Sei sulla pagina 1di 14

UNIVERSIDADE DE CUIAB FACULDADE DE FARMCIA

CAPTAO DE MEDICAMENTOS VENCIDOS ASSISTNCIA FARMACUTICA

ALEXSSANDER MARTINS DE LIMA ANDRESSA LIMA CAMILLA ROLIM JOS SANDRO DA LUZ

CUIAB

2012 ALEXSSANDER MARTINS DE LIMA ANDRESSA LIMA CAMILLA ROLIM JOS SANDRO DA LUZ

CAPTAO DE MEDICAMENTOS VENCIDOS ASSISTNCIA FARMACUTICA

Pesquisa apresentada ao Curso de Farmcia, Setor de Disciplinas Especficas do Curso de Farmcia, Universidade de Cuiab - UNIC, como requisito parcial de Avaliao Parcial do 1 Semestre da disciplina de Assistncia Farmacutica. Professora: Mirian Scariott Coordenadora: Angela Marcia Selhorst e Silva.

CUIAB

2012 NDICE

RESUMO_____________________________________________________ 1 INTRODUO______________________________________________ 2 DESENVOLVIMENTO________________________________________ 2.1 DESCARTE CORRETO DOS MEDICAMENTOS_________________ 2.2 MATERIAIS E MTODOS___________________________________ 2.3 PESQUISA NAS FAMLIAS__________________________________ 2.3.1 PERGUNTA NAS FAMLIAS_______________________________ 2.4 RESULTADOS E DISCUSSES______________________________

04 05 06 06 07 08 08 09

3 CONCLUSO_______________________________________________ 12 4 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS_____________________________ 13

5 ANEXOS___________________________________________________ 14

RESUMO CAPTAO DE MEDICAMENTOS VENCIDOS


Objetivo: Mostrar aos colegas do Curso de Graduao em Farmcia a boa ndole dos Medicamentos Genricos, apresentando pesquisas com respostas curtas e grficos comparativos cerca do descarte correto dos mesmos quando perdem a validade ou terminaram o uso, sobrando medicamentos nas cartelas. Consideraes finais: Todo estudo torna-se eficiente quando os resultados so dispostos positivamente mostra para que mais e mais profissionais na rea possam ter acesso aos mesmos, visualizando seus prs e contras com veemncia e tempo de avaliao.

1. INTRODUO

Essa pesquisa tem a finalidade de verificar a quantidade de pessoas que fazem incorretamente o descarte de medicamentos das famlias entrevistadas. Uma das principais perguntas foi a respeito do descarte de medicamentos em geral, tanto os de referncia, quanto os similares e genricos (sem especificao). Como as famlias descartavam esses medicamentos aps o uso, com as sobras e/ou os medicamentos vencidos. A preocupao de gestores de sade, profissionais de sade, legisladores, representantes do poder executivo e usurios sobre como proceder para ter um descarte correto do medicamento tem crescido nos tlimos anos. Este tema tem sido pautado no Congresso Nacional, na Anvisa e em outros rgos do governo. No hot-site criado pela ANVISA - Descarte de Medicamentos Responsabilidade Compartilhada - pode-se encontrar explicaes sobre o que est previsto dentro da Poltica Nacional de Resduos Slidos, o que h sobre o assunto na legislao e em projetos de lei, links de interesse e notcias sobre descarte de medicamentos. Sem dvida, este um importante instrumento para evitar que o descarte aleatrio de medicamentos em desuso, vencidos ou sobras seja feito no lixo comum ou na rede pblica de esgoto, podendo trazer como conseqncias a agresso ao meio ambiente, a contaminao da gua, do solo e de animais, alm do risco sade de pessoas que possam reutiliz-los por acidente ou mesmo intencionalmente devido a fatores sociais ou circunstanciais diversos. Uma das maiores dificuldades encontradas foi a dificuldade que as pessoas tem em partilhar uma informao importante ao pesquisador que, chega com as questes prontas e no invasivas, mas no fcil obter a resposta real na maioria das questes. Algumas propostas foram feitas s famlias que fazem de forma incorreta esse descarte e muitas orientaes foram dadas partir dos conhecimentos adquiridos em sala de aula no decorrer dos semestres que se passaram at agora no Curso de Farmcia da Universidade de Cuiab UNIC.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1

DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS

O descarte aleatrio de medicamentos em desuso, vencidos ou sobras atualmente feito por grande parte das pessoas no lixo comum ou na rede pblica de esgoto, podendo trazer como consequncias a agresso ao meio ambiente, a contaminao da gua, do solo e de animais, alm do risco sade de pessoas que possam reutiliz-los por acidente ou mesmo intencionalmente devido a fatores sociais ou circunstanciais diversos. O consumo indevido de medicamentos descartados inadequadamente pode levar ao surgimento de reaes adversas graves, intoxicaes, entre outros problemas, comprometendo decisivamente a sade e qualidade de vida dos usurios. As sobras de medicamentos tm vrias causas, dentre as quais podemos destacar: a dispensao de medicamentos alm da quantidade exata para o tratamento do paciente; a interrupo ou mudana de tratamento; a distribuio aleatria de amostras-grtis; e o gerenciamento inadequado de estoques de medicamentos por parte das empresas e estabelecimentos de sade. Soma-se a estes fatores a carncia de informao da populao relacionada promoo, preveno e cuidados bsicos com sua sade. Com a instituio da Poltica Nacional de Resduos Slidos PNRS, atravs da Lei n 12.305/2010 e do Decreto n 7.404/2010, a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria - Anvisa est promovendo aes relacionadas com o tema, que tenham impacto significativo para a implementao da referida poltica e para a proteo da sade da populao e do meio ambiente. A PNRS prev a implantao e operacionalizao dos sistemas de logstica reversa para a restituio dos resduos slidos ao setor empresarial para reaproveitamento no ciclo produtivo ou destinao final ambientalmente adequada por meio dos seguintes instrumentos: compromissos entre o Poder Pblico e o setor privado formalizados em Acordos Setoriais, termos de compromisso ou mediante regulamento especfico. Nesse sentido, a Anvisa vem discutindo o tema Descarte de Medicamentos desde 2009 e tem se envolvido nas discusses da PNRS, participando da criao do Grupo de Trabalho Temtico (GTT) de Medicamentos, coordenado pelo Ministrio da Sade. Este grupo foi criado em 16 de maro de 2011 com o objetivo de analisar, estudar e apresentar propostas sobre o descarte de medicamentos, incluindo: realizar estudos de viabilidade tcnica, econmica e avaliao dos impactos sociais para a implantao da logstica reversa de medicamentos; propor modelagem da logstica reversa de medicamentos; propor um acordo setorial visando um contrato entre os entes da cadeia de medicamentos de modo a pautar a.

responsabilidade compartilhada. O grupo tem carter temporrio e prazo de seis meses para concluso, podendo ser prorrogado por igual perodo. Portanto, a logstica reversa para o descarte de medicamentos, de grande importncia para a sociedade, vem sendo discutida e articulada com os diversos entes da cadeia de medicamentos, entre eles: conselhos profissionais da sade (medicina, farmcia, enfermagem, odontologia, medicina veterinria); setor de transportes; setor de publicidade; rede hospitalar; associaes da indstria farmacutica, da indstria farmoqumica e das farmcias e drogarias; e representao das vigilncias sanitrias municipais e estaduais, na perspectiva de conformao de um acordo setorial voltado para a implantao da logstica reversa para os resduos de medicamentos e outras medidas de no gerao e de reduo. O Decreto n 7.404, de 23 de dezembro de 2010, regulamenta a Lei n12.305 de 2 de agosto de 2010 e cria o Comit Interministerial da Poltica Nacional de Resduos Slidos e o Comit Orientador para a implantao dos Sistemas de Logstica Reversa, de maneira a orientar a realizao de trabalhos tcnicos e cientficos ligado aos resduos slidos para esclarecer e direcionar a aplicao da norma com estudos de viabilidade. As aes de pesquisa, articulao e envolvimento de entidades representativas dos diversos setores (governo, empresrios, profissionais de sade, ambientalistas, trabalhadores e cidados em geral), especialmente queles que participam diretamente do Grupo de Trabalho Temtico, ser fundamental para a conformao de um acordo setorial condizente com as expectativas e desafios da sociedade brasileira no tratamento responsvel e compartilhado com a preservao da sade e do meio ambiente. Alm disso, a experincia com a elaborao de uma modelagem de logstica reversa por meio de um acordo setorial sem dvida propiciar contribuies para o aperfeioamento das prticas regulatrias adotadas no pas, por tratar-se de uma nova forma de regulao e implementao de polticas pblicas.

2.2

MATERIAIS E MTODOS

Foi utilizado os seguintes materiais: QUANTIDADE 02 01 04 MATERIAIS NOOTEBOOKS RESMA DE FOLHA A4 CANETAS

04 02 01 04 01

LPIS BORRACHAS IMPRESSORA PRETO E BRANCO PRANCHETAS ACESSO A INTERNET

2.3 Pesquisa nas Famlias A pesquisa decorreu da seguinte forma. Os alunos se reuniram para dialogar e traar metas para a pesquisa. Foram escolhidas famlias distintas nas localidades onde os alunos entrevistadores moram. Cada aluno entrevistador ficou com 10 (dez) famlias para visitar e escolher as casas de forma aleatria, de acordo com o local onde cada aluno entrevistador reside. partir da, decidiu-se que todos contribuiriam para a execuo do trabalho escrito, com suas respectivas pesquisas feitas, elaborar as tabelas em conjunto com os resultados adquiridos. 2.3.1 Perguntas nas Famlias As perguntas foram separadas em duas etapas, o questionrio pessoal, com informaes do tipo, nome, endereo, bairro, cidade, estado, membros na famlia e idade dos mesmos. A seguir, seguiu-se com o questionrio geral, com as seguintes perguntas: 1 Como descartado o medicamento que est fora do prazo de Validade? 2 Onde o Sr. (a) adquiriu o seu medicamento? 3 Usa Genrico? Porqu? 4 Ao comprar seu medicamento/remdio, o Sr.(a) verifica o prazo de validade? 5 O medicamento que voc adquiriu foi com prescrio mdica? 6 Ao tomar o medicamento, voc teve reaes adversas (dores, nuseas etc.)? Quais? Aps o entrevistado ter respondido ambos os questionrios, foram recolhidos os medicamentos que estavam vencidos e/ou estavam em desuso.

2.4

RESULTADOS E DISCUSSES

Os resultados no foram satisfatrios, como j era esperado, j que a demanda de informaes a respeito do descarte correto dos medicamentos ainda insuficiente, em decorrncia da quantidade de consumo de medicamentos por parte das famlias brasileiras. Segue abaixo o relatrio parcial de informaes obtidas atravs da pesquisa, tendo por base as 03 (trs) perguntas que geraram maior discusso entre os pesquisadores e entrevistados. DADOS: Nmeros baseados em uma pesquisa realizada com 40 pessoas/famlias DESCARTE DE MEDICAMENTOS VENCIDOS Devolvem farmcia Entregam Postos de Recolhimentos de Medicamentos Jogam em lixos (lixo reciclveis e orgnicos) Jogam em esgotos (ralos de pias e vasos sanitrios) AQUISIO DE GENRICOS Adquirem por preo mais acessvel Adquirem os mais vendidos/mais indicados No aquirem por no ter a mesma eficcia AQUISIO COM PRESCRIO MDICA COMPRAM NO COMPRAM N 2 CORRETO 1 2 9 8 N 2 9 5 6 N 1 8 2 2 N SIM NO 34 6 N SIM NO 18 22 N 3

INCORRETO

37

Fonte: Pesquisa realizada entre os dias 10/03 22/04 de 2013 nas cidades de Cuiab e Vrzea Grande.

partir das informaes acima obtidas, chegamos aos seguintes dados:

1- Descarte de Medicamentos Vencidos:

Grfico 1 2 Aquisio de Genricos

10

Grfico 2 3 Aquisio de Medicamentos com Prescrio Mdica

Grfico 3

11

3. CONCLUSO Observou-se que as famlias no tem o cuidado de verificar o local onde se descarta corretamente os medicamentos e tambm no tinham o conhecimento de tal necessidade. A maioria no associou que os medicamentos que vo para o lixo acabam sendo depostos em lixes e a maioria acaba caindo nos rios e crregos mais conhecidos das cidades onde residem. Outra informao interessante cerca dos medicamentos genricos. A maioria compra o genrico pelo baixo preo, sem mesmo pesquisar que alguns deles j esto custando o valor do medicamento de referncia, j que criou-se a identidade de que o medicamento genrico mais barato que o de referncia. Essa teria que ser uma realidade j que a ANVISA habilita que os medicamentos genricos devem ser 35% mais baratos que os de referncia. Essa uma Lei que Regulamenta o uso dos genricos. Vale tambm destacar o ndice de rejeita ao genrico, que apesar de pequeno, existe. Como aponta a pesquisa, parte dos entrevistados, no adquirem o mesmo por falta de confiana em sua eficcia. Isso pode se dar pela falta de orientao de mdicos e farmacuticos. Outro ponto importante destacado nas pesquisas foi a automedicao. Apesar da paridade dos resultados, o nmero de pessoas que se automedicam, ainda maior. Sabemos que este tipo de habito pode acarretar em problemas de sade para os que o usam.

12

4.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Brasil. Portaria n. 3.916. Aprova a Poltica Nacional de Medicamentos. Dirio Oficial da Unio 1998; 10 de Nov. Brasil. Lei n. 9.787. Altera a Lei n. 6.360, de 23 de setembro de 1976, que dispe sobre a Vigilncia Sanitria, estabelece o Medicamento Genrico, dispe sobre a utilizao de nomes Genricos em produtos farmacuticos e d outras providncias. Dirio Oficial da Unio; 11 de fev. Federao Brasileira da Indstris Farmacutica. Indicadores da Indstria. http://www.sindusfarma.org.br/index.htm (acessado em Dez. De 2002). Dias CC. Medicamentos Genricos no Brasil de 1999-2002: Anlise da Legislao, ascpectos conjunturais e polticos {Dissertao de Mestrado}. So Paulo: Faculdade de Sade Pblica, Universidade de So Paulo; 2003. Brasil. Resoluo n. 391, de 09 de Agosto de 1999. Aprova o Regulamento Tcnico para os Medicamentos Genricos. Dirio Oficial da Unio 1999: 10 de Agosto. Brasil. Resoluo RE n. 74, de 02 de fevereiro de 2000. Concede a autorizao de funcionamento para empresas de medicamentos. Dirio oficial da Unio 2000; 03 de fev. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Resultado de pesquisas. http://www.anvisa.gov.br/hotsite/genericos/index.htm (acessado em 03/09/2002).

13

5. ANEXOS 1 Grfico de Evoluo da Venda de Medicamentos Genricos Fonte: Anvisa - 2007

2 Fichas utilizadas na Pesquisa devidamente preenchidas.

14

Potrebbero piacerti anche