Sei sulla pagina 1di 6

BTCB N.

005 Junho/01

SELEO DE CONTATORAS PARA COMPRESSORES COPELAND


1. OBJETIVO: Apresentar de forma resumida parmetros que facilitem a seleo de contatoras para utilizao em sistemas que empregam compressores Copeland de procedncia Americana e/ou Europia. 2. INTRODUO: Os critrios para homologao de contatoras estabelecidos pela Copeland se encontram baseados nas normas NEMA - Contatoras para Uso Geral e Contatoras para Uso Especfico , assim como nas normas IEC .Foram definidas contatoras de categoria AC3, as quais so destinadas a motores eltricos assncronos do tipo gaiola de esquilo para acionamento e bloqueio durante operao normal. A norma NEMA leva em considerao as correntes definidas como correntes de rateio , ou RLA , as quais so baseadas nos requerimentos estabelecidos pelo UL .J os parmetros estabelecidos pela IEC , consideram a mxima corrente de operao atingida pelo compressor no ponto extremo de sua faixa ou envelope de operao. Conforme o NEC National Electrical Code e baseado nos requerimentos definidos pelo UL Underwriters Laboratories , se encontra estabelecido que o compressor dever apresentar em suas especificaes o valor de corrente de rateio que deve ser 156% inferior a corrente mxima continua (MCC) , a qual corresponde corrente eltrica prxima ao ponto de atuao do protetor trmico do compressor . A Copeland adotou um valor mais conservador para estabelecimento da corrente definida como corrente de rateio (RLA),adotando 140% em relao mxima corrente continua (MCC). Dessa forma temos: Requerimento UL: RLA = MCC/1.56 Requerimento Copeland: RLA= MCC/1.40 3. ESCOLHA DO CONTATOR: 3.1- CONTATOR NICO A escolha do contator dever ser realizada inicialmente considerando o valor de RLA ou Imax. O valor de Imax, muitas vezes estabelecido como sendo MCO ou mxima corrente de operao. O MCO normalmente adotado como referncia para compressores de procedncia europia. Para ambos os casos a contatora deve ser selecionada de forma a estar compatvel com a carga eltrica proveniente da partida do compressor. Tal carga definida como Corrente de Rotor Bloqueado, usando a sigla LRA , conforme denominao internacional. Para compressores com partida direta poderemos estabelecer como regra bsica a seguinte relao entre RLA, MOC ou ainda Imax , a relao apresentada na tabela a seguir:

1/6

BTCB N. 005 Junho/01

TABELA 1- Relao entre Corrente de Rateio e Corrente de Rotor Bloqueado

TENSO

RLA

LRA ADM

220 230 380 460

X Y Z W

6.1X 6Y 5.4Z 5W

Os dados referentes s correntes de rateio RLA, MOC ou ainda Imax ,assim como correntes de rotor bloqueado LRA, devero ser obtidos nas especificaes bsicas dos compressores indicadas em software ou data-sheet. 3.2 COMPRESSORES COM PARTIDA DIVIDIDA (PW) DUAS CONTATORAS Quando tivermos compressores fabricados com estatores divididos, caracterizando o que definimos como sendo compressores para partida com estator dividido ou Part-Winding (PW),deveremos utilizar duas contatoras independentes . No caso especfico Copeland temos compressores para PW com caractersticas construtivas diferentes. Para compressores Semi Hermticos PW, de procedncia americana, a diviso do estator corresponde 50 % para cada parte do estator. .J os compressores Semihermticos de procedncia europia , cuja nomenclatura se inicia com a letra D, apresentam a diviso do estator em aproximadamente 66% na primeira parte do estator ,correspondente alimentao dos terminais 1,2 e 3 na caixa de terminais eltricos e os restantes 33% , alimentados aps o tempo aproximado de 1 segundo , correspondentes aos terminais 7,8 e 9. Cumpre observar que para os compressores com partida dividida ou Part-Winding, a reduo de corrente eltrica no ato da partida no ocorre exatamente de forma proporcional diviso de potncia relativa ao estator Em outras palavras para compressores de procedncia americana , o valor de LRA para Part-Winding se reduz para algo em torno de 58 a 62 % em relao ao LRA que teramos se a partida fosse direta. J para os compressores de procedncia europia , a corrente de rotor bloqueado ,LRA atinge 75 % do valor de LRA que teramos para partida direta. Dessa forma poderemos resumir esses aspectos na tabela a seguir: TABELA 2 Correntes de Rateio e de Rotor Bloqueado para PW
COR.TOTAL FATOR PARA PW USA RLA/MCO LRA 0,5 0,58 0,62 EUROPA 0,66 0,75

2/6

BTCB N. 005 Junho/01

3.3. CONTATORAS PARA PARTIDA ESTRELA-TRINGULO Para partida dos compressores em estrela-tringulo ,independentemente da procedncia do compressores Copeland, as trs contatoras devero ser selecionados partir dos seguintes critrios: Contator Menor: Deve ser selecionado par a uma carga equivalente 1/3 em relao potncia total do compressor. Demais Contatoras: As outras duas contatoras devero ser de mesma capacidade ,sendo cada um deles selecionado para uma carga equivalente 58% em relao potncia total.

4. EXEMPLOS DE SELECIONAMENTO: EXEMPLO 1: Compressor : 4DL-1500-ES8 Procedncia : USA Partida : Direta Tenso de Alimentao: trifsica, 380 Volts, 60 HZ RLA= 31A LRA= 175A Baseado no RLA poderemos utilizar um contatora de 40A Se considerarmos as regras resumidas na tabela 1 , teramos que esse contator deveria se adequar carga LRA equivalente 216 A ( 5.4 x 40 A). Como o compressor selecionado possui um LRA de 175 A, ou seja , menor que o valor de 216 A, poderemos afirmar que o contator est correto. EXEMPLO 2 : Compressor :D4DL-1500-EWK Procedncia : Europa Partida : Direta Tenso de Alimentao: trifsica, 380 Volts, 60 HZ MCO = 30.8 A LRA = 163A Baseado no MCO poderemos utilizar um contatora de 40 A Se considerarmos as regras resumidas na tabela 1 , teramos que esse contator deveria se adequar carga LRA equivalente 216 A ( 5.4 x 40 A). Como o compressor selecionado possui um LRA de 163 A, ou seja , menor que o valor de 216 A, poderemos afirmar que o contator est correto. Se utilizssemos um contator de 30 A ,teramos um LRA admissvel de 162 A ( 5.4 x 30 A) , que ligeiramente inferior ao LRA especificado para o compressor. Nesse caso o uso de um contator de 30 A no seria aconselhvel.

3/6

BTCB N. 005 Junho/01

EXEMPLO 3: Compressor : 6DL-2700-TSK Procedncia : USA Partida : Dividida (Part-Winding) Tenso de Alimentao: trifsica, 230 Volts, 60 HZ RLA= 80.8 A RLA (PW)= 80.8 x 0.5= 41 A LRA= 450 A LRA( PW)= 450 x 0.6= 270 A Nesse caso teremos duas contatoras baseadas no RLA (PW) cada uma delas de 50 A Se considerarmos as regras resumidas na tabela 1 , teramos que esse contator deveria se adequar carga LRA equivalente 300 A( 6 x 50A). Como o compressor selecionado possui um LRA de 270 A, ou seja , menor que o valor de 300A, poderemos afirmar que o contator est correto. Se utilizssemos duas contatoras de 40 A , o LRA admissvel passaria a ser de 240 A ,portanto inferior ao especificado para o compressor. Nesse caso ,doas contatoras de 40 A ,no seriam recomendados. EXEMPLO 4: Compressor : D6DL-2700-AWC Procedncia : Europa Partida : Dividida ou PW Tenso de Alimentao: trifsica, 230 Volts, 60 HZ MCO= 81.2 A MCO (PW1)= 81.2 x 0.66= 54A LRA = 414 A LRA( PW1)= 414x0.75= 311 A Nesse caso teremos uma contatora baseadas no MCO (PW1) de 60 A - correspondente primeira parte do estator ).Para a segunda parte do estaror recomendamos tambm uma contatora de 60 A. sendo cada contatora equivalente A . Se considerarmos as regras resumidas na tabela 1 , teramos que cada contator deveria se adequar carga LRA equivalente 360 A( 6x60 A). Como o compressor selecionado possui um LRA de 311 A, ou seja , menor que o valor de 360 A, poderemos afirmar que o contator est correto.
IMPORTANTE :

Apesar dos compressores Copeland europeus serem desenvolvidos com uma diviso no estator correspondente 2/3: 1/3 em relao sua potncia total ,a Copeland recomenda fortemente o uso de contatoras iguais ,tanto para alimentao da primeira como da segunda parte do estator. Se esse procedimento no for adotado, torna-se obrigatrio o uso de um grupo de fusveis ou disjuntores para cada contatora. Tal preocupao se deve ao fato de que, caso ocorra algum distrbio eltrico na alimentao de uma das contatoras somente uma das partes do estator estar recendo tenso. Se esse distrbio ocorrer no circuito equivalente alimentao da primeira parte do estator (terminais 1,2 e 3), a segunda parte do estator estar submetida carga eltrica adicional, em conseqncia do fato de que o motor estar bloqueado devido insuficiente torque de partida. O uso de contatoras de tamanhos diferentes para compressores de procedncia europia, somente dever ser considerado caso haja um efetivo sistema de proteo eltrica que, desative o motor caso ocorra a alimentao de tenso em somente uma das partes do estator.
4/6

BTCB N. 005 Junho/01

5. CONSIDERAES COMPLEMENTARES: Atravs do boletim de engenharia de aplicao AE10-1244 , podero ser obtidas informaes adicionais complementares. Nesse boletim , encontram-se tambm indicados os fabricantes de contatoras considerados aprovados pela Copeland Corporation. 6. SISTEMAS ADICIONAIS DE PROTEO: RELES DE SOBRECARGA: Para determinados sistemas recomendamos o uso de rels de sobrecarga , em adio ao sistema de proteo incorporado ao compressor, seja ele um sistema de proteo interna inerente o proteo por mdulo eletrnico. Rels contra falta de fase so igualmente recomendados. Tais recomendaes se tornam importantes devido bruscas e repentinas alteraes normalmente observadas em nosso pas. Muitas vezes tais variaes resultam na queima do motor eltrico muito antes que o sistema de proteo incorporado ao compressor venha a atuar. Para o selecionamento do rel de sobrecarga, podemos utilizar parmetros estabelecidos na norma DIN 0636. Com base nesses parmetros , a corrente de ajuste do rel de sobrecarga poder ser determinada em funo da mxima corrente de operao(MCO) .Dessa forma , poderemos ter: a. Partida Direta: Irel : mximo igual ao MCO b. Estrela Tringulo: Irel: No mximo igual a 0,58x MCO c. Part Winding:
DIVISO PW
O

PROCEDNCIA AMERICANA

PROCEDNCIA EUROPIA

1 parte 2 parte
O

Irel = 0,5 x RLA

Irel: mximo 0,62 x MCO Irele:mximo 0,38 x MCO

Irel = 0,5 x RLA

Importante : 1. O valor RLA tambm pode ser adotado em substituio ao MCO, pois ambos representam valores prximos. 2. Os valores de MCO acima indicado corresponde ao valor disponveis caso o compressor fosse submetido partida direta. As formulas acima apresentadas resultam na reduo desses valores em funo do mtodo de partida adotado.

5/6

BTCB N. 005 Junho/01

FUSVEIS OU DISJUNTORES: Recomendamos o uso de fusveis ou disjuntores , junto a linha de alimentao de cada compressor , obedecendo-se a seguinte tabela:
POTNCIA HP 7.5-20 25- 60 PARTIDA DIRETA
(1,5 2.5) x MCO

ESTRELA TRINGULO

PW

(1,1 1,4) x MCO (1,3 1,5) x MCO

(1,3 2,0) x MCO (1,1 1,4) x MCO (1,1 1,4) x MCO

Obs.: O valor de RLA pode ser adotado em substituio ao MCO. do boletim de engenharia de aplicao AE10-1244 , podero ser obtidas informaes adicionais.

ENGENHARIA DE APLICAO Copeland do Brasil

6/6

Potrebbero piacerti anche