Sei sulla pagina 1di 4

CENTRO EDUCACIONAL CRISTO CEC DATA SRIE: 1 ANO ALUNO PROFESSOR AVALIAO DE HISTRIA 1) Tradicionalmente, podemos definir a pr-histria

a como o perodo anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse perodo anterior h 4000 a.C, pois foi por volta desta poca que os sumrios desenvolveram a escrita cuneiforme. Com base nesse entendimento, qual a alternativa que apresenta caractersticas das atividades do homem na fase paleoltica? a) Os homens aprenderam a polir a pedra. A partir de ento, conseguiram produzir instrumentos (lminas de corte, machados, serras com dentes de pedra) mais eficientes e mais bem acabados. b) Os homens descobriram uma forma nova de obter alimentos: a agricultura, que os obrigou a conservar e cozinhar os cereais. c) Semeando a terra, criando gado, produzindo o prprio alimento, os homens no tinham mais por que mudar constantemente de lugar e tornaram-se sedentrios. d) Os homens conheciam uma economia comercial e j praticavam os juros. e) Os homens ainda no produziam seus alimentos, no plantavam e nem criavam animais. Em verdade, eles coletavam frutos, gros e razes, pescavam e caavam animais. 2) O conhecimento sobre as formas de sobrevivncia humana, na pr-histria brasileira, um grande quebra-cabea que vem sendo estudado por pr-historiadores e arquelogos. Sobre a pr-histria brasileira, assinale a alternativa correta. a) Os habitantes dos sambaquis sepultavam os seus mortos, colocando os corpos em urnas funerrias e os enterravam sob suas cabanas. b) O estudo da cultura material, incluindo a arte rupestre, pode gerar conhecimento sobre aspectos da vida material e espiritual dos povos que a produziram. c) Denomina-se arte rupestre o conjunto de pinturas corporais, em cermica e em artefatos de madeira, produzidos na pr-histria brasileira. d) As recentes pesquisas arqueolgicas realizadas no Nordeste brasileiro comprovam a tese defendida na dcada de sessenta: o homem mais antigo do Brasil teria existido por volta de doze mil anos atrs. e) Atravs de escavaes realizadas nos Estados de Gois e Mato Grosso, foi comprovada a tese de que, nestas regies, habitavam povos descendentes de incas bolivianos. 3) Alguns historiadores afirmam que a Histria iniciou quando a humanidade inventou a escrita. Nessa perspectiva, o perodo anterior criao da escrita denominado Pr-Histria. Sobre esse assunto assinale a alternativa correta. a) A histria e a Pr-Histria s podem se diferenciar pelo critrio da escrita. Logo, aqueles historiadores que no concordam com esse critrio esto presos a uma viso teolgica da Histria.

b) Esta afirmao no encontra qualquer contestao dos verdadeiros historiadores, pois ela uma prova irrefutvel de que todas as culturas evoluem para a escrita. c) Os historiadores que defendem a escrita como nico critrio que diferencia a Histria da Pr-Histria reafirmam a tradio positivista da Histria. d) A escrita no pode ser vista como critrio para distinguir a Histria da Pr-Histria, pois o aspecto econmico considerado um critrio muito mais importante.
4) Recentemente, no estado americano de Arkansas, a teoria da evoluo elaborada por Charles Darwin foi retirada dos currculos escolares e teve proibida a sua utilizao. No obstante, os estudos paleontolgicos, antropolgicos e arqueolgicos vm possibilitando avanos na compreenso do perodo da pr-histria, confirmando a existncia de um longo perodo em que ocorreu o processo de hominizao. Sobre esse processo, analise as afirmaes abaixo. I - As mais antigas formas de vida humana registradas pela Paleontologia denominam-se homindeos, como comprovam os achados dos fsseis identificados como Australopithecus, Pithecantropus, Sinantropus, entre outros. II - Os fsseis demonstram que, no curso evolutivo da Humanidade, mais de um milho de anos antes de surgir o Homo Sapiens , existiram vrias espcies a caminho da humanizao, e as mudanas fsicas ocorridas ao longo de centenas de milhares de anos propiciaram sua adaptao a qualquer ambiente. III - As evidncias arqueolgicas indicam que a espcie humana no nasceu pronta nem fsica, nem culturalmente. Necessitou de um enorme perodo de tempo para desenvolver um conjunto de habilidades tcnicas e de conhecimentos que lhe permitisse elaborar instrumentos de trabalho e utenslios. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e III. e) Todas incorretas 5) As alternativas a seguir indicam os principais conceitos utilizados pelos historiadores para a construo de uma "cincia histrica", EXCETO: a) Tempo Cronolgico e Tempo Histrico. b) Instituto do Patrimnio Histrico, Artstico e Cultural. c) Diviso dos Perodos Histricos. d) Fontes e Memrias Histricas.

6) A pintura rupestre mostrada na figura anterior, que um patrimnio cultural brasileiro, expressa

a) o conflito entre os povos indgenas e os europeus durante o processo de

colonizao do Brasil. b) a organizao social e poltica de um povo indgena e a hierarquia entre seus membros. c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pr-histria do Brasil. d) os rituais que envolvem sacrifcios de grandes dinossauros atualmente extintos. e) a constante guerra entre diferentes grupos paleondios da Amrica durante o perodo colonial. 7) Nos ltimos dois anos, apoiada em tcnicas mais avanadas, a arqueologia tem fornecido pistas e indcios sobre a histria dos primeiros habitantes do territrio brasileiro antes da chegada dos europeus. Sobre esse perodo da histria, possvel afirmar que : a) os vestgios mais antigos de grupos humanos foram encontrados na regio do Piau e as dataes sobre suas origens so bastante controvertidas, variando entre 12 mil e 40 mil anos. b) as prticas agrcolas, at a chegada dos europeus, eram desconhecidas por todas as populaes nativas que, conforme os vestgios encontrados, sobreviviam apenas da coleta, caa e pesca. c) os restos de sepulturas e pinturas encontradas em cavernas de vrias regies do pas indicam que os costumes e hbitos desses primeiros habitantes eram idnticos aos dos atuais indgenas nas reservas. d) os sambaquis, vestgios datados de 20 mil anos, comprovam o desconhecimento da cermica entre os indgenas da regio, tcnica desenvolvida apenas entre povos andinos, maias e astecas. e) os stios arqueolgicos de ilha de Maraj so provas da existncia de importantes culturas urbanas com sociedades estratificadas que mantinham relaes comerciais com povos das Antilhas e Amrica Central. 8) Apesar do acmulo dos estudos sobre evoluo dos seres vivos e de uma srie de evidncias coletadas desde a poca de Darwin, observa-se uma onda de posicionamentos contrrios s teorias evolucionistas. Em vrios estados dos EUA e em um estado do Brasil, por exemplo, foi includo o ensino do criacionismo, por deciso governamental. Um dos professores que ensinar o criacionismo em uma destas escolas brasileiras afirmou: Tenho certeza de que minha av no era macaca ("Cincia Hoje", outubro de 2004). No entanto, a partir dos estudos de evoluo dos primatas, em particular, podemos afirmar que: a) geneticamente, alguns macacos so muito prximos dos humanos, o que se considera como uma evidncia em termos de ancestralidade comum. b) macacos originaram-se tanto na Amrica quanto na frica, assim como os humanos, o que refora a hiptese da existncia de um ancestral comum. c) humanos e macacos tm um mesmo ancestral, uma vez que o tamanho do crebro dos macacos muito prximo do tamanho do crebro dos humanos. d) humanos e macacos tm um ancestral comum, pois em suas regies de origem apresentam hbitos alimentares muito semelhantes. e) o fato de apenas macacos e humanos apresentarem as mos com cinco dedos a maior evidncia de ancestralidade comum.

9) Cite as principais caractersticas do homo habilis e do homo erectus estabelecendo diferenciaes entre eles. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 10) Criacionismo e Evolucionismo so, como sabemos, duas teorias distintas e antagnicas que versam sobre a origem do homem. Enquanto uma afirma que no s o homem mas, toda a diversidade de seres, evoluram a partir de formas inferiores e simplificadas de vida,a outra afirma que todos os seres so obra criadora de uma mente superior e poderosa que tudo fez segundo os ditames de sua vontade. E voc o que pensa a respeito? Elabore um texto dissertativo defendendo seu ponto de vista sobre a origem do homem. ( mnimo 12 linhas ).

Potrebbero piacerti anche