Sei sulla pagina 1di 20

Cartilha

Boas Prticas Ambientais para

Lavanderias

Lave com responsabilidade ambiental e sem desperdcios


1 Edio Novembro/2012

Ficha Tcnica

Realizao: Sindicato das Lavanderias e Similares do Rio Grande do Sul Elaborao: Qumica Limpa Solues Ambientais Ltda. Edio: 1 Edio Novembro/2012

Apresentao

Esta cartilha contm informaes e orientaes para o correto armazenamento e destinao de resduos, formas de tratamento de efluentes e procedimentos necessrios para obteno do Licenciamento Ambiental das lavanderias.

Pretende-se com esta cartilha, conscientizar as empresas do setor de lavanderia, da importncia do gerenciamento de seus resduos e da responsabilidade que cabe ao empresrio na preservao do meio ambiente. Alm disso, tem como objetivo apresentar as alternativas s empresas associadas ao SINDLAV/RS, para destinao adequada dos resduos, tratamento do efluente gerado e obteno do Licenciamento Ambiental. Trabalhar cuidando e protegendo a natureza um compromisso de todos.
Vamos ver o que voc pode fazer para lavar as roupas de seus clientes sem sujar o meio ambiente?

Responsabilidade Ambiental
Quando o assunto meio ambiente, logo se tem uma viso de exigncias em excesso, aumento significativo de custos, despesas sem a gerao das receitas correspondentes, multas ambientais, dentre outros prejuzos que uma empresa possa vir a ter. Entretanto, uma vez que so projetadas e adotadas medidas de controle e de qualidade ambiental, os ganhos superam os gastos, e os benefcios so compartilhados por todos. Tudo o que fizermos deve estar de acordo com a legislao ambiental (municipal, estadual e federal). A proteo ao meio ambiente uma exigncia legal!

Processo
Insumos Energia gua Lavagem

Entradas

Produto Efluente lquido Resduos slidos Rudos e vibraes Emisses gasosas

Sadas

Responsabilidade Ambiental

Licenciamento Ambiental
O Licenciamento ambiental uma exigncia legal e uma ferramenta do poder pblico para o controle ambiental. obrigao do empreendedor, prevista em lei, buscar o licenciamento ambiental junto ao rgo competente, desde as etapas iniciais de seu planejamento e instalao at a sua efetiva operao. Sua contribuio direta e visa a encontrar o convvio equilibrado entre a ao econmica do homem e o meio ambiente onde se insere.

Benefcios obtidos com a Licena Ambiental: diferenciao no mercado; demonstrao do compromisso da empresa com o meio ambiente e com o futuro; melhoria na imagem perante rgos regulamentadores; atrao de parceiros; estmulo ao desenvolvimento e compartilhamento de solues ambientais; Concorrer licitaes; Possibilidade de concorrer a aprovao de projetos em rgos de financiamento e de incentivos governamentais, como o BNDES;
O processo de licenciamento ambiental constitudo de trs tipos de licenas. Assim, temos:
Licena Prvia LP Primeira etapa do licenciamento, em que o rgo licenciador avalia a localizao e a concepo do empreendimento. Licena de Instalao LI Autoriza o incio da construo do empreendimento e a instalao dos equipamentos. Licena de Operao LO Autoriza o funcionamento do empreendimento. Nas restries da LO, esto determinadas as condies de operao.

A quem compete No Estado do Rio Grande do Sul, atuam trs rgos conceder o Licenciamento ambientais com diferentes responsabilidades nos nveis Federal, Estadual e Municipal. Ambiental? Na esfera federal, o IBAMA o responsvel pelo licenciamento de atividades desenvolvidas em mais de um estado e daquelas cujos impactos ambientais ultrapassem os limites territoriais. Se este no o caso de sua empresa, importante saber que a Lei federal 6.938/81 atribuiu aos estados a competncia de licenciar as atividades localizadas em seus limites regionais. Assim, no Rio Grande do Sul, o rgo responsvel pelo licenciamento a FEPAM. No entanto, os rgos estaduais, de acordo com a Resoluo CONAMA 237/97, podem delegar esta competncia, em casos de atividades com impactos ambientais locais, ao municpio. IBAMA Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis - rgo federal FEPAM Fundao Estadual de Proteo Ambiental -rgo estadual SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE - rgo municipal

Passos necessrios para o requerimento da licena


Identificar o tipo de licena a ser requerida Identificar a quem pedir a licena Coleta de dados e documentos necessrios

Requerimento de Licena

Formalizao / Abertura do processo

Comprovante de pagamento da taxa referente ao custo do processo Documentos solicitados

O prazo de validade de cada licena varia de atividade para atividade de acordo com a tipologia, a situao ambiental da rea onde est instalada, e outros fatores. O rgo ambiental estabelece os prazos e os especifica na licena de acordo com os parmetros estabelecidos na Resoluo CONAMA 237/97. No caso da Licena de Operao (LO), deve-se requerer a renovao at 120 dias antes do trmino da validade dessa Licena. Custos no processo de licenciamento: Todos os custos envolvidos nas diversas etapas do licenciamento so de responsabilidade da empresa. Os principais custos sero referentes s atividades de: Recolhimento da taxa referente a cada licena expedida; Coletas de dados e informaes pertinentes; Anlises, se necessrias; Estudo de avaliao de impacto ambiental, dependendo da licena; Implantao de medidas preventivas e/ou corretivas aos impactos negativos; Acompanhamento e monitoramento dos impactos;

Fluxograma do processo de Licenciamento Ambiental


Abertura do Processo

Anlise dos documentos

Vistoria tcnica
Empreendedor

Outra solicitao?

rgo ambiental

NO

SIM

Ex: EIA/RIMA, anlises, etc...

Emisso da Licena

Solicitao atendida

Esse procedimento deve ser repetido para cada licena solicitada: LP, LI e LO
Fonte: adaptado de Manual de Licenciamento Ambiental , 2004

Gerenciamento de Resduos
O lixo gerado pelas atividades industriais tecnicamente conhecido como resduo.

O resduo varia de acordo com a empresa geradora. Basicamente, existem 3 tipos de resduos: - Gasosos so as emisses atmosfricas - Lquidos so chamados de efluentes - Slidos

Em lavanderias, geralmente temos os resduos slidos (ex: recipientes vazios de produtos qumicos, felpa de roupas) e efluentes (sada da gua de lavagem das mquinas). O efluente iremos tratar no prximo tpico, apontando as formas de tratamento e reutilizao. Neste tpico, iremos tratar sobre RESDUOS SLIDOS.
ABNT NBR 10.004:2004 - esta norma classifica os resduos slidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e sade pblica, para que possam ser gerenciados adequadamente.

Conforme a NBR 10.004/2004, os resduos slidos podem ser classificados em 3 categorias:


- Classe I: Classe dos Resduos perigosos. Agrupa os resduos que apresentam risco sade pblica e ao meio ambiente. - Classe IIA: Classe dos Resduos no perigosos (no enquadrados na Classe I) e no inertes . - Classe IIB: So todos aqueles que no se enquadram nas classes I e IIA, ou seja, so aqueles considerados resduos no perigosos e inertes. Deve-se conhecer as caractersticas do resduo para escolher o modo correto de armazenamento, transporte e alternativas de destinao adequada. O resduo pode ser reutilizado, reciclado ou enviado para disposio final em aterros industriais licenciados.

Segundo a legislao, o empresrio fica co-responvel pelo resduo gerado, mesmo este estando depositado em um aterro industrial. Por isso a importncia de contratar empresas licenciadas e que trabalham obedecendo legislao e ao meio ambiente. Conhecer os resduos gerados em sua empresa um fator primordial para o gerenciamento ambiental da organizao.

Resduos Slidos Industriais


Gerados pelas indstrias sendo que cada resduo tem sua caracterstica e classificao conforme a NBR 10.0004 como j visto nesta cartilha.

Resduos Slidos Urbanos


Gerados por residncias, domiclios, estabelecimentos comerciais, prestadores de servios que por sua natureza ou composio tenham as mesmas caractersticas dos geradores nos domiclios. Responsabilidade: Prefeitura

Responsabilidade: Empresa

Minimizao Reutilizao Reciclagem Aterro industrial

Prioridade

Coleta seletiva - Reciclagem

A coleta seletiva consiste na coleta de resduos slidos previamente segregados, conforme sua constituio ou composio. A Resoluo CONAMA n. 275, de 25 de abril 2001, no Art.1, estabelece o cdigo de cores para os diferentes tipos de resduos, a ser adotado na identificao de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva.

Cores definem um coletor para cada tipo de resduo

Resduos especiais e perigosos: resduos no podem ser levados pelas coletas regulares, domiciliar ou seletiva.

Resduos Especiais: Podas de rvores Calia Entulhos Pneus velhos


Resduos Perigosos - (por Lei, de responsabilidade do gerador): Lmpadas Fluorescentes Pilhas e Baterias Remdios vencidos Cartuchos e Toners A logstica reversa de pilhas foi estabelecida por norma em 2008. A Resoluo do Conama n 201/2008 estabeleceu a obrigatoriedade de recolhimento de pilhas e baterias usadas, com a efetivao de um processo pelas indstrias produtoras.

Tratamento de Efluentes
GUA: Matria-prima para setor de lavanderias 1 Minimizar/reduzir: eliminao de desperdcios, manutenes, treinamentos, evitar vazamentos. 2 Reusar/ reutilizar: tratamento preliminar gua, reutilizao gua chuva 3 Tratamento: lanamento em cursos dgua

Conforme Resoluo CONSEMA n. 128/2006, os efluentes lquidos, aps o tratamento, devero atender aos padres de emisso para o lanamento em corpos hdricos, conforme tabela seguinte. Alm disso, o efluente industrial tratado dever atender ao padro de toxicidade conforme Resoluo CONSEMA 129/2006, alterada pela Resoluo CONSEMA n251/2010, em funo da vazo lanada e da vazo mnima do corpo receptor para o lanamento em corpos hdricos; Os padres e parmetros que devem ser analisados nos efluentes so estabelecidos na licena ambiental. Estes padres podem ser mais restritivos em rgos municipais do que no rgo estadual (FEPAM).

Padres de emisso de efluentes lquidos conforme as faixas de vazo de lanamento - Resoluo CONSEMA n. 128/2006
Obs: parmetros principais que devem ser analisados em lavanderias Padro de emisso Vazo < 20m/dia No deve conferir mudana de colorao ao corpo hdrico receptor 180mg/l 400mg/l Virtualmente ausentes 4 mg P/l ou 75% de eficincia Ausentes 20 mg NTK/l ou 75% de eficincia Livre de odor desagradvel 10 mg/L entre 6,0 e 9,0 1,0 ml/L em teste de 1 (uma) hora em "Cone Imhoff 180 mg/l Padro de emisso Vazo faixa de 20m/dia 100m/dia No deve conferir mudana de colorao ao corpo hdrico receptor 150mg/l 360mg/l Virtualmente ausentes 4 mg P/l ou 75% de eficincia Ausentes 20 mg NTK/l ou 75% de eficincia Livre de odor desagradvel 10 mg/L entre 6,0 e 9,0 1,0 ml/L em teste de 1 (uma) hora em "Cone Imhoff 155 mg/l 2,0 mg MBAS/L Padro de emisso Vazo faixa de 100m/dia 500m/dia No deve conferir mudana de colorao ao corpo hdrico receptor 110 mg/l 330 mg/l Virtualmente ausentes 3 mg P/l ou 75% de eficincia Ausentes 20 mg NTK/l ou 75% de eficincia Livre de odor desagradvel 10 mg/L entre 6,0 e 9,0 1,0 ml/L em teste de 1 (uma) hora em "Cone Imhoff 125 mg/l

Parmetro

Cor

DBO DQO Espumas Fsforo total Mat. flutuantes Nitrognio total Odor leos e graxas pH

Slidos sedimentveis
Slidos suspensos totais Subs. Tensoativas reag. azul de metileno Temperatura

2,0 mg MBAS/L < 40 C

2,0 mg MBAS/L < 40 C

< 40 C

Produo Mais Limpa (P+L)


Produo Mais Limpa (P+L) a aplicao de uma estratgia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e servios, com o objetivo de aumentar a eficincia ambiental e diminuir os riscos ao homem e ao meio ambiente, atravs da no gerao, minimizao ou reciclagem de resduos gerados em um processo produtivo. Esta abordagem induz inovao nas empresas, dando um passo em direo ao desenvolvimento econmico sustentado e competitivo. Algumas medidas de Produo Mais Limpa: Usar menos matrias-primas, gua, energia, etc; Manter em estoque apenas o necessrio: evitar que produtos fiquem estocados por muito tempo; Usar matrias-primas menos txicas; Gerar menos resduos / resduos menos agressivos; Reciclar os resduos; Reduzir a quantidade de resduos gerados;

Produzir MAIS com MENOS


Aumento da produtividade / eficincia / rendimento / ($$$) Reduo de impactos ambientais O comprometimento da alta direo da empresa imprescindvel nas aes de conscientizao e motivao dos colaboradores e no estabelecimento de valores ambientais.

O Meio ambiente agradece!

Realizao:

www.quimicalimpa.com

www.sindlav.com.br

Potrebbero piacerti anche