Sei sulla pagina 1di 9

Mudanas Climticas

Mudana climtica o nome que se d ao conjunto de alteraes nas condies do clima da Terra pelo acmulo de seis tipos de gases como o dixido de carbono (CO2) e o metano (CH4) na atmosfera, emitidos em quantidade excessiva h pelo menos 150 anos, desde a Revoluo Industrial, atravs da queima de combustveis fsseis, como o petrleo e o carvo, e do uso inadequado da terra com a converso das florestas e da vegetao natural em pastagens, plantaes, reas urbanas ou degradadas. Estes gases tambm chamados gases de efeito estufa formam uma espcie de cobertor na atmosfera, que impede que os raios solares que incidem sobre a Terra sejam emitidos de volta ao espao, acumulando calor e provocando o aumento da temperatura na sua superfcie, assim como ocorre numa estufa de plantas. So gases que sempre estiveram presentes na composio da atmosfera, mas estimase que h atualmente acmulo de cerca de 30% a mais do que havia antes da Revoluo Industrial, e a sua emisso continua crescendo, o que altera as condies climticas naturais anteriores. Estima-se, tambm, que a temperatura da Terra aumentou 0,7 grau centgrado no ltimo sculo e que os ltimos dez anos foram os mais quentes da histria. Parece pouco, mas a provvel intensificao desse processo dever provocar o degelo nos plos e em outras regies geladas do planeta, com o conseqente aumento do nvel dos oceanos. Assim, ficaro afetados os ecossistemas marinhos, as correntes e as ilhas ocenicas, as praias, os mangues e as reas urbanas mais baixas das cidades litorneas. Segundo previses da maior parte dos cientistas, o mundo todo sofrer com o impacto da mudana climtica j no decorrer deste sculo. Alm de ameaar a sobrevivncia de inmeras espcies, que no tero tempo de se adaptar a elas, sofrero, em particular, as populaes humanas cuja sobrevivncia dependa da pesca ou da agricultura. Embora os pases desenvolvido sejam os principais responsveis histricos pelo acmulo de gases estufa na atmosfera, estima-se que os pases pobres sero mais duramente afetados pela mudana climtica. O caso mais grave dos pases insulares da Oceania que, com o aumento do nvel do oceano e em vista da sua baixa altitude correm o risco de submerso.

Amrica do sul: As principais fontes de emisso de gases de efeito estufa na Amrica do Sul so o desmatamento, a agropecuria moderna e o setor energtico petroleiro enquanto, na mdia mundial, as maiores fontes so de origem industrial, da energia e do transporte. Todo o continente emite aproximadamente 1,8 bilho de toneladas anuais desses gases. As emisses de CO2 e equivalentes (por setores como indstria, energia, transporte e fatores como desmatamento e mudana do uso da terra) e do metano (pela pecuria, por lixo e reservatrios hidreltricos) somadas totalizaram, em 2006, aproximadamente 7% das emisses globais de carbono e carbono equivalente. Levando-se em conta a relevncia da Amrica do Sul em termos de participao nas emisses globais, pode-se afirmar que existem trs perfis de pases emissores. No primeiro grupo encontra-se o Brasil, um grande emissor, com aproximadamente 1 bilho de toneladas e uma participao de 4% no total mundial dados que posicionam o pas como grande player para os esforos internacionais de mitigao das mudanas climticas. Amrica do Norte As mudanas climticas provocadas pelo homem aumentaram a frequncia e a intensidade das catstrofes naturais, como furaces, secas e tempestades. A Amrica do Norte o continente mais afetado por esses eventos extremos. A Amrica do Sul o que sofreu menos at agora. Essa a concluso de um estudo feito pela seguradora Munich Re. No estudo Severe weather in North America, a empresa analisa os perigos climticos e suas tendncias a partir do registro de 30 mil eventos entre 1981 e 2011. O lugar do mundo onde as mudanas climticas so mais evidentes a Amrica do Norte. O nmero de eventos danosos na regio quase quintuplicaram nas ltimas trs dcadas. Enquanto eles cresceram quase 5 vezes na Amrica do Norte, o aumento foi de 4 vezes na sia, 2,5 vezes na frica, 2 vezes na Europa e 1,5 vez na Amrica do Sul. O aquecimento global provocado pelas atividades humanas (queima de combustveis fsseis e desmatamento) afeta particularmente a formao de ondas de calor, secas, chuvas intensas e, provavelmente, a longo prazo, a intensidade dos ciclones tropicais.

Amrica central: Amrica Latina e Caribe esto entre as regies do mais vulnerveis s mudanas climticas. A constatao destaque nos recentes relatrios de duas organizaes mundiais de reconhecida credibilidade: Cambio Climtico y Desarollo en Amrica Latina y Caribe, una resea, da Cepal, e Desarollo con Menos Carbono: respuestas latinoamericanas al desafio del cambio climatico, do Banco Mundial. frica : At 2020, projeta-se que entre 75 e 250 milhes de pessoas sejam expostas maior escassez de gua,em funo da mudana do clima. Se a temperatura mais elevada for acompanhada por um aumento da demanda por gua, essa escassez afetar adversamente os meios de subsistncia e acentuar os problemas relacionados com a gua. Novos estudos confirmam que a frica um dos continentes mais vulnerveis variabilidade e mudana do clima, em funo de mltiplas tenses e da baixa capacidade de adaptao. Um pouco de adaptao variabilidade climtica atual est ocorrendo, contudo pode no ser suficiente para enfrentar as futuras mudanas do clima. sia : Os estudos apontam que o derretimento das geleiras no Himalaia deve aumentar as inundaes e avalanches de pedras de encostas desestabilizadas e afetar os recursos hdricos nas prximas duas a trs dcadas. A isso se seguir a reduo dos fluxos dos rios, medida que as geleiras diminuam. Plo Norte : Nas regies polares, os principais efeitos biofsicos projetados so as redues na espessura e extenso das geleiras e mantos de gelo, alm das mudanas nos ecossistemas naturais, com efeitos nocivos em muitos organismos, inclusive os pssaros migratrios, mamferos e predadores que ocupam posio mais elevada na cadeia alimentar.

Oceania : O efeito estufa j vem afetando o regime de chuvas em vrias partes do mundo, provocando secas e enchentes mais intensas, com srias conseqncias para a agricultura. O fenmeno El Nino provocado pelo aquecimento das guas do Oceano Pacfico nas proximidades da costa peruana est associado ao efeito estufa, que aumenta a sua freqncia e intensidade, e tem afetado o clima sul-americano e brasileiro alm de outras regies. Tambm se atribui ao efeito estufa o aumento em nmero e intensidade de ocorrncias catastrficas como ciclones e furaces.

Bibliografia

http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/content/america-do-sul-perfil-desafios-eoportunidades-na-economia-e-na-politica-do-aquecimento-glob http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/2012/10/23/a-america-do-norte-e-ocontinente-mais-afetado-pelas-catastrofes-climaticas/ http://www.apoena.org.br/especiais-detalhe.php?cod=172 http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/node/146

Instituto Menino Jesus

Aluna: Evelyn Leiros Gonalves

Nova Iguau 2013

Evelyn Leiros Gonalves

Instituto Menino Jesus

Trabalho apresentado em cumprimento exigncia da disciplina Fsica, professor: Lcio

Concluso

O lugar do mundo onde as mudanas climticas so mais evidentes a Amrica do Norte. O nmero de eventos danosos na regio quase quintuplicaram nas ltimas trs dcadas. Enquanto eles cresceram quase 5 vezes na Amrica do Norte, o aumento foi de 4 vezes na sia, 2,5 vezes na frica, 2 vezes na Europa e 1,5 vez na Amrica do Sul. O aquecimento global provocado pelas atividades humanas (queima de combustveis fsseis e desmatamento) afeta particularmente a formao de ondas de calor, secas, chuvas intensas e, provavelmente, a longo prazo, a intensidade dos ciclones tropicais.

ndice

Mudanas climticas ............4 Amrica do Sul .....................5 Amrica do Norte...................5 Amrica central......................6 frica ....................................6 sia .......................................6 Plo Norte..............................6 Oceania..................................7 Concluso..............................8 Bibliografia............................9

Potrebbero piacerti anche