Sei sulla pagina 1di 4

Trabalho de Direito Civil III

Mercado de Capitais e Governana Corporativa

Faculdade Farias Brito Aluno: Paulo Roberto Gomes da Silva

Professor: Glauco Cidrack

Governana Corporativa
O movimento de governana corporativa se consolidou nos ltimos dez anos, tendo surgido e se dimensionado, originalmente, nos Estados Unidos e na Inglaterra e, posteriormente, se difundiu por diversos outros pases. O sistema de governana corporativa adotado pelas empresas depende, em sua maior parte, do ambiente institucional no qual est inserida. O Estado, atravs da definio dos sistemas financeiro e legal, modela a formao do mercado de capitais local e do grau de proteo dos investidores, influenciando o modelo de governana das empresas. Assim, os pases apresentam diferenas significativas entre os sistemas de governana corporativa das suas empresas. A governana corporativa um tema relativamente recente e de capital relevncia, no sendo exagero dizer que ocupa o foco das discusses sobre alta gesto e estrutura de financiamento da empresa, uma vez que por meio dela que se estabelece de que forma so ajustados os vrios tipos de capital de terceiros, bem como o prprio capital utilizado pela empresa, de modo que o valor final da empresa seja maximizado. Frise-se por oportuno que quando uma empresa utiliza tanto capital de terceiros como capital prprio (via emisso de aes) para financiar seus investimentos, neles esto embutidos custos. O custo de capital da empresa ser, portanto, uma mdia ponderada desses dois custos que calculada pelo Custo Mdio Ponderado de Capital ou WACC (Weighted Average Cost of Capital). Essencialmente, a Governana Corporativa tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas, criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas. Portanto, a importncia da governana corporativa se fundamenta na premissa de que as empresas com governana eficiente tendem a ser mais procuradas pelos investidores, porquanto estes demandam informaes transparentes sobre a empresa em que esto investindo e maior garantia de que as decises sero tomadas visando a otimizao do alcance dos seus interesses. Via de consequncia, h uma reduo no custo de capital da empresa e, automaticamente, valorizao de seus papis. Sob esta perspectiva, Toraiwa (2003) sustenta que empresas com boa governana tm uma reduo do seu custo de capital, em conseqncia da maior demanda por seus papis. Isso gera um aumento do valor da empresa e d a ela uma maior competitividade devido reduo da taxa mnima de atratividade (TMA), que possibilita empresa

empreender mais projetos e obter maior lucratividade nos projetos empreendidos. Conforme o Instituto Brasileiro de Governana Corporativa (IBGC), o modelo empresarial Brasileiro encontra-se num momento de transio. De oligoplios, empresas de controle e administrao exclusivamente familiar e controle acionrio definido e altamente concentrado, com acionistas minoritrios passivos e Conselhos de Administrao sem poder de deciso, caminhamos para uma nova estrutura de empresa, carcaterizada pela participao de investidores institucionais, fragmentao do controle acionrio e pelo foco na eficincia econmica e transparncia de gesto. Destarte, a adoo de mtodos de governana corporativa mais eficazes pelas empresas brasileiras fundamental para o desenvolvimento do mercado de capitais nacional, que, por sua vez, de suma importncia para o crescimento e competitividade internacional das prprias companhias. Como o desenvolvimento econmico do Brasil depende da competitividade das suas empresas, o aprimoramento das prticas de governana corporativa deve ser visto como tema obrigatrio entre as polticas governamentais.

Mercado de capitais
O mercado de capitais consiste num sistema institudo para promover a capitalizao das empresas, cooperando para a gerao de riqueza sociedade. Registre-se que investidores de vrios portes e com os mais diversificados propsitos participam desse mercado, viabilizando o funcionamento de importante e alternativo mecanismo de financiamento das empresas consubstanciado na abertura de capital mediante a emisso e venda de aes ao pblico. As bolsas de valores constituem, gerenciam e regulam mercados, onde as aes emitidas podem ser negociadas de maneira confivel e transparente. Sob o enfoque unicamente financeiro, o mercado financeiro dividido em duas categorias, contemplando-se, sobretudo, o tempo determinado das operaes, so os chamados: Mercado de Crdito e Mercado de Capitais. O primeiro tem haver com operaes de prazo curto, mdio ou aleatrio, caracterizando-se por funcionar a partir de normas contratuais, em que so estabelecidos o valor da operao, o custo do crdito, o prazo, as eventuais garantias e a forma de liquidao. J no que tange ao marcado de capitais as operaes so de mdio ou longo prazo ou de prazo indefinido (aes, por exemplo), funcionando para financiamento de capital fixo, capital de giro e especiais.

Lado outro, do ponto de vista estritamente jurdico, as operaes do Mercado de Capitais, normalmente executadas diretamente entre poupadores e empresas, ou atravs de intermedirios financeiros nobancrios, so caracterizadas pela desintermediao financeira, sendo desempenhadas por um conjunto de operaes com valores mobilirios, como aes, partes beneficirias, debntures, bnus de subscrio, etc. (ANDREZO; LIMA, 1999, p. 3). Essa categoria de mercado apresenta como trao peculiar a possibilidade de constituio de crditos no exigveis, baseados em uma expectativa de renda superior taxa de juros do mercado, como o caso das aes. Trata-se de mercado, essencialmente, de renda varivel, cujas operaes so realizadas por instituies auxiliares na intermediao financeira entre poupadores e investidores.

Potrebbero piacerti anche