Sei sulla pagina 1di 153

Direito Penal

_____________________________________________________________________

BIBLIOGRAFIA INDICADA PARA O EXAME DA SEGUNDA FASE:


- Cdigo Penal Comentado - Delmanto - Editora Renovar - Cdigo Penal Comentado Guilherme de Souza Nucci - 5 ed. - Editora RT - Cdigo Penal Comentado Mirabete Editora Atlas - Cdigo de Processo Penal Interpretado - Mirabete Editora Atlas - Cdigo de Processo Penal Anotado-Damsio de Jesus - Ed. Saraiva. - Manual de Processo Penal Fernando da Costa Tourinho Filho Editora Saraiva - Manual de Processo e Execuo Penal Guilherme de Souza Nucci - RT - As nulidades no Processo Penal Ada Pellegrini Grinover Editora RT - Lei dos Juizados Especiais Criminais Ada Pellegrine Grinover - Leis Penais Especiais - Guilherme de Souza Nucci - Execuo Penal Mirabete Editora Atlas - Lei de Execuo Penal - Mirabete - Processo Penal Antonio Scarance Fernandes Editora RT - Manual de Direito Penal Mirabete ou Fernando Capez - lei Maria da Penha - Lei Penais e Processuais Penais Comentadas Guilherme de Souza Nucci RT. - Material de Processo Penal j atualizado (Guilherme de Souza Nucci)

___________________________________________________________________
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

TESES DE DEFESA A tese o ncleo da pea e refere-se ao fato descrito no problema, constituindo o direito que ser defendido pelo candidato. O pedido ser a decorrncia lgica da tese defendida, devendo-se sempre resguardar uma lgica entre a tese defendida e o que for pleiteado ao final. Se a atuao do candidato for pela acusao, a tese ser a existncia do crime, de culpabilidade e de punio. Porm, no caso de atuar pela defesa do ru, o candidato dever demonstrar que no esto presentes os elementos do crime, que o ru no culpvel ou que no ser possvel pun-lo, quer pela existncia de alguma dirimente, quer pela ocorrncia de alguma causa extintiva da punibilidade. Poder, ainda, suscitar o reconhecimento de nulidades que tenham ocorrido durante o processo. O Direito Penal uma matria extensa e possibilita o surgimento de inmeras teses de defesa. A seguir, analisaremos as teses mais comuns.

1. FALTA DE JUSTA CAUSA Trata-se de um ataque ao mrito da ao penal. A tese de falta de justa causa abrange situaes relacionadas com a inexistncia do crime, com a culpabilidade do agente e com a impossibilidade de imposio da pena.

2. EXTINO DA PUNIBILIDADE: A punibilidade a conseqncia do crime, desde que o sujeito tenha cometido um fato tpico, antijurdico e culpvel. ___________________________________________________________________
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

Pode, entretanto, ocorrer uma situao que impea o jus puniendi do Estado, no obstante tenha o sujeito praticado a infrao penal. So as causas de extino da punibilidade, elencadas no artigo 107 do Cdigo Penal. Vale ressaltar que o rol do artigo 107 do Cdigo Penal no taxativo. Podemos encontrar outras causas em diversos pontos da legislao penal (vide Cdigo Penal - Celso Delmanto sob o ttulo Outras causas no indicadas neste art. 107). Ex.: o ressarcimento do dano no peculato culposo (artigo 312, 3).

3. NULIDADE: Esta tese de defesa um ataque ao processo. O processo regulado por regras que buscam permitir s partes a igualdade e o equilbrio necessrio na postulao, na produo das provas a na argumentao perante o rgo julgador. Quando essas regras no so cumpridas, a relao processual fica desequilibrada, fazendo com que o ato irregular seja refeito, a fim de restaurar o equilbrio. Normalmente, o processo formado por atos contnuos, onde um conseqncia do outro, razo pela qual a nulidade de um ato invalida os que se seguiram. As nulidades so tratadas no artigo 564 do Cdigo de Processo Penal e se dividem em nulidades absolutas e nulidades relativas. - Nulidade absoluta: o prejuzo presumido; atinge o interesse pblico; viola diretamente princpios processuais, constitucionais ou normas infraconstitucionais garantidoras do interesse pblico; pode ser alegada a qualquer momento; pode ser reconhecida de ofcio pelo juiz.

___________________________________________________________________
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ - Nulidade relativa: o prejuzo dever ser demonstrado; atinge o interesse privado das partes; viola dispositivos infraconstitucionais; passvel de precluso e deve ser suscitada pelas partes. O momento para a argio de eventuais nulidades depende de sua espcie. As nulidades absolutas podem ser suscitadas e reconhecidas a qualquer tempo. J as nulidades relativas devem ser argidas na primeira oportunidade que a parte tiver para se manifestar no processo, sob pena de serem consideradas sanadas.

4. ABUSO DE AUTORIDADE: Esta tese de defesa dever ser utilizada sempre que um direito subjetivo for negado ao ru. Podemos chamar de direito subjetivo aquele que tem requisitos a serem preenchidos para concesso, ou seja, preenchendo os requisitos necessrios, o acusado, indiciado ou condenado poder exigir determinado benefcio. A supenso condicional do processo e a fiana so os exemplos mais comuns de direitos subjetivos. Podemos, ainda, citar outras situaes: a no soltura do condenado depois de cumprida a pena; o no recebimento de recurso, apesar de preenchidos os requisitos objetivos e subjetivos etc.

___________________________________________________________________
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ COMPETNCIA

1 Grau de Jurisdio / 1 Instncia

Tribunal do Jri (Federal / Estadual) Varas Criminais (Federal / Estadual) JECrim (Federal / Estadual) Colgio Recursal (Estadual) Auditorias (varas) - esfera militar

2 Grau de Jurisdio / 2 Instncia

Tribunal de Justia Tribunal Regional Federal (5 regies) 3 regio So Paulo / Mato Grosso do Sul Tribunal Regional Eleitoral Tribunal de Justia Militar Superior Tribunal de Justia Militar

3 Grau de Jurisdio / 3 Instncia

Superior Tribunal de Justia (STJ)

33 ministros

___________________________________________________________________
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

4 Grau / 4 Instncia

Supremo Tribunal Federal (11 ministros)

Competncia dos Foros Regionais: Resoluo n 2 de 1976 (Lei n 3947 de 08 de agosto de 1983)

Competncia do Foro Regional: Crimes apenados com deteno de menor potencial ofensivo ou no, contravenes e um nico crime apenado com recluso que o crime de leso corporal dolosa grave.

Competncia do Colgio Recursal: So da competncia do Colgio Recursal os seguintes casos: Crimes cuja pena mxima seja menor ou igual a 2 anos e as contravenes penais. O Colgio Recursal composto por uma ou mais turmas de Juzes.

Competncia do Tribunal do Jri: Todos os crimes dolosos contra a vida, tentados ou consumados e mais os crimes conexos. (HOMICDIO; ABORTO; INDUZIMENTO INSTIGAO E AUXLIO AO SUICDIO E INFANTICDIO). ___________________________________________________________________
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

Competncia do DIPO:

(Departamento de Inquritos Policiais) Todos os crimes de deteno cuja pena mxima ultrapassar 2 anos e que ocorrem no Centro. Todos os crimes de recluso cuja pena mxima seja superior a 2 anos, com exceo dos crimes da competncia do Jri e do crime de leso corporal dolosa grave que ocorrer no foro regional, porque se este crime ocorrer no Centro a competncia do DIPO. Obs: Os crimes de menor potencial ofensivo e as contravenes que ocorrerem no Centro, estando o termo circunstanciado na mo do delegado, as peties sero todas endereadas ao juiz do JECrim do Foro Central da Capital. Obs: Quando o problema no falar onde ocorreu o crime, presume-se que foi no Centro.

___________________________________________________________________
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELOS DE CABEALHOS PARA:

Colgio Recursal: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz Presidente do Egrgio Colgio Recursal Criminal da Comarca da Capital.

Vara do JECrim: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara do Juizado Especial Criminal da Capital. Vara do Jri: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ...... Vara do Jri da Capital.

Vara Criminal da Comarca XXXXX: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da .....Vara Criminal da Comarca de

Vara Criminal da Capital: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ....... Vara Criminal da Capital

Vara das Execues Penais: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara das Execues Criminais da

Vara Federal Excelentssimo Senhor Doutor Juiz Federal da.... Vara Criminal Federal da Seco Judiciria de So Paulo. ___________________________________________________________________
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

D.I.PO: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito do Departamento de Inquritos Policiais da Capital D.I.PO.

Delegado de Polcia: Ilustrssimo Senhor Doutor Delegado de Polcia Titular do ..... Distrito Policial da Capital.

Tribunal Regional Federal da 3 Regio: Excelentssimo Senhor Doutor Desembargador Presidente do Egrgio Tribunal Regional Federal da 3 Regio. (quando for de Embargos alterar o endereamento para Desembargador Relator).

Tribunal de Justia: Excelentssimo Senhor Doutor Desembargador Presidente do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo.

Tribunal do Jri: Excelentssimo Senhor Doutor Juiz Presidente do Tribunal do Jri da Capital.

Superior Tribunal de Justia: Excelentssimo Senhor Doutor Ministro-Presidente do Colendo Superior Tribunal de Justia.

Supremo Tribunal Federal: Excelentssimo Senhor Doutor Ministro-Presidente do Colendo Supremo Tribunal Federal. ___________________________________________________________________
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

rgos da Justia Federal: Em 1 grau funcionam as Varas Criminais Federais, o JECrim Federal e o Jri Federal. Os Tribunais Regionais Federais esto distribudos em 5 regies, so elas: A 1 regio, diz respeito a Braslia; A 2 regio, diz respeito a Rio de Janeiro; A 3 regio, diz respeito a So Paulo e Mato Grosso do Sul; A 4 regio, diz respeito a Porto Alegre; A 5 regio, diz respeito a Recife.

Competncia pela esfera Federal: 1. Pelos artigos 108 e 109 da Constituio Federal, todos os crimes que afetem interesses e bens federais. 2. Certos crimes de leis especiais e do Cdigo Penal, so competncia Federal, como por ex: Contrabando, descaminho, fabricao de moeda falsa, trfico internacional de entorpecentes, crimes cometidos a bordo de navios e avies, crimes funcionais cometidos por funcionrios pblicos federais, crimes polticos e etc. Obs: As contravenes federais somente so julgadas pela esfera estadual, segundo a Smula 38 do Superior Tribunal de Justia e tambm com base no artigo 109, inciso IV da Constituio Federal.

___________________________________________________________________ 10
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

HABEAS CORPUS CONCEITO: O habeas corpus um remdio que tem conceituao na prpria carta poltica, em seu artigo 5, inciso LXVIII, que tem a finalidade de evitar ou de fazer cessar a violncia ou a coao liberdade de locomoo, decorrentes de ilegalidade ou de abuso de poder.

ESPCIES: A ao de habeas corpus comporta duas espcies, so elas: a) liberatrio aquele utilizado para fazer cessar uma coao liberdade de locomoo que se concretizou. b) preventivo destinado a afastar uma ameaa ao direito de locomoo do indivduo, e para isso, expedido o salvo-conduto.

CABIMENTO As hipteses de cabimento esto previstas nos artigos 647 e 648, todos do CPP:

a) sempre que algum sofrer ou se achar na iminncia de sofrer violncia ou coao ilegal na sua liberdade de ir e vir salvo nos casos de punio disciplinar; b) quando no houver justa causa; c) quando algum estiver preso por mais tempo do que determina a lei; d) quando quem ordenar a coao no tiver competncia para faz-lo; e) quando houver cessado o motivo que autorizou a coao; f) quando no for a algum admitido prestar fiana, nos casos em que a lei autoriza; g) quando o processo for manifestamente nulo; h) quando extinta a punibilidade.

___________________________________________________________________ 11
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ COMPETNCIA:

a) ao juiz singular, de ato ilegal ou praticado com abuso de poder pelo delegado;

b) ao Tribunal, de ato ilegal ou praticado com abuso de poder pelo juiz ou promotor de justia (procurador da repblica), levando-se em

considerao as regras de competncia estabelecidas pela lei estadual.

c) aos Tribunais Superiores, nos termos dos artigos 102, I, d, e i; 105, I, c, II, a, todos da Constituio Federal, etc

LEGITIMIDADE ATIVA: A ao de habeas corpus pode ser interposta por qualquer pessoa, no se exigindo capacidade postulatria para sua impetrao.

LEGITIMIDADE PASSIVA A ordem de habeas corpus pode ser impetrada contra pessoa ou autoridade que comete ato ilegal, ou ato praticado com abuso de poder. Com isso, fcil concluir que plenamente possvel a impetrao de habeas corpus contra ato de particular. Para isso, basta que este pratique um ato ilegal. PROCESSAMENTO DO HABEAS CORPUS Apresentada a ordem de habeas corpus, se esta no for rejeitada de plano, o Juiz ou Tribunal passar a aplicar o disposto no artigo 654 do Cdigo de Processo Penal. Em caso de deciso favorvel ao paciente, este ser imediatamente colocado em liberdade, salvo a ocorrncia de outra medida que tenha o condo de manter o agente no crcere. Por isso, concedendo-se a ordem o juiz expedir alvar de soltura clausulado.

___________________________________________________________________ 12
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

LIMINAR A concesso de medida liminar em HC jurisprudencialmente admitida, embora no encontre previso no Cdigo de Processo Penal. Uma vez evidenciado o periculum in mora (perigo da demora) e o fumus boni juris (fumaa do bom direito), a concesso da medida de rigor. Podendo ser requerida se necessrio for. O fumus boni juris a plausibilidade do direito, o amparo legal da medida, o argumento legal onde se sustenta o pleito liminar. O periculum in mora se traduz na probabilidade de dano irreparvel ou de difcil reparao, em caso de demora na concesso da liminar.

___________________________________________________________________ 13
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DE HABEAS CORPUS


Excelentssimo Senhor Doutor Desembargador Presidente do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo. Referncia: Habeas Corpus
(10 linhas)

........., advogado, inscrito na OAB/Seco So Paulo sob o n..., com escritrio na rua..... n...., nesta Capital, vem, respeitosamente perante Vossa Excelncia, com fundamento no artigo 5, LXVIII da Constituio Federal e artigo 647 e seguintes do Cdigo de Processo Penal, impetrar ordem de HABEAS CORPUS em favor de A, nacionalidade, estado civil, profisso, residente na rua...., n ..., nesta Capital, contra ato do ...................................(dever o candidato fazer meno a autoridade coatora) pelas razes abaixo aduzidas.
( 2 linhas)

(HISTRICO) Paciente ...(resumir o problema)


( 2 linhas)

(ARGUMENTAO) sustentar a tese


( 2 linhas)

Referida (ao quando a ao est em curso- ; ou condenao quando j existe sentena) constitui uma coao ilegal contra o paciente. (frase de introduo). Com efeito,.. (introduzir argumentos e fundamentos)
( 2 linhas)

(JURISPRUDNCIA) Conforme jurisprudncia:


( 2 linhas)

entendimento

predominante

na

Copiar jurisprudncia
( 2 linhas)

(PEDIDO) Diante do exposto, requer que aps solicitadas as informaes autoridade coatora seja concedida a ordem impetrada com base no artigo 648, ..., do Cdigo de Processo Penal, decretando-se .....................(FORMULAR PEDIDO EM TOTAL CONSONNCIA COM A TESE SUSTENTADA) ......., por ser medida de Justia!

( 2 linhas)

Termos em que, pede deferimento.


( 2 linhas)

Local e Data OAB/SP n .....

___________________________________________________________________ 14
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

Pedidos que devero ser utilizados na pea de Habeas Corpus, conforme a tese:

1- Tese

Falta

de

Justa

Causa

sem

Sentena:

Decretando-se

trancamento da ao penal.

2- Tese Falta de Justa Causa com Sentena: Decretando-se a cassao da Sentena.

3- Tese de Nulidade: Decretando-se a anulao ab initio ou a partir de .... .

4- Tese

Extino

da

Punibilidade:

Decretando-se

Extino

da

Punibilidade. 5- Tese Abuso de Autoridade: formular pedido em relao ao direito de locomoo ou ao direito subjetivo. (verificar se h a necessidade de pedir a cassao da sentena). Obs na tese de abuso de autoridade os possveis pedidos quando se discutir direito de locomoo sero:

- a revogao da priso preventiva; - o relaxamento da priso em flagrante; - a expedio do alvar de soltura em seu favor; - a expedio do contramandado de priso em seu favor. Todavia, dever o candidato observar a hiptese da discusso de um direito subjetivo, momento em que o pedido dever ser: cassao da sentena e concesso .............................(do benefcio pleiteado).

___________________________________________________________________ 15
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ ATENO - Estes pedidos abaixo tambm so complementares das teses j tratadas anteriormente, devendo o candidato verificar da sua necessidade e adequao para complementar seu pedido:

- a revogao da priso preventiva; - o relaxamento da priso em flagrante; - a expedio do alvar de soltura em seu favor; - a expedio do contramandado de priso em seu favor,

Somente na hiptese de Habeas Corpus Preventivo, dever apenas ser postulado o SALVO CONDUTO.

___________________________________________________________________ 16
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MANDADO DE SEGURANA O mandado de segurana uma ao destinada a proteger direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico. Logo, o mandado de segurana tem carter subsidirio, uma vez que, ele s ter cabimento, quando a ilegalidade ou abuso de poder, no puder ser tutelado pelo habeas corpus ou habeas data. uma ao de natureza cvel, podendo ser utilizada no mbito criminal, administrativo, tributrio, constitucional, e em demais ramos do direito onde houver uma violao a um direito lquido e certo.

CABIMENTO NA ESFERA CRIMINAL: Hipteses mais freqentes:

a) a denegao por parte do delegado de polcia, ao direito de vista do inqurito policial ao advogado; b) a denegao por parte do delegado de polcia, do direito do advogado entrevistar seu cliente; c) a denegao do juiz, a pedido da parte para a juntada do documento em fase procedimental adequada. Salvo nas hipteses vedadas por lei como por exemplo, o artigo 406 do CPP; d) do despacho do juiz que no admite o assistente de acusao; e) para obter efeito suspensivo em recursos; f) apreenso de bens etc.

COMPETNCIA: fixada levando-se em considerao a autoridade que pratica o ato ilegal ou com abuso de poder. Por exemplo, se o ato ilegal for praticado pelo ___________________________________________________________________ 17
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ delegado de polcia, a autoridade competente para conhecimento do mandado de segurana ser o Juiz de Direito da Comarca.

PROCESSAMENTO: O Mandado de segurana deve ser apresentado em duas vias, inclusive dos documentos, que propiciaro uma anlise mais detalhada da medida. Este o entendimento do artigo 6. da Lei 1533/51. Aps a distribuio do mandado de segurana, o juiz ao despachar a petio inicial, ordenar que se notifique o coator, para tomar conhecimento do contedo da petio, entregando-lhe a segunda via apresentada pelo requerente, com as cpias dos documentos que a acompanham, a fim de que preste as informaes necessrias, no prazo de 10 dias.

PRAZO: O prazo para a impetrao do Mandado de segurana ser de 120 dias, contados a partir da cincia do ato a ser impugnado.

LEGITIMIDADE: A legitimidade ativa para a propositura do mandado de segurana ser do impetrante, isto , da pessoa titular do direito individual ou coletivo, lquido e certo, mesmo aquelas entidades destitudas de personalidade jurdica. A legitimidade passiva por sua vez ser a autoridade coatora.

LIMINAR: perfeitamente possvel a concesso de medida liminar em se tratando de mandado de segurana, desde que evidenciado o periculum in mora (perigo da demora) e o fumus boni juris(fumaa do bom direito).

___________________________________________________________________ 18
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MANIFESTAO DO REPRESENTANTE DO MINISTRIO PBLICO Na hiptese de mandado de segurana proposto pela parte, que no seja o Ministrio Pblico, este dever manifestar-se a respeito do mandado. Por outro lado, impetrado o mandado de segurana pelo Ministrio Pblico ser obrigatria citao do ru como litisconsorte passivo, nos termos da Smula 710 do Supremo Tribunal Federal.

DOS RECURSOS: Da deciso que concede ou denega o mandado de segurana em 1 instncia caber o recurso de apelao, e se denegado em 2 instncia, caber recurso ordinrio constitucional.

___________________________________________________________________ 19
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DE MANDADO DE SEGURANA


Excelentssimo Senhor Doutor Desembargador Presidente do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo.

(10 linhas)

......, (nacionalidade), (estado civil), (profisso), residente na rua...............n....., nesta Capital, por seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelncia, com fundamento no artigo 5, LXIX da Constituio Federal e artigo 1 e seguintes da Lei 1533/51, impetrar

MANDADO DE SEGURANA COM PEDIDO DE LIMINAR contra ato ilegal praticado pelo..... .......(indicar a autoridade coatora), pelas razes abaixo aduzidas.
(2 linhas) (HISTRICO)

O impetrante (resumir o problema)


( 2 linhas) (ARGUMENTAO)

Verifica-se ..........(desenvolver seu raciocnio jurdico)


( 2 linhas)

no

caso

em

testilha,

(JURISPRUDNCIA)

Conforme entendimento jurisprudencial: Copiar jurisprudncia


DA LIMINAR

A concesso da medida liminar de rigor, j que esto presentes os requisitos: Fumus Boni Juris Periculum in mora

___________________________________________________________________ 20
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________
( 2 linhas) (PEDIDO)

Diante

de

todo

exposto,

requer

seja

concedida liminarmente a ordem impetrada para .............., j que presentes os requisitos autorizadores, bem como a notificao da autoridade coatora para que preste as informaes que achar necessrias, no prazo legal, e a oitiva do Digno Representante do Ministrio Pblico. Postula-se, ao final, seja concedida definitivamente a segurana como medida de justia!!! D a presente o valor de R$ 1.000,00 ( dez mil reais ) para efeitos fiscais. Termos em que, pede deferimento. Local e data ________________________ OAB/SP n ..... .

___________________________________________________________________ 21
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

LIBERDADE PROVISRIA
A liberdade provisria o instituto que garante ao acusado o direito de aguardar o transcurso do processo em liberdade. Como regra, no ordenamento jurdico nacional o ru deve responder ao processo em liberdade. Sua priso, somente se justifica em casos de comprovada necessidade. Este entendimento corroborado pela prpria Constituio Federal, em seu artigo 5., inciso LXVI que estabelece, ningum ser levado a priso ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem fiana.

ESPCIES a) obrigatria trata-se de direito incondicional do acusado, o ru ao ser preso, tem o direito permanecer em liberdade, respondendo ao processo sem ser encarcerado. conhecida como direito de livrar-se solto, art.321 do CPP; b) permitida o ru ao ser preso, se no couber a decretao da priso preventiva, poder ser colocado em liberdade, desde que comprove fazer jus a este benefcio, como, por exemplo, ser primrio, portador de bons antecedentes ou ainda for condenado por sentena condenatria recorrvel;

MODALIDADE DA FIANA a) Por depsito consistir no depsito de dinheiro, pedras, objetos ou metais preciosos, ttulos da dvida pblica federal, estadual ou municipal, ou em hipoteca inscrita em primeiro lugar (CPP, art. 330); b) Por hipoteca as hipteses de hipoteca de bens esto previstas no artigo 1.473 do CC.

ARBITRAMENTO Para arbitrar o valor da fiana a autoridade levar em considerao a natureza da infrao, as condies pessoais de fortuna do acusado, a sua vida ___________________________________________________________________ 22
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ pregressa, as circunstncias indicativas de sua periculosidade, bem como a importncia provvel das custas do processo at final julgamento. (CPP, art. 326). Desta forma, o juiz deve levar em conta a condio de fortuna da pessoa, pois, se no, a fiana ser um bice concesso da liberdade. So legitimados para conceder liberdade provisria: a) o delegado de polcia nos crimes apenados com deteno, e de priso simples; b) o juiz nos casos de recluso, deteno e priso simples. Ressalte-se que a autoridade policial no poder conceder liberdade provisria nos crimes apenados com recluso. A liberdade provisria poder ser concedida sem fiana nos seguintes casos: o ru tenha o direito de livra-se solto; se presentes uma das causas excludentes de ilicitude, nos termos do artigo 310 e tambm na hiptese de o ru no ostentar condies para pagamento de fiana, art.350 do CPP. E agora, diante da nova Lei 11.464.2007, caber Liberdade Provisria sem fiana nos crimes Hediondos e assemelhados. A liberdade provisria ser concedida com o pagamento de fiana nas hipteses que no esto elencadas nos artigos 323 e 324 do Cdigo de Processo Penal.

___________________________________________________________________ 23
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DE LIBERDADE PROVISRIA


Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ....Vara Criminal da Comarca de .........
(10 linhas)

........., devidamente qualificado no *auto de priso em flagrante sob o n ......, lavrado pelo Dr. Delegado do ...... Distrito Policial, pelo crime previsto no artigo ......... do Cdigo Penal, por seu advogado que esta subscreve (doc 01), vem, respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, com fundamento no artigo 5, LXVI da Constituio Federal e artigo 310 pargrafo nico do Cdigo de Processo Penal, requerer LIBERDADE PROVISRIA COM FIANA pelos fatos a seguir aduzidos.
( 2 linhas) (HISTRICO)

Narrar apenas os fatos


(2 linhas) (ARGUMENTAO)

Dever o candidato nesta pea sustentar que no esto presentes os pressupostos para a decretao da priso preventiva) com fulcro no artigo 312 e seguintes do Cdigo de Processo Penal. (caso ainda o candidato venha pedir fiana dever explicar seu cabimento fundamentadamente).
( 2 linhas) (PEDIDO)

Diante do exposto, inexistindo requisitos autorizadores da priso preventiva e, comprometendo-se a comparecer a todos os atos do processo, requer, aps o parecer do digno Representante do Ministrio Pblico1, seja concedida a liberdade provisria (com ou sem fiana de acordo com o problema), expedindo-se o competente alvar de soltura em favor do requerente, como medida de Justia !! Nestes termos, pede deferimento. Local e data ________________ OAB/SP n ......... Ateno: *caso j tenha sido instaurada a ao penal, substituir por * nos autos da ao penal....... .

1 Em crimes punidos com deteno, em que a autoridade policial pode arbitrar fiana, no h necessidade de manifestao do MP.

___________________________________________________________________ 24
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ RELAXAMENTO DA PRISO EM FLAGRANTE No relaxamento da priso em flagrante, ataca-se a priso, pois esta contm alguma ilegalidade em seu aspecto formal. Portanto, algumas das formalidades do Cdigo deixaram de ser observadas. Todas as vezes que alguma das formalidades previstas para a confeco da priso em flagrante deixarem de serem observadas, a parte poder contestar esta priso ante o Poder Judicirio.

___________________________________________________________________ 25
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DE RELAXAMENTO DE PRISO EM FLAGRANTE Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ......Vara Criminal da Comarca de .........
(10 linhas)

......, devidamente qualificado no *auto de priso em flagrante n..... pelo crime previsto no artigo ...., do Cdigo Penal, por seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, Constituio Federal, requerer o presena de Vossa Excelncia, com fundamento no artigo 5, LXI, LXV da

RELAXAMENTO DA PRISO EM FLAGRANTE pelos fatos a seguir aduzidos:


( 2 linhas) (HISTRICO)

Narrar os fatos
(2 linhas) (ARGUMENTAO)

Sustentar flagrncia da priso


( 2 linhas)

enfaticamente

no

(ARGUMENTAO)

Diante do exposto, vem requerer a V. Exa., que aps a certificao do alegado seja relaxada a priso em flagrante imposta ao requerente, expedindo-se o competente alvar de soltura em seu favor, por ser medida de justia! Nestes termos, pede deferimento. Local e Data _______________ OAB/SP n.....

OBS: Caso haja ao penal, na nica hiptese do cabimento desta pea no curso da ao, alterar para *nos autos da ao penal.

___________________________________________________________________ 26
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ REPRESENTAO Ilustrssimo Senhor Doutor Delegado de Polcia Titular Policial da


(10 linhas)

do __ Distrito

.........,

nacionalidade,

estado

civil,

profisso, residente na rua ............., n...... por seu advogado abaixo assinado, conforme mandato anexado, vem, respeitosamente, presena de Vossa Senhoria, REPRESENTAR nos termos do artigo 39 do Cdigo de Processo Penal, contra ......, nacionalidade, estado civil, profisso, residente e domiciliado na Rua ...........,n....., Cidade de ...../SP, pelos fatos e fundamentos a seguir aduzidos.
(2 linhas) (HISTRICO)

(2 linhas)

Narrar nomenclatura representante e representado.


(2 linhas)

problema,

usando

(ARGUMENTAO) (2 linhas) (PEDIDO)

Diante do exposto, representa nos termos do artigo 5, 4 do Cdigo de Processo Penal, a fim de que seja instaurado o procedimento policial para apurao do crime de ............... .
(2 linhas)

Nestes termos, pede deferimento.


(2 linhas)

Local e Data _____________________ OAB/SP n... Rol de Testemunhas: 1) 2) 3) ___________________________________________________________________ 27


www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DE REQUERIMENTOS

Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da .... Vara Criminal da Comarca de ............. ( quando j estiver distribudo)

(10 linhas)

Processo n..... .................., j qualificado nos autos em referncia, por seu advogado abaixo assinado, vem, respeitosamente presena de Vossa Excelncia, expor e requer o que segue:
(2 linhas)

(HISTRICO)
(2 linhas) (ARGUMENTAO) (2 linhas) JUNTADA DE DOC. SUBSTITUIO DE TESTEMUNHAS, ETC. (2 linhas)

(PEDIDO)

Diante do exposto, requer a Vossa Excelncia a ........., por ser esta medida de justia!
(2 linhas)

Nestes termos, pede deferimento.


(2 linhas)

Local e Data ___________ OAB/SP n...... ___________________________________________________________________ 28


www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ QUEIXA-CRIME
A queixa crime consiste na petio inicial da ao penal privada. De acordo com o artigo 41 do CPP, deve ser redigida observando-se os seguintes requisitos: descrio do fato, qualificao do querelado, classificao jurdica do fato, rol de testemunhas. O prazo para oferecimento da queixa decadencial de 6 meses, tendo como termo inicial a data em que o ofendido tomou conhecimento da autoria do delito.

O autor da ao penal chamado de querelante, e o ru, querelado. Essa terminologia deve sempre ser utilizada, porquanto especfica pea em estudo. Ainda, devem ser arroladas as testemunhas quando do oferecimento da queixa. Ser, por fim, cabvel o oferecimento de queixa crime quando se tratar de ao penal privada subsidiria da pblica. Por fora da lei estadual 11.608/2003, devem ser recolhidas custas judiciais na ao privada, no valor de 50 UFESPS no momento da distribuio da ao, e nas infraes do Jecrim, exceto na Ao Penal Privada Subsidiria da Pblica. Obs: Estudar a Lei n 11.608 de 29 de dezembro de 2003. Diferenas entre a queixa-crime do JECrim e a queixa-crime comum: No JECrim segue o rito sumarssimo, enquanto que na vara comum segue o rito ordinrio dos artigos 519 at o 523 do Cdigo de Processo Penal. No JECrim podero ser arroladas at 5 testemunhas, no ordinrio at 8 testemunhas. No JECrim da designao de audincia preliminar e no reconciliao, ou seja, a queixa no JECrim segue as regras da Lei 9.099/95 e 10.259.

___________________________________________________________________ 29
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DA QUEIXA-CRIME

Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da .......Vara Criminal da Capital.


(10 linhas)

........,

nacionalidade,

estado

civil,

profisso, portador da Cdula de Identidade n ...., residente na Rua ........... n..... no bairro de ...., nesta Comarca, por seu advogado que esta subscreve, conforme inclusa procurao com poderes especiais (doc 01), vem, respeitosamente, perante Vossa Excelncia, oferecer

QUEIXA-CRIME com fulcro no artigo 30 e 41 do CPP em face de ......., nacionalidade, estado civil, profisso, portador da Cdula de Identidade n......, residente na Rua ...... n..., no bairro de ........... nesta Comarca ............, pelas razes abaixo aduzidas.
(2 linhas) (HISTRICO)

(1 linha)

Narrar o problema apresentado, sem inserir informaes que dele no constem.


(2 linhas)

(ARGUMENTAO)

Introduzir argumentao
(2 linhas)

(JURISPRUDNCIA)

Nesse jurisprudncia:
(2 linhas)

sentido,

posiciona-se

___________________________________________________________________ 30
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ Esclarece, outrossim, que as custas processuais estabelecidas pela lei 11.608/03 foram recolhidas, conforme guia anexada.
(PEDIDO) (2 linhas)

Diante do exposto, requer a Vossa Excelncia que, aps a manifestao do ilustre Representante do Ministrio Pblico, seja a presente recebida e autuada, determinando-se a citao do querelado para responder aos termos da presente ao penal, sob pena de revelia. Intimando as testemunhas cujo rol segue abaixo, julgando-se ao final procedente a ao, com a conseqente condenao, nos termos do artigo... do Cdigo Penal.
(2 linhas)

Nestes termos, pede deferimento.


(2 linhas)

Local e Data __________________ OAB/SP n .......

ROL DE TESTEMUNHAS: 1 Nome e endereo 2 Nome e endereo 3 Nome e endereo 4 Nome e endereo 5 Nome e endereo

(Juizado: apenas 3 testemunhas!)

___________________________________________________________________ 31
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ QUEIXA SUBSIDIRIA

Fundamento: dever ser c/ base nos artigos 29 e 41 do Cdigo de Processo Penal.

montagem da Queixa-Crime Subsidiria:

segue a mesma forma do

modelo anteriormente demonstrado de Queixa. Todavia, deve o aluno atentar para os fundamentos da pea que sero outros.

Ateno:

no esquecer de formular um pargrafo logo aps a

imputao do crime da seguinte maneira.

Embora, o crime praticado seja de ao penal pblica, justifica-se a presente ao subsidiria em vista da inrcia do Ministrio Pblico em oferecer a denncia no prazo do artigo 46 do Cdigo de Processo Penal.

___________________________________________________________________ 32
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ DEFESA PRELIMINAR DO FUNCIONRIO PBLICO


CONCEITO: pea escrita de defesa do funcionrio pblico em crimes funcionais afianveis. NO UTILIZAO: a possibilidade de apresentar a defesa preliminar no aplicada nos crimes funcionais inafianveis, quais sejam, a facilitao de contrabando e descaminho e excesso de exao. PRAZO: 15 dias da notificao do acusado. FINALIDADE: convencer o juiz da rejeio da pea acusatria.

SUMULA 330 DO STJ

DEFESA PRELIMINAR NO CRIME DE TRFICO DE DROGAS CONCEITO: pea escrita de defesa do acusado nos crimes de trfico de drogas, previsto na Lei 11.343/06. PRAZO: 10 dias. FINALIDADE: convencer o juiz a proceder a rejeio da pea acusatria. CONTEDO: preliminares, razes de defesa, oferecimento de documentos e especificao de provas.

DEFESA PRELIMINAR NO CRIME DE IMPRENSA CONCEITO: pea escrita de defesa do acusado. PRAZO: 5 dias. FINALIDADE: convencer o juiz da rejeio da pea acusatria. CONTEDO: preliminares, exceo da verdade e indicao das provas a serem produzidas.

___________________________________________________________________ 33
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DE DEFESA PRELIMINAR Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ..... Vara Criminal da Comarca da........

(10 linhas)

Processo n

......, j qualificado nos autos em epgrafe , por seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, dentro do prazo legal de ........., com fundamento no artigo ...... da lei ....., apresentar

DEFESA PRELIMINAR pelos motivos de fato e de direito a seguir passa a expor e requerer conforme segue:
(2 linhas) (HISTRICO) ( 2 linhas) (ARGUMENTAO)

Preencher com os requisitos para rejeio da pea acusatria.


(2 linhas)

(PEDIDO)

Diante do exposto, requer a Vossa Excelncia seja a inicial ofertada pelo representante do Ministrio Pblico rejeitada nos termos do artigo..., Como medida de inteira Justia!
(2 linhas)

___________________________________________________________________ 34
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ Termos em que, pede deferimento.


(2 linhas)

Local e data
( 2 linhas)

__________________ OAB/SP n...

Rol de Testemunhas: (drogas / imprensa) 1 Nome e endereo 2 Nome e endereo 3 Nome e endereo

OBS:

fundamento

desta

pea,

ser

correspondente

matria.

Funcionrio Pblico: artigo 514 do Cdigo de Processo Penal e Drogas: artigo 55 da Lei 11.343/06; Imprensa: artigo 44, pargrafo 3 da Lei 5250/67.

___________________________________________________________________ 35
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DE RESPOSTA ACUSAO Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ..... Vara Criminal da Comarca da........
(5 linhas)

Processo n

......,

qualificado

nos

autos

do

processo-crime em epgrafe , por seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, dentro do prazo legal de 10 dias, com fundamento no artigo 396-A do CPP, apresentar

RESPOSTA ACUSAO

pelos motivos de fato e de direito que seguir passa a expor e requerer conforme segue:
(2 linhas)
(HISTRICO)

(2 linhas) (ARGUMENTAO)

Neste momento voc poder argir tudo que for necessrio a defesa de seu cliente. Poder argir toda matria de fato e de direito, oferecer documentos e justificaes, especificar provas que pretende produzir, arrolar testemunhas, com a devida qualificao e se for caso requerer sua intimao.
(2 linhas)

(JURISPRUDNCIA)

Conforme entendimento predominante na Jurisprudncia: ............ (...).

___________________________________________________________________ 36
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________
(PEDIDO)

Diante de todo o exposto, requer a Vossa Excelncia seja o acusado ..........com base no artigo... do Cdigo ......, Como medida de inteira Justia!
(2 linhas)

Termos em que, pede deferimento.


(2 linhas)

Local e data
(2 linhas) __________________ OAB/SP n... Rol de Testemunhas: (08) 1 Nome e endereo 2 Nome e endereo 3 Nome e endereo

Nota

NOTA 01. Com base no artigo 397 do CPP, poder a defesa requerer a absolvio sumria do acusado. quando diante das seguintes hipteses jurdicas: 1. estiver diante de uma causa de excludente de ilicitude; 2. se o fato narrado no constituir crime; 3. se houver causa de extino de punibilidade; 4. na existncia manifesta de causa de excluso de culpabilidade do agente, salvo se inimputvel, se esta tese for a nica.
Nota

NOTA 02. Com base no artigo 406 do CPP, poder a defesa a apresentar a resposta por escrito no prazo de 10 dias

___________________________________________________________________ 37
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ EXCEES As excees constituem meio de defesa indireta, situao em que o acusado se insurge contra a pretenso do autor. Podem ser dilatrias (que visam procrastinar, retardar o andamento do processo. So elas: suspeio, incompetncia do juzo e ilegitimidade de parte) ou peremptrias (colocam fim ao processo: litispendncia e coisa julgada). Deve ser oposta, via de regra na primeira oportunidade do acusado se manifestar nos autos, ou seja, na resposta escrita (arts. 396 e 406 do CPP). Contudo, sero atuadas em separado, exceto a suspeio que pode ser oposta por motivo superveniente.

A EXCEO DE SUSPEIO, PODER SER ARGIDA,TAMBM, CONTRA O MP, PERITOS, SERVENTURIOS DA JUSTIA, INTERPRETES,

JURADOS, VIDE ARTS. 104, 105 E 106 DO CDIGO DE PROCESSO PENAL.

___________________________________________________________________ 38
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DE EXCEES Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da...... Vara Criminal da ...............
(5 linhas)

Processo n... ..., j qualificado na ao penal em epgrafe, que lhe move a Justia Pblica (ou o querelado, quando se tratar de ao penal privada), vem por seu advogado que esta subscreve, respeitosamente, perante Vossa Excelncia, argir a presente Exceo de
(2 linhas)

Suspeio Incompetncia de Juzo Litispendncia Ilegitimidade de Parte Coisa Julgada


(2 linhas)

dentro do prazo legal, com fundamento no artigo 95 (para suspeio) ou 108 (para incompetncia do juzo) ou 95 e 110 (para litispendncia, ilegitimidade de parte) ou 110 (para coisa julgada) do Cdigo de Processo Penal, pelas razes a seguir expostas:
(2 linhas)

HISTRICO

O peticionrio... (transcrever dados do problema).


(2 linhas)
ARGUMENTAO

Desenvolver todo o raciocnio jurdico em defesa, atravs do cabimento de uma das excees que o problema indicar.
(2 linhas)

___________________________________________________________________ 39
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

PEDIDO

Diante consonncia espcie de exceo)


(2 linhas)

do

exposto,

requer

seja

julgada

procedente a presente exceo, reconhecendo-se a... (formular o pedido em

Termos em que, pede deferimento.


(2 linhas)

Local e Data
(2 linhas)

________________ OAB/SP n ...... Pedidos:

Suspeio: Determinando- se a remessa dos autos ao Juiz substituto e , caso no seja esse o entendimento, requer, outrossim, que os presentes alltos sejam remetidos Superior Instncia para julgamento, nos termos do artigo 100 do Cdigo de Processo Penal, onde devero ser ouvidas as testemunhas abaixo indicadas.

Incompetncia: Adotando-se, por conseqncia, as providncias legais previstas no artigo 108, pargrafo 1 do Cdigo de Processo Penal, remetendo-se os presentes autos ao juzo competente.

Litispendncia: Remetendo-se os presentes autos ao MM. Juiz da .... vara criminal de ...., onde tramita a ao.

Ilegitimidade: Declarando-se a nulidade ab initio da ao penal.

Coisa Julgada: Decretando-se a extino do segundo processo eis que j definitivamente julgado e encerrado.

___________________________________________________________________ 40
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

MODELO DE MEDIDA ASSECURATRIA DE SEQUESTRO:


Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ... Vara Criminal da ........

(5 linhas)

......

nacionalidade,

estado

civil,

profisso, residente e domiciliado na Rua ...., n...., Cidade de ...../SP, nos autos (do Inqurito Policial instaurado) ou (da ao Penal movida), vem por seu Advogado (doc 01), perante V. Exa., propor MEDIDA ASSECURATRIA DE SEQUESTRO com fundamento nos artigos 125 e 126 do Cdigo de Processo Penal, em face de ...., nacionalidade, estado civil, profisso, residente e domiciliado na Rua ... n ... na Cidade de ....../ SP, pelos motivos que a seguir passa a expor:
(2 linhas)
HISTRICO

Narrar fatos do problema


(2 linhas)
ARGUMENTAO

Demonstrar adquiridos com os proventos da infrao


(2 linhas)
PEDIDO

que

os

bens

foram

Diante do exposto, requer a V. Exa., digne-se acolher o presente pedido de Seqestro de referido bem, determinando a competente inscrio no cartrio de registro de imveis at que sobrevenha deciso definitiva, por sem medida de Justia!
(2 linhas)

___________________________________________________________________ 41
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ Nestes termos, pede deferimento. Local e data


(2 linhas)
______________ OAB/SP n ....

Obs: A medida assecuratria de seqestro a nica que pode ser requerida na fase de inqurito policial e fase judicial. Este mesmo modelo poder ser usado tambm para a Hipoteca Legal, que s cabvel no curso da ao penal. Devendo somente o aluno adequar os artigos de Lei.

___________________________________________________________________ 42
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DE ARRESTO

Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ... Vara Criminal da.....


(10 linhas)

......

nacionalidade,

estado

civil,

profisso, residente e domiciliado na rua .... n ..., Cidade de .../SP, nos autos da ao penal movida, vem por seu advogado (doc 01), presena de V., Exa., propor MEDIDA ASSECURTORIA DE ARRESTO com fundamento no artigo 136 do Cdigo de processo penal, em face de ..... , nacionalidade, estado civil, profisso, residente e domiciliado na Rua .... n ... Cidade de ...../SP, elos motivos a seguir expostos:
(2 linhas)
(HISTRICO)

narrar dados do problema


(2 linhas)
(ARGUMENTAO)

Demonstrar que esto presentes os requisitos.


(2 linhas)
(PEDIDO)

Diante do exposto, requer a V. Exa., digne-se acolher o presente pedido de arresto dos bens, at que sobrevenha deciso definitiva, por ser medida de Justia!
(2 linhas) Nestes termos, pede deferimento. (2 linhas) Local e data _______________ OAB/SP n .....

___________________________________________________________________ 43
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ APELAO A apelao o recurso adequado a impugnao de sentena, seja ela condenatria ou absolutria, proferida por juiz singular. Tambm cabe quando tratar-se de deciso definitiva ou com fora de definitiva, no impugnada por Recurso em Sentido Estrito. Por fim, cabvel tambm das decises do Tribunal do Jri quando houver nulidade posterior a pronncia, quando houver erro ou injustia na fixao da pena ou medida de segurana, a deciso do juiz presidente contrariar a deciso dos jurados e por fim, quando a deciso dos jurados for manifestamente contrria a prova dos autos. Este recurso deve ser interposto no prazo de 5 dias, sendo que as razes sero apresentadas em 8 dias. Pode ainda ser arrazoado em segunda instncia, conforme se depreende do artigo 600, 4, do CPP. Ser recebida no efeito devolutivo e conforme o caso, no suspensivo (art. 594) e extensivo (art. 580 do CPP). Nos Juizados Especiais Criminais, a apelao cabvel em trs hipteses: sentena condenatria ou absolutria, deciso que indevidamente homologa a transao e por fim, contra a deciso que rejeita a denncia ou a queixa. Nestes casos, o prazo ser de 10 dias e o apelante deve apresentar suas razes juntamente com a interposio do recurso.

___________________________________________________________________ 44
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ ESQUELETO MODELO DE INTERPOSIO DE APELAO Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ..... Vara Criminal da Comarca de .................
(5 linhas)

Processo n ........
(3 linhas)

A, j qualificado na ao penal em epgrafe que lhe move a Justia Pblica (ou B se for ao privada), por seu advogado que esta subscreve, no se conformando com a respeitvel sentena condenatria de fls., vem, respeitosamente, perante Vossa Excelncia, interpor tempestivamente

RECURSO DE APELAO nos termos do artigo 593, ....... (inciso cabvel), ou art. 397 (inciso cabvel) do Cdigo de Processo Penal .
(2 linhas)

Recebido o presente recurso, requer-se o encaminhamento das razes ao Egrgio Tribunal de Justia do Estado de So Paulo (ou Tribunal Regional Federal 3 Regio)
(2 linhas)

Termos em que, pede deferimento.


(2 linhas)

Local e Data
(2 linhas)

_______________ OAB/SP n.......

___________________________________________________________________ 45
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

MODELO DE RAZES DE APELAO

RAZES DE APELAO Apelante: Apelada: Processo n.... ....... Vara ........


(5 linhas)

Egrgio Tribunal de ...... Colenda Cmara/Turma Nobres Julgadores Douta Procuradoria de Justia
(5 linhas)

Impe-se a reforma da respeitvel deciso condenatria proferida contra o apelante, pelas razes abaixo aduzidas.
(2 linhas)

(HISTRICO) (2 linhas)

Resumir o problema
(2 linhas) (ARGUMENTAO)

Com argumentos)
(2 linhas)

efeito,

(introduzir

seus

___________________________________________________________________ 46
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________
(JURISPRUDNCIA)

Nesse jurisprudncia:
(2 linhas)

sentido,

posiciona-se

Diante do exposto, requer seja dado provimento ao presente recurso afim de reformar a sentena de 1 instncia, absolvendo-se o apelante nos termos do artigo 386, ......... (quando no houver justa causa), por ser medida de Justia !!
(2 linhas)

Local e Data
(2 linhas)

_______________ OAB/SP n .........

Possibilidade de pedidos: 1 - Absolvio do apelante com base no artigo 386....do Cdigo de Processo Penal (em caso de tese Falta de Justa Causa); 2- ou anulao da Ao Penal a partir de ..........(em caso de tese de Nulidade); 3 - a absolvio do apelante, devendo, contudo, ser modificado o fundamento legal para o inciso .........do artigo 386 do Cdigo de Processo Penal (Em caso de Sentena Absolutria). Em havendo TESE subsidiria, o aluno dever juzo pedir

4 -

tanto a

absolvio do apelante com base no artigo 386.... do salvo melhor

cdigo de Processo Penal quanto, anulao da ao Penal a partir ........

___________________________________________________________________ 47
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PETIO DE JUNTADA DAS RAZES DE APELAO

Excelentssimo Senhor Doutor Juiz De Direito da .....Vara Crimina Da Comarca De ..... /SP

Processo n ........
(5 linhas)

...., j qualificado nos autos do processo-crime em epgrafe que lhe move a de V. Exa., requerer a juntada das inclusas RAZES DE APELAO com fundamento no artigo 600 do cdigo de Processo Penal, ao Egrgio Tribunal de Justia do Estado de So Paulo (ou Tribunal Regional Federal 3 Regio).
(2 linhas)

Justia Pblica

( ou ......

quando se tratar de ao penal privada), vem por seu advogado, presena

Nestes termos, pede deferimento.


(2 linhas)

Local e data
(2 linhas)

______________ OAB/SP n........

Ateno: Esta pea somente poder ser feita, na hiptese da OAB, indicar sua necessidade. (este modelo tambm pode ser adequado juntada das Contra-Razes)

___________________________________________________________________ 48
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ CONTRA RAZES DE APELAO

Apelado: Apelante: Justia Pblica (ou... o nome do querelante) ........ Vara Criminal da ............. Processo n ............
(5 linhas)

Egrgio Tribunal ....... Colenda Cmara/Turma Nobres Julgadores Douta Procuradoria de Justia
(5 linhas)

A respeitvel sentena deve ser mantida, pelas razes que a seguir passa a expor:
(2 linhas)
(HISTRICO) (2 linhas)

(ARGUMENTAO) 2 linhas)

(JURIDPRUDNCIA)

(2 linhas)

(PEDIDO)

Diante do exposto, requerer seja negado provimento Apelao interposta, devendo ser mantida a r. sentena que ............, por ser medida de Justia!
(2 linhas)

___________________________________________________________________ 49
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________
Local e data ___________________ OAB/SP n .....

NOTA 01:No caso de ser Apelao de Competncia do Jri, o aluno dever manter o modelo adequando seu endereamento e pedido. 593, III do CPP: Alnea a:... decretando-se a nulidade do julgamento, submetendo o apelante a novo jri. Alneas b e c:...seja decretada a reforma da deciso para ...... Alnea d:...seja o apelante submetido a novo julgamento.

NOTA 02: Se for hiptese de Apelao de Competncia do Jecrim, o aluno dever atentar para o fundamento jurdico no artigo 82 da Lei 9.099/95, remetendo o mesmo para a Turma do Colendo Colgio Recursal Criminal.

___________________________________________________________________ 50
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

RECURSO EM SENTIDO ESTRITO O rol das decises passveis de recurso em sentido estrito encontra-se no artigo 581 do Cdigo de Processo Penal: So as hipteses legais de cabimento de recurso em sentido estrito: 1. da deciso que no receber a denncia ou a queixa (inciso I); 2. da deciso que concluir pela incompetncia do juzo (inciso II); 3. da deciso que julgar procedentes as excees, salvo a de suspeio (inciso III); 4. da deciso que pronunciar o ru (inciso IV); 5. da deciso que conceder, negar, arbitrar, cassar ou julgar inidnea a fiana, indeferir requerimento de priso preventiva ou revog-la, conceder liberdade provisria ou relaxar a priso em flagrante (inciso V); 6. da deciso que julgar quebrada a fiana ou perdido o seu valor (inciso VII); 7. da deciso que decretar a prescrio ou julgar, por outro modo, extinta a punibilidade (inciso VIII); 8. da deciso que indeferir o pedido de reconhecimento da prescrio ou de outra causa extintiva da punibilidade (inciso IX); 9. da deciso que conceder ou negar a ordem de habeas corpus (inciso X); 10. da deciso que anular o processo da instruo criminal, no todo ou em parte (inciso XIII); 11. da deciso que incluir jurado na lista geral ou desta o excluir (inciso XIV); 12. da deciso que denegar a apelao ou a julgar deserta (inciso XV); 13. da deciso que ordenar a suspenso do processo, em virtude de questo prejudicial (inciso XVI); 14. da deciso que decidir o incidente de falsidade (inciso XVIII); Todavia, algumas hipteses constantes do artigo 581, em virtude da edio da Lei nmero 7.210, de 11 de julho de 1984 (Lei de Execuo Penal), so impugnadas por via do Recurso de Agravo em Execuo previsto no artigo 197 da LEP. So elas: ___________________________________________________________________ 51
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

1. da deciso que revogar suspenso condicional da pena (inciso XI); da deciso que conceder, negar2 2. da deciso que decidir sobre a unificao de penas (inciso XVII); 3. da deciso que decretar medida de segurana, depois de transitar a sentena em julgado (inciso XIX); 4. da deciso que impuser medida de segurana por transgresso de outra (inciso XX); 5. da deciso que mantiver ou substituir a medida de segurana, nos casos do art. 774 (inciso XXI); 6. da deciso que revogar a medida de segurana (inciso XXII); 7. da deciso que deixar de revogar a medida de segurana, nos casos em que a lei admita a revogao (inciso XXIII). 8. que indeferir o pedido de livramento condicional(inciso XII)

ATENO: da deciso que Impronunciar ou absolver sumariamente o ru, recurso cabvel ser Apelao.

Como este benefcio concedido ou negado na sentena, entende-se que via adequada impugnao a apelao.

___________________________________________________________________ 52
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DE RECURSO EM SENTIDO ESTRITO INTERPOSIO Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ... Vara Criminal da Comarca de .....
(5 linhas)

Processo n.....
(5 linhas)

........, j qualificado nos autos em epgrafe, que lhe move a Justia Pblica (ou se for ao penal privada indicar quem est movendo), por seu advogado que esta subscreve, no se conformando com a respeitvel (Despacho; Deciso ou Sentena), vem, respeitosamente presena de Vossa Excelncia interpor o presente RECURSO EM SENTIDO ESTRITO
com fundamento no artigo 581, .... do Cdigo de Processo Penal,dentro do prazo legal de 05 (cinco) dias. Caso Vossa Excelncia mantenha a respeitvel deciso recorrida, requer seja o presente recurso devidamente processado e encaminhado ao Tribunal de ........... (2 linhas) (**) (2 linhas) Termos em que, pede deferimento.. (2 linhas) Local e Data (2 linhas) _______________ OAB/SP n .....

Ateno: **Devendo o recurso subir por instrumento, requer, nesta oportunidade, seja determinado ao Sr. Escrivo Proceda a extrao de traslado, nos termos dos artigos 587 e 588 do Cdigo de Processo Penal, das seguintes peas: Deciso Recorrida e Certido de sua Intimao.

Vide art.

583 do CPP.

___________________________________________________________________ 53
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ RAZES DE RECURSO EM SENTIDO ESTRITO


2 linhas)

Recorrente: ........ Recorrido: ....... ...... Vara Criminal da Comarca de .... Processo n .......
(2 linhas)

Egrgio Tribunal ......., Colenda Cmara, Nobres Julgadores, Douta Procuradoria de Justia.
(2 linhas)

Merece reforma a respeitvel deciso de fls., pelas razes que a seguir passa a expor:
(2 linhas) (HISTRICO) (2 linhas)

Narrar inserir informaes que dele no constem.


(2 linhas)

problema

apresentado,

sem

(ARGUMENTAO) (2 linhas) (JURISPRUDNCIA)

Nesse jurisprudncia:
(2 linhas) (PEDIDO)

sentido,

posiciona-se

Diante do exposto, requer seja dado provimento ao presente recurso, para a reformar da r. deciso, a fim...... ..... (preencher com o pedido referente ao caso), como medida de Justia! (2 linhas)

Local e Data
(2 linhas)

______________ OAB/SP n.....

___________________________________________________________________ 54
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DE RECURSO EM SENTIDO ESTRITO PETIO DE JUNTADA DAS CONTRA-RAZES


Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ... Vara Criminal da Comarca de .....

(5 linhas)

Processo n

(3 linhas)

........,

qualificado

nos

autos

do

processo -crime em epgrafe, que lhe move a Justia Pblica (ou se for ao penal privada indicar quem est movendo), por seu advogado que esta subscreve, no se conformando com o recurso interposto, vem, respeitosamente presena de Vossa Excelncia, com fulcro nos artigos 588 do Cdigo de Processo Penal apresentar suas

CONTRA-RAZES DO RECURSO EM SENTIDO ESTRITO com a remessa ao Egrgio Tribunal ........ (2 linhas)

Termos em que, pede deferimento. (2 linhas) Local e Data (2 linhas) ________________ OAB/SP n......

___________________________________________________________________ 55
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ CONTRA-RAZES DE RECURSO EM SENTIDO ESTRITO


(5 linhas)

Recorrido: Recorrente: Justia Pblica ...... Vara Criminal da Comarca de .... Processo n ......
(3 linhas)

Egrgio Tribunal.........., Colenda Cmara, Nobres Julgadores, Douta Procuradoria de Justia,


(3 linhas)

Impe-se a manuteno da deciso proferida em favor do recorrido, seno vejamos.


(2 linhas) (HISTRICO) (2 linhas)

Narrar o problema apresentado, sem inserir informaes que dele no constem.


(2 linhas) (ARGUMENTAO) (2 linhas)

Introduzir argumentao
(JURISPRUDNCIA)

Nesse jurisprudncia:
(2 linhas) (PEDIDO) (2 linhas)

sentido,

posiciona-se

Diante do exposto, requer seja negado provimento ao recurso interposto, mantendo-se a deciso recorrida que ......................, como medida de Justia!
(2 linhas)

Local e Data
_____________ OAB/SP n.......

___________________________________________________________________ 56
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ RECURSO ORDINRIO CONSTITUCIONAL


O recurso ordinrio constitucional est previsto nos artigos 102, II a e 105, II, a e b da Constituio Federal e o seu procedimento se encontra disciplinado nos artigos 30 a 35 da Lei n. 8.038/90. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA Ser interposto perante o Superior Tribunal de Justia, de acordo com o artigo 105, II, a e b da Constituio Federal nas seguintes hipteses: - Decises dos Tribunais Regionais Federais ou dos tribunais dos Estados e do Distrito Federal que denegarem em ltima instncia o pedido de habeas corpus e mandado de segurana. interposto por meio de petio dirigida ao Presidente do Tribunal recorrido, junto com as razes do pedido de reforma no prazo de cinco dias (no caso de deciso denegatria de habeas corpus artigo 30 da Lei n. 8.038/90), ou quinze dias (no caso de deciso denegatria do mandado de segurana - artigo 33 da Lei n. 8.038/90). SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Ser interposto perante o Supremo Tribunal Federal, de acordo com o artigo 102, II, a da Constituio Federal nas seguintes hipteses: - decises dos Tribunais Superiores que denegarem em nica ou ltima instncia o habeas corpus, o habeas data, o mandado de segurana e o mandado de injuno. A Lei n. 8.038/90 no fez referncia ao recurso ordinrio constitucional para o STF. Porm de acordo com o artigo 310 do regimento interno do STF, no caso de deciso denegatria de habeas corpus, o prazo para interposio do recurso de cinco dias. Com relao deciso denegatria de mandado de segurana, tanto o regimento quanto a Lei n. 8.038/90 so omissos. A questo foi tratada pela Smula 319 do STF, que estabeleceu o prazo de cinco dias.

___________________________________________________________________ 57
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DO RECURSO ORDINRIO CONSTITUCIONAL Excelentssimo Senhor Doutor Desembargador Presidente do Egrgio Tribunal de Justia do Estado de ... Excelentssimo Senhor Doutor Ministro Presidente do Colendo Superior Tribunal de Justia.
(5 linhas)

Habeas Corpus n ... ou Mandado de Segurana n....


(5 linhas)

..., j qualificado nos autos do pedido de ... (habeas corpus, habeas data, mandado de segurana ou mandado de injuno) em referncia, impetrado em seu favor perante este Egrgio inconformado com o Tribunal, por seu advogado que esta subscreve, Vossa Excelncia, interpor

venerando acrdo denegatrio da ordem, vem, respeitosamente, perante

RECURSO ORDINRIO CONSTITUCIONAL ao Egrgio ... (STF ou STJ), com fundamento no artigo 105, II (a ou b) ou 102, II, a da Constituio Federal e Lei n. 8.038/90, pelas razes anexas.
(2 linhas)

Nestes termos, requer seja o presente recurso recebido e, aps as formalidades legais, encaminhado ao Egrgio... (STF ou STJ), com as inclusas razes.
(2 linhas)

Pede deferimento.
(2 linhas)

Local e Data _______________ OAB/SP n....... ___________________________________________________________________ 58


www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

RAZES DE RECURSO ORDINRIO CONSTITUCIONAL

(2 linhas) Habeas Corpus: n..... Recorrente: ................ Ou Mandado de Segurana n.... Recorrente: ...................

(3 linhas)

Egrgio Superior Tribunal de Justia / Supremo Tribunal Federal Colenda Turma Douta Procuradoria da Repblica
(5 linhas)

Em que pese o alto prestgio do Egrgio Tribunal....., no pode, data venia, subsistir o venerando acrdo que denegou o .... (habeas corpus, mandado de segurana) impetrado em favor do recorrente, pelas razes que passa a expor.
(2 linhas)

(HISTRICO) (2 linhas)

Narrar o problema apresentado, sem inserir informaes que dele no constem.


(2 linhas)

(ARGUMENTAO) (2 linhas) Reiterar a tese do pedido denegado

___________________________________________________________________ 59
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________
(JURISPRUDNCIA)

Nesse jurisprudncia:
(2 linhas)

sentido,

posiciona-se

(PEDIDO)
(2 linhas)

Diante do exposto, requer seja recebido e ao final provido o presente recurso para tornar sem efeito a respeitvel deciso que denegou o ... (habeas corpus, mandado de segurana), a fim de que seja reformada a deciso recorrida, concedendo....(preencher com o pedido feito no requerimento que foi denegado), como medida de Justia!
(2 linhas)

Local e Data
(2 linhas) _____________ OAB/SP n.......

___________________________________________________________________ 60
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ AGRAVO EM EXECUO Das decises proferidas pelo Juiz no processo de execuo caber recurso de agravo de execuo, sem efeito suspensivo3, exceto no caso de deciso que determina a desinternao ou liberao de quem cumpre medida de segurana4, quando neste caso se processar com duplo efeito devolutivo e suspensivo. O Agravo recurso utilizado, para impugnar toda deciso proferida pelo Juiz da Execuo Criminal, que prejudique direito das partes envolvidas no processo. Possui natureza de recurso em sentido estrito, devendo ento seguir a disciplina que o mesmo orienta, pois no existe na Lei de Execuo Penal referncia do procedimento a ser seguido. Na falta de expressa previso legal, nada impede que se adote o processo por analogia com o recurso em sentido estrito, podendo ainda sustentar este posicionamento pelo artigo 2, caput, da LEP. O prazo para interposio de cinco dias, a contar da cincia da deciso, conforme Smula 700 do STF e artigo 586 do Cdigo de Processo Penal5. Poder o agravo em execuo, subir nos prprios autos, dispensada a formao do instrumento nos termos do artigo 583, III do CPP. A petio de interposio ser endereada ao Juiz da Execuo Criminal podendo vir acompanhada das razes, ou apresentar as razes do agravo em execuo no prazo de 2 dias, conforme regulamenta o art. 588 do CPP. Ato

3 4

Art. 197 da Lei de execuo Penal Art.179 da Lei de Execuo Penal 5 STF,HC 75.178/4-RJ, 2T., rel.Min.Carlos Velloso , j. em 30-9-1997,DJU,12-12-1997, RT, 750/539

___________________________________________________________________ 61
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ contnuo ser aberto vista dos autos ao recorrido por igual prazo, para a apresentao de suas contra-razes. Aps a resposta do agravado ou sem ela, o agravo ser concluso ao Juiz que, dentro de dois dias, reformar ou sustentar sua deciso. O recurso de agravo em execuo em razo do efeito devolutivo inverso ou iterativo submete-se ao juzo de retratao, conforme disciplina o art.589 do CPP.

___________________________________________________________________ 62
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DE INTERPOSIO Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ....Vara das Execues Criminais da Comarca de.......

(2 linhas)

Execuo Penal....

(5 linhas)

A,

j qualificado nos autos do r. deciso........, dela vem,

processo de execuo em epgrafe, por seu advogado que esta subscreve, no se conformando, "data maxima venia", com a tempestivamente, AGRAVAR com fundamento no artigo 197, combinado com o artigo 66, ......, ambos da Lei 7.210/84 (Lei de Execuo Penal).
(2 linhas)

Assim sendo, caso Vossa Excelncia entenda que deva manter a respeitvel deciso, requer seja remetido o presente Agravo ao Egrgio Tribunal de ........... Termos em que, requerendo seja

recebido e ordenado o processamento do mesmo, com as inclusas razes.


(2 linhas)

Pede deferimento. (Local e data)


(2 linhas)

_____________ OAB/SP n .......

___________________________________________________________________ 63
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DE RAZES DO AGRAVO EM EXECUO

Razes do Recurso de Agravo em Execuo

Agravante: ....... Agravado: Justia Pblica Processo de execuo n.....


(5 linhas)

Egrgio Tribunal ........., Colenda Cmara, Nobres Julgadores, Douta Procuradoria de Justia,
(5 linhas)

No se conformando com a respeitvel deciso ......... vem agravar, aguardando afinal se dignem Vossas Excelncias em reform-la, pelas razes a seguir aduzidas.
(2 linhas)
(HISTRICO

(copiar o problema)
(2 linhas) (ARGUMENTAO)

(2 linhas)
(JURISPRUDNCIA)

(2 linhas)
(PEDIDO)

Diante de todo o exposto, requer seja dado provimento ao presente recurso, para reforma da r.deciso, a fim de ............, como medida da mais ldima Justia!
( 2 linhas)

(Local e data) ____________ OAB/SP n......

___________________________________________________________________ 64
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DE PETIO DE JUNTADA CONTRA-RAZES DO AGRAVO EM EXECUO

Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ..... Vara das Execues Criminais da Comarca da__.
5 linhas)

Execuo n____
(5 linhas)

A,

qualificado

nos

autos

do

processo de execuo n____, por seu advogado que esta subscreve, no se conformando, "data maxima venia", com o recurso interposto, vem, mui respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, requer a juntada das inclusas CONTRA-RAZES DE AGRAVO com fundamento no artigo 197 da Lei 7.210/84, com a remessa ao Egrgio Tribunal de Justia ( ou TRF -3 Regio)
(2 linhas)

Termos
(2 linhas)

em

que,

requerendo

seja

ordenado o encaminhamento e processamento da presente.

Nestes termos, pede deferimento..


(2 linhas)

(Local e data)
(2 linhas)

____________ OAB /SP n ......

___________________________________________________________________ 65
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ Contra-Razes do Agravo em Execuo


Agravado: ........ Agravante: Justia Pblica Processo de execuo n......
(5 linhas)

Egrgio Tribunal........., Colenda Cmara, Nobres Julgadores, Douta Procuradora de Justia,


(5 linhas)

No se conformando com o recurso interposto pela Justia Pblica, contra a respeitvel deciso proferida em favor do agravado "data venia", vem apresentar

CONTRA-RAZES aguardando afinal se dignem Vossas Excelncias em mant-la, pelas razes a seguir aduzidas.
(2 linhas) (HISTRICO) (contar o problema).

(2 linhas)
(ARGUMENTAO) 2 linhas) (JURISPRUDNCIA)

(2 linhas)
PEDIDO)

Diante de todo o exposto, requer seja negado provimento ao recurso interposto pelo Digno Representante do Ministrio Pblico, devendo ser mantida a respeitvel deciso em favor do agravado que ....., como medida da mais ldima Justia! (2 linhas) (Local e data) _____________ OAB/SP n.......

___________________________________________________________________ 66
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

LIVRAMENTO CONDICIONAL a antecipao da liberdade para quem cumpre pena privativa de liberdade, e no revele periculosidade desde que cumpridos determinados requisitos dispostos no art. 83 do C.P, ou seja, atendidos os pressupostos objetivos e subjetivos poder cumprir o restante de sua pena em liberdade, submetendo-se a certas e determinadas condies, sob pena de revogao do benefcio e imediato retorno ao crcere. O tempo de durao do livramento condicional corresponde ao restante da(s) pena(s) privativa(s) de liberdade em execuo. Com o advento da Lei n. 10.792, de 1 de dezembro de 2003, que deu nova redao ao inciso I do art. 70 da LEP, retirando do Conselho Penitencirio a atribuio para emitir parecer em pedido de livramento condicional, e tambm modificou o caput do art. 112 da mesma lei, para excluir a necessidade de apurao do mrito do preso por exame criminolgico, realizado por um psiquiatra, psiclogo e uma assistente social, antecedente a apreciao do pedido de progresso de regime, acrescentando ao mesmo dispositivo legal um pargrafo 2, estabelecendo que igual procedimento ser adotado na tramitao do pedido de livramento condicional, dispensando a necessidade do exame criminolgico para aferio do mrito, bem como o parecer prvio do Conselho Penitencirio. * Pressupostos objetivos que devero ser preenchidos pelo ru para a concesso do benefcio: Somente poder ser concedido ao ru condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a dois anos, ou caso a somatria das penas impostas alcancem o patamar mnimo tambm estar atingido este pressuposto. Dever o ru que no for reincidente em crime doloso e tiver bons antecedentes cumprir mais de 1/3 da pena (art. 83, I, do CP), caso seja ___________________________________________________________________ 67
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ reincidente em crime doloso dever cumprir mais da metade da pena (art. 83, II, do CP). Sendo o ru primrio, mas com maus antecedentes, dever cumprir metade da pena6. No tocante a crime hediondo dever o ru cumprir mais de 2/3 da pena (art.83,V, do CP), ainda dever inexistir a reincidncia especfica em crimes desta natureza. Dever o ru reparar o dano causado pela infrao, salvo efetiva impossibilidade de faz-lo (art.83, IV, do CP), sendo este um benefcio essencial concesso do Livramento Condicional.

* Pressupostos subjetivos que devero ser preenchidos pelo ru para a concesso do benefcio: Segundo dispe o art. 83, III do C.P: 1)comprovao de comportamento satisfatrio durante a execuo da pena 2)bom desempenho no trabalho que lhe foi atribudo 3)aptido para prover prpria subsistncia mediante trabalho honesto Depois de preenchidos os requisitos supra mencionados, poder ser concedido o Livramento sendo que o condenado cumprir o restante de sua pena em liberdade, submetido a determinadas condies obrigatrias (art.132,pargrafo 1 da LEP) e facultativas (art.132,pargrafo 2 da LEP), devendo cumprir durante o perodo de prova, sob pena de revogao obrigatria ou facultativa do benefcio. * Revogao do benefcio Poder ser revogado o benefcio pelo Juiz das Execues Criminais em duas situaes:

JTACrimSP, 93/39

___________________________________________________________________ 68
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

a) OBRIGATRIA (artigo 86 do Cdigo Penal): ocorrer se, no curso do prazo, o liberado condenado; - pena privativa de liberdade, em sentena irrecorrvel; - o crime tenha sido cometido na vigncia do benefcio; - se o crime for cometido antes do benefcio, s ser revogado o livramento, se a soma das condenaes for igual ou superior a 2anos

b) FACULTATIVA (artigo 87 do Cdigo Penal): se o liberado deixar de cumprir as obrigaes impostas ou se, por sentena transitada em julgado, for condenado, por crime ou contraveno, a pena que no seja privativa de liberdade, fica ao critrio do Juiz a deciso sobre a revogao. A conseqncia caso seja revogado o benefcio, encontra-se no artigo 88 do Cdigo Penal: no poder ser novamente concedido e no se desconta na pena o tempo em que o condenado esteve solto. Exceo contida no artigo 88 do Cdigo Penal: computa-se o prazo, se a revogao resultar de condenao por outro crime anterior ao benefcio.

___________________________________________________________________ 69
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DE LIVRAMENTO CONDICIONAL


(requerimento) Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da .... Vara das Execues Criminais da Comarca da ......
(5 linhas)

Execuo n ..........
(3 linhas)

A, j qualificado nos autos do processo de execuo em epgrafe, tendo sido condenado pelo crime de..........a pena de ........ anos de recluso (ou deteno), por seu advogado infra assinado, vem requerer Vossa Excelncia, com fundamento no artigo 83 e seguintes do Cdigo Penal, combinado com os artigos 66, III, e e 131, ambos da lei de Execues Penais, o benefcio do LIVRAMENTO CONDICIONAL, pelas razes a seguir aduzidas:

(HISTRICO):

(contar o problema)
(ARGUMENTAO)

preenchimentos subjetivos
(JURISPRUDNCIA) (PEDIDO)

dos

requisitos

objetivos

Diante de todo o exposto, vem requerer a V. Exa., aps o parecer do Digno Representante do Ministrio Pblico e do Diretor do Presdio, onde o requerente encontra-se preso a concesso do benefcio do Livramento Condicional, conseqentemente a expedio da carta de livramento em favor do requerente, como medida da mais ldima JUSTIA! Nestes termos Pede deferimento. (Local e data) ___________ OAB/SP n ......

___________________________________________________________________ 70
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE So oponveis contra a deciso no-unnime de 2 instncia desfavorvel ao ru. (art. 609, pargrafo nico de CPP). Trata-se de recurso PRIVATIVO DA DEFESA. Recebe o nome de EMBARGOS DE NULIDADE, quando a divergncia versar sobre matria estritamente processual, capaz de tornar invlido todo o processo. Nesse caso, os embargos visam anulao do feito, possibilitando a sua renovao. Recebe o nome de EMBARGOS INFRINGENTES, quando a divergncia se fundamentar sobre o mrito. Prazo: 10 dias (a contar da publicao do acrdo embargado). Se denegado, caber AGRAVO REGIMENTAL. e

___________________________________________________________________ 71
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DE EMBARGOS INFRINGENTES Excelentssimo Senhor Doutor Desembargador Relator da..... Cmara Criminal na Apelao n ....... do Egrgio Tribunal de Justia do Estado de So Paulo.

(10 linhas)

.... , nos autos em epgrafe, por seu advogado que esta subscreve, vem respeitosamente, perante Vossa Excelncia, opor tempestivamente, EMBARGOS INFRINGENTES (OU EMBARGOS DE NULIDADE) ao venerando acrdo, com base no artigo 609, pargrafo nico do Cdigo de Processo Penal, pois a defesa no se conforma, data venia, com o acrdo embargado que negou provimento apelao, requerendo seja ordenado o processamento do recurso, com as inclusas razes.
(2 linhas)

Termos em que, pede deferimento.


(2 linhas)

Local e Data
2 linhas)

_______________ OAB/SP n....

Nota: O aluno poder mudar o recurso a forma de apresentao do recurso com relao ao cabealho e o tipo de embargos no corpo da pea.

___________________________________________________________________ 72
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ RAZES DE EMBARGOS INFRINGENTES ou de NULIDADE


Embargante : Apelao Criminal n.... Embargada: Justia Pblica

(5 linhas)

Egrgio Tribunal de ....... Colenda Cmara, / ou Turma se TRF Nobres Julgadores, Douto Relator:
(5 linhas)

Merece ser acolhido o voto vencido pelas razes que a seguir passa a expor:
(2 linhas)

(HISTRICO)

O embargante......(resumir o problema dado).


(2 linhas)

(ARGUMENTAO) ( 2 linhas) (JURISPRUDNCIA)

Conforme entendimento predominante na jurisprudncia.....


( 2 linhas) (PEDIDO)

Diante do exposto, requer a Vossas Excelncias sejam acolhidos e providos os presentes embargos, a fim de reconhecer e manter o voto vencido a efeito de ........., como medida de Justia !
( 2 linhas)

Local e Data _____________ OAB/SP n .....

___________________________________________________________________ 73
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ EMBARGOS DE DECLARAO Trata-se de recurso cabvel no caso de sentena ou acrdo que contenha obscuridade, ambigidade, contradio ou omisso. Obscuridade significa falta de clareza nas idias, causando dificuldade de entendimento sobre o que foi declarado. Ambigidade aquilo que pode causar vrias interpretaes. A contradio uma incoerncia entre afirmaes; ocorre quando, entre duas proposies, uma exclui necessariamente a outra. J a omisso relaciona-se com uma lacuna, a ausncia de algo que deveria ter sido analisado na deciso.

Os embargos de declarao so oponveis: a) de sentenas de primeira instncia artigo 382 do Cdigo de Processo Penal (conhecido como embarguinhos);

b) de decises de segunda instncia (acrdos) artigo 619 do Cdigo de Processo Penal;

c) da sentena ou acrdo proferidos nos casos submetidos ao procedimento sumarssimo artigo 83 da Lei n. 9.099/95.

O prazo para a oposio dos embargos de dois dias, a contar da intimao da sentena ou da publicao do acrdo. No caso da Lei n. 9.099/95, o prazo para oposio de cinco dias, contados da cincia da deciso. Os embargos de declarao podero ser opostos pela defesa e pela acusao, em petio nica, perante o prprio juiz ou relator que prolatou a deciso.

___________________________________________________________________ 74
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DE EMBARGOS DE DECLARAO Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ... Vara Criminal da Comarca de ..... Excelentssimo Senhor Doutor Desembargador Relator da ... Cmara Criminal do Egrgio Tribunal...
(5 linhas)

Processo n....
(5 linhas)

........, j qualificado nos autos do processo-crime em epgrafe, por seu advogado que esta subscreve, vem, com fundamento no artigo... do Cdigo de Processo Penal opor EMBARGOS DE DECLARAO da respeitvel sentena (ou ao venerando acrdo) de folhas..., pelas razes que passa a expor:
(2 linhas)

(HISTRICO) (ARGUMENTAO)

(JURISPRUDNCIA)

Nesse sentido, posiciona-se a jurisprudncia:


(PEDIDO)

Diante do exposto, requer sejam recebidos os presentes embargos e, afinal julgados, para se declarar a sentena (ou acrdo) embargada(o), a fim de que seja corrigido (obscuridade, omisso, ambigidade ou contradio) que nela(e) se contm, como medida de Justia!

Termos em que, pede deferimento. Local e Data ________________ OAB/SP n.....

Ateno: No Jecrim, no se fala em ambigidade e sim em dvida. E seu fundamento ser pela Lei 9.099/95 artigo 83.

___________________________________________________________________ 75
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ REVISO CRIMINAL


Reviso Criminal no recurso, ao prpria, a ser proposta pelo acusado ou por algum em seu nome com o fim de desconstituir uma sentena penal condenatria j transitada em julgado. Embora seja pressuposto essencial a existncia de uma sentena condenatria definitiva, admite-se, da sentena absolutria imprpria, aquela que impe ao inimputvel, uma medida de segurana (art. 386, pargrafo nico, III do CPP). Reviso Criminal cabvel durante o cumprimento de pena, ou seja, antes da extino da pena, aps a extino da pena e, ainda, aps a morte, hiptese esta de representatividade por seus legitimados objetivando o resgate da honra do condenado. O artigo 621 do CPP prev as hipteses que fundamentam a Reviso Criminal. So elas: a) quando a sentena condenatria a ser desconstituda for contrria ao texto expresso da lei penal ou evidncia dos autos; b) quando a sentena condenatria a ser desconstituda se fundar em depoimentos, exames ou documentos comprovadamente falsos; c) quando, aps a sentena, forem descobertas novas provas de inocncia do condenado ou de circunstncia que determine ou autorize diminuio da pena estabelecida. Via de regra, a competncia para conhecer, processar e julgar a Reviso Criminal dos Tribunais em segunda instncia (Tribunal de Justia ou Tribunal Regional Federalcompetncia da Justia Federal). No entanto, pode ocorrer Reviso Criminal para as cortes superiores (STF, art. 102, I, j e STJ art. 105,I, e, ambos da Constituio Federal). O requerimento deve ser dirigido ao Presidente do Tribunal Competente. Vide artigo 624 do Cdigo de Processo Penal. A deciso pode absolver o condenado, reduzir a pena ou anular o processo. Em caso de absolvio, h o restabelecimento de todos os direitos perdidos em virtude da condenao. vedado o agravamento de pena imposta pela deciso revista. Conforme hipteses previstas no artigo 626 do Cdigo de Processo Penal. OBS: expresses chaves para identificao da pea: trnsito em julgado + provas novas, provas falsas, condenao contrria ao texto de lei ou evidncia dos autos.

___________________________________________________________________ 76
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DE REVISO CRIMINAL Excelentssimo Senhor Doutor Desembargador Presidente do Egrgio Tribunal de Justia do Estado de So Paulo.

(2 linhas)

.......,

(nacionalidade),

(estado

civil),

(profisso), residente na rua ........, na cidade de ......, por seu advogado que esta subscreve, conforme procurao anexa (doc. 01) no se conformando com a r. sentena condenatria j transitada em julgado (certido em anexo) , vem, respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, com fundamento no art. 621, inciso... do cdigo de Processo Penal, propor a presente

REVISO CRIMINAL pelas razes que passa a expor:


(HISTRICO) (2 linhas) (ARGUMENTAO) (2 linhas) (JURISPRUDNCIA)

Conforme entendimento predominante na Jurisprudncia: .....................................


(2 linhas)

(PEDIDO)
Diante do exposto, requerer seja acolhido o presente pedido revisional, decretando-se .......... ,com fundamento no artigo 626 do Cdigo de Processo Penal, como medida de Justia! Nestes termos, pede deferimento. Local e data. __________________ OAB/SP n......
OBS: se o problema mencionar que o peticionrio est preso, requerer expedio de alvar de soltura.

___________________________________________________________________ 77
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ REABILITAO CRIMINAL Trata-se de um instituto previsto nos artigos 93 a 95 do Cdigo Penal, que suspende alguns efeitos penais da condenao de forma condicional, como por exemplo, garante o sigilo dos registros sobre o processo, pois pode ela, ser revogada, e assim restabelecendo os efeitos da condenao. uma declarao judicial, informando que as penas foram cumpridas, ou ainda, que tenham sido extintas. Aqui o juiz, reconhecendo o direito do condenado, permite o seu convvio sociedade, presumindo sua aptido social. Visa-se com isso estimular o condenado a regenerar-se, e assim, garantindo o sigilo dos registros, permite-se que possa desempenhar atividades das quais foi impedido em decorrncia da condenao. S cabvel em caso de ter havido sentena condenatria transitada em julgado. S poder ser requerida decorridos dois anos do dia em que foi extinta a pena, ou cumprida sua execuo e que tenha demonstrado um constante bom comportamento. Deve o requerente ressarcir o dano ou demonstrar a impossibilidade de faz-lo.

___________________________________________________________________ 78
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DE REABILITAO CRIMINAL

Excelentssimo Senhor Doutor Juiz De Direito Da ....Vara Criminal Da Comarca De....


(2 linhas)

Processo n.......
(5 linhas)

A, de V. Exa, requerer

qualificado

nos

autos

em

epgrafe, por sua advogada devidamente constituda (doc.01), vem presena

REABILITAO CRIMINAL nos termos dos artigos 93 ao 95, ambos do Cdigo Penal, pelos fatos e fundamentos a serem expostos:
(2 linhas)

I - DOS FATOS O requerente foi processado e

condenado por infrao penal, e aps seu devido cumprimento de pena, foi posto em liberdade, sem nada mais dever perante a Sociedade.(doc.02) De acordo com requisitos exigidos para a decretao da presente, o requerente reside no pas a mais de dois anos, como comprova cpia de contrato de trabalho. (doc.03). Hoje, o requerente possui vida estvel e honesta, ..........demonstrar bom comportamento. importante salientar que, na poca da infrao penal, o requerente arcou com todas as despesas .................demonstrar a indenizao ou sua impossibilidade.

___________________________________________________________________ 79
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ Por fim, j se passaram XXXX anos do cumprimento da pena pelo requerente, alm de estar devidamente comprovada a reparao feita vtima.
(2 linhas)

PEDIDO Diante o exposto e presentes os requisitos legais, requer a Vossa Excelncia seja deferido o presente pedido de Reabilitao Criminal, extinguindo-se assim os efeitos especficos da condenao, bem como retirando-se o nome do requerente dos Bancos de Dados Criminais.

Termos em que, pede deferimento. Local e Data _______________ OAB/SP n......

___________________________________________________________________ 80
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________
RECURSO EXTRAORDINRIO Cabvel junto ao Supremo Tribunal Federal e tem por finalidade tutelar o direito objetivo de natureza constitucional. Adequado para questes de direito constitucional federal permitem sua interposio e, tem por finalidade, assegurar a supremacia da Constituio Federal. Est previsto no art. 102, III da C.F e na Lei 8.308/90. As hipteses de cabimento a partir das decises proferidas pelos Tribunais, so: a) que contrariarem dispositivos da Constituio Federal ( ex: indeferir o depoimento da testemunha, arrolada pelo acusado, sem qualquer justificativa, mantida a deciso pelo tribunal, pode ensej-lo) ; b) que declarem a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal (para tanto necessrio que a deciso recorrida afirme a incompatibilidade com a Constituio Federal; c) que julguem vlida lei ou ato do governo local contestando em face da Constituio; d) deciso que julga lei local contestada em face da lei federal. Ainda quanto a admissibilidade e ao processamento, na elaborao da pea, deve ser observada a Lei n 8.038/90. Exige-se que a matria objeto do recurso tenha sido apreciada, de algum modo, na deciso recorrida, o que se denomina prequestionamento um dos pressupostos recursais. Dispe o art. 27 da mesma lei que tanto o Recurso Especial quanto o Extraordinrio, sero recebidos apenas no efeito devolutivo. Pela doutrina e jurisprudncia reconhecida a impossibilidade do efeito suspensivo. No podemos tambm olvidar que o recorrente dever demonstrar a repercusso geral das questes constitucionais discutidas no caso concreto, para que o tribunal possa apreciar a admissibilidade do recurso. Ademais no se discute matria de fato somente de direito. SmuLa 279 do STF e Smula 07, STJ. O recurso cabvel contra a deciso denegatria do recurso extraordinrio o agravo de instrumento art. 28 da Lei 8.038/90, no prazo de 5 dias. Com prazo de 15 (quinze) dias, o Recurso Extraordinrio composto por duas peas (interposio e razes) deve ser interposto por petio dirigida ao presidente do tribunal a quo com a indicao expressa do cabimento do recurso e razes ao Supremo Tribunal Federal.

___________________________________________________________________ 81
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DE RECURSO EXTRAORDINRIO

Excelentssimo Senhor Doutor Desembargador Presidente do Egrgio Tribunal de Justia do Estado... (Tribunal Regional Federal ... regio)

(10 linhas)

........., j qualificado nos autos do recurso de Apelao n__, por seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, com fundamento no artigo 102, III, (alnea a, b, c, d) da Constituio Federal e artigos 26 e seguintes da Lei n 8.038/90, combinado com dispositivos do Regimento Interno da Corte Suprema, tempestivamente, interpor

RECURSO EXTRAORDINRIO

para o Supremo Tribunal Federal.


(2 linhas)

Termos em que, pede deferimento

(2 linhas)

Local e Data
(2 linhas)

_______________ OAB/SP n .........

___________________________________________________________________ 82
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

RAZES DO RECURSO EXTRAORDINRIO


Recorrente:... Apelao Criminal n ..... Recorrida: Justia Pblica
(3 linhas)

Egrgio Supremo Tribunal Federal, Colenda Turma, Doutos Ministros


(2 linhas)

Em

que

pese

alto

prestgio

conhecimento do Egrgio Tribunal de Justia do Estado... (ou Tribunal Regional Federal), o venerando acrdo proferido por sua Colenda Cmara, DEMONSTRA EVIDENTE OFENSA AO TEXTO CONSTITUCIONAL, pelas razes a seguir aduzidas:
(2 linhas) I- DOS FATOS

(resumir o problema dado)


(2 linhas) II- DO DIREITO (2 linhas) (JURISPRUDNCIA)

Sobre o tema pacfico o entendimento dessa Corte Suprema predominante na jurisprudncia: "..."
(2 linhas)

Diante do exposto, demonstrada a ofensa Constituio, aguarda o recorrente seja dado provimento ao presente Recurso Extraordinrio, a fim de seja cassado, destarte, a veneranda deciso do Egrgio Tribunal de Justia de... (ou Tribunal Regional Federal), para ... (complementar com o pedido do caso concreto) como medida da mais ldima justia!
(2 linhas)

Local e data
(2 linhas)

______________ OAB/SP n......

___________________________________________________________________ 83
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

RECURSO ESPECIAL
Cabvel junto ao Superior Tribunal de Justia para dirimir questo federal de legislao de natureza infraconstitucional. A fundamentao do Recurso Especial est prevista no art. 105, III, nas hipteses das alneas a, b e c. Referidas hipteses de cabimento a partir das decises proferidas pelos Tribunais, so: a) que contrariarem tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigncia; b) que julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face de lei federal; c) que der a lei federal interpretao divergente da que lhe haja atribudo outro Tribunal. Ainda quanto a admissibilidade e ao processamento, na elaborao da pea, deve ser observada a Lei n 8.038/90. A matria a ser argida neste recurso deve ter sido objeto de prequestionamento. Dispe o art. 27, da mesma lei que tanto o Recurso Especial quanto o Extraordinrio, sero recebidos apenas no efeito devolutivo. Pela doutrina e jurisprudncia reconhecida a impossibilidade do efeito suspensivo. Com prazo de 15 (quinze) dias, o Recurso Especial composto por duas peas (interposio e razes) deve ser interposto por petio dirigida ao presidente do tribunal a quo com a indicao expressa do cabimento do recurso e razes ao Superior Tribunal de Justia. Da mesma forma que o recurso Extraordinrio no permitido o reexame de matria de fato. O recurso cabvel contra a deciso denegatria do recurso especial o agravo de instrumento art. 28 da Lei 8.038/90, no prazo de 5 dias. Distino fundamental entre o recurso extraordinrio e especial, segundo a Ada, Magalhes e Scarance: para o primeiro no necessrio que tenha sido a deciso proferida por um tribunal, contudo para o especial indispensvel. Por esta razo as decises do Juizado Especial Criminal cabe recurso extraordinrio para o STF. Da mesma forma quando se trata de HC deve ser impetrado no STF e no no STJ Vide smulas 640 do STF e 203 do STJ.

___________________________________________________________________ 84
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

MODELO - DE RECURSO ESPECIAL

Excelentssimo Senhor Doutor Desembargador Presidente do Egrgio Tribunal de Justia do Estado... (Tribunal Regional Federal - ..... regio).

(10 LINHAS)

............ , qualificado nos autos do recurso de Apelao n ..., por seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, com fundamento no artigo 105, III, (alnea a, b, ou c) da Constituio Federal e artigos 26 e seguintes da Lei n 8.038/90, combinado com dispositivos do Regimento Interno da Corte Superior, interpor

RECURSO ESPECIAL para o Superior Tribunal de Justia.


(2 linhas)

Termos em que, pede deferimento.


(2 linhas)

Local e data ______________ OAB/SP n...

___________________________________________________________________ 85
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ RAZES DO RECURSO ESPECIAL


Recorrente:... Apelao Criminal n ... Recorrida: Justia Pblica
(5 LINHAS)

Egrgio Superior Tribunal De Justia; Colenda Turma; Nobres e Cultos Ministros; Nobre Ministro Relator:

(3 LINHAS)

Em que pese o alto prestgio e conhecimento do Egrgio Tribunal de Justia do Estado... (ou Tribunal Regional Federal), o venerando acrdo proferido por sua Colenda Cmara, DEMONSTRA EVIDENTE OFENSA AO TEXTO DE LEI FEDERAL (mencionar a lei), pelas razes a seguir aduzidas:

(2 LINHAS)

I- DOS FATOS:(resumir o problema dado).


(2 LINHAS)

II- DO DIREITO:
(2 LINHAS)

(JURISPRUDNCIA) Sobre o tema pacfico o entendimento dessa Corte Superior predominante na jurisprudncia: "..."
(2 LINHAS)

Diante do exposto, demonstrada a ofensa Lei Federal (mencionar a lei), o Recorrente aguarda o provimento do presente Recurso Especial, a fim de que seja cassada a veneranda deciso do Egrgio Tribunal de Justia de... (ou Tribunal Regional Federal), para...(mencionar a finalidade da medida) como medida de justia!
(2 linhas)

Local e data ____________________ OAB/SP n.....

___________________________________________________________________ 86
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ AGRAVO DE INSTRUMENTO cabvel Agravo de instrumento na hiptese de no conhecimento de Recurso Especial e Recurso Extraordinrio pelo Tribunal a quo. Para tanto, considerando que no h previso deste recurso no Cdigo de Processo Penal, aplicam-se os artigos 524, 544 e 545, todos do Cdigo de Processo Civil. o que dispe o artigo 28 da Lei 8.038/90: Denegado o recurso extraordinrio ou recurso especial, caber agravo de instrumento, no prazo de 5 dias, para o Supremo Tribunal Federal ou para o Supremo Tribunal de Justia. O agravo deve ser dirigido Presidncia do Tribunal que denegou o recurso extraordinrio ou especial que deveria ter subido ao STF ou STJ, no prazo de 5 dias, a partir do despacho de negatrio, por meio de petio, observado os seguintes requisitos: I - A exposio do fato e do direito; II - as razes do pedido de reforma e deciso; III - ser instrudo com as peas que o agravante julgar necessrias, devendo constar, obrigatoriamente, sob pena de no-conhecimento: a) cpias do acrdo recorrido, b) da certido da respectiva intimao, c) da petio de interposio do recurso denegado, d) das contrarazes, e)da deciso agravada, f) da certido da respectiva intimao e das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado ( 1 do art. 544 do CPC, com a redao dada pela Lei 10.352 de 26/12/2001). A petio de agravo ser dirigida Presidncia do Tribunal de Origem (que no conheceu o Recuso Especial ou Extraordinrio). O agravado (parte contrria) ser intimado para, no prazo de 5 dias, oferecer resposta, podendo instru-la com cpia das peas que entender conveniente. Oferecido ou no a resposta do agravado, cumpre Presidncia do Tribunal Recorrido, de imediato, remeter os respectivos autos ao STF ou STJ se for o caso (ainda que o agravo seja intempestivo).

___________________________________________________________________ 87
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ Distribudo, cabe ao Ministro-Relator o juzo de admissibilidade do agravo. Se for negado seguimento ou provimento ao agravo de instrumento, caber agravo regimental para o rgo julgador no prazo de 5 dias. No Tribunal competente (STF ou STJ), o agravo ser distribudo e processado na forma regimental. O relator poder indeferi-lo in limine, se manifestamente inadmissvel, improcedente, prejudicado ou contrrio Sumula do respectivo Tribunal. Dessa deciso do relator cabe agravo regimental para o rgo julgador no prazo de 5 dias (art. 545 do CPC). Se o Tribunal der provimento ao agravo, surgem duas situaes: a) se o instrumento contiver os elementos necessrios ao julgamento do mrito do recurso denegado (Especial ou Extraordinrio), o relator dever determinar sua converso, observando-se, da em diante, o procedimento do recurso extraordinrio ou especial conforme o caso ( 3 e 4 do art. 28 da Lei 8.038/90); b) se o agravo no estiver devidamente instrudo, ser dirigido ofcio ao Tribunal. al a quo, para diligenciar a remessa dos autos do recurso denegado.

___________________________________________________________________ 88
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ INTERPOSIODE AGRAVO DE INSTRUMENTO Excelentssimo Senhor Doutor Desembargador Presidente do Egrgio Tribunal de Justia do Estado...
(5 LINHAS)

Agravo de Instrumento Recurso Especial (ou Extraordinrio) n........ ..., j qualificado nos autos em epgrafe, por seu advogado que esta subscreve, no se conformando, data maxima venia, com a respeitvel deciso do Eminente 2 Vice-Presidente do Egrgio Tribunal de Justia do Estado..., inadmitindo o Recurso Especial (ou Extraordinrio) interposto para o Colendo Superior Tribunal de Justia (ou STF), em face da respeitvel deciso da sua Egrgia ... Cmara Criminal na Apelao n......., que negou vigncia ao artigo... da Lei n..., vem, respeitosamente, a presena de Vossa Excelncia, interpor AGRAVO DE INSTRUMENTO com fundamento nos artigos 544 e seguintes do Cdigo de Processo Civil e 28 da Lei 8.038/90, para o Colendo Superior Tribunal de Justia (ou para o Supremo Tribunal Federal) exibindo as seguintes peas:
(2 LINHAS)

*especificar as peas obrigatrias Nestes termos, requer, uma vez recebido o presente agravo, seja o mesmo devidamente processado, encaminhando-o ao Colendo Superior Tribunal de Justia (ou Supremo Tribunal Federal), aps colhidas as contra-razes, nos ditames da Lei.
(2 LINHAS)

Pede deferimento. Local e data.


(2 LINHAS)

_____________ OAB/SP n... ___________________________________________________________________ 89


www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ RAZES DO AGRAVO DE INSTRUMENTO


Agravante: Recurso Especial n .... (ou Extraordinrio).
(5 linhas)

EGRGIO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA (ou SUPREMO TRIBUNAL FEDERAl); COLENDA TURMA; DOUTOS JULGADORES (OU MINISTROS):
(5 linhas)

Em que pese o alto prestgio do Egrgio Tribunal de Justia do Estado de..., interposto Recurso Especial (ou Extraordinrio) visando a combater o venerando acrdo proferido pela ...Cmara, que reformara (ou confirmara) a respeitvel sentena proferida em primeira instncia, a Egrgia Presidncia do Tribunal recorrido houve por bem inadmiti-lo, pelas razes a seguir aduzidas:
(2 LINHAS)

I DOS FATOS: (resumir o problema dado).


(2 LINHAS)

II DO DIREITO:
(2 LINHAS)

(JURISPRUDNCIA)
Sobre o assunto pacfico o entendimento dessa Corte Suprema (ou Especial) predominante na jurisprudncia: "..."
(2 LINHAS)

Diante do exposto, o Agravante aguarda seja dado provimento ao recurso, com todos os elementos necessrios ao julgamento do mrito do Recurso Especial (ou Extraordinrio) que esto aqui presentes, para (especificar, a medida) como medida de justia.
(2 LINHAS)

Local e data
(2 LINHAS)

____________ OAB/SP n........ ___________________________________________________________________ 90


www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ CARTA TESTEMUNHVEL A Carta Testemunhvel cabvel da deciso que nega seguimento ao RESE E AO AGRAVO EM EXECUO. Visa garantir o processamento de outro recurso. Do no recebimento da apelao cabe RESE; do no recebimento de Embargos de Declarao, Infringentes ou de Nulidade caber agravo regimental. Do no recebimento do Recurso Especial e Extraordinrio cabe Agravo de Instrumento e do no recebimento de Correio Parcial cabe Mandado de Segurana. Se for denegado em 1 instncia, a Carta Testemunhvel ser requerida ao Escrivo do Cartrio. O prazo de 48 horas, possuindo interposio e razes. Na interposio deve ser indicadas as peas a serem trasladas. Vide art. 644 do CPP.

___________________________________________________________________ 91
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DE INTERPOSIO DE CARTA TESTEMUNHVEL Ilustrssimo Senhor Escrivo do Cartrio do .....Ofcio Criminal da Comarca de ..............
(10 linhas)

A, nacionalidade, estado civil, profisso, residente na Rua... n ..., nesta Capital, por seu advogado que esta subscreve, com fulcro no artigo 639 do Cdigo de Processo Penal, vem expor e requerer o que segue.
(2 linhas)

Resumir o problema dado, substituindo A por Testemunhante.


(2 linhas)

Diante do exposto e desejando que o recurso seja apreciado pelo Egrgio Tribunal de ........, requer a Vossa Senhoria a extrao da Carta Testemunhvel.
(2 linhas)

Termos em que, pede deferimento.


(2 linhas)

Local e Data
(2 linhas)

__________________ OAB/SP n...... Cpias a serem trasladadas: ........ ...... ......... ___________________________________________________________________ 92
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ RAZES DA CARTA TESTEMUNHVEL


(2 linhas)

Testemunhante: Testemunhado: M.M. Juiz de Direito Processo n ...


(3 linhas)

Egrgio Tribunal .........., Colenda Cmara,


(2 linhas)

A deciso do ilustre Juiz de primeira instncia, com a devida vnia, no pode prosperar, seno vejamos.
(2 linhas)

(HISTRICO) 2 linhas) (ARGUMENTAO) (2 linhas) (JURISPRUDNCIA) (2 linhas)

Diante do exposto, foi requerida a presente carta testemunhvel, a fim de que esse E. Tribunal determine que o recurso denegado se processe, ou caso Vossas Excelncias entendam estar suficientemente instruda a carta, decidam, de meritis em face do artigo 644 do Cdigo de Processo Penal, como medida de inteira Justia !
(2 linhas)

Local e data
(2 linhas)

______________ OAB/SP n ......

___________________________________________________________________ 93
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

CORREIO PARCIAL
(Decreto-Lei Complementar n 3 de 27 de agosto de 1969 So Paulo) A finalidade deste Recurso voltado correo dos erros de procedimento adotados pelo Juiz de primeira instncia, na conduo do processo, quando provocam inverso tumulturia dos atos e frmulas legais. Somente dever ser utilizado se no houver outro recurso mais especfico, previsto em lei (art. 6, I, Lei n 5.010/66) Esto legitimados para interpor a correio parcial o ru, o Ministrio Pblico, o querelante e, segundo alguns doutrinadores o assistente da acusao. Qualquer deles pode ser prejudicado pela inverso, possibilitando causa de nulidade. A competncia para apreciar a correio parcial no Estado de So Paulo, da Cmara do Tribunal de Justia. O prazo para interposio de 5 dias do despacho ou ato impugnado, que no se suspende pelo pedido de reconsiderao7. Mas j se decidiu que deve ser conhecida a correio, ainda que intempestiva, quando tem por objeto matria no preclusa.8No pode o Juiz deixar de receb-la ou process-la , sob pena de cometer ofensa ao direito lquido e certo, cabendo nesta situao Mandado de Segurana. Existem alguns casos mais freqentes, em que a jurisprudncia tem aceitado a correio parcial: deciso que excluir o assistente de acusao anteriormente habilitado; de despachos que indeferem pedido de incidente de insanidade; que no permitem oitiva da vtima quando o MP arrolou o nmero mximo de testemunhas; que indeferem o retorno dos autos Delegacia para diligncias e outros tantos. Este recurso no possui efeito suspensivo, salvo se demonstrada a existncia de periculum in mora ou dano irreparvel. Aps ser julgada a correio parcial, o acrdo ser conferido at a sesso seguinte do julgamento e remetido por cpia ao juiz de origem, no prazo de 48 horas.

7 8

JTACrSP 52/159 Nesse sentido : RJDTACRIM 32/366

___________________________________________________________________ 94
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ MODELO DE INTERPOSIO Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ......Vara Criminal da Comarca da .......... OU Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ....... Vara do Jri da Comarca da .............
(10 linhas)

Processo-Crime n.......

A, j devidamente qualificado nos autos do processo-crime em epgrafe que lhe move ..........., por seu advogado que esta subscreve, no se conformando com a r. deciso que ............, vem, "data maxima venia", presena de Vossa Excelncia interpor CORREIO PARCIAL com fundamento no artigo 93 do Cdigo Judicirio do Estado de So Paulo, DecretoLei Complementar n 3 de 27 de agosto de 1969, contra a r. deciso do MM. Juiz de direito Dr. .........., que ..........(narrar os fatos que ensejaram o recurso)
(2 linhas)

Requer

ainda,

diante

das

razes

aduzidas, que a deciso ora atacada seja RETRATADA ou caso Vossa Excelncia assim no entenda, que determine a remessa do presente recurso com as respectivas razes, as quais devero ser trasladadas Egrgia Superior Instncia para julgamento.
(2 linhas)

Termos em que, pede deferimento. (Local e data)


(2 linhas)

______________ OAB/SP n...

___________________________________________________________________ 95
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ RAZES DE CORREIO PARCIAL


(2 linhas)

Recorrente: .......... Recorrido: MM. Juiz de Direito Autos do processo-crime n....


(2 linhas)

Egrgio Tribunal ........... Colenda Cmara Douta Procuradoria de Justia! MM. Juiz de Direito
(2 linhas)

No se conformando com a respeitvel deciso proferida contra o Recorrente "data venia", vem interpor

CORREIO PARCIAL aguardando ao final se dignem Vossas Excelncias em reform-la, pelas razes abaixo aduzidas.

(2 linhas)
DOS FATOS (Narrar o histrico: Se for questo de prova: copiar a questo, exceto as declaraes das testemunhas)
(2 linhas)

DO DIREITO
(2 linhas)

JURISPRUDNCIA Conforme Jurisprudncia .................................


(2 linhas)

entendimento

predominante

na

DO PEDIDO Diante de todo o exposto, requerer Vossas Excelncias, se dignem a reconhecer o tumulto causado pela r. deciso ora atacada, e, postula-se conseqentemente, seja .............., como medida da mais ldima justia. Local e data _______________

OAB/SP n....... ___________________________________________________________________ 96


www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 01

Joo da Silva foi denunciado pelo Ministrio Pblico porque teria causado em Antonio de Souza, mediante o uso de uma barra de ferro leses corporais que o levaram a morte. Durante a instruo criminal, o juiz de oficio, determinou a instaurao do Incidente de Sanidade Mental do acusado. A percia concluiu ser este portador de esquizofrenia grave. Duas testemunhas presenciais arroladas ela defesa afirmaram, categoricamente que no dia dos fatos Antnio de Souza, aps provocar o acusado, injustamente, com palavras de baixo calo, passou a desferir-lhe socos e pontaps. Levantando-se com dificuldades, Joo alcanou uma barra de ferro que se encontrava nas proximidades e golpeou Antnio por vrias vezes at que cessasse a agresso que sofria. Encerrada a primeira fase processual, o magistrado, acatando o laudo pericial, absolveu Joo da Silva, aplicando-lhe Medida de Segurana, consistente em internao em hospital de custdia e tratamento psiquitrico, pelo prazo mnimo de 2 anos. A deciso judicial foi publicada. QUESTO: Na condio de advogado de Joo da silva, tome a providncia judicial cabvel. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 97
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 02 Joo, investigador de polcia, est preso no Presdio Especial da Polcia Civil de So Paulo, por fora de auto de priso em flagrante delito, e denunciado por violao do artigo 316, do Cdigo Penal, sendo certo que teve concedida a fase do artigo 514, do Cdigo de Processo Penal, e os prazos legais esto sendo observados. primrio, tem residncia fixa e exerce atividade lcita. O Meritssimo Juiz de primeira instncia negou a liberdade provisria com fiana, alegando apenas e to-somente ser o crime muito grave, enquanto a Egrgia 1a Cmara do Tribunal de Justia de So Paulo, por maioria de votos, denegou a ordem de habeas corpus que fora impetrada, usando do mesmo argumento, conforme consta do Venerando Acrdo hoje publicado. QUESTO: Como advogado de Joo, adotar a medida judicial cabvel. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 98
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

PROBLEMA 03
Joo foi processado por infrao ao art. 157, pargrafo segundo, I e II, do Cdigo Penal, recebendo pena de 21 anos de recluso, sem fundamentao judicial no tocante majorao da pena. Apresentou Recurso de Apelao, sendo certo que o Tribunal reconheceu a tese por ele apresentada por dois votos a um, diminuindo a pena para 7 anos de recluso. O Ministrio Pblico aforou Recurso Extraordinrio, baseado no voto divergente desta deciso, o que culminou por exasperar a pena para 12 anos de recluso. O STF aduziu, apenas, que o Juiz sentenciante equivocou-se materialmente, e onde se l 21 anos, leia-se 12 anos, mantendo, no mais, a r. sentena de primeiro grau jurisdicional, verificando-se o trnsito em julgado. QUESTO: Como advogado de Joo, elabore a pea processual em prol de seu interesse, fundamentando-a. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 99
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 04 Xisto e Peter combinaram entre si a prtica de furto qualificado, consistente na subtrao, mediante arrombamento, do toca-fitas de veculo estacionado na via pblica. Ao iniciarem o furto, aparece o dono do veculo. Xisto sai correndo, enquanto Peter enfrenta a vtima e, usando de uma arma de fogo que portava, o que no era do conhecimento de Xisto, vem a matar a vtima. A sentena condenatria do MM. Juiz de Direito da 5 Vara Criminal da Capital aplicou a pena de 20 anos a cada um dos acusados. Os advogados foram intimados da deciso h dois dias. QUESTO: na qualidade de defensor de Xisto, apresentar a pea jurdica competente. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 100
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 05 Lcio, com 19 (dezenove) anos poca do fato, encontra-se condenado pela 27 Vara Criminal desta Comarca ao cumprimento da pena de 2 (dois) anos e 4 (quatro) meses de recluso, pela prtica do crime de furto qualificado na modalidade continuada (artigo 155 pargrafo 4, n I e 71 do Cdigo Penal), conforme sentena que transitou em julgado, para a acusao no dia 05.05.2004 e, para a defesa, no dia 20.06.2004. Lcio, que estava foragido, veio a ser preso no dia 18.05.2008. QUESTO: Como advogado de Lcio, qual a medida cabvel em sua defesa? QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 101
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 06 Joo Alves dos Santos, vtima de estelionato, atuara no processo por seu advogado, como assistente do Ministrio Pblico e apelou de sentena condenatria que em 05.01.2008, condenara Antonio Aparecido Almeida s penas mnimas de 1 ano de recluso e 10 dias multa, pleiteando aumento da pena, porque o condenado era reincidente. O juiz no admitiu a apelao porque no seu entendimento, no pode o ofendido no pode apelar de sentena condenatria para pleitear aumento de pena. O advogado da vtima foi intimado hoje. QUESTO: Adote medida cabvel. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA :

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 102
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 07

Manoel Sassoferrato est condenado por homicdio qualificado a 12 anos de recluso, e encontrando-se recolhido na penitenciria do Estado de So Paulo. No reincidente. Em ao prpria na esfera cvel, reparou o dano. J cumpriu mais de 2/3 (dois teros) da pena imposta, sempre com excelente comportamento carcerrio, aprendeu ofcio e j tem emprego certo para quando estiver em liberdade. QUESTO: Como advogado de Manoel de Sassoferrato, lance mo da medida cabvel visando sua libertao. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 103
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 08
Petrnio cumpria pena na Penitenciria do Forte quando, em 08 de fevereiro de 1993, conseguiu evadir-se do presdio. J na rua, roubou um veculo Opala, ameaando de morte o seu proprietrio, fazendo gesto de que estava armado, para tanto colocando a mo sob a camisa, e utilizando-se do veculo na fuga. Como o pneu do veculo estourasse, Petrnio abandonou e, novamente colocando as mos sob a camisa, ameaou Maria de morte, roubando seu veculo Monza. Vinte minutos depois, quando trafegava pela rodovia, prosseguindo em sua fuga, foi preso por policiais militares. Petrnio, ento transferido para a Penitenciria de Jacar, foi denunciado como incurso nas penas do artigo 157, pargrafo 2, inciso I, do Cdigo Penal, por duas vezes, c/c artigo 69 caput, tambm do Cdigo Penal. Na audincia para a oitiva das vtimas e testemunhas de acusao, Petrnio no foi apresentado, em virtude de falta de viaturas para conduzi-lo cidade do Forte, tendo o seu defensor dativo dispensado a sua presena. Ao final do processo foi condenado pena de treze anos e quatro meses de recluso, alm da pena de multa, sendo aquela assim fixada: quatro anos, acrescidos de pela reincidncia, mais 1/3 pela qualificadora para cada um dos crimes, tendo o juiz considerado, para fins de reincidncia, um crime de homicdio noticiado apenas em sua folha de Antecedentes, desacompanhado da certido cartorria. A sentena transitou em julgado, ante a ausncia de recurso da defesa. Anos aps, e ainda estando Petrnio preso, voc nomeado pelo Juiz da Comarca do Forte para arrazoar pedido feito pelo ru para que fosse revista sua condenao. QUESTO: Como advogado de Petrnio, apresente a pea processual cabvel.

QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 104
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

PROBLEMA 09 squines foi denunciado est sendo processado por infrao ao artigo 159 do Cdigo Penal porque, mediante grave ameaa exercida com arma de fogo, seqestrou Demstenes, empresrio, exigindo de sua famlia, como condio para sua libertao, a importncia de R$ 100.000,00 (cem mil reais). Foi autuado em flagrante delito no momento em que pegava o dinheiro deixado em local previamente combinado e a vtima foi encontrada ilesa. O acusado encontra-se preso, por fora da flagrncia delitiva, h mais de 180 (cento e oitenta dias) e ainda no se encerrou a instruo criminal, uma vez que o representante do Ministrio Pblico insiste na oitiva de duas testemunhas que devem ser ouvidas atravs de Carta Precatria, por residirem em outro Estado. Requerido o relaxamento do flagrante ao Juzo processante foi o mesmo indeferido ensejando interposio de ordem de Habeas Corpus ao Tribunal competente. O Tribunal denegou a ordem requerida fundamentando o V. acrdo no fato de que a gravidade da infrao se sobrepe ao eventual excesso de prazo, desconfigurando o alegado constrangimento ilegal. QUESTO: Como advogado de squines, tome a providncia judicial cabvel. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 105
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 10 Teodsio subtraiu para si, de um supermercado, um queijo importado, duas latas de refrigerante e um tablete de chocolate, avaliados em R$ 25,00 (vinte e cinco reais). Denunciado pelo Ministrio Pblico e aps regular instruo criminal foi, ao final, condenado pena de 01 (um) ano de recluso, sendo-lhe concedido o benefcio do sursis por 02 (dois) anos. Inconformado, o acusado recorreu. Julgado o recurso pelo Tribunal competente, a sentena foi mantida por maioria de votos, sendo que o Magistrado vencido, embora mantivesse a condenao, reduzia a reprimenda para 08 (oito) meses de deteno em razo do privilgio disposto no prprio tipo penal, convertendo a pena corporal em restritiva de direitos, em face do artigo 44 do CP. O acrdo foi publicado h trs dias. QUESTO: Como advogado de Teodsio, tome a providncia judicial cabvel. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 106
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 11 Joo, condenado definitivamente por vrios crimes de homicdio qualificado, roubo, latrocnio e seqestro, a 156 (cento e cinqenta e seis) anos de recluso, iniciou o cumprimento de sua pena no dia 01.02.2008. Sob o argumento de que ele pertenceria a organizao criminosa, o Ministrio Pblico, no dia 04.02.2008, requereu sua colocao em regime disciplinar diferenciado pelo prazo de trs anos. O juiz, no dia 05.04.2008, sem ouvir o sentenciado, acatou o pedido, e determinou o encaminhamento de Joo para penitenciria destinada ao cumprimento da pena no regime disciplinar diferenciado. QUESTO: Como defensor de Joo, tomando cincia hoje, da deciso utilize os meios necessrios a sua defesa. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 107
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 12 O Promotor de Justia, quando da apresentao de alegaes finais, em ao penal pblica incondicionada, conclui pela inocncia do ru, e postula a sua absolvio. O Magistrado, ao analisar os autos, profere sentena absolutria, acolhendo o pleito ministerial. Na ocasio da intimao da sentena, em virtude de frias do subscritor das alegaes finais, outro membro do Ministrio Pblico entende diferentemente do seu colega e do Juiz, considerando que a sentena deve ser reformada. Assim, interpe recurso, alegando ter independncia funcional consagrada na Carta Magna, afirmando que, por ser ao penal pblica incondicionada, o Promotor que o antecedeu, jamais poderia ter pleiteado a absolvio, mas to-somente a condenao. Pugna, outrossim, pela condenao do acusado nos termos do art. 171 do Cdigo Penal (estelionato consumado), aduzindo a presena de todos os elementos do tipo penal na conduta descrita na denncia, e o ru teria agido com culpa presumida, ainda que no tivesse obtido vantagem ilcita em prejuzo alheio. QUESTO: Como advogado (a) do ru, formule a pea processual que julgar oportuna. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 108
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 13 Octaviano funcionrio pblico foi condenado pela 3sesso Criminal do Tribunal de Justia, por maioria de votos. O Relator, vencido entendeu ser nulo processo porque suprimida a fase das alegaes preliminares. O V. acrdo foi publicado h dois dias. QUESTO: Como advogado de Octaviano pratique o ato judicial pertinente, justificando. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 109
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 14 Gaio foi denunciado como incurso no art. 121, 2, inciso II, c/c. o art. 29, todos do Cdigo Penal. Em Plenrio, sustentou a Defesa, dentre outras, a tese da ausncia do animus necandi. Os Jurados, por maioria de votos, rejeitaram todas, sendo certo que no foi formulado quesito acerca da referida tese defensiva, fato que no foi objeto de reclamao na oportunidade. A sentena, proferida no julgamento realizado h trs dias, condenou Gaio a cumprir a pena de 12 anos de recluso em regime fechado. QUESTO: Como advogado de Gaio, ajuze a providncia adequada, justificando-a. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

PEA

COMPETNCIA

TESE

PEDIDO

___________________________________________________________________ 110
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

PROBLEMA 15 Clebulo, soldado da polcia Militar, aps cumprir seu turno de trabalho, dirigindo-se para o ponto de nibus, deparou-se com um estranho grupo de pessoas em volta de um veculo, percebendo que ali ocorria um roubo e que um dos elementos mantinha uma senhora sob a mira de um revlver. Aproximando-se por trs do meliante, sem ser notado, desferiu-lhe quatro tiros com sua arma particular, vindo este a falecer no local. Os outros dois elementos que participavam do roubo evadiram-se. Clebulo foi processado e, afinal, absolvido em primeiro grau, pois a r. deciso judicial reconheceu que o policial agira no cumprimento do dever de polcia (art. 23, inciso III, 1 parte, Cdigo Penal). Inconformado, o Ministrio Pblico recorreu pleiteando a reforma da r. deciso. Para tanto alegou, em sntese, que o policial estava fora de servio e que houve excesso no revide, eis que Clebulo, disparando quatro tiros do seu revlver, praticamente descarregou-o, pois a arma possua, ao todo, seis balas. QUESTO: Na condio de advogado de Clebulo, apresente a pea pertinente. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO: ___________________________________________________________________ 111


www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

PROBLEMA 16 Joo interps apelao contra condenao por estupro com violncia presumida, pleiteando absolvio por insuficincia de prova e, subsidiariamente, alterao do regime integralmente fechado para inicialmente fechado. No julgamento da apelao, a Cmara do Tribunal de Justia de So Paulo confirmou a condenao, por unanimidade, e, por maioria, manteve o regime integralmente fechado. O voto divergente assentou-se em dois motivos: inconstitucional a imposio de regime integralmente fechado e o estupro com violncia presumida no crime hediondo. QUESTO: Como advogado de Joo, sendo hoje intimado do julgamento, utilize os meios necessrios a sua defesa. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 112
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 17 Onesto de Abreu, agente de polcia federal, foi denunciado pelo Ministrio Pblico Federal como incurso no artigo 317 do Cdigo Penal, porque teria aceitado de Inocncio da Silva, a quantia de R$ 5.000,00 a fim de no autu-lo em flagrante delito por porte de substncia entorpecente. Inocncio da Silva, por sua vez, tambm foi denunciado, nos mesmos autos, como incurso no artigo 333 do Cdigo Penal, por ter pago a Onesto de Abreu a quantia j referida. Desde a fase de inqurito policial, ambos os acusados negam a autoria que lhes foi imputada pela acusao, mantendo a negativa no interrogatrio judicial. Na instruo criminal, duas testemunhas arroladas pela Promotoria, que se encontravam no dia dos fatos no Departamento de Polcia, alegaram que ouviram os acusados conversando sobre um possvel acordo, sem, contudo, presenciarem a efetiva transao. Nenhuma outra prova foi produzida pelo Ministrio Pblico. A defesa, por sua vez, provou que Onesto teve inclume vida profissional. Concomitantemente, ao penal, Onesto de Abreu respondeu a um procedimento administrativo que resultou em sua demisso do servio pblico. Encerrada a instruo, Onesto de Abreu foi absolvido com fundamento no artigo 386, VII do Cdigo de Processo Penal. QUESTO: Na condio de advogado de Onesto de Abreu, tome a providncia judicial cabvel. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 113
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 18 Joo, scio da firma Antenados, revendedora de componentes eletrnicos, foi denunciado, nesta capital, em 05 de dezembro de 2007, por crime previsto no artigo 1, inciso II, da Lei 8.137/90, acusado de ter fraudado a fiscalizao tributria, omitindo operao de compra e venda em livro contbil. O MM. Juiz da _Vara Criminal da Comarca da Capital recebeu a denncia, embora as provas carreadas demonstrassem que a operao inexistiu e que o dbito fiscal era objeto de impugnao em recurso administrativo, ainda pendente de julgamento, interposto perante o Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de So Paulo, conforme cpia da certido emitida pelo referido Tribunal. QUESTO: Como advogado de Joo, escolha o melhor meio para a sua defesa. Redija a pea. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 114
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 19 No dia 1 de fevereiro de 2008 por volta das 12 horas, na confluncia das ruas Maria Paula e Genebra, Maria da Luz teve seu relgio subtrado por Joo da Paz, que se utilizou violncia e grave ameaa, exercida com uma faca. Descoberta a autoria e formalizado o inqurito policial com prova robusta de materialidade e autoria, os autos permanecem com o Ministrio Pblico h mais de trinta dias, sem qualquer manifestao. QUESTO: Como advogado de Maria da Luz, atue em prol da constituinte. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 115
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 20 Nos autos do inqurito policial, ainda vinculado ao juzo do Departamento de Inquritos Policiais da Capital DIPO , ficou evidenciado que Graciliano, o autor do furto, logo aps a sua prtica, adquiriu imvel cujo valor coincide com o do numerrio subtrado conforme escritura lavrada em Cartrio e registrada no servio imobilirio competente. QUESTO: Como advogado da vtima "B", atuar no escopo de obter o ressarcimento. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 116
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

PROBLEMA 21 Antenor teve seu veculo subtrado e posteriormente localizado e apreendido em auto prprio, instaurando a autoridade policial regular inqurito, j que estabelecida a autoria. Requereu a liberao do veculo, indiscutivelmente de sua propriedade, o que foi indeferido pelo delegado de polcia civil local, a afirmao de que s ser possvel a restituio depois do processo penal transitar em julgado, conforme despacho cuja cpia est em seu poder. QUESTO: Como advogado de Antenor, agir no seu interesse. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 117
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 22 O Ministrio Pblico pleiteou a colocao de A, que cumpre pena pelo crime de seqestro, no regime disciplinar diferenciado, com base no artigo 52 da Lei de Execuo Penal, pelo perodo mximo de 360 (trezentos e sessenta) dias. O juiz indeferiu o pedido porque, no seu entendimento, o regime disciplinar diferenciado, na forma em que foi definido, fere princpios constitucionais. Intimado da deciso, o Ministrio Pblico interps agravo, juntando suas razes, aps ter decorrido o prazo de oito (dias), requerendo que fosse seguido o rito do agravo de instrumento do Cdigo de Processo Civil. Processado o recurso, o Tribunal de Justia deu provimento ao agravo e determinou a incluso do preso no regime diferenciado.

QUESTO: Como advogado de A, verifique o que pode ser feito em sua defesa e, de forma fundamentada, postule o que for de seu interesse por meio de pea adequada. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 118
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 23
Joo, casado com Semprnia, foi denunciado como incurso nas penas dos arts. 214, caput, e 217 do Cdigo Penal, cada um deles combinado com o art. 226, inciso III, do mesmo diploma legal, em concurso material. Segundo a denncia, Joo namorou Caia, virgem, de 15 anos de idade, por vrios meses durante o primeiro semestre de 2004 e, aproveitando-se de sua inexperincia e iludindo-a com promessa de casamento, seduziu-a, conseguindo manter relaes sexuais com ela. Ainda, aproveitando-se do fato de freqentar a casa de Caia, em dia no esclarecido do ms de junho de 2004, mediante violncia, Joo constrangeu a irm de sua namorada, de nome Tcia, de 21 anos de idade, a manter com ele atos libidinosos diversos da conjuno carnal, vindo a vtima a sofrer leses corporais de natureza leve. Na delegacia, Tcia, em relao ao fato de que foi vtima, e seus pais, quanto ao fato em que Caia foi vtima apresentou representao e comprovaram ser pessoas pobres. Foram ouvidos o acusado, que negou os fatos, e Caia, que confirmou ter sido vtima de seduo e afirmou ter sua irm sido vtima de atentado violento ao pudor. Tcia no foi localizada. Joo foi condenado pelo crime do art. 217 pena de 2 (dois) anos de recluso, aumentado de em face da incidncia do art. 226, III, do Cdigo Penal, totalizando a pena de 2 (dois) anos e 6 (seis) meses de recluso. Foi tambm condenado pelo crime do art. 214, caput, do Cdigo Penal pena de 6 (seis) anos, aumentada de quarta parte, totalizando a pena de 7 (sete) anos e 6 (seis) meses de recluso. Foi fixado como regime de pena o integralmente fechado, em razo de ser hediondo o crime de atentado violento ao pudor. O acusado e seu advogado foram intimados da sentena na data de hoje QUESTO: Como advogado de Joo, redija a pea processual mais adequada sua defesa.

QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 119
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 24 Joo, definitivamente condenado, estava cumprindo pena privativa de liberdade em regime aberto. Foi acusado, em novo processo, ainda no sentenciado, de roubo qualificado pelo emprego de arma e concurso de agentes. Chegando ao conhecimento do Juiz das Execues Criminais a existncia deste processo, ele revogou imediatamente, de ofcio, o regime aberto e determinou a regresso de Joo para regime fechado. Joo foi intimado da deciso na data de ontem, tendo, no mesmo dia, tomado cincia, o seu advogado. QUESTO: Como advogado de Joo, redija a pea processual mais adequada sua defesa. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 120
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 25 O Delegado de Polcia representou ao Juiz de Direito a fim de que fosse decretada a priso temporria de Joo, alegando que ele estava sendo investigado por crimes de estelionato e furto e se tratava de pessoa sem residncia fixa, sendo a sua priso imprescindvel para as investigaes. O juiz, aps ouvir o Ministrio Pblico, decretou a priso temporria por 5 (cinco) dias, autorizando, desde logo, a prorrogao da priso por mais 5 (cinco) dias, se persistissem os motivos que levaram sua decretao. Foi expedido mandado de priso. Sem ser preso, Joo soube da deciso e procurou um advogado para defend-lo. QUESTO: Como advogado de Joo, redija a pea processual mais adequada sua defesa. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 121
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

PROBLEMA 26 Joo, brasileiro, casado, vendedor, nascido em 12 de maio de 1932, foi denunciado por ter subtrado de Maria um relgio, um anel e uma correntinha de ouro, em 12 de janeiro de 2001, na Rua So Jos, altura do nmero 879. O denunciado simulou que estava armado. A denncia foi recebida pelo juiz da 12 Vara Criminal em 25 de fevereiro de 2005 e o ru interrogado em 18 de maro de 2005. A vtima e as testemunhas de acusao foram inquiridas em 18 de agosto de 2005. As testemunhas de defesa foram ouvidas em 25 de outubro de 2005. A defesa apresentou alegaes finais em 10 de janeiro de 2006. Em 25 de fevereiro de 2006, prolatou-se sentena condenatria. Joo foi condenado pena de 4 (quatro) anos de recluso e a 10 (dez) dias-multa por ter violado o artigo 157, caput, do Cdigo Penal e foi fixado o regime prisional fechado para incio do cumprimento da pena, por ter o ru cometido crime grave. O defensor do ru perdeu o prazo para recorrer e a sentena transitou em julgado para a defesa e para a acusao. Expediu-se mandado de priso, e o ru est na iminncia de ser preso. QUESTO: Elaborar pea em defesa do ru. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 122
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 27 O cidado "A" viajava de avio de carreira do Rio de Janeiro para So Paulo no ms de maio de 2007 quando, na aproximao da Capital, passou a importunar a passageira "B", chegando a praticar vias de fato. Em virtude destes fatos, "A", ao desembarcar, foi indiciado em inqurito, como incurso no artigo 21 da Lei das Contravenes Penais vias de fato". Os fatos ocorreram a bordo de aeronave, e assim entendeu-se de processar "A" perante a Justia Federal, tendo este sido condenado pela 1 Vara Criminal Federal da Seo Judiciria da Capital, pena de 15 dias de priso simples, com concesso de sursis. O acusado no aceitou nenhum benefcio legal durante o processo. A r. sentena condenatria j transitou em julgado. QUESTO: Elabore a pea cabvel em favor de "A". QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 123
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 28 Na data de ontem, por volta das 22 horas, Romualdo encontrava-se no interior de sua residncia quando ouviu um barulho no quintal. Munido de um revlver, abriu a janela de sua casa e percebeu que uma pessoa, que no pde identificar devido escurido, caminhava dentro dos limites de sua propriedade. Considerando tratar-se de um ladro, desferiu trs tiros que acabaram atingindo a vtima em regio letal, causando sua morte. Ao sair do interior de sua residncia, Romualdo constatou que havia matado um adolescente que l havia entrado por motivos que fogem ao seu conhecimento. Imediatamente, Romualdo dirigiu-se Delegacia de polcia mais prxima onde comunicou o ocorrido. O Delegado Plantonista, aps ouvir os fatos, prendeu-o em flagrante pelo crime de homicdio. QUESTO: Elaborar a medida cabvel visando a libertao de Romualdo. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 124
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 29 Jos, sabendo que sua filha Manuela est grvida de dois meses e que seu namorado casado, decide fazer com que a filha pratique o aborto. Em contato com uma clnica, Jos marca a realizao do aborto para dali a dois dias. Contrria a praticar o aborto, Manuela comparece ao Distrito Policial do bairro onde se localiza a clnica, e relata autoridade de planto tudo o que ir ocorrer no dia seguinte. Quando Manuela se encontrava na clnica para iniciar a manobra abortiva, os policiais, comandados pelo delegado, invadem o local e prendem em flagrante Jos e o mdico Alfredo. A acusao de tentativa de aborto. Manuela, juntamente com seu namorado, no auto de priso em flagrante, acusa Jos e o mdico Alfredo da inteno de praticarem o crime. Ambos so primrios, e no registram nenhum antecedente criminal. QUESTO: Na condio de advogado (a) do mdico Alfredo, preso na 91 DP, elaborar a medida cabvel que melhor atenda a seus interesses, no sentido de ser libertado da forma mais rpida. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 125
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 30 A que reside em companhia de seu tio B, subtraiu vultosa quantia quando o mesmo no se encontrava em casa. Os fatos se deram em 05 de junho de 2008, sendo certo que passados mais de 3 meses, B lhe procura na qualidade de advogado, com a inteno de tomar as providncias cabveis. QUESTO: Elabore medida pertinente ao caso. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 126
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 31 Ricardo, rapaz de 30 anos, alto, forte, bonito, inteligente e culto, empresrio solteiro, tinha um grande e nico sonho em sua vida desde a infncia virar mulher. Procurou uma clnica de cirurgia plstica de um conceituado mdico, Dr. Joo, e durante meses foi submetido a tratamento psiquitrico e a avaliao psicolgica, alm do aspecto fsico com exames variados. Assinou um termo de responsabilidade concordando com a operao, sendo que seus pais tambm subscreveram o documento. A operao foi realizada com sucesso e Ricardo virou mulher anatomicamente, com caractersticas de mulher. Trs meses depois, Ricardo se arrependeu. Foi aberto Inqurito Policial e, posteriormente, o Dr. Joo foi denunciado pelo crime de leses corporais gravssimas, art. 129, 2 III e IV, do CP, sendo ao final condenado. QUESTO: Elaborar pea para solucionar a situao do acusado. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 127
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 32 Luiz Nunes foi denunciado como incurso no artigo 121, 2, incisos II e IV, c/c art. 14, II, ambos do Cdigo Penal, porque desferiu dois tiros em Edmundo Nunes. Consta da prova colhida tanto no inqurito policial como em juzo, que aps acirrada discusso com seu primo, o acusado perdeu a cabea sacando um revolver e disparando contra a vtima. Apesar de possuir mais 4 cpsulas no tambor, parou de atirar, atendendo aos insistentes apelos de sua me que acorreu ao local. Com os apelos de sua me, socorreu a vtima, levando-a a um hospital das proximidades, onde depois de medicada, a vtima foi liberada, pois sofreu apenas ferimentos leves. O MP, em suas alegaes finais orais, requereu a pronncia do acusado, sustentando sua r. deciso de que se houve desistncia, esta no foi espontnea, eis que o pior somente no aconteceu graas interveno da me do acusado. O MM. Juiz acatando os argumentos expendidos pelo rgo Ministerial pronunciou o acusado, na data de ontem. QUESTO: Produzir a pea cabvel em favor do ru.

QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 128
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 33 Carlos, por sentena de 21 de maro de 2006 foi condenado pena de um ano de recluso, pelo delito de furto simples praticado em 13 de outubro de 2004. Inconformado, interps recurso, ainda no julgado. Em 17 de Fevereiro de 2006 Carlos foi preso em flagrante delito antes de sair do estabelecimento comercial, sendo recuperados todos os objetos, inexistindo prejuzo algum para a vtima. Foi denunciado como incurso nas penas do art. 157, caput, c/c. o art. 14, II, do Cdigo Penal. Neste processo, foi proferida sentena, datada de 15 de maro de 2008, condenando-o pena de quatro anos recluso. Na dosimetria da pena, o Juiz fixou a pena-base em quatro anos, aumentando-a em dois anos, sob a justificativa de ser o ru reincidente pelo delito de furto, e diminuindo-a em virtude da tentativa, em 1/3 (um tero), sem justificar a razo da aplicao deste grau de diminuio. QUESTO: Como advogado (a) de Carlos, intimado da sentena, adote a medida judicial cabvel, fundamentando-a. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 129
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 34 Jos foi processado perante a 1 Vara Criminal da Capital, como incurso no art. 213 do Cdigo Penal. Baseou sua defesa no fato de que, apesar de ter sido reconhecido pela vtima, no seria possvel ser o autor do crime uma vez que no dia dos fatos estava na cidade do Rio de Janeiro, anexando aos autos, notas fiscais de hotis e restaurantes em que ficou. Concedido a Jos o direito de recorrer em liberdade, ele efetivamente apelou ao tribunal competente, sempre alegando, entre outras coisas, que no poderia ter cometido o crime, pois no estava em So Paulo e que a prova era robusta e insofismvel. A deciso do Tribunal, por sua primeira Cmara, foi publicada ontem e o Venerando Acrdo negou provimento ao recurso interposto por Jos, salientando seus pssimos antecedentes criminais e a slida prova acusatria, mas no mencionou a prova carreada aos autos, no que diz respeito s notas fiscais anexadas. QUESTO: Como Advogado de Jos, elaborar a pea que melhor atenda aos seus interesses. Justifique. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 130
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 34 A est sendo processado por pretensa violao ao artigo 214 do Cdigo Penal. Ocorre que B, a ofendida, deixou passar o prazo de seis meses que lhe assina o artigo 38 do Cdigo de Processo Penal para propor ao. Desta forma, no podendo a instncia penal prosperar, em face da decadncia j operada. A requereu fosse reconhecida a extino da punibilidade tendo o honrado Magistrado indeferido o pedido. Sendo intimado da r. deciso na sexta feira, dia 31 de novembro de 2007, A interps, em 07 de dezembro de 2007, recurso em sentido estrito, com fundamento no art. 581, IX do CPP, para combater aquela r. deciso. Entretanto o juiz a quo, deixou de receber tal recurso sob a alegao de ter sido interposto intempestivamente. A, foi intimado hoje da r. deciso de fls. QUESTO: Elaborar medida judicial em favor de A. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 131
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 35 Maria, alta funcionria da empresa ATR, no Centro de So Paulo, Capital, recebe normalmente cantadas de seu superior hierrquico, Joo. Temendo por seu emprego, Maria nunca efetuou nenhuma reclamao. Em 05.08.08, contudo, Joo, prevalecendo-se de sua condio na empresa, chama Maria em sua sala. Quando ela na sala ingressa, Joo tranca a porta, exigindo favores sexuais. Visivelmente alterado Joo grita com Maria, dizendo que se ela no concordasse com o ato sexual, ele iria demiti-la. Outros funcionrios, escutando os gritos de Maria, vo, imediatamente, em seu socorro, abrindo a sala de Joo com a chave mestra, encontrando Maria aos prantos. Joo, nesse momento, sai rapidamente da sala. No dia seguinte, pede desculpas a Maria, dizendo haver bebido demais na vspera, e que tudo no teria passado de um mal entendido. Maria, revoltada, diz vai procurar os seus direitos. QUESTO: Como advogado(a) de Maria, redija a pea mais adequada para fazer valerem os direitos de sua cliente. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 132
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 36 Carlos foi processado e condenado com trnsito em julgado pela prtica de homicdio simples (artigo 121, caput) praticado na cidade de Avar, no ano de 2001, tendo sido condenado pelo Juiz de Avar pena de 6 anos de recluso a ser cumprida em regime fechado, em face de sua condio de reincidente. Iniciada a execuo de sua pena na Penitenciria de Avar, passaram-se exatos 2 anos desde o incio do cumprimento da sua pena no regime fechado, ainda no pleiteando Carlos qualquer benefcio no mbito da execuo penal, no obstante o seu bom comportamento na priso e a existncia da Vara de Execuo na cidade de Avar. QUESTO: Como advogado de Carlos, faa a pea adequada. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 133
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 37 A foi levado a julgamento pelo Tribunal do Jri por crime de homicdio simples (art. 121 do CP.), contra B. O MM. Juiz-Presidente, concludos os debates, indeferiu o pedido de esclarecimentos sobre a matria ftico-probatria solicitados por um dos jurados, ao entendimento de que os mesmos eram desnecessrios. Ao final, o ru, seu cliente, restou condenado pena de sete anos de recluso. Em sede de apelo, argiu voc to somente a nulidade do julgamento, visto no ter o juiz dado ou mandado dar os esclarecimentos solicitados pelo jurado em questo. A turma julgadora do Tribunal de Justia do Estado negou provimento ao recurso, mantendo, pois o decisum de primeiro grau, porquanto entendeu que tais esclarecimentos se consubstanciam em prerrogativas do juiz, faculdade dele, cabendo-lhe, portanto, decidir de sua necessidade ou no. Opostos embargos declaratrios, com vistas apenas a reforo do imprescindvel prequestionamento, viram-se os mesmos rejeitados. QUESTO: Proponha o recurso que achar pertinente, redigindo a pea profissional. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 134
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 38 Joo foi processado e condenado pena de 2 anos de recluso, cumprida em regime aberto, com o respectivo trnsito em julgado, pela prtica de estelionato majorado, previsto no artigo 171, 3., do Cdigo Penal, em face de um golpe financeiro que teria, mediante ardil, induzido em erro e gerado prejuzos a entidade de direito pblico localizada no centro da cidade de So Paulo. Passados dois meses aps o trnsito em julgado da deciso condenatria, surgem novas provas reconhecendo que, na realidade, a entidade de direito pblico no teve qualquer prejuzo econmico em face da conduta de Joo. QUESTO: Como advogado de Joo, ajuze a pea pertinente. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 135
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

PROBLEMA 39 Joo da Silva, foi condenado, por sentena transitado em julgado, a cumprir 6 anos de recluso em regime prisional fechado, como incurso nas sanes do artigo 213, caput do Cdigo Penal, eis que teria constrangido Maria Soares conjuno carnal mediante grave ameaa. Decorrido 1 ano do trnsito em julgado encontrando-se Joo em cumprimento de pena, Maria confidenciou sua amiga Joana Gonalves que antes dos fatos, j namorava Joo e que, com ele havia mantido relacionamento sexual por sua prpria vontade. Relatou tambm, que o acusou de crime, porque Joo rompera definitivamente com o namoro. Joana Gonalves imediatamente procurou os familiares de Joo transmitindo-lhes os fatos que integram a justificao criminal j realizada. QUESTO: Como advogado de Joo da Silva tome providncia judicial cabvel.
QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA? TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 136
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

PROBLEMA 40
"A", com 35 anos de idade, professor de natao, convidou uma de suas alunas de nome "B", de 23 anos, moa de posses, para tomar um suco aps a aula. Quando se dirigiam ao barzinho, passaram por um bosque e "A", usando de violncia, estuprou "B". Neste momento, policiais militares que passavam por ali, ouviram os gritos de "B" e efetuaram a priso em flagrante de "A". "A" foi processado pelo artigo 213 do Cdigo Penal, sendo que "B" moveu uma ao privada contra "A". Durante o processo, "A" no expressou humildade e at disse que "a vtima na verdade gostou". "A" est cumprindo pena, j tendo descontado mais de 2/3 da reprimenda carcerria. Agora, aps tantos anos na cadeia, indenizou a vtima, tem timo comportamento prisional, boa laborterapia e inclusive subsiste do seu trabalho, tendo recebido elogios do Diretor da Unidade Prisional. Requereu o seu livramento condicional, sendo o exame criminolgico favorvel, o mesmo ocorrendo com o parecer do Conselho Penitencirio. Porm, o Juiz da Vara competente, impressionado com a gravidade do caso e ainda influenciado pela frase que a vtima na verdade teria gostado, dita por "A" na poca do processo, entendeu prematuro o benefcio e indeferiu a postulao. A r. deciso que indeferiu o benefcio foi prolatada hoje. QUESTO: Produzir a pea cabvel na espcie, em favor de "A", direcionada ao rgo Judicirio ad quem. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 137
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

PROBLEMA 41 Joo e Jos eram amigos de infncia, foram fazer uma excurso a uma enorme caverna no interior do Estado de So Paulo. Ficaram perdidos durante 2 meses. Finalmente os bombeiros alcanaram o lugar onde estavam, completamente deserto. Jos havia tirado a vida de Joo e os bombeiros viram Jos sentado ao lado de uma fogueira assando uma coxa da perna de Joo. Os bombeiros ficaram horrorizados e Jos foi preso em flagrante. Processado na Comarca Y por homicdio doloso qualificado, foi pronunciado pelo Magistrado e continua preso. O Juiz no r., decisrio quanto tranquilidade do pronunciado ponderou que poucas vezes havia visto caso to repugnante e acusado to insensvel. A r. sentena de pronncia foi prolatada ontem. QUESTO: Como advogado(a) de Jos, ingresse com a pea jurdica cabvel. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 138
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 42 Luiz, no perodo do Carnaval, decide ir com seus amigos a seu stio perto de Itu, com o intuito de descansar do stress da cidade. Na quarta-feira de cinzas, Luiz decide ir at a cidade de Itu a fim de comprar cerveja, vez que realizariam pescaria no perodo da tarde. No trajeto at a cidade, Luiz, por meio de veculo automotor, realiza ultrapassagem em veculo que transitava no mesmo sentido, conduzindo o veculo em velocidade compatvel com o local. Entretanto, Luiz no havia ligado a seta no instante da ultrapassagem, momento em que veio a colidir com um motociclista que, sem capacete, vinha conduzindo em alta velocidade, no sentido oposto, vindo o condutor da motocicleta a falecer, em virtude da coliso com o carro de Luiz. Instaurado o Inqurito Policial por crime de homicdio culposo, decide o Promotor de Justia denunciar Luiz por homicdio doloso na modalidade de dolo eventual, argumentando que ele, por no ter dado a seta para a ultrapassagem, assumiu o risco do resultado da morte do motociclista. Aps a instruo probatria, o Juiz decidiu pronunciar Luiz por crime doloso na modalidade eventual, encaminhando os autos para a Vara do Jri de Itu para o respectivo julgamento, j tendo sido expedida a intimao da deciso de pronncia ao defensor de Luiz. QUESTO: Como advogado de Luiz, interponha a pea pertinente. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 139
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 43

Joo foi processado perante a ____ Vara Criminal da Capital por, supostamente, em 10.02.06, ter, mediante violncia, levado para sua casa, Maria, danarina da casa noturna Noites de Prazer, com fins libidinosos. No interrogatrio, afirmou, primeiramente, no ser Maria pessoa honesta. Por outro lado, asseverou ter convidado a moa para sua casa, no que esta teria concordado, mediante remunerao pecuniria. Alegou, ainda, que, em momento posterior, ambos discutiram sobre o valor a ser pago, tendo, Maria, sado revoltada e dizendo que iria se vingar. As testemunhas asseverando terem se encontrado, na mesma noite e na mesma casa noturna, com Maria, aps sua sada com Joo. Este foi condenado a uma pena de 2 anos de recluso, sob a alegao de que teria ele, de qualquer forma, retido, com fins libidinosos, Maria, contra a vontade desta. QUESTO: Como advogado de Joo, escolha o melhor meio para a sua defesa. Redija a pea. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 140
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 44 Ticio foi condenado pelos de crime de extorso, praticados nos dias 3 de agosto de 1999 e 1 de setembro de 1999. O Juiz prolatou sentena, fixando a pena em 5 anos, na modalidade de crime continuado. Aps esse lamentvel fato, Gaio passou a ter a vida digna e no voltou a delinqir; desde que saiu da priso sempre exerceu atividade profissional, mas com certa dificuldade, pois tal fato consta na sua ficha de antecedentes criminais. No dia 20 de junho de 2008 procurou trabalho como garom, no obteve xito. QUESTO: Pretendendo sanar as marcas do passado, limpando sua folha de antecedentes, procurou seu escritrio de advocacia para que fossem tomadas as providncias pertinentes.

QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 141
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

PROBLEMA 45 Quilon foi processado e condenado pela prtica de 10 crimes de estelionatos (artigo 171, 2, inciso I, do Cdigo Penal) recebendo 1 ano por cada delito, considerando que primrio e no registra antecedentes criminais. Ocorre que, referidas sentenas condenatrias so provenientes de vrios juzes Criminais da Capital, todas transitadas em julgado, reunidos os ttulos na execuo penal, o total de sua pena, aplicando-se a somatria, atingiu 10 anos de recluso, impondo-se, pois o regime fechado, nos termos da lei penal. Observando-se os documentos que instruem as guias de execuo pertinentes, em especial as cpias de ambas as denncias e decises, percebe-se que alm das infraes serem idnticas e da mesma espcie, foram ambas as condutas praticadas na mesma cidade, respectivamente entre os dias 02 e 20 do ms de junho de 2006. QUESTO: Elabore a medida cabvel QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 142
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 46 A titular da empresa ABC Produtos Veterinrios, que atua na distribuio de medicamentos na cidade de So Paulo. Seus vendedores Be C, contrariando normas da empresa e sem conhecimento de A, mediante o uso de notas fiscais falsas, efetuaram vendas de produtos para D, E e F, recebendo os valores e no entregando as mercadorias. Aps regular inqurito policial, o Promotor de Justia em exerccio na 1 Vara Criminal da Capital denunciou somente A por estelionato na forma continuada, porque seria o proprietrio da empresa, requerendo o arquivamento em relao B e C. O Meritssimo Juiz recebeu a denuncia, estando designado o dia 03 de julho de 2000 para interrogatrio. A no preenche os requisitos para beneficiar-se da Lei Federal 9.099/95. QUESTO: Adotar a medida judicial cabvel em favor de A, justificando.

QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 143
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 47 Ernesto Manoel foi condenado por juzo criminal singular, a cumprir 6 (seis) anos de recluso, em regime prisional fechado, por ter sido incurso nas penas do artigo 213, caput, do Cdigo Penal. Houve recurso interposto pela defesa e o Tribunal confirmou a sentena do Juzo a quo. Contudo, o V. acrdo, expressamente, admitiu a progresso meritria do regime prisional. J em fase de execuo penal, transcorrido o lapso temporal do cumprimento da pena no regime fechado, o condenado pleiteou transferncia ao semi-aberto. Entretanto, o Juiz das Execues indeferiu o beneficio, fundamentando-se na Lei n 8072/90.9 QUESTO: Como advogado de Ernesto Manoel, tome a providencia cabvel. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 144
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 48

Antonio presidente de um grande clube local, com mais de 3.000 scios, onde existem piscinas, salo de festas, campo de futebol, etc. O clube freqentado por muitos jovens da localidade. No ms de dezembro de 2001, o garoto Cipriano, sem perceber que o nvel da gua de uma das piscinas estava baixo, l se jogou para brincar. Ao mergulhar, Cipriano bateu a cabea no fundo da piscina e veio a falecer. O presidente do clube, Antonio, agora est sendo processado criminalmente perante a 1 Vara Criminal da Capital em razo da aceitao da denncia formulada pelo Ministrio Pblico, acusando-o da prtica da figura prevista no art. 121, pargrafo 3 do Cdigo Penal. Antonio no aceitou a suspenso processual, que lhe foi proposta pelo rgo Ministerial. A ao penal est tramitando.
QUESTO: Na condio de advogado de Antonio, atue em favor do constituinte.

QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 145
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

PROBLEMA 49

Maria tem conta corrente conjunta com Pedro, seu marido, no banco do Brasil. Numa tarde, Maria foi ao Shopping e emitiu um cheque de R$ 5.500,00 (cinco mil e quinhentos reais) para pagamento de um vestido, desconhecendo o fato de que no mesmo dia, seu marido sacou todo dinheiro disponvel na conta corrente do casal. Com isso, a referida crtula foi devolvida por falta de proviso de fundos e o lojista foi polcia acusando Maria da prtica de estelionato (art. 171, 2, VI do CP). Maria ao ver o extrato bancrio descobriu que o cheque havia sido devolvido e imediatamente se dirigiu a loja, efetuando o pagamento. O Promotor ofereceu denuncia em face de Maria e Pedro como incursos no artigo 171, 2, VI do Cdigo Penal. O Juiz recebeu a denncia e os rus foram citados.
QUESTO: Contratado pelos acusados para acompanhar o feito e

considerando o disposto no procedimento ordinrio, elabore medida cabvel.

QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO: ___________________________________________________________________ 146


www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 50 Laura, brasileira, solteira, 30 anos, publicitria, residente e domiciliada em So Paulo na Rua das Flores, 333, ap. 22, Bairro das Rosas, foi presa em flagrante, na Capital, portando 15 comprimidos de ectasy, substncia entorpecente proscrita no Brasil de acordo com as normas regulamentais. Lavrado o auto de priso em flagrante, com a devida comunicao ao juiz competente, viu-se Laura indiciada em inqurito policial, com base no artigo 33 caput da Lei 11.343/06. Findo o inqurito policial, os autos foram remetidos Justia, onde o Representante do MP aviou denncia por trfico de entorpecentes. Insta salientar que, embora tenha o flagrante se dado em conhecido bar da regio, onde sabidamente h comercializao de drogas, no houve, no inquisitrio, nenhuma testemunha que dissesse estar Laura, na ocasio, a vender ou, mesmo, a distribuir os aludidos comprimidos. Tendo o M.M. juiz adotado o rito estampado na Lei de Drogas viu-se Laura notificada na Delegacia onde se encontrava nos termos do artigo 55. QUESTO: Contratado pela famlia de Laura para acompanhar o feito e, considerando o disposto no procedimento, elabore medida cabvel.

QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 147
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

PROBLEMA 51

Joo foi denunciado criminalmente por, supostamente, ter causado a morte de Josefa, funcionria da OAB/SP. Segundo a denncia, o acusado, em atividade tpica de grupo de extermnio, aps diversas discusses e ameaas funcionria, a qual, segundo consta, no o teria tratado adequadamente, aguardou a sada de Josefa de seu local de trabalho para outro prdio da OAB, onde iria despachar outros processos, momento em que lhe deferiu disparos de arma de fogo que a levaram a bito. Recebida a denncia, Mesmo apresentando testemunhas que o teriam visto em outro local, naquela hora, e mesmo no tendo sido encontrada a arma do crime, o ru alegou que no se encontrava, no dia dos fatos, em So Paulo. Alegou, tambm, que uma simples discusso no seria motivo para um homicdio. O ru foi pronunciado em 22.06.08 como incurso no art.121, 2., II, IV, CP, j que, pelo princpio in dbio pro societate, deveria caber aos jurados a avaliao quanto culpa ou inocncia de Joo. QUESTO: Como defensor de Joo, redija a pea mais adequada para sua defesa.

QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO: ___________________________________________________________________ 148


www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________
PROBLEMA 52

A j cumpriu pena na Penitenciria do Estado de So Paulo pela pratica de diversos delitos patrimoniais, sendo certo que obteve a liberdade definitiva no dia 28 de agosto de 1996. Em liberdade, A locou de B, para fins comerciais, o imvel sito rua C, n 100, Centro, So Paulo. Capital, vencendo o contrato aos 15 de setembro de 2007. No dia 01 de fevereiro de 2006, por volta das 23h00min horas, Bpassou defronte o imvel de sua propriedade e notou um caminho sendo carregado com telhas, portas e janelas do imvel, e foi informado de que aqueles objetos estavam sendo retirados por ordem expressa de A. Imediatamente B acionou a policia e aps a tramitao do inqurito policial, A foi denunciado por furto agravado. O juiz da 28 Vara Criminal da Capital julgou procedente a ao penal, condenando A, por violao do artigo 155, 1, do Cdigo Penal, a pena de 2 (dois) anos e 4 (quatro) meses de recluso, em regime fechado, sem direito a apelar em liberdade. O mandado de priso j foi cumprido e A est preso na Casa de Deteno de So Paulo. O magistrado no acolheu a alegao de A no sentido de que na condio de inquilino estava apenas reparando o imvel de que tinha a posse em razo de contrato em vigor. Entendeu o magistrado que, pelos antecedentes ostentados, A no poderia estar fazendo outra coisa seno praticando o furto descrito na denuncia. As partes foram intimadas da respeitvel sentena. QUESTO: Como advogado (a) de A, adote a medida judicial cabvel, apresentando em separado a justificativa.

QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO: ___________________________________________________________________ 149


www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 53

Ricardo era sndico de um prdio de luxo, um apartamento por andar. No dia 02 de julho de 2006, s 20 h, no salo de festas do citado prdio, localizado na Rua 1, n 01, na regio central de So Paulo, Ricardo presidia a reunio de Condomnio e Maria, moradora do 2 andar, era secretria da assemblia, tudo anotando na ata oficial. Ricardo casado, tem 4 filhos, engenheiro morador do 1 andar. Ao meio da reunio, levantou-se Pedro, morador do 10 andar, decorador, solteiro e disse bem alto: meus amigos do prdio, escutem o que eu tenho a dizer, o sndico, o Ricardo, ladro, e alm de ladro bicha. A confuso se instalou e a reunio foi suspensa, o zelador tudo via da porta do salo, que estava lotado, inclusive com familiares de Ricardo. QUESTO: Como advogado da vtima propor a pea cabvel em favor do ofendido autoridade judiciria competente. QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 150
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________
PROBLEMA 54

O cidado A em So Paulo, Capital, comprou do comerciante B um sof de couro, no valor de R$ 3.000,00. A compra foi efetuada no dia 10 de maro de 2006, sendo que o comprador pediu ao comerciante que apenas apresentasse o cheque no dia 30 do mesmo ms. O pedido foi aceito e ficou consignado no verso da crtula. Porm, o acordo no foi cumprido e o cheque referido voltou sem fundos, tanto na primeira vez em que foi apresentado quanto na posterior. Por causa desses fatos, o cidado A foi denunciado e processado pelo art. 171, 2, inciso VI do Cdigo Penal e restou condenado pena de 1 ano e 8 meses de recluso com sursis. O ru recusou-se suspenso do processo previsto no art. 89 da Lei 9099/95 no momento procedimental oportuno. A r. sentena foi prolatada hoje. QUESTO: Produzir a pea adequada na espcie, em favor de A, perante o rgo judicirio competente.

QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 151
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________ PROBLEMA 55

A subtraiu o carro de B que o deixara na garagem com as chaves no contato e a porta destravada, a fim de dar umas voltas com a namorada. Findo o passeio, voltou com o carro para coloc-lo na garagem. Quando desligou o motor e preparava-se para sair do veculo, foi preso em flagrante por delito de furto. O Juiz da 5 Vara Criminal condenou A a cumprir pena de um ano de recluso, concedendo-lhe sursis. A sentena ainda no transitou em julgado.
QUESTO: Elaborar pea em favor de A.

QUAL A SITUAO QUE O PROBLEMA DESTACA?

TESE:

PEA:

COMPETNCIA:

PEDIDO:

___________________________________________________________________ 152
www.exord.com.br

Direito Penal

_____________________________________________________________________

___________________________________________________________________ 153
www.exord.com.br

Potrebbero piacerti anche