Sei sulla pagina 1di 10

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Maio/2012

Concurso Pblico para provimento de cargo de

Tcnico Ministerial rea Administrativa


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova TI, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Bsicos Conhecimentos Especficos

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - A durao da prova de 4 horas, para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, devolva este caderno ao fiscal, juntamente com sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova TI, Tipo 001


CONHECIMENTOS BSICOS Portugus Ateno: As questes de nmeros 1 a 7 referem-se ao texto abaixo. 2. Atente para as afirmaes abaixo sobre a pontuao empregada no texto:

I. O emprego das aspas no primeiro pargrafo denota


transcrio exata das palavras do editor citado.

II. No segundo pargrafo, os dois-pontos introduzem


O romance policial, descendente do extinto romance gtico, conserva caractersticas significativas do gnero precursor: a popularidade imensa e os meios para obt-la. Romances policiais, reza um anncio do editor de Edgar Wallace, so lidos por homens e mulheres de todas as classes; porque no h nada que seja to interessante como a explicao de um crime misterioso. No h nada que contribua com eficincia maior para divertir os espritos preocupados. Os criminosos e detetives dos romances policiais servem-se dos instrumentos requintados da tecnologia moderna para cometer e revelar horrores: sociedades annimas do crime, laboratrios cientficos transformados em cmaras de tortura. Os leitores contemporneos acreditam firmemente na onipotncia das cincias naturais e da tecnologia para resolver todos os problemas e criar um mundo melhor; ao mesmo tempo, devoram romances nos quais os mesmssimos instrumentos fsicos e qumicos servem para cometer os crimes mais abominveis. Leitores de romances policiais no so exigentes. Apenas exigem imperiosamente um final feliz: depois da descoberta do assassino, as npcias entre a datilgrafa do escritrio dos criminosos e o diretor do banco visado por eles, ou ento a unio matrimonial entre o detetive competente e a bela pecadora arrependida. No adianta condenar os romances policiais porque lhes falta o valor literrio. Eles so expresses legtimas da alma coletiva, embora no literrias, e sim apenas livrescas de desejos coletivos de evaso.
(Adaptado de Otto Maria Carpeaux. Ensaios reunidos 1942-1978. Rio de Janeiro: UniverCidade e TopBooks, v.1, 1999. p. 488-90)

uma sntese do que foi afirmado antes.

III. Na frase No adianta condenar os romances policiais porque lhes falta o valor literrio, uma vrgula poderia ser colocada imediatamente antes do termo porque sem prejuzo para a correo e o sentido original. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I e III. I e II. III. II. I.


o

_________________________________________________________

3.

... embora no literrias... (4 pargrafo) Considerando-se o contexto, o elemento grifado pode ser substitudo corretamente por: (A) (B) (C) (D) (E) ainda que entretanto portanto por conseguinte enquanto que

_________________________________________________________

4.

A substituio do segmento grifado por um pronome, com as necessrias alteraes, foi efetuada de modo correto em: (A) (B) (C) (D) (E) criar um mundo melhor = criar-lhe divertir os espritos preocupados = divertir-lhes condenar os romances policiais = condenar-nos resolver todos os problemas = lhes resolver devoram romances = devoram-nos

1.

O leitor de romances policiais, tal como caracterizado no texto, (A) pertence a determinada classe social e despreza a tcnica literria. difcil de satisfazer e descrente da moral contempornea. confia na soberania da cincia e condescendente com enredos inverossmeis. leigo em tecnologia e demonstra alto grau de erudio. usa a leitura como fonte de entretenimento e prescinde de finais felizes.

_________________________________________________________

5.

Apenas exigem imperiosamente um final feliz... O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est em: (A) (B) (C) (D) Leitores de romances policiais no so exigentes. ... e os meios para obt-la. ... que contribua com eficincia maior... Os leitores contemporneos acreditam firmemente na onipotncia... ... porque lhes falta o valor literrio.
MPEPE-Conh.Bsicos4

(B)

(C)

(D)

(E) 2

(E)

Caderno de Prova TI, Tipo 001


6. O romance policial, descendente do extinto romance gtico, conserva caractersticas significativas do gnero precursor: a popularidade imensa e os meios para obt-la. Mantendo-se a correo, a lgica e, em linhas gerais, o sentido original, uma redao alternativa para a frase acima : (A) Originrio no extinto romance gtico, no romance policial conserva-se a popularidade imensa e os meios para obt-la, caractersticas significativas do gnero precursor. Caractersticas significativas do extinto romance gtico, no qual so conservadas do romance policial, como a popularidade imensa e os meios para obt-la. A popularidade imensa e os meios para obt-la, no qual so considerados caractersticas significativas do romance policial, gnero precursor do extinto romance gtico. Conservam-se no romance policial caractersticas significativas do extinto romance gtico, gnero que o precede, tais como a popularidade imensa e os meios para obt-la. Caractersticas originrias do extinto romance gtico, na qual incluem a popularidade imensa e os meios para obt-la, conservam-se no romance policial. vivas, rfos e da velhice. Churchill estava ansioso por colaborar com Chamberlain na implantao desse esquema, de modo que ele prprio o anunciou no oramento de 1925. Chamberlain escreveu em 1o de maio em seu dirio: A exposio do oramento de Winston foi um desempenho de mestre, e, embora o meu escritrio e alguns de meus colegas estejam indignados por ele tomar para si mesmo o crdito de um esquema que pertence ao Ministrio da Sade, eu mesmo no pensei que tivesse qualquer razo para me queixar. Em certo sentido, o seu esquema. Ns estvamos empenhados em algo do gnero, mas no acredito que o fizssemos este ano se ele no o tivesse encampado no oramento. Na minha opinio, ele merece crdito pessoal especial por sua iniciativa.
(Nigel Knight. Churchill desmascarado. Trad. Constantino Kauzmin-Korovaeff. So Paulo: Ed. Larousse do Brasil, p. 32-33)

(B)

(C)

(D)

8.

Segundo o texto, (A) o objetivo da Lei reguladora das minas de carvo era o de restringir a carga horria dos trabalhadores dentro das minas. Churchill esforou-se para apoiar a Lei das vivas, rfos e da velhice por razes exclusivamente eleitoreiras. pressionado pelas reivindicaes dos sindicatos profissionais, Churchill decidiu ampliar as reformas sociais no pas. Churchill recebeu punio severa por tomar para si mesmo o crdito de um esquema do Ministrio da Sade. responsvel por ampliar a abrangncia da previdncia social, Churchill atraiu para si fortes inimizades polticas.

(E)

(B)

_________________________________________________________

7.

A vida urbana ofereceu ...... condies ideais para o surgimento do detetive particular, personagem dedicado ...... elucidao dos mais variados mistrios, propenso ...... investigar delitos de todos os tipos. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: (A) (B) (C) (D) (E) as s as as s a a a a

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

9.

Atente para as afirmaes abaixo:

Ateno:

As questes de nmeros 8 a 14 referem-se ao texto abaixo.

I. Churchill estava ansioso por colaborar com


Chamberlain ... O elemento grifado pode ser substitudo por inquieto, sem prejuzo para a correo e o sentido original.

Indicado como presidente da Cmara de Comrcio em 1908, Winston Churchill foi uma figura lder no amplo programa de reformas sociais do governo liberal. Em 1909, ele introduziu as Cmaras de profisses, organizaes estatutrias que estabeleciam salrios mnimos nas indstrias-chave. Churchill apoiou fortemente a introduo da Lei

II. ... de modo que ele prprio o anunciou no oramento de 1925. O segmento grifado pode ser substitudo por haja vista, sem prejuzo para a correo e o sentido original.

reguladora das minas de carvo, de 1908, que se tornou conhecida como Lei das oito horas, porque limitava o tempo que os mineiros permaneciam abaixo da superfcie. Em 1908, tambm apresentou a Corte permanente de arbitragem que muito mais tarde se tornaria o Servio consultivo de conciliao e arbitragem para cuidar das reivindicaes dos sindicatos profissionais. Quando foi nomeado ministro do Tesouro, em 1924, Churchill continuou sua poltica de reformas sociais. Neville Chamberlain, secretrio da Sade, foi responsvel por ampliar a abrangncia da previdncia social, com a introduo da Lei das
MPEPE-Conh.Bsicos4

III. Na minha opinio, ele merece crdito pessoal


especial por sua iniciativa. Considerando-se o contexto, uma redao alternativa para a frase acima em que se mantm a correo e, em linhas gerais, o sentido original : Creio que ele merea crdito pessoal especial por sua iniciativa. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I. II e III. III. I e II. II.


3

Caderno de Prova TI, Tipo 001


10. Em 1909 ele introduziu as Cmaras de profisses... Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante ser: (A) (B) (C) (D) (E) 11. so introduzidas. foram introduzidas. se introduz. foi introduzido. (D) seja introduzida. conduziu - acreditaram venceu 14. Winston Churchill, primeiro-ministro que ...... a Inglaterra durante os conflitos da Segunda Guerra Mundial, ...... mais do que todos que o pas ...... os alemes. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: (A) (B) (C) conduzia conduziu conduz - acredita - acreditou - acreditavam venceriam venceria venceria

(E) conduzira - acreditou - venceu _________________________________________________________ _________________________________________________________ ... que estabeleciam salrios mnimos nas indstriaschave. O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima est em: (A) ... que muito mais tarde se tornaria o Servio consultivo de conciliao... ... embora o meu escritrio e alguns de meus colegas estejam indignados... ... de um esquema que pertence ao Ministrio da Sade... Em 1908, tambm apresentou a Corte permanente de arbitragem... ... porque limitava o tempo que os mineiros ... Matemtica e Raciocnio Lgico 15. Existem trs caixas idnticas e separadas umas das outras. Dentro de cada uma dessas caixas existem duas caixas menores, e dentro de cada uma dessas caixas menores outras seis caixas menores ainda. Separando-se todas essas caixas, tem-se um total de caixas igual a: (A) (B) (C) (D) (E) (E) 16. 108. 45. 39. 36. 72.

(B)

(C)

(D)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

12.

... de modo que ele prprio o anunciou no oramento de 1925. Considerando-se o contexto, o verbo grifado acima est empregado como (A) (B) (C) (D) (E) transitivo indireto pronominal. transitivo indireto. bitransitivo. transitivo direto. intransitivo.

Um emprstimo foi feito taxa de juros de 12% ao ano. Se o valor emprestado foi de R$ 50.000,00 para pagamento em 30 anos, em valores de hoje, o total de juros pagos por esse emprstimo, ao final dos 30 anos, corresponde ao valor emprestado multiplicado por: (A) (B) (C) (D) (E) 3,6. 2,8. 3,2. 2,5. 4,2.

_________________________________________________________

17.

_________________________________________________________

13.

Havia um tema urgente ...... Churchill precisava lidar enquanto era secretrio da guerra: os constantes problemas da Irlanda. Preenche corretamente a lacuna da frase acima: (A) (B) (C) (D) (E) nos quais

Quando volta a energia eltrica depois de um perodo sem energia, um rdio relgio eltrico reinicia a marcao do horrio das 12:00. Plnio esteve ausente de sua casa por 10 horas e, ao retornar, notou que seu rdio relgio marcava 16:35, quando o horrio correto deveria ser 19:40. Sabendo que a diferena de horrio se deve falta de luz em um intervalo de tempo do perodo em que Plnio esteve fora de casa, o horrio em que se deu o incio da falta de energia eltrica foi: (A) 16:05. 15:05. 14:05. 16:35. 18:35.
MPEPE-Conh.Bsicos4

do qual (B) com o qual ao qual para os quais (C) (D) (E)

Caderno de Prova TI, Tipo 001


18. Eu sou homem. O filho de Cludio pai do meu filho. Nesse caso, o que sou de Cludio? 19. O nmero de lotes que sero cobrados pelo uso desse equipamento : (A) (B) (B) Av. (C) (C) Neto. (D) (E) 20. 6. 7. 8. 4. 5.

(A)

Pai.

(D)

Filho.

_________________________________________________________

(E)

Bisav.

_________________________________________________________

O funcionrio que obteve o maior valor recebeu a quantia de: (A) (B) R$ 3.250,00. R$ 4.250,00. R$ 5.575,00. R$ 6.000,00. R$ 6.750,00.

Instrues: Para responder s questes de nmeros 19 a 21, considere as informaes abaixo.

Para realizar uma determinada tarefa, uma empresa (C) contrata quatro funcionrios e aluga um equipamento cujo valor (D) do aluguel determinado por lotes de tempo de sua utilizao. (E) No h possibilidade de se pagar frao de lotes. Por exemplo: 21. se o equipamento for utilizado durante 3 lotes e um tero de lote ser cobrado o equivalente a 4 lotes de tempo de utilizao. Sendo assim, os funcionrios resolveram trabalhar em turnos contnuos, um indivduo imediatamente aps o outro. O primeiro (B) funcionrio trabalhou o equivalente a quatro teros de um lote; o (C) segundo funcionrio trabalhou trs quartos do tempo que o (D) primeiro havia trabalhado; o terceiro funcionrio ficou em ao trs meios do tempo que o segundo havia ficado e o quarto funcionrio terminou a tarefa gastando a tera parte do tempo que o terceiro havia gasto. A empresa contratante do servio destinou a quantia de (A) R$ 19.500,00 para pagamento dos funcionrios que realizas(B) sem a tarefa. O pagamento foi feito proporcionalmente ao tempo despendido em servio pelos quatro funcionrios individualmente.
MPEPE-Conh.Bsicos4

_________________________________________________________

A empresa que aluga o equipamento possibilita o pagamento da locao em duas parcelas, no necessariamente iguais. O primeiro pagamento acontece aps os dois primeiros operrios terem terminado suas tarefas e proporcional ao tempo de uso do equipamento por esses dois primeiros operrios. Supondo que o aluguel total do equipamento seja de R$ 46.800,00, o valor da primeira parcela da locao ser de: (A) R$ 23.000,00. R$ 23.400,00. R$ 24.200,00. R$ 25.200,00. R$ 25.800,00.

(E) 22.

_________________________________________________________

Para pagar a despesa da locao de um equipamento, a despesa com os funcionrios e tambm outras despesas, uma empresa contraiu um emprstimo bancrio de R$ 70.000,00. Esse emprstimo ser pago em 2 parcelas mensais iguais, em 30 e 60 dias, com a incidncia de juros compostos de 1% ao ms. O valor de cada uma das parcelas do emprstimo ser, em reais, de aproximadamente: 35.526,00. 35.420,00. 35.350,00. 35.703,50. 36.042,30. 5

(C) (D) (E)

Caderno de Prova TI, Tipo 001


27. Informtica 23. No MS Windows 7 possvel excluir um arquivo ou pasta permanentemente do disco rgido principal da mquina selecionando o arquivo com o boto: (A) (B) (C) (D) (E) 24. direito do mouse e clicando em Excluir. direito do mouse e o arrastando para a Lixeira. esquerdo do mouse e pressionando Shift+Delete. esquerdo do mouse e pressionando Delete. direito do mouse e clicando em Copiar. Existem vrios tipos de vrus de computadores, dentre eles um dos mais comuns so vrus de macros, que: (A) (B) so programas binrios executveis que so baixados de sites infectados na Internet. podem infectar qualquer programa executvel do computador, permitindo que eles possam apagar arquivos e outras aes nocivas. so programas interpretados embutidos em documentos do MS Office que podem infectar outros documentos, apagar arquivos e outras aes nocivas. so propagados apenas pela Internet, normalmente em sites com software pirata. podem ser evitados pelo uso exclusivo de software legal, em um computador com acesso apenas a sites da Internet com boa reputao.

(C)

(D) (E)

_________________________________________________________

Uma planilha do MS Excel 2010 possui os seguintes valores: A Vendedor Ana Roberto Carlos B Vendas 10000 20000 3000 C 28.

_________________________________________________________

1 2 3 4 5

Bnus

No MS Windows 7, ao se conectar um projetor ou monitor externo a um notebook, possvel estender ou duplicar a rea de trabalho. Estas duas maneiras de configurar o que exibido na tela do notebook e no projetor permitem, respectivamente, que: (A) a rea de trabalho aparea apenas no projetor ou que a mesma rea de trabalho aparea nas duas telas. a rea de trabalho aparea apenas na tela do notebook ou que a mesma rea de trabalho aparea nas duas telas. a mesma rea de trabalho aparea nas duas telas ou que a rea de trabalho englobe as duas telas, permitindo que itens sejam arrastados entre elas. a rea de trabalho englobe as duas telas, permitindo que itens sejam arrastados entre elas, ou que a mesma rea de trabalho aparea nas duas telas. a rea de trabalho aparea apenas na tela do notebook ou que a rea de trabalho englobe as duas telas, permitindo que itens sejam arrastados entre elas.

Se for digitada na clula C5 a frmula =SE(MDIA(B2:B4) > 10000; MDIA(B2:B4); 0) ser exibido, nesta clula, o valor: (A) (B) (C) (D) (E) 25. 0 3000 10000 11000 33000

(B)

(C)

_________________________________________________________

No LibreOffice Writer 3.4, a correo ortogrfica do documento sendo editado feita: (A) (B) apenas de forma automtica, durante a digitao. apenas manualmente, usando o item Ortografia e gramtica no menu Ferramentas. em vrios idiomas ao mesmo tempo, se for definido o idioma correto no item Idioma do menu Ferramentas. em apenas um idioma, definido por documento no item Opes da autocorreo do menu Formatar.

(D)

(E)

_________________________________________________________

(C)

29.

Considerando os dispositivos de armazenamento tico removveis, correto afirmar que: (A) um CD-RW pode ser escrito apenas uma vez usando um gravador de CD, mas lido vrias vezes por gravadores e leitores de CD. um CD-ROM pode ser escrito apenas uma vez usando um gravador de CD, mas lido vrias vezes por gravadores e leitores de CD. um CD-R pode ser escrito e lido vrias vezes por gravadores e leitores de CD. um CD-R s pode ser escrito por um leitor de CD aps ter sido formatado por um gravador de CD. um CD-ROM fabricado (masterizado) com todos os dados j escritos e estes dados no podem ser alterados por um gravador de CD.

(D)

(B) (E) de forma automtica ou manual, selecionadas no item Opes da autocorreo do menu Formatar. (C) (D) (E)

_________________________________________________________

26.

oferecida a um usurio de correio eletrnico a opo de acessar as suas mensagens atravs de um servidor POP3 ou um servidor IMAP. Ele deve configurar o seu programa leitor de correio para usar o servidor: (A) POP3, se precisar buscar mensagens de acordo com um critrio de busca. IMAP, caso este programa suporte apenas o post office protocol. POP3 se quiser acessar suas mensagens em vrios servidores sem risco de perder ou duplicar mensagens. POP3 se precisar criar e manter pastas de mensagens no servidor. IMAP se precisar criar e manter pastas de mensagens no servidor.

_________________________________________________________

(B)

30.

De acordo com a Free Software Foundation, um programa de computador que se qualifica como software livre NO fornece a liberdade para: (A) (B) (C) (D) (E) revogar ou adicionar restries retroativas s regras de uso do programa. executar o programa para qualquer propsito. estudar como o programa funciona e adapt-lo s suas necessidades. redistribuir cpias do programa. distribuir cpias de verses modificadas do programa.
MPEPE-Conh.Bsicos4

(C)

(D)

(E) 6

Caderno de Prova TI, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS Noes de Direito Constitucional 31. Segundo o artigo 25, 3o da Constituio Federal, os Estados podero instituir regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies, constitudas por agrupamentos de municpios limtrofes, para integrar a organizao, o planejamento e a execuo de funes pblicas de interesse comum, mediante: (A) consulta popular e prvia autorizao do Supremo Tribunal Federal. decreto. permisso da Unio. permisso do Supremo Tribunal Federal. lei complementar. 35. Noes de Direito Administrativo As instrues so atos administrativos: (A) (B) (C) (D) (E) normativos. ordinatrios. negociais. enunciativos. punitivos.

_________________________________________________________

36.

(B) (C) (D) (E) 32.

A Administrao Pblica Estadual concedeu licena determinada empresa privada para a construo de um edifcio em terreno prprio. Sobre o mencionado ato administrativo, correto afirmar que: (A) (B) se trata de ato administrativo vinculado. se enquadra na modalidade de atos administrativos ordinatrios. a Administrao Pblica pode neg-lo ainda que a empresa satisfaa todos os requisitos legais. sua invalidao pode ocorrer por razes de convenincia e oportunidade. sinnimo do ato administrativo denominado autorizao.

_________________________________________________________

Para a composio das Cmaras Municipais, ser observado o limite mximo de: (A) quatorze Vereadores, nos Municpios de mais de sessenta mil habitantes e de at noventa mil habitantes. treze Vereadores, nos Municpios com mais de trinta mil habitantes e de at cinquenta mil habitantes. dezesseis Vereadores, nos Municpios de mais de noventa mil habitantes e de at cento e trinta mil habitantes. dezoito Vereadores, nos Municpios de mais de cento e trinta mil habitantes e de at cento e setenta mil habitantes. vinte Vereadores, nos Municpios de mais de cento e setenta mil habitantes e de at trezentos e cinquenta mil habitantes.

(C)

(D)

(E) (B)

_________________________________________________________

(C)

37.

(D)

Nos termos da Lei no 8.666/1993, a prestao de servios a serem executados de forma contnua podero ter a sua durao prorrogada por iguais e sucessivos perodos com vistas obteno de preos e condies mais vantajosas para a Administrao, limitada a sessenta meses. No entanto, em carter excepcional, devidamente justificado e mediante autorizao da autoridade superior, o prazo de sessenta meses poder ser prorrogado em at (A) (B) (C) (D) (E) sessenta meses. vinte e quatro meses. seis meses. doze meses. trinta e seis meses.

(E)

_________________________________________________________

33.

O mandado de injuno, quando a elaborao da norma regulamentadora for do Tribunal de Contas da Unio, ser processado e julgado originariamente (A) (B) (C) (D) (E) pelo Conselho Nacional de Justia. pelo Superior Tribunal de Justia. pelo Supremo Tribunal Federal. pelo Congresso Nacional. pela Cmara dos Deputados. 38.

_________________________________________________________

No que concerne ao poder regulamentar, considere a seguinte situao hipottica: o Prefeito de Olinda expediu decreto regulamentar cujo contedo contraria lei do mesmo Municpio, bem como impe obrigaes que no esto previstas na mencionada lei. Sobre o tema, correto afirmar que decreto regulamentar (A) no pode contrariar a lei, nem impor obrigaes que nela no estejam previstas. no pode contrariar a lei, porm pode impor obrigaes que nela no estejam previstas. pode contrariar a lei, bem como impor obrigaes que nela no estejam previstas, tendo em vista a autonomia e independncia do Poder Executivo. pode contrariar a lei, porm no pode impor obrigaes que nela no estejam previstas. no faz parte do poder normativo da Administrao, vez que no da competncia do Chefe do Executivo. 7

_________________________________________________________

34.

Mario, Marcio, Marcos, Marcelo e Mateus, respectivamente, exercem os cargos de Senador da Repblica, Deputado Federal, Presidente da Repblica, Presidente do Supremo Tribunal Federal e Presidente do Superior Tribunal de Justia. Segundo o artigo 128, 1o da Constituio Federal, o Ministrio Pblico da Unio tem por chefe o ProcuradorGeral da Repblica, que deve ser nomeado por (A) (B) (C) (D) (E) Mateus. Marcio. Mario. Marcos. Marcelo.

(B)

(C)

(D)

(E)

MPEPE-Tc.Min.Administrativa-TI

Caderno de Prova TI, Tipo 001


Noes de Direito Civil 39. Verusca, quarenta e dois anos de idade, solteira, me de Lucas, de vinte e trs anos de idade, e de Carlos, de 20 anos de idade. filha de Sandoval, sessenta anos de idade. Verusca residia com seus filhos e era vizinha de seu pai, j que sua me falecida. Em janeiro de 2012 ela desapareceu de seu domiclio sem deixar notcias, bem como sem deixar representante ou procurador a quem caiba administrar-lhe os bens. Neste caso, em regra, (A) no h como declarar a ausncia de Verusca, uma vez que a mesma possua endereo certo e desapareceu h menos de dois anos, prazo legal previsto no Cdigo Civil brasileiro. na declarao de ausncia de Verusca ser nomeado, obrigatoriamente, seu legtimo curador: Lucas. no h como declarar a ausncia de Verusca, uma vez que a mesma possua endereo certo e desapareceu h menos de seis meses, prazo legal previsto no Cdigo Civil brasileiro. na declarao de ausncia de Verusca ser nomeado seu legtimo curador: Sandoval. na declarao de ausncia de Verusca ser nomeado seu legtimo curador: Lucas ou Carlos. 42. Noes de Direito Processual Civil Melissa juza de direito da X Vara Cvel da Comarca Y do Estado de Pernambuco. Melissa faz parte de uma famlia de operadores do Direito. Seu av, irmo, cunhada e sobrinha so advogados militantes. De acordo com o Cdigo de Processo Civil brasileiro, defeso Melissa exercer as suas funes no processo contencioso ou voluntrio, quando nele estiver postulando como advogado da parte apenas seu (A) (B) (C) (D) (E) 43. av e irmo, tratando-se de hiptese de impedimento. av, irmo e cunhada, tratando-se de hiptese de suspeio. av, irmo e cunhada, tratando-se de hiptese de impedimento. av e irmo, tratando-se de hiptese de suspeio. av, tratando-se de hiptese de suspeio.

(B)

(C)

_________________________________________________________

O Municpio de Cachoeirinha da Mata uma Comarca onde difcil o transporte. Segundo o Cdigo Civil brasileiro, nas comarcas onde for difcil o transporte, o juiz (A) (B) poder prorrogar quaisquer prazos, mas nunca por mais de sessenta dias. poder prorrogar apenas os prazos dilatrios, mas nunca por mais de trinta dias. no poder prorrogar os prazos processuais porque so peremptrios e consequentemente improrrogveis. poder prorrogar apenas os prazos comuns para ambas as partes, mas nunca por mais de trinta dias. poder prorrogar apenas os prazos dilatrios, mas nunca por mais de quinze dias.

(D)

(E)

_________________________________________________________

(C)

40.

Considere as seguintes situaes: (D)

I. Brbara, quarenta anos de idade, foi atropelada por


um nibus. Em consequncia do atropelamento e das sequelas fsicas resultantes, transitoriamente ela no pode exprimir a sua vontade. (E)

_________________________________________________________

II. Vivian, cinquenta anos de idade, prdiga e sendo


assim, esbanja dinheiro com aquilo que lhe d prazer, dissipando os seus bens.

44.

III. Giulia, vinte anos de idade, deficiente, sem desenvolvimento mental completo, apresentando dificuldades no seu aprendizado escolar. De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, incapaz relativamente a certos atos, ou maneira de os exercer: (A) (B) (C) (D) (E) Giulia e Vivian, apenas. Brbara, Giulia e Vivian. Brbara e Giulia, apenas. Vivian, apenas. Brbara e Vivian, apenas.

Em determinado processo cvel em trmite perante uma das Varas Cveis da Capital do Estado de Pernambuco, o juiz designou a data da audincia de instruo mas omitiuse a respeito do prazo para que as partes depositassem em cartrio o rol de testemunhas. Neste caso, de acordo com o Cdigo de Processo Civil brasileiro, o rol de testemunhas ser apresentado (A) (B) at quinze dias antes da audincia. no prazo decadencial de dez dias contados da data da publicao oficial do despacho que designou a data da audincia. no prazo decadencial de cinco dias contados da data da publicao oficial do despacho que designou a data da audincia. no prazo decadencial de quinze dias contados da data da publicao oficial do despacho que designou a data da audincia. at dez dias antes da audincia. Noes de Direito Penal

(C)

(D)

_________________________________________________________ (E) _________________________________________________________

41.

Melina, empresria bem sucedida, pretende criar uma Fundao, porm no sabe como proceder. Assim, procurou sua irm Ktia, advogada. Ktia lhe informou que, de acordo com o Cdigo Civil brasileiro, a criao de uma Fundao somente poder ocorrer por: (A) (B) (C) testamento. escritura pblica ou testamento. documento particular registrado em cartrio ou escritura pblica. escritura pblica. documento particular registrado em cartrio.

45.

O tipo do art. 320 do Cdigo Penal (Condescendncia criminosa) est assim redigido: Deixar o funcionrio, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente. No que concerne ao fato tpico, a expresso por indulgncia corresponde (A) (B) (C) (D) (E) ao resultado. ao. ao elemento subjetivo do tipo. ao nexo de causalidade. omisso.
MPEPE-Tc.Min.Administrativa-TI

(D) (E) 8

Caderno de Prova TI, Tipo 001


46. Peter, advogado militante na regio, dizendo-se amigo pessoal do juiz que acabara de assumir a jurisdio da Comarca, pessoa que, na verdade, sequer conhecia, procurou o ru de um processo criminal e solicitou a quantia de R$ 5.000,00 para influir na deciso do aludido magistrado. Peter responder pelo crime de: (A) (B) (C) (D) (E) trfico de influncia. concusso. favorecimento pessoal. favorecimento real. fraude processual. (E) 50. (C) (D) o prvio indiciamento do autor do fato delituoso. a existncia de pelo menos duas testemunhas presenciais. a representao do ofendido, quando necessria. 49. Considera-se, dentre outras, condio de procedibilidade da ao penal pblica: (A) o interrogatrio e as informaes sobre a vida pregressa do autor do fato delituoso. a existncia de inqurito policial concludo e relatado.

(B)

_________________________________________________________

47.

A respeito dos crimes praticados por particular contra a Administrao em geral, considere:

_________________________________________________________

I. A conduta do funcionrio pblico que solicita vantagem indevida, direta ou indiretamente, para si ou para outrem, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, configura o crime de corrupo ativa.

A possibilidade jurdica do pedido, o interesse de agir e a legitimidade ad causam so: (A) (B) (C) pressupostos processuais. condies da ao. condio da ao, pressuposto processual e pressuposto processual, respectivamente. pressuposto processual, pressuposto processual e condio da ao, respectivamente. condio da ao, pressuposto processual e condio da ao, respectivamente. Noes de Administrao Geral

II. O crime de advocacia administrativa, consistente


em patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a Administrao Pblica, valendose da qualidade de funcionrio, s pode ser praticado por advogado.

(D)

III. O funcionrio pblico que, valendo-se da facilidade


que lhe propicia a condio de carcereiro, subtrai quantia em dinheiro da carteira de pessoa presa no presdio onde exerce as suas funes, responde pelo crime de peculato. Est correto o que consta SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E)

(E)

_________________________________________________________

51.

II. I e II. I e III. II e III. III.


Noes de Direito Processual Penal

As organizaes contemporneas que se destacam adotam, quanto natureza da hierarquia, uma ordem social de classificao, status e privilgio distinto daquelas organizaes mais tradicionais. Dentro dos nveis hierrquicos, as presses levam ao aumento do trabalho em equipe, reduo de tarefas e de exigncias de trabalho, bem como maior (A) (B) (C) (D) (E) nfase nos procedimentos formais. nfase nos controles internos. estruturalismo funcionalista. exigncia de cargos no nvel ttico. exigncia de competncias.

_________________________________________________________

48.

A respeito do inqurito policial, considere:

I. A Guarda Municipal pode instaurar e produzir


inquritos policiais.

II. O Prefeito Municipal no pode requisitar a instaurao de inqurito policial para apurar fato supostamente delituoso ocorrido no mbito do municpio.

_________________________________________________________

52.

III. O indiciado obrigado a responder, no interrogatrio, as perguntas da autoridade policial e somente em juzo pode valer-se do direito de permanecer calado. Est correto o que consta SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E)

Nos processos organizacionais a comunicao de grande importncia. Na aplicao dos conceitos, as organizaes adotam tradicionalmente metforas em que consideram a comunicao como figura e a organizao como fundo. A metfora que iguala a comunicao ao processo de filtragem, busca, recuperao e encaminhamento da informao a (A) (B) (C) (D) (E) do condute. do discurso. da lente. da performance. dos smbolos. 9

II e III. I e II. I e III. II. I.

MPEPE-Tc.Min.Administrativa-TI

Caderno de Prova TI, Tipo 001


53. A teoria da hierarquia das necessidades parte do princpio de que as pessoas so motivadas continuamente pela satisfao de suas necessidades, que obedecem a uma hierarquia. As necessidades que tm relao com as possibilidades de desenvolvimento das capacidades e talentos das pessoas so conhecidas por: (A) (B) (C) (D) (E) 54. auto-realizao. estima e prestgio. sociais. segurana. fisiolgicas e de sobrevivncia. 58. NO atribuio do Colgio de Procuradores de Justia: (A) (B) eleger o Corregedor-Geral do Ministrio Pblico. eleger os membros do Ministrio Pblico que, juntamente com o Procurador-Geral de Justia, membro nato, integraro a Comisso de Concurso de ingresso na carreira. decidir sobre pedido de reviso de procedimento administrativo disciplinar. elaborar as listas de promoo por antiguidade e merecimento dos membros do Ministrio Pblico. decidir conflito de competncia entre os rgos da Administrao Superior do Ministrio Pblico.

(C)

_________________________________________________________

(D)

fundamental, para as organizaes, o funcionamento operacional dos estoques e o seu controle, assim como os critrios que podem ser utilizados na renovao desses estoques. Dois sistemas se apresentam como respostas bsicas para operacionalizar o controle de estoques. Aquele que se baseia na determinao do momento ideal para a renovao do estoque, definido pelo instante em que o estoque de um material atinge um certo nvel que sinalizar a necessidade de uma reposio, denominado sistema: (A) (B) (C) (D) (E) Primeiro a entrar, ltimo a sair. 60-40. X-Y. Q. P.

(E)

_________________________________________________________

59.

Sobre as promoes e remoes na carreira do Ministrio Pblico do Estado de Pernambuco, correto afirmar: (A) Para a permuta e a remoo a pedido exige-se pelo menos dois anos de efetivo exerccio no cargo, excetuada, quanto remoo, a hiptese de nenhum dos interessados preencher esse requisito. Ser obrigatria a promoo do Promotor de Justia que figure por duas vezes consecutivas ou quatro alternadas em listas de merecimento, somente sendo possvel a excluso do mesmo, por voto fundamentado e aberto de dois teros dos integrantes do Conselho. A remoo por permuta depende de pedido conjunto dos pretendentes, s pode ser renovada depois de dois anos e no confere direito ajuda de custo. proibida a permuta quando um dos interessados tenha mais de sessenta e cinco anos de idade, ou seja o mais antigo na entrncia, ou categoria, ou seja remanescente em lista de promoo por merecimento. A alterao da entrncia da Comarca modifica a situao do membro do Ministrio Pblico na carreira.

(B)

_________________________________________________________

55.

A qualidade percebida pelo pblico no momento de um atendimento pode conter duas dimenses: uma dimenso tcnica, relacionada ao resultado do atendimento, e uma dimenso funcional, relacionada ao (A) (B) (C) (D) (E) procedimento computacional. processo organizacional. resultado ambiental. processo emocional. resultado econmico. Legislao aplicada ao MPPE

(C)

(D)

_________________________________________________________

(E)

56.

A Lei Orgnica do Ministrio Pblico do Estado de Pernambuco, no que concerne estrutura organizacional, NO inclui como rgo Auxiliar do Ministrio Pblico: (A) (B) as Centrais de Inquritos.

_________________________________________________________

60.

Sobre as licenas previstas no Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado de Pernambuco, correto afirmar: (A) A persistncia dos motivos determinantes da licena concedida funcionria casada para acompanhar o marido dever ser, obrigatoriamente, comprovada a cada 90 dias, a partir da concesso. O funcionrio no poder, em regra, permanecer em licena para tratamento de sade por perodo superior a doze meses. Sero concedidos ao funcionrio, aps cada quinqunio de servio efetivo prestado ao Estado, seis meses de licena-prmio, com todos os direitos e vantagens do cargo efetivo. A licena por motivo de sade de pessoa da famlia no exceder a vinte e quatro meses e ser concedida sem vencimento, a partir do dcimo terceiro at o vigsimo quarto ms. Depois de dois anos de efetivo exerccio, o servidor poder obter licena sem vencimentos, para tratar de interesse particular, por prazo improrrogvel, no superior dois anos.
MPEPE-Tc.Min.Administrativa-TI

a Subprocuradoria-Geral de Justia em assuntos institucionais. o Ncleo de Inteligncia do Ministrio Pblico. (B) a Ouvidoria. as Centrais de Recursos. (C)

(C) (D) (E) 57.

_________________________________________________________

Sobre a eleio para formao da lista trplice de Procuradores de Justia que ser entregue ao Governador do Estado para nomeao do novo Procurador-Geral de Justia, o nos termos da Lei Complementar Estadual n 12/1994, so inelegveis os Procuradores de Justia que, afastados das funes do Ministrio Pblico, no as reassumam at: (A) (B) (C) (D) (E) sessenta dias antes da semana da eleio. quarenta e cinco dias antes da semana da eleio. noventa dias antes da semana da eleio. trinta dias antes da semana da eleio. quinze dias antes da semana da eleio.

(D)

(E)

10

Potrebbero piacerti anche