Sei sulla pagina 1di 31

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TABATINGA CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS ENELSON RAMOS RAMIRES

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO I

Tabatinga 2010

ENELSON RAMOS RAMIRES

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO I

Relatrio apresentado para obteno de nota parcial na disciplina Prtica de Ensino da Lngua Portuguesa e Literatura-Estgio Supervisionado I do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade do Estado do Amazonas.

Orientadora: Ilma Marques Obando.

Tabatinga 2010

INTRODUO

Atualmente, considera-se a educao um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de um pas. atravs dela que os cidados produzem conhecimentos e ajudam no crescimento pessoal e da nao em que vive aumentando sua renda e qualidade de vida das pessoas inseridas no contexto. O presente relatrio tem por objetivo apresentar informaes que foram adquiridos com as observaes no decorrer do perodo de Estagio Supervisionado I, voltado para o ensino da Lngua Portuguesa nas sries do sexto ano D, stimo ano D e E, na Escola Estadual Marechal Rondon. Desta forma este relatrio abordar um pouco da realidade da educao nesta instituio de ensino, observando o rendimento dos alunos durante a execuo das aulas e o desempenho do professor em busca dos meios necessrios para atingir seus objetivos com relao aprendizagem. O estgio possibilita aos futuros professores a compreenso das aes praticadas dentro da instituio, assim dando uma prvia da realidade, como tambm do que nos queremos realmente para a preparao insero profissional. Vale ressaltar, que aprendemos observando o professor, porm, elaboramos nosso prprio modo de ser, um incentivo para a profisso futura. Portanto, faz-se necessrio que a educao seja levada a srio e que a teoria e a prtica caminhem juntas em favor de possibilitar a compreenso do aluno e que esta educao tenha efeito significativo em sua vida.

1. QUESTIONRIO DIAGNSTICO DA ESCOLA

1.1.

IDENTIFICAO DA ESTGIRIO O Estagirio Enelson Ramos Ramires, com nmero de matrcula

0728050016, matriculado no Curso de Licenciatura em Letras, 6 Perodo Vespertino, mora na Rua Santos Dumont, casa cento e oitenta e oito no Bairro Das Comunicaes, municpio de Tabatinga, telefone (97) 91654218, e-mail:

internelson@hotmail.com; Nasceu no dia cinco de Dezembro de mil novecentos e oitenta e quatro na cidade de Tabatinga no Estado do Amazonas, solteiro, de cor morena clara, sua ocupao no momento de Auxiliar Administrativo no Centro Estudos Tecnolgico do Amazonas CETAM, e de Estudante Universitrio na Universidade do Estado do Amazonas, UEA.

1.2. DADOS DA ESCOLA A Escola Estadual Marechal Rondon, a pioneira do Municpio de Tabatinga, foi construda em 20 de dezembro de 1947, atravs de mutiro e inaugurada em 20 de janeiro de 1948. Chamava-se Escola So Sebastio, em homenagem ao santo. Foi dirigida por uma professora chamada Nazar Franco Loureiro. Possua apenas uma sala de aula. Dois anos depois, por ser a nica fonte cultural, passou a chamar-se Nova Esperana. A escola era muito pequena e o nmero de pessoas interessadas no ensino era muito grande, desta forma passaram a ministrar aulas embaixo de uma mangueira existente ao lado da escola. Em quatro de abril do mesmo ano, o Sr. Farias cabo do Exrcito Brasileiro, juntamente com sua esposa Sr. Oscarina Gomes, irm do primeiro prefeito do municpio Sr. Oscar Gomes da Silva, passaram a fazer parte do corpo docente. Nessa mesma poca, deu-se incio a construo da igreja dos Santos Anjos, padroeiro do municpio. Em maio de 1952 um forte temporal destruiu as dependncias da escola, fazendo com que os alunos passassem a estudar na parquia. Anos mais tarde a escola passou a chamar-se Grupo Escolar Sete de Setembro. Em maio com a chegada do Plano Piloto e com a ajuda da professora, Astrogilda e do bispo do Alto Solimes, Dom Alberto Marzi e com o convnio do

Comando Militar da Amaznia-(CMA), foram determinados a construo de uma nova escola. Por localizar-se prximo ao Marco Divisrio, deu-se o nome de Grupo Escolar Marechal Rondon, em homenagem ao patrono das comunicaes do Exrcito brasileiro, militar sertanista Cndido Mariano da Silva Rondon. Na dcada de setenta com um novo endereo sendo este a Avenida da Amizade s/n no centro da cidade, foi ampliada e removida para o nome Marechal Rondon. Em 2001 a escola passou por uma reforma, a qual lhe deixou em condies perfeitas de funcionamento. uma instituio mantida pelo governo do Estado do Amazonas atravs da secretria Estadual de Educao e Cultura. A escola funciona em tempo integral nos Matutino, Vespertino e Noturno A Escola Estadual Marechal Rondon est localizada na Rua Avenida da Amizade, nmero setenta, com o telefone (97) 3412- 2123, e est sob o comando da diretora Alcineila Castelo B. Maia h um ano e dez meses no cargo. A escola tem como entidade mantenedora a Secretaria Estadual de Educao- SEDUC, e possui uma rea construda de 2.350.41 m, mas o seu terreno tem uma rea de 31.750,000 m, e funciona nos turnos Matutino, Vespertino e Noturno.

1.3.

ASPECTOS FSICOS

O tipo de prdio da Escola Estadual Marechal Rondon de alvenaria e a sua cobertura de telhas, devido ltima reforma que foi feita h trs anos e seis meses. A escola possui em sua estrutura doze salas de aula, uma biblioteca, um laboratrio de Informtica, uma sala de professores, com banheiros para homens e mulheres, uma secretaria, uma diretoria, uma cantina, uma quadra poliesportiva, um banheiro para os alunos do sexo masculino, feminino, para deficientes e um depsito. A Escola Estadual Marechal Rondon at o momento est em estado regular de conservao, mesmo com alguns empecilhos em portas e fechaduras, ar

condicionado com defeito, as janelas quebradas e rabiscadas, as condies sanitrias so suportveis apesar do mau cheiro dos banheiros masculino e feminino, ambos esto sem portas, as paredes da maioria das salas de aulas esto riscadas pelos alunos. As salas de aula so iluminadas por lmpadas fluorescentes, sendo quatro fluorescentes em cada sala de aula para que os alunos do turno noturno possam ter maior visibilidade, sendo que elas so ligadas tambm nos turnos matutino e vespertino quando o dia est chuvoso e escuro. A parte externa tambm possui quatro fluorescentes, assim como na biblioteca, na secretaria, na sala dos professores e nas outras dependncias da escola, para que no s o turno da noite tenha uma boa visibilidade, mas sim todas as pessoas que frequentam a escola. A escola tem um pequeno jardim no centro da estrutura, existe tambm uma horta cultivada pela escola. O abastecimento de gua feito por poo artesiano, a caixa dgua tm capacidade de armazenar cinco mil litros de gua, para assim ter uma boa quantidade de gua para os seus frequentadores. As salas de aula possuem capacidade mdia para quarenta alunos, mas devido ao excesso de alunos que querem estudar, h superlotao nas salas entre quarenta e cinqenta discentes, em muitos casos at mais, causando assim um emprensamento nas cadeiras e dificultando o trabalho dos educadores em manter o controle na sala de aula. Os meios de comunicao utilizados pela escola so o telefone e o fax e a Internet. O Laboratrio de Informtica possui quinze computadores, no momento o Laboratrio encontra-se em funcionamento, ele aberto para os alunos nos turnos matutino e vespertino, mas durante a noite permanece fechado. Geralmente a maioria dos alunos tem acesso a ele, agora os alunos tm plena liberdade, os monitores auxiliam os alunos para que faam suas pesquisas de forma correta e orientam sobre o bom uso dos computadores. A escola possui recursos multimdia: trs televisores, um DVD, um retroprojetor, todos esses equipamentos so usados para facilitarem os trabalhos dos professores.

A escola no d muitas possibilidades para os portadores de necessidades especiais, existe somente um banheiro minsculo que usado como depsito de materiais esportivos.

1.4.

RECURSOS HUMANOS

A escola possui um grupo com quarenta e cinco educadores, duas pedagogas, uma trabalha nos turnos matutino e noturno, e a outra no turno vespertino, quatro Auxiliares Administrativos, seis auxiliares de Servios Gerais, quatro vigias, cinco merendeiras.

1.5.

QUANTO A GESTO E CLIMA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

A diretora Alcineila Castelo B. Maia procura desenvolver uma gesto democrtica, participativa e dinmica, com a participao de todos. A direo se define em duas palavras: Democracia e participao, onde todos tm plena liberdade de expresso. A escola possui a Associao de pais e mestres que representa tanto os educadores, como os alunos e seus pais. A escola tenta ter o melhor relacionamento possvel com a comunidade, em especial com a famlia de cada educando. Sempre que necessrio faz-se uma assemblia geral e juntos discutem os problemas da escola e dos educandos at chegarem a uma soluo. H uma relao cordial entre direo, pedagoga e educadores, gerando assim o xito nos trabalhos, mesmo com as dificuldades que ambos passam para atender melhor possvel o educando, e assim ouvir todos os seus questionamentos no s deles, mas tambm da comunidade em geral. O Grmio Estudantil no est em funcionamento. Previso para o funcionamento s para o ano de 2011.

Existe um caixa estudantil, mas est parado devido dificuldade de arrecadao de verbas, no momento no h indcios de reativao. A merenda escolar era para ser regionalizada, mas no , sendo que a verba vem para a prefeitura do municpio, porm a falta de comprometimento resultou somente em um nico ms a chegada de frutas da regio. Mensalmente a escola recebe merenda que no da regio como os enlatados. O Ginsio Poliesportivo utilizado por terceiros dependendo de quem for procurar. As instituies pblicas com documentos oficiais podem utilizar gratuitamente o Ginsio, mas as equipes de futebol, ou outras pessoas da comunidade devem dar uma contribuio simblica a fim de fazer a manuteno do lugar. O esporte ocorre atravs de campeonatos realizados entre os prprios educandos, ou seja, interclasse, dentro do ginsio, mas devido ao seu longo terreno facilita a realizao de outras recreaes feitas pelos educadores. Uma forma de lazer bastante trabalhada a msica e a dana, gerando assim a competio da escola em campeonatos realizados pelo municpio. A escola tambm possui atividades culturais, sendo uma delas a arte, como j citada acima dana e a msica, pois as mesmas possibilitam maior disciplina e concentrao nos estudos. As datas comemorativas da escola so vrias como: Carnaval, dia Internacional de luta pela eliminao da discriminao Racial, Sexta-feira Santa, O dia das Mes, Tiradentes, dia do Trabalhador, Dia Nacional de luta contra o Racismo, Corpus Christi, Semana Antidrogas, O dia dos Pais, Dia do mestio, Elevao do Amazonas categoria de Provncia, Independncia do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, Dia das crianas, Dia do funcionrio Pblico, Dia de Finados, Proclamao da Repblica, Dia Nacional da Conscincia Negra, Nossa Senhora da Imaculada Conceio, Padroeira do Amazonas e por ltimo o Natal. O dia do patrono da escola (cinco de maio), a escola promove um grande evento que mobiliza a todos e conta com a participao das escolas estaduais e municipais do municpio, assim como escolas da Colmbia e do Peru, tambm h as horas cvicas que acontecem uma vez no ms.

A escola est trabalhando alguns projetos que so: O da arte de ensinar e aprender, e o projeto meio ambiente, sendo esses com mais de duzentos educandos inscritos, O projeto jovem Cidado que visa dar alegria, esportes e lazer para as crianas e no final do ms cada criana recebe uma gratificao de trinta reais por participao e o programa Rede cidad que visa a incluso digital. No Sistema de Avaliao Educacional do Brasil SAEB a escola se destacou conseguindo mdia quatro no ano de dois mil e cinco sendo a maior nota do municpio gerando assim uma premiao no dia onze de outubro deste ano com um cheque de trinta mil reais utilizado em prol de melhorias para os trabalhos na escola. A escola tenta da melhor forma possvel conhecer o nvel socioeconmico dos seus educandos. As parcerias esto tentando ser feitas com comerciantes a fim de conseguir emprego para quem mais se destaca, tendo xito em alguns casos, pois muitos educandos conseguiram entrar no mercado de trabalho sem terminar o ensino mdio. O Projeto Poltico Pedaggico ainda est em andamento, tentando ser concludo no final deste ano, sendo que no totalmente devido a sua flexibilidade. H reunies sobre o projeto quinzenalmente com a participao da direo e da equipe pedaggica, o atraso na concluso ocorre devido pausa que at o momento tem se estendido.

1.6 SOBRE OS DOCENTES A Escola Estadual Marechal Rondon possui um quadro docente no total de quarenta e sete (45) professores relacionados abaixo: O professor Almir Celestino de Brito formado em Licenciatura em Cincias Naturais, atua na disciplina de Qumica no primeiro ano A e B, segundo ano A e B, como tambm no terceiro ano A e B do ensino mdio. Tem vinte e dois anos de magistrio e dezoito horas semanais. Trabalha nos turnos matutino e vespertino. A professora Ana Rita de Souza dos Santos formada em Licenciatura em Cincias naturais, atua na disciplina de biologia no primeiro ano D , E e F do ensino mdio e na disciplina de matemtica no o itavo ano D e nono C do ensino fundamental. Tem vinte e cinco anos de magistrio, possuindo dezoito horas semanais. Trabalha no turno noturno.

A professora Aldese Santos de Azevedo formada em Licenciatura em Letras, atua na disciplina de portugus no nono ano B do ensino fundamental, no primeiro ano A B e C do ensino mdio. Possui dois anos de magistrio com carga horria de dezessete horas semanais. Trabalha no turno matutino. A professora Andria da Cruz Batista formada em Licenciatura em Educao Fsica. Tem cinco anos de magistrio atua na disciplina de educao fsica no primeiro ano A, B, no segundo ano A, B e tambm no terceiro ano A e B do ensino mdio. Trabalha no turno matutino. A professora Arly Castimrio Lira Tananta formada em Licenciatura em Letras. Possui um ano de magistrio, atua na disciplina de portugus no stimo ano A, -B, e C, ensino religioso no stimo ano C e oitavo B e artes no stimo ano A, -B, -C do ensino fundamental com carga horria de vinte horas semanais. Trabalha no turno vespertino. A professora Beatriz da Silva Dias Silva formada em Licenciatura em Matemtica. Tem sete de magistrio, atua na disciplina de matemtica no sexto ano D, stimo ano D, -E e oitavo ano C do ensino fundamental com carga horria de vinte horas semanais. Trabalha no turno matutino. A professora Catarina Carvalho de Lima formada em Licenciatura em Geografia, Especializada em Educao Inclusiva. Tem dezoito anos de magistrio, atua na disciplina de geografia no oitavo ano C, nono ano B do ensino fundamental, primeiro ano A, -B, -C, segundo ano A, -B e tambm no terceiro ano A e B do ensino mdio com carga horria de vinte horas semanais. Trabalha no turno matutino. O professor Ccero Balieiro da Cruz formado em Licenciatura em Normal Superior. Tem dezesseis anos de magistrio atuando na disciplina de matemtica no sexto ano A,B e C e cincias no sexto ano A do ensino fundamental com carga horria de dezoito horas semanais. Trabalha no turno vespertino. A professora Darlene Rodrigues da Silva formada em Licenciatura em Biologia e Especializada em Psicopedagogia. Tem dezesseis de magistrio, atua na disciplina de biologia no primeiro ano A, B e C, segundo ano A e B, terceiro ano A e B do ensino mdio com carga horria de vinte horas semanais. Trabalha no turno matutino. O professor Delcimar Celestino de Brito formado em Licenciatura em

Matemtica e especializado em Tecnologia Educacional. Tem vinte e cinco anos de magistrio atua na disciplina de fsica no primeiro ano A e B, segundo ano A, B, C, D, E e F, como tambm no terceiro ano A, B, C e D do ensino mdio com carga horria de dezoito semanais. Trabalha no turno matutino e noturno. A professora Deusalina Vieira da Rocha formada em Licenciatura em Educao Fsica. Tem vinte anos de magistrio, atua na disciplina de educao fsica no sexto ano A, B e C, stimo ano A, B e C, oitavo ano A e B e nono A do ensino fundamental com carga horria de vinte semanais. Trabalha no turno vespertino. A professora Dinamar Santos do Carmo formada Licenciatura em Geografia. Tem dois anos de magistrio atua na disciplina para o sexto ano D, stimo ano D e E, artes para o sexto ano D, stimo ano D e E, oitavo ano C, nono ano B do ensino fundamental e primeiro ano A e B do ensino mdio com carga horria de dezoito horas semanais. Trabalha no turno matutino. A professora Elnia Bonfim Barros formada em Licenciatura em Letras. Possui dezenove anos de magistrio, atuando no segundo ano A e B, terceiro ano A e B do ensino mdio, ensino religioso no oitavo ano C e nono ano B do ensino fundamental com carga horria de dezessete horas semanais. Trabalha no turno matutino. A professora Eliza dos Santos Ribeiro formada em Licenciatura em Letras e Especializada em Lngua Portuguesa. Tem quatro anos de magistrio, atua no primeiro ano D, E e F, segundo ano C e artes no primeiro ano D do ensino mdio com carga horria de dezoito horas semanais. Trabalha no turno noturno. A professora Francirlene Gomes de Almeida formada em Biologia. Tem oito anos de magistrio atuando na disciplina de matemtica no nono ano B e primeiro ano C, qumica e fsica no primeiro ano C com carga horria de quartoze horas semanais. Trabalha no turno matutino. O professor Francirley Ortiz Carvalho, formado em Licenciatura em matemtica. Tem seis anos de magistrio Atua na disciplina de matemtica no oitavo ano A e B, nono ano A e cincias no nono A do ensino fundamental com carga horria de dezoito horas semanais. Trabalha no turno vespertino

A professora Francisca Martins dos Santos formada Licenciatura em Cincias Agrarias e especializada em Gesto Escolar, possui dezoito anos de magistrio, est afastada da sala de aula por estar na presidncia da Associao de Pais e Mestres, e ainda a disposio do Laboratrio de Informtica trabalhando com mdia, no turno noturno. O professor Gilberto Lopes Almeida formado Licenciatura em Matemtica. Tem quatro anos de magistrio Atua na disciplina de matemtica e fsica no primeiro ano D, E e F com carga horria de dezoito horas semanais. Trabalha no turno noturno. O professor Joo Andr Facundes Arcila formado em Licenciatura em Espanhol. Tem dois anos de magistrio, atua na disciplina de espanhol no sexto A, B e C, stimo ano A, B e C, oitavo ano A e B, nono ano A e ensino religioso no sexto ano C com carga horria de dezenove hor as semanais. Trabalha no turno vespertino. O professor Jorge Ricardo Teixeira formado em Licenciatura em Letras e Literatura, Administrao de Empresas, ps-graduando em Gerenciamento

Empresarial. Tem treze anos de magistrio Atua na disciplina de portugus no segundo ano D, E e F, no terceiro ano C e D com carga horria de vinte horas semanais. Trabalha no turno noturno. A professora Joserly Nogueira da Silva formada em Licenciatura em Matemtica. Tem oito de magistrio, atua na disciplina no segundo ano C, D, E e F, terceiro ano C e D com carga horria de dezoito horas sema nais. Trabalha no turno noturno. A professora Leia Rodrigues Vitor formada em Normal Superior. Tem onze anos de magistrio, atuando no segundo ano A no turno vespertino. A professora Leide Maria Leo Lopes formando em Licenciatura em Matemtica e especializada em Ensino da Matemtica e Educao Bsica, Tem sete anos de magistrio, atua na disciplina de matemtica no primeiro ano A e B, segundo ano A e B e terceiro ano A e B com carga horria de dezoito horas semanais. Trabalha no turno matutino.

A professora Luciana Martins Marinho formada em Normal Superior. Possui oito anos de magistrio. Leciona para o quarto ano A do ensino fundamental no turno vespertino. A professora Luciene de Souza Maciel formada em Licenciatura em Geografia. Tem quinze anos de magistrio, atuando na disciplina de geografia no primeiro ano D, E e F, segundo ano C, D , E e F, terceiro ano Ce D com carga horria de dezoito horas semanais. Trabalha no turno noturno. O professor Manoel Nelson Maia Sales formado em Normal Superior e especializado em Gesto Escolar. Tem vinte e oito anos de magistrio, atua na disciplina de portugus no oitavo ano D, artes no oitavo ano D, nono ano E, primeiro ano E e F e ensino religioso no oitavo ano D e nono ano E com carga horria de dezoito horas semanais. Trabalha no turno noturno. A professora Marciclia da Silva Ges formada em Licenciatura em Letras. Tem seis de magistrio, atua na disciplina de espanhol e ensino religioso no sexto ano D, stimo ano D e E, oitavo ano C, nono ano B, artes no primeiro ano C e no sexto com carga horria de quinze horas semanais. Trabalha no turno matutino. A professora Maria Aldeides Tomz formada em Licenciatura em Filosofia.Tem dezoito anos de magistrio atua na disciplina de geografia e histria no sexto ano A, B e C e, ensino religioso no sexto ano A e B com carga horria de vinte horas semanais. Trabalha no turno vespertino. A professora Maria da glria Mota Rocha formada em Licenciatura em Normal Superior. Possui dez anos de magistrio, atua na disciplina de geografia no oitavo ano D, nono ano C, espanhol no oitavo ano D, nono ano C e cincias no oitavo ano D e nono ano C com carga horria de dezesseis horas semanais. Trabalha no turno noturno. A professora Maria do Socorro Tenazor Jean formada em Licenciatura em Educao Fsica e especializada em Educao Inclusiva. Tem quinze anos de magistrio, atua na disciplina de espanhol no primeiro ano D, E e F, segundo ano C, D, E e F, terceiro ano C e D com carga horria de dezoito horas semanais. Trabalha no turno noturno. A professora Maria Rosiclia Batista Pinto formada em Licenciatura em Pedagogia com especializao em Gesto Estrutural de Recursos Humanos. Possui

dez anos de magistrio, atua disciplina de histria no segundo ano F, terceiro ano C e D, sociologia no segundo ano C, D , E e F, filosofia no terceiro ano C e D com carga horria de dezoito horas semanais. Trabalha no turno noturno. A professora Marilu Brando dos Navegantes formada em Licenciatura em Geografia. Possui dezesseis anos de magistrio, atua na disciplina de geografia no stimo ano A, B e C, oitavo ano A e B, nono ano A e ensino religioso no stimo ano A e B com carga horria de vinte horas semanais. Trabalha no turno vespertino. O professor Martin da Costa Mestncio formado em Licenciatura em Histria. Possui dezenove anos de magistrio, atua na disciplina de histria no oitavo ano D, nono ano C, primeiro ano D, E e F, segundo ano C, D e F com carga horria de dezoito horas semanais. Trabalha no turno noturno. A professora Mary Saldanha Teixeira formada em Licenciatura em Letras e especializao Lngua e Literatura. Possui vinte anos de magistrio, atua na disciplina de portugus e responsvel pelo Projeto Jovem Cidado. Trabalha no turno matutino e vespertino. A professora Neize Maria da Silva formada em Licenciatura em Filosofia. Possui dezesseis anos de magistrio, atua na disciplina de histria no primeiro ano C, segundo ano A e B, terceiro ano A e B e sociologia no segundo ano A e B e filosofia no terceiro ano A e B com horria de dezoito horas semanais. Trabalha no turno matutino. A professora Olga Maria dos Santos da Costa formada em Licenciatura em Letras, especialista em Lngua Portuguesa. Possui quatro anos de magistrio, atua na disciplina de portugus no sexto ano D, stimo ano D e E, oitavo ano C e no nono ano A com horria de dezoito vinte horas semanais. Trabalha no turno matutino. A professora Raineide da Silva Ruiz formada em Licenciatura em Histria, especialista em Gesto Escolar. Possui dezessete anos de magistrio atua na disciplina no terceiro ano A. Trabalha no turno vespertino. A professora Rosangela Fernandes de Oliveira formada em Licenciatura Plena em Letras, especialista em Tcnico Educacional. Possui dezessete anos de magistrio, atua na disciplina de portugus e artes no stimo ano A, B e C e

ensino religioso no stimo C e no oitavo B, sua carga horria vinte horas semanais. Trabalha no turno vespertino A professora Rufina Borges de Oliveira formada em Licenciatura em Histria e Bacharelado em Cincias Polticas, especialista em Gesto Escolar. Possui vinte e cinco anos de magistrio, atua na disciplina de matemtica no stimo ano A, B e C, oitavo ano A, e B e a disciplina de cincias no sexto ano B com carga horria dezoito horas semanais. Trabalha no turno vespertino. A professora Sandra Vanete Tananta Vaz formada em Lngua Espanhola. Possui vinte e quatro anos de magistrio, atua na disciplina de espanhol no sexto ano D, no stimo ano D e E, oitavo ano C e nono ano B. Artes no primeiro ano C e ensino religioso no sexto ano D, stimo D e E com carga horria de quinze horas semanais. Trabalha no turno matutino. A professora Suely Peixoto Dvila formada em Licenciatura em Histria. Possui vinte e quatro anos de magistrio, atua na disciplina de histria no sexto ano D, stimo ano A, B, C, D e E, oitavo ano A, B e C, nono ano A e B e a disciplina de ensino religioso no oitavo ano A e nono ano B com carga horria de trinta horas semanais. Trabalha no turno matutino e vespertino. A professora Suzinia Barbosa Martins formada Licenciatura em Biologia. Possui nove anos de magistrio e leciona Biologia no segu ndo ano D, E e F e no terceiro ano C e D. Qumica no primeiro ano D, E e F com carga horria dezenove horas semanais. Trabalha no turno noturno. A professora Udecira da Cruz Ges formada em Licenciatura em Cincias Naturais e especializao em Gesto Escolar. Possui dezenove anos de magistrio, atua na disciplina de cincias no sexto ano C e D, no stimo ano A, B D e E, oitavo ano A, B e C e nono ano B com carga horria de trinta e sete horas semanais. Trabalha no turno matutino e vespertino. O professor Valdiney da Silva Arajo formado em Licenciatura em Educao Fsica. Possui oito anos de magistrio. Atua na disciplina de educao fsica no sexto ano D, stimo ano D, E, oitavo ano C, nono ano B e primeiro ano C com carga horria de dezoito horas semanais. Trabalha no turno matutino. A professora Waldacy Ribeiro Melo formada em Pedagogia mais no momento est atuando como apoio pedaggico nos turnos matutino e noturno.

A professora Waldirene Marques de Souza licenciada em Pedagogia, com especializao em Psicopedagogia, no momento encontra-se como apoio

pedaggico, possui vinte anos de magistrio, sua carga horria de vinte horas semanais (integrado), trabalha no turno Vespertino.

1.6.

MATRCULA, DEMANDA E APROVEITAMENTO ESCOLAR

No ano de dois mil e nove a escola possua quarenta e cinco turmas e a matrcula inicial foi de mil setecentos e sessenta e trs, e a matricula final de mil quinhentos e oitenta e dois, sendo que mil cento e vinte e dois foram aprovados, quatrocentos e cinqenta e nove reprovados, cento e trinta e trs desistentes e sessenta e quatro alunos foram transferidos. O nvel de aprendizagem de dois mil e nove foi regular, o ndice de assiduidade foi significativo, sendo que o maior ndice de desistncia foi do ensino mdio, de acordo com a secretria, foram uma mdia de quatrocentos alunos para a recuperao sendo que muitos passaram enquanto que outros reprovaram. Veja no grfico em anexo:

1.7.

ORGANIZAO DO TRABALHO PEDAGGICO

lAlm do livro didtico os educadores fazem uso de pesquisa de campo, pesquisas em casa ou na internet, tambm trazem cartazes, contedos no retroprojetor, msicas, filmes para poderem tornar as aulas mais interessantes, trazem mensagens educativas e criativas. Os educadores utilizam os parmetros curriculares nacionais de suas disciplinas na montagem do plano de curso do incio do ano letivo, mas alguns educadores reclamam que no tem parmetros para disciplina de Filosofia e Sociologia. Eles procuram utilizar a interdisciplinaridade para que haja um bom entendimento da disciplina, e os temas transversais vo sendo tocados de acordo com os contedos que o educador utiliza em sala de aula, como em textos, contas de matemtica e conversas feitas com seus alunos. Alguns educadores dizem que conseguem ter esse acompanhamento dos alunos, pela dinamicidade que do em suas aulas, pelas notas das avaliaes

quando essas so boas, e trabalhos de pesquisa que motivam o educando a estudar, mas muitos reclamam de alguns alunos que no querem nada com a vida e no tentam se esforar para compreender melhor os contedos e que muitas vezes tornam o ato de ensinar constrangedor. A grande maioria dos professores esto lotados em sua rea de atuao, mas h excees, como educadores formados em Normal Superior dando aula de Lngua Estrangeira e uma formada em Educao Fsica dando aula de Ensino das Artes. O tempo para repassar o contedo programtico da disciplina insuficiente, porm razovel sendo que esses contedos so muitos extensos para serem repassados pela pouca carga horria que a disciplina possui na grade curricular da srie.

1.8.

DIFICULDADES APRESENTADAS PELO PROFESSOR

O professor na sociedade um dos principais protagonistas da mudana do indivduo, so muitos os pontos negativos que impedem o professor de exercer o seu papel de forma adequada, o aspecto socioeconmico, poltico e muitos outros fatores. Um exemplo esclarecedor de tudo isso o fato de que as maiorias dos pais pensam que o professor no tem vida particular, famlia, filhos e outras ocupaes alm de dar aulas. O professor um ser normal, precisa se divertir, brincar, errar e acertar como qualquer outra pessoa. Para os pais que muitas vezes em seus passeios familiares observam um professor bebendo acham que ele est dando um mau exemplo para os seus filhos, esquecem que eles so o exemplo principal para os filhos deles. O professor alvo de calnias e agresses constantes, violncia verbal e desrespeito moral, cabe aos pais tambm educar os seus filhos aconselhando e dando disciplina e regras. O professor no tem uma boa remunerao, a responsabilidade grande, o trabalho intenso, o que muita gente no sabe que o professor na maioria das

vezes tira recursos do seu prprio bolso para tornar a sua aula mais interessante, esforo esse que nunca foi reconhecido. Alm disso, h problemas reais e verdadeiramente importantes a serem observados como: carga horria que dificulta o planejamento das aulas, salas superlotadas, inexistncia de equipe de apoio pedaggico, falta de apoio dos pais, falta de material especfico para o desenvolvimento das aulas prticas, como microscpio, por exemplo, falta de horrio especfico para construo de material didtico e busca de recursos em outras instancias que no a escola, falta de apoio de outros setores sociais e a sobrecarga de trabalho que o professor acaba levando para casa e o deixa estressado.

1.9.

DESEMPENHO DISCENTE

So muitos os pontos relacionados ao desempenho do discente, um deles a falta de uma poltica educacional sria e de efeito que possa ajudar a manter o aluno na escola, no ele ser obrigado a desistir para poder trabalhar e ajudar os pais, tambm h destruio da instituio familiar, sendo que muitos pais nunca quiseram e nem querem saber como o filho vai indo na escola, esse ato faz com que o aluno tenha toda liberdade de agredir verbalmente o professor, outro item importante a falta de recursos para os professores melhorarem a qualidade de suas aulas e assim obter maior interesse por parte dos mesmos. Alm desses h ainda dificuldades bsicas como interpretao e construo de textos que acabam por afetar todas as reas do conhecimento; falta de estmulo interior (muitos deles demonstram no querer aprender e fazem pouco caso daquilo que se tenta colocar em sala), falta de apoio dos pais, no crena de que os estudos sejam uma boa via para a conquista de um futuro melhor, a m explicao por parte dos docentes, conversas paralelas com os colegas no momento da explicao do professor sobre outros assuntos. O professor tenta repassar para o aluno o que ele aprendeu, mas no h algo que possa causar maior tristeza ao professor do que ele v que est falando com as paredes, so poucos os alunos que querem realmente aprender e construir conhecimento, pois se eles no obedecem aos pais, aos professores tambm no iro obedecer.

1.10. OBSERVAES E SUGESTES JULGADAS NECESSRIAS, COM AS DEVIDAS JUSTIFICATIVAS.

So muitas as observaes feitas no decorrer do estgio, durante as entrevistas o que foi percebido que os professores esto insatisfeitos com as disciplinas que esto ministrando, o tempo muito corrido e no d para passar todo o contedo programado para uma aula e para o ano letivo, temem que com isso os alunos sintam dificuldades no prximo ano letivo ou que no possam assimilar de forma correta o contedo correndo o risco de uma possvel reprovao. Outra observao o comportamento dos alunos, eles no querem saber de estudar, vo para a escola por ir, faltam muito, fogem no horrio do intervalo, quebram os vidros da janela e agridem de forma verbal o professor quando tentam corrigi-los. Outro fator que desestimula o professor o fato de no haver materiais didticos disponveis para eles na escola, para tornarem as suas aulas mais interessantes e assimiladas eles so obrigados a comprar materiais com recursos tirados do seu prprio bolso para utiliz-los nas suas aulas. Um dos apelos dos professores, alunos e demais pessoas que trabalha, na limpeza, que os rgos competentes se interessem em conhecer os problemas da escola, que eles os ajudem para que eles possam ajudar e dar melhores condies de ensino aos alunos. As sugestes julgadas necessrias pela estagiria so as seguintes: fazer concursos para suprir a falta de professores voltada para as reas, se no houver concursos que haja pelo menos processos seletivos todos os anos, para dar oportunidade para os que esto se graduando, fazer uma organizao entre os professores e administradores para acabar com a troca de professores, por

exemplo; o professor de matemtica atuar na rea de educao fsica, pois isso pode ser prejudicial para os alunos. A escola deve procurar organizar mais reunies entre professores e os pais dos alunos para que ambos conversem sobre as dificuldades de seus filhos e estabeleam um bom relacionamento entre ambos.

Professor procurar chamar a ateno do aluno, criando dinmicas, aulas criativas, inovar sua explicao, fugir do tradicionalismo, criar jogos de ensino e aprendizagem, e principalmente usar em suas explicaes exemplos que tenham haver com o dia a dia do aluno, fazendo que com isso ele possa participar da aula. Assim, todos trabalhando juntos em busca de um objetivo possvel torn-lo realidade, preciso unir professores, pais e alunos para que haja uma unio mtua e eficaz e juntos corrigirem os seus erros e defeitos e planejarem melhorias coletiva.

2. AULAS TERICAS

O presente trabalho relata as aulas tericas da Disciplina Prtica de Ensino da Lngua e Literatura Portuguesa I: Estgio Supervisionado, ministradas pela professora Orientadora Ilma Marques Obando, onde foram de mxima importncia par o embasamento terico, contribuindo para a formao acadmica dos futuros docentes. A primeira aula deu incio no dia vinte e quatro de agosto de dois mil e dez, onde a orientadora falou sobre a importncia da disciplina, tal qual indissocivel da prtica. Primeiramente deve-se ter a teoria para poder obter um maior conhecimento da realidade para poder ir para a prtica. Neste raciocnio, Selma Garrido (pg.51), destaca que:
O estgio abre possibilidade para os professores orientadores proporem a mobilizao de pesquisa para ampliar a compreenso das situaes vivenciadas e observadas nas escolas, nos sistemas de ensino e nas demais situaes ou estimularem a partir dessa vivncia, conforme retomadas nesse texto, mostram sua fertilidade para a realizao do estgio como pesquisa e pesquisa como estgio.

A orientadora comentou sobre as escolas, fichas, frequncias, ementas, cargas horarias e colocou um vdeo sobre o trem e seus vages e comparou a jornada acadmica como um trem. Depois dividiu os discentes para as escolas, deixando que os mesmos optassem pelas escolas de preferncia a fim de ser realizada a prtica de estgio. No dia vinte e seis de agosto, foi relembrado todo o contedo da aula de dia 24 de Agosto de 2010. Estando j com a orientadora a relao das Escolas Estaduais Duque de Caxias e Pedro Teixeira, entregou os horrios aos discentes que optaram por uma dessas escolas, anotou os nomes tambm dos que

estagiariam em outras escolas, fez a turma refletir que a vida cheio de escolhas em relao a estudo e emprego e que em certas circunstancias preciso escolher entre um e outro.
A profisso de professor, tambm pratica. E o modo de aprender a profisso, conforme a perspectiva da imitao ser a partir da observao, imitao, reproduo e s vezes, reelaborao dos modelos existentes na pratica na pratica consagrados como bons. Muitas vezes nossos alunos aprendem conosco nos observando, imitando, mas tambm elaborando seu prprio modo de ser a partir da analise critica do nosso modo de ser.(Pimenta, 2004, p.35).

No dia trinta e um de agosto de 2010, a professora orientadora comeou a atender os discentes esclarecendo mais sobre a disciplina. Distribuiu os horrios para aos alunos que escolheram estagiar nas Escolas Estaduais Marechal Rondon e Conceio Xavier de Alencar, foram colocados no quadro os respectivos horrios das aulas das escolas, e falou sobre a rigidez quanto pontualidade dos estagirios nas escolas. No dia dois de setembro de 2010, a professora orientadora confirmou os nomes de todos os estagirios para a realizao da prtica nas escolas, mostrou a necessidade dos mesmos estarem em sala de aula com uma carga horaria de noventa horas e que o resto das horas a docente daria para a atualizao de dados. Um fato observado que o diretor da Universidade visitaria as instituies a fim de confirmar se os estagirios estariam realmente cumprindo suas obrigaes. Durante a aula, deu se a leitura do texto da apostila Pratica de Ensino da Lngua e Literatura da Lngua Portuguesa I: Estagio Supervisionado, na pagina 36, onde foi argumentada a necessidade do educador ter uma viso diferente quando for passar os contedos aos alunos. No final da aula foi mencionado sobre a preparao de regncia que cada estagirio teria de dar em sala de aula. No dia nove de setembro de 2010, depois da chamada de frequncia, leu-se o oficio do estgio, comentou-se a importncia da participao do estagirio em todas atividades da escola, dos projetos que a escola participa, a orientadora mostrou um modelo de relatrio a turma, e mostrou o que os discentes poderiam colocar no seu relatrio o nome do professor mesmo sendo este substitudo, e que poderia fazer entrevista com os professores. Depois ela disse a seguinte frase: nas falhas que vamos melhorar. Pois no h perfeio mesmo tendo cinquenta anos de magistrio. No entanto que a cada momento o educador deve dar o melhor de si prprio.

Esse movimento pode ser mais bem realizado em uma estrutura curricular que supe momentos para reflexo e analise das praticas institucionais e das aes dos professores luz dos fundamentos tericos das disciplinas e das experincias de seus profissionais.(Pimenta, 2004, p.57).

No dia quatorze de setembro de 2010, os estagirios foram parabenizados de terem comeado bem a pratica da observao e alguns at auxiliaram de imediato o professor em sala de aula. Durante a aula a educadora disse que todos deveriam fazer o projeto de pesquisa assim que terminasse a realizao da pratica de estgio, que fizessem um planejamento de ao pedaggica relatando tudo o que ocorreu durante o estgio.
Essa viso mais abrangente e contextualizada do estgio indica, para alm da instrumentalizao tcnica da funo docente, um profissional pensante, que vive num determinado espao e num certo tempo histrico, capaz de vislumbrar o carter coletivo e social de sua profisso (cf. Lima, 2001). Integrando-se esta concepo de formao continua de professores a pesquisa adquire possivelmente novos contornos, pois a pratica reflexiva exige um novo modelo de investigao, onde tenha lugar a complexidade do real (Prez Gmez 1922).

No dia vinte e quatro de setembro de 2010, durante a aula foi abordado sobre a Sexta cultural e sobre a Semana de Cincia e Tecnologia, onde todos os universitrios deveriam participar. Depois a orientadora pediu aos alunos que revessem a apostila de didtica do quarto perodo para a elaborao do plano de aula, em seguida os discentes deram continuidade da leitura da apostila, surgindo ento comentrios quanto ao assunto lido, pois importante o estagirio perceber como o tipo de gesto do diretor. Mencionado isso, argumentou-se que o Curso de Letras trabalha com Relatrio e Projeto de Pesquisa. No dia dezesseis de setembro de 2010, depois que os discentes foram orientados, houve a continuidade da apostila na pagina quarenta, onde comentou-se que a Didtica melhora a educao, pois da parte os projetos e principalmente quanto a questo do projeto de pesquisa. Foi ressaltado que no h um modelo de dar aula, o ambiente escolar no s dentro da escola, que metodologia pode-se trabalhar em sala de aula, que realmente preciso pensar na educao, nas dificuldades que os alunos enfrentam constantemente, como os mesmos aprendem a lngua portuguesa, e para isso, a

importncia da apostila para um profundo embasamento terico e reflexo. Martins (2007) ressalta que:
O nvel sensorial traduz no primeiro contato com o texto ou situao. O nvel emocional nos leva a interpretao subjetiva que o nvel sensorial nos trouxe, enquanto que o nvel racional (presente em textos narrativos ) busca a interpretao correta, a objetividade dentro da situao ou texto em leitura [...]

Pois o homem um ser livre e muitas coisas descobre-se dos alunos por meio das redaes. Onde o prprio homem presenciando um fato e escrevendo-o, a partir da pode-se recriar algo em cima do que foi dito. No dia nove de setembro de 2010, houve orientao, a professora chamou ateno para o fato que durante a prtica de estgio o professor assinar a ficha do estagirio, que os alunos precisariam conhecer tambm a realidade do acadmico e, que o mesmo pegasse o livro do Furast 15 Edio 2010,para iniciar seu relatrio. No dia vinte e trs de setembro de 2010, os assunto abordado foram,

quanto aos feriados escolares, como comear um relatrio, todo discente da universidade deveriam saber fazer e elaborar pesquisa, comentrio sobre o meio ambiente e, qual o objetivo de ter o docente pesquisador na escola. No dia vinte e oito de setembro de 2010, a professora orientadora informou sobre o curso de Libras obrigatrio no Curso de Letras, Pedagogia e outros. Logo aps falou novamente sobre a sexta feira cultural, continuou a leitura da apostila, atentou para a suma importncia das aulas tericas, do projeto ser voltado para a sala de aula, avaliao escolar, qual o valor da pesquisa para a escola, que preciso ter bastante conhecimento para o desenvolvimento de um projeto e que o estgio identifica o individuo a ser apto ou no para a funo de ser educador, Nessa perspectiva, Kucksar (Pag. 64), afirma:
A proposta est vinculada idia de um estgio voltado para o entendimento comunidade, o qual dever proporcionar o engajamento do estagirio na realidade, para que possa perceber os desafios que a carreira do magistrio lhe oferecer e possa assim, refletir maduramente sobre a profisso que vai assumir.

No dia sete de outubro de 2010 , durante a aula a educadora pediu que cada aluno lessem um trecho da apostila para seus embasamento terico. A docente comentou que atualmente nota-se uma educao diferente, pois os livros de gramtica antes no eram escritas por brasileiros, que antes para algum estudar

era preciso ter direito. Atualmente os linguistas no querem que os alunos se sintam pressionados em aprender a norma gramatical, para no ocorrer que o individuo seja traumatizado. Pois como a lngua no esttica, todos os dias pode-se inventar novas palavras e novas ideias. No dia vinte e seis de Outubro de 2010, a professora orientadora deu inicio a marcao das regncias, orientou-nos quanto ao critrio de avaliao para a nota do estagirio. Mediante isso, comeou a apresentao de seminrio dos grupos, abordando os assuntos da apostila. O primeiro grupo abordou O papel do estagirio nos cursos de formao de professores de Ivani Catarina Arantes Fazenda. O grupo expressou-se bem, logo em seguida o segundo grupo se apresentou dando continuidade dos referidos assunto no tocante ao grupo. No dia vinte e oito de Outubro de 2010, a professora orientadora chegou e perguntou se os grupos estavam prontos para a apresentao, pois nessa tarde no havia energia na universidade. O grupo trs iniciou com O estagio supervisionado como atividade integradora de Rosa Kulcsar. O grupo, falou que no estagio apenas estavam apenas observando e somente uma vez a professora titular pediu ajuda, usaram a seguinte frase vamos valorizar o momento do estgio. A professora orientadora em sugesto a todos disse que no estagio I se estar para observar, no entanto se o professor precisa de auxilio, o estagirio poderia muito bem ajuda-lo. A docente tambm deixou claro que a maior nota no Trabalho de Concluso de Curso,TCC para o projeto voltado para toda a escola. O quarto grupo iniciou sua apresentao descontraindo a turma e continuaram a sequncia do contedo do seminrio anterior. Em sugesto, a docente mencionou que o educador faa algo para despertar a senso critico do aluno. Smith, (2001,p.20) salienta que:
[..] a motivacao no ambiente pode fazer uma diferena impressionante progresso educacional de uma criana.[...] embora as dificuldades de aprendizazem sejam consideradas as condies permanentes, elas podem ser drasticamente melhoradas, fazendo-se mudanas em casa e no programa educacional da criana

No dia quatro de novembro de 2010, a professora orientadora agendou as regncias de alguns discentes, esclareceu dvidas e em seguida o quinto grupo deu continuidade aos trabalhos. Foi feito uma observao da apostila da pgina doze onde tratou-se do incentivo a pesquisa. O sexto grupo abordou que a pesquisa desenvolveu-se bastante na escola e que preciso o educador ser reflexivo. Sendo que a escola muda seus projetos visando uma melhor educao.

A professora orientadora comentou que so poucos pesquisadores. Falou tambm que a pesquisa ampla e no pode apenas ser voltada para a leitura. No dia nove de novembro de 2010, a professora orientadora explicou sobre os Parmetros Curriculares Nacionais, PCNs, sobre os relatrios, dando dicas para que os estagirios lessem Pais brilhantes, Filhos fascinantes de Augusto Cury. Para ento um melhor embasamento. E marcando a entrega do relatrio para o dia dois de dezembro de dois mil e dez. No dia onze de novembro de 2010, a professora orientadora agendou o termino final das regncias, orientou novamente como fazer o relatrio dando todas as instrues precisas e possveis. Na ultima aula no dia dezesseis de novembro de 2010, a professora orientadora deixou do dia dezoito a trinta de novembro, tempo vago para que os discentes se dedicassem no termino do relatrio e para esclarecimentos de dvidas.

3. AULAS PRTICAS

O entendimento e compreenso da natureza educacional e o seu objetivo um suporte essencial para a boa formao e capacidade do educador. Sendo assim, o estgio, fornece essa compreenso para uma prtica significativa e eficaz no ensino-aprendizagem, uma vez que o futuro professor passa a vivenciar em sala de aula, desenvolvendo um senso crtico, reflexivo da realidade e das barreiras que um educador enfrenta. Oliveira, (2002,p.13) compreende que:
O desenvolvimento profissional dos professores objetivo de propostas educacionais que valorizam a sua formao no mais baseada na racionalidade tcnica, que os considera mero executadores de decises alheias, mas em uma perspectiva que reconhece sua capacidade de decidir. Ao confrontar sua aes cotidianas com as produes tericas, necessrio rever as prticas e as teorias que as informam, pesquisar a pratica e produzir novos conhecimentos para a teoria e a prtica de ensinar. Assim as transformaes, das prticas docentes s se efetivaro se o professor ampliar sua conscincia sobre a prtica, a de sala de aula e a da escola como um todo, o que pressupe os conhecimentos tericos e crticos sobre a realidade.

No dia treze de setembro do ano de dois mil e dez,, iniciou-se o estgio supervisionado I na Escola Marechal Rondon, nas sries do 6 srie D, 7 srie D e na 7 srie ''E'' do ensino fundamental no turno matutino. Observou-se as aulas ministradas pela docente Olga Maria dos Santos da Costa.

No primeiro dia a professora recebeu os estagirios calorosamente e depois j na sala de aula, ela explicou aos alunos a finalidade dos futuros professores estarem ali. Nas 6 srie ''D'' os contedos abordados em sala de aula foram : Adjetivos, vdeos retratando sobre adjetivos, Dinmicas sobre adjetivos, Exerccios, teste avaliativo, Leitura, Vdeo sobre a importncia da leitura, Poema avaliativo, Ditado de Palavras, Vdeo sobre a importncia do material, Vdeos sobre reflexo, Ditado de palavras, Interpretaes de Textos, Crnica, Fonema, terminando com a Correo de exerccios e

Regncia sobre Artigo. Vale lembrar que esses contedos

foram realizados com a melhor explanao possvel e desempenho da professora. Na 7 srie ''D'' e 7 ''E'' os contedos abordados foram: Tempos verbais, Exerccio sobre verbos, Interpretao de texto, Produo de textos, Adjetivos, Leitura, Poema, Redao dissertativa, Vdeos sobre reflexo, Ditado de palavras, A Crnica, Ortografia, e, regncia sobre Preposio. Estas foram s atividades desenvolvidas pela docente, durante a prtica do estgio supervisionado I, onde houve completo domnio sobre todos os contedos abordados. Usou-se bastante o livros didtico e muitos exerccios para os alunos praticarem. Foi observado que alguns discentes das trs turmas no mostraram interesse algum em todos os assuntos abordado nas aulas. No entanto a maioria dos alunos das trs turmas interagiram positivamente e mostraram interesse em aprender, e valorizar a escola. A docente procurou usar a metodologia tradicional e a renovada, usou retroprojetor, dilogo, dinamicidade, quadro branco, pincel, apagador, o livro didtico e dedicao mesmo com a falta de recursos da escola em relao ao material didtico adequado com a falta de recursos que a escola oferece para o material didtico.

Outro aspecto marcante que a docente utilizou foi importncia da interpretao e compreenso de textos, onde verificou-se que a maioria dos discentes apresentaram dvidas e dificuldades nesses assuntos, mas que depois assimilaram positivamente.
A comunicao pedaggica se realiza afetivamente no dilogo. O dilogo se faz na diferena e na diversidade. H que existir, portanto, na pratica docente,

espao para a palavra do professor e do aluno, para o exerccio da argumentao e da crtica.( RIOS ,2004, p 23).

No estgio tambm observou-se que h alunos que faltam muito escola e quando voltam a professora procura saber o porqu e ,explica cautelosamente sobre os exerccios, alguns alunos ficam sem fazer os exerccios devido a falta de interesse, uns ainda tm dificuldade na leitura, so tmidos, lem baixo e outros ainda tem dificuldade na escrita. Para isso a educadora sempre foi na cadeira de cada um para ajud-los e, contando tambm com a ajuda dos estagirios, onde estes, auxiliaram o professora na medida do possvel. Portanto, a docente est de parabns, por, tentar passar da melhor forma possvel conhecimentos, experincias, respeito, pacincia e carisma aos discentes. Embora havendo alunos que pouco mostraram desempenho e interesse, mesmo assim ela demonstrou que todos so importantes, que vale apena sim ensinar e enquanto estiver trabalhando nesta instituiao no desistir de nenhum deles. Porque ambos aluno e professor aprendem juntos. Paulo Freire afirma que:

"Ningum educa ningum, ningum educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo".

Muitas vezes o professor torna-se uma pessoa insegura que se arma de regras por medo de errar, ele olha sempre para o passado, nunca para o futuro. Ao invs disso o que as escolas necessitam de coragem e de viso de futuro para obter uma equipe de docentes criativos e realizadores. Para ento haver motivao completa dos alunos em ir escola. Ao professor cabe uma tarefa nada fcil, qual seja a de buscar caminhos para a transformao social, que contribua com a aprendizagem do indivduo. Atravs de apoio familiar a criana adquire a maturidade emocional indispensvel para as pr-aptides das aprendizagens escolares. Amor, segurana, confiana, encorajamento e sucessos so indispensveis personalidade da criana. Portanto para que o educando compreenda, assimile e obtenha o conhecimento preciso que haja uma relao de dar e receber entre do professor e aluno. o que a docente procurou e tentou fazer com suas turmas.

Os textos so ainda uma rica meditao de que dispomos, professores de lngua e Literatura de todos os nveis, para manter viva- na escola e fora dela- a troca de experincia, o trabalho da reflexo,a vontade de criar e a tentativa de comunicar,(LEITE,1984,p.38)

4. REGNCIA

Ao serem estabelecidas todas as etapas por meio do presente relatrio, realizou-se no dia oito de Setembro de dois mil e dez, na Escola Estadual Marechal Rondon, a devida regncia, e foi avaliada pela professora orientadora e supervisora Ilma Marques Obando, se fez presente a professora Olga Maria dos Santos da Costa, onde a mesma escolheu o tema da regncia, tal qual o mesmo no tinha sido estudado. A turma escolhida para a regncia foi a turma do nono ano B, turno matutino, sala ministrada pela professora Olga Maria dos Santos da Costa, estiveram presentes durante a aula apresentada a estagiria do Curso de Licenciatura em Letras sexto perodo, vespertino, Valdilene Gomes F. Bentez. O tema escolhido para a regncia foi: Proposio, Locues Prepositivas, combinaes e contraes da preposio com outras classes gramaticais. Iniciou-se a regncia com a explicao do conceito sobre Preposio, foi mostrado as principais preposies, esclarecendo turma a importncia das preposies em diversos contextos, fazendo assim, a identificao das preposies dentro de textos e frases atravs de exemplos. Dando a continuidade regncia, tambm se fez a explicao sobre Locues prepositivas, e as combinaes e contraes das preposies com outras classes gramaticais mostrando que sua importncia no contexto de uma texto, orao ou frase. A metodologia consistiu em ser expositiva em slides, exerccios de compreenso com correo oral e participativa por parte dos alunos. A estratgia era aprender o que , quais so, e qual a sua importncia nos textos, oraes e frases, atravs de diversos exemplos, fazendo assim com que o aluno aprenda a identificar as Preposies. Os recursos didticos usados foram: quadro branco, pincel, apagador, folha A4, caneta, computador e data show. A aula percorreu de forma satisfatria, os alunos foram participativos, conversaram pouco e alguns at mostraram que aprenderam mesmo estando diante

de um tema novo para eles, fato que gratificante para qualquer pessoa que est ministrando uma aula.

5. CONSIDERAE FINAIS

A experincia adquirida com a Prtica do Estgio Supervisionado I, nos proporcionou uma reflexo sobre como a realidade do docente em sala de aula, de onde foram tiradas lies que iro servir de base para o futuro professorado, em que precisamos melhorar nossos mtodos de ensino para facilitar a vida dos discentes enquanto docente e aprendiz, sendo que a teoria no suficiente, por isso necessita-se do estgio para uma prtica eficaz. Sabemos que o bom profissional no pode ficar estagnado no tempo, ele tem que estar sempre renovando. O professor deve sempre estar se aperfeioando de forma contnua, deve ser consciente de que ele um agente transformador e que no pode estar frente na formao de algum se no levar a serio a sua prpria formao. Precisa sair em busca de novos conhecimentos, precisa criar e recriar novas tcnicas para que seus aprendizes no sejam meros repetidores e sim construtores de conhecimentos. Devemos ser verdadeiros com nossos alunos e acima de tudo com ns mesmos, pois estar em sala de aula uma lio que temos a cada dia, e seu trabalho depende da ao, pois aprendemos e crescemos com os alunos e, estes por vezes, nos tem como espelho para a sua vida futura. Portanto, esta disciplina Prtica de Ensino, Estgio Supervisionado I, proporcionou o contato com a prtica social, e o convvio na Escola, criando condies para perceber os problemas inerente atividade docente, principalmente como o ensino da Lngua Portuguesa est hoje sendo aplicado na Escola. Este Estgio foi de grande importncia, para aprendermos com a realidade dentro da sala de aula, junto aos alunos e claro, poder acompanhar o trabalho de um professor j formado, podendo, ver os erros que no podemos cometer no futuro, servindo como lio de vida os futuros professores de Portugus.

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BAGNO, Marcos. O papel do professor ensinar a Lngua Padro. So Paulo. FAZENDA, Ivani (org.). A Pesquisa em Educao e as Transformaes do Conhecimento. Campinas, So Paulo, 2002. FAZENDA, Ivani Catarina (org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. So Paulo, Cortez, 1989. FURAST, Pedro Augusto. Normas Tcnicas para o Trabalho Cientfico: Explicao das Normas da ABNT-15 edio Porto Alegre: s n 2010. PIMENTA, Selma Garrido. Estgio e Docncia. So Paulo: Cortez, 2004.

OBS: O relatrio encontra-se sem sumrio, por isso no esta enumerado.

Potrebbero piacerti anche