Sei sulla pagina 1di 64

SENAI Servio Nacional de Aprendizagem Industrial Centro de Formao Profissional AFONSO GRECO

ELETROTCNICA

Praa Expedicionrio Assuno, 168 Bairro Centro Nova Lima MG CEP: 34.000-000
Telefone: (31) 3541-2666

Presidente da FIEMG Olavo Machado

Gestor do SENAI Petrnio Machado Zica

Diretor Regional do SENAI e Superintendente de Conhecimento e Tecnologia Lcio Sampaio

Gerente de Educao Profissional Edmar Fernando de Alcntara

Sumrio

Contedo Pg

Apresentao 1. Introduo 2. Eletrosttica 3. Grandezas eltricas 4. Lei de ohm 5. Trabalho eltrico 6. Circuito eltrico 7. Magnetismo e eletromagnetismo 8. Geradores CC e CA 9. Fora eletro-magntica em um condutor 10. Bibliografia

4 5 9 12 23 26 30 37 49 58 64

Apresentao Muda a forma de trabalhar, agir, sentir, pensar na chamada sociedade do conhecimento. Peter Drucker

O ingresso na sociedade da informao exige mudanas profundas em todos os perfis profissionais, especialmente naqueles diretamente envolvidos na produo, coleta, disseminao e uso da informao.

O SENAI, maior rede privada de educao profissional do Brasil, sabe disso, e, consciente do seu papel formativo, educa o trabalhador sob a gide do conceito da competncia: formar o profissional com responsabilidade no processo produtivo, com iniciativa na resoluo de problemas, com conhecimentos tcnicos aprofundados, flexibilidade e criatividade, empreendedorismo continuada. Vivemos numa sociedade da informao. O conhecimento, na sua rea tecnolgica, amplia-se e se multiplica a cada dia. Uma constante atualizao se faz necessria. Para o SENAI, cuidar do seu acervo bibliogrfico, da sua infovia, da conexo de suas escolas rede mundial de informaes Internet to importante quanto zelar pela produo de material didtico. e conscincia da necessidade de educao

Isto porque, nos embates dirios, instrutores e alunos, nas diversas oficinas e laboratrios do SENAI, fazem com que as informaes, contidas nos materiais didticos, tomem sentido e se concretizem em mltiplos conhecimentos. O SENAI deseja, por meio dos diversos materiais didticos, aguar a sua curiosidade, responder s suas demandas de informaes e construir links entre os diversos conhecimentos, to importantes para sua formao continuada! Gerncia de Educao e Tecnologia

1. Introduo

1.1

Histrico

A eletricidade como cincia data de 600 a.C, quando os gregos observaram que uma pedra de mbar (elktron em grego), ao ser atritada com l, adquiria a capacidade de atrair para si pequenos objetos. Quando um basto de vidro atritado com seda, adquire essa capacidade graas passagem de algo, de um corpo para outro. Esse algo, transferido durante a frico dos corpos chamado genericamente de cargas eltricas, e os corpos nesse estado se encontram carregados de eletricidade, isto , se encontram eletrizados.

1.2

Eletricidade

Fenmeno natural do movimento das cargas eltricas. Por se tratar de uma fora invisvel, o principio bsico de eletricidade baseado na Teoria Atmica. Torna-se difcil ento visualizar a natureza da fora eltrica, mas facilmente notvel os seus efeitos. A eletricidade produz resultados e efeitos perfeitamente previsveis.

1.3

Matria

toda a substncia, slida, lquida ou gasosa que ocupa lugar no espao.

1.4

Molcula

a menor partcula, a qual podemos dividir uma matria, sem que esta perca suas propriedades bsicas.

Exemplo: Quando desbastamos o ao at o momento em que ele ainda conserve suas propriedades de metal, tornando-se visvel a olho nu, limalha muito fina, mas com microscpios, temos ento uma molcula.

1.5

O tomo

Para melhor entendimento da energia eltrica e seus fenmenos, procuremos entender primeiro a constituio da matria. Conforme a teoria atmica, qualquer substncia (madeira, ferro, cobre, etc.) composta de tomos. Portanto, tomo o elemento bsico que constitui a matria.

Os

tomos

possuem

dimenses

reduzidssimas

so

basicamente

constitudos de partculas subatmicas, e segundo a teoria atmica so classificadas de: Ncleo composto por prtons e nutrons, onde se concentra a massa do tomo. Eltrons partculas com carga eltrica negativa, que giram em alta velocidade em torno do ncleo. Prtons possuem carga eltrica positiva. Nutrons possuem carga eltrica neutra

1.6 Interao entre cargas eltricas

As cargas eltricas iguais se repelem e as cargas eltricas diferentes se atraem. Os eltrons so atrados pelo ncleo, que tem carga eltrica negativa, porm no chegam a se encostar a ele, pois a acelerao centrpeta do eltron cria uma fora que se equilibra com a fora de atrao do ncleo.

Se os prtons possuem carga eltrica positiva e o ncleo formado por prtons, natural questionar por que no existe uma reao mtua entre eles de forma que se repelissem. Isso no acontece devido aos nutrons, que equilibram a massa do ncleo, evitando tal reao.

A figura abaixo ilustra a ao (campo eltrico) das foras de ao e repulso das cargas eltricas:

Os eltrons giram em torno do ncleo numa regio denominada eletrosfera. Esta regio sub-dividida em nveis energticos, denominadas de camadas nos quais os eltrons se posicionam e se movimentam.

A fora de atrao do ncleo em relao ao eltron varia conforme distncia entre os dois e quanto maior a energia do eltron, maior ser sua distncia em relao ao ncleo, por isso podemos concluir que as camadas representam tambm, a quantidade de energia do eltron.

Quando o eltron recebe energia (quantum), se desloca para uma camada ou rbita mais externa e quando perde energia (ftons), se desloca para uma camada mais prxima do ncleo.

Resumindo, quanto mais afastado do ncleo estiver o eltron, menor ser a fora de atrao entre eles e, conseqentemente, quanto mais prximo maior a fora de atrao.

1.7

Camada de valncia

camada mais externa do tomo e o eltron que a ocupa tambm recebe o nome de eltron de valncia ou eltron de conduo, porm mais conhecido por eltron livre. O eltron mais prximo do ncleo recebe o nome de eltron planetrio.

As cargas eltricas que se deslocam so somente as cargas negativas, sendo que as cargas positivas so estticas.

Seguindo essa relao entre camadas e fora de atrao, podemos definir os seguintes materiais eltricos: isolantes, condutores e semicondutores.

2. Eletrosttica A eletrosttica a parte da fsica que estuda as propriedades e a ao mtua das cargas eltricas. o tipo de eletricidade que envolve cargas eltricas paradas. gerada por atrito pela perda de eltrons durante o funcionamento. Por exemplo: Um basto de vidro e l de carneiro, choque ao descer de um veculo, etc...

2.1

tomos desequilibrados eletricamente

Os tomos so encontrados na natureza eletricamente equilibrados, ou seja, a quantidade de prtons igual de eltrons. Esses tomos so chamados tomos neutros.

Os tomos que possuem nmeros diferentes de cargas positivas e negativas so chamados ons ou tomos desequilibrados. So tambm denominados de tomos eletrizados.

A ionizao de um tomo ou substncia se d por um processo denominado eletrizao e um corpo pode estar eletrizado de duas formas:

a) Eletrizao positiva O tomo ou substncia est com falta de eltrons (cede eltrons). Ao tomo eletrizado positivamente d-se o nome de on positivo ou ction.

b) Eletrizao negativa O tomo ou substncia est com excesso de eltrons (recebe eltrons). Ao tomo eletrizado negativamente d-se o nome de on negativo ou nion.

2.2

Eletrizao

A eletrizao pode se por trs processos: a) Eletrizao por atrito esse processo ocorre quando dois corpos se atritam e trocam cargas eltricas entre si.

10

Percebe-se que a l perdeu eltrons e o basto ganhou eltrons. Ento o basto ficou eletrizado negativamente e a l eletrizada positivamente. Ambos esto carregados com quantidades iguais de cargas, porm, com polaridade contrria

b) Eletrizao por contato se dois corpos entram em contato, sendo um neutro e o outro eletrizado, ocorrer a troca de cargas entre eles de tal forma que o corpo neutro ficar eletrizado.

c) Eletrizao por induo nesse processo a induo pode ocorrer pela simples aproximao de um corpo eletrizado.

Quando um corpo est eletrizado diz-se que ele possui potencial eltrico e quanto maior esta eletrizao maior ser o potencial eltrico deste corpo. Portanto, maior ser a capacidade do corpo em realizar trabalho

11

A quantidade de cargas eltricas (eltrons) de um corpo representada pela letra Q. Esta quantidade de cargas que se movimenta por segundo corresponde a nmeros muito grandes. Ento, a fim de eliminar esse inconveniente, faz-se uso de uma unidade de carga, o COULOMB, que corresponde a 6,28 x1018 eltrons. Portanto, a unidade de medida de cargas eltricas Q o Coulomb, representado pela letra C.

Quando se diz que a carga de um corpo de -3C, isto significa que ele tem um excesso de eltrons de 3 x 6,28 x 1018eltrons. Se sua carga fosse +3C, ele teria falta de igual quantidade de eltrons.

3. Grandezas eltricas

3.1 Tenso eltrica

Vamos considerar o material equilibrado da figura abaixo. Ao observarmos, notaremos que sua quantidade de eltrons igual quantidade de prtons.

12

Causaremos um desequilbrio eltrico nesse material, por exemplo, nos tomos das extremidades. Retiraremos 1 eltron da extremidade da direita e acrescentarmos outro eltron no tomo da extremidade esquerda.

Notemos agora que existir uma diferena entre os potenciais eltricos do material. A extremidade esquerda estar com uma carga negativa de 1 eltron e a extremidade direita estar com uma carga positiva de 1 eltron. Essa diferena chamada de d.d.p. diferena de potencial.

Como existe agora a diferena de potencial, e as cargas diferentes se atraem existir, ento, uma fora de atrao que tender a manter o equilbrio eltrico no material. Essa fora chamada f.e.m. fora eletromotriz.

O eltron se deslocar, ento, at a extremidade que falta um eltron, para manter o equilbrio eltrico.

13

A diferena de potencial (d.d.p.) e a fora eletromotriz (f.e.m.), apesar de serem fenmenos distintos, podem ser considerados como sendo a mesma grandeza: tenso eltrica.

Tenso eltrica a fora que impulsiona ou movimenta os eltrons.

A tenso eltrica pode ser comparada a diferena de nvel entre a gua de uma represa a do vale (diferena de presso), como mostra a figura abaixo:

14

Unidade de medida

A tenso eltrica representada pelas letras E ou U. E sua unidade de medida o Volt, que representada pela letra V.

1Joule 1V 1Coulomb
Exemplo: A tenso residencial em Minas Gerais (Brasil) de 127V (127 volts). As tenses industriais podem ser 220V, 380V, 440V e 760V.

Quando nos referimos grandeza eltrica, dizemos tenso eltrica quando nos referimos unidade de medida, dizemos Volt. Portanto, incorreto dizer VOLTAGEM.

3.2 Corrente eltrica

Ao movimento do eltron em busca de equilbrio eltrico no material chamamos de corrente eltrica.

15

Corrente eltrica o movimento ordenado dos eltrons em uma unidade de tempo.

A corrente a eltrica pode ser comparada com a gua que escoa do dique para o vale. Somente haver fluxo de gua se houver um desnvel de presso. Da mesma forma, somente haver corrente eltrica se houver d.d.p. tenso eltrica. Unidade de medida

A corrente eltrica representada pela letra I e sua unidade de medida o Ampre, que representada pela letra A.

Q t

ento,

1A

1C 1s

I = corrente em ampres Q= quantidade de cargas em Coulomb t= tempo em segundos

Pelo filamento de uma lmpada incandescente passaram 5C. sabendo que ela esteve ligada durante 10 segundos, determinar a intensidade da corrente.

Exemplo 1:

5C 10s

logo,

I 0,5 A

Exemplo 2 O elemento aquecedor de um ferro eltrico foi percorrido durante 3 horas por uma corrente de intensidade igual a 7,5A. Qual a quantidade de cargas eltricas (eletricidade) que circulou por ele? Responder em Coulomb e em ampres-horas.

16

Q Ixt

Q 7,5 Ax10800s Q 7,5 Ax3h

Q 81.000C
Q 22,5 Ah

Q Ixt

Da mesma forma que a tenso, incorreto dizer AMPERAGEM.

3.3 Materiais condutores, isolantes e semicondutores

a) Condutores

Os eltrons mais distantes do ncleo so atrados muito fracamente, em conseqncia, possuem maior facilidade em se deslocarem para uma rbita mais externa. O eltron da ltima camada, quando recebe uma quantidade de energia (quantum), em forma de luz, temperatura ou outra, se torna um eltron livre. Resumindo, os eltrons mais distantes do ncleo, em especial os da ltima camada, tm maior facilidade em se desprenderem do tomo.

17

Como a eletricidade o movimento das cargas eltricas (negativas), fcil deduzir que os condutores so os materiais que tm facilidade para permitir o movimento de cargas eltricas. Exemplos de materiais condutores: ouro, prata, cobre alumnio, zinco, etc.

O cobre, por exemplo, possui 29 eltrons. Fazendo sua distribuio eletrnica poderemos perceber que na ltima camada restar apenas 1 eltron, que estar mais distante do ncleo.

Os bons condutores so materiais que tm facilidade em doar eltrons, permitem com facilidade o movimento de cargas eltricas.

b) Isolantes

So materiais que possuem eltrons mais prximos do ncleo. Esses materiais tm dificuldade em permitir o movimento de cargas eltricas. Quando fazemos a distribuio eletrnica de uma material isolante perceberemos que sua camada de valncia conter entre 1 e 3 eltrons.

Exemplos de materiais isolantes: Borracha, mica, plstico, porcelana, etc.

Os isolantes, ou mau condutores, so materiais que no permitem o movimento de cargas eltricas, ou permitem com dificuldade.

18

c) Semicondutores

So materiais que podem ser isolantes ou condutores dependendo da forma como se interligam. Possuem 4 eltrons na camada de valncia. Tm enorme aplicao na eletrnica. Exemplos de semicondutores: silcio, germnio, arsnio, etc.

O esquema a seguir resume a relao entre esses materiais eltricos e a quantidade de eltrons em suas camadas de valncia.

Material Isolantes semicondutores Condutores

N. de eltrons na camada de valncia. 1a3 4 5a8

3.4

Resistncia Eltrica

A corrente eltrica ao atravessar um determinado material, encontra algumas dificuldades e obstculos. Que podem ser:

rea Quanto maior a rea (seco transversal) do condutor, menor ser a dificuldade da corrente eltrica em percorrer o material e vice-versa.

19

Comprimento Quanto maior distncia (comprimento do condutor) que a corrente eltrica deve percorrer, maior ser sua dificuldade em atravessar o material.

Tipo do material J vimos que a quantidade de eltrons do tomo influencia diretamente sobre sua capacidade de ser um bom ou mau condutor. Como cada material tem uma quantidade diferente de tomos, podemos dizer que cada um deles apresenta uma dificuldade diferente passagem da corrente eltrica.

Essa dificuldade oferecida pelo material passagem da corrente eltrica chamada de resistncia eltrica.

Resistncia eltrica a dificuldade oferecida por um material passagem da corrente eltrica.

Unidade de medida

A unidade de medida da resistncia eltrica o Ohm, em homenagem ao cientista que a estudou, George Simon Ohm. O Ohm representado pela letra grega mega - . Exemplo: O chuveiro tem resistncia de 3,66.

Existem alguns componentes eltricos que utilizam a resistncia para executar uma determinada funo. Geralmente transformam a energia eltrica em

20

energia luminosa ou energia trmica, podemos dizer que essa uma das finalidades bsicas desses componentes. Tais componentes so denominados resistncia ou resistor.

A funo do resistor limitar o valor da corrente eltrica ou provocar queda de tenso. Todo resistor limita a resistncia eltrica, mesmo que sua funo em um determinado circuito no seja essa. Quando um resistor limita a corrente eltrica, ele dissipa a energia transformando-a em forma de calor que em alguns casos pode gerar luz.

Resistor ou resistncia um componente eltrico que tem por finalidade limitar o valor da corrente eltrica ou provocar queda de tenso

Simbologia para resistor:

Exemplos de resistores

21

3.5 Resistividade

Conforme analisado anteriormente, todo material condutor apresenta uma resistncia especfica (pronuncia-se R). Esta resistncia depende da natureza intrnseca do material, denominada Resistividade e das dimenses fsicas do material.

Tabela de Resistividade

Caractersticas dos principais condutores Resistividade Condutividade - Coeficiente de Material - Temperatura - 2 o -1 2 S.m/mm C .mm /m Alumnio 0,0292 34,2 0,0039 Bronze 0,067 14,9 0,002 Cobre puro 0,0162 61,7 0,00382 Cobre duro 0,0178 56,1 0,00382 Cobre 0,0172 58,1 0,00382 recozido Constantan 0,5 2 0,00001 Estanho 0,115 8,6 0,0042 Grafite 13 0,07 0,0005 Ferro puro 0,096 10,2 0,0052 Lato 0,067 14,9 0,002 Manganina 0,48 2,08 0 Mercrio 0,96 1,0044 0,00089 Nicromo 1,1 0,909 0,00013 Nquel 0,087 10,41 0,0047 Ouro 0,024 43,5 0,0034 Prata 0,00158 62,5 0,0038 Platina 0,106 9,09 0,0025 Tungstnio 0,055 18,18 0,0041 Zinco 0,056 17,8 0,0038
http://www.feiradeciencias.com.br/sala12/12_26.asp

22

Observa-se pela tabela que o melhor condutor eltrico conhecido (a temperatura ambiente) a prata. Estemetal, no entanto, excessivamente caro para o uso em larga escala. O cobre vem em segundo lugar na lista dos melhores condutores, sendo amplamente usado na confeo de fios e cabos condutores. Logo aps o cobre, encontramos o ouro que, embora no seja to bom condutor como os anteriores, devido sua alta estabilidade qumica (metal nobre) praticamente no oxida e resiste a ataques de diversos agentes qumicos, sendo assim empregado para banhar contatos eltricos. O alumnio, em quarto lugar, trs vezes mais leve que o cobre, caracterstica vantajosa para a instalao de cabos em linhas de longa distncia. Abaixo apresentam-se alguns materiais e respectivas resistividades em m. A resistncia eltrica de um dispositivo est relacionada com a resistividade de um material por:

R
= a resistividade em m;

l A

R = a resistncia eltrica do matria em ; L = o comprimento do material em m (metros); A = a rea da seco transversal em m2 .

3.6

Instrumentos de medidas

Toda grandeza pode ser medida. Os instrumentos utilizados para medies de grandezas eltricas so: Alm desses instrumentos, existem outros que medem a mesma grandeza, porm em escalas diferentes.

Exemplo: megmetro, miliampermetro, microvoltmetro, etc.

23

Grandeza eltrica Tenso eltrica Corrente eltrica Resistncia eltrica

Unidade de medida Volts Ampre Ohm

Instrumento de medida Voltmetro Ampermetro Ohmmetro V A

Para valores elevados, como 13600V (13,6KV) ou 500A, so utilizados instrumentos de medida indireta. Significa que em vez de medir diretamente 500A, o instrumento mede uma amostra dessa corrente e fornece um valor proporcional ao valor real.

Outro instrumento bastante conhecido o multmetro ou multiteste. Esse instrumento rene todos os outros em apenas um aparelho (ohmmetro, ampermetro e voltmetro).

24

4. Lei de Ohm

George Simon Ohm realizou um experimento que demonstrou a relao entre tenso, corrente e resistncia eltrica, atravs de um circuito simples, composto de uma fonte de tenso e uma resistncia. Ao ligar uma resistncia de 100 a uma fonte varivel de 0 a 100V e variar a tenso da fonte gradativamente, notaremos que a corrente eltrica se comportar da seguinte maneira:

Tenso V

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Corrente eA

0,1

0,2

0,3

0,4

0,5

0,6

0,7

0,8

0,9

Resistncia 100

Ao observamos a relao entre a tenso e a corrente eltrica, notaremos que para uma resistncia de valor fixo, ao aumentarmos a tenso eltrica, a corrente aumentar na mesma proporo. Porm, se alterarmos o valor da resistncia, por exemplo, dobrarmos seu valor, a corrente eltrica ter variao proporcional tenso, mas em seu valor ser metade do valor com a resistncia de 100. Veja a tabela abaixo:

Tenso

20

30

40

50

60

70

80

90 0,45

100 0,5

V Corrente 0,05 0,1 A

0,15 0,2

0,25 0,3

0,35 0,4

Resistncia de 200

Atravs da anlise desses quadros, podemos concluir que a corrente eltrica aumenta de valor proporcionalmente a tenso eltrica e quando a resistncia aumenta de valor, a corrente diminui.

25

Depois de realizado o experimento e analisado os dados, Ohm elaborou sua lei, denominada Lei de Ohm.

Lei de Ohm A intensidade da corrente eltrica diretamente proporcional a variao da tenso eltrica e inversamente proporcional a resistncia eltrica.

A equao matemtica que define a lei de ohm :

E R

Onde: E = tenso eltrica em volts; R = resistncia eltrica em ohms; I = corrente eltrica em ampres. Exemplo: Um ebulidor tem uma resistncia de 73,3. Quando ligado consome uma corrente de 3A, calcule a tenso da rede.

E 73,3x3 A E 220V

5. Trabalho eltrico 5.1 Trabalho eltrico

Quando se une um condutor a dois pontos entre os quais existe uma d.d.p, e nele se estabelece uma corrente eltrica, que constituda por eltrons em

26

movimento, est se realizando um trabalho, que pela sua natureza, denominado TRABALHO ELTRICO.

O trabalho realizado para transporta um COULOMB de um ponto a outro, entre os quais existe uma d.d.p de um Volt denominado de um joule.

J VoltxCoulo mb

W ExQ
W =trabalho eltrico E=tenso Q=quantidade de cargas 5.2 Efeito Joule

Quando uma corrente eltrica atravessa um material, os eltrons dissipam energia em forma de calor, que na verdade representa a transformao de energia. Segundo a lei de Lavousier, Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

Todo material ao ser percorrido por uma corrente eltrica emite uma quantidade de calor que depende do valor da corrente eltrica e da resistncia do material, pois quanto menor a resistncia, maior ser a corrente eltrica. Definimos como lei de Joule, a propriedade dos materiais de, ao serem percorridos por uma corrente eltrica, aquecerem.

Efeito Joule a dissipao de calor de um material provocada pela circulao de corrente eltrica.

Podemos definir como potncia mecnica, o trabalho realizado em um determinado tempo. Por exemplo, se mquina A consegue trefilar 350t de

27

arames em 2h e a mquina B consegue trefilar a mesma quantidade em 1h, dizemos que a mquina B mais potente que a mquina A, pois realizou o mesmo trabalho em um tempo menor.

O mesmo princpio se aplica a eletricidade, porm os elementos que realizam trabalho na eletricidade so os eltrons.

5.3 Potncia eltrica Potencia a rapidez com que se gasta energia, ou a rapidez com que se produz trabalho. Tambm pode ser dita como sendo a energia gasta na unidade de tempo.

Se um determinado equipamento eltrico tem maior potncia que outro, significa que ele realiza um trabalho eltrico maior em um tempo menor.

Potncia eltrica o trabalho realizado pelos eltrons em um perodo de tempo.

W t

W = energia em Joules (J) T = tempo em segundos (s) P = potencia em joules/segundo

28

Unidade de medida O Joule/segundo conhecido tambm por Watt (W), (l-se vate ), porm, existem outras que so bastante usadas: CV Cavalo Vapor: HP Horse Power:

1CV = 736W; 1HP = 746W;

J/S Joule por segundo: 1J/S = 1W.

Para calcular a potncia eltrica em circuitos de corrente contnua, ou circuitos resistivos de corrente alternada, basta multiplicar a tenso pela corrente eltrica, ento temos:

P EI
Onde: P = potncia eltrica em watts E = tenso eltrica em volts I = corrente eltrica em ampres. Exemplo: Qual a potncia eltrica do motor do limpador de pra-brisas de um automvel sabendo que sua tenso de 12V e sua corrente 1A?

P 12V 1A

ento

P 12W

Qual a corrente eltrica consumida por um chuveiro de 4400W ligado a uma rede de 127V?

P V

4400W 127V

I 34,64 A

Exemplo: Um chuveiro esquenta a gua atravs da lei de Joule. No seu interior existe uma resistncia eltrica que ao ser percorrida por corrente eltrica se esquenta, aquecendo a gua. Quando mudamos a chave seletora para a posio inverno, a resistncia eltrica diminui por

29

conseqncia a corrente eltrica aumenta, e aumenta ento a quantidade de calor desenvolvida pelo chuveiro. A quantidade de calor desenvolvida pelo efeito Joule pode ser calculada pela seguinte equao:

Q RI 2 xt
Onde: Q: quantidade de calor desenvolvida em j (joules) I: corrente eltrica R: resistncia eltrica. T: tempo em segundos Para calcularmos a quantidade desenvolvida em cal (calorias):

Q 0,24( RI 2 xt )
Onde 0,24 a constante de transformao de joules para cal.

6. Circuito Eltrico

A palavra circuito significa caminho fechado, ou seja, aquele caminho que permite regressar ao ponto de partida logo aps o ponto de chegada. Circuito eltrico pode ser definido, ento, como caminho fechado por onde circulam os eltrons. Circuito eltrico o caminho fechado por onde circulam os eltrons.

30

Componentes de um circuito eltrico

Fonte responsvel por gerar e fornecer tenso eltrica ao circuito. Condutor elemento responsvel em conduzir a corrente eltrica pelo circuito. Dispositivo de manobra pode ser um interruptor, chave, seccionador ou outro componente que tenha por finalidade abrir e fechar o circuito, comandando-o.

6.1 Consumidor ou carga Elemento responsvel em transformar energia eltrica em outro tipo de energia (calor, luz, movimento, etc.).

Alguns Exemplos de cargas:

31

6.2 Continuidade

Para que os eltrons percorram o circuito, necessrio que o mesmo no esteja interrompido em nenhum ponto, ou seja, necessrio que o caminho esteja contnuo, saindo da fonte, passando pelo dispositivo de manobra, passando pela carga e retornando fonte. a) Circuito fechado Quando o circuito tem continuidade e a carga est em funcionamento, diz-se que o circuito est fechado. Isto , atravs dele a corrente pode circular, conforme demonstrado na ilustrao a seguir:

b) Quando o circuito est interrompido, por qualquer motivo, diz-se que o mesmo est aberto. Atravs dele a corrente no circula, conforme se pode observar na ilustrao.

6.3 Simbologias

A representao dos circuitos eltricos atravs de desenho de seus componentes como so na realidade torna-se muito difcil e at mesmo

32

impossvel em situaes mais complexas. Por isso, so utilizados smbolos para representar componentes, recebendo esse desenho o nome de diagrama. O quadro a seguir mostra exemplos de componentes do circuito eltrico e os smbolos que os representam nos diagramas.

Componentes Pilhas

Smbolos

Baterias Fonte geradora Gerador corrente contnua

Gerador corrente alternada

Condutor

Fios e cabos

Ponto de ligao

Aberto Dispositivo de manobra Fechado

Lmpada

Carga

Motor

CC

CA

Resistncia ou resistor

33

O circuito apresentado anteriormente, composto por uma pilha, uma lmpada e um interruptor, ser representado, ento, pelo seguinte diagrama:

6.4 Tipos de Circuitos

O circuito eltrico pode ter apenas uma carga, o que caracteriza um circuito simples, ou mais de uma carga.

Quando o circuito tiver mais de uma carga, essas podero ser ligadas de maneiras diferentes e cada uma delas apresentar caractersticas prprias.

a) Circuito Srie

As cargas em um circuito so instaladas de forma que a sada de um componente seja ligada entrada do componente seguinte e assim sucessivamente. Dessa maneira, a corrente eltrica ter apenas um caminho para percorrer, saindo da fonte, passando pelo dispositivo de manobra, passando por todas as cargas e retornando fonte. Esse tipo de circuito chamado de circuito srie.

34

Circuito srie aquele em que a corrente tem apenas um caminho para percorrer. A sada de um componente est ligada entrada do componente seguinte e assim sucessivamente.

O circuito em srie permite ligar ou desligar todas as cargas ao mesmo tempo, ou seja, no possvel que apenas uma parte fique em funcionamento. Um defeito em um dos componentes interrompe o funcionamento de todo o circuito, pois a corrente eltrica no tem outro caminho.

b) Circuito paralelo

As cargas tambm podem ser instaladas de forma que cada uma tenha seu prprio caminho para a corrente, ou seja, de modo que os eltrons que passarem em cada carga retornem para a fonte sem passar em nenhuma outra. Dessa forma, a corrente que sai da fonte se divide, passando uma parte por cada uma das cargas e retornando fonte. Esse tipo de circuito chamado de circuito paralelo.

Circuito paralelo aquele em que cada carga tem seu prprio caminho para a passagem da corrente eltrica. Nele, a entrada e a sada de cada carga esto ligadas diretamente fonte sem passar por nenhuma outra.

35

O circuito paralelo permite comandar todas as cargas ao mesmo tempo, apenas algumas ou cada uma separadamente. Um defeito em um dos componentes no impede que os outros continuem funcionando.

c) Circuito Misto

Um terceiro modo de ligar as cargas no circuito atravs de aplicao das duas formas anteriores, ou seja, parte em srie e parte em paralelo. Dessa maneira, a corrente eltrica tem mais de um caminho a percorrer, porm, em alguns desses caminhos, ter que passar por mais de uma carga para retornar fonte. Esse tipo de circuito chamado de circuito misto.

Circuito misto o que apresenta as caractersticas dos circuitos srie e paralelo. Possui uma parte ligada em srie e outra em paralelo.

36

Apenas algumas cargas podem ser comandadas separadamente e um defeito em um dos componentes poder prejudicar o funcionamento de uma parte do circuito ou de todo o circuito.

7. Magnetismo e eletromagnetismo

a parte da fsica que estuda os materiais magnticos, ou seja, que estuda materiais capazes de atrair ou repelir outros que ocorre com materiais eletricamente carregados. A magnetita um tipo de material que apresenta essa caracterstica. Este material capaz de atrair pedaos de ferro que esto na sua vizinhana, tal material recebeu o nome de IM, o qual todos j conhecem ou j ouviram falar.

Esta potencialidade de atrao verificada com maior intensidade nas extremidades dos materiais que o local por onde emanam as foras magnticas. Estas extremidades recebem os nomes se plo norte e plo sul magnticos de um im.

37

7.1 interao entre os polos magnticos

a) Os plos magnticos diferentes se atraem b) e os plos magnticos iguais se repelem mutuamente.

7.2 Inseparabilidade dos polos

Uma caracterstica importante dos ims a indivisibilidade dos plos. Quando um im partido ao meio, so criados dois novos ims. Conforme se observa na figura a seguir.

Nota-se tambm, que isto ocorre todas as vezes que esta operao for efetuada. Como j foi visto, pode-se obter quantos ims naturais forem necessrios. Conclui-se ento que os plos magnticos jamais sero isolados, mesmo que se chegue forma molecular, denominada de domnio megntico.

7.3 Campo Magntico

Para provar a existncia de campos magnticos saindo das extremidades do im, coloca-se perto dos polos, limalhas de ferro, esferas, pedaos pequenos

38

de ferro, etc. Verifica-se ento, que a uma determinada distncia estes materiais so atrados pelo campo magntico do im e, quando se afasta gradualmente os elementos ferrosos das proximidades do im nota-se que o im no tem mais influncia sobre os metais, provando desta forma que existe uma rea delimitada em que o im atua em materiais ferrosos. Essa rea chama-se CAMPO MAGNTICO.

Ento possvel dimensionar a rea de atrao de um im, como mostra a figura a seguir:

Uma das experincias mais usadas para provar o trajeto das linhas de fora emanadas pelo im, colocar limalhas de ferro nas proximidades do im e observar o que ocorre com as limalhas.

39

Na figura a seguir verifica-se que as linhas de fora orientam as limalhas no sentido que fluem, mostrando mais uma vez a sua existncia.

40

Outra maneira de provar a existncia das linhas de fora, atravs de uma agulha imantada a qual posta em um eixo tendo assim a mxima liberdade de girar.

A agulha tende a se orientar no sentido das linhas de fora, assumindo a posio relativa aos plos, ou seja, a parte norte da agulha tende a procurar a parte sul do im e vice-versa.

Como mostra a figura, as linhas de fora de um im seguem a seguinte rota: Sai do plo Norte externamente e penetram no plo Sul, sendo que internamente o caminho percorrido o contrrio.

7.4 Permeabilidade dos Materiais

Quando se tem um im natural, e junto dele um material ferroso nota-se que as linhas de fora se concentram junto s extremidades do ferro, e na parte onde no h este material ferroso as linhas de foras permanecem inalteradas.

41

Conclui-se que determinados materiais possuem a propriedade de concentrar as linhas de fora de um im.

Este comportamento pelo fato que alguns materiais criam resistncia ao fluxo de linhas magnticas, sendo que esta resistncia varia de material para material. Por isso diz-se que certos materiais possuem Permeabilidade ou so mais Permeveis que outros, isto significa que opem menos resistncia que outro. Estes materiais so: Ferro; Ligas Ferrosas.

Outros materiais no apresentam esta propriedade ou seja no um caminho vivel para as linhas de foras. Se estes materiais forem postos junto a um im, nota-se que as linhas de foras no se modificam, mantm sua trajetria.

Os materiais que comportam desta maneira so: Cermica; Madeira; Material Plstico; Lato; Vidro, Etc...

42

7.5 Eletromagnetismo

Os fenmenos magnticos naturais podem ser reproduzidos por meios artificiais, ou seja, se fizando-se passar em um condutor uma corrente eltrica e em torno do fio coloca-se vrias bssolas, nota-se que as agulhas assumiro uma posio bem definida, devido presena de um campo magntico em torno do condutor.

Este fenmeno pode ser provado colocando-se limalhas de ferro em uma placa de vidro ou plstico e passa-se um fio no meio da mesma. Ao ligar o fio a uma fonte de tenso as limalhas de ferro se orientam conforme o campo magntico.

43

Nota-se que ao ser percorrido pela corrente eltrica, o condutor cria um campo circular, como mostra a figura.

O sentido das linhas de fora em um condutor retilneo pode ser dado pela regra de Maxwell, ou Mtodo do saca-rolha que diz o seguinte: se a corrente convencional est entrando em um condutor as linhas ficam no seguinte sentido:

Quando a corrente convencional est saindo do condutor o sentido das linhas :

Pode-se tambm determinar o sentido das linhas no condutor retilneo utilizando outro mtodo conhecido como: Regra da Mo direita, que diz o seguinte:

Segurando-se um condutor com a mo direita, com o polegar apontando no sentido convencional da corrente, os outros dedos indicaro sentido das linhas de fora do campo magntico.

44

a) Campo magntico de uma ou mais espiras

Ao dobrar um fio condutor em forma de espira e o aliment-lo com uma corrente eltrica, o campo magntico criado, ser mais forte no centro da espira, pois as linhas de foras iro se concentrar. Isto provado colocando limalhas de ferro sobre uma placa de plstico e fazendo passar pela placa uma espira percorrida por uma corrente eltrica. Oberva-se que no centro da espira o campo magntico mais intenso.

Relembrando que o sentido das linhas de fora externas de m magntico vo do plo sul para o plo norte. Podemos ento determinar a polaridade da espira.

Quando se coloca mais de uma espira junto uma da outra, formar um novo elemento para a eletricidade e eletrnica denominado de Solenide ou Bobina.

45

Em um solenide, as linhas de fora existentes quando ele percorrido por uma corrente eltrica idntica a de um m natural, como mostrado na figura abaixo.

Pode-se dizer que: o que ocorre com o m natural, pode ocorrer perfeitamente com um solenide. A determinao dos plos de um solenide dada pela regra da mo direita. A regra a seguinte:

Segurando um solenide com a mo direita de modo que a corrente convencional entre o pulso e saia pelos dedos, o polegar apontar o plo norte.

A vantagem do solenide sobre o m natural que voc pode variar a intensidade de foras magnticas e pode modificar os sentidos dos plos modificando apenas o sentido de corrente.

46

7.6 Eletrom

O eletrom constitui uma particularidade que o solenide proporciona que a de polarizar um pedao de ferro no mesmo sentido em que se encontra polarizado.

Com isto obtm-se um m temporrio, que tem a mesma propriedade de atrair materiais ferrosos como o m natural.

Como mostra a figura a seguir; se uma barra de ferro posta perto de um solenide, esta barra ser polarizada no sentido tal que ser atrada pelo

47

solenide. Este tipo de polarizao pelo mtodo de induo, e ficar dentro do solenide em uma posio de equilbrio.

7.7 Intensidade de campo ou fora magntica

Baseando-se que um campo magntico um campo de fora, poderemos medi-lo e para isto, teremos que observar e retirar quais so as grandezas que entrevem e criam ou variam o campo magntico.

Variando o nmero de espiras, o comprimento, e a corrente, observa-se que o solenide (eletrom), eleva o mesmo peso demonstrando que a intensidade do campo magntico a mesma nos trs casos.

Nota-se, portanto, que a fora de campo magntico depende:

Do nmero de espiras que formam o solenide; Da intensidade de corrente que passa no solenide; Material que constitui o ncleo; Tamanho do ncleo.

48

Ento, A intensidade de campo ou fora magntica, proporcional ao valor da corrente, ao nmero de espiras e inversamente proporcional ao comprimento do solenide.

Lei de Lenz O sentido de uma fora eletromotriz induzida tal que ela se ope, pelos seus efeitos, causa que a produziu

8. Geradores

Com o aumento industrial e populacional, o homem tem necessidade de aproveitar todos os recursos energticos da natureza. O grande problema era como distribuir a energia eltrica produzida no local de consumo. Este problema foi resolvido com o desenvolvimento das instalaes eltricas e a facilidade de transportar a energia eltrica a grandes distncias, com o uso de condutores.

Existem diversos meios para gerao de eletricidade. O mais utilizado a gerao pelo magnetismo, devido sua simplicidade e capacidade de grandes potenciais.

A eletricidade pode ser gerada pelos seguintes meios: Atrito; Presso; Magnetismo; Reao qumica; Transformao da energia trmica; Transformao da energia luminosa.

49

8.1 Gerao de eletricidade por magnetismo Para gerar eletricidade atravs do magnetismo, precisamos dos seguintes componentes:

Campo magntico; Movimento; Condutor eltrico.

O gerador produz energia eltrica movimentando um condutor dentro de um campo magntico. A energia mecnica necessria para esse movimento pode ser proveniente de vrias fontes, tais como queda dgua, vapor, motor exploso, etc.

O gerador eltrico uma mquina que transforma energia mecnica em energia eltrica.

A tenso eltrica produzida no gerador atravs da combinao do movimento, campo magntico e condutor eltrico. Caso tenhamos um campo magntico, um condutor, uma tenso eltrica, tambm poder produzir o elemento faltante, que o movimento. O motor eltrico a mquina que produz o movimento atravs da combinao do campo magntico, condutor eltrico e tenso eltrica.

O motor eltrico uma mquina que transforma energia eltrica em energia mecnica.

50

8.2 F.e.m. Induzida em um gerador

Consideremos um campo magntico uniforme e um condutor retilneo que posto em movimento em um campo magntico cortando as linhas de fora "transversalmente".

Pelo fenmeno de induo eletromagntica nasce nos terminais do condutor uma "Fora Eletromotriz Induzida".(F.e.m.i.). O sentido da F.e.m. induzida no condutor pode ser estabelecido com a "Regra da Mo Direita".

Regra da Mo Direita

51

Colocando a mo direita no sentido do condutor, com a palma virada para o plo norte, e o polegar no sentido do movimento do condutor, os outros dedos indicaro o sentido da f.e.m. induzida.

8.3 Princpio de funcionamento do Gerador

Consideremos uma espira imersa em um campo magntico uniforme, no qual a fazemos girar sobre seu prprio eixo.

Neste caso o corte da linha de fora ou do fluxo no constante em cada posio, mas depende da inclinao da espira com respeito a linha de fora do campo.

Para melhor entendermos, iremos utilizar s um lado da espira, em suas diversas posies as quais assumem quando realizam o movimento de rotao dentro do campo magntico.

Podemos revelar que o valor de f.e.m. induzida assume uma conformao senoidal, passando de um zero a um mximo depois retorna a zero atingindo depois um mximo negativo.

52

Uma aplicao importante deste caso agora considerado, que existem geradores eletromagnticos os quais tem condutores que rodam em um campo magntico cortando as linhas de fora ali existentes.

Qualquer condutor imerso em um campo magntico est sujeito a uma fora eletromotriz, a qual calculada pela frmula da 1 Lei de Faraday.

8.4 Natureza da corrente eltrica

A tenso eltrica possui padres diferentes de comportamento em relao ao tempo, de acordo com a forma como foi gerada, podemos dividi-la em dois grupos:

Senoidal Tenso alternada Triangular Quadrada Dente-de-serra

Pulsante Tenso Contnua Pura

53

8.5 Corrente Alternada

A corrente alternada (CA) a mais usada, devido sua facilidade de ser transmitida, distribuda e alterada. Sua caracterstica principal, como seu nome sugere, a de possuir polaridade e valores variveis.

Para uma tenso ser alternada necessrio que siga um padro de variao. O seu valor deve comear do zero, em um determinado momento, atingir seu valor mximo positivo, voltar ao valor zero, atingir seu valor mximo negativo e voltar ao seu valor zero, ao completar essa etapa dizemos foi realizado um perodo da tenso alternada. O sentido da corrente alternada varivel, percorrendo um condutor em um sentido e no momento seguinte inverte seu sentido de circulao.

Das tenses alternadas, a tenso senoidal a mais fcil de ser gerada. O seu valor descreve uma variao seguindo a funo seno, de movimentos circulares uniformes.

a) Elementos da Corrente Alternada

- Amplitude: Denomina-se amplitude de uma onda senoidal, o valor mximo que uma senide pode alcanar, tanto no sentido positivo como no negativo. Este valores mximos positivos e negativos sodenominados valores de Pico.

54

- Ciclo: Denomina-se ciclo de uma corrente alternada senoidal, a formao de uma onda completa. O ciclo composto por dois semi-ciclo: um positivo e outro negativo

- Perodo: Denomina-se perodo (T) de uma onda senoidal, o tempo gasto para realizao de um ciclo completo. Sua unidade de medida o segundo (s).

Existe uma relao entre o perdo e frequencicia e vice-versa. Estarelao expressa pela frmula:

1 f

1 T

- Freqncia: Denomina-se freqncia (f) de uma corrente alternada, o nmero de ciclos realizados por segundo. Sua unidade de medida o Hertz (Hz).

55

b) Fonte geradora de tenso alternada

As centrais hidreltricas utilizam a energia gravitacional, contida na gua dos diques ou represas dos rios para gerar eletricidade.

8.6 Corrente Contnua

Define-se corrente contnua (c.c.), aquela corrente eltrica que flui sempre em um sentido, nunca se invertendo, desde que o circuito em que flui seja mantido fechado. Existem dois tipos de corrente contnua:

- Corrente Contnua pura - Corrente Contnua pulsante

56

a) Corrente Contnua Pura

a corrente que mantm o mesmo valor ou seja, ela constante em qualquer instante da sua trajetria.

b) Corrente Contnua Pulsante

a corrente que no muda de polaridade, ela flui em um s sentido, mas que altera o seu valor de um instante para o outro em todo seu trajeto.

57

c) Fonte de Obteno de Corrente Contnua

9. Fora Eletro-Magntica em um condutor

Consideremos um condutor retilneo em movimento, que seja percorrido por uma corrente, imerso em um campo magntico uniforme.

Nestas condies o condutor sujeito a uma fora mecnica chamada "Fora Eletromecnica", que tende a colocar o condutor em movimento no espao.

58

O sentido da fora que tende a movimentar o condutor se determina com a "Regra da Mo Esquerda".

Colocando a mo esquerda ao longo do condutor com a palma virada para o norte magntico do campo e com as pontas dos outros dedos no sentido da corrente, o polegar aberto indicar o movimento do condutor.

9.1 Princpio de funcionamento dos motores

Consideremos simplesmente para anlise, uma espira imersa em um campo magntico uniforme, fixa oportunamente em um ponto e liberada para rodar.

59

As duas Extremidades da espira so percorridas pela mesma corrente mas em sentidos opostos. Essas correntes geram duas foras de sentidos opostos nas extremidades da espira. Essas duas foras juntas formam um "binrio de foras" que faz com que a espira assuma uma posio perpendicular as linhas de fora do campo.

Dissemos que uma espira colocada em um campo magntico e percorrida por uma corrente tende a rodar para se colocar de modo a ser atravessada por uma grande intensidade de fluxo. Uma aplicao importante do caso acima citado os motores a corrente contnua, os quais so feitos de uma parte fixa (indutor) colocada sobre os plos magnticos fixos e outra parte que mvel (induzido) constituda de vrios condutores percorridos por uma corrente eltrica e livre para rodar em torno de seu eixo.

Os motores so feitos de maneira que a fora que o faz rodar no termina depois de um quarto de giro, mas sim mantm o giro constante.

60

Outra aplicao importante dos fenmenos descritos est nos instrumentos de medida do tipo magneto-eltrico. Uma pequena bobina percorrida por uma corrente que ser medida se encontra dentro de um campo magntico.

Com a passagem de corrente na bobina, ela sofre uma deflexo, varrendo um ngulo que proporcional a intensidade de corrente que a percorre.

61

a) Generalidades

O contnuo progresso tcnico coloca em evidncia a necessidade de dispor de mquinas capazes de produzir movimentos rotativos. O motor eltrico uma destas mquinas.

b) Vantagens

Os motores eltricos apresentam as seguintes vantagens sobre os demais motores:

Rendimento elevado; Manuteno simples; Funcionamento silencioso; No polui o ar; Adaptvel para comandos a distncia; Em igualdade de potncia custa menos e ocupa menor espao; Capacidade de resistir a altas sobrecargas. c) Classificao

62

Tendo como base as caractersticas dos circuitos e as necessidades desejadas, possvel escolher o tipo de motor eltrico mais adequado.

Os motores eltricos podem ser assim classificados:

Esta classificao no completa, mas serve para fornecer uma indicao em linhas gerais dos motores mais usados.

63

10. Bibliografia 1. APOSTILA Mquinas Eltricas Eletrotcnica Teoria e Prtica Curso Eletricista de Manuteno - SENAI-MG 1998 2. APOSTILA Fundamentos de Mquinas Eltricas e Comandos Eltricos SENAI MG - 1999. 3. APOSTILA - Eltrica Equipamentos e Sistemas Eltricos SENAI ES 1997/CST. 4. Franchi, Claiton Moro Acionamentos eltricos So Paulo Editora rica 2007. 5. Cavalcanti, Paulo Joo Mendes Fundamentos de eletrotcnica para tcnicos em eletrnica Rio de Janeiro Editora Freitas Bastos -1927

64

Potrebbero piacerti anche