Sei sulla pagina 1di 9

Por uma problematizao do conceito de gnero textual: reflexes e debates necessrios SIMES, Alex Caldas1

Resumo: Refletiremos nesta comunicao sobre os diferentes conceitos do termo gnero textual, apresentando um pequeno panorama terico-conceitual sobre o assunto conforme problematiza Mari&Silveira (2004). Escolher um referencial terico sobre gneros implica em uma escolha importante que de certa forma desvia/resolve alguns problemas conceituais. Dessa forma, discutiremos em nossa comunicao alguns dos pressupostos tericos referentes ao conceito de gnero postulados por Bakhtin, Marcuschi e Charaudeau: afinal estes conceitos coincidem ou no? Quais so seus postulados? Indicaremos, por fim, aps discusso terico-conceitual, que as proposies tericas advindas da Semiolngstica sobre gneros textuais so promissoras e produtivas para o ensino, pois indicam claramente a vinculao do gnero com a sua parte social do discurso, em detrimento de seus aspectos formais. Palavras-chave: Gnero Textual. Conceitos. Ensino.

Quando analisamos os conceitos de gnero textual existentes no mundo acadmico nos deparamos com questes complicadas. Os prprios documentos educacionais oficiais de Lngua Portuguesa, tais como os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN`s) e os Contedos Bsicos Comuns de Minas Gerais (CBC-MG), nos apresentam problemas conceituais, uma vez que estes demonstram uma mistura de conceitos lingsticos e de vertentes tericas referentes a temtica de gneros bastante incomum que confunde, e at mesmo desnorteia, qualquer pesquisador mais atento da rea discursiva. Os cursos de graduao em geral, costumam apresentar ao estudante de Letras o conceito de gnero textual de forma bem pontuada e clara. Nos parece, a primeira vista, portanto, que este conceito no apresenta problemas e lacunas de pesquisa. Entretanto, como podemos notar ao nos aprofundarmos em questes tericas sobre o assunto, observamos que o conceito de gnero textual esta imerso em um terreno pantanoso e coberto de movncias de sentido. Hugo Mari e Jos Carlos Silveira (2004) que realizaram uma pesquisa sobre o assunto que serviu de base para que desenvolvssemos aqui nossas observaes afirmam que para uma boa conceituao de gnero textual a anlise dos fatos da linguagem imprescindvel. Sabemos ainda que a escolha de um referencial terico sobre gneros implica em uma escolha importante para identificao de um determinado gnero esta ao de certa forma, desvia/resolve, alguns problemas conceituais. Entendemos, entretanto, que em se tratando de conceitos tericos alguns podem caminhar na mesma direo terica; j outros, por sua vez, se distanciam cada vez mais no podendo sequer co-existirem em um mesmo objeto de estudo. Dessa forma nos cabe aqui esboar um pequeno panorama terico sobre alguns conceitos de gnero textual difundidos no mundo acadmico e tecer algumas consideraes sobre eles. Apresentaremos e problematizaremos, portanto, partindo das pesquisas de Mari e Silvera (2004), os conceitos de gneros de Bakthin (2000), Marcuschi (2002) e Charaudeau (2004).

Mestrando em Letras (Estudos Discursivos bolsista CAPES/REUNI) pela Universidade Federal de Viosa.

Bakhtin
Para Bakhtin: cada esfera de utilizao da lngua elabora seus tipos relativamente estveis de enunciados, sendo isso que chamamos gneros do discurso (BAKHTIN, 2000, p. 279 grifo nosso), ou seja, podemos entender, com isso, que um enunciado organizado e estvel se constitui em um gnero discursivo. Cabe dizer que Bakhtin (1992) considera a enunciao (o ato de produzir um enunciado, como diria Emile Benveniste (1989)), como um ato individual de expresso aquilo que se forma no interior para o exterior ; produto de uma interao de dois indivduos socialmente organizados. O autor divide os gneros discursivos por meio de sua concepo enunciativa em: gneros do discurso primrio, aqueles advindos de uma circunstncia de comunicao verbal espontnea (portanto, no so ensinados so simples); e em gneros do discurso secundrio, aqueles advindos de uma comunicao verbal produzida, principalmente a escrita (portanto, so ensinados so complexos). Para classificao dos gneros Bakhtin considera, como afirma Maria de Lourdes Matencio (2006, p. 218), que o contedo temtico, a construo composicional e o estilo so os traos que permitem identificar todo e qualquer gnero, totalidade que, para o autor, no possvel de delimitao formal, dada sua natureza. Jaqueline Peixoto Barbosa (2000, p. 152-153) esmia as categorias que definem o gnero bakhtiniano: a) situao de produo, segundo ela, se refere a quem fala, para quem, em que determinados lugares sociais os interlocutores esto, quais so os seus posicionamentos ideolgicos, em que situao, em que momento histrico, inteno, em que registro, etc.; b) contedo temtico que corresponde ao que pode ser dizvel em um dado gnero, a construo composicional ou seja, sua forma de dizer, sua organizao geral que no inventada a cada vez que nos comunicamos, mas que est disponvel em circulao social (2000, p. 152-153); e c) estilo verbal que se refere a seleo de recursos disponibilizados pela lngua, orientada pela posio enunciativa do produtor do texto. (2000, p. 152-153). Em sua noo de gnero, portanto Bakhtin analisa a produo e a compresso de textos incorporando elementos da ordem do social e do histrico, como afirma Barbosa (2000) e a prpria definio de gnero do discurso de Bakhtin ele no refora o lado inconsciente da produo linguageira, mas sim o consciente; o meio social (externo) que organiza a atividade de toda e qualquer atividade lingstica, no atos individuais de expresso. Para Bakhtin (2000) os gneros so regulados e constitudos sociohistoricamente pelo social, dessa forma, o homem apenas os utiliza como instrumento de seus ideais. As palavras inseridas em gneros recebem uma expressividade prpria do mesmo, isso porque cada gnero possui um destinatrio ideal e est imerso em um arcabouo histrico-social especfico. Essas caractersticas, portanto, surgem no meio acadmico por meio de conceitos e proposies inaugurais que sero repensadas em diversos momentos da histria lingstica dos gneros e da anlise discursiva como um todo.

Marcuschi
Para Marcuschi, gnero textual pode ser entendido como:

uma noo propositalmente vaga para se referir a textos materializados que encontramos em nossa vida diria e que apresentam caractersticas sciocomunicativas definidas por contedo, propriedades funcionais, estilo e composio caracterstica (2002, p. 23 grifo nosso)

existem, portanto, em nmero ilimitado. Cabe aqui, definirmos tambm a noo de tipo textual, visto que em suas pesquisas Marcuschi contrape o conceito de tipo de texto com o conceito de gnero textual. Tipo de texto, ento, conceituado pelo pesquisador como
uma espcie de seqncia teoricamente definida pela natureza lingstica de sua composio (aspectos lexicais, sintticos, tempos verbais, relaes lgicas). Em geral, os tipos textuais abrangem cerca de meia dzia de categorias conhecidas como: narrao, argumentao, exposio, descrio, injuno (MARCUSCHI, 2002, p. 22)

existem, portanto, em nmero limitado. Marcuschi entende que gnero e tipo so elementos lingsticos distintos e precisam ser diferenciados.
Em geral, a expresso tipo de texto` muito usada nos livros didticos e no nosso dia-a-dia, equivocadamente empregada e no designa um tipo, mas sim um gnero de texto. Quando algum diz, por exemplo, a carta pessoal` um tipo de texto informal, ele no est empregando o termo tipo de texto` de maneira correta e deveria evitar essa forma de falar. (MARCUSCHI, 2002, p. 25).

O pesquisador enfatiza tambm que existem quatro fases de aparecimento dos gneros na sociedade: a primeira fase, corresponde ao momento em que os gneros eram essencialmente orais (eram poucos); a segunda fase, corresponde ao momento em que houve o aparecimento da escrita alfabtica, sculo VII A. C. (os gneros se multiplicaram um pouco mais); a terceira fase, sculo XV, se refere ao aparecimento da imprensa e da industrializao fato este que propiciou o surgimento de inmeros gneros ; e, por fim, a quarta fase, denominada cultura eletrnica, que se refere ao advento da televiso, do rdio e da internet, pois estes criaram, em conjunto, uma exploso de novos suportes que produziram, conseqentemente, uma infinidade de novos gneros textuais e/ou discursivos. H que se dizer tambm que os gneros na sociedade servem para, como afirma Marcuschi (2002), estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia. Najara Ferrari Pinheiro (2002), afirma, corroborando com o autor, que o estudo de gneros textuais se constitui em um orientador textual a produtores (autores de textos diversos) e a receptores (leitores quaisquer). Atravs dessa orientao os produtores/leitores podero, por meio do desprendimento de regularidades da escrita ou da leitura, desenvolverem/produzirem ou interpretarem/compreenderem melhor os gneros a sua volta, e, com isso, se capacitarem para uma melhor atuao como cidados em sua comunidade. A autora, seguindo os pressupostos de Marcuschi, ainda afirma que um gnero tende a configurar-se como uma instituio que incorpora e reflete a sociedade em que ocorre, regulando as aes de produtores e receptores (PINHEIRO, 2002, p. 273) ou seja, com o estudo de gneros textuais as pessoas percebero as diversas formaes discursivas dos gneros a sua volta, e, assim, vero o que pode e o que no pode ser dito em um determinado gnero situado em algum momento scio-histrico especfico. Afinal, estudar gneros textuais aprender a situar gneros como

formas de textos que conectam produtores [desenhistas, roteiristas, jornalistas, etc.], consumidores [crianas, jovens e adultos], tpicos [terror, aventura, sade, educao], meio [revista impressa, internet, jornal], maneira [tom educativo, apelativo], e ocasio [festas, inauguraes, lanamentos] isto , relacionam produo, recepo, texto e contexto. (2002, p. 274).

Dessa forma, o aparecimento dos gneros na sociedade possui a funo primordial de regular as trocas comunicativas de modo a otimiz-las, pois
quem conhece as especificidades e regularidades constitutivas de um gnero pode, com muito mais propriedade, lanar mo de estratgias e tticas para criar, movimentar e transformar o espao aberto, permevel de todo texto ou gnero. (PINHEIRO, 2002, p. 284).

Mari e Silveira (2004) ao problematizarem a questo dos gneros textuais, procuram demonstrar como as pessoas transitam de uma instncia discursiva para outra sem grandes problemas. Isso porque a estrutura e o funcionamento geral de muitos gneros textuais e/ou discursivos j socialmente compartilhado, de forma que no necessrio o seu ensino. Entretanto, nem todos os gneros possuem essa disseminao, o que exigiria das pessoas a habilidade de se aproximarem de novos gneros, ou seja, de aprenderem novos gneros por meio do ensino-aprendizado escolar ou social, formal ou informal.

Charaudeau
Para Patrick Charaudeau (2004) gneros textuais so construtos sociais que determinam os domnios da palavra. Nesse sentido se faz necessrio para compreenso dos gneros trs anlises: sobre a ancoragem social do discurso (1) (as restries situacionais); sobre sua natureza comunicacional (2) (tipos de atividade linguageiras envolvidas as restries discursivas); e sobre as recorrncias de marcas formais (3) (restries formais). 1- Ancoragem social do discurso A primeira anlise indica que cada sociedade (ou comunidade discursiva) formou, a partir de uma necessidade comunicativa, diversos gneros orais ou escritos. Uma vez institudo o campo, este passou a definir os papis e as posies discursivas dos enunciadores. Estar em um domnio de prtica social como o domnio jornalstico, por exemplo pressupe, portanto, que os atores linguageiros ali presentes estabeleam um contrato social que informe as regularidades discursivas pertinentes ao meio e colabore para a formao de regularidades formais. O estatuto do ator linguageiro, dessa forma, muda de acordo com o domnio comunicativo; se o estatuto dependesse somente dele, como afirmam alguns tericos, qualquer que fosse sua maneira de falar, o ator linguageiro produziria um discurso tpico daquele domnio concernido (CHARAUDEAU, 2004, p. 15) mas, como sabemos, isso no verdade. Afinal, um professor pode dizer eu te batizo, mas no batizar ningum, pois o seu domnio de prtica social escolar no permite que este adquira um estatuto de batizar algum. Se faz necessrio, portanto, que no estudo de gneros textuais ou discursivos se leve em considerao, ento, como indica o prprio Charaudeau (2004, p. 16), estruturar os domnios de prtica social em domnios de comunicao. preciso observar nestes

domnios quais so os contratos sociais existentes, pois a partir destes, como j mencionamos, que as restries situacionais surgiro. 2- Natureza comunicacional Quanto ao segundo item, natureza comunicacional, podemos indicar que os gneros textuais so formados por tipos textuais e certas caractersticas formais e situacionais que se organizam a partir da complexidade e nvel de estruturao discursiva de uma prtica social existente. 3- Recorrncia de marcas formais O ltimo item que merece algumas consideraes se refere s marcas formais dos textos. Sabemos, como afirmam alguns tericos, que as marcas formais no determinam um gnero especfico. Isso porque uma mesma forma, pelo fenmeno lingstico da polissemia, pode no apresentar um mesmo significado. A palavra manga, por exemplo, no significa a mesma coisa em todas as situaes em que aparece manga, dentre outros significados, como sabemos, pode se referir a uma camisa (manga de camisa) ou a uma fruta (manga-espada). Sendo assim, se considerssemos esta marca formal (manga) para caracterizar um gnero textual especfico encontraramos grandes problemas semnticos, pois no saberamos, somente pela grafia, o que quer significar a palavra manga. Uma outra razo, to pertinente quanto a primeira, diz respeito a classificao das marcas formais: afinal, elas so exclusivas ou especficas de um gnero? Charaudeau (2004) ir dizer que se forem marcas exclusivas de um gnero toda vez em que elas surgirem fundaro um novo gnero; se forem marcas especficas de um gnero conseguiremos agrupar, ento, gneros semelhantes, de domnios discursivos diferentes, em um mesmo grupo, desde que partilhem marcas formais em comum poderamos, por exemplo, unir os textos do domnio jornalstico com os textos do domnio administrativo. Em meio a essa problemtica, entendemos que as marcas formais, juntamente com outras regularidades, ajudam na identificao de um gnero, mas no so elementos decisivos nessa tarefa.
As caractersticas formais seriam somente traos caracterizadores que trariam aos textos propriedades especficas e no traos definitrios que trazem aos textos propriedades constituintes. (CHARAUDEAU, 2004, p. 19).

H que se considerar tambm, como mostram as pesquisas de Branca-Rossof (1997) , em estudos sobre as marcas formais do gnero carta de reclamao, citado por Charaudeau (2004) que as marcas formais, sozinhas, no podem fundar novos gneros, pois uma mesma forma pode ser usada em diversas situaes como uma lngua segunda. Branca-Rossof (1997), em citao de Charaudeau (2004), afirma, quanto s prticas linguageiras, que uma maneira de dizer se rotiniza; depois essa mesma maneira de dizer (portanto, a mesma forma) pode ser utilizada em outra situao diferente da inicial isso fundaria, segundo Branca-Rossof (1997), uma lngua segunda. A partir da instituio dessa lngua segunda esta poder ser formadora de uma nova forma de dizer, que, por sua vez, originaria uma outra lngua segunda (advinda de uma lngua segunda que foi considerada como primeira) e assim por diante.
2

BRANCA-ROSSOF, S. Les lettres de rclamation adresses au service de la redevance. In: Revue Langage et Societ. n 81, 1999.

Por causa disso que Branca-Rossof (1997), segundo Charaudeau (2004), considera a forma um item caracterizador de um gnero, mas no definitrio de um gnero, pois como podemos notar, no se pode precisar o real sentido da palavra que usamos. Ainda nesse aspecto, ao nos referirmos as variantes de um gnero, observamos que os suportes e outras caractersticas formais existentes em um gnero podem variar e ainda sim serem o mesmo gnero pois o que se mantm, apesar das mudanas, so os contratos sociais institudos. Dessa forma, por exemplo, uma entrevista de TV diferente de uma entrevista de rdio, que por sua vez diferente de uma entrevista de jornal. Entretanto, apesar das diferenas, a essncia do contrato social partilhado entre os participantes da troca linguageira a mesma (perguntas e repostas). Os problemas dessa classificao formal ocorrem quando surgem as misturas de contratos sociais quando se unem, por exemplo, os contratos sociais e polticos com os miditicos em propagandas polticas. Tudo isso resulta em uma grande problemtica formal que no indica um caminho seguro para se classificar/definir/conceituar um gnero textual. 4- Gneros textuais e/ou discursivos e a teoria Semiolingustcica Diante das trs situaes abordadas restries situacionais, discursivas e formais Charaudeau (2004) elabora, baseado em uma teoria discursiva, a teoria semiolingstica, sua proposta de classificao/definio/conceituao de gneros textuais. Ele comea definindo texto como: o resultado de um ato de linguagem produzido por um sujeito em uma situao de troca. Essa conceituao, unida as consideraes acima, advindas das restries, indicam que podemos classificar os gneros atravs dos princpios de influncia. Estes funcionam a partir de elementos da teoria Semiolingstica: a situao de comunicao e a discursivizao. O primeiro, se refere as restries de comunicao que determinam a troca por exemplo, a identidade dos parceiros (que modo enunciativo foi escolhido? Alucutivo? Elocutivo? Ou delocutivo?); o lugar de hierarquia social dos parceiros, a finalidade (que modo enoncivo foi escolhido? Descritivo? Narrativo? Ou argumentativo?); e o propsito de comunicao (que modos de tematizao foram escolhidos? Como se deu a organizao de temas e de subtemas?). Segundo Charaudeau (2004), devemos comear a anlise do discurso (e porque no a anlise de gneros) por esses elementos em especial pelo elemento de finalidade, pois este servir de guia para a formao das visadas discursivas; as visadas so o elemento que, portanto, caracterizaro um gnero. O segundo elemento da teoria semiolingstica abordado na anlise de gneros, a discursivizao, se refere s diferentes maneiras de dizer. Nesse aspecto observaremos as (i) restries discursivas, da ordem de atividades [...] sem que possa ser determinada [...] a forma exata do produto final (CHARAUDEAU, 2004, p. 22) ou seja, [...] um conjunto de comportamentos discursivos possveis entre os quais o sujeito comunicante escolhe aqueles que so suscetveis de satisfazer s condies dos dados externos (CHARAUDEAU, 2004, p. 27); e (ii) as restries formais, o emprego obrigatrio das maneiras de dizer que encontramos. (CHARAUDEAU, 2004, p. 22). So os elementos da situao de comunicao, portanto, segundo Charaudeau (2004), que estabelecem um contrato social e discursivo entre os participantes da troca comunicativa. Este elemento do princpio de influncia, portanto, origina uma visada uma inteno pragmtica do sujeito falante que sofre influncia da posio hierrquica dos sujeitos da troca comunicativa. Dessa forma, na sociedade instituem-se diversas visadas que estabelecem, segundo Charaudeau (2004), uma relao contratual eu-tu bem especfica temos por exemplo a visada de prescrio quando o eu est na posio social de mandar-fazer (ex: posio de chefe), enquanto o tu est na posio social de dever-fazer (ex: empregado).

Com isso podemos dizer que uma visada uma intencionalidade psico-sciodiscursiva que determina a expectativa (enjeu) do ato de linguagem do sujeito falante e, por conseguinte, da prpria troca linguageira. (CHARAUDEAU, 2004, p. 23). Estas so definidas, como vimos acima: por uma inteno pragmtica do eu em relao a posio enunciativa que ocupa em relao ao tu e vice-versa. Ao entendermos as visadas, observamos que cada domnio de prtica social, visto como um domnio comunicativo, seleciona uma ou duas visadas predominantes. Com isso, entendemos que o elemento da situao de comunicao finalidade uma categoria lingstica que determina visadas discursivas e estas colaboram para a classificao/definio/conceituao dos gneros textuais.

Levantando questes, tecendo comentrios


Quando analisamos os conceitos de gnero acima, percebemos inicialmente, que todos eles se referem ao social, pois este, como as conceituaes indicam, que fundamentalmente possibilita a existncia dos gneros textuais e/ou discursivos. Como ponto divergente os autores que abordamos anteriormente apresentam os modos como a linguagem deve se apresentar no social para caracterizar um determinado gnero. Marcuschi (2002) afirma que conhecemos um gnero por suas propriedades funcionais, estilo, e composies caractersticas; Bakhtin (2000) acredita que um gnero se forma por tipos relativamente estveis de enunciados; e Charaudeau reconhece um gnero a partir de sua visada discursiva predominante. Mari e Silveira (2004) afirmam que certos conceitos de gneros no podem se misturar, pois se referem a coisas distintas. Bakhtin (2000) e Marcuschi (2002) no acreditam que o gnero textual seja um produto estvel por isso o uso de expresses como relativamente estveis ou seja, no estvel e propositalmente vaga vago. J Charaudeau (2004) indica que os gneros textuais e/ou discursivos como produes scio-histricas devem possuir modelos sociais pr-construidos afinal de contas na construo de um gnero textual os contratos de comunicao e as visadas selecionadas devem ser claras e socialmente partilhadas entre os atores linguageiros; caso contrrio o ator social no teria acesso aquele gnero.

Qual conceito de gnero textual utilizar no ensino?


Muitos tericos tentaram definir os gneros e retirar as confuses tericas descritas h pouco, entretanto cada um, ao propor uma soluo, apresenta uma outra problemtica que no aparecia na abordagem anterior. Mari e Silveira (2004), por exemplo, aps levantarem a discusso sobre a conceituao de gneros textuais, indicam que gnero pode ser entendido como um dispositivo-de-sentido:
A importncia da percepo do gnero, a partir de um dispositivo-desentido, possibilitar agrupamentos de recursos lingsticos de significao, de referenciao, de disseminao de sentido, etc. , de estratgias textuais dominantes argumentativa, assertiva, etc. , de fatos preferenciais economia, eleio, etc. que no so, isoladamente, prdeterminantes para o engendramento de nenhum gnero particular, mas que, em conjunto, delineiam possibilidades para sua existncia. (MARI; SILVEIRA, 2004, p. 68).

Este conceito aproxima os gneros do campo terico da pragmtica, parece-nos uma aproximao coerente. Entretanto, como os prprios autores colocam, esta conceituao no resolve a problemtica conceitual dos gneros, pois a anlise acima, como sabemos, algo geral e ligada a qualquer processo de produo de sentido. Um gnero, como acreditamos, algo mais complexo do que s ser significante ter sentido para os participantes da troca comunicativa, ou apresentar agrupamentos de recursos lingsticos especficos. Como sabemos, e muitos tericos afirmam, inclusive o prprio Marcuschi (2002), a forma apenas um trao que colabora para a classificao/definio/conceituao de um gnero especfico, mas no o nico, muito menos o principal. A partir desta reflexo inicial, observamos que a conceituao de gnero textual apresenta uma srie de complicaes tericas que nos obrigam a realizar escolhas (para fugir/resolv-las). Independente da filiao terica dos pesquisadores e estudiosos do dos gneros, entendemos que um conceito de gnero textual produtivo deve se basear, primeiramente, em um conceito de texto e de discurso condizente com o do gnero textual apresentado/formulado. Dessa forma, estaramos iniciando a conceituao de gneros textual de maneira mais acertada e que tenderia a evitar complicaes tericas futuras, pois definiramos logo no incio alguns de seus termos tericos bsicos. Aps nossa exposio, entendemos, de forma ainda no conclusiva, que a problemtica conceitual de gnero textual ainda se mostra intrigante e de difcil soluo e que ainda requer reflexes e estudos tericos. Nessa discusso Joo Bsco Cabral (2004) indica que a problemtica conceitual dos gneros textuais gira, e acreditamos que ainda deva girar por algum tempo, em torno da dicotonia: generalizao versus unificao.

Se por um lado existe uma necessidade positiva, sistmica, lingsticaestrutural de conjugar os gneros em torno de uma regra de traos e funes, por outro lado, caminha-se na direo das movncias de sentido, fundadas nas condies de produo dos discursos e na referencialidade polifnica dos sujeitos ao se inscreverem nos discursos. (SANTOS, 2004, p. 330-331).

Diante de todas as problemticas abordadas neste artigo podemos indicar a abordagem advinda da proposio de Charaudeau (2004) sobre gneros textuais que nos parece ser mais acessvel e completa para o ensino, pois esta indica mais claramente a vinculao do gnero com a parte social do discurso em detrimento de seus aspectos formais3: gnero textual, portanto, pode ser designado como uma variedade especfica e estvel de texto materializado que circula socialmente em nossa vida diria e que apresenta caractersticas scio-comunicativas definidas atravs de sua finalidade e de suas peculiaridades restries situacionais, discursivas, e formais que so socialmente compartilhadas e compreensveis entre os sujeitos participantes de uma troca comunicativa. O nosso encaminhamento terico sobre a questo, em se tratando da problemtica dos gneros, nos parece relevante, mas se concentra, em sua maior parte, como afirma Santos (2002), na parte geral e social do discursivo em detrimento de sua
Charaudeau (1999) ao discutir sobre as controvrsias e as perspectivas da Anlise do Discurso (independente das filiaes tericas) indica que os estudos da linguagem devem contemplar conjuntamente aspectos cognitivos, representacionais e comunicacionais. Dessa forma a abordagem discursiva de gneros se mostra engajada na atual perspectiva dos estudos da linguagem.
3

parte nica. Entendemos, portanto, que articular conceitualmente a generalizao com a unificao uma tarefa complicada e que ainda requer maiores estudos. Mesmo assim, nossa definio, apesar da ressalva, se mantm, como afirma Charaudeau (1999) na atual perspectiva dos estudos da linguagem que abraa sua parte cognitiva, representacional e comunicativa conjuntamente.

Referncias Bibliogrficas BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. So Paulo: HUCITEC, 1992. p. 110-127. BAKHTIN, Mikhail. Os gneros discursivos. In: Esttica da Criao Verbal. So Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 279-326. BARBOSA, Jaqueline Peixoto. Do professor suposto pelos PCNs ao professor real de lngua portuguesa: so os PCNs praticveis. In: ROXO, Roxane (org.). A prtica de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. So Paulo: EDUTEC; Campinas: Mercado de letras, 2000. p. 149-182. CHARAUDEAU, Patrick. Anlise do discurso: controvrsias e perspectivas. In: MARI, Hugo; et al (org.). Fundamentos e dimenses da anlise do discurso. Belo Horizonte: Carol Borges Ncleo de Anlise do Discurso. Fale-UFMG. 1999. p. 27-43. CHARAUDEAU, Patrick. Visadas discursivas, gneros situacionais e construo textual. In: In: MACHADO, I.L.; MELLO, R. (org.). Gneros: Reflexes em Anlise do Discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2004. p.13-41. MARCUSCHI, Luis Antnio. Gneros textuais e ensino. In: Gneros textuais e ensino. Editora Lucerna: Rio de Janeiro, 2002, p. 19-36. MARI, Hugo; SILVEIRA, Jos Carlos. Sobre a importncia dos gneros discursivos. In: MACHADO, I. L.; MELLO, R. (orgs.). Gneros e anlise do discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG. p. 59-74. MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Os estudos dos gneros do discurso: leitura e efeitos da abordagem bakhtiniana. In: EMEDIATO, Wander; MACHADO, Ida Lcia; MENEZES, William (org.). Anlise do discurso: gneros, comunicao e sociedade. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2006. p. 215-226. PINHEIRO, Najara Ferrari. A noo de gnero para anlise de textos miditicos. In: MEURER, J. L; MOTTA-ROTH (org). Gneros textuais e prtica discursiva: subsdios para o ensino da linguagem. Bauru, So Paulo: EDUSC, 2002. cap.12. p. 259290. SANTOS, Joo Bsco Cabral. O gnero textual como manifestao discursiva. In: MACHADO, I.L.; MELLO, R. (orgs.). Gneros: Categorias de Anlise do Discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2004. p. 327-338.

Potrebbero piacerti anche