Sei sulla pagina 1di 10

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA ENGENHARIA CIVIL 2FASE - NOTURNO FSICA 1

FERNANDO SIQUEIRA JOO MOREIRA HENRIQUES PEDRO DAMIANI RHONAN LIMA

EXPERIMENTO: MOVIMENTO EM DUAS DIREES LANAMENTO HORIZONTAL

PALHOA, 2013.

SUMRIO
1. INTRODUO..........................................................................................................3 2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4 3. CONCLUSO............................................................................................................8 4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS......................................................................10

1. INTRODUO

Visando validar os conceitos tericos do movimento em queda livre de um projtil, realizou-se um experimento reproduzindo este movimento para determinar as grandezas e verificar as frmulas. O experimento foi realizado no laboratrio de fsica localizado na Unisul, unidade Pedra Branca Palhoa. O experimento foi preparado de acordo com as normas previstas na apostila de experimentos da disciplina, sendo medida a altura de lanamento (H), a altura da rampa (h), a mdia de cinco medidas diferentes, a partir do prumo localizado na extremidade inferior da rampa sobre uma folha A4 mediu-se o alcance das esferas lanadas por meio das marcas deixadas nesta folha pelo papel carbono devido ao impacto das esferas. ara diminuir o erros, ocasionados pelo processo mecnico de medidas, repetiu-se as medidas dos pontos e fez-se uma mdia dos valores obtidos para os resultados.

2. DESENVOLVIMENTO
Pela equao fundamental da dinmica para movimento retilneo, verificamos que a queda livre um movimento uniformemente variado com uma acelerao que no depende da massa. Um corpo em lanamento vertical, desprezando-se a resistncia do ar e admitindo-se gravidade constante, adquire um movimento retilneo uniformemente variado com acelerao em mdulo igual ao campo gravitacional local. a = g = constante O movimento de um projtil determinado pela intensidade e direo da velocidade inicial. Durante o lanamento de um projtil ocorrem dois movimentos simultaneamente, um para frente e outro para baixo, sendo que ambos so independentes. A resultante das foras que agem na horizontal nula, pois nenhuma fora age nessa direo. Logo, a acelerao horizontal nula e o movimento parcial na direo horizontal do tipo retilneo uniforme. A resultante das foras que agem na direo vertical o peso, pois s essa fora age nessa direo. Logo, a acelerao vertical, em mdulo, igual a gravidade e, portanto, o movimento parcial na direo vertical do tipo retilneo uniformemente variado, com acelerao constante de mdulo igual ao campo gravitacional local. Embora no haja comprovao de que essa experincia tenha sido realizada, tornou-se famosa a verso de que Galileu, subindo ao alto da torre de Pisa, cidade italiana onde nasceu, deixou cair, no mesmo instante e do mesmo nvel, dois corpos esfricos de volumes e massas diferentes. Contrariando as expectativas dos acadmicos aristotlicos, que apostavam na vitria do mais pesado, os corpos chegaram juntos. O mrito de Galileu foi juntar as duas coisas e mostrar que, ao se desprezar a resistncia do ar, todos os corpos, independentemente das suas massas, caem com a mesma acelerao. Em seus estudos sobre o movimento dos projteis, Galileu percebeu que se tratava de uma situao complexa, pelo fato de o projtil se deslocar ao mesmo tempo para frente e para baixo. A partir da iniciaram-se as pesquisas e experincias sobre lanamento de projteis.

O experimento determinou o tempo e a distncia percorrida, por um projtil (esfera de ao), utilizando o equipamento ilustrado na figura 1.

Ilustrao 1: Equipamento para o experimento. Fonte: Alan Patrocnio (2010).

O projtil se movimentou em queda livre, recebendo uma velocidade horizontal no seu lanamento. Abaixo as medies feitas em campo:
Lanamento (ponto) Altura (H) (cm) 51,5 54,5 56,5 59,5 Alcance (cm) (mdio) Tempo (s) (mdio)

1 3 5 8

9,34 15,62 22,28 28,78

0,40 0,31 0,29 0,29

Tabela 1: Medies feitas em loco. Fonte: Dados primrios (2013).

Observou-se que apesar do alcance alterar de acordo com o ponto que foi lanado o projtil, o tempo que o mesmo toca o solo ficou muito prximo na maioria das medies, atribui-se a isso o fato de o projtil ter sido lanando horizontalmente, com uma velocidade inicial. O movimento vertical por sua vez no afetado por essa velocidade, ela sobre a ao da gravidade assim que lanada com uma acelerao de 9,8m/s. Outro componente que deve ser considerado o ar, Serway (2005, p. 88) descreve ele como uma suposio em um clculo ou experimento:

supomos que o ar atravs do qual o projtil se move no tem nenhum efeito sobre o seu movimento. Entretanto em muitas situaes os nossos clculos podem estar em grande desacordo com o movimento real do projtil porque o ar resiste (se ope) ao movimento.

Porm, o movimento horizontal pode ser considerado uniforme, pois se desprezando a resistncia do ar, ele no sofre mais nenhuma fora contrria ao seu movimento, portanto ele permanece constante durante todo o deslocamento.

Ilustrao 2: Representao do experimento. Fonte: http://migre.me/edGgT

J para o movimento na vertical a velocidade varivel, pois o projtil est sofrendo acelerao da gravidade quando est em queda livre (assim que lanado), pode-se afirmar que o movimento acelerado a 9,8m/s. Tempo que o projtil permanece no no ar segundo clculos, desprezando o ar, de 0,35s como mostra a equao a seguir.

t = 0,35s De acordo com o clculo, o tempo de queda do mvel foi de 0,35 segundos. O valor medido pela equipe no experimento prtico foi de 0,29 segundos, considerando a altura de

0,595 metros, no ponto 8. Lembrando que o tempo de queda da esfera depende da acelerao da gravidade. Sabemos que o valor conhecido da acelerao da gravidade de 9,8 m/s. Se utilizarmos o tempo medido pela equipe no experimento, teramos uma acelerao diferente, como podemos ver no clculo abaixo: H = g.t/2 g = 0,595/0,0421 g = 14,15 m/s Essa diferena de valor na gravidade se deve ao erro humano na hora da medio do tempo por cronmetro, por se tratar de um intervalo de tempo muito curto, fica difcil alcanar uma preciso melhor. Para calcularmos o mdulo da componente vertical da velocidade, utilizaremos uma frmula do MRUV, pois nessa componente a velocidade varivel: Vy = Vo g.t Vy = 0 9,8.(0,29) Vy = - 2,84 m/s Na componente horizontal, ser utilizada uma frmula do MRU, j que nessa componente a velocidade constante: D = Vo / 9,8 Vo = 9,8 . 0,2878 Vo = 1,68 m/s Por fim, calculamos o mdulo da velocidade no ponto inicial e no ponto final do experimento:

Ponto Inicial |V| = raiz (Vx) + (Vy)

|V| = raiz (1,68) + (0) |V| = 1,68 m/s Ponto Final |V| = raiz (Vx) + (Vy) |V| = raiz (1,68) + (-2,84) |V| = 3,30 m/s

3. CONCLUSO

Com base no experimento feito no laboratrio, ficou mais claro o entendimento necessrio das diferentes frmulas e valores j conhecidos para o clculo e o desenvolvimento da disciplina de fsica dentro do tpico de queda livre e lanamento de projeteis. A importncia do experimento, foi de comprovar como so obtidos os valores universais, como a acelerao da gravidade, e verificar a necessidade da preciso desses valores, devido a possibilidade de realizar o experimento e poder vivenciar de forma concreta os ensinamentos repassados dentro das salas de aula. Os valores obtidos no experimento foram satisfatrios, apesar de conter erros nas medies de tempo e das interferncias, como influncia do ar, no considerados, os valores estiveram prximos do estipulado por frmulas. A diferena dos valores medidos, ou seja, os erros, podem ser atribudos a diversos fatores, tais como o cronmetro no ser disparado por sensores e sim por meio humano, erro humano na hora da medio, erro da trena utilizada para definir a distncia e at mesmo erro na visualizao dos pontos em que o projtil se chocava com o solo, pois as distncias eram parecidas. Os resultados obtidos, ainda mesmo com imprecises, atenderam o experimento, mas nos faz pensar e pesquisar mais a fundo qual a real importncia das imprecises nos resultados finais de experimentos, testes e aplicaes concretadas da teoria aprendida nas salas de aula.

10

4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
SERWAY, Raymond A. Princpios da Fsica, Mecnica Clssica: Vol. 1, 1 ed. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. TOGINHO Filho, D. O., Zapparoli, F. V. D., Catlogo de Experimentos do Laboratrio Integrado de Fsica Geral Departamento de Fsica , Universidade Estadual de Londrina, Fevereiro de 2009.

Potrebbero piacerti anche