, enquanto o Sacro Imprio ia se firmando politicamente. At esse momento, a arquitetura no diferenciava formalmente palcios de igrejas, devido ao fato de o imperador, de alguma forma, representar tanto o poder religioso quanto o temporal. Os beneditinos, logo aps as primeiras reformas monacais, foram os primeiros a propor em suas construes as formas originais do romnico. Surge assim uma arquitetura abobadada, de paredes slidas e delicadas colunas terminadas em capitis cbicos, que se distancia dos rsticos castelos de pedra que davam seqncia linha ps-romana. A Igreja o nico edifcio onde se rene a populao, e parte importante da vida social se desenrola no seu interior. As ricas ordens monsticas e os nobres poderosos procuram elevar em louvor a Deus os testemunhos de sua f. Por isso, o estilo romnico encontrar sua expresso maior na arquitetura. Considerada "arte sacra", ela est voltada construo de igrejas, monastrios, abadias e mosteiros - as "fortalezas sagradas".

Igreja Saint-Benoit-sur-Loire Loiret, Frana

Igreja de Santa Maria de Ripoll Gerona

Igreja de So Martinho Frmista, Palncia

A arte romnica, cuja representao tpica so as baslicas de pedra com duas apses e torres redondas repletas de arcadas, estendeu-se do sculo XI primeira metade do sculo XIII. Seu cenrio foi quase toda a Europa, exceto a Frana, que j a partir do sculo XII produzia arte gtica. Apesar da barbrie e do primitivismo que reinaram durante essa poca, pode-se dizer que o romnico estabeleceu as bases para a cultura europia da Idade Mdia. Foi nas igrejas que o estilo romnico se desenvolveu em toda a sua plenitude. Suas formas bsicas so facilmente identificveis: a fachada formada por um corpo cbico central, com duas torres de vrios pavimentos nas laterais, finalizadas por tetos em coifa. Um ou dois transeptos, ladeados por suas fachadas correspondentes, cruzam a nave principal. Frisos de arcada de meio ponto estendem-se sobre a parede, dividindo a planta. O motivo da arcada tambm se repete como elemento decorativo de janelas, portais e tmpanos. As colunas so finas e culminam em capitis cbicos lavrados com figuras de vegetais e animais. No conjunto, as formas cbicas de muros e fachadas se combinam com as cilndricas, de apses e colunas. Datam dessa poca entre outras, as famosas catedrais de Worms, na Alemanha, St. Sernin de Toulouse, St. Trophyme em Arles, St. Madeleine de Vezelay e a Catedral de Autun, na Frana, Santo Ambrsio de Milo e a Catedral de Pisa.

Catedral de Pisa - Pisa, Itlia

Fora e solidez caracterizam as Igrejas romnicas. O elemento essencial a abbada de pedra, tijolos e argamassa, em forma de bero, dada pelo arco de plena cinta (meia circunferncia). Seu peso sustentado por paredes espessas e macias, com poucas janelas, para no comprometer a estabilidade da construo. Colunas internas e pilastras exteriores chamadas contrafortes proporcionam um reforo suplementar. Os pilares e colunas, s vezes formam espinhes salincias na superfcie interna das abbadas. Os capitis simples e robustos no obedecem a um estilo definido: so semi-esfricos, cbicos, trapezoidais, conforme a fantasia do construtor.

Baslica de So Francisco Assis, Itlia

Catedral de Trani Bari, Itlia

Igreja de So Domingo Santo Domingo

A fachada simples. Sobre a porta central est o culo, abertura circular para iluminao e ventilao do interior. O resultado final sempre um conjunto imponente de interiores sombrios. O estilo romnico sintetiza a alma dos homens que o criaram. Por um lado, reflete o medo que dominava as populaes da Europa ocidental; por outro, exprime o profundo sentimento religioso que marcou o perodo. medida que o tempo passava e o poderio da Igreja aumentava, as construes foram se tornando mais e mais requintadas. O luxo da Abadia e dos inmeros mosteiros chegou a tal ponto que motivou protestos dentro da prpria Igreja. Embora o estilo romnico tenha dominado a Europa ocidental, unida pela f, sua arquitetura apresentou, entretanto, variaes regionais de acordo com as influncias locais diversas, que originaram vrias escolas romnicas. Na antiga Magna Grcia (Sul da Itlia), so comuns as construes de teto plano, paredes e pisos de mosaico. Em Roma persistem as tradies crists primitivas, mantendo-se a planta em cruz latina. Na regio de Milo, Como, Pavia, Verona, a arquitetura sofre influncias dos lombardos. Na Toscana, mantm-se as tradies greco-romanas. Em Veneza, a influncia bizantina acentuada. Na Frana, destaca-se a escola de Borgonha, orientada segundo as tradies da Abadia de Cluny, a de Auvergne, de influncia espanhola, a de Perigeux, que utiliza a cpula bizantina. Na Inglaterra, aps a conquista de Guilherme, em 1066, a ascendncia nitidamente normanda. Na Alemanha, a influencia lombarda d origem escola renana. E, finalmente, na Espanha setentrional misturam-se os estilos cristo e sarraceno. O plano prottipo da igreja romnica deriva da baslica latina, local amplo, anteriormente destinado ao funcionamento dos tribunais romanos. A nave principal cortada pelo transepto, o que lhe d a simblica forma de cruz. As naves laterais, secundando a principal, permitiam que muitos peregrinos circulassem sem interromper as celebraes dos rituais. Nas absides, pequenas capelas semicirculares que arrematam as naves, encontravam-se as imagens sagradas, e as valiosas relquias eram encerradas na cripta, sob o altar principal. Entre o altar principal e as absides situa-se o coro, e tem-se acesso a essas capelas por uma passagem em semicrculo, denominada deambulatrio. A iluminao indireta vem atravs das naves secundrias, dada por pequenas aberturas laterais, janelas diminutas que no conseguem atenuar o aspecto sombrio da igreja romnica.

CRUZADAS Nos sculos XII e XIII, a Europa crist empenhou-se numa vasta campanha contra o mundo muulmano, para recuperar os lugares santos e assegurar o controle das rotas de peregrinao. Essas expedies blicas, as cruzadas, contriburam para o fomento do comrcio e da navegao noMediterrneo e para a ascenso da burguesia na Europa. No consenso geral, houve oito grandes cruzadas, empreendidas pelos reinos cristos e quase sempre tambm pelo papado. Alm dessas, registraram-se alguns movimentos de menor alcance, mas com as mesmas caractersticas das cruzadas. Antecedentes. Depois do ano 1000, ocorreu na Europa um crescimento demogrfico, comercial e cultural que abalou os alicerces das instituies medievais. Todavia, o continente mantinha-se aferrado ao sistema feudal e as guerras proliferavam entre reinos e feudos, criando um clima geral de insegurana. No incio da primeira cruzada, em fins do sculo XI, a Inglaterra ainda sofria as conseqncias da conquista normanda de 1066, a Espanha estava em pleno processo de Reconquista e a Alemanha enfrentava numerosas lutas internas e disputas com Roma. Por isso, esses trs grandes pases no participaram logo das cruzadas, cuja base principal foi a Frana. Entretanto, todas essas naes passavam por processos sociais semelhantes: A expanso demogrfica que comeara no sculo anterior deixara desocupados muitos jovens da nobreza, que, no sendo primognitos, se viam excludos da herana de propriedades e, assim, eram tentados pela aventura. Por outro lado, a crescente atividade econmica impelia a Europa a disputar com o Isl o domnio do Mediterrneo. Com a enorme concentrao de poder nas mos da igreja, o papado podia empreender grandes iniciativas de expanso religiosa. Todos esses fatores levaram a Europa a realizar uma srie de custosas guerras santas contra o mundo muulmano, que naquela poca atravessava um perodo de grande instabilidade. As tribos turcas, originrias do interior da sia, se haviam lanado conquista do oeste, comprometendo o califado de Bagd no sculo XI. A veemncia desse mpeto produziria um choque multissecular com o Ocidente cristo. O profundo sentimento religioso da cristandade medieval no teve paralelo. A devoo popular se traduzia em movimentos coletivos de crtica aos religiosos, que, por sua vez, exortavam os fiis a acabar com os conflitos internos ou externos, ou a proteger a comunidade dos perigos dessas lutas. Tanto assim que as cruzadas tiveram uma de suas origens nas associaes locais empenhadas em suprimir os conflitos feudais (trgua e paz de Deus) e em garantir a segurana dos peregrinos que viajavam para cidades europias de grande f crist, como Roma ou Santiago de Compostela. No Conclio de Clermont, em 1095, a proteo eclesistica se estendeu aos peregrinos que viajavam para Jerusalm, e pela primeira vez lanou-se a idia de uma campanha contra os infiis. O ideal da cruzada, portanto, englobava ao mesmo tempo a aspirao de que a paz reinasse entre os cristos e a exortao contra os muulmanos, em cujas mos se encontravam os lugares santos. O esprito religioso da poca fortaleceu-se com o temor generalizado do fim do mundo, provocado pelo incio do segundo milnio. O milenarismo contribuiu para incrementar o nmero de peregrinos que rumavam para o Oriente, onde, segundo se acreditava, haveria de chegar tambm o ltimo rei cristo seguido dos ltimos fiis, para ali aguardarem o juzo final. Em fins do sculo XI, o imprio bizantino se ressentia dos violentos e crescentes golpes infligidos pelos novos conquistadores turcos. O imperador bizantino Aleixo I solicitou a ajuda da cristandade ocidental, que logo se disps a prest-la. Primeira cruzada. O Conclio de Clermont, inaugurado pelo papa Urbano II em novembro de 1095, incluiu entre suas decises a de conceder o perdo de todos os pecados - isto , a indulgncia plena - aos que fossem ao Oriente para defender os peregrinos, cujas viagens tornavam-se cada

vez mais perigosas. A repercusso popular da medida tornou-se patente quando o papa, ao anunci-la, foi aclamado por uma multido. Ao grito de "Deus o quer", que logo se propagou pela Europa, numerosos franceses de todas as camadas sociais vestiram um uniforme que ostentava uma grande cruz e que deu o nome aos guerreiros. O entusiasmo foi de tal ordem que muitos venderam ou hipotecaram todos os seus bens para obter as armas e o dinheiro necessrios. ltimas cruzadas. Em 1265, os egpcios da dinastia mameluca tomaram Cesaria, Haifa e Arsuf; em 1266, ocuparam a Galilia e parte da Armnia e, em 1268, conquistaram Antioquia. O rei Lus IX lanou nova cruzada em 1270, que seria a oitava, mas no encontrou muito eco na Europa. Dessa vez, rumou para Tnis, mas a expedio acabou em tragdia: a peste ceifou o prprio rei e um de seus filhos, alm de muitos cruzados. Desde ento os estados cristos do Oriente ficaram merc do destino, pois extinguiu-se na Europa o esprito que tinha animado as cruzadas. Muitos fatores concorreram para esse desgaste: Os exrcitos europeus tinham-se convertido em milcias profissionais e os cavaleiros encontravam nelas uma ocupao permanente, sem necessidade de recorrer a aventuras no exterior. Os recursos financeiros absorvidos pelas cruzadas achavam agora melhor emprego no prprio continente. A igreja, motriz principal dessas campanhas, perdera muito de seu prestgio e no ousava arriscar novas campanhas. Os estados cristos no Oriente foram-se extinguindo um aps outro. O de Jerusalm se desintegrou com as lutas entre os nobres levantinos. Em Acre, as rivalidades entre venezianos e genoveses provocaram guerras civis, como a de 1256. Nessa atmosfera de convulso, Trpoli passou para o domnio muulmano em 1289 e Acre em 1291. Os castelos dos cruzados foram sucessivamente destrudos. As ordens militares tambm abandonaram a Palestina e com elas desapareceram as nicas foras organizadas que se opunham ao Isl. Os cavaleiros de So Joo instalaram-se em Rodes, os cavaleiros teutnicos marcharam para o norte e os templrios foram suprimidos em 1312. Os turcos j no encontraram obstculos de monta para suprimir o imprio bizantino, quando finalmente caiu, em meados do sculo XV, se reduzira a um plido reflexo do que fora. Significado histrico. Embora no significassem um triunfo militar, as cruzadas exerceram poderosa influncia na Europa ocidental. A rude cultura do Ocidente enriqueceu-se pelo contato com a do Oriente; desenvolveu-se o conhecimento da cincia e da filosofia greco-islamita; e adquiriram-se novas tcnicas de combate. Reunidos em grandes massas que falavam uma linguagem comum ou dialetos relacionados, os cruzados fizeram contato com diferentes culturas e lnguas, estabelecendo-se lembranas e tradies comuns que alimentaram o nacionalismo crescente. As cruzadas contriburam para o enfraquecimento parcial do feudalismo. Muitos senhores morreram ou, endividados, empobreceram gradualmente; outros fixaram-se no Oriente, disto se aproveitando o poder real, sobretudo na Frana, para destruir a independncia poltica dos senhores feudais. Significado econmico. Foram profundas as transformaes econmicas que as cruzadas geraram: Passaram-se a cultivar novos produtos agrcolas, como o aafro, o arroz e a cana-deacar. Criaram-se novos instrumentos para a indstria e novos processos de fabricao de vidro e de tapetes. Com o estmulo ao comrcio e indstria, desenvolveram-se as cidades, onde predominava uma classe mdia hostil ao senhor feudal. Houve enorme expanso no comrcio entre a Europa ocidental e a sia. Foram implantados o sistema bancrio e o do crdito europeu, dando incio ao capitalismo comercial. O Mediterrneo, aberto s frotas europias, favoreceu a expanso mercantil, sobretudo de Gnova e de Veneza.

Significado espiritual. Os contatos permanentes com o pensamento oriental despertaram muitas idias herticas na Europa ocidental. Em relao ao papado, as cruzadas provaram a incapacidade dos papas para dirigir a cristandade. certo que elas satisfizeram o desejo de restaurar a comunho dos cristos do Oriente com Roma no plano espiritual, mas sua poltica deixou apenas uma herana amarga, que tornou o cisma irreparvel. Na realidade, as cruzadas detiveram por quatro sculos o que se julgava inevitvel no sculo XI: a queda de Constantinopla. Muito mais que os acontecimentos do sculo XV, as cruzadas marcaram o incio dos tempos modernos. Nelas, fase de transio, havia muito: de medieval - a cavalaria, a ascendncia da igreja, o feudalismo e a arte militar. Mas havia tambm muito de moderno - o comrcio internacional, a interpenetrao de culturas, a vida urbana, a pequena indstria e de contemporneo: o imperialismo europeu e o colonialismo. ROMNICOS DOS SLIAS E DOS HOHRNSTAUFEN Antiga parte oriental do reino franco. Caractersticas: Ambio de monumentalidade e de poder Representada na arquitetura das catedrais imperiais ( Worms e Speuer ) Conflitos entre imperador e papa Pretenso do imperador que a igreja fosse unificada, neste imprio romano, mas agora sob domnio alemo. At o final do Sculo XI, o romnico foi-se refinando. Apresentou o domnio crescente da tcnica : tetos de madeira substitudos por pedra. Abbadas provocam fortes presses laterais, exigindo paredes macias Soluo simples : Abbadas cruzadas No final as arestas so substituas por nervuras As nervuras suportam a carga e as conduzem para os pilares . Resultado : construes mais leves. H maior aplicao da decorao escultrica e da pintura, resultando em delicadeza visual. Ambio do Imperador: cria iniciativas contrrias apoiadas pela igreja. Competio, entre a arquitetura apoiada pela igreja e pelo imperador. Imponncia em obras. Resultado : majestosos edifcios agrupados romnicos. No entanto na igreja, na outra corrente = beneditinos = simplicidade da baslica paleocrist Provocou uma ruptura mais radical : - cisterciences ( separam-se dos beneditinos ) em 1098 - religiosidade pura afastada dos interesses temporais - vida de pobreza : arquitetura correspondente ITLIA O centro poltico e cultural encontrava-se ao norte dos Alpes. No Sc. XII e XIII prosseguiu-se com o desenvolvimento da baslica paleocrist, em vez do edifcio agrupado. A construo de cpulas, re importada de Bizncio (Constantinopla) , difunde-se pela Itlia do norte, a partir de Veneza. So Marcos, a igreja da corte, o exemplo

Mais baixas que as alems, as construes abobadadas italianas apresentam um interior mais escuro, lembrando quase cavernas. O conjunto de Pisa, pelo contrrio, tem aspecto diferente, pois h grande unidade no conjunto. ESCANDINVIA Arquitetura romnica completamente diferente : - plos cristianizados fora em meados do 1 Milnio - a maioria das igrejas em madeira ( material local )

Os antigos senhores da Escandinvia no sentiam necessidade de celebrar e imortalizar o seu poder em edificaes religiosas / monumentos. Foi criada arquitetura nica, quase impossvel de comparar com as construes de outras regies (Heddal) FRANA Sem poder centralizado do imperador, desenvolveram-se vrias escolas. Preocupao central : abobadamento : envolvia processos experimentais : no conheciam o clculo estrutural. Santiago de Compostela (hoje na Espanha) edifcio orientado, claramente estruturado. Por volta de 1100 comeam as nervuras Durham :

- possui as primeiras nervuras em abbada cruzada em ogiva - primeira vez que os contrafortes so substitudos por arcos botantes Em Santiago de Compostela e em Durham, est o incio da arq. Gtica. Castelos da idade mdia : a figura central do sistema feudal era o cavaleiro, guerreiro e armado. A arquitetura da idade mdia , para a arquitetura, o que o cavaleiro armado para o homem 12- GTICO GTICO 1130 A 1500 quase impossvel determinar com exatido a passagem do Romnico para o Gtico. Por volta de 1800 o gtico ainda era considerado em alguns quadrantes como a essncia do que era discrepante e de mau gosto. O sculo X encontra a Europa em crise. O poder real, enfraquecido, foi substitudo pelo feudalismo. Invases ameaam a Frana. Desprotegidos, o povo se organiza em torno dos castelos feudais, nicas - e precrias - fortalezas. A tenso popular contribui para que se espalhe a crena propagada pela Igreja de que se aproxima o juzo final: o mundo vai acabar no ano 1000. A arte romnica, expresso esttica do feudalismo, reflete o medo do povo. Esculturas anunciam o apocalipse, pinturas murais apavorantes retratam o pnico que invade no s a Frana mas toda a Europa Ocidental. Chega o ano 1000 e o mundo no acaba. Alguma coisa precisa acontecer. Em 1005, surgem as primeira Cruzadas. O feudalismo ainda permanece, mas tudo indica que no poder resistir por muito tempo. Novos pensadores fazem-se ouvir, propagando suas idias. Fundam-se as primeiras Universidades. Subitamente, a literatura cresce em importncia. Muitos europeus, at ento confinados vida nas aldeias, passam a ter uma viso mais ampla do mundo. Profunda mudana social est a caminho. Pressentindo a queda do feudalismo, a arte antecipa-se aos acontecimentos e cria novo estilo, que ir conviver durante certo tempo com o romnico, mas atendendo s novas necessidades. Verdadeiro trabalho de futuristas da poca, o Estilo Gtico surge pela primeira vez em 1127, na arquitetura da baslica de Saint-Denis, construda na regio de Ile-de-France, hoje Paris. SaintDenis considerada como o edifcio "fundador" do gtico.

Fins do sculo XII. Graas ao apoio da burguesia e da classe trabalhadora, os reis conseguem retomar sua autoridade. Enfraquecido, o poder feudal vai aos poucos desaparecendo. A populao passa a ter maior influncia na vida pblica nacional, da qual tinha sido at ento mera espectadora.

Eufricos diante da prpria importncia, os habitantes de cada regio sentem a necessidade de demonstrar sua emancipao. A catedral ser o smbolo de sua vitria. A se realizaro no apenas os atos religiosos, mas as atividades comunitrias de todo o grupo: ser a casa do povo. No mais cheia de esculturas e desenhos tenebrosos, mas alta, imponente, iluminada. Que suas torres pontiagudas tentem atingir as nuvens. Livre do medo do fim do mundo, o povo animado por novo sopro de f. As paredes de seus templos devem deixar entrar a luz do sol em mltiplas cores que lembrem a presena divina Da necessidade de construir catedrais que correspondessem euforia e ao misticismo do povo, surgiu a arquitetura gtica. As primeiras foram construdas na Frana, ao redor de onde se encontra hoje a cidade de Paris; foi essa uma das primeiras regies a eliminar o feudalismo. Com as construes das catedrais, comearam a ser definidos os princpios fundamentais desse estilo. O gtico teve incio na Frana, por ser o novo centro de poder depois da queda do Sacro Imprio, em meados do sculo XII, e terminou aproximadamente no sculo XIV, embora em alguns pases do resto da Europa, como a Alemanha, se entendesse at bem depois de iniciado o sculo XV. O gtico era uma arte imbuda da volta do refinamento e da civilizao na Europa e o fim do brbaro obscurantismo medieval. A palavra gtico, que faz referncia aos godos ou povos brbaros do norte, foi escolhida pelos italianos do renascimento para descrever essas descomunais construes que, na sua opinio, escapavam aos critrios bem proporcionados da arquitetura. Foi nas universidades, sob o severo postulado da escolstica - Deus Como Unidade Suprema e Matemtica -, que se estabeleceram as bases dessa arte eminentemente teolgica. A verticalidade das formas, a pureza das linhas e o recato da ornamentao na arquitetura foram transportados tambm para a pintura e a escultura. O gtico implicava uma renovao das formas e tcnicas de toda a arte com o objetivo de expressar a harmonia divina. No forte simbolismo teolgico, fruto do mais puro pensamento escolstico, as paredes eram a base espiritual da Igreja, os pilares representavam os santos, e os arcos e os nervos eram o caminho para Deus. Alm disso, nos vitrais pintados e decorados se ensinava ao povo, por meio da mgica luminosidade de suas cores, as histrias e relatos contidos nas Sagradas Escrituras. A catedral o local das coroaes e sepulturas de reis, mas tambm representa o iderio de toda a sociedade, a expresso da viso poltica e teolgica de todos os burgueses, pois tm a convico de construrem, em comum, um smbolo de sua crena, de sua cidade e de sua prpria identidade. Na catedral o burgus orgulhosamente exibido na rica decorao: com retratos dos fundadores e inscries. Os espaos gticos j no poderiam ser fechados com as abbadas cruzadas de aresta. As abbadas de ogivas (gticas), constituram a alternativa. As nervuras foram usadas pela primeira vez com a funo de suporte em Saint-Denis. Foram construdas em primeiro lugar e depois, fechadas as paredes e as abbadas. Assim, todo o edifcio se tornou mais leve. Os pilares passaram a ser fasciculados com colunelos, recebendo a presso da abbada e descarregando-a para o cho. O abade Suger, arquiteto de Sait Deni tinha pensado mstica e simbolicamente em cada pormenor : colunas representando os apstolos e os profetas e Jesus, a chave que une uma parede outra. O fascinante que esta crena provocou uma revoluo na arquitetura. As abbadas de cruzaria de ogivas e os arcobotantes permitiram uma reduo nas massas das paredes. As paredes exteriores passam a ser cobertas com janeles. Como h dificuldades na produo de vidro, estes so em pequenos pedaos suportados por molduras de chumbo. So cores fortes e solenes que brilham mais quanto menos o espao interior for iluminado. A luz, ao passar pelas imagens sagradas, manifesta sua origem divina. As janelas serviam para transmitir visualmente a mensagem bblica aos que no sabiam ler, ou que no tinham posses para comprar bblias.

Sainte Chapelle em Paris onde este conceito se encontra concretizado de modo exemplar, com o altar iluminado de luz colocado no centro visual. Os reis franceses utilizavam a igreja como manifestao poltica de s prprios. A igreja comeou a preocupar-se cada vez mais com os interesses temporais. As catedrais desta poca exprimem, de modo penetrante, esta conscincia contraditria : nos "arranha cus de Deus" (Le Corbusier) h novas tcnicas aliadas aos novos conceitos religiosos. A partir do final do sc XII foram fundadas novas cidades. Os reis cristos consideravam ser sua obrigao fundar novas cidades para, deste modo, conduzir as pessoas at Deus. Paris era talvez, com seus 200.000 habitantes, juntamente com Milo, a cidade mais populosa dabaixa idade mdia. A obra que se tornou mais importante foi a catedral edificada no meio da cidade. Era uma obra erigida pelo esforo comum dos habitantes, que contribuam com o dinheiro, ou com a prpria fora de trabalho. Eram formadas lojas. Nobreza, clero e massa popular competiam em generosidade mstica. O objetivo era um s: colaborar para a construo das dispendiosas catedrais. Com a autoridade monrquica cada vez mais assegurada, as antigas zonas feudais foram-se transformando e surgiram as primeiras cidades: Noyon, Laon, Sens, Amiens, Reims, Beauvais, onde se encontram as catedrais gticas mais belas do mundo. Nas catedrais, as vistas laterais e da abside eram obstrudas. Assim, s era dada importncia especial fachada voltada poente, com a entrada principal, realada geralmente pelas nicas torres do edifcio. Estas eram coroadas com pequenas torres (pinculos), novas flechas que almejavam o cu. O repertrio da escultura em pedra do gtico uma descrio factual do divino, especialmente nos prticos reais: em Chartres, os reis e as rainhas de Frana, esto vestidos com roupagens bblicas. A construo gtica, de modo geral, se diferenciou pela elevao e desmaterializao das paredes, assim como pela especial distribuio da luz no espao. Tudo isso foi possvel graas a duas das inovaes arquitetnicas mais importantes desse perodo: o arco em ponta, responsvel pela elevao vertical do edifcio, e a abbada cruzada, que veio permitir a cobertura de espaos quadrados, curvos ou irregulares. Livros de Pedra Os templos catlicos de estilo gtico construdos na Idade Mdia revelam toda a magia dos ocultistas e sociedades secretas da poca. Os sinais cabalsticos esto por toda a parte: nas altas colunas de mrmore, nos capitis, nos arcos, nos altares. Eles contam a histria da construo das catedrais gticas smbolos da religiosidade catlica mas tambm dos mais profundos mistrios da magia que imperava na Idade Mdia. Esto ali rastros dos druidas (sacerdotes celtas que reverenciavam as florestas como divindades), visveis na arquitetura que lembra um bosque petrificado. Esto tambm nas rosceas - um dos mais importantes smbolos da ordem dos cavaleiros templrios e dos maons desenhadas nos vitrais. Esto ali ainda os signos do zodaco - prova de que a astrologia era admitida pelos papas da igreja da poca. Enfim, Notre Dame, Chartres, Amien, Colnia e Duomo de Milo podem ser vistas como gigantescos livros de pedra, cuja leitura exige no s uma boa dose de conhecimento esotrico mas a capacidade de ver alm da realidade. At a adoo do estilo gtico que surgiu no incio do milnio, no norte da Frana, e rapidamente se espalhou pela Itlia, Alemanha, Inglaterra, Espanha e ustria os templos catlicos eram erguidos segundo os princpios romnicos: escuros como cavernas. Todo o seu peso se apoiava em suas largas paredes. J as catedrais gticas so claras, exuberantes e sua sustentao est nas abbadas. O gtico representa a verticalizao da f e convida a uma unio com a divindade. Seus elementos seriam o fogo e o ar, que evocam a purificao inicitica e a elevao espiritual. Eles esto expressos em vitrais, torres e nas rosceas vermelhas, cujas formas lembram labaredas. Rosceas- A inteno dos arquitetos ao pintar as rosceas era fazer com que a luminosidade criasse a sensao de um fogo inicitico, durante as vsperas e na hora mariana ( horrios cannicos correspondentes a 6 e 18 horas). Consideradas pantculos ( espcies de talism ) do cristianismo, as rosceas so a principal fonte de entrada de luz no interior das catedrais gticas .

Geralmente , h duas delas nas laterais e uma sobre a entrada principal para os ocultistas, esta ltima roscea a fronteira entre o sagrado e o profano. Na verdade, as rosceas funcionam como um mapa das tradies que so transmitidas h sculos aos iniciados. "Uma das chaves para sua interpretao so as suas cores, as mesmas do arco-ris, um smbolo da aliana de Deus com o homem, no fim do dilvio", diz o pesquisador Leo Reisler. Tambm os alquimistas do grande importncia a esse elemento da arquitetura gtica. At o final da Idade Mdia, a roscea central era chamada de A Roda, que na alquimia significa o tempo necessrio para o fogo agir sobre a matria, transmutando-a. Essa viso reforada pelo esquema de incidncia de luz sobre elas. A roscea da lateral esquerda, por exemplo, nunca iluminada pelo sol. a cor negra, a matria em seu estado bruto, a morte. J a da direita, irradia, ao sol do meiodia, uma luminosidade branca a cor das vestes do iniciado que acaba de abandonar as trevas. Finalmente, a roscea central, ao receber a luz do pr-do-sol, parece incendiar-se, e banha o templo com um tom rubro, sinnimo da perfeio absoluta, da predominncia do esprito sobre a matria. Localizao - De acordo com mapeamento feito pelo pensador catlico Bernard Clairveaux, fundador da Ordem Cisterciense, de monges beneditinos, as catedrais gticas ficam prximas de antigos menires ( pedras sagradas ), consideradas como centros de energia do mundo. Tambm a estrutura das catedrais gticas no parecem resultado de simples clculos arquitetnicos. De acordo com Fulcanelli, o grande alquimista que nos anos vinte escreveu O Mistrio das Catedrais, o plano dessas igrejas tem a forma de uma cruz latina estendida no solo. Na alquimia, essa cruz smbolo do crisol, ou seja, do ponto em que a matria perde suas caractersticas iniciais para se transmutar em outra completamente diferente. Nesse caso, a igreja teria ento o objetivo inicitico de fazer com que o homem comum, ao penetrar em seus mistrios, renascesse para uma nova forma de existncia, mais espiritualizada. Ainda segundo o autor, essa inteno reforada pelo fato de a entrada desses templos estar sempre voltada para o Ocidente. Caminhamento - Assim, ao se caminhar na direo do santurio, volta-se obrigatoriamente para o Oriente, o lugar onde nasce o sol, ou seja, sai-se das trevas e ruma-se para a Luz, em direo ao bero das grandes tradies espirituais. Esse convite iniciao est presente at mesmo no piso, em que costuma haver a representao de um labirinto. Chamados de Labirintos de Salomo (rei bblico, smbolo da sabedoria) eles costumam se localizar num ponto em que a nave (o espao que vai da entrada do templo ao santurio) e os transeptos ( os braos da cruz ) se unem. Seu sentido alqumico o mesmo do mito grego de Teseu, o heri que entra num labirinto a fim de combater o Minotauro. Aps vencer o monstro - metade homem, metade touro - consegue voltar, graas ao fio que sua esposa Ariadne (aranha) lhe dera. Filosoficamente, os labirintos so os caminhos que o homem percorre em sua vida: cedo ou tarde ele entrar em contato com seu monstro interior, isto , seus defeitos de carter. Quem consegue combater e vencer as prprias imperfeies (o Minotauro) e possuem o fio de Ariadne (smbolo do conhecimento inicitico) conseguem efetivamente ver a verdadeira Luz. Em Amiens, norte da Frana, essa alegoria torna-se clara, graas existncia de uma grande lage na qual se esculpiu um sol em ouro bem no centro do labirinto. J em Chartres, havia antigamente uma pintura que mostrava todo o mito de Teseu. Autoria - Talvez o mais intrigante de todos os mistrios que envolvem a construo das catedrais que nenhuma delas possui um autor, algum que assine o projeto. At hoje, o nico tipo de identificao encontrado so marcas gravadas nas pedras. Essas marcas representam geralmente instrumentos de trabalho estilizados, como martelos e compassos, e era um tipo de registro profissional, que o mestre-de-obras usava para controlar o trabalho de cada um de seus obreiros. Todo arteso possua uma marca prpria, que passava de pai para filho, de mestre para discpulo. Em funo de guerras, pestes e outros flagelos, muitas vezes as obras das igrejas ficavam temporariamente interrompidas, e os trabalhadores viajavam, oferecendo seus servios em outras cidades e pases. Ganharam, assim, o nome de franc-maons, ou pedreiros livres, cuja associaes acabaram resultando na Maonaria. Mas esta, embora detenha antigos conhecimentos esotricos, se consolidou como ordem inicitica apenas em 1792.

Busca - Se a busca dos idealizadores do gtico ainda permanece um enigma, o estudo da origem da expresso arte gtica apenas refora a idia de que sua inspirao totalmente mstica. Estudosetimolgicos remetem s palavras gregas gos-gots, de bruxo, bruxaria, que sugere a idia de uma arte mgica. Fulcanelli prefere associar arte gtica a argot, que significa idioma particular, oculto, uma espcie de cabala falada, cujo os praticantes seriam os argotiers (argticos), descendentes dos argonautas. No mito grego de Jaso, eles dirigiam o navio Argos, viajando em busca do Toso de Ouro. Jaso teria sido um grande mestre, que iniciava seus discpulos nos mistrios egpcios, inclusive na geometria sagrada, que uma das chaves da arquitetura gtica. Prova dessa herana egpcia est no fato de os construtores gticos disporem os smbolos que aparecem nos entalhes, nas esttuas, nos medalhes e vitrais de maneira que obedeam sempre a uma seqncia que torna inevitvel a associao de uns com os outros. Trata-se de um recurso egpcio de memorizao que permite a apreenso de um grande nmero de informaes, pois somos, sem perceber, levados a relacionar cada coisa ao local onde ela se encontra. Talvez seja esse o motivo pelo qual muitas vezes o zodaco est representado dentro das catedrais fora de sua ordem convencional. 13-ARQUITETURA GTICA Em arquitetura o estilo gtico caracterizado pelo arco de ogiva. Este estilo apareceu na Frana nos fins do sculo XII e expandiu-se pela Europa Ocidental, mantendo-se at a Renascena, ou seja, at o sculo XIV, na Itlia, e at o sculo XVI ao norte dos Alpes. Moore definiu a arquitetura gtica como um "sistema de abbadas, cuja estabilidade era assegurada por um equilbrio perfeito de foras". Esta interessante definio infelizmente incompleta, pois nem sequer cita os arcos de ogiva. Mas a verdade que, se este elemento fundamental no estilo gtico, aparece tambm noutros estilos, assim como o arco de volta inteira surge igualmente nos edifcios gticos. Durante o perodo romnico, o arco de ogiva aparece principalmente nos lugares onde existe forte influncia sarracena. Os arquitetos da catedral romnica de Monreale, utilizaram-no freqentemente. O romnico espanhol,e mesmo o provenal, empregaram o arco de ogiva. Por outro lado, num edifcio to gtico quanto a catedral de Chartres, as janelas da clarabia da nave so de volta inteira, salvo nas suas subdivises, assim como os arcos diagonais da Notre-Dame de Paris. O arco de ogiva no pois, to caracterstico do gtico como geralmente se pensa. A definio de Moore no menciona as paredes, mas somente os trs elementos principais da construo. No gtico francs, uma vez chegado o seu mximo esplendor, a parede deixou de ser com efeito, elemento da estrutura. O edifcio uma gaiola de vidro e de pedra com as janelas que vode um pilar a outro. Se a parede existe ainda, por exemplo, sob as janelas das naves laterais, somente como defesa contra as intempries. Tudo se passa como se as paredes romnicas tivessem sido cortadas em seces e cada seco houvesse girado sobre si prpria num ngulo reto para o exterior, de modo a formar contra-fortes. No seu incio o gtico francs baseava-se nos elementos estruturais definidos por Moore, porm essa definio s se aplicaria elaborao do gtico francs no abrangendo a arquitetura gtica de outros pases ou as fases ulteriores deste estilo na Frana. A Abboda : Dentre os elementos da arquitetura gtica este seria o mais importante. Os arquitetos gticos introduziram duas inovaes fundamentais na construo de abbadas. Em primeiro lugar para os arcos dobrados e os arcos dianteiros terem a mesma dimenso que os arcos cruzeiros, adotaram o arco de ogiva. O cruzamento das ogivas permite obter abbadas com arcos da mesma altura. Numa abbada que cubra um espao retangular, a ogiva dos arcos formeiros tem de ser muito pronunciada. Por outro lado, os construtores gticos tentaram concentrar a presso das abbadas ao longo de uma linha nica, em frente de cada pilar, no exterior do edifcio. Os arcos gticos alteiam os arcos

formeiros: em vez de os iniciar ao mesmo nvel que os arcos diagonais, inserem um colunelo que permite colocar o nascimento dos arcos formeiros em nvel superior ao dos outros. as janelas da clarabia podem, assim, tornar-se mais importantes e deixa de ser necessrio acentuar a ogiva do arco formeiro para obter uma abbada de flechas iguais. Finalmente, a zona coberta pela abbada naparede exterior reduz-se a uma linha em vez de se limitar a um tringulo. A nave da Catedral de Amiens oferece um exemplo claro deste sistema. nas abbadas das igrejas romnicas faziam com que todo o peso da construo fosse descarregado sobre as paredes. Isso obrigava a um apoio lateral resistente: pilares macios, paredes mais espessas,poucas aberturas para fora. O espao para as janelas era bemreduzido e o interior da igreja escurecia. O esprito do povo pedia luz e grandiosidade. Ento como consegu-las? O arco em meia circunferncia foi substitudo por arcos ogivais ou arcos cruzados. Isso dividiu o peso da abbada central, fazendo com que ele se descarregasse sobre vrios pontos, simultaneamente, podendo ser usado material mais leve, tanto para a abbada como para as bases de sustentao. Em lugar dos slidos pilares, esbeltas colunetas passaram a receber o peso da abbada.

Diviso da abbada gtica. Os arcos ogivais (arcos cruzados em diagonal) distribuem o pes da abbada, tornando-a mais leve. Os arcos de meia circunferncia usados O restante do peso foi distribudo por pilares externos. Estes, por sua vez, remetem o peso aos contrafortes - torres pontiagudas e muito trabalhadas, que substituem as macias pilastras romnicas, com a mesma funo. As torres do mais altura e majestade catedral. As paredes, perdendo sua importncia como base de sustentao, passam a ser feitas com um dos materiais mais frgeis de que se dispunha: o vidro. Surge a desejada luminosidade. Grandes e fericos vitrais coloridos ilustram em desenhos cenas da vida crist. A magia dos vitrais gticos, que filtram a luz do sol, enche a igreja de uma claridade mstica que lembra a presena divina. O sistema de suportes constitudos de pilares cantonados e fasciculados, pequenas colunas cilndricas e nervos, junto com os arcobotantes, tornou a parede mais leve, at seu quase total desaparecimento. As janelas ogivais e as rosetas acentuaram ainda mais a transparncia da construo. A inteno era criar no visitante a impresso de um espao que se alava infinitamente at o cu. Suporte Uma vez que a arquitetura gtica se desenvolveu partir da romnica, podemos encontrar um colunelo para cada nervura da abbada, o que efetivamente acontece sobre os capitis da arcada da nave. Como as propores do edifcio se tornaram mais leves, os fustes so mais esguios do que na arte romnica e sublinham o movimento ascendente do conjunto. Quanto ao pilar propriamente dito, o caso diferente. O pilar composto romnico, por mais lgico que seja, relativamente espesso; define o espao da nave central e separa-a das laterais. As diferentes partes da igreja so desde ento concebidas como unidade separadas. O gtico parece primeiramente retroceder. O pilar composto substitudo por uma coluna lisa e redonda cuja massa, menos volumosa, facilita a passagem entre a nave central e as laterais, criando um espao nico. Para que se torne possvel utilizar colunas, os suportes aparentes dos arcos da abbada devem terminar ao nvel dos capitis, o que embora arquitetonicamente possvel pouco esttico. Com efeito, as verticais rgidas dos colunelos parecem interromper-se bruscamente demais. Entretanto o desejo de se construir catedrais cada vez mais altas leva a um grande aprimoramento

tcnico e os fortssimos pilares de Chartres por exemplo nos elegantes fustes de Amiens, testemunho de uma experincia mais avanada em termos de arquitetura. A habilidade tcnica em constante progresso dos construtores dos sculos XIV e XV permitir-lhes- recorrer de novo ao pilar composto, cujos elementos sero to finos e to delicados que ele parece desafiar as leis da gravidade. Contraforte o terceiro e ltimo elemento estrutural do gtico. As paredes gticas ao contrrio das romnicas so finas, ou inexistentes sendo o contraforte tipicamente gtico composto de duas partes: - a primeira, o contraforte propriamente dito inspira-se no contraforte romnico e est colocado em ngulo reto em relao a igreja, contra a parede lateral, e, no mais alto grau de perfeio, eleva-se bastante alto. O peso deste elemento neutraliza a presso das abbadas. - o segundo elemento, ou arcobotante, especificamente gtico. O arcobotante tem uma caixilharia diagonal de pedra; est escorado de um lado pelo contraforte, colocado a certa distncia da parede, e por outro lado pela clarabia da nave. O arcobotante dirige a presso da abbada para o exterior por cima da cobertura da nave central. Como cimbrado por baixo, exerce um pouco de presso sobre o vo; sozinho no poderia resistir presso lateral das abbadas, mas associado aos contrafortes, tem uma fora enorme. Foi graas a esse elemento que o gtico ousou construir naves to altas e to claras. A catedral gtica, eleva-se para o cu como uma orao e tal como a filosofia medieval, exprime o intangvel e transcende o homem na sua procura do alm.

ARQUITETURA RELIGIOSA Le- Saint- Chapelle Luiz IX a edificou para as relquias adquiridas de Bizncio (coroa de espinhos e fragmentos da cruz). Os 12 apstolos esto representados por esculturas nos pilares. Esta capela era a capela do palcio real.

Reims A catedral de Reims, na qual se realizava a coroao dos reis franceses, famosa sobretudo pela roscea, que domina a sua fachada poente.

Notre Dame Provavelmente foi l que se utilizou pela 1. vez o sistema de contrafortes abertos = arcos botantes. Foi destruda na revoluo francesa e restaurada no sc XIX.

Iniciada em 1163 e concluda em 1330, j abrigou sob seus arcos coroaes e mendigos. Tambm resistiu a devastaes entre os sculos 18 e19, quando teve suas pinturas e esttuas, vitrais e portas, tirados e substitudos por ornamentos barrocos. Na Revoluo Francesa, transformaram-na em depsito de suprimentos e uma das torres foi derrubada simbolicamente, decapitada como os membros do clero. Mais tarde, vendida ao conde de Saint-Simon, quase foi demolida. Durante a Comuna de Paris, tentou-se incendi-la. Sobreviveu a tudo e resiste, cercada por lendas, como a do ferreiro Biscornet. Dizem que, encarregado de fazer suas fechaduras e assustado com a tarefa,

Biscornet teria pedido ajuda ao Diabo, que, alis, deve ter aceitado o pacto, pois as fechaduras so mesmo obras de arte. Chartres O chamado prtico real da catedral constitui o ponto alto da escultura do gtico clssico francs. Teve sua construo iniciada em 1194, num local onde havia, nos tempos pagos, uma gruta com a esttua de uma Virgem Negra, esculpida em madeira pelos druidas e venerada por milhares de peregrinos franceses. Desde dos primrdios do cristianismo, a gruta fora substituda por templos catlicos. Mas a catedral com suas 178 janelas, 2500 metros quadrados de vitrais e 700 esttuas e estatuetas no Portal Real s ficou pronta em 1260, sob o reinado de Filipe Augusto. Toda a cidade participou dos trabalhos, e era hbito os pescadores assumirem o lugar dos cavalos entre as cangas dos carros que transportavam material. Um sacrifcio e tanto, pois a pedreira mais prxima ficava a meio dia de viagem. E, diariamente, antes do expediente, todos comungavam, para no contaminar a obra.

Duomo de Milo Com a pedra fundamental lanada em 1386, inaugurada vrias vezes e ainda incompleta, uma espcie de tapete de Penlope dos milaneses. A iniciativa da construo partiu do duque Gian Galeazzo Visconti, que a ofereceu como ex-voto Virgem, em troca de um herdeiro. Mas toda a cidade contribuiu, at mesmo as prostitutas, que ofereceram uma noite de trabalho. Com 11 mil metros quadrados de rea, 145 agulhas de 180 metros de altura, 3159 esttuas e 96 gigantes esculpidos, um monumento que ainda consome milhes de liras em sua finalizao. E para o qual at mesmo os sucessivos invasores de Milo ( beleguins, croatas, alemes, espanhis e franceses) contriburam. Napoleo, por exemplo, construiu a fachada, e a imperatriz austraca Maria Teresa doou um Cravo da Cruz de Cristo como relquia.

Colnia A construo comeou em 1248 e s foi finalizada em 1880, por Frederico Guilherme IV, que conseguiu recuperar o projeto original. Concebida para abrigar os restos mortais dos trs Reis Magos, saqueados da Lombardia por Barba-Roxa e guardados num sarcfago de ouro e prata com 300 quilos de peso, a igreja ostenta quase 7 mil metros de fachada e um dos maiores templos do mundo. Suas janelas tm 17 metros de altura, e as torres, que alcanam 150 metros, abrigam sinos grandiosos com mais de trinta toneladas de bronze. O curioso que metade desse bronze foi obtida com a fundio de canhes requisitados de inimigos vencidos. Durante a Segunda Grande Guerra, quando a cidade foi praticamente destruda, a situao se inverteu e os sinos que foram fundidos, para se transformar de novo em armamentos.

Amiens Construda em 1221, uma das obras-primas do gtico na Frana. Um verdadeiro feito, pois em apenas trs sculos os franceses ergueram nada menos que 80 catedrais e 500 grandes igrejas neste estilo, sem falar nos milhares de templos paroquiais. Era uma verdadeira corrida arquitetnica, na qual Amiens saiu vencedora, superando at mesmo Chartres e Notre Dame. Sua abbada atinge a altura de quase 43 metros e cria uma sensao de suntuosidade inigualvel. Claro que a realizao desse feito exigiu o empenho de toda a comunidade, e, sempre que os fundos escasseavam, os monges e cnegos locais ofereciam indulgncias queles que colaborassem com a construo. Exortavam, particularmente, os penitentes e moribundos, lembrando-os de que j estavam "mais prximos do paraso" do que no dia anterior.

ARQUITETURA CIVIL: No incio da Idade Mdia a arquitetura civil refletia as condies incertas da poca. Enquanto os camponeses viviam em cabanas de adobe ou pau-a-pique, ou mais raramente materiais slidos, a nobreza europia vivia em castelos sem dvida imponentes, mas incmodos e desconfortveis. O fosso constitui a primeira linha de defesa. Os muros slidos so enquadrados por torres colocadas nos ngulos e de ambos os lados da entrada e coroados por ameias cuja funo proteger e os arqueiros. Possuem tambm o menor nmero de aberturas possveis e mesmo estas so muito pequenas. Embora o castelo se erga em volta de um ptio aberto, os blocos habitacionais so mais bem iluminados do que se possa imaginar pelo seu aspecto exterior. Face a entrada principal encontrase uma grande sala que tem do lado as cozinhas e mais dependncias e do outros os apartamentos privados dos casteles. A grande sala , em todo o sentido do termo , o centro vital do castelo: a que o senhor recebe seus vassalos, que as refeies so tomadas em comum e que se desenvolve a maior parte das atividades da vida cotidiana. Primitivamente, esta sala servia tambm de dormitrio para os serviais, mas este costume j havia desaparecido no sculo XIV.

O vidro embora j conhecido era muito caro, as vidraas eram portanto raras. Por isso era preciso escolher entre duas solues: dispor de uma claridade suficiente e permitir que os ventos frios do inverno entrassem nas divises, ou fechar os taipais, sofrer menos com o frio e servir-se de pouca ou nenhuma luz natural. Por outro lado as instalaes sanitrias desembocavam nos fossos, de modo tal que estes no deviam ser to romnticos como nos nossos dias. Entretanto as condies de vida e a segurana melhoram com o tempo. Com a posterior popularizao do vidro as vidraas

se tornam mais comuns, resolvendo o problema da iluminao e aquecimento. Passa-se a ter uma maior preocupao com o conforto e a famlia e os servos passam a ter quartos de dormir mais amplos e confortveis. Cada diviso importante aquecida por foges e as janelas envidraadas ajudam a manter a temperatura e garantem uma boa luminosidade. MOBLIA GTICA Quanto a moblia gtica essa de incio era bem pouco numerosa. As pinturas de poca nos mostram camas macias, mas o mvel principal era arca onde se guardavam os bens, e que servia igualmente de banco, ou at mesmo de cama.

Os raros exemplares de mveis gticos que possumos testemunham o mesmo estilo direto, o mesmo respeito pelos materiais e o mesmo amor pela ornamentao lavrada que na arquitetura e escultura. Este mobilirio a maior parte das vezes de carvalho macio. ESCULTURA GTICA As principais caractersticas da escultura gtica so a tendncia ao naturalismo e a busca da beleza ideal. Em oposio rigidez e abstrao prprias do romnico, os escultores gticos pretenderam imitar a natureza e tanto reproduziram pequenos detalhes vegetais como figuras dotadas de certo movimento e expressividade. O tipo de religiosidade havia mudado em relao ao da alta Idade Mdia, e estabeleceu-se uma relao mais direta com a divindade. Ante o todo-poderoso Deus romnico, o gtico centrou-se nas figuras de Cristo e da Virgem; ante o hieratismo anterior daquele estilo, buscou a humanidade das figuras divinas. Nos prticos das catedrais narravam-se em escultura, com clara finalidade didtica, os principais temas religiosos, como a vida de Cristo e da Virgem, a Ressurreio e o Juzo Final, e at alguns profanos, como as estaes do ano ou o zodaco.

No fim do gtico, a escultura em relevo acabou por invadir completamente as fachadas. Paralelamente a estas, o relevo se desenvolveu em retbulos, monumentos funerrios e bancadas de coros, lugares em que, s vezes, se chegou a empregar a madeira. A escultura em redondo teve desenvolvimento menor e em geral se dedicou imagem de culto. Durante a evoluo do gtico, a escultura exterior foi-se libertando do limite arquitetnico para adquirir volume e movimento prprios. Muitas vezes as figuras se relacionavam entre si e expressavam sentimentos. Os panejamentos foram ganhando mobilidade e, em muitos casos, deixaram intuir a anatomia, representada cada vez melhor. Depois de um perodo de grande expressividade, a escultura gtica evoluiu, na fase final, para um patetismo excessivo. A escultura gtica se estendeu da zona da le-de-France, seu primeiro foco, a outras regies e pases europeus. Destacam-se as fachadas dos cruzeiros da catedral de Chartres, assim como o portal dedicado Virgem, na Notre-Dame de Paris, e as fachadas de Amiens e Reims, todas do sculo XIII. Durante o sculo XIV verificou-se um alongamento das formas e a escultura pde ento separarse do limite arquitetnico. No fim desse mesmo sculo criou-se em Dijon, na corte dos duques de Borgonha, uma brilhante oficina escultrica, onde trabalhou Claus Sluter, autor do "Poo de Moiss" e do sepulcro de Filipe II o Audaz. Na Itlia verificou-se um abandono progressivo da esttica bizantina dominante, graas chegada do gtico francs e influncia da escultura clssica. Os melhores representantes foram Nicola Pisano, com o plpito do batistrio de Pisa; Andrea Pisano, que fez a primeira porta do batistrio de Florena; e Arnolfo di Cambio. Na Espanha, a escultura soube transformar os modelos importados, segundo um estilo particular, e tendeu para um misticismo severo e de intenso realismo. A escultura de portais seguiu o exemplo francs, como ocorreu com as portas do Sarmental e da Coronera, na catedral de Burgos, ou com a "Virgem branca" no mainel da fachada principal da catedral de Len. No sculo XIV, a escultura exterior das catedrais tornou-se mais minuciosa, por influncia das obras em marfim e da arte mudjar. Datam dessa poca a Porta do Relgio da catedral de Toledo, o portal da igreja de Santa Maria de Vitria e a Porta Preciosa da catedral de Pamplona. O conjunto mais importante da escultura gtica do sculo XIV est na Catalunha e formado por sepulcros e retbulos de clara influncia italiana, como o tmulo de D. Joo de Arago. No sculo XV a influncia da Borgonha e de Flandres tornou-se dominante e muitos mestres dessas nacionalidades chegaram pennsula ibrica. Em Castela destacaram-se os trabalhos de Simo de Colnia (So Paulo de Valladolid), Egas Cueman (portal dos Lees da catedral de Toledo), Juan Guas (San Juan de los Reyes de Toledo) e Gil de Silo (sepulcros de Joo II e Isabel de Portugal na cartuxa de Miraflores). Em Sevilha, a influncia flamenga mostra-se na obra de Lorenzo Mercadante, autor do sepulcro do cardeal Cervantes. Em Arago, a esttica borgonhesa se fez sentir na obra de Guillermo Sagrera. PINTURA GTICA

Com a reduo da extenso da parede nas igrejas, restringiu-se a pintura mural, que ficou relegada principalmente a salas capitulares e edifcios civis. Em seu lugar, as igrejas gticas se encheram de vitrais, que transformaram os efeitos luminosos em jogos pictricos.

Os mais destacados esto nas catedrais francesas de Chartres e Notre-Dame de Paris, e na de Len, na Espanha. Tambm aumentou a produo de tapearias, que decoravam as paredes de palcios e casas senhoriais, e ganharam especial expanso a arte da miniatura e a pintura de cavalete sobre madeira, mais fcil de transportar e destinada composio de retbulos. Durante os sculos XIII e XIV, a pintura era linear, muito estilizada, de ritmo sinuoso e dominada pelo desenho e pela elegncia formal. Pouco a pouco, a plenitude do romnico cedeu lugar a figuras com algum sentido do volume, colocadas sobre fundos planos, quase sempre dourados, e, mais tarde, com certa sugesto de paisagem. Os temas pictricos procediam das hagiografias, das Sagradas Escrituras e dos relatos cavalheirescos. Tal como sucedeu com a arquitetura e a escultura, esse primeiro estilo da pintura gtica tambm se originou na Frana, motivo pelo qual foi chamado franco-gtico. Suas melhores manifestaes so vitrais e miniaturas. O refinado mundo corteso, que concedia uma singular importncia mulher, produziu no sculo XV um novo estilo, conhecido como internacional, que unia a esttica franco-gtica s influncias dos mestres de Siena. Entre outras obras, destacaram-se as miniaturas do livro As riqussimas horas do duque de Berry, de autoria dos irmos Limbourg. Com o desenvolvimento das escolas de Florena e de Siena nos sculos XIII e XIV, a Itlia encaminhou- se para o Renascimento, com seus novos postulados de busca de volume e de preocupao com a natureza. Entre seus principais representantes devem ser mencionados Cimabue e Giotto, em Florena, e Duccio di Buoninsegna e Simone Martini, em Siena. A minuciosa pintura flamenga a leo chegou a ser o estilo mais apreciado no mundo gtico. A utilizao do leo possibilitou cores mais vivas e brilhantes e maior detalhismo. Os iniciadores dessa escola foram os irmos Hubert e Jan van Eyck, que pintaram o "Polptico da adorao do Cordeiro mstico". Outros artistas destacados foram Roger van der Weyden, Hans Memling e Grard David. O GTICO NOS PASES Inglaterra - a continuao das tradies normandas O fato do estilo da Ile de France se ter tornado conhecido fora do territrio francs deve-se aos mestres pedreiros itinerantes, trazendo, assim, o gtico para a Inglaterra. Este acabou por se desenvolver numa verdadeira rivalidade com o gtico das catedrais francesas. Em Inglaterra as grandes igrejas eram erigidas fora das cidades .

Como caracterstica h a expanso desmesurada do comprimento e da largura, e o arremate plano da cabeceira, qual era adossada a Lady Capel. O papel central do cruzeiro tambm era visvel do exterior. Esta evoluo acaba de desembocar, de modo conseqente em meados do sc XIV, no perpendicular style. Esta arquitetura manteve-se determinante por muitos sculos na Inglaterra, vindo a ter influencia sobre o gtico tardio em Frana com o seu estilo flamejante. Alemanha - o desenvolvimento da igreja-salo Na Alemanha, onde o romnico tinha encontrado o seu desenvolvimento mximo, o gtico francs foi adotado de modo hesitante. Em 1248, o ano da concluso da Sainte-Chapelle, era colocada a primeira pedra da construo da catedral de Colnia. Os mestres-pedreiros alemes tinham passado os seus anos de aprendizagem na Frana existindo, alem disto, relaes estreitas entre Paris e Colnia. No entanto, a construo da catedral de Colnia foi interrompida em 1560 e apenas retomada em 1842, terminando em 1880. As igrejas-salo o tipo de igreja dominante na Alemanha a partir de meados do sc XIV no eram, no geral, catedrais (igrejas episcopais) mas sim igrejas de conventos ou paroquiais ( igrejas de vrias freguesias nas cidades ). Alemanha do Norte Aqui a pedra natural era rara. O esforo dirigiu-se gradualmente para uma interpretao das formas (decorativas) das catedrais do gtico lassico com a silharia de pedra lavrada e de tijolo, a simplificao e abstrao das estruturas, a aplicao de arcos cegos e a ornamentao geomtrica sobre fundos cegos. Itlia O gtico italiano liberou-se ainda mais do modelo francs. O culto da habitao conduziu edificao de palcios residenciais suntuosos como o C d'Oro em Veneza, iniciada em 1420. J anteriormente o brio das cidades italianas e dos seus burgueses (ricos) tinha produzido Casas Comunais libertas do domnio da arquitetura sacra. A tendncia para uma arquitetura palatina ainda mais marcante na Casa Comunal de Veneza, o palcio do Doge, regente desta cidade-repblica, que possua o status de prncipe. O palcio do Doge foi ainda mais longe que a Cd'Oro. Em ambos os edifcios, mostra-se ainda mais claro do que na Alemanha, que as superfcies das paredes no tinham o aspecto pesado e macio da romnica, mas que parecessem antes painis finos e leves. A arquitetura. asctica das ordens mendicantes teve uma grande influncia sobre a arquitetura sacra italiana. O modelo foi a baslica paleocrist. O gtico italiano pouco adotou dos modelos franceses. na igreja florentina de Santa Maria dei Fiore ( 1296 1446 ) que se torna mais evidente a preferncia italiana por espaos amplos. Marcadamente horizontais e de estruturao clara. A burguesia italiana tinha ascendido ao poder e prosperidade mais rapidamente que a alem, desenvolvendo uma outra religiosidade, que resultou na transformao da arquitetura : o sagrado j no se opunha ao secular. Assim, o gtico italiano trazia j em s o embrio do renascimento. EDIO DO VITRVIO DE CESARIANO O pintor, arquiteto e engenheiro Cesariano apresentou, em 1521, a primeira traduo para o italiano do tratado sobre arquitetura da antiguidade clssica de Vitrvio, com inmeros comentrios e ilustraes xilografadas. Cesariano desenvolveu, em paralelo com Leonardo, a afinidade das relaes mtricas do homem, do cosmos e da arquitetura, que viria mais tarde a ter uma grande influncia sobre a teoria e a prtica da arquitetura renascentista.

Catedral de Canterbury Kent, Gr-Bretanha

Catedral de Lincoln Lincolnshire, Gr-Bretanha

Catedral de Milo Milo, Itlia

Principalmente para os cisterciences a igreja j no tinha de ser o modelo da Jerusalm, mas um local de orao. Os sermes iam ocupando um papel cada vez mais importante no culto. Os burgueses que habitavam as cidades, sobretudo mercadores, voltavam-se cada vez mais para as coisas deste mundo, onde realizavam as suas atividades, prosperava e mantinham relaes comerciais com freqncia atravs de grandes distncias. No que o alm tivesse se tornado secundrio, mas ia perdendo, pouco a pouco, o seu domnio opressivo sobre o pensamento das pessoas. A equivalncia entre a vida neste mundo e no outro, germina o pensamento renascentista, que encontra a sua expresso maior numa maior ateno dada imagem exterior das igrejas as cidades altivas e os seus burgueses cheios de brio davam cada vez mais importncia a uma imagem que os representasse. Em paralelo surgiram, em nmero crescente, construes civis mais suntuosas, que representavam a cidade, a sua importncia e a sua prosperidade. Se no auge do gtico a construo da catedral se encontra no centro da atividade construtiva, como obra da comunidade, passa depois para o modo como a habitao e, em parte, o local de trabalho era modelado. Um exemplo a sacada, da qual se podia observar confortavelmente a rua em ambas as direes, num ntido volver para as coisas deste mundo.

14- A EVOLUO URBANA NOS PERODOS A Pr Histria e a origem das cidades


Para BENEVOLO (1993), a cidade -- local de estabelecimento aparelhado, diferenciado e ao mesmo tempo privilegiado, sede da autoridade -- nasce da aldeia, mas no apenas uma aldeia que cresceu. Ela se forma quando os servios j no so executados pelas pessoas que cultivam a terra, mas por outras que no tm esta obrigao, e que so mantidas pelas primeiras com o

excedente do produto total. Nasce, assim, o contraste entre dois grupos sociais, dominantes e subalternos: os servios j podem se desenvolver atravs da especializao, e a produo agrcola pode crescer utilizando estes servios. A sociedade se torna capaz de evoluir e de projetar a sua evoluo. A cidade, centro maior desta evoluo, no s maior do que a aldeia, mas se transforma com uma velocidade muito maior. De acordo com GOITIA, o que distingue a cidade da aldeia no a extenso, nem o tamanho, mas a presena de uma alma da cidade, (...) a coleo de casas alde, cada uma com a sua prpria histria, converte-se num todo conjugado e esse conjunto vive, respira, cresce, adquire um rosto peculiar, uma forma e uma histria internas. Assim, com o contnuo aumento populacional, somado com a consolidao da prtica da agricultura intensiva surgiu um novo estilo de vida, o qual induziu a mudanas fundamentais, na economia e nas ordens social, tecnolgica e ideolgica.

A cidade, ncleo dessa evoluo, no apenas maior que a aldeia, ela possui uma velocidade de transformao muito maior, o que determina um salto civilizador e a abertura de novos caminhos para a sociedade, com mudanas profundas da composio e das atividades da classe dominante, que influem sobre toda a sociedade. Apesar do desenvolvimento das tcnicas agrcolas, ocorrido no perodo Neoltico, ter provocado um aumento populacional nos lugares onde foram aplicadas, esse acrscimo foi mais sensvel nas regies onde a fertilidade do solo era maior, como na Baixa Mesopotmia, onde surgiram os primeiros stios habitados. De acordo com descobertas arqueolgicas, foram localizados no Oriente Mdio vestgios dos primeiros aldeamentos onde subsistiam os primeiros silos e fornos de padeiro, datados de aproximadamente 7000 a.C.

Cidade Ocidental na Antiguidade


Em relao ao aparecimento das primeiras civilizaes, alguns arquelogos acreditam que elas surgiram prximas aos rios que atravessavam as frteis plancies, onde a agricultura comeou a se desenvolver. Comeava assim, a partir IV milnio, nas cidades localizadas nas plancies pluviais no Egito, a espiral de uma nova economia: o aumento da produo agrcola, da populao e o incio da concentrao do poder e do excedente da produo nas cidades. O fato de essas cidades estarem localizadas entre o rio e o deserto fez com que se desenvolvessem de forma concentrada. O mesmo no ocorreu com as cidades europias, que, por possurem um largo campo frtil para produzir, desenvolveram-se de forma espalhada, de acordo com as caractersticas de cada regio, por todo o continente europeu.

Mesopotamia
A Mesopotmia -- regio onde viveram os sumrios, os acdios e os assrios -- localizava-se entre os rios Tigre e Eufrates. Acredita-se que por volta de 3500 a.C. surgiram os primeiros povoados nessa regio. Inicialmente formaram-se aldeias isoladas, Estudos arqueolgicos mostram que os habitantes da Mesopotmia faziam uso da madeira e do betume do vale superior, ao norte, como abrigo e proteo contra as guas. O domnio da tcnica de construo de redes de valas de irrigao, canais, e locais de moradia junto represas, garantia regularidade da produo

agrcola. Sabe-se que as enchentes dos rios da Mesopotmia eram avassaladoras. Se no houvesse controle,tudo era inundado, foram construidos diques e canais a fim de controlar os rios. Por volta de 2330 a.C. as cidades-estados da Mesopotmia se uniram sob o controle dos semitas. Originrios das orlas do deserto da Arbia, esses povos pastores fundaram algumas cidades s margens do Tigre. Os empreendimentos de Sargo de Acad se caracterizam pela fundao de novas cidades residenciais, onde a estrutura dominante no mais o templo, mas o palcio do rei. So exemplos desses empreendimentos a cidade-palcio de Sargo II nos arredores de Nnive e, mais tarde, as cidades-palcios dos reis persas, Pasrgada e Perspolis. Tem-se tambm, a ampliao de algumas cidades que se tornam capitais de imprio e, onde se concentram no s o poder poltico, mas tambm o trfico comercial e o instrumental de um mundo muito maior, como o caso de Nnive e da Babilnia. Essas cidades permaneceram, poca, durante muito tempo como smbolos e prottipos de toda grande concentrao humana, com seus mritos e seus defeitos. (BENEVOLO) A partir do incio do II milnio a.C., as cidades da Mesopotmia j so muito grandes -- Ur mede cerca de 100 hectares --, abrigando dezenas de milhares de habitantes. Em seus aspectos fsicos,essas cidades so circundadas por muro e fosso, utilizados para a defesa, excluindo o ambiente aberto natural do ambiente fechado da cidade. Na cidade os templos se distinguem das casas comuns por sua massa maior e mais elevada. Os terrenos da cidade so divididos em propriedades individuais entre os cidados, em oposio ao campo, que administrado em comum por conta das divindades.

Em 1800 a.C. a cidade da Babilnia, planificada por volta de 2000 a.C., passou a ser a capital e centro religioso da Mesopotmia, e apresentava o formato de um grande retngulo de 2500 por 1500 metros, cercada por muralhas, era dividida em duas metades pelo rio Eufrates. Toda a cidade, e no somente os templos e palcios, parece traada com regularidade geomtrica: as ruas eram largas e retas e de largura constante, os muros se recortam em ngulos retos e possua prdios de 3 e 4 pavimentos.

Egito
Uma das mais antigas civilizaes do mundo a egpcia, desenvolvida por mais de quarenta sculos no continente africano. O estudo da origem da civilizao urbana no Egito apresenta algumas dificuldades aos arquelogos, uma vez que, os estabelecimentos mais antigos foram eliminados pelas enchentes anuais do rio Nilo. As grandes cidades mais recentes, como Tebas e Mnfis, se caracterizam por habitaes modernas e monumentos de pedra, tumbas e templos e no pelas casas e palcios nivelados sobre os campos.(BENEVOLO)

No Egito a agricultura se desenvolveu no vale do rio Nilo, sustentada pela cheia anual que trazia gua e um rico depsito de limo. Nesse vale as primeiras comunidades de camponeses cresceram e prosperaram, sendo que, no incio, elas eram independentes e autnomas, sendo posteriormente unificadas sob um nico governo. O Egito antigo, j unificado, foi governado por Faras, os quais, tinham o domnio preeminente sobre o pas inteiro. O fara recebia um excedente de produtos bem maior que o dos sacerdotes da Mesopotmia e, segundo BENEVOLO, com esses recursos, ele constri as obras pblicas, as cidades, os templos dos deuses locais e nacionais, mas sobretudo sua tumba monumental, que simboliza a sua sobrevivncia alm da morte e garante, com a conservao de seu corpo, a continuao de seu poder em proveito da comunidade. Durante a 3 e 5 Dinastias (2685 - 2180 a.C.), o imenso poder e prestgio da monarquia egpcia se reflete na construo da primeira grande pirmide. Nesse perodo construdo tambm o primeiro monumento feito inteiramente em pedra trabalhada. Foi a pirmide dos degraus do rei Zoser, em Saqqara. As pirmides de Quops e de seu filho Qufrem, em Giz, construdas na 4 Dinastia, so, sem dvida, as mais extraordinrias pirmides construdas. Foram feitas em face lisa, um grande avano em substituio s pirmides escalonadas. Destaca-se a utilizao dos planos inclinados para elevar os grandes blocos de pedra ao cimo das construes. A histria, como se desenrola no Egito apresenta, como caracterstica, uma devoo ao culto religioso, uma deificao do fara, que por muito tempo dividiu sozinho com os deuses o dom da imortalidade, alm de concentrar absolutamente o poder. A crena numa vida ps-morte era muito importante para os egpcios e foi a fora motivadora para a construo de monumentos to fantsticos como as grandes pirmides e a esfinge. Para os egpcios, no havia nada to valioso como a segunda vida, aps a morte. No Egito, sobretudo nos primeiros tempos, os monumentos no formam o centro da cidade, mas so dispostos como uma cidade independente, divina e eterna, que domina e torna insignificante a cidade transitria dos homens. A cidade divina construda de pedra para permanecer imutvel no tempo; povoada de formas geomtricas simples: prismas, pirmides, obeliscos, ou esttuas gigantescas como a grande esfinge, que no observam proporo com as medidas do homem e se aproximam, pela grandeza, dos elementos da paisagem natural; ocupada pelos mortos, que repousam cercados de todo o necessrio para a vida eterna, mas feita para ser vista de longe, com o fundo sempre presente da cidade dos vivos.

Cidades-estado Creta
Na Ilha de Creta -- entre o Mar Mediterrneo e o Mar Egeu -- existiu (3000 a 2000 a.C.) uma das mais brilhantes civilizaes da Antigidade: a civilizao cretense ou egia. No se conhece ao certo a origem dos povoadores da Ilha de Creta. Os cretenses foram os fundadores do primeiro imprio martimo que se conhece. Com a madeira das florestas da ilha, construram navios de at 20 metros de comprimento. Nas frteis plancies da ilha, os cretenses cultivavam cereais, vinhas e oliveiras; instrudos pelos imigrantes vindos do Oriente, os artesos cretenses revelaram grande habilidade no trabalho com

metais e com cermica. Vasos fabricados com excelente cermica, artisticamente decorados, bem como vasos de bronze, eram vendidos em todo o Mediterrneo Oriental. O domnio da tcnica de construo de barcos e da navegao, somado a capacidade de produzir objetos em metais -- cobre, ouro, prata, bronze -- e cermicos e a capacidade de produzir excedentes agrcolas fizeram com que os mercadores cretenses monopolizassem o comrcio no mar Egeu.

Na ilha de Creta fundam-se as cidades de Mlia, Cnossos e Faistos. Essas duas ltimas destacamse em relao s demais, construindo grandes palcios. Essas cidades cretenses, das quais temos runas bem conservadas de alguns palcios, tinham ruas acompanhando as curvas de nvel; eram estreitas e pavimentadas, possuindo tambm, rede de gua e esgoto. Em 1400 a.C. Cnossos foi destruda e Micenas, capital de uma federao de cidades-estados no continente, passa a ter maior importncia. Os aqueus, juntamente com os cretenses (egeus) dominados, seriam os mais importantes componentes tnicos do povo grego.

Cidades- estado Fencia


A Fencia localizava-se na Regio do Lbano atual. Seu territrio abrangia uma estreita faixa comcerca de 200 quilmetros de comprimento, apertada entre o mar e as montanhas. Os fencios eram de origem semita, originrios das costas setentrionais do Mar Vermelho; ao longo dos sculos se misturaram com povos de vrias raas diferentes No estreito litoral da Fencia surgiram vrias cidades: Ugarit, Arad, Biblos, Sidon e Tiro. Por volta de 1500 a.C., essas cidades comearam a substituir o comrcio cretense, definitivamente liquidado com a destruio de Cnossos. Eram cidades independentes, verdadeiras cidades-estados. O poder poltico era quase sempre exercido pelo rei, assistido por um conselho de ancios ou de magistrados escolhidos entre os grandes comerciantes e proprietrios agrcolas. Em relao a cultura fencia, apesar de pouco conhecida, sua contribuio principal para a histria da civilizao foi significativa: a inveno do alfabeto. Por necessidade prtica, os fencios criaram sinais para representar os sons das palavras: 22 sinais grficos correspondiam a sons de consoantes. Esse alfabeto, completado pelas vogais, tornou-se o alfabeto grego. As civilizaes cretense e fencia na poca em que floresceram, introduziram o arado primitivo, os canais de irrigao, a domesticao dos animais para trao e a construo de silos para armazenar produtos. Aprimoraram as tcnicas de construo, com a utilizao de colunas, arcos e cpulas e desenvolveram a metalurgia, a cermica e a preparao dos papiros e das placas de barro, utilizadas para escrever. Outros elementos importantes referentes a essas civilizaes so: o clculo matemtico, a geometria, as unidades de peso e medida, o calendrio lunar e solar, os estudos de astronomia, de medicina e farmcia.

As cidades micnicas possuam muralhas protetoras, construdas em alvenaria de pedra ciclpica,no existindo entretanto, redes de drenagem ou esgotos canalizados. Com exceo dos templos e das muralhas, os demais edifcios eram de construo simples e perecvel, tal qual ocorria no Egito e Mesopotmia, principalmente.

Cidades- estados da Grcia


A Grcia o bero de uma das civilizaes mais completa da antigidade. Ainda hoje se busca em seu vocabulrio a terminologia cientfica e filosfica. Na verdade, sob certos aspectos, o gnio grego jamais foi ultrapassado. A histria grega comea no sculo VIII a.C., mas o perodo anterior parece ter sido longo, pois ao comear o perodo histrico, a lngua grega j estava perfeitamente formada, bem como sua mitologia. Segundo MUMFORD, o desenvolvimento da cidade grega sofreu muitos afastamentos institucionais promissores em relao ao modelo original de cidade, tal como se desenvolvera na Mesopotmia e no Egito. Os gregos, ao que parece, haviam se libertado das ultrajantes fantasias de poder sem reservas que a religio anteriormente tinha promovido: suas cidades eram cortadas mais prximo da medida humana e foram libertadas das pretenses paranicas Os gregos so de origem indo-europia (tambm chamados arianos). O primeiro grupo indoeuropeu a chegar foi o dos aqueus. Aos poucos, os aqueus formaram alguns ncleos urbanos: Micenas, a mais importante de monarcas quase divinos, com todas as compulses e arregimentaes acompanhantes do militarismo e da burocracia. Os habitantes desta cidade estabeleceram comrcio com a Ilha de Creta e desse contato, desenvolveu-se a civilizao cretomicnica, fruto da integrao de duas culturas. Posteriormente, por volta de 1400 a.C., os gregos tomaram Cnossos, principal cidade de Creta e destruram a civilizao cretense. A vida urbana desapareceu. A populao regrediu para uma vida mais primitiva, voltando a se organizar em pequenas comunidades ou grupos familiares. A clula bsica da sociedade grega aps o sculo XII a.C. passa a ser o genos, uma grande famlia ainda no decomposta em famlias menores, com um nico chefe, com economia quase que exclusivamente agropastoril, apoiada no coletivismo. A transformao dessa sociedade, que resultaria na desagregao dos genos, ocorre por dois fatores: o crescimento populacional, no acompanhado no mesmo ritmo pelo crescimento da produo, levou a uma disputa pelas terras mais frteis e a tendncia diviso em pequenas famlias, acarretando o enfraquecimento dos laos familiares. Essa desagregao permitiu que poucos indivduos passassem a dominar a economia, enquanto que a maioria da populao era excluda da diviso dos bens e da produo. As conseqncias da desintegrao da sociedade deu origem aristocracia grega, cujo poder resultava da posse da riqueza fundamental -- a terra. A cidade grega comeava a apresentar suas caractersticas prprias: a Acrpole, templo construdo numa elevao; a gora, praa central onde se reuniam os habitantes da cidade; e o Asty, mercado onde se realizavam as trocas.

Pode-se dizer que a partir do surgimento das cidades-estados, sobre a Grcia, ir se desenvolver uma civilizao que aprender a viver em cidades, onde o homem ir ter interesse por si mesmo, desligar- se do culto a deuses, humanizar as divindades e colocar como meta de seus esforos alcanar a beleza atravs do prazer, do hedonismo e do refinamento. Seu modo de pensar ir fundamentar-se na lgica; estudar e entender os nmeros por influncia de Pitgoras, alijar de suas obras de arte os monstros, frutos da imaginao; introduzir o estudo da perspectiva e o realismo, tratando a arte com moderao, laboriosidade e delicadeza.

Corinto

Esparta

Por volta do sculo X a.C., resultante de um processo de aglutinao de vilarejos e aldeias existentes na plancie, localizada a poucos quilmetros do mar e protegida por colinas, surge Atenas, que logo se torna a capital de uma nova plis. Durante o sculo VIII a.C., iniciou-se uma expanso grega que se prolongou durante os sculos VII e VI a.C. Neste ambiente se forma uma nova cultura, que ainda hoje permanece como base da nossa tradio intelectual. Atenas, beneficiada pela sua estratgica posio geogrfica, logo se transforma num centro de comrcio no meio do Mar Egeu. Em 621 a.C. Drcon foi encarregado de preparar uma legislao para a cidade: a partir do momento em que ela foi aprovada, a administrao da justia deixou de ser um privilgio da aristocracia As agitaes sociais e polticas criaram condies para o aparecimento dos tiranos, homens que se apoderaram do poder, exercendo-o de modo ilegal e contrrio s leis. Os principais tiranos que governaram Atenas foram: Psistrato (560 a 527 a.C.); Hiparco e Hpias (527 a 510 a.C.) e Isgoras (510 a 508 a.C.). Psistrato, durante o seu governo fez numerosas reformas: dividiu as propriedades; determinou a participao dos cidados nas Assemblias e nos Tribunais; construiu obras pblicas, como portos, templos, canais, aquedutos, esgotos, bibliotecas pblicas, etc.. Esse perodo muito importante para a histria da cidade, devido ao aparecimento dos traados urbanos ortogonais, da realizao das primeiras tentativas sistemticas de planejamento e realizao de melhoramentos na cidade. Em Mileto, o traado ortogonal adapta-se bem ao contorno sinuoso do promontrio que avana pelo mar dentro, local onde se implantou a cidade. Rapidamente o traado ortogonal, adotado na reconstruo da cidade de Mileto, se espalha atravs do mundo grego. Por volta de 475 a.C. ele introduzido na Grcia continental pelo filsofo e arquiteto Hipdamo de Mileto, o inventor da diviso regular da cidade. O arquiteto foi tambm o autor de uma teoria poltica na qual imaginou uma cidade de 10.000 habitantes, dividida em trs classes: uma de arteses, outra de agricultores, e outra de guerreiros, cujo territrio deveria tambm ser dividido em trs partes: uma consagrada aos deuses, outra pblica, e a terceira reservada a propriedades particulares. O urbanismo de Mileto no se limita ao rigor do traado, distingue-se tambm um certo zoneamento: porto militar, gora, santurios, emporium (porto comercial) e setores residenciais. Nas cidades da poca clssica (sculo V - IV a.C.) as ruas so de uma estreiteza que corresponde essencialmente circulao de pedestres e animais de carga. As ruas mais importantes no ultrapassam quatro ou cinco metros e so ligadas por ruelas, s vezes por escadas, de um e meio a trs metros de largura. As adues de gua constituem uma das principais preocupaes do urbanismo grego. A gua levada por aquedutos subterrneos desemboca em fontes pblicas.

A democracia ampliou a possibilidade de participao do cidado ateniense nas decises polticas, independentemente de sua renda (anteriormente, na repblica censitria, o poder estava restrito aos cidados que possussem poder econmico). Na Grcia, a cidade antes de tudo uma comunidade de cidados, uma associao de carter moral, poltico e religioso. Na prtica, a cidade comporta um estabelecimento urbano, mas engloba tambm os campos. Ao analisar o organismo das diversas cidades gregas, BENEVOLO constatou que o carter da convivncia civil se revela por quatro fatos. O primeiro refere-se a cidade como um todo nico, onde no existem zonas fechadas e independentes. Pode ser circundada por muros, mas no subdividida em recintos secundrios. As casas de moradia so todas do mesmo tipo, e so diferentes pelo tamanho, no pela estrutura arquitetnica; so distribudas livremente na cidade e no formam bairros reservados a classes ou a estirpes diversas. Em algumas reas (na gora, a praa do mercado e, no teatro) toda a populao ou grande parte dela pode reunir-se e reconhecer-se como uma comunidade orgnica. O segundo fato que o espao da cidade se divide em trs zonas: as reas privadas ocupadas por casas de moradia, as reas sagradas -- os recintos com os templos dos deuses -- e as reas pblicas, destinadas s reunies polticas, ao comrcio, ao teatro, aos jogos desportivos etc. No panorama da cidade os templos se sobressaem sobre tudo o mais, porm mais pela qualidade do que por seu tamanho. Surgem em posio dominante, afastados dos outros edifcios, e seguem alguns modelos simples e rigorosos. O terceiro diz respeito cidade no seu conjunto, forma um organismo artificial inserido no ambiente natural, e ligado a este ambiente por uma relao delicada; respeita as linhas gerais da paisagem. E por fim, ainda segundo o autor, o organismo da cidade se desenvolve no tempo, mas alcana, de certo momento em diante, uma disposio estvel, que prefervel no perturbar com modificaes parciais. O crescimento da populao no produz uma ampliao gradativa, mas a adio de um outro organismo equivalente ou mesmo maior que o primitivo (chama-se palepole, a cidade velha; napole, a cidade nova), ou ento a partida de uma colnia para uma regio longnqua. Justamente por estes quatro caracteres -- a unidade, a articulao, o equilbrio com a natureza, o limite de crescimento -- a cidade grega vale como referncia para outras cidades; d idia da convivncia humana uma filosofia precisa e duradoura no tempo. Em relao arquitetura grega, esta representa um marco na histria das edificaes. Nessa direo, se destaca a importncia da expresso arquitetnica, como linguagem, uma vez que ela est continuamente evoluindo para novas formas baseadas no passado, ou em contraste com ele. A Acrpole, por exemplo, reconhecida como uma poderosa expresso de sua era. O Parthenon representa o desenvolvimento do estilo clssico e simboliza a mitologia do povo grego. Em contraste com a gora, ele diferencia entre os aspectos comercial e religioso da sociedade. Uma aproximao magnfica em espiral entrada da Acrpole coloca-a em correta justaposio com o resto da sociedade -- ela separada e mais prxima do cu. Esse simbolismo do orgulho e da democracia ateniense to forte que tem sido passado atravs das idades at o presente. Quase todas as cidades do mundo ocidental tm seu edifcio pblico clssico. Atenas foi o maior centro cultural do mundo grego. Os templos gregos -- principal manifestao da arquitetura grega -obedeciam a trs estilos arquitetnicos: drico, jnico e corntio. Em 338 a.C. os exrcitos macednicos, sob o comando de Alexandre Magno, invadem a Grcia e arrasam as cidades gregas, poupando, entretanto, Atenas. Durante o reinado de Alexandre Magno, tem incio o desenvolvimento do perodo denominado de Helenismo (336 - 330 a.C.), durante o qual se fecha o ciclo da arte grega. Alexandre Magno fundou mais de 33 cidades, dotadas de instituies semelhantes s das cidadesestados da Grcia, por todo o oriente conquistado, permitindo a expanso da cultura grega. O urbanismo helnico, fruto desse perodo, criou as chamadas cidades hipodmicas, caracterizadas por rigorosa simetria, em contraste com a liberdade dos clssicos gregos.

Em seus estudos sobre os problemas existentes nas cidades gregas, o grego Hipcrates encarava a cidade de maneira concreta, observando os efeitos do ambiente urbano sobre os habitantes, tanto no aspecto fsico quanto no aspecto moral. A medida deste equilbrio entre natureza e arte d a cada cidade um carter individual e reconhecvel. Mas foi preciso chegar no sculo IV para se instaurar com Plato e Aristteles, uma verdadeira reflexo urbanstica. bAristteles (384 a.C. a 322 a.C.), torna-se o grande terico do urbanismo da Grcia antiga. Ele aconselha a escolha de um stio, no apenas salubre, mas que permita um abastecimento fcil, devendo a cidade tirar partido, tanto do mar quanto do campo. No que diz respeito estrutura urbana, ele defende uma especializao dos bairros segundo sua funo: comercial ou artesanal, residencial, administrativo e religioso. Ele preconiza especialmente a criao de duas praas bem distintas, uma reservada vida pblica e outra consagrada s atividades comerciais. Quanto s ruas, ele as imagina retas, dispostas regularmente segundo o sistema de Hipdamo. Entre 197 a.C. e 31 a.C., todos os antigos reinos helensticos foram conquistados pelos romanos, os verdadeiros herdeiros do Imprio de Alexandre Magno. A cidade Romana A cidade de Roma, localizada na Pennsula Itlica, no Mar Mediterrneo, formou-se no sculo VII a.C., a partir do crescimento de um agrupamento de aldeias e tribos montanhesas fixadas s margens do rio Tibre, na fronteira entre o territrio etrusco (ao norte da Itlia) e o colonizado pelos gregos (ao sul da Itlia). Na sua origem, Roma era um forte construdo pelos habitantes do Lcio (latinos e sabinos) para impedir as incurses dos povos etruscos. Os etruscos, ao ocupar o Lcio, no sculo VII a.C., deram cidade de Roma a sua estrutura final. A cidade se desenvolveu, com a incorporao das culturas grega e etrusca, at transformar-se na capital de um Imprio, que chegou a unificar politicamente todo o mundo mediterrneo. Inicialmente o regime de governo era monrquico e o poder real era considerado de origem divina. A arte romana receber dos etruscos a habilidade na fundio do bronze, inclinao para o retrato, alm do sentido prtico e da austeridade. patente tambm a influncia grega, de quem receber as regras arquitetnicas drica, jnica e corntia. Os romanos, de esprito muito hbil, souberam fazer uso das tcnicas construtivas existentes, empregando materiais de construo, como os tijolos e o uso da argamassa para erguer muros e tetos. Alm disso, criaram novas tcnicas de construes, como o arco e a abbada. Aperfeioaram as tcnicas de engenharia com a construo de pontes (Alcntara), reservatrios de gua e aquedutos (Pont du Gard), estradas (Via pia), os edifcios com patamares, fachadas e prticos.

Cartago

Roma

Outra manifestao artstica dos romanos refere-se a fuso de tipos diferentes de volumes dentro de um mesmo edifcio, que deu origem a todo um sistema arquitetural, cujo exemplo mais caracterstico eram as termas imperiais, com arcos, cpulas e semicpulas. Entretanto, a arte romana prescindir do ideal de beleza grego e de seu sentido linear de decorao. Em relao as cidades romanaso Imprio Romano era um agregado de cidades gregas, italianas e provinciais, estas ltimas habitadas por naturais, mais ou menos helenizados ou romanizados, da cidade correspondente. Cada cidade tinha uma rea rural mais ou menos extensa, que era territrio seu. Era o territrio de uma antiga cidade-estado grega ou romana. Sob o ponto de vista urbanstico, as cidades do Imprio Romano foram herdeiras das gregas, das quais tomaram todos os refinamentos tcnicos: esgotos, aquedutos, gua corrente, balnerios, pavimentos, servio de incndio, mercados, etc. Havia cidades comerciais e industriais que eram, na realidade, as mais importantes (Roma,Alexandria, Antioquia, feso, Cartago, Leo, etc.); cidades caravaneiras, como as que faziam o comrcio com o Oriente (Palmira, Petra, Bostra); cidades que eram capitais provinciais ou de departamentos agrcolas (Verona, Siracusa, (...), Londres, Tarragona, Crdova, Mrida, Timgad, Cirene, Rodes, Esmirna, Prgamo, Mileto). Em relao ao traado, ou representava o desenvolvimento de povoaes locais, que logo foram ampliadas e enriquecidas, ou eram cidades gregas romanizadas que tinham continuado a tradio hipodmica, ou eram ainda cidades de implantao recente, como as que provinham de antigos acampamentos militares. A contribuio mais original para o traado das cidades foi precisamente a que ficou devendo a sua origem aos acampamentos militares. Os romanos eram um povo eminentemente prtico e organizador, que procurava as solues simples e claras, sempre preferidas nos grandes empreendimentos coloniais. Faltava-lhes o refinamento artstico dos helenos, e eram mais engenheiros do que arquitetos. BENEVOLO relata que o sistema virio de Roma chegou a possuir uma extenso de 85 quilmetros, sendo composto por ruas tortuosas, quase sempre estreitas ou estreitssimas. Havia as itinera acessveis somente aos pedestres; as actus, onde passava apenas um carro de cada vez; as viae onde dois carros podiam cruzar-se ou ultrapassar-se. Existiam apenas duas viae na parte central da cidade -- a Via Sacra e a Via Nova que flanqueavam o Foro -- e umas vinte na periferia (a pia, a Flamnia, a Ostiense, a Labicana, a Latina etc.). Segundo a Lei das Doze Tbuas , as viae devem ter uma largura mxima de 4,80 metros, e em alguns casos chegam a 6,50 metros. Para o resto da cidade, a lei prescreve que as ruas tenham pelo menos 2,90 metros, para que as casas possam ter balces no andar superior.

Em relao a pavimentao, a estrada repousa sobre um calamento artificial de pedras batidas cobertas com saibro cada vez mais fino e revestido com um manto de pedras chatas poligonais. Nos locais onde existe relevo por demais acidentado cortam-se as rochas, de modo que a estrada possa ser reta e plana. A passagem de cursos de gua exige a construo de pontes de pedra ou madeira (muitas destas pontes ainda esto funcionando). Quanto as habitaes, sabe-se que elas eram basicamente de dois tipos: domus e insulaes. Os domus eram geralmente trreas, destinadas a abrigar uma famlia e seus empregados. Alguns domus so bastante modestos enquanto que outros so verdadeiros palcios. As insulae eram edifcios coletivos de vrios andares divididos em apartamentos de aluguel, chegando a atingir seis ou sete andares. A infra-estrutura era composta de redes de coleta de esgoto e de abastecimento de gua. Os esgotos, iniciados no sculo VI a.C., foram continuamente ampliados e aumentados. Em algumas galerias podiam passar at dois carros de feno lado a lado. Esses esgotos destinavam-se a recolher as guas das chuvas, a gua em excesso dos aquedutos, as descargas dos edifcios pblicos e de algumas das domus nos andares trreos; muitos outros edifcios, por demais afastados dos esgotos, descarregavam seus refugos nos poos negros ou nas lixeiras abertas, que nunca foram de todo eliminados. A gua potvel da cidade era fornecida pelos aquedutos, que garantiam o abastecimento de gua destinada aos prdios pblicos, fontes e termas. O Frum era o local de reunio, centro da vida pblica e ao mesmo tempo mercado -- era o corao da cidade romana -- e caracterizava-se por ser uma praa rodeada por edifcios pblicos geralmente ligados por colunas inspiradas nos prticos das goras gregas. no frum que se constri o grande edifcio que serve s atividades oficiais como o exerccio da justia pelos magistrados. Os equipamentos pblicos eram construdos em uma praa especial, geralmente em um lugar plano, e eram consagrados aos edifcios destinados ao lazer: teatros, circos, anfiteatro, termas. Dentre os demais edifcios preciso destacar os palcios; os edifcios administrativos; os templos, as casernas, as prises, os reservatrios, as fontes, os arcos de triunfo e as numerosas esttuas que ornam as vias e as praas pblicas Os romanos para a realizao dos espetculos, constroem os circos (o mais importante, o Circo Mximo ocupa todo o vale entre o Palatino e o Aventino e pode conter cerca de 250.000 pessoas); os teatros (os de Balbo, de Marcelo e de Pompeu, com um nmero de assentos que varia entre 10.000 e 25.000 lugares); os anfiteatros para os jogos dos gladiadores (o Coliseu, com 50.000 lugares para sentar, e o anfiteatro Castrense); as naumquinas para os combates navais (as de Augusto e de Trajano, ora desaparecidas, na margem direita do Tibre). No sculo IV d.C., Constantino transfere a capital do Imprio Romano para Bizncio, que toma o nome de Constantinopla. No fim do sculo, Teodsio divide definitivamente o Imprio nas metades ocidental e oriental, tendo como capitais Ravena e Constantinopla. Roma perde o carter de capital. A histria romana se desenvolveu por mais de um milnio, desde a Roma primitiva, sculo VII a.C. at o ano de 476 d.C., ocasio em que Roma e o Imprio Romano Ocidental foram finalmente invadidos pelos brbaros. Ao desmoronar o Imprio Romano, os seus ncleos urbanos se viram arruinados, e muitos levaram sculos para voltar dimenso anterior. Em Roma a populao se reduziu a menos de 40.000 habitantes e somente neste sculo voltou cifra dos seus tempos ureos. Durante um longo perodo os seus habitantes moraram em espao urbanos construdos no meio das runas que eventualmente eram adaptadas s novas necessidades surgidas. Nos escombros do Imprio Romano, somente Constantinopla mantinha a primitiva grandeza. Os romanos deixaram notveis ensinamentos no campo militar, na administrao pblica, na Arquitetura e, principalmente no campo da cincia jurdica (Direito) e na prtica poltica.

A Cidade Muulmana

Os rabes invadem as costas do Mediterrneo na metade do sculo VII; encontram primeiro as zonas fortemente urbanizadas do Oriente helenstico, se apoderam das cidades existentes -Alexandria, Antioquia, Damasco, Jerusalm -- e adaptam-nas s suas exigncias: Damasco se torna a primeira capital dos califas (de 660 a 750 d.C.) e no recinto sagrado da cidade surge a primeira mesquita. Nos novos territrios conquistados, os rabes preferem fundar uma srie de cidades novas: Kairouan na Tunsia em 670, Xiraz na Prsia em 674, Bagd -- a nova capital dos califas Abssidas - na Mesopotmia em 762, Fez no Marrocos em 808, o Cairo no Egito em 969; quando passam para a Espanha (em 711) e para a Siclia (em 827), escolhem como capitais as cidades -- at ento secundrias -- de Crdova e de Palermo, e transformam-nas em grandes metrpoles, com centenas de milhares de habitantes.

Jerusalm

Efeso

A conquista muulmana na regio do Mediterrneo teve profundas conseqncias na Histria do Ocidente. Durante a Idade Mdia, os rabes enriqueceram o patrimnio cultural do Ocidente com valiosas contribuies. Destaca-se a introduo de novos produtos agrcolas e novas tcnicas de cultivo. No artesanato, produziram artigos refinados em couro, seda e metal. Nas artes, contriburam com a Arquitetura das mesquitas, com o minarete (torre da mesquita) e a decorao com letras do alfabeto (arabescos) o que caracteriza as cidades da civilizao islmica a sua semelhana, desde o Atlntico ao Golfo Persa. Em nenhuma outra cultura se encontra to grande semelhana. Apesar dessa falta de diversidade urbana da civilizao islmica, preciso considerar algumas diferenas importantes em comparao com os complexos urbanos do mundo helnico e de Roma. Nessa direo, o autor destaca: 1) A simplicidade do novo sistema cultural, que est todo contido no Alcoro, produz uma reduo das relaes sociais. Por isso, as cidades rabes perdem a complexidade das cidades helensticas e romanas: no tm foros, baslicas, teatros, anfiteatros, estdios, ginsios, mas somente habitaes particulares - casas ou palcios - e dois tipos de edifcios pblicos: a) os banhos para as necessidades do corpo, que correspondem s termas antigas; b) as mesquitas para o culto religioso, que no tm correspondentes no mundo clssico (...). 2) O Isl acentua o carter reservado e secreto da vida familiar. As casas so quase sempre de um andar s (como prescreve a religio) e a cidade se torna um agregado de casas que no revelam, do exterior, sua forma e sua importncia. As ruas so estreitas (sete ps, diz uma regra de Maom) e formam um labirinto de passagens tortuosas -- muitas vezes tambm cobertas -- que levam s portas das casas mas no permitem uma orientao e uma viso de conjunto do bairro (...). 3) A cidade se torna um organismo compacto, fechado por uma ou mais voltas de muros que a diferenciam em vrios recintos (o mais interno se chama Medina). Cada grupo tnico religioso tem seu bairro distinto, e o prncipe reside numa zona perifrica (maghzen) protegida dos tumultos. A porta de entrada muitas vezes um edifcio monumental e complicado (com uma porta externa, um ou mais ptios internos e uma porta interna) e funciona como vestbulo para a cidade inteira. Em relao porta, esta um elemento primordial na cidade muulmana, pois, alm de um valor simblico preponderante, tinham tambm um valor funcional. No se tratava, em muitos casos, de simples portas, mas sim de verdadeiras composies arquitetnicas, s vezes de grande complexidade. O aspecto da cidade muulmana muito mais diferenciado que o da cidade clssica e da cidade moderna. Quanto mais complexa, funcionalmente, for uma cidade, mais

diferenciada ser suas estruturas. Daqui a monotonia das cidades orientais, herdeiras, neste aspecto, das urbes pr-helnicas. O mundo islmico recebeu boa parte da herana do mundo primitivo oriental, das cidades egpcias e mesopotmicas. Se conhecssemos melhor estas ltimas, poderamos determinar mais facilmente os antecedentes e a gnese das cidades do Islo, que nos parecem hoje inslitas.

REFERNCIAS BENEVOLO, Leonardo. Introduo Arquitetura. Lisboa: Edies 70, 1999. BENEVOLO, Leonardo. Histria da Cidade. So Paulo: Perspectiva, 1999 GIEDION, Sigfried. Espao Tempo e Arquitetura. So Paulo: Martins Fontes, 2004. GLANCEY,Jonathan. A Histria da Arquitetura. So Paulo: Loyola, 2007. MUNFORD, Lewis. A Cidade na Histria. 2 ed. Martins Fontes: Unb, 1982. PEREIRA, Jos R. A. Introduo Histria da Arquitetura- Das origens ao sculo XXI . Porto Alegre: Bookman, 2010. SUMMERSON, John. A Linguagem Clssica da Arquitetura. So Paulo: Martins Fontes, 2002. ZEVI, B. Saber ver a arquitetura. So Paulo: Martins Fontes, 1996

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: CHOAY, F. O urbanismo: utopias e realidades, uma antologia. 5. ed. So Paulo: Perspectiva, 1998. COLIN, S. Uma introduo arquitetura. Rio de Janeiro: Uap, 2000 GYMPEL, J. Histria da arquitetura: da antiguidade aos nossos dias. Alemanha: Knemann, 1996.

Potrebbero piacerti anche