Sei sulla pagina 1di 25

Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Contagem

Edital n. 01/2011
- ADMINISTRAO DIRETA -

ADMINISTRADOR
Cdigo 105 LEIA COM ATENO AS INSTRUES DESTE CADERNO. Elas fazem parte da sua prova.
Este caderno contm as questes da Prova Objetiva abrangendo os contedos de Lngua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Legislao e Conhecimentos Especficos. (A Prova Aberta (Redao) compe um caderno parte.)

Use como rascunho a Folha de Respostas reproduzida no final deste caderno.


Ao receber a Folha de Respostas: confira seu nome, nmero de inscrio e cargo de opo; assine, A TINTA, no espao prprio indicado. Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas: use apenas caneta esferogrfica azul ou preta; preencha, sem forar o papel, toda a rea reservada letra correspondente resposta solicitada em cada questo; assinale somente uma alternativa em cada questo. Sua resposta no ser computada se houver marcao de mais de uma alternativa, questes no assinaladas ou questes rasuradas. NO DEIXE NENHUMA QUESTO SEM RESPOSTA. A Folha de Respostas no deve ser dobrada, amassada ou rasurada. CUIDE BEM DELA. ELA A SUA PROVA. O tempo de durao das provas (Objetiva e Aberta) abrange a assinatura da Folha de Respostas, a transcrio das respostas do Caderno de Questes da Prova Objetiva para a Folha de Respostas, o preenchimento e a assinatura da Folha de Identificao da Prova Aberta (Redao), bem como a transcrio da Prova Aberta (Redao) para o Caderno de Respostas. (Item 9.1.4 do edital) ATENO: Conforme estabelecido no Edital n. 01/2011, Poder, [] ser eliminado o candidato que: portar arma(s) [...]; portar, mesmo que desligados [...], quaisquer equipamentos eletrnicos como relgio digital [...] ou instrumentos de comunicao interna e externa [...] telefone celular, beep, pagers, entre outros []; deixar de entregar os Cadernos de Questes das Provas Objetiva e Aberta, a Folha de Respostas da Prova Objetiva e o Caderno de Respostas da Prova Aberta, findo o prazo limite para realizao das provas. (Item 9.4.24, alneas d,e e i)

DURAO DA PROVA: QUATRO HORAS

www.pciconcursos.com.br

ATENO
Sr.(a) Candidato(a). Antes de comear a fazer a prova, confira se este caderno contm, ao todo, 35 (trinta e cinco) questes objetivas cada uma constituda de 4 (quatro) alternativas assim distribudas: 5 (cinco) questes de Lngua Portuguesa, 5 (cinco) questes de Conhecimentos Gerais, 5 (cinco) questes de Legislao e 20 (vinte) questes de Conhecimentos Especficos, todas perfeitamente legveis. Havendo algum problema, informe imediatamente ao aplicador de provas para que ele tome as providncias necessrias. Caso V.Sa. no observe essa recomendao, no lhe caber qualquer reclamao ou recurso posteriores.

105

www.pciconcursos.com.br

Lngua Portuguesa Conteno e represso


A cidade nossa. Li essa frase descendo uma rua de um bairro de classe mdia. Estava escrita em letras garrafais no muro recm-pintado de uma casa. Ela chamou minha ateno e no me saiu da cabea. O que significava a palavra nossa? Poderia significar que a cidade um bem comum e todos so responsveis por ela. Mas, por estar num muro recm-pintado, lamentavelmente significava que todos podemos dispor da cidade como bem entendermos. O significado me remeteu s guas negras de entulho dos rios de nossas cidades, aos bueiros das ruas obstrudos pelo lixo, ao horror das inundaes: a terra que desaba, o barraco soterrado e os moradores sujeitos ao pior. So Paulo, Rio de Janeiro e qualquer outra cidade brasileira, onde ainda dispomos do espao como bem entendemos. Pensei no autor da frase. Ele, decerto, escreveu com uma fantasia prazerosa de onipotncia. Porm fez isso noite, furtando-se ao olhar dos outros. No era livre, era escravo do desejo de ser onipotente. Escreveu, mas sabia do risco de ser apanhado em flagrante e, ento, sofrer as consequncias. Ningum livre por fazer o que bem entende, e sim por desejar fazer o que pode. Na cidade ou no campo, no rio ou no mar, no espao inteiro do planeta. Terremotos, tsunamis, tempestades: a sobrevivncia requer autocontrole, alm de impor a preveno. Exemplo disso so os japoneses, que controlaram a repercusso do terremoto devastador pela localizao judiciosa da maioria das construes e pela forma como a construram. A conduta de quem se norteia s pela prpria fantasia no livre, perversa, pois faz do prazer a nica lei do desejo. Visa somente satisfao imediata e negligencia o estrago que pode causar. A vida depende do ensinamento da conteno. Quem se contm o faz porque quer faz-lo, e no porque obrigado pelos outros. Obedece a uma lei que no exterior, mas que foi interiorizada. Quem reprimido deixa a contragosto de fazer o que deseja e, por sentir-se contrariado, tende a valorizar a transgresso. A conteno implica a conscincia de que somos livres quando desejamos o que podemos. Ou seja, quando nossa liberdade leva em conta os outros. Para tanto, preciso ser educado como no Japo, onde, apesar da tragdia que se abateu sobre o pas, no houve violncia, cenas de tumulto ou saque. Mesmo nesse momento extremo, a disciplina imperou nos abrigos improvisados e nas filas dos telefones pblicos. Privadas do uso normal do celular, as pessoas esperavam pacientemente a vez para falar com os familiares. Uma lio de civilidade to inesquecvel quanto um terremoto que corresponde a cento e oito mil bombas de Hiroshima.
(Betty Milan, Veja, 06/04/2011, p.98, texto adaptado)

10

15

20

25

30

35

105

www.pciconcursos.com.br

Questo 1
Assinale a alternativa que contm uma afirmao que NO pode ser confirmada pelo texto. A) A conteno decorre da educao e espontnea, racional; o comportamento dos japoneses aps o terremoto ilustra a postura de um povo munido da noo de limite entre o privado e o pblico. B) A ideia de conteno embute o princpio de que as aes de um indivduo devem levar em conta as demais pessoas que compem uma sociedade. C) A noo de liberdade abrange a ideia de que se deve ter o direito e arbtrio de se fazer o que quiser, mesmo diante do inevitvel controle repressor da sociedade. D) A represso parte do mundo exterior ao indivduo, que no necessariamente acredita nas normas impostas, o que pode levar a pessoa a desrespeit-las.

Questo 2
A cidade nossa. (linha 1) Assinale a alternativa que melhor explica o sentido da palavra destacada no trecho acima, de acordo com o texto. A cidade A) de indiferentes administradores pblicos, que assistem derrocada do espao urbano, sem qualquer reao. B) de ns os marginais, os vndalos, os pervertidos assim como da aptica parcela da populao que se mostra indiferente e resignada com a destruio. C) de todos os cidados, tendo em vista a construo coletiva e a responsabilidade comunitria. D) dos que fazem, de maneira nefasta, dos espaos pblicos o que bem quiserem, como se a cidade fosse terra de ningum.

105

www.pciconcursos.com.br

Questo 3
Assinale a alternativa em que a nova redao altera significativamente o sentido original. A) A conduta de quem se norteia s pela prpria fantasia no livre, perversa, pois faz do prazer a nica lei do desejo. A conduta daqueles que se norteiam to somente pela prpria fantasia no livre, perversa, conquanto faa do prazer a nica lei do desejo. B) Escreveu, mas sabia do risco de ser apanhado em flagrante e, ento, sofrer as consequncias. Escreveu. Sabia, no obstante, do risco de ser apanhado em flagrante e, desta forma, sofrer as consequncias. C) Para tanto, preciso ser educado como no Japo, onde, apesar da tragdia que se abateu sobre o pas, no houve violncia [...] Para tanto, preciso ser educado como no Japo, pas em que, mesmo com a tragdia, no houve violncia [...] D) Privadas do uso normal do celular, as pessoas esperavam pacientemente a vez para falar com os familiares. As pessoas esperavam pacientemente a vez para falar com os familiares, j que estavam privadas do uso normal do celular.

105

www.pciconcursos.com.br

Questo 4
Desconsideradas as alteraes de sentido, assinale a alternativa que contm uma redao em que NO se contrariam os preceitos da norma culta. A) A conteno implica a conscincia de que somos livres quando desejamos [...] A conteno implica na conscincia que somos livres quando o desejamos [...] B) [...] apesar da tragdia que se abateu sobre o pas, no houve violncia, cenas de tumulto ou saque. [...] no houveram, apesar de a tragdia que se abateu sobre o pas ter sido implacvel, cenas de tumulto, saques ou violncia. C) Ningum livre por fazer o que bem entende, e sim por desejar fazer o que pode. Nenhum dos homens so livres por fazerem o que bem entende, e sim por desejar fazer aquilo que podem. D) Quem se contm o faz porque quer faz-lo, e no porque obrigado pelos outros. Aqueles que se contm fazem isso porque querem fazer e no por serem obrigados pelos outros.

105

www.pciconcursos.com.br

Questo 5
Desconsideradas as alteraes de sentido, assinale a alternativa em que a nova redao apresenta erro quanto utilizao ou ausncia do acento indicativo de crase. A) O significado me remeteu s guas negras de entulho dos rios de nossas cidades [...] O significado me remeteu lama, sujeira e a toda espcie de entulho que carregam os rios de nossas cidades [...] B) Obedece a uma lei que no exterior, mas que foi interiorizada. Obedece quelas leis e a uma espcie de norma, que no so exteriores sociedade, mas que foram interiorizadas. C) Porm fez isso noite, furtando-se ao olhar dos outros. noite foi, porm, o momento escolhido para que ele fizesse isso, furtando-se, assim, qualquer forma de censura e de controle dos outros. D) Uma lio de civilidade to inesquecvel quanto um terremoto que corresponde a cento e oito mil bombas de Hiroshima. Uma lio de civilidade equivalente que se viu no Japo se torna to inesquecvel quanto um terremoto que corresponde queda de cento e oito mil bombas de Hiroshima.

105

www.pciconcursos.com.br

Conhecimentos Gerais

Questo 6
Entre os bens imateriais do patrimnio cultural de Contagem est a Folia dos Reis. Sobre a Folia dos Reis, INCORRETO afirmar que A) uma festa realizada no interior das igrejas, servindo como reflexo religiosa. B) um auto religioso que procura rememorar a jornada dos Reis Magos. C) foi trazida para a Amrica Portuguesa como crena divina para catequizar os ndios e, posteriormente, os negros. D) surgiu no Brasil, no sculo XVI, oriunda de Portugal, trazida pelos jesutas.

Questo 7
Considerando o processo de industrializao de Contagem, INCORRETO afirmar que A) a construo de um parque industrial visava vencer o atraso econmico mineiro por meio da industrializao. B) a criao do CINCO propiciava ao municpio de Contagem participar ativamente da conduo de seu processo de industrializao at ento representado pelo Estado. C) o investimento e a concentrao das atividades industriais do Estado foram reivindicaes dos setores produtivos mineiros e eram uma orientao nacional. D) o local de instalao do CINCO foi escolhido, aleatoriamente, de acordo com a disponibilidade dos terrenos.

Questo 8
No que se refere cozinha mineira, INCORRETO afirmar que A) a carne de vaca foi a preferida nas fazendas, deixando em segundo plano a de frango e a de porco, pouco consumidas pelos mineiros. B) a origem e a composio da cozinha tradicional e tpica mineira nos remete aos perodo da minerao e da ruralizao do nosso estado. C) a sobremesa era uma inveno portuguesa, desconhecida de nativos e africanos, e foi acrescida de ingredientes da terra. D) o legado dos ndios so o escaldado, o piro, a paoca, as farofas, os pratos base de mandioca e de milho.
8 105

www.pciconcursos.com.br

Questo 9
Como a pobreza significa um alto ndice de desperdcio de potencial humano e econmico, a ONU, por meio do Programa das Naes Unidas (Pnud) criou, nos anos 1990, o ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) com o propsito de classificar os pases em termos de indicadores sociais. O IDH leva em conta, EXCETO A) a expectativa de vida. B) a renda per capita. C) a taxa anual de homicdios. D) o nvel de escolaridade da populao adulta.

Questo 10
A visita de Barack Obama ao Brasil foi duramente criticada pelo governo norte-americano. Essa crtica derivou A) da discordncia da pauta de negociaes dos governos brasileiro e norte-americano. B) da poltica de aproximao do Brasil com o Ir. C) da possvel participao dos Estados Unidos no conflito da Lbia junto a outras potncias. D) do apoio do Brasil ao deposto ditador do Egito.

105

www.pciconcursos.com.br

Legislao

Questo 11
Considerando o que dispe a Constituio da Repblica sobre a organizao polticoadministrativa brasileira, INCORRETO afirmar que A) os recursos minerais, inclusive os do subsolo, pertencem Unio. B) as ilhas fluviais e lacustres no pertencentes Unio, incluem-se entre os bens dos Municpios onde esto situadas. C) somente por lei pode ser criada uma autarquia. D) as funes de confiana so privativas de servidores ocupantes de cargo efetivo.

Questo 12
Considere as seguintes caractersticas atribudas ao Poder Legislativo da Unio. I. composto de representantes do povo, eleitos pelo sistema proporcional.

II. O nmero total de membros bem como a representao por Estado proporcional populao. III. Tem competncia privativa para dispor sobre sua organizao, funcionamento, poltica, criao, transformao ou extino de cargos, empregos e funes de seus servios. So comuns Cmara dos Deputados e ao Senado Federal A) todas as trs caractersticas. B) apenas a caracterstica II. C) apenas as caractersticas I e III. D) apenas a caracterstica III.

10

105

www.pciconcursos.com.br

Questo 13
Considere, hipoteticamente, o seguinte ato administrativo: nomeao de Joo Antnio Milagres para cargo de confiana de Chefe de Gabinete do Prefeito Municipal. NO est corretamente identificado o seguinte elemento do referido ato: A) sujeito: o indivduo nomeado. B) objeto: estabelecimento de vnculo entre o Municpio e o escolhido para ocupar o cargo. C) finalidade: satisfao do interesse pblico. D) motivo: necessidade de preenchimento do cargo.

Questo 14
Aprovado em concurso pblico, Paulo DAssumpo exerce, em estgio probatrio, cargo pblico efetivo da Administrao Direta do Municpio de Contagem. No que se refere ao desenvolvimento na carreira, CORRETO afirmar que Paulo A) poder concorrer progresso e promoo. B) poder concorrer promoo, mas no progresso. C) poder concorrer progresso, mas no promoo. D) no concorrer promoo ou progresso.

Questo 15
Sobre a diviso do Municpio de Contagem em Administraes Regionais, CORRETO afirmar que A) condio para instalao da Administrao Regional que a populao local seja superior a 50.000 habitantes. B) a diviso em Administrao Regional feita mediante lei municipal de iniciativa do Prefeito ou da Mesa da Cmara Municipal. C) a Administrao Regional designada pelo nome da respectiva sede. D) a definio das atribuies da Administrao Regional feita, em decreto, pelo Prefeito Municipal.

11

105

www.pciconcursos.com.br

Conhecimentos Especficos

Questo 16
Para classificao dos principais estilos de liderana, Blake e Mouton (1972) estabeleceram a Grade Gerencial, representada na seguinte figura.

Em relao aos principais pontos de interao nos quatro cantos e no centro da Grade, assinale a afirmativa CORRETA. A) No ponto 9,1, a ateno concentrada nas necessidades das pessoas, pois relacionamentos satisfatrios conduzem a uma atmosfera confortadora e a um trabalho cordial. B) No ponto 1,9, a eficincia nas operaes resulta de se fazer um arranjo nas condies de trabalho de tal modo que os elementos humanos interfiram em um grau mnimo. C) No ponto 9,9, a aplicao de um esforo mnimo para se conseguir que o trabalho necessrio seja executado adequada e suficiente para se conservar a prerrogativa de membro da organizao. D) No ponto 5,5, um adequado desempenho organizacional alcanado por meio do equilbrio entre a necessidade de se conseguir que o trabalho seja executado e a manuteno do moral das pessoas num nvel satisfatrio.

12

105

www.pciconcursos.com.br

Questo 17
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando os princpios da administrao cientfica de Taylor com os conceitos/finalidades a eles relacionados. COLUNA I 1. Princpio de planejamento 2. Princpio de preparo 3. Princpio de controle 4. Princpio da execuo ( ) ( ) ( ) C O L U N A II Selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptides, prepar-los e trein-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o mtodo planejado, aprontando tambm mquinas e equipamentos de produo, o arranjo fsico e a disposio racional das ferramentas e materiais. Distribuir distintamente as atribuies e responsabilidades, para que a execuo do trabalho seja bem mais disciplinada. Controlar o trabalho para certificar-se de que o mesmo est sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e o plano previsto, sendo que a gerncia deve cooperar com os trabalhadores para que a execuo seja a melhor possvel. Substituir no trabalho o critrio individual do operrio, a improvisao e a atuao emprico-prtica, pelos mtodos baseados em procedimentos cientficos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de nmeros CORRETA. A) (3) (2) (1) (4) B) (2) (4) (3) (1) C) (4) (3) (2) (1) D) (3) (4) (1) (2)

13

105

www.pciconcursos.com.br

Questo 18
Sobre Administrao Participativa, CORRETO afirmar que suas quatro categorias principais so A) aprimoramento da informao, participao no processo decisrio, participao na direo e participao nos resultados. B) participao na direo, comunicao com clientes, participao nos resultados e responsabilidade social. C) participao no processo decisrio, aprimoramento da informao, comunicao com funcionrios e comunicao com clientes. D) participao no processo decisrio, comunicao com funcionrios, participao na direo e responsabilidade social.

Questo 19
Analise as seguintes afirmativas sobre administrao de processos e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) A administrao de processos consiste em administrar as funes permanentes como elos de uma corrente e no como departamentos isolados uns dos outros. A administrao de processos deve ser realizada por equipe constituda pelos representantes da rea funcional de maior responsabilidade na sua execuo. A necessidade de uma ligao estreita entre as fontes de insumos e os clientes o fator determinante na identificao dos processos centrais de uma empresa. No modelo de administrao de processos, o principal indicador de desempenho a valorizao das aes ou a lucratividade, que traz como consequncia a satisfao dos clientes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de letras CORRETA. A) (F) (F) (V) (V) B) (F) (F) (V) (F) C) (V) (V) (F) (V) D) (V) (F) (V) (F)

14

105

www.pciconcursos.com.br

Questo 20
O Benchmarking pode ser considerado um processo contnuo e sistemtico que busca comparar prticas e mtodos de trabalho de uma organizao com outras, de forma a identificar fatores que conduzam a um desempenho superior. Sobre esse processo, CORRETO afirmar que suas cinco etapas so A) anlise, integrao, ao, controle e fiscalizao. B) anlise, integrao, programao, controle e avaliao C) planejamento, anlise, controle, avaliao e maturidade. D) planejamento, anlise, integrao, ao e maturidade.

Questo 21
Analise as seguintes afirmativas sobre formas histricas de administrao pblica e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) A administrao pblica gerencial frequentemente identificada com as ideias neoliberais em razo de que as tcnicas de gerenciamento so quase sempre introduzidas ao mesmo tempo em que se implantam programas de ajuste estrutural, visando enfrentar a crise fiscal do Estado. A administrao pblica gerencial pressupe que os gestores pblicos so merecedores de um grau limitado de confiana, permanentemente controlada por resultados, mas ainda assim, suficiente para permitir a delegao e a liberdade de escolher os meios mais apropriados ao cumprimento das metas prefixadas. So, dentre outras, caractersticas bsicas definidoras da administrao pblica gerencial, a adoo da estratgia de descentralizao e do incentivo criatividade e inovao e a utilizao do contrato de gesto como instrumento de controle sobre os gestores pblicos. Weber (1922), o principal analista do processo de adoo de uma administrao pblica burocrtica em substituio s formas patrimonialistas de administrar o Estado, destacou com muita nfase a superioridade da autoridade racional-legal sobre o poder patrimonialista.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de letras CORRETA. A) (F) (F) (V) (V) B) (F) (F) (V) (F) C) (V) (V) (V) (V) D) (V) (F) (F) (F)

15

105

www.pciconcursos.com.br

Questo 22
Analise as seguintes afirmativas sobre a adaptao dos mecanismos tradicionais de accountability da administrao pblica a um enfoque novo voltado para o desempenho. I. A agncia manteria registros para demonstrar que est fazendo progressos com respeito ao cumprimento das metas e, esporadicamente, emitiria um relatrio resumindo suas conquistas. O poder legislativo estabeleceria as regras gerais para os resultados que devem ser atingidos durante o ano fiscal seguinte e uma organizao do poder executivo as codificaria em metas mais detalhadas. Outros jornalistas, organizaes de vigilncia e stakeholders examinariam os registros detalhadamente, verificando se as metas teriam sido atingidas e detectando comportamentos desonestos.

II.

III.

A partir dessa anlise, pode-se concluir que A) apenas as afirmativas I e II esto corretas. B) apenas as afirmativas I e III esto corretas. C) apenas as afirmativas II e III esto corretas. D) todas as afirmativas esto corretas.

Questo 23
Sobre o contedo do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado do Governo Fernando Henrique Cardoso, assinale a afirmativa CORRETA. A) Ao setor de atividades exclusivas, responsvel pela tomada de decises no nvel estratgico, cabe definir as leis e as polticas pblicas, bem como cobrar o seu cumprimento. B) O projeto Sistemas de Gesto Pblica objetiva introduzir novos conceitos e tcnicas de gesto, baseados no desempenho, na reduo ao mnimo dos erros, e na participao dos funcionrios na definio dos processos de trabalho. C) O Plano considera que o modelo burocrtico tradicional que a Constituio de 1988 e todo o sistema do direito administrativo brasileiro privilegiam est baseado no formalismo, no excesso de normas e na rigidez de procedimentos. D) O processo de publicizao prev a descentralizao para a administrao indireta da execuo de servios que no envolvem o exerccio do poder de Estado.

16

105

www.pciconcursos.com.br

Questo 24
Segundo Chiavenato (2006), as tcnicas de treinamento so classificadas quanto ao uso, tempo e local de aplicao. Em relao ao uso, CORRETO afirmar que so tcnicas de treinamento A) as de integrao empresa e as posteriores ao ingresso no trabalho. B) as orientadas para o contedo, as para o processo e as mistas. C) as presenciais e a distncia. D) a suplementar ao treinamento em servio, os seminrios e os workshops.

Questo 25
Analise as seguintes afirmativas sobre a qualidade de vida no trabalho. I. A segurana do trabalho refere-se ao conjunto de normas e procedimentos que visa proteo da integridade fsica e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de sade inerentes s tarefas do cargo e ao ambiente fsico onde so executadas.

II. A VI Conferncia Internacional de Estatstica do Trabalho estabeleceu o coeficiente de frequncia, utilizado para medir o nmero de dias perdidos e computados em cada milho de homens/horas trabalhadas durante o perodo de tempo considerado. III. A qualidade de vida no trabalho assimila duas posies antagnicas: de um lado, a reivindicao dos empregados quanto ao bem-estar e satisfao no trabalho; e de outro, o interesse das organizaes quanto a seus efeitos potenciadores sobre a produtividade e qualidade. A partir dessa anlise, pode-se concluir que A) apenas a afirmativa II est correta. B) apenas a afirmativa III est correta. C) apenas as afirmativas II e III esto corretas. D) nenhuma das afirmativas est correta.

17

105

www.pciconcursos.com.br

Questo 26
Sobre os sistemas de administrao das organizaes humanas, INCORRETO afirmar que, A) no Sistema Autoritrio Coercitivo: o sistema de recompensas enfatiza as punies e medidas disciplinares, bem como obedincia estrita aos regulamentos internos, e so raras as recompensas materiais. B) no Sistema Autoritrio Benevolente: o processo decisorial centralizado na cpula, permitindo pequena delegao de decises simples e rotineiras. C) no Sistema Consultivo: o sistema de comunicaes facilita o fluxo de comunicaes verticais (ascendentes/descendentes) e horizontais. D) no Sistema Participativo: a respeito das relaes interpessoais, relativa confiana depositada nas pessoas, a empresa incentiva a organizao informal e so espordicos o trabalho em grupo ou em equipe.

Questo 27
Analise as seguintes afirmativas sobre oramento pblico, consoante os dispositivos da Constituio Federal Brasileira de 1988 (CF/88). I. A CF/88 estabelece que o PPA, a LDO e a LOA, todos instrumentos de planejamento oramentrio, so leis de iniciativa conjunta dos Poderes Executivo e Legislativo. A CF/88 determina que a LOA no conter dispositivo estranho previso de receita e fixao de despesa, incluindo-se nessa proibio a autorizao para a abertura de crditos suplementares. A CF/88 permite, de forma excepcional, a utilizao de crditos oramentrios ilimitados para a reserva de contingncia, destinada a contemplar despesas imprevisveis e urgentes decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica.

II.

III.

A partir dessa anlise, pode-se concluir que A) apenas a afirmativa III est correta. B) apenas a afirmativa II est correta. C) apenas a afirmativa I est correta. D) nenhuma afirmativa est correta.

18

105

www.pciconcursos.com.br

Questo 28
O 8o do art. 165 da Constituio Brasileira de 1988 contm o seguinte disposto: [...] no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei. CORRETO afirmar que esse disposto constitui uma exceo ao princpio oramentrio da A) anualidade. B) discriminao ou especializao. C) exclusividade. D) no-afetao das receitas.

Questo 29
Analise as seguintes afirmativas sobre licitao pblica, consoante os dispositivos da Lei n. 8.666/1993 e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ( ( ( ) A autoridade competente para a aprovao do procedimento licitatrio pode, a seu critrio, revogar a licitao, mediante simples despacho. ) A licitao se ultima com o julgamento e a classificao das propostas, de acordo com os critrios de avaliao constantes do edital. ) Aps a fase de habilitao, no cabe desistncia de proposta, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comisso. ) As compras, sempre que possvel, devero submeter-se s condies de aquisio e pagamento semelhantes s do setor privado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de letras CORRETA. A) (V) (V) (F) (F) B) (F) (F) (V) (V) C) (V) (F) (V) (F) D) (V) (V) (V) (F)

19

105

www.pciconcursos.com.br

Questo 30
Analise o seguinte quadro contendo informaes sobre o esquema de classificao da despesa pblica, conforme dispositivos da Lei n. 4.320/64. ORDEM 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. DISCRIMINAO Aquisio de ttulos representativos de capital de empresa em funcionamento Auxlios para inverses financeiras Constituio de fundos rotativos Encargos diversos Equipamentos e instalaes Juros da dvida pblica Participao em constituio ou aumento de capital de empresas ou entidades comerciais ou financeiras Participao em constituio ou aumento de capital de empresas ou entidades industriais ou agrcolas Servios em regime de programao especial Subvenes econmicas

Com base nessa anlise, CORRETO afirmar que integram o grupo Inverses Financeiras, no quadro analisado, os itens de nmero A) 4, 5 e 9. B) 2 e 10. C) 1, 3 e 7 D) 6 e 8.

20

105

www.pciconcursos.com.br

Questo 31
Conforme disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal, a lei de diretrizes oramentrias atender o disposto no 2o do art. 165 da Constituio. Adicionalmente, CORRETO afirmar que a lei de diretrizes oramentrias dispor tambm sobre A) critrios de fixao e limites relativos s despesas de exerccios anteriores. B) normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos. C) o resultado nominal a ser obtido com vistas reduo do montante da dvida e das despesas com juros. D) o controle de custos de programas financiados com recursos extraoramentrios.

Questo 32
Em relao s despesas com pessoal, conforme dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a alternativa INCORRETA. A) A despesa total com pessoal ser apurada somando-se a realizada no ms em referncia com as dos onze imediatamente anteriores, adotando-se o regime de competncia. B) Na esfera estadual a repartio dos limites globais do art. 19 no poder exceder os seguintes percentuais: 4% para o Legislativo, includo o Tribunal de Contas do Estado; 5% para o Judicirio; 48% para o Executivo; e 3% para o Ministrio Pblico. C) Na verificao do atendimento dos limites definidos no art. 19 da Lei em referncia no sero computadas as despesas de indenizao por demisso de servidores ou empregados e as relativas a incentivos demisso voluntria. D) Os valores dos contratos de terceirizao de mo de obra que se referem substituio de servidores e empregados pblicos sero contabilizados como Outras Despesas de Pessoal.

21

105

www.pciconcursos.com.br

Questo 33
No contexto do Modelo Conceitual de Mensurao do Resultado Econmico em Entidades Pblicas proposto por Slomski (1996), considere, para um determinado exerccio, os seguintes valores hipotticos relativos Prefeitura X. Receita econmica = $ 150.200 Custos indiretos identificveis aos servios = $ 40.300 Custos diretos identificveis aos servios = $ 68.600 Depreciaes = $ 18.000 Com base nesses valores, CORRETO afirmar que a Margem Bruta e o Resultado Econmico da Prefeitura X so, respectivamente, iguais a A) $ 132.200 e $ 63.600. B) $ 109.900 e $ 58.300. C) $ 81.600 e $ 23.300. D) $ 41.300 e $ 91.900.

Questo 34
Analise as seguintes afirmativas sobre os objetivos do Cdigo das Melhores Prticas de Governana Corporativa, editado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governana Corporativa). I. Quando o cidado observa se a gesto pblica de seu Estado ou Municpio est ou no tomando providncias para a melhoria das condies de sade da populao, est contribuindo para que seja atingido o objetivo aumentar o valor da sociedade. Quando o gestor pblico cria condies para que as ruas, avenidas, viadutos, escolas, postos de sade continuem oferecendo servios com a qualidade e tempestividade que a sociedade requer, est cumprindo o objetivo contribuir para sua perenidade. Se os gestores pblicos do Estado ou do Municpio adotam polticas pblicas que atraiam investimentos privados sem provocar externalidades negativas e com gerao de emprego e renda, esto cumprindo o objetivo melhorar seu desempenho.

II.

III.

A partir dessa anlise, pode-se concluir que esto corretas A) apenas as afirmativas I e II. B) apenas as afirmativas I e III. C) apenas as afirmativas II e III. D) todas as afirmativas.
22 105

www.pciconcursos.com.br

Questo 35
A Instruo Normativa (IN) N. 08/2008 do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, dispe sobre as contas anuais, prestadas pelo Chefe do Poder Executivo Municipal. Sobre os dispositivos contidos nesta IN, assinale a afirmativa INCORRETA. A) As contas sero apresentadas ao tribunal no prazo de 60 (sessenta) dias aps o encerramento do exerccio, por intermdio do correio, fac-smile ou e-mail, a critrio da autoridade municipal. B) Dever ser encaminhado, juntamente com a prestao de contas, relatrio de avaliao dos aspectos previstos nesta IN, emitido pelo rgo de controle interno do poder executivo, vedada a emisso de relatrios produzidos por empresa de assessoria, auditoria ou consultoria contratada. C) O descumprimento do prazo de prestar contas, previsto nessa Instruo Normativa, ensejar a determinao pelo tribunal do bloqueio das transferncias de fundos federais ao Municpio, nos termos do 2o do art. 6o do Decreto-Lei n. 1.805/1980. D) Sero arrolados, nos processos de prestao de contas anual, os titulares de Poder, os ordenadores de despesas, e os responsveis pela contabilidade e pelo controle interno.

23

105

www.pciconcursos.com.br

FOLHA DE RESPOSTAS (RASCUNHO)

AO TRANSFERIR ESSAS MARCAES PARA A FOLHA DE RESPOSTAS, OBSERVE AS INSTRUES ESPECFICAS DADAS NA CAPA DA PROVA. USE CANETA ESFEROGRFICA AZUL OU PRETA.
24 105

www.pciconcursos.com.br

ATENO: AGUARDE AUTORIZAO

25

www.pciconcursos.com.br

PARA VIRAR O CADERNO DE PROVA.

105

Potrebbero piacerti anche