Sei sulla pagina 1di 3

professorjunioronline.

com

PROVA REGULAR

3 BIMESTRE

HISTRIA
PROFESSOR JNIOR
CONTEDO DA PROVA:

VALOR

NOTA

ENSINO FUNDAMENTAL

5,0
COLGIO CONSTRUINDO O SABER

6 ANO

A Grcia e suas origens O esplendor cultural grego


10.08.2012

ALUNO(A):

N:

EDUCAO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MDIO

ATENO
Alm das recomendaes de sempre (utilizar somente caneta preta ou azul; no rasurar a prova nem utilizar corretivo; assinalar somente uma alternativa nas questes de mltipla escolha; no utilizar celular), sero descontados os erros gramaticais (0,1 a cada trs erros gramaticais), ento fique atento! FIQUE TRANQUILO E BOA PROVA!

1. Observe o mapa abaixo, leia o texto e responda o que se pede:

O primeiro evento que marca essa expanso [grega] vai acontecer no sculo XV a.C, quando os aqueus dominaram a Ilha de Creta e deram origem a chamada civilizao micnica. () Entre o perodo de 2000 a.C e 1200 a.C os elios e os jnios atingiram a pennsula e se estabeleceram por diversos pontos de ocupao humana. Por volta do sculo XII a.C, os drios vo provocar um violento processo de ocupao dos Blcs que vai estabelecer ruptura com todos os hbitos e instituies que foram firmados pela civilizao creto-micnica. www.infoescola.com
professorjunioronline.com
1

professorjunioronline.com 1a) Circule no mapa a localizao que deu origem civilizao micnica. 1b) Preencha a legenda do mapa utilizando as seguintes informaes: I Grcia peninsular II Grcia continental
(0,2) (0,3)

III Grcia insular

2. Ns vimos em nossas aulas que a civilizao cretense teve seu auge por volta do ano 2000 a.C. Comente as questes geogrficas que levaram os cretenses a esse desenvolvimento.
(0,5)

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ 3. Com base em nossas aulas sobre a religio cretense, assinale (V)erdadeiro ou (F)also: (0,5) ( ( ( ( ( ) Os cretenses eram monotestas, pois, assim como os cristos hoje, acreditavam em um nico deus. ) Na religio cretense havia a adorao a animais e elementos da natureza. ) Podemos afirmar que a religio cretense era matriarcal, pois as principais divindades eram femininas. ) A Grande-Me era a deusa protetora da terra e da fertilidade. ) As prticas religiosas sempre ocorriam nos grandes templos construdos para os cultos.

4. Relacione as colunas abaixo, com base nos legados deixados pelos gregos nossa civilizao: ( (F)ilosofia (E)ducao (P)oltica (C)ultura (H)istria (R)eligio (M)edicina ( ( ( ( ( (

(0,7)

) uma das maiores representaes do poder lgico e cientfico desenvolvido na antiguidade, tendo como um dos grandes destaques Hipcrates, que buscou criar mtodos de tratamento com base na observao e nos relatos de pacientes. ) Considerada a mais importante contribuio grega humanidade, baseada na busca pela razo, valorizando o homem e colocando-o no cento das decises. Scrates, Plato, Aristteles e Pitgoras so apenas alguns dos exemplos de pensadores do perodo. ) Marcada pelo politesmo, praticado por quase todos os povos da antiguidade, tinha como caractersticas de seus deuses, qualidades e defeitos que eram comuns ao ser humano. ) Um exemplo deste legado que a prpria palavra pedagogo vem do grego e seu significado primrio seria condutor de crianas. ) O conceito de democracia tem origem na polis grega, onde todos os cidados tinham o direito de participar das decises e discusses pblicas. ) Herdoto considerado um dos primeiros que tentou narrar os acontecimentos passados de regies como o Egito, a pennsula Itlica e a sia Menor. ) Os gregos se destacaram na escultura, na arquitetura e no teatro, no qual se destacavam os espetculos pblicos que abordavam o cotidiano e questes religiosas.

5. Com base em nossas discusses durante a aula, diferencie a democracia participativa praticada na Grcia Antiga da democracia representativa que temos no Brasil hoje.
(0,5)

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ 6. A partir do sculo V a.C., na Grcia Antiga, ocorreu um grande desenvolvimento nos campos da arte, da filosofia e da democracia ateniense. Sobre a democracia de Atenas, CORRETO afirmar que:
(0,5)

a) a palavra "demos", que significa genericamente "povo", se referia a todos os habitantes de Atenas. b) a palavra "demos" relaciona-se somente aos homens livres e filhos de atenienses. c) participavam do espao pblico grego os escravos, os estrangeiros e as mulheres casadas com cidados gregos. d) as participaes da mulher e do homem eram iguais nas assembleias. e) na sociedade grega no havia diferenas de classes, e todos votavam livremente nas assembleias.

professorjunioronline.com

professorjunioronline.com 7. Acredita-se que a maratona surgiu em 490 a.C., quando o guerreiro ateniense Fidpides correu 42 quilmetros () para anunciar a vitria grega sobre os invasores persas - convertendo-se imediatamente em heri. Diz a lenda que ao concluir o percurso Fidpides teria morrido. Suas ltimas palavras teriam sido: "Rejubilem-se! Vencemos!" Muitos sculos depois, durante a Olimpada de 1896, em Atenas, estabeleceuse a corrida de 40 quilmetros em homenagem ao heri, inaugurando a modalidade nos jogos oficiais. Em 1908, quando a Olimpada foi realizada em Londres, adicionaram-se 2,195 quilmetros ao percurso original. O motivo foi a exigncia da famlia real britnica de que os atletas passassem na frente da sua residncia, o Castelo de Windsor, para que os membros da realeza pudessem assistir confortavelmente prova. (0,4) (terra.com.br/revistaplaneta) a) Batalha de Maratona b) Batalha de Plateia c) Batalha das Termpilas d) Batalha do Peloponeso e) Batalha de Salamina 8. Ns conversamos bastante em nossas aulas sobre as Olimpadas. Qual a diferena entre as Olimpadas da Antiguidade e as atuais em relao s guerras? Por que voc acha que existe essa diferena?
(0,5)

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ 9. Na Grcia antiga, a cada quatro anos declarava-se uma trgua nas guerras, a fim de que a populao pudesse participar dos jogos de Olmpia, competio que originou os modernos Jogos Olmpicos, e que eram realizados em honra de: a) Palas Atena b) Deuses de cada cidade c) Zeus d) Dionsio e Afrodite e) Hstia 10. Sobre as cidades-estados, assinale a nica alternativa que apresenta caractersticas corretas de uma cidade-estado grega.
(0,5) (0,4)

a) Na maioria das vezes eram inimigas entre si. b) Tinham em comum a lngua e a religio. c) Era difcil a comunicao entre as cidades-estados devido ao terreno muito acidentado. d) Eram chamadas tambm de pleis (plural de polis). e) Todas as alternativas esto corretas.

Voc pode conferir o gabarito em professorjunioronline.com a partir do horrio do intervalo. Um abrao e bom fim de semana!

professorjunioronline.com

Potrebbero piacerti anche