Sei sulla pagina 1di 22

Sumrio

1. Introduo..................................................................................................................2 2. Fundamentao Terica...........................................................................................3 3. A Aliana Teraputica.............................................................................................12 4. A Interpretao na Viso Psicanaltica...................................................................14 5. Personalidade Obsessiva.......................................................................................17 6. Discusso do Caso Clinico.....................................................................................21 Referncias Bibliogrficas...........................................................................................22

A INTERPRETAO NO PACIENTE OBSESSIVO 1. INTRODUO


A presente monografia tem como objetivo, analisar como se d no campo analtico o processo de interpretao e suas determinantes com o paciente que apresente traos obsessivos e a importncia da aliana teraputica nesse processo. Para isso, foi necessrio traarmos o caminho a percorrer, limitando os pontos em que precisaramos nos deter e, sobre tudo, restringindo o espao de realizao da pesquisa. Para a elaborao da monografia do curso de Especializao de Psicoterapia de Orientao Analtica, escolhi o tema em virtude aos estudos realizados que apontam a interpretao como instrumento fundamental na psicoterapia de orientao analtica. Segundo Eizirik (2005) em sua obra, defini a interpretao como sendo toda interveno verbal por meio da qual o terapeuta torna consciente o material inconsciente do paciente, de uma maneira afetiva e significativa para o paciente. Podem ser consideradas para a preparao da interpretao a clarificao, a confrontao e as perguntas. Primeiramente deve buscar interpretar as resistncias, j que estas geralmente esto frente de tudo. A essa interpretao costuma-se seguir a dos derivados inconscientes que as resistncias defendiam. A partir da, nasce a possibilidade de relacionar a tcnica da interpretao, com pratica dos atendimentos de psicoterapia realizados em paciente com traos obsessivos, no ano de 2008/2009, com base na teoria de orientao analtica, que nos respalda na compreenso das decorrentes dificuldades com esses pacientes. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de caso, com o mtodo clinico psicanaltico, com embasamento terico a partir de pesquisas bibliogrficas. Os instrumentos utilizados foram entrevistas abertas, semi-dirigidas em atendimento psicoteraputico com abordagem com base analtica. Os objetivos especficos so, primeiramente no primeiro capitulo, conceituar a Psicanlise e a Psicoterapia de Orientao Analtica, e logo aps, sua diferenciao. No segundo capitulo, conceituar e pontuar a importncia da aliana teraputica, no processo psicoteraputico. No terceiro capitulo, analisar a interpretao na viso psicanaltica. No quarto capitulo, identificar a personalidade obsessiva e o individuo com traos obsessivos. E por ultimo, a discusso do caso clinico, que pretende propor o entendimento dos leitores a existncia e a valorizao da interpretao na psicoterapia, bem como, percorrer a teoria e a pratica analtica na interpretao. Discorrendo aspectos observados a partir da descrio clinica e da leitura analtica de 1 (um) paciente, que foi atendido durante um ano e meio, com 2 (duas) sesses semanais, no qual ao decorrer do tratamento foi observado traos obsessivos. O participante da pesquisa de caso clinico, do sexo masculino, com 38 anos, casado, no possui filhos, terceiro grau completo, sua profisso de vendedor. O paciente procurou a terapia para se conhecer melhor e para saber se o que pensa e faz estaria certo.

2. FUNDAMENTAO TERICA 2.1 A Psicanlise e a Psicoterapia de Orientao Analtica


A Psicoterapia de Orientao Analtica parte dos conceitos da Psicanlise, e para podermos entend-la, devemos compreender primeiramente, as teorias e mecanismos de ao da Psicanlise.

2.1.1. Psicanlise
Sigmund Freud o fundador da psicanlise, nasceu em 1856 em Freiberg, Morvia (Tchecieslovquia), aos 4 anos mudou-se para Viena. Aos 25 anos, concluiu seu curso de medico, na Universidade de Viena, estudou durante muito tempo a neurologia, dedicando-se a pesquisas e publicando inmeros trabalhos dessa rea que obtiveram um expressivo reconhecimento cientifico. Freud aprofundou-se em tcnicas hipnticas, que aprendera em Paris com o mestre Charcot, mas logo ele deu-se conta de que era um mau hipnotizador, e substituiu esse recurso por tcnicas que promovessem uma "livre associao de ideias" que possibilitassem um acesso s represses inconscientes das suas pacientes histricas (ZIMERMAN, 1999). Segundo Zimerman (1999), Freud em 1923 em um dos seus trabalhos conceituou a psicanlise como um procedimento de investigao dos processos mentais, um mtodo de tratamento e uma disciplina cientfica. Em 1926 ele completa o seu conceito afirmando que "deve existir unio entre curar e investigar", porquanto os trs aspectos acima mencionados esto intimamente conectados, so simultneos e indissociados entre si. Segundo Eizirik (2005), Gill (1954) definiu a psicanlise da seguinte forma: Psicanlise aquela tcnica que, empregada por um analista neutro, resulta no desenvolvimento de uma neurose de transferncia regressiva e na resoluo final desta neurose por tcnicas apenas interpretativas ( EIZIRIK, 2005 apud GILL, 1954, pag. 48) Freud (1924) em sua reviso das ideias a ao da psicanlise, pontua que no inicio a psicanlise pretendia apenas entender alguma coisa da natureza das doenas nervosas, procurando superar a impotncia que caracterizava seu tratamento. Os mdicos no sabiam tratar os fatores psquicos, sendo assim, deixavam para os filsofos, os msticos e os charlates. A partir da hipnose observou-se que notveis mudanas somticas podiam ocorrer por influncia mentais, abrindo assim, espao para maior percepo da existncia de processos inconscientes sujeitos experimentao (EIZIRIK, 2005). Breuer (1881) percebeu como os sintomas surgiam no lugar de alguma ao no efetuada e da qual no havia memria, e atravs da hipnose era possvel recuperar essa memria com intensa liberao de afetos, levando ao desaparecimento do sintoma.

4 Sendo assim, um s e mesmo procedimento servia ao propsito de investigar o mal e de se livrar dele, e esse mtodo recebeu o nome de catarse, a precursora da psicanlise, continuando em seu ncleo (EIZIRIK, 2005). Aps um tempo, observou-se que nem todos os pacientes eram suscetveis hipnose e que os sintomas desaparecidos sob seu efeito retornavam, o que levou ao abandono desse mtodo. Sendo assim, foi necessrio algo que substitui-se o efeito da hipnose de recuperar memrias esquecidas, isso acabou levando associao livre, sendo at hoje um dos pontos mais importantes para a compreenso do mundo psquico (EIZIRIK, 2005). Freud percebeu que o discurso do paciente no seguia uma associao casual, ao contrario, era determinado por material inconsciente, trazendo sempre pistas do que fora esquecido e que, com alguma interpretao do mdico, poderia ser reconstrudo. A hipnose ento foi substituda pela associao livre e a interpretao, formando assim a base do mtodo psicanaltico de acesso aos contedos inconscientes, sempre com nfase no preenchimento de lacunas de memria, considerado, at ento, o mecanismo de ao por excelncia da psicanlise (EIZIRIK, 2005). A partir desse trabalho, de revelar o que havia sido esquecido, tornou-se claro que o paciente lutava contra uma resistncia inconsciente muito intensa, com isso chegando a teoria da represso. A teoria da represso diz que as mesmas foras que agora lutavam contra tornar determinadas lembranas conscientes deveriam ter atuado anteriormente, causando a sua represso, a sada da conscincia. Mas a condio de serem inconsciente no eliminava sua fora, apenas fazia com que atuassem de outra forma, disfarada, por meio de sintomas. O conceito de resistncia ocupa um conceito central no mecanismo de ao da psicanlise, e a nfase colocada no trabalho de superao das resistncias que levaram represso (EIZIRIK, 2005). A transferncia um essencial instrumento de ao teraputico. A transferncia seria um fragmento de repetio, fazendo com que fossem experimentados como atuais sentimento que tm origem no passado. Percebe-se tambm que por ela que se d a maior possibilidade de superar as resistncias. Para Freud (1913), no se pode prever que resultados sero obtidos pelo analista. Ele deve estar preparado para uma luta perptua com o paciente a fim de tentar manter na esfera psquica todos os impulsos que este gostaria de dirigir para a esfera motora. A partir das reaes repetitivas exibidas na transferncia, somos levados at o despertar das lembranas, que aparecem sem dificuldade aps a resistncia ter sido superada. As resistncias precisam ser elaboradas, no apenas nomeadas, esse processo que efetua as maiores mudanas no paciente e distingue o tratamento psicanaltico de outros tratamentos. Sendo assim, a tarefa teraputica consistiria em recolocar as foras libidinais, centradas nos sintomas, a servio do ego (EIZIRIK, 2005). Em sua obra Eizirik (2005) discorre sobre o que seria necessrio para a resoluo do problema:

5 Para resolver o sintoma, seria necessrio remontar ao conflito que lhe deu origem, renovando-o e tornando-o acessvel pela transferncia, para, ento, lev-lo a outro desenlace. Assim, o trabalho teraputico se daria em duas fases. Na primeira, procura-se concentrar toda libido na transferncia; na segunda, trava-se uma batalha em torno desse novo objeto e outra vez se liberta a libido deste, mediante o trabalho de interpretao, que transformaria em consciente o que era inconsciente (EIZIRIK, 2005, pag. 131). Freud em 1940 descreve o trabalho psicanaltico como traduzir processos inconscientes em conscientes, preenchendo lacunas da percepo consciente. Outros elementos bsicos com relao aos mecanismos de ao da psicanlise seria: o aumento da capacidade perceptiva da conscincia; o acesso aos conflitos pela transferncia, que confere a eles atualidade e intensidade afetiva para procurar novas solues; a associao livre como mtodo fundamental de acesso ao inconsciente e sua contrapartida no terapeuta, a ateno flutuante; a relao com o terapeuta como essencial para mudana psquica (EIZIRIK, 2005). Dentre muitas contribuies para a psicanlise, a de Melanie Klein (1935, 1937, 1957) teve um papel muito importante, para ela a analise agiria no balano entre as pulses de vida e de morte. Melanie Klein descreve o trabalho psicanaltico como auxiliando o paciente a passar de uma posio outra, buscando a integrao do ego dos aspectos cindidos e projetados. Dessa forma, muda a nfase, da resoluo de conflitos para o processo de integrao do ego. A experincia de dor e luto se d na interpretao das fantasias inconscientes primitivas que ira permitir que os mecanismos de dissociao, projeo, caractersticos da posio esquizoparanide, dessem lugar a mecanismos da posio depressiva, ou seja, a integrao dos componentes agressivos. Assim, h uma nfase nos mecanismos de introjeo e projeo como veculos da ao teraputica (EIZIRIK, 2005). O instrumento seria a interpretao das fantasias inconscientes, percebidas pela transferncia, que, com Klein, se torna um conceito mais abrangente: transferncia como situao total, em que so transferidos fantasias, afetos, defesas. Nesse processo, importante o paciente perceber que o analista aceita esses sentimentos agressivos, principalmente a inveja, no se assustando com eles. O analista funcionaria como um superego mais tolerante, abrindo caminho para que o paciente pudesse aceitar esses sentimentos como seus, possibilitando a reparao (EIZIRIK, 2005). A evoluo do corpo terico da psicanlise trouxe mudanas para a forma de se pensar seus mecanismos de ao, principalmente os estudos do desenvolvimento infantil, do papel das experincias pr-edpicas e da relao interpessoal analista/paciente (EIZIRIK, 2005). Para Freud, o maior requisito da psicanlise consiste na integrao gradual do material anteriormente reprimido estrutura total da personalidade. um processo demorado, que necessita que o analista mantenha um equilbrio entre a interpretao do material inconsciente e a capacidade do paciente para lidar com a conscincia ampliada. O trabalho da anlise consiste, em preparar o paciente para lidar com o material descoberto, produtor de ansiedade (KAPLAN, 1997).

6 Freud instrua seus pacientes a dizerem qualquer coisa que lhes viesse mente, sem censurar qualquer pensamento, este mtodo usado at os dias atuais como uma das marcas da psicanlise, no qual faz com que o paciente traga a conscincia pensamentos e sentimentos mantidos no seu inconsciente (KAPLAN, 1997). Na psicanlise o objetivo voltado para a resoluo de neurose infantil medida que esta se apresenta na neurose de transferncia. Os critrios para a realizao da psicanlise no individuo consistem no conflito edipiano primrio, experincia de conflito interno, obteno de alvio dos sintomas atravs do entendimento, disposio psicolgica, capacidade de experimentar e observar fortes afetos sem atuao acting out, relacionamentos apoiadores disponveis tanto no passado quanto no presente. A durao da psicanlise seriam entre 4 a 5 sesses por semana com durao mdia de 3 a 6 anos. As tcnicas da psicanlise consistem na associao livre, aliana teraputica, neutralidade, abstinncia, anlise das defesas, interpretao da transferncia (KAPLAN, 1997). Segundo Cordioli (1998) a psicanlise trabalha no sentido de trazer conscincia do paciente os impulsos e desejos rechaados, fortalecendo desta forma o ego e, levando a modificaes das relaes internas de objeto ( CORDIOLI, 1998, pag. 138). Os resultados propostos sero obtidos por meio de um processo que leve a eliminar as resistncias, utilizando elementos tcnicos peculiares. A regra fundamental da psicanlise a associao livre, que consiste na atitude do paciente de dizer tudo o que lhe vem mente, sem omitir nada, mesmo que lhe parea sem importncia ou sentido, ou mesmo que lhe seja doloroso. A no realizao dessa regra constitui-se um campo frtil para as resistncias ao processo analtico, uma vez que, em lembranas aparentemente sem sentido ou que seriam motivo de dor ou vergonha para o paciente, podem estar escondidos elementos que permitam uma maior compreenso do seu mundo interno (CORDIOLI, 1998). Os sonhos e a transferncia tambm constituem-se como favorecedores do acesso ao material inconsciente do analisando. Durante o sono h uma diminuio das defesas, contra aqueles impulsos que so mantidos afastados da conscincia por serem ameaadores ao individuo. Buscando-se assim a interpretao dos sonhos, em seu contedo que se apresenta distorcido, disfarado, a compreenso de conflitos que fazem parte do material reprimido do paciente (CORDIOLI, 1998). A psicanlise indicada no tratamento dos distrbios neurticos e nos transtornos de carter. No diagnstico global devem ser considerados a capacidade de introspeco do paciente, a sua habilidade para experimentar e simultaneamente observar estados de afeto intenso, sua capacidade para estabelecer um relacionamento estvel, sua motivao, bem como sua disponibilidade para um tratamento a longo prazo. Os casos contra-indicados para a psicanlise so os casos de psicose bem como os casos agudos ou emergenciais, o caso de perverses, adices e psicopatias, os quais apresentariam dificuldades tais ao tratamento e dificilmente evoluindo de maneira favorvel. Tambm pacientes com transtornos neurticos menos graves, que pudessem ser resolvidos com tratamentos focais, ou que se beneficiassem do uso de medicaes, segundo Etchegoyen apud Cordioli (1998).

2.1.2. Psicoterapia de Orientao Analtica


Segundo Cordioli (1998) as psicoterapias so mtodos de tratamento para problemas de natureza emocional, nos quais uma pessoa treinada, mediante a utilizao de meios psicolgicos, estabelecendo uma relao profissional com a pessoa que busca ajuda, propondo-se a eliminar ou modificar sintomas existentes, retardar seu aparecimento, corrigir padres disfuncionais de relaes interpessoais, bem como promover o crescimento e o desenvolvimento da personalidade. O terapeuta ira utilizar especialmente a comunicao verbal e a relao teraputica com a finalidade de influenciar o paciente a fazer com que modifique emoes, pensamentos, atitudes ou comportamentos considerados desadaptativos. A psicoterapia de orientao analtica tem como base a psicanlise, em seus nveis de investigao e teorias, mas sua diferena se d quanto ao mtodo psicoterpico, assumindo um corpo definido de princpios bsicos, por meio dos quais criado um setting especfico para alcanar os objetivos de resoluo de sintomas. Procurando o entendimento dos conflitos, utilizando-se da interpretao para promover o contato do paciente com estes conflitos e assim a conseqente elaborao (CORDIOLI, 1998). A psicoterapia de orientao analtica pode alcanar alteraes egicas significativas, sendo isto possvel por meio do trabalho sobre conflitos derivados daqueles conflitos bsicos infantis, os quais possam apresentar uma certa autonomia em relao aqueles, e que, atravs de sua resoluo, consiga-se algum grau de estabilidade (CORDIOLI, 1998). A psicanlise e a psicoterapia de orientao analtica so duas formas de psicoterapias diferentes, mais estando prximas no seu corpo terico, pois ambas esto baseadas na teoria psicanaltica proposta por Freud, muitos autores as consideram como uma nica modalidade teraputica apenas com objetivos diferentes. Outros tantos autores enfatizam para as diferenas na tcnica, nos objetivos e nas indicaes como sendo elementos fundamentais que caracterizam modalidades teraputicas diferenciadas (CORDIOLI, 1998). Eizirik (2005) em sua obra destaca, de forma esquemtica, os elementos com relao aos modos de ao teraputica da psicoterapia de orientao analtica: A psicoterapia de orientao psicanaltica coloca em ao um mtodo de conhecimento do mundo psquico do paciente (EIRIZIK, 2005, pag. 134); A relao estabelecida entre paciente e terapeuta a base sobre a qual o trabalho psicoterpico se desenvolve e a possibilidade de mudana psquica se apia (EIRIZIK, 2005, pag. 134); A modalidade de relao paciente-terapeuta definida pelo setting, que tem como um de seus principais constituintes a atitude de neutralidade e continncia das emoes do terapeuta, alm dos aspectos formais (EIRIZIK, 2005, pag. 134);

9 Na comunicao paciente-terapeuta atuam aspectos no-verbais e verbais (EIRIZIK, 2005, pag. 134); A interpretao relacionada ao foco escolhido o instrumento preferencial e, apesar de ser verbalizao, tambm comunica aspectos no-verbais (EIRIZIK, 2005, pag. 134); O acompanhamento dos fenmenos transferncias essencial, mesmo quando as interpretaes transferncias no so priorizadas, porque o que determina o tipo de relacionamento que se est estabelecendo (EIRIZIK, 2005, pag. 134); A identificao projetiva a via principal para a percepo do clima emocional da sesso, captada pelos sentimentos contratransferenciais do terapeuta (EIRIZIK, 2005, pag. 134); O mais provvel que vrios elementos entrem em cena na determinao dos modos de ao da psicoterapia, localizados em um aspecto que vai da nfase no relacionamento at a nfase no insight; a formao de cada terapeuta far com que um ou outro fator seja priorizado (EIRIZIK, 2005, pag. 135); As caractersticas de cada paciente tambm o fazem mais suscetvel a um ou outro fator (EIRIZIK, 2005, pag. 135). Tanto a psicanlise quanto a psicoterapia de orientao analtica, partem de um mesmo corpo de conhecimento e utilizam o insight e a interpretao como ferramentas bsicas de trabalho. Na psicoterapia de orientao analtica, h um foco central, enquanto na anlise, no h o comprometimento com algum aspecto em particular da vida do paciente. As caractersticas do mtodo da psicoterapia de orientao analtica seriam a criao de um campo na qual a observao do mundo psquico possa se processar e em que a comunicao entre ambas as partes, terapeuta e paciente, possa ocorrer, o que se refere criao de um setting especifico de trabalho (EIRIZIK, 2005). Na psicoterapia, alm do trabalho sobre o foco escolhido, o terapeuta espera que o paciente possa se identificar e introjetar algo da atitude reflexiva do psicoterapeuta, de busca de compreenso, e que possa utilizar esse modelo em outras situaes de sua vida. O terapeuta deve transmitir a aceitao implcita de seus limites e dos limites de seu mtodo, abrindo mo de uma postura onipotente de quem teria as respostas certas e definitivas: as interpretaes so hipteses, e importante poder mostrar de onde elas partiram (EIRIZIK, 2005). Tanto na psicanlise como na psicoterapia de orientao analtica deve ser considerada a motivao do paciente para o tratamento, alm de sua capacidade de estabelecer uma aliana teraputica, seus recursos para manejar ansiedade, sua capacidade de introspeco e de distinguir a fantasia de realidade (CORDIOLI, 1998).

10 Em sua obra, Cordioli (1998) pontua os critrios para a indicao da psicoterapia de orientao analtica, tais como: transtornos reativos, crises vitais e acidentais; conflitos circunscritos, com autonomia em relao aos conflitos infantis bsicos; pacientes com capacidade de introspeco, mas que necessitem reasseguramento e no toleram um maior grau de regresso. utilizada nos transtornos de carter, mesmo naqueles pacientes mais comprometidos. Tambm utilizada nos transtornos reativos no psicticos, em pacientes com atrasos de desenvolvimento em processos evolutivos, tais como aquisio de autonomia, problemas no processo separao-individuao, crises vitais e acidentais em pacientes com problemas caracterolgicos concomitantes e como terapia combinada ao uso de medicamentos em transtornos afetivos. Segundo Eizirik (2005) a psicoterapia de orientao analtica seria indicada nas seguintes situaes: Um conflito atual com uma situao ou circunstancia da vida presente que desequilibrou o paciente, a tal ponto que se sente incapaz de resolv-lo com seus recursos habituais; Um conflito neurtico derivado e relativamente independente dos conflitos bsicos infantis; Presena de uma crise vital ou acidental em um transtorno da personalidade moderado; Transtornos da personalidade de graves a moderados sem comportamento destrutivo ou anti-social; Atrasos ou dficits de desenvolvimento em processos evolutivos definidos: aquisio da autonomia, estabelecimento da identidade pessoal, da auto-imagem, entre outros (EIZIRIK, 2005, pag 202). Eizirik (2005) pontua tambm, que em todas as situaes, independentemente da gravidade ou no do quadro clinico, devem estar presentes no paciente como condio: Forte motivao para compreender-se; Reconhecimento da origem psicolgica dos seus sintomas; Presena de sofrimento significativo; Tolerncia frustrao; Controle suficiente dos impulsos; Teste de realidade preservado; Capacidade de regresso a servio do ego; Capacidade de estabelecer uma aliana teraputica; Razovel fora do ego e nvel de inteligncia mdio (EIZIRIK, 2005, pag. 203). As contra-indicaes para a psicoterapia de orientao analtica, segundo Cordioli (1998) seguem as contra-indicaes da psicanlise, que seriam os casos de psicose bem como os casos agudos ou emergenciais, o caso de perverses, adices e psicopatias, os quais apresentariam dificuldades tais ao tratamento e dificilmente evoluindo de maneira favorvel. Tambm pacientes com transtornos neurticos menos graves, que pudessem ser resolvidos com tratamentos focais, ou que se beneficiassem do uso de medicaes. Cordioli (1998) cita uma serie de diagnsticos que no se beneficiariam da psicoterapia de orientao analtica, que seriam: sndromes cerebrais orgnicas, psicoses agudas, doena do pnico, fobia social e agorafobia, transtorno obsessivocompulsivo, transtornos caracterolgicos ou de personalidade graves (borderline, anti-social, narcsica, pacientes com atrasos severos no desenvolvimento, adices,

11 perverses, e determinadas disfunes sexuais), episdios agudos de transtornos afetivos, transtornos de somatizao intensa. Sendo assim, a Psicoterapia de Orientao Analtica um tipo de tratamento psicolgico baseado na teoria e na tcnica da Psicanlise, porem defere da Psicanlise clssica. Ambas utilizam o conceito do inconsciente postulado por Freud (1915), assim como a associao livre, a compreenso dos sonhos, o humor e os atos falhos, para entender e dar significado aos conflitos inconscientes. A Psicanlise caracteriza-se pelo uso do div, por maior freqncia de sesses e pela sistemtica interpretao transferencial, estimulando a neurose de transferncia. A diferena que na Psicoterapia de Orientao Analtica, embora a interpretao tambm esteja baseada em uma compreenso transferencial, ela expressa, a priori, extratransferencialmente; habitual a realizao de um menor nmero de sesses semanais e no-uso de div (EIRIZIK, 2005). Fenichel (ANO) diz que a funo do terapeuta seria em ajudar o paciente a eliminar suas resistncias tanto quanto possvel. O terapeuta busca entender o que est por trs do que o paciente diz e repassa essa informao ao paciente, buscando d-lhe palavras com que exprimir os sentimentos que esto no momento vindo tona e, desta forma, facilita a conscientizao respectiva. Esse procedimento que consiste em deduzir o que o paciente realmente quer dizer e inform-lo chamado de interpretao.

12

3. A ALIANA TERAPUTICA
A expresso aliana teraputica designa a capacidade do paciente de estabelecer uma relao de trabalho com o terapeuta, em oposio s reaes transferncias regressivas e resistncia (CORDIOLI, 1998, pag 73). Freud (1913) apud Cordioli (1998) observou que o primeiro objetivo da terapia ligar o paciente ao terapeuta. Sendo assim, segundo Freud o paciente logo estabelece, espontaneamente, esta ligao e vincular o mdico a uma das imagens das pessoas por quem costumava ser bem visto. Em sua obra Cordioli (1998), pontua alguns autores que conceituaram a aliana teraputica e destacaram a sua importncia para o sucesso da terapia. Tais como Elizabeth Zetbel (1956) e Etchegoyen (1987). Elizabeth Zetbel (1956) apud Cordioli (1998) destacou a importncia da aliana teraputica para o sucesso da terapia. Segundo Zetbel, a capacidade de desenvolver uma relao de trabalho depende de um certo grau de maturidade do ego, existente antes do contato com o terapeuta, e tambm considerou a avaliao desta caracterstica egica importante para a indicao de tratamento. Etchegoyen (1987) apud Cordioli (1998) pontuou que existem elementos da terapia que contribuem para a aliana teraputica. Diante do trabalho interpretativo do terapeuta, ocorre o que ele chamou de "dissociao teraputica do ego", que seria: O ego do paciente se divide e uma parte se alia ao terapeuta na luta contra uma outra parte que contm as foras do instinto e da represso e que portanto, se opem ao progresso do tratamento. Esta diviso do ego tem como base uma identificao com o terapeuta que, frente aos conflitos do paciente, reage com uma atitude de observao e reflexo. Identificando essa atitude, o paciente adquire a capacidade de observar e criticar seu prprio funcionamento (CORDIOLI, 1998, pag 73). A aliana teraputica uma relao positiva e necessria entre terapeuta e paciente no processo a ser desenvolvido entre ambos. compreendida como uma relao dual, uma formao de compromisso entre duas pessoas, uma verdadeira aliana. De uma forma mais objetiva e racional, seria uma determinada situao em que um necessita do outro e na qual existe uma inteno de colaborao recproca, esperando assim, que quanto melhor a qualidade dessa aliana, melhores sejam os resultados (EIZIRIK, 2005). A impresso inicial seria que basta-se a boa inteno dos envolvidos, ou seja, o reconhecimento de sua necessidade, por parte do paciente, e a sabedoria e bom senso, por parte do terapeuta. Porm, comeamos a nos deparar no s com sua grande importncia nos resultados teraputicos, mas tambm com sua complexidade e dinamismo constante (EIRIZIK, 2005). A aliana teraputica seria o acordo de confiana recproca que deve estabelecer-se entre um psicanalista e seu paciente para vencer as resistncias neurticas ou psicticas que se opem mudana e, por conseguinte, cura.

13 estabelecida com base em uma experincia prvia, na qual foi possvel interagir com outra pessoa; Freud (1912) destacou que a aliana teraputica influenciada pelas imagens das pessoas por quem foi acostumado a ser tratado com afeio, e certamente, ir repercutir nos resultados de uma psicoterapia de orientao analtica (EIZIRIK, 2005). Freud apud Mijolla (2005) nos d uma clara descrio de aliana teraputica em Esboo de Psicanlise: O mdico analista e o eu enfraquecido do paciente, apoiando-se no mundo real, devem unir-se contra os inimigos: as exigncias pulsionais do isso e as exigncias morais do Supereu. concludo um pacto. O eu enfermo do paciente nos promete a mais completa sinceridade, ou seja, promete colocar nossa livre disposio todo material que sua autopercepo lhe fornece. De nossa parte, garantimos-lhe a mais estrita discrio e colocamos a seu servio a nossa experincia em interpretar o material influenciado pelo inconsciente. Os nossos conhecimentos compensam a ignorncia do paciente e permitem ao Eu do paciente recuperar e administrar os domnios perdidos do seu psiquismo. esse o pacto que constitui toda a situao analtica (1940 [1938]) (MIJOLLA, 2005, pag 59). Em 1893, Freud disse: "em anlise transformamos o paciente num colaborador", afirmando assim, que como primeiro objetivo necessrio ter a ligao do paciente ao tratamento, afim de que, posteriormente, possa trat-lo analiticamente. A definio de aliana teraputica tem a origem na psicanlise, mas no um fator presente apenas nos tratamentos analticos. Esta presente em todas as formas de psicoterapia, como tambm a parte de qualquer relao medicopaciente, visto que o paciente sempre tem expectativas racionais e irracionais e ter aderncia ao tratamento na medida em que estabelece um vnculo com seu mdico. (CORDIOLI, 1998).

14

4. A INTERPRETAO NA VISO PSICANALTICA


Segundo Eizirik (2005) a definio de interpretao seria toda interveno verbal por meio da qual o terapeuta torna consciente o material inconsciente do paciente, de uma maneira afetiva e significativa para o paciente. Podem ser consideradas para a preparao da interpretao a clarificao, a confrontao e as perguntas. Esta seria a principal interveno do terapeuta, a qual tem a funo de ajudar o paciente a resolver conflitos e mudar relaes de objeto. Primeiramente deve-se interpretar as resistncias, j que estas geralmente esto frente de tudo. A essa interpretao costuma-se seguir a dos derivados inconscientes que as resistncias defendiam. O objetivo da interpretao colocar em evidncia o sentido latente das palavras e dos comportamentos de um sujeito. Buscando esclarecer os desejos inconscientes e os conflitos defensivos que lhes esto ligados. A interpretao consiste na afirmao desse sentido latente segundo as regras comandadas pela evoluo do tratamento. Freud (1900) apud Mijolla (2005) elaborou a primeira teoria da interpretao, durante seu estudo psicanaltico dos sonhos, ela aplica-se s outras produes do inconsciente, como os atos falhos, os lapsos e os sintomas. Fenichel em sua obra pontua o significado da interpretao: Significa ajudar alguma coisa inconsciente a tornar-se consciente pelo processo de nome-la no momento em que est lutando por irromper, as interpretaes eficazes s podem ser dadas em certo ponto especfico, ou seja, onde o interesse imediato do paciente est momentaneamente centrado. Os verdadeiros impulsos instintivos chocantes da infncia esto to distantes da possibilidade de ser sentidos que, a princpio, a interpretao certamente no se preocupa com eles, e sim com os respectivos derivativos. As atitudes defensivas esto mais prximas da capacidade que tem o paciente de compreender, pelo que se interpretam primeiro (FENICHEL, ANO, pag 21). Freud em "A Dinmica da Transferncia" pontua que no se deve comear a interpretar antes do aparecimento da transferncia, e especifica que o intuito da interpretao da transferncia "compelir o paciente a ajustar esses impulsos emocionais ao nexo do tratamento e da histria de sua vida, a submet-los considerao intelectual e a compreend-los luz de seu valor psquico. Esta luta entre o intelecto e a vida pulsional, entre a compreenso e a procura da ao, travada, quase exclusivamente, nos fenmenos da transferncia. nesse campo de batalha que a vitria tem de ser conquistada" (1912) (MIJOLLA, 2005, pg 978). Segundo Almeida (2009), em seu artigo disse: A psicanlise fundamentou-se na aposta de que a cura de um sofrimento psquico poderia ser conduzida pela palavra. Freud, ao longo de sua obra, sempre sustentou que uma cura psicanaltica deveria ser feita dando-se inteligibilidade aos contedos de memria trazidos pelos pacientes.

15 Esses contedos eram comunicados pela fala ao analista, ao qual caberia ajudar a rememorar e reconstruir esse material, como meio de chegar s causas do sofrimento psquico. A causa desse sofrimento teria uma origem especfica, que seria um trauma real ou fantasiado, ao qual se deveria ter acesso pela anlise e interpretao dos sintomas, reconectando-o sua origem (ALMEIDA, 2009). Freud em sua teoria, disse que quando seus pacientes retornarem uma lembrana desagradvel sua conscincia poderiam ser capazes de ressignificar o material ideativo que produziria os sintomas, dando-lhe outro sentido simblico. Mas para ele, as lembranas estavam presentes de outra forma, no pela racionalizao, mas por manifestaes corporais ou ideativas que produziam os sintomas clnicos. Freud, com seu mtodo de investigao analtica, tentou ir origem das neuroses, s suas causas primeiras, e reconstruir o caminho percorrido pela histria subjetiva de seus pacientes, a fim de estabelecer um entendimento e trazer luz da conscincia a origem subjetiva dos sintomas clnicos que ele observava (ALMEIDA, 2009). A interpretao na psicanlise freudiana seria o caminho pelo qual o analista desvenda os sentidos latentes das palavras e comportamentos dos sujeitos em anlise. Sendo assim, ela seria um dos pilares da tcnica, tendo em vista a produo de sentido sobre os sintomas, apontando o desejo inconsciente e tambm funcionando como um campo discursivo que apontaria para o ncleo do inconsciente (ALMEIDA, 2009). Eizirik (2005) defini a interpretao como podendo ser transferencial ou extratransferencial. A transferencial seria quando o terapeuta entende as associaes do paciente e suas fantasias como referentes sua pessoa, pois com ele que o paciente est revivendo seus conflitos primitivos. E a interpretao extratransferencial seria quando a interpretao liga conflitos atuais com conflitos do passado, geralmente com pais e irmos (CORDIOLI, 1998, pag 355). Na psicanlise a interpretao transferencial usada de modo sistemtico, com o objetivo de recriar a neurose infantil, agora sob forma de neurose de transferncia, e de elaborar essa neurose na transferncia. Na psicoterapia, a interpretao transferencial no usada com freqncia, porque se vai trabalhar de forma no-sistemtica a neurose de transferncia. As interpretaes transferenciais so feitas com o objetivo de aliviar ansiedades e resistncias do paciente. Sendo assim, o uso da interpretao transferencial em psicoterapia fundamental no s para remover resistncias, mas tambm para dar mais compreenso ao paciente e ajud-lo a resolver seus conflitos (CORDIOLI, 1998). Almeida (2009) em seu artigo cita que no texto Construes em anlise, Freud (1937) ressalta um aspecto das interpretaes em anlise pouco comentado ao longo de sua obra: seu vis construtivo. Uma anlise no seria apenas interpretativa, mas teria como finalidade uma construo do passado esquecido dos pacientes, reconectando fragmentos da histria individual a outros fragmentos de memria. Almeida pontua tambm que:

16 A anlise, junto com as interpretaes, tentaria reconstruir a histria individual do sujeito atravs de uma arqueologia das representaes mentais, que tomariam emprestada a capacidade criadora da interpretao para preencher lacunas das lembranas rememoradas. Uma interpretao ou uma observao qualquer do analista passa a ser entendida nesse momento da obra freudiana como um jogo dialtico entre o analista e o paciente. A confirmao de uma interpretao seria resultante de uma construo simblica que poderia ou no ser verdadeira (ALMEIDA, 2009). O termo interpretao se resumiria como aquela ao do analista sobre algum material simples que apareceria no discurso do paciente, como um chiste, uma associao ou uma parapraxia (ato falho) (ALMEIDA, 2009).

17

5. PERSONALIDADE OBSESSIVA
O DSM-IV define obsesses como sendo pensamentos ou idias, impulsos, imagens, cenas, que invadem a conscincia de forma repetitiva, persistente e estereotipada seguidos ou no de rituais destinados a neutraliz-los. So experimentados como intrusivos, inapropriados ou estranhos pelo paciente em algum momento, ao longo do transtorno, causando ansiedade ou desconforto acentuados. A pessoa tenta resistir a eles, ignor-los ou suprimi-los com aes ou com outros pensamentos, reconhecendo-os, no entanto, como produtos de sua mente e no como originados de fora. No so simplesmente medos exagerados relacionados com problemas reais. As compulses so definidas pelo DSM-IV como: comportamentos repetitivos ou ato mentais que a pessoa se sente compelida a executar em resposta a uma obsesso ou de acordo com regras que devem ser rigidamente aplicadas; visam prevenir ou reduzir o sofrimento ou evitar algum evento ou situao temida, entretanto, eles no tm uma conexo realista com o que visam neutralizar ou evitar ou so claramente excessivos. Gabbard (2006) descreveu a distino de TOC (ou neurose obsessivocompulsiva) e transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva que estaria baseada na diferena entre sintomas e traos de carter persistentes. Os traos que constituem o diagnstico de transtorno da personalidade obsessivo-compulsivo seriam padres de comportamento que persistem a vida toda e que podem ser egosintnicos. Os traos no provocam necessariamente estresse nos prprios pacientes e podem at mesmo ser considerados altamente adaptativos. Uma caracterstica tpica das pessoas obsessivo-compulvisas a devoo constante ao trabalho. Freud apud Gabbard (2006) descreveu a psicodinmica do individuo com personalidade obsessivo-compulsiva, e pontuou o seguinte: A dificuldade considervel que a pessoa com personalidade obsessivocompulsiva tem de expressar agresso estava relacionada a lutas precoces de poder com figuras maternas em torno do treinamento de hbitos de higiene. A teimosia do individuo obsessivo poderia tambm ser considerada como uma conseqncia dessas mesmas lutas (GABBARD, 2006, pag 425). Gabbard (2006) diz que indivduos com transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva possuem uma boa dose de dvida. Quando ainda crianas, eles no se sentiram amados ou valorizados pelos seus pais. Segundo Gabbard (2006) os pacientes obsessivo-compulsivos tendem: A achar tanto a raiva quanto a dependncia conscientemente inaceitveis, eles se defendem contra esses sentimentos com defesas como formao reativa e isolamento afetivo.

18 Em um esforo contradependente para negar qualquer dependncia de outra pessoa, muitas pessoas obsessivo-compulsivas fazem qualquer coisa para demonstrar sua independncia e seu "rgido individualismo" (GABBARD, 2006, pag 425). Um dos medos da pessoa obsessivo-compulsiva seria os sentimentos inerentes s relaes intimas que so ameaadores, por terem o potencial de ficar "fora de controle". Frequentemente ocorrem paralisaes e impasses nas relaes do individuo obsessivo-compulsivo, pelo do individuo obsessivo-compulsivo recusarem-se a reconhecer que qualquer outra pessoa pode ter uma forma melhor de fazer as coisas (GABBARD, 2006). O fato dessa tal necessidade seria: Tal necessidade de controlar os outros frequentemente tem origem numa preocupao fundamental de que as fontes de conforto do ambiente so altamente tnues e podem desaparecer a qualquer momento. Em alguma parte de toda pessoa obsessivo-compulsiva existe uma criana que no se sente amada. A baixa autoestima associada a essa sensao infantil de no ser valorizada leva com freqncia a uma suposio de que os outros iriam preferir no conviver com pessoas obsessivo-compulsivas (GABBAR, 2006, pag 425). O transtorno de personalidade obsessiva caracterizado por traos que so egosintnicos e que pertencem mais ao pensamento. Um individuo com personalidade obsessiva se caracteriza por tendncia ao perfeccionismo, comportamento rigoroso e disciplinado consigo e exigente com os outros. Emocionalmente frio. uma pessoa formal, intelectualizada, detalhista. Essas pessoas tendem a ser devotadas ao trabalho em detrimento da famlia e amigos, com quem costuma ser reservado, dominador e inflexvel. Dificilmente est satisfeito com seu prprio desempenho, achando que deve melhorar sempre mais. Seu perfeccionismo o faz uma pessoa indecisa e cheia de dvidas (EIZIRIK, 2005). Gabbard (2006) considerou os individuos com transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva como: Dominadores, hipercriticos e controladores pelas pessoas a eles subordinadas. Para seus superiores eles podem parecer agradveis e obsequiosos de uma forma que soa falsa. Ironicamente, a aprovao e o amor que elas buscam enfraquecido, e as pessoas com transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva se sentem cronicamente no-estimadas medida que trabalham da sua prpria forma torturada para ganhar a to desejada aprovao por parte dos outros (GABBARD, 2006, pag 426). Segundo o Manual diagnstico e estatstico de transtorno mentais (DSM-IV, 1995) apud Eizirik (2005), pagina 561, prope alguns critrios especficos para o diagnstico do transtorno da personalidade obsessiva, tais como:

Preocupao to extensa com detalhes, regras, listas, ordem, organizao ou horrios, que o ponto principal da atividade perdido;

19

Perfeccionismo que interfere na concluso de tarefas; Devotamento excessivo ao trabalho e produtividade, com perda nas atividades de lazer e amizades; Excessiva conscienciosidade, escrpulos e inflexibilidade em assuntos de moralidade, tica ou valores; Incapacidade de desfazer-se de objetos usados ou inteis, mesmo quando no tm valor sentimental; Incapacidade de desfarzer-se de objetos usados ou inteis, mesmo quando no tem valor sentimental; Relutncia em delegar tarefas ou trabalhar em conjunto com outras pessoas, a menos que estas se submetam a seu modo exato de fazer as coisas; Adoo de um estimo miservel quanto a gastos pessoais e com outras pessoas; Rigidez e teimosia; Rigidez e teimosia.

Para a realizao do diagnstico de transtorno de personalidade obsessiva necessrio que pelo menos quatro desses oito critrios sejam encontrados. Freud (1913) descreveu uma organizao primitiva pr-genital da libido, caracterizada por uma preponderncia de componentes pulsionais anais-sdicos, apreendendo que os sintomas da obsesso eram resultado da regresso da libido a esse estgio anal como forma de evitao angstia de castrao. Zimermam (1999) aponta como principais fatores etiolgicos a existncia de: Pais obsessivos que impuseram um superego por demais rgido e punitivo; Uma exagerada carga de agresso que o ego no conseguia processar, e, igualmente, uma falha da capacidade do ego na funo de sntese e discriminao das permanentes contradies que atormentam o obsessivo; Do ponto de vista estrutural, h um constante conflito inter-sistmico (o ego est submetido ao superego cruel e pressionado pelas demandas do id); e h ainda um conflito intra-sistmico (dentro do prprio id, as pulses de vida e de morte podem estar em um forte conflito; ou nas representaes do ego, o gnero masculino e o feminino no se entendem entre si). O entendimento da importncia da defecao para a criana, com as respectivas fixaes anais que se organizam em torno das fantasias que cercam o ato de defecar.

20 O individuo obsessivo-compulsivos tendem a crescer com a convico de que simplesmente no tentaram o suficiente e, como adultos, sentem cronicamente que "no esto fazendo o suficiente". O pai ou a me que parece nunca estar satisfeito internalizado como um superego severo que espera mais e mais do paciente. Sendo assim, o individuo obsessivo-compulsivo, muitas vezes, se torna viciado no trabalho por serem inconscientemente guiados pela convico de que o amor e a aprovao podem ser obtidos apenas por meio de esforos hericos para alcanar extraordinrio destaque na sua profisso escolhida, parecendo mais guiadas por um desejo de obter alivio de seu superego atormentador do que por um desejo genuno de prazer (GABBARD, 2006).

21

6. DISCUSSO DO CASO CLINICO


Paciente de nome Roberto, do sexo masculino, idade 38 anos, casado, sua escolaridade ps-graduado, procurou o atendimento com a queixa de que gostaria de se conhecer melhor e saber se o que faz e pensa estaria correto. Roberto o 4 filho de uma prole de 6 sendo o nico filho homem. Relata ter tido uma infncia sadia, sua casa tinha um jardim muito grande no qual ele brincava muito. Sua me sempre colocou tarefas dirias para ele e suas irms, na qual a dele era limpar o quintal. No era bajulado pela me por ser o nico filho homem, ela tratava todos igualmente. Seu pai viajava muito por causa de sua profisso, s tinha contato com ele nos finais de semana. Seu primeiro emprego foi por volta dos 16 anos. Morou na casa de seus pais at seus 30 anos, saindo somente quando se casou. Casado h 8 anos, no possui filhos. Possui um desejo grande de ter filhos, sua esposa realizou um tratamento durante 3 anos para poder engravidar pois no podia ter filhos. Roberto mudou de emprego varias vezes, pois no conseguia se adaptar a eles. O paciente, durante as sesses, se apresentava bem arrumado, com os sapatos sempre limpos e engraxados, ao sentar-se procurava sempre estar reto, arrumando a camisa e o cabelo. Durante ao tratamento o paciente no se referiu a sua vida sexual.

22

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ALMEIDA, Leonardo Pinto de. Clnica, a interpretao psicanaltica e o campo de experimentao. Psicologia em estudo, volume 14, nmero 1. Maring: 2009. Disponvel em: http://www.scielo.br Acesso em Julho de 2009. CORDIOLI, Aristides. Psicoterapias - Abordagens Atuais. 2 edio. Porto Alegre: Artmed Editora, 2005. FENICHEL. Teoria Psicanaltica das Neuroses. So Paulo: Editora Atheneu. FREUD, Sigmund. (1900/1987). A interpretao dos sonhos. Em Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (2ed., Vol. 4,5, 13700). Rio de Janeiro: Imago. FREUD, Sigmund (1913). A Disposio Neurose Obsessiva. Edio Standard das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. Vol. XIII. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1996. FREUD, S. (1937/1987). Construes em anlise. Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud (2. ed., Vol.23, pp. 275-289.). Rio de Janeiro: Imago. EIZIRIK, Cludio. Psicoterapia de Orientao Analtica. 2 edio. Porto Alegre: Artmed Editora, 2005. GABBARD, Glen. Psiquiatria Psicodinmica - na Prtica Clnica. 4 edio. Porto Alegre: Artmed Editora, 2006. KAPLAN, H. Compndio de psiquiatria: cincias e comportamento e psiquiatria clnica. 7 ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 1997. MIJOLLA, A. Dicionrio Internacional da Psicanalise: conceitos, noes, biografias, obras, eventos, instituicoes. Rio de Janeiro: Editora Imago, 2005. ZIMERMAN, David. Fundamentos Psicanalticos: Teoria, tcnica e clnica. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.

Potrebbero piacerti anche