Sei sulla pagina 1di 18

LEGISLAO SOBRE O ASSUNTO: - Art. 58, paragrafo 3 da CF/88 - Lei n 1.579/52 - Lei n 10.

001/2000 - LC n 105/2001 - Regimentos Internos do Senado e da Cmara 3 - As comisses parlamentares de inqurito, que tero poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, sero criadas pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um tero de seus membros, para a apurao de fato determinado e por prazo certo, sendo suas concluses, se for o caso, encaminhadas ao Ministrio Pblico, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.

Cmara dos Deputados Senado Federal

171 Deputados (1/3 de 513) 27 Senadores (1/3 de 81)

Cmara dos Deputados

Senado Federal

Comisso Mista Requerimento de 171 Deputados + 27 Senadores

REQUISITOS INDISPENSVEIS: - Requerimento subscrito por no mnimo 1/3 dos parlamentares - Indicao do FATO DETERMINADO que ser investigado - PRAZO CERTO para concluso dos trabalhos

Prova Discursiva: DIREITO PBLICO SUBJETIVO DAS MINORIAS Favor ler: MS 26.441 STF Relator Ministro Celso de Mello.

FATO DETERMINADO Art. 35. A Cmara dos Deputados, a requerimento de um tero de seus membros, instituir Comisso Parlamentar de Inqurito para apurao de fato determinado e por prazo certo, a qual ter poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos em lei e neste Regimento.
1o
Considera-se
fato
determinado
o
acontecimento
de relevante interesse para a vida pblica e a ordem constitucional, legal, econmica e social do Pas, que estiver devidamente caracterizado no requerimento de constituio da Comisso. PRAZO CERTO Mximo de 120 dias, prorrogveis at 180 dias. (CD) Mximo de tempo na mesma legislatura. (SF)

Art. 148.No exerccio das suas atribuies, a comisso parlamentar de inqurito ter poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, facultada a realizao de diligncias que julgar necessrias, podendo convocar Ministros de Estado, tomar o depoimento de qualquer autoridade, inquirir testemunhas, sob compromisso, ouvir indiciados, requisitar de rgo pblico informaes ou documentos de qualquer natureza, bem como requerer ao Tribunal de Contas da Unio a realizao de inspees e auditorias que entender necessrias.

NO PODEMOS ESQUECER !!!!!! A CPI pode, POR AUTORIDADE PRPRIA, sempre POR DECISO FUNDAMENTADA e MOTIVADA, determinar:

QUEBRA DE SIGILO FISCAL QUEBRA DE SIGILO BANCRIO QUEBRA DE SIGILO DE DADOS QUEBRA DE SIGILO DA COMUNICAO TELEFNICA

NO PODEMOS ESQUECER !!!!!!

OUVIR TESTEMUNHAS

Falso testemunho

OUVIR INVESTIGADOS OU INDICIADOS

Direito ao Silncio

Postulado de Reserva Constitucional de Jurisdio

Busca Domiciliar

Quebra de Sigilo das Comunicaes Telefnicas

Ordem de Priso, salvo no caso de Flagrante.

Incompetncia da Comisso Parlamentar de Inqurito para expedir decreto de indisponibilidade de bens de particular, que no medida de instruo a cujo mbito se restringem os poderes de autoridade judicial a elas conferidos no art. 58, 3, mas de provimento cautelar de eventual sentena futura, que s pode caber ao Juiz competente para proferi-la. Quebra ou transferncia de sigilos bancrio, fiscal e de registros telefnicos que, ainda quando se admita, em tese, susceptvel de ser objeto de decreto de CPI porque no coberta pela reserva absoluta de jurisdio que resguarda outras garantias constitucionais , h de ser adequadamente fundamentada: aplicao no exerccio pela CPI dos poderes instrutrios das autoridades judicirias da exigncia de motivao do art. 93, IX, da Constituio da Repblica. ( MS 23.480, Rel. Min. Seplveda Pertence, julgamento em 4-5-2000, Plenrio, DJ de 15-9-2000.) A durao do inqurito parlamentar com o poder coercitivo sobre particulares, inerentes sua atividade instrutria e exposio da honra e da imagem das pessoas a desconfianas e conjecturas injuriosas e um dos pontos de tenso dialtica entre a CPI e os direitos individuais, cuja soluo, pela limitao temporal do funcionamento do rgo, antes se deve entender matria apropriada lei do que aos regimentos: donde, a recepo do art. 5, 2, da Lei. 1.579/1952, que situa, no termo final de legislatura em que constituda, o limite intransponvel de durao, ao qual, com ou sem prorrogao do prazo inicialmente fixado, se h de restringir a atividade de qualquer comisso parlamentar de inqurito. ( HC 71.261, Rel. Min. Seplveda Pertence, julgamento em 11-5-1994, Plenrio, DJ de 24-6-1994.) No mesmo sentido: RE 194.346-AgR, Rel. Min. Joaquim Barbosa, julgamento em 14-9-2010, Segunda Turma, DJE de 8-10-2010.

(...) as CPIs, no desempenho de seus poderes de investigao, esto sujeitas s mesmas normas e limitaes que incidem sobre os magistrados, quando no exerccio de igual prerrogativa. Vale dizer: as CPIs somente podem exercer as atribuies investigatrias que lhes so inerentes, desde que o faam nos mesmos termos e segundo as mesmas exigncias que a Constituio e as leis da Repblica impem aos juzes, especialmente no que concerne ao necessrio respeito s prerrogativas que o ordenamento positivo do Estado confere aos advogados. (...) a presena do advogado em qualquer procedimento estatal, independentemente do domnio institucional em que esse mesmo procedimento tenha sido instaurado, constitui fator inequvoco de certeza de que os rgos do Poder Pblico (Legislativo, Judicirio e Executivo) no transgrediro os limites delineados pelo ordenamento positivo da Repblica, respeitando-se, em consequncia, como se impe aos membros e aos agentes do aparelho estatal, o regime das liberdades pblicas e os direitos subjetivos constitucionalmente assegurados s pessoas em geral, inclusive quelas eventualmente sujeitas, qualquer que seja o motivo, a investigao parlamentar, ou a inqurito policial, ou, ainda, a processo judicial. (...) no se revela legtimo opor, ao advogado, restries, que, ao impedirem, injusta e arbitrariamente, o regular exerccio de sua atividade profissional, culminem por esvaziar e nulificar a prpria razo de ser de sua interveno perante os rgos do Estado, inclusive perante as prprias CPIs. ( MS 30.906-MC, Rel. Min. Celso de Mello, deciso monocrtica, julgamento em 5-10-2011, DJE de 10-10-2011.)

CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial - rea Processual - Cargo 8 Julgue os prximos itens, concernentes organizao do Estado brasileiro e organizao dos poderes no Estado.

Embora a comisso parlamentar de inqurito seja instituda por prazo certo, a prorrogao admitida, se no se ultrapassar a legislatura em que foi instalada.

FUNCAB - 2012 - MPE-RO - Analista Processual A respeito das comisses parlamentares de inqurito, a Constituio Federal dispe que: a) tero poderes de investigao prprios das autoridades judiciais. b) visam a apurar fato determinado e so institudas para vigorar por prazo indeterminado, a critrio de seu presidente. c) dependem de iniciativa popular para sua criao, ou requerimento da maioria simples dos parlamentares. d) no podem quebrar o sigilo fiscal do investigado semprvia autorizao judicial e) sua instalao depende do requerimento de dois teros dos parlamentares membros da respectiva casa, ou das duas, emcaso de CPI mista.

FCC - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle - Jurdica


A Cmara dos Deputados decide instaurar uma Comisso Parlamentar de Inqurito (CPI) para investigar suposto desvio de verbas pblicas. Ao iniciar seus trabalhos, solicita a oitiva de acusados e testemunhas, decreta a indisponibilidade de bens de um determinado Ministro de Estado e solicita s empresas de telefonia a lista dos nmeros de telefones para os quais o referido Ministro teria entrado em contato no perodo sob investigao. Em relao s prerrogativas da CPI, correto afirmar: a) A Cmara dos Deputados no pode, isoladamente, formar uma CPI, j que, pela dimenso da tarefa investigativa que realiza, precisa atuar em conjunto com o Senado Federal. b) Para assegurar eficincia no andamento de suas investigaes, a CPI tem poderes para decretar a indisponibilidade de bens de acusados, independentemente de ordem judicial. c) Caso a CPI apure que h responsabilidades civis e penais do Ministro de Estado, poder aplicar-lhe a pena de perdimento de bens e a inabilitao para o exerccio de funo pblica por oito anos. d) A CPI tem poderes para solicitar a quebra do sigilo dos dados telefnicos do acusado, diretamente s empresas de telefonia, independentemente de ordem judicial, por essa medida afetar apenas o sigilo de dados, e no propriamente o sigilo das comunicaes telefnicas. e) Ministros de Estado no podem ser investigados por CPI, por ocuparem cargo pblico notrio no Poder Executivo, situao que afrontaria o princpio da separao de poderes.

FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de Contas


Considere as seguintes afirmaes a respeito da disciplina constitucional das comisses parlamentares de inqurito:

I. As comisses parlamentares de inqurito so instrumentos de controle poltico, disposio das minorias presentes nos rgos legislativos, podendo ser criadas pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um tero de seus membros. II. Os poderes de investigao das comisses parlamentares de inqurito no compreendem a decretao de priso em carter cautelar ou a realizao de busca e apreenso no domiclio dos investigados, na medida em que essas aes esto protegidas pela clusula de reserva jurisdicional. III. A exigncia constitucional de que as comisses parlamentares de inqurito sejam criadas para a apurao de fato determinado e por prazo certo impede que tenham objeto genrico e durao indeterminada.
Est correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III.

CESPE - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado - 1 - Primeira Fase (Jun/2010) Assinale a opo correta com relao ao sigilo bancrio. a) A quebra do sigilo bancrio est submetida chamada reserva de jurisdio, podendo somente os juzes determin-la e, ainda assim, de forma fundamentada. b) Conforme a lei complementar que rege a matria, constitui quebra ilegal de sigilo bancrio a comunicao, s autoridades competentes, da prtica de ilcitos administrativos, mesmo quando do fornecimento de informaes sobre operaes que envolvam recursos provenientes de qualquer prtica criminosa. c) As comisses parlamentares de inqurito podero determinar a quebra de sigilo bancrio sem a interferncia do Poder Judicirio, desde que o faam de forma fundamentada. d) A quebra do sigilo bancrio pode ser determinada diretamente pelo Tribunal de Contas da Unio.

FCC - 2008 - MPE-CE - Promotor de Justia As Comisses Parlamentares de Inqurito, conforme orientao do Supremo Tribunal Federal, tm poderes para a) a quebra de sigilo bancrio e ouvir testemunhas sobre fatos passveis de incrimin-las, ainda que no desejem prestar declaraes. b) a quebra de sigilo telefnico e ouvir testemunhas sobre fatos passveis de incrimin-las, ainda que no desejem prestar declaraes. c) a quebra de sigilo bancrio e de sigilo telefnico. d) a quebra de sigilo telefnico e determinar interceptao telefnica. e) a quebra de sigilo bancrio e determinar interceptao ambiental ou telemtica.

Potrebbero piacerti anche