Sei sulla pagina 1di 18

CUMPRI, M. L; A contribuio da teoria das operaes predicativas e enunciativas para o estudo da produo textual.

Dilogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 01, n. 01, p. 825, jan./jun. 2012.

A CONTRIBUIO DA TEORIA DAS OPERAES PREDICATIVAS E ENUNCIATIVAS PARA O ESTUDO DA PRODUO TEXTUAL THE CONTRIBUTION OF THEORY OF PREDICATIVE AND ENUNCIATIVE OPERATIONS TO THE STUDY OF TEXTUAL PRODUCTION Marcos Luiz Cumpri1
Resumo: Este artigo sintetiza alguns pontos que a Teoria das Operaes Predicativas e Enunciativas (TOPE) oferece de contribuio aos estudos voltados lingustica do texto, sobretudo no que se refere organizao das produes discursivas e ao funcionamento da linguagem durante os intentos significativos dos sujeitos. Nesse cenrio, a primeira seo destina-se a elucidar que o sentido deriva de valores referenciais construdos no texto e na enunciao e que ambos dependem da ao do homem na lngua, o que reafirma um posicionamento que no v justificativa para o estabelecimento de sentidos estveis sem o processamento de suas propriedades no campo enunciativo. A segunda seo se concentra no processo de interpretao subsidiada pela atividade de parafrasagem, a qual atribui ao sistema metalingustico a incumbncia de forar a modificao de valores e de demonstrar a invarincia daquilo que pertence linguagem, isto , esse jogo incessante entre o estvel e o instvel que o que caracteriza a linguagem. Na concluso, mostramos trs premissas dialgicas entre a TOPE e a lingustica do texto, as quais confirmam a necessidade da busca dos percursos dos sujeitos para compreendermos como se constroem os textos e as intenes enunciativo-comunicativas. Palavras-chave: Texto; Valores Referenciais; Teoria das Operaes Predicativas e Enunciativas.

Abstract: This article synthesizes some points the Theory of Predicative and Enunciative Operations offers of contribution to oriented studies of the textual linguistics, in particular to the organization of discursive production and to functioning of language during the significant attempts of subjects. In this place the first section is intended to elucidate the sense derived from referential values built in text and in enunciation and that both depend on the action of man in language, which reaffirms a positioning that sees no justification for the establishment of stable senses without processing their properties in enunciative field. The second section focuses on the process of interpretation sustained by paraphrastic activity, which attaches to the metalinguistic system the task of forcing the change of values and of demonstrating the invariance of what belongs to the language, that is, this incessant movement between the stable and the instable which is what characterizes language. In conclusion, we show three dialogic assumptions between the TOPE and the textual linguistics, which ones confirm the need for the pursuit of the paths taken by man to understand how texts and enunciative communicative intentions are built. Keywords: Text; Referential values; Theory of Predicative and Enunciative Operations.

Doutorado em Lingustica e Lngua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Araraquara, Brasil, e-mail: marcoscumpri@yahoo.com.br

Dilogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 01, n. 01, jan./jun. 2012.

1 Introduo Passadas mais de trs dcadas de que a lingustica de texto assumiu autonomia e reconhecimento cientfico para a cincia lingustica, inmeras definies de texto foram sendo deixadas por aqueles que contriburam, efetivamente, para a construo de um legado genuno para os estudos textuais. Tal proliferao conceitual se deve, sobretudo, aos esforos investidos por diferentes perspectivas que visavam contribuir crena de que o campo de anlise deveria ser o texto e no mais a frase isolada. Assim, das inmeras definies encontradas em compndios lingusticos, elegemos a de Antoine Culioli (1976) como a que melhor oferece uma viso dialgica do termo e que afirma a dinamicidade da qual todo estudo em produo textual no pode abrir mo. Para o linguista, o texto uma sequncia de representaes que resultam de um conjunto de operaes realizadas por um sujeito enunciador que, numa situao de enunciao (que inclui os interlocutores e um momento), busca constituir um sentido. Da a no distino entre texto e enunciado dentro dessa concepo, a qual assumida como parmetro para as discusses a seguir. No postulado terico de Culioli (1990, 1999a, 1999b), o qual encapsula a Teoria das Operaes Predicativas e Enunciativas (TOPE), a enunciao vista como um espao que exibe um conjunto de colocalizaes de enunciados, que so o resultado da articulao entre lxico e gramtica e da variao das lnguas naturais sustentada pela invarincia e pela indeterminao da linguagem. A partir desse pensamento, este artigo, prioritariamente de carter terico, tem como objetivo mostrar a contribuio que a TOPE oferece lingustica do texto, sobretudo porque ambas remetem seus estudos ao funcionamento da linguagem sob o enfoque da ao do sujeito nas lnguas naturais. 2 Pressupostos tericos: a TOPE e a construo do sentido Culioli (1999a) segue um caminho bem definido: parte dos observveis para chegar a uma formalizao de um problema em lingustica. Em midos, realizam-se observaes comparveis e constri-se uma representao formal dessas observaes em termos de um sistema de representao metalingustica. Mas afinal, o que justifica seu mtodo de anlise?

Dilogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 01, n. 01, jan./jun. 2012.

A partir da crena de que os enunciados so formas derivadas de formas mais complexas, a atividade de re (construo) o trabalho que traz tona os processos subjacentes produo e o reconhecimento dos textos orais e escritos numa dada lngua natural. A premissa a de que cada nova nuana observada representante dos processos que originaram a nuana anterior. Em termos mais tcnicos: cada enunciado produzido pela atividade metalingustica (uma atividade sempre consciente e manipulada) representa, diretamente, um enunciado anterior. O resultado deve conter qualquer coisa que estabelea uma relao entre uma representao e outra representao lingustica; e mesmo que todas essas operaes aparentem certo distanciamento do enunciado matriz, os processos que o constituem so recuperveis por meio das marcas que so feitas a partir de sua primeira derivao. Em verdade, h uma sutileza terica de base: se se acredita que a linguagem no acessvel diretamente, ser a partir da remodelagem sucessiva (concatenao de operaes) de um enunciado de origem (matriz) que se criam vias de acesso a toda a atividade de linguagem que o construiu. Demonstrao de que a linguagem s acessvel mediante a materialidade lingustica que deixa rastros (as invarincias) de operaes mais profundas. Resumindo, as marcas trabalhadas no nvel sucessor recuperam o processo que originou o nvel anterior; da falar-se em famlia parafrstica, pois como se cada enunciado possusse genes em comum com os demais que compem essa famlia. As palavras de Culioli resumem o exposto:
[...] no podemos nos dar por satisfeitos em trabalhar com relaes j constitudas e organizadas, mas sim devemos representar o estgio de cada constituio dessas relaes e dessas categorias gramaticais em termos de operaes concatenadas. (1990, p. 179)

Culioli (1999a) fala de uma indeterminao inevitvel e fundamental da linguagem e assume que ela nada tem de reprodutiva em relao ao referente: ela no o representa, ela constri valores referenciais que s so (momentaneamente) estveis em virtude do que a enunciao pode construir. No tocante produo textual, falar em polissemia, contradio, polifuncionalidade etc, estar mais prximo do estudo de lngua do que de linguagem, mesmo sabendo que no se faz lingustica sem a articulao desses dois domnios

10

Dilogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 01, n. 01, jan./jun. 2012.

humanos. Assim, estudar a significao passar pela verificao da existncia (ou no) de identidades semnticas que garantam uso e valor. E essa verificao se d por meio da materialidade verbal (a atividade lingustica), a qual, por sua vez, tambm confere sentido e valor. Vejamos o que diz Merleau-Ponty:
Se o signo s quer dizer algo na medida em que se destaca dos outros signos, seu sentido est totalmente envolvido na linguagem, a palavra intervm sempre sobre um fundo de palavra, nunca seno uma dobra no imenso tecido da fala. Para compreend-la, no temos de consultar algum lxico interior que nos proporcionasse, com relao s palavras ou s formas, puros pensamentos que estas recobriram: basta que nos deixemos envolver por sua vida, por seu movimento de diferenciao e de articulao, por sua gesticulao eloquente. Logo, h uma opacidade da linguagem: ela no cessa em parte alguma para dar lugar ao sentido puro, nunca limitada seno pela prpria linguagem, e o sentido s aparece nela engastado nas palavras. Como a charada, s compreendida mediante a interao dos signos, que, considerados parte, so equvocos ou banais, e apenas reunidos adquirem sentido. (MERLEAU-PONTY, 1991, p. 42-43)

Por outro lado, esse posicionamento - declaradamente construtivista na medida em que se cr que a significao construda por meio dos textos e das formas - leva a pensar que cada enunciado um processo nico e sujeito a normas na medida em que tem o enunciado (essa espcie de agenciamento de formas e fenmenos prosdicos) como orientador, pois graas aos agenciamentos dos enunciados que so permitidas as (re)construes dos atos enunciativos. Em realidade, trata-se de uma via de mo dupla, pois a enunciao tambm exerce influncia direta na constituio dos enunciados. Nesse caminho, um enunciado somente interpretvel mediante um contexto ou situao que escapam dos contornos dados pelas teorias pragmticas para se imbricarem no ponto de vista que confirma que o sentido se determina pela matria verbal, pois ela que o constri e o d estatuto. Contexto e situao no so externos ao texto, mas gerado por ele prprio. O extralingustico e o mundo fenomenolgico no atribuem sentidos, eles fornecem valores referencias afins para a determinao do sentido dentro dos contornos materiais de cada texto. Com isso, significao e contextualizao continuam interligados e o texto, enquanto uma sequncia, se interpreta mediante a estabilizao de um contexto possvel e gerado por esse encadeamento. E a maravilha da plasticidade da linguagem reside justamente nessa trama, pois medida que um encadeamento discursivo se torna

11

Dilogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 01, n. 01, jan./jun. 2012.

passvel a uma interpretao, ativa-se um dos contextos potenciais, o que significa que sempre h mais de um contexto que pode ser efetivado. Se a linguagem dotada de uma plasticidade e de uma opacidade ingnitas, a TOPE entende que s h sentido desde que ele seja construdo pela atividade da linguagem. No mesmo vis, o sentido das palavras e dos textos no externo lngua e apreensvel por meio da atividade parafrstica. Essa atividade metalingustica que apreende o sentido na medida em que o faz se movimentar. O sentido emerge de uma dinmica, de uma fluidez, de uma labilidade:
A problemtica de Culioli inscreve-se em uma corrente que rompe com a concepo de uma transparncia original da lngua em relao s ideias que permite exprimir. Um aspecto importante dessa teoria transparece no aforismo segundo o qual a compreenso um caso particular do mal-entendido. Isso significa que a estabilidade necessria para que um processo de compreenso-interpretao seja possvel nada mais do que uma estabilidade conquistada e provisria, da qual uma teoria da deformabilidade deve dar conta. (FRANCKEL, 2011, p. 43-44)

Para Paillard (2011), reduzir o contedo ao que efetivamente dito um engano que deve ser evitado por no haver garantia de que o dito recubra o querer dizer: nada garante que o que dito esgota o querer dizer que se revela apenas ao fio do discurso, entre hesitaes, confuses, retomadas, reformulaes e explicitaes (p. 165). Cada dizer remete percepo/representao de um estado de coisas e apenas um dizer entre outros dizeres. Expressar linguisticamente o que dizvel dar forma ao universo, colocar o mundo em palavras, mas no de modo absoluto, pois o que se representa do mundo por meio de um enunciado s pode ser parcial e fragmentado. Parcial porque essa representao de ordem subjetiva ( sempre um ou alguns sujeitos falando). Fragmentado porque nada garante que um enunciado esgote o por dizer. A assuno de que um dizer apenas um dizer entre outros reafirma a articulao entre lxico e gramtica como a ponta da esteira em que se trilha o sentido. Dizer de outras formas possvel porque no h garantia de que cada arranjo seja o adequado. No h soberania nos atos enunciativos, as palavras no dizem por completo o que se quer dizer e nada garante a simetria (mnima que seja) entre produtor e receptor. Resumidamente:

12

Dilogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 01, n. 01, jan./jun. 2012.

Nessa perspectiva, um dizer uma maneira parcial e fragmentada de exprimir por um enunciado um estado de coisas do mundo. A cena enunciativa a que d acesso o agenciamento de formas convoca trs querer dizer, o do sujeito, o do mundo e o das palavras, cada um apresentando a sua lgica prpria, com modos de presena varivel. (PAILLARD, 2011, p. 165)

Se por um lado o sentido deslocvel na medida em que os sujeitos enunciadores tentam contorn-lo por meio da atividade de (re)explicao (o dizer em outras palavras), por outro, cada forma lingustica s quer dizer o que efetivamente diz, mesmo que valha como explicao de outra forma. O sentido de determinado contedo predicativo s apreensvel por meio do sentido de outro contedo. O que algo quer dizer depende do que outra coisa quer dizer: h identidade medida que h diferena. E essa lgica recupera duas afirmaes saussureanas clssicas: (i) na lngua no h mais do que diferena e (ii) a lngua forma e no substncia. Demonstrao disso que conceitos muito comuns no estruturalismo europeu tocam as ideologias da lingustica enunciativa culioliana, a qual no deixa de ser uma abordagem neoestrutural e, assim como o legado saussureano, ampara os estudos concernentes lingustica do texto. H esse dilogo porque a TOPE bem aborda a questo da relatividade ao se preocupar com a funo de cada marca lingustica no contexto enunciativo; bem considera a funcionalidade de cada unidade da lngua ao examin-la no enunciado como um todo; recupera a noo de unidade por entender que cada enunciado um construto organizado e dotado de sentido por estar relacionado a outros enunciados; o que remete noo de totalidade; e admite, por fim, a transformalidade da lngua ao encarar cada enunciado como um fenmeno dinmico e destinado a um movimento constante de reformulao (atividade parafrstica). Ao admitirmos que no h homogeneidade na lngua, na linguagem e, sobretudo, no pensamento, justificamos a existncia do conceito de articulao, sobretudo por conta da heterogeneidade intrnseca linguagem, a qual, por ser capaz de expressar todas as atividades do mundo e do homem, deixa lacunas na construo de valores referenciais. No existe preciso na construo dos valores referenciais e tanto isso verdade que no criamos qualquer tipo de prejuzo ao funcionamento da linguagem quando no dizemos o que no sabemos dizer. Alis, nem temos a capacidade de

13

Dilogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 01, n. 01, jan./jun. 2012.

perceber nossa inabilidade em proferir inmeras coisas. Nossa limitao no nos gera qualquer tipo de incmodo aparente. A corriqueira e j cristalizada relao entre indeterminao e falta de contexto perde espao para uma correlao mais estreita entre significao e situao oriunda da prpria noo de valores referenciais. Em momento algum, se nega que o contexto que elucida a significao de um enunciado. O que surge de novo que o prprio enunciado subsidia suas condies de interpretao, de modo que a anlise da significao de um enunciado indissocivel da anlise das condies que permitem a construo dessas significaes. (FRANCKEL, 2011, p. 46). E entre essas condies, esto os prprios valores referenciais (construdos a partir das operaes de referenciao) que se caracterizam como o cenrio onde atuam tanto a significao quanto a situao (o contexto). Uma diferenciao simplista entre referente e valores referenciais estipula que enquanto o referente estvel, os valores referenciais no o so e esto sujeitos aos ajustamentos que permitem uma estabilidade interpretativa provisria e restrita. Enquanto o referente estvel, existe independentemente da enunciao e tudo aquilo que o mundo oferece para subsidiar a relao de correspondncia entre a matria lingustica e o objeto, os valores referenciais so movedios, provisrios e dependentes do enunciado, pois se constroem a partir deles e para eles por meio de operaes enunciativas (ou de referenciao) que so atividades de regulao realizadas pelos sujeitos com vistas a moldar um sentido preterido. Em suma, aqui o sentido indissocivel do contexto, mas o contexto construdo no prprio texto, fato que contribui para as ideias da TOPE no serem grosseiramente associadas Pragmtica tal qual ela comumente definida como a cincia do uso lingustico que analisa o uso concreto da linguagem com enfoque nos sujeitos falantes e que estreita a relao entre falante e signo. Das inmeras razes pelas quais desvincularamos TOPE e Pragmtica, a que merece destaque que, para a Pragmtica, o contexto buscado fora do texto, portanto, no universo extralingustico. Se se fala de um sentido dependente da articulao entre lxico e gramtica porque se cr que uma unidade lexical s se dota de sentido se for posta numa relao em que ela passe a exercer uma funo integrativa e em que o texto seja dependente da unidade lexical.

14

Dilogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 01, n. 01, jan./jun. 2012.

No portugus brasileiro, essa dependncia facilmente demonstrvel por diversas ocorrncias. A ttulo de exemplificao, destaquemos, rapidamente, o caso do termo grande. Expresses como Que grande homem! e Que grande coisa! atribuem valores distintos a grande: intensidade apreciativa e intensidade depreciativa, respectivamente. Por outro lado, se no fossem os termos homem e coisa, o termo grande no assumiria o mesmo valor. Quer dizer, o sentido oriundo dessa articulao no se mantm mediante a comutao lexical, mesmo que seja de um mesmo campo semntico: Que grande adulto masculino! Que grande objeto!. Basicamente, esse simples exerccio semntico mostra que a identidade semntica de cada termo da lngua depende das ocorrncias e dos valores que cada ocorrncia fornece e nisso repousa a sntese do pensamento culioliano sobre a indeterminao da linguagem. Um pensamento que no se inscreve na defesa do carter polissmico das unidades lexicais justamente por defender o contrrio: que no h uma unidade lexical dotada de um sentido primeiro que comporta valores situacionais, mas que s h unidades sem qualquer valor semntico prprio e estvel:
[...] Nunca observamos nos enunciados o valor prprio ou primeiro de uma unidade, visto s existirem unidades cujo sentido se constri no e pelo enunciado. O instvel , aqui, primeiro, e a estabilizao s se estabelece por meio das interaes da palavra com o meio textual que a cerca, essas interaes, revelando, segundo hiptese que sustenta a teoria, princpios regulares. (FRANCHEL, 2011, p. 51)

Porm, preciso distanciar qualquer interpretao equivocada de que, para a TOPE, as palavras nada tm de valor. A posio a de que cada termo possui propriedades que tanto se modulam (o pr-construto) e se extraem (o construto) de sua relao para com os outros termos no enunciado. O prprio conceito de valor pressupe um movimento subjetivo, pois s valorativo aquilo que j passou por um processo de identificao de propriedades pertinentes e de interesse com quem o estabelece. Trata-se da prpria relao entre sujeito e objeto. Na enunciao, essa relao fica bem clara porque o valor de cada unidade depende da orientao semntica (a inteno significativa) que se almeja dar no enunciado como um todo. Vejamos outro exemplo do portugus:

15

Dilogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 01, n. 01, jan./jun. 2012.

A expresso Eu fao gosto! pode bem ser interpretada como Eu aprovo veementemente, Eu aprecio muito e graas ordenao lxico-gramatical que propriedades do verbo fazer se integrem na noo fazer enquanto ter. Em estado dicionarizado, observa-se que esse termo apresenta acepes demonstrativas de uma instabilidade latente, pois suas propriedades se mesclam a propriedades de ao menos quarenta outros verbos da lngua portuguesa. Assim, apesar dos termos serem susceptveis de uma variao radical de sentido, no deixam de ser controlados pelo prprio sistema lingustico de cada lngua. E a partir desse controle que se convenciona estabelecer sentidos primeiros para cada elemento, ou sentidos mais corriqueiros mediados por interaes igualmente mais corriqueiras. Resumindo, a TOPE no reduz o sentido s propriedades do objeto e no prepondera uma referencialidade virtual consagrada por sentidos obtidos de antemo, mas o remete dependncia da ao do homem na lngua, o que reafirma um posicionamento altamente construtivista que no v justificativa para o estabelecimento de sentidos estveis sem que se processem suas propriedades no campo enunciativo. Trata-se da assuno de que o sentido deriva de valores referenciais construdos no texto (o lingustico) e na enunciao (o extralingustico). 3 O processo de interpretao O sentido se localiza nas manifestaes lingusticas (lxico e texto) e controlado por aquilo que o sistema permite (a gramtica). Porm, h um trabalho necessrio para que se tenha acesso a esse sentido: a atividade de parafrasagem. A ideia de que parafrasear dizer o mesmo em outros termos, na TOPE, segue uma reflexo um pouco mais elaborada, pois, em verdade, no se trata de dizer o mesmo, mas de dizer de outra forma, o que nos faz crer que no se trata do mesmo, mas de uma explicao que passou por um novo processo cognitivo, que suscitou novas operaes e que, principalmente, culminou num novo texto. Cada enunciado um fenmeno nico e a explicao no a atribuio do sentido em si, mas de uma atividade que se aproxima um pouco mais; contanto, sem a capacidade de toc-lo, haja vista que a parafrasagem tipicamente uma atividade de reproduo.

16

Dilogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 01, n. 01, jan./jun. 2012.

A atividade de reformulao se insere num dilema subjetivo inevitvel: ela se manifesta a partir da atividade silenciosa que varivel de um indivduo a outro. um trabalho interno feito a fim de que se exteriorize um sentido aproximado, ou como diz Franckel (2011, p. 106-107):
Trata-se, na verdade, de esfregar, em um dilogo incessante, as palavras umas contra as outras como panos entrelaados, at desgastlas, at ver surgir a sua trama, de confrontar as instituies at uma transparncia quase imaterial. A transparncia do sentido s finalmente obtida por sua dissoluo.

Para que a reformulao de um sentido seja possvel, a condio lgica a de que haja, primeiramente, qualquer sequncia dotada de um significado. E a essa reformulao de uma sequncia, a TOPE convencionou chamar de glosa. O conceito de glosa refora a teoria de uma indeterminao universal do lxico, pois ela (a glosa) no d conta de explicar um termo isolado de seu cotexto (o restante da cadeia enunciativa) justamente por ele, por si s, trazer uma gama polissmica inevitvel da qual s se pode extrair um valor numa situao real de enunciao, que a que lhe transfere sentido. Na verdade, at aqui no estamos falando nada de muito novo. Benveniste (2005, p. 132) j bem disseminou essa ideia em Problemas de Lingustica Geral ao considerar que a palavra tem um papel constituinte na frase em forma (materialidade) e em sentido, mas que no necessariamente transfere-se em significao, para a frase, tal qual ela se encontra em posio autnoma. A nosso ver, o conceito de glosa se imbrica numa polmica pouco discutida. Se de um lado, consideramos todas as percepes e atuaes dos sujeitos para com o mundo como o ncleo do prprio conceito de noo2, que central nessa teoria, de outro, o conceito de glosa refuta um pouco a preponderncia do contexto dito pragmtico da enunciao. Em midos, a atividade de parafrasagem pressupe que toda explicao seja encontrvel dentro do prprio enunciado e no no seu exterior (o nvel pragmtico de reconstruo). Na verdade, o prprio texto nos d condies de (re)construir sentido.

Noo, nessa perspectiva, um eixo de propriedades fsico-culturais, ora extrado da cultura, ora extrado das percepes do homem. (CULIOLI, 1995)

17

Dilogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 01, n. 01, jan./jun. 2012.

Numa lingustica do texto, a oposio entre contexto e cotexto no tem muito sentido e, dentro de uma abordagem construtivista da lingstica, como a de Culioli, encontra-se uma perfeita sincronia entre a inesgotabilidade de sentidos que o contexto pode aflorar e a estabilizao que uma glosa pode fornecer. Rezende (2008), por exemplo, une todo o poder da atividade significante do contexto (localizada na enunciao) com a capacidade estabilizante do cotexto (focalizada na predicao) ao expor as invarincias do sentido dentro de uma anlise sobre a nominalizao no portugus brasileiro. A partir de um pr-construto (aquilo que permanece estvel dentro do enunciado), a linguista mostra os valores que vo sendo atribudos pela modalizao e pelas marcas aspectuais (o varivel) que so os investimentos do sujeito confirmao do que pr-construdo (o invarivel). Isso para mostrar que o valor de uma nominalizao depende de um contexto que estabilizante justamente por ora lhe atribuir um valor nominal, ora um valor verbal e depende de um cotexto porque a lngua tem forma e contedo prprios sustentados pela prpria predicao. Em suas palavras:
O que temos em um enunciado, visto de um ponto de vista dinmico, so dois espaos contraditrios, para cada um dos quais temos sujeitos, forma e contedo. A construo da representao em um enunciado resulta de um dilogo entre esses dois espaos em conflito: um mais instvel (enunciativo) e outro mais estabilizado (predicativo). (REZENDE, 2008, p.136)

A contextualizao o sine qua non de uma teoria do texto, pois um meio de explicitao da diferena de sentido oriunda do momento da produo, uma diferena que seria pouco perceptvel sem esse movimento enunciativo. Por vezes, s o contexto faz transparecer diferenas pouco perceptveis numa anlise mais superficial (como uma anlise focada apenas na intuio, por exemplo) que deixa de privilegiar testes tpicos da atividade de contextualizao que sempre multifacetada e tem a capacidade de desenvolver vrios contextos diferentes e de originar enunciados diferentes. A fora do contexto tamanha para a interpretao que, por vezes, o que se costuma tomar por um sentido isolado de algum termo da sequncia perde toda sua relevncia. Isso ocorre muito com algumas expresses que vo se cristalizando na lngua ao ponto de qualquer anlise fora dos contextos que as consagraram naufragar na tentativa de se estabelecer um sentido absoluto.

18

Dilogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 01, n. 01, jan./jun. 2012.

No portugus brasileiro, h algumas expresses em que a ocorrncia do verbo ir em terceira pessoa do singular e no pretrito perfeito do indicativo bem demonstra o exposto acima. Eu corri foi mdico As crianas fizeram foi baguna Nos dois enunciados, o termo foi em nada assume qualquer propriedade do verbo ir, nem ao menos de movimento, que a mais tipificada desse verbo. Uma simples anlise mostra que o termo em destaque quantifica ao invs de determinar movimento, que a propriedade mais tipificada da noo ir. Algo semelhante ocorre com o verbo ser em algumas ocorrncias como: Eu sou professor! Estou cansado!. Nesses casos, as propriedades do termo no so estativo-atributivas, que o mais comum por geralmente ser um verbo que articula uma qualidade a um sujeito. Essas propriedades j esto marcadas nos verbos ser (no primeiro exemplo) e estar (no segundo exemplo), deixando ao termo uma funo prioritariamente intensificadora. Esses exemplos mostram que quando h uma funo contextual bem marcada para um termo que, a priori, criaria um estranhamento num enunciado, porque j h uma estabilizao e o enunciado j se tornou interpretvel tal qual. essa dinmica entre o externo (o contexto) e o interno da lngua (a articulao entre os termos) que gera um primeiro sentido. Assim, vemos que o processo de contextualizao mostra duas coisas essenciais para um estudo do texto: que os termos de uma lngua so, em nmero, finitos e dotados de certa preciso consagrada por contextos e usos anteriores e que esses mesmos termos so, em ocorrncia, infinitos e dotados de certa impreciso incentivada e garantida pelo sempre possvel contexto novo. A atividade parafrstica tambm caminha em dois sentidos: (i) um primeiro que se direciona a eliminar ou amenizar uma opacidade que inerente prpria linguagem que s cede lugar a um significado temporariamente estvel quando se mostra a funo integrante dos termos (a articulao lxico-gramtica); (ii) um segundo que mostra que qualquer reformulao subentende uma modificao de sentido. Embora a parafrasagem no seja uma variao radical justamente por conservar algo do enunciado de origem.

19

Dilogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 01, n. 01, jan./jun. 2012.

Aquilo que se perde entre o enunciado matriz e a parfrase sustenta a autonomia e a complexidade das lnguas naturais. A TOPE subentende uma capacidade de abstrao fundamental que sustenta os processos de formalizao de problemas reais em lingustica, entre eles, o da produo e da interpretao textual. Nesse tipo de pensamento, o conceito de glosa perdura nessa zona fronteiria entre o formal e o emprico. Formal porque respeita a organizao da lngua e se vale dela para explic-la. Emprico porque ela (a glosa) intermedeia o sentido e a interpretao do sentido. Trata-se, na verdade, da recorrncia ao mago do sentido lato de uma atividade metalingustica a fim de se explicar toda a atividade particular dos sujeitos que , em sua origem, indeterminada tal qual a prpria linguagem. Se o que basicamente diferencia a predicao da enunciao o fato da segunda ser a primeira mais operaes como a modalizao e a aspectualidade, ento a predicao por ainda no estar situada num sistema de referncias, se imbrica numa instabilidade ainda mais latente que s poder ser parcialmente resolvida diante de uma assero (e a j estamos no nvel enunciativo) capaz de eliminar os demais valores possveis. O trabalho de Culioli (1990, 1999a, 1999b) consiste justamente em explicar, a partir de um sistema metalingustico bem formulado, como os valores se manifestam (e se escondem) na enunciao. Assim, criar um sistema metalingustico fazer simulaes dos processos de representao, referenciao e regulao da linguagem que originam as formas das lnguas. 3. 1 Duas propriedades fundamentais da linguagem: a estabilidade e a deformidade H uma distncia entre apresentao e representao lingustica que s faz comprovar que no h operaes de referenciao que se remetem designao de forma ostensiva. Se o contrrio fosse verdade, no haveria qualquer hiato entre o que representa (a lngua) e o que representado (o objeto). Haveria uma adequao inquestionvel que atribuiria comunicao o papel essencial da linguagem. So a partir dessas verdades que Culioli (1990, p. 127) comea a mostrar a essencialidade da deformidade em lingustica e de sua importncia para a existncia de

20

Dilogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 01, n. 01, jan./jun. 2012.

algumas operaes de linguagem, como a modalizao, por exemplo. Assim, caso a relao entre representante e representado fosse simetricamente perfeita, no haveria espao para a assero, a qual necessita do dbio, da necessidade da escolha e dos possveis para existir. A deformidade abre espao para as relaes intersubjetivas que pressupem, sempre, certa impreciso que bem marcada em operaes de modalizao e de temporalidade. De forma anloga, s essas imprecises nos permitem observar assiduamente a atividade de linguagem, pois qualquer tentativa de explic-las j uma reconstruo de observao de ocorrncias de lngua. Do outro lado, h uma falsa estabilidade sustentada pelas etiquetagens, pelas identificaes estabilizadas por hierarquias rgidas e pela diviso disciplinar do chamado ncleo duro da lingustica (fontica, sintaxe, semntica e morfologia), a qual seria uma acovardada e especulativa maneira de se evitar a verdadeira complexidade dos fenmenos lingusticos que passa pela diversidade, pela heterogeneidade e que, inevitavelmente, remete o conceito de comunicao a um nvel de discusso mais sofisticado e menos preso ao conforto que a ideia de transmisso linear de uma informao de modo homogneo pode oferecer. O nvel do qual falamos chega representao e regulao. Um nvel em que os ajustes subjetivos potencializam a dinamicidade necessria entre o estvel e o instvel. Dito de outro modo, o conceito de comunicao passa a ser analisado dentro de um espao determinado em que tambm se analisam as atividades significantes dos sujeitos enunciadores. Nesse plano, a comunicao passa a ser uma conquista que s a capacidade de regulao da linguagem pode subsidiar. Nesse sentido, discutir o conceito de estabilidade se torna irrelevante, pois de algumas mximas que se assumem em lingustica, uma delas que a comunicao se estabelece justamente nesse momento confortvel e estvel. Isso sem falar em alguns conceitos clssicos da lingustica textual como coeso e coerncia que tambm so contornos de estabilidade. Em verdade, a estabilidade a qual se ope aqui aquela que se confunde com o conceito de imutabilidade, justamente por no condizer com a dinamicidade, a diversidade e a variao em lingustica. Para Culioli (1990, p.129), deformidade a espcie de gangorra entre o plstico e o estvel. Essa variao entre o mvel e o imvel da linguagem mostra que a

21

Dilogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 01, n. 01, jan./jun. 2012.

deformao uma transformao que modifica uma configurao, variando certas propriedades e outras no. Considerando que existem trs nveis de representao: (i) o nocional, (ii) o predicativo, (iii) o enunciativo, a proposta basicamente a seguinte: No primeiro nvel, as noes - propriedades anteriores ao signo lingustico tal qual concebidas e ainda desprovidas de toda operao lingustica possvel - assumem formas empricas, que se materializam e se tornam unidades j no segundo nvel, para, no terceiro nvel, serem reconstrudas por meio de operaes e da insero de valores e marcas (modalizao, aspectualidade, temporalidade, etc.). Assim, se h um domnio central (o das noes), fica ao sistema metalingustico a incumbncia de forar a modificao de valores e de demonstrar a invarincia daquilo que pertence linguagem, isto , esse jogo incessante entre o estvel e o instvel que o que caracteriza a linguagem. Com o que foi exposto nessa seo, no se pode negar que a linguagem dotada de uma regularidade que nos salva de uma indeterminao geral, de um lado, e dotada de uma deformidade que nos garante a construo de valores hipotticos, genricos e bifurcados, de outro. Essa espcie de indeterminao de que a TOPE fala, em verdade, recobre a da polissemia, da homonmia, da vagueza e configura a plasticidade da linguagem por meio do trabalho enunciativo (portanto, formal). Nesse vis, trata-se de uma teoria que formaliza justamente relaes e valores atribudos por operaes de interrogao, de hiptese, de negao, etc. Na prtica, essa plasticidade fica bem visvel quando se opem vrias ocorrncias a outras ocorrncias de um domnio a fim de que se identifiquem: I. II. III. Um valor inicial e valores outros. O que est no interior (o verdadeiramente), o que est no exterior (o A estabilizao de um dado valor por meio de sua identificao dentro do

verdadeiramente outro) e o que est na fronteira (o no verdadeiramente outro). sistema lingustico. O esforo o de estudar os fenmenos lingusticos dentro de uma realidade que se poderia chamar de uma metalngua com o intuito de estender a complexidade da linguagem, sua heterogeneidade e sua imprevisibilidade relativa. O objetivo o de

22

Dilogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 01, n. 01, jan./jun. 2012.

articular os fenmenos por meio de um sistema homogneo de representao, isto , o de fazer uma atividade metalingustica a fim de simular as operaes que determinam o sentido dos textos. Nesse quadro, no h como escapar da anlise de uma indeterminao constitutiva. O que garante sentido, momentaneamente estvel, so as operaes (determinao, aspecto, modalidade, etc.) que atribuem ao texto um valor referencial dependente. Em outros termos, o valor referencial valida a ocorrncia justamente por ser o resultado de um trabalho que media a transposio de uma noo ocorrncia de uma noo. 4 Consideraes finais Para iniciarmos as discusses finais desse artigo, recortamos a concluso de um texto de Culioli (De la complexit en linguistique) que visava exatamente exercitar a variao (as instabilidades da lngua), mostrando que graas plasticidade da linguagem, que sempre regulada pela prpria enunciao, que cada manifestao lingustica se torna um fenmeno especfico, portanto, heterogneo e complexo.
Diz-se que a salvao uma teoria esttica; introduzir uma abordagem construtivista, operaes, alteridade, deformaes, tradues, estabilidade e invarincia, introduzir brevemente a dinmica se condenar a no controlar sua atividade metalingustica. Defendo, ao contrrio, que o respeito escrupuloso dos fenmenos necessrios e a observao detalhada so o nico modo de explorao dos fatos da lngua se quisermos os abordar em sua diversidade e complexidade. No podemos opor simplicidade e complexidade, esttico e dinmico. Qualquer teoria visa simplicidade e bem verdade que o tratamento dos processos dinmicos exige uma vigilncia considervel. Mas ser nossa culpa se, entre as representaes de ordem transcendente e a representao esttica dos fenmenos, se inserir a atividade significante, mltipla e adaptvel dos sujeitos? (CULIOLI, 1999b, p. 163)

Embora no tenhamos pontuado os paralelismos entre a TOPE e os conceitos que esto na superfcie da lingustica textual, o artigo, num nvel mais profundo, recupera o que de base para o estudo da produo e anlise do texto. S para ilustrar, destacaremos trs similaridades: i. A capacidade metalingustica que Culioli (1999a) tanto defende se relaciona, diretamente, com as trs capacidades que Charolles (1989)

23

Dilogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 01, n. 01, jan./jun. 2012.

acredita que todo falante tem. So elas: a formativa, a transformativa e qualificativa. ii. O conceito de linguagem da TOPE, enquanto uma capacidade inata que o homem tem de representar, referenciar e regular, dialoga intimamente com a aproximao entre estudos do texto e estudos cognitivos, sobretudo no que tange o desenvolvimento da linguagem e a percepo de mundo do homem. iii. A definio de texto de Culioli (1976), registrada na introduo desse trabalho por priorizar a atividade significante do homem, caminha no mesmo sentido do que Koch (1997) acredita ser o foco da lingustica textual: a compreenso do texto diante de sua prpria construo. Destarte, o que propusemos nas pginas anteriores foi o pinamento de uma teoria (a TOPE) que contribui, medida que segue na mesma direo, s pesquisas que rompem o sistema lingustico (a estrutura) e buscam inserir, em seu escopo, o sujeito e todo seu investimento enunciativo-comunicativo. Ultrapassar os limites da frase e desconstruir uma herana de ordem estrutural que enxerga a lngua enquanto um cdigo informativo ainda um desafio que toda corrente que coloca o discurso em seu bojo tem. Sobretudo, se considerarmos que no h homogeneidade sustentvel entre essas correntes. E nem teria como haver, pois o prprio surgimento da lingustica textual pressups que quando se trata de estudar a linguagem a indeterminao que conta. Da seu foco, entre outros, na busca dos traos do sujeito com vistas constituio do sentido, o qual o ncleo duro de toda definio atribuvel ao que se vem denominando texto. Referncias BENVENISTE, Emile. Problemas de lingustica geral I. 5 ed. Campinas: Pontes, 2005. CHAROLLES, Michel. Introduo aos problemas da coerncia dos textos. In: GALVEZ, C. (org.) O texto: leitura e escrita. Campinas: Pontes, 1989. CULIOLI, Antoine. Transcription du sminaire de D.E.A. - 1975-1976. Paris: Universit de Paris VII. D.R.L., 1976. ______. Pour une linguistique de lnonciation - oprations et reprsentations. Paris: Ophrys, 1990.

24

Dilogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 01, n. 01, jan./jun. 2012.

______. Cognition and representation in linguistic theory. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamin Publishing Company, 1995. ______. Pour une linguistique de lnonciation: formalisation et oprations de reprage. Paris: Ophrys, 1999a. ______. Pour une linguistique de lnonciation: domaine notionnel. Paris: Ophrys, 1999b. KOCH, Ingedore G. V.; BARROS, K. Tpicos em lingustica de texto e anlise da conversao. Natal: Editora da UFRN, 1997. MERLEAU-PONTY, Maurice. Signos. Trad. Maria Ermantina Galvo Gomes Pereira. So Paulo: Martins Fontes, 1991. REZENDE, Letcia. M. Nominalizao: operaes predicativas e enunciativas. Estudos Lingusticos. So Paulo, n. 37, p. 131-140, 2008. VOG, Sarah de, FRANCKEL, Jean-Jacques; PAILLARD, Denis. Linguagem e enunciao: representao, referenciao e regulao. So Paulo: Contexto, 2011.

Data de recebimento: 30 de abril de 2012. Data de aceite: 01 de junho de 2012.

25

Potrebbero piacerti anche