Sei sulla pagina 1di 12

(modelo)

CONTRATO DE EMPREITADA (SUBEMPREITADA) DE MO-DE-OBRA PARA MONTAGEM E INSTALAO DE ESQUADRIAS NO LOCAL DA OBRA Por este instrumento particular de compromisso de prestao de servios por empreitada de mo-de-obra para execuo de montagem e instalao de esquadrias de alumnio, de um lado, .............................................................., com sede .............................................., ......., CEP............... So Paulo - SP, inscrita no CGC sob o n .........................../.......-......, com inscrio no CCM n................................, neste ato representada por seu ......................., Sr. ..........................................., portador do RG........................... e CPF ........................................., doravante designada simplesmente EMPREITEIRA; e, de outro lado, a Cliente, ...................................................., com sede ............... .................................,......, CEP ................., cidade de ....................... ......, inscrita no CGC sob o n ............................./..........-....., com inscrio estadual n........................................, neste ato representada por seu ......................., Sr. ............................................., portador do RG ...................... ............... e CPF .............................................., doravante designada simplesmente CONTRATANTE, tm, entre si, justo e contratado o que se segue: 1 - DO OBJETO 1.1 - O presente contrato tem como objeto a prestao de servios, por empreitada de mo-de-obra para a fabricao montagem e instalao de esquadrias de alumnio, a serem executadas pela EMPREITEIRA, no regime de empreitada de mo-de-obra no prprio local da obra, com utilizao de mode-obra prpria ou subcontratada, dentro das especificaes e medidas estabelecidas pela CONTRATANTE, para instalao exclusiva na obra intitulada........................ .............................., de propriedade de ...................... ......................................, localizada .........................................., cidade de ......................- .........., com licena Municipal n .................., de acordo com os modelos, desenhos e especificaes tcnicas contidas na Proposta de Fornecimento de Mo-de-obra n .................., e seus anexos, datada de ..../ ......../..........., aceita, aprovada e assinada pelas partes, e que faz parte integrante do presente contrato.

1.2 - A fabricao, montagem e instalao das esquadrias, no todo ou em partes, ser executada no prprio local da obra, em recinto apropriado para o desenvolvimento do trabalho com segurana e eficincia, de acordo com o planejamento de produo a ser conduzido pela CONTRATANTE, segundo as suas prprias convenincias, objetivando atender aos cronogramas e prazos de instalao estipulados neste Contrato. 1.3 - Somente sero executados servios que estejam contidos neste Instrumento e seus anexos, no se constituindo, portanto, objeto deste Contrato, quaisquer outros servios, a que ttulo for e de qualquer natureza.

2 - DO PREO 2.1 - O preo foi ajustado para fornecimento, nica e exclusivamente, de mo-de-obra por empreitada, de conformidade com os projetos e memorial tcnico descritivo dos produtos e trabalhos a serem executados, vinculados s datas de entregas previstas para o presente Contrato de Empreitada, de acordo com a Proposta de Fornecimento de Mo-de-obra, referida no captulo 1, que trata do objeto deste Contrato. 2.2 - No preo avenado incluem-se os seguintes impostos: COFINS, INSS, PIS/PASEP e ISS, consideradas as alquotas vigentes na data da Proposta de Fornecimento n ................. . Eventuais redues que venham a ser aplicadas nos referidos tributos, sero repassadas a favor da CONTRATANTE. Da mesma forma, em havendo majorao nas alquotas de tais tributos, ou a criao de novos, que passem a vigorar aps a data da Proposta de Fornecimento de Mo-de-obra n............, e que, direta ou indiretamente, venham a agravar os custos da empreitada contratada, seus valores, igualmente, sero de responsabilidade da CONTRATANTE. 2.3 - Nos servios cujas datas de pagamento estejam previstas para alm de 12 meses, contados a partir da data da Proposta de Fornecimento n ................., seus valores devero sofrer reajuste de acordo com os ndices do IGPM, publicados pela FGV, tomando-se por base a mesma data da referida proposta. 2.3.1 - O reajuste aqui previsto poder ser aplicado em perodos menores do que 12 meses, se ocorrerem fatos relevantes ou aumento do custo da mo-de-obra por dissdio coletivo das categorias envolvidas. 2.4 - Caso o ndice de reajuste acima estipulado seja extinto ou sua divulgao suspensa, qualquer que seja o motivo, as partes

concordam com a adoo de um outro ndice oficial que melhor represente a majorao dos custos de mo-de-obra. 2.5 - Toda a matria-prima e componentes necessrios montagem e instalao das esquadrias, descritos na Proposta de Fornecimento de Mo-de-obra n ......, devero ser fornecidos pela CONTRATANTE. 2.6 - As perdas de materiais, de quaisquer tipos, verificadas durante o processo de montagem e instalao, no podero ser consideradas para efeito de desconto ou abatimento do preo contratado. 2.7 - Em caso de atraso, por parte da CONTRATANTE, no fornecimento de materiais e componentes de sua responsabilidade, ou na preparao do local para instalao de contramarcos e das esquadrias, qualquer que seja o motivo que venha ocasionar a paralisao da mo-de-obra prpria, ou subcontratada, j alocada pela EMPREITEIRA, desde j, as partes concordam em que haja suplementao nos preos estabelecidos das esquadrias ou qualquer de suas partes. Concorrer, tambm a CONTRATANTE, na reparao dos prejuzos ocasionados pela dilao do prazo final de concluso da empreitada. 2.8 - A CONTRATANTE obriga-se ao pagamento EMPREITEIRA, dos acrscimos e suplementaes de preo previstos nos pargrafos anteriores, mediante documento apropriado de cobrana, cuja exigibilidade ser garantida pelos meios e formas previstos em lei. 2.9 - Nos preos contidos na Proposta de Fornecimento de Mode-obra, ou qualquer documento que faa parte deste Contrato, em cada uma das parcelas previstas no contemplam, por incluso direta ou indireta, qualquer custo financeiro ou expectativa de inflao.

3 - FORMA E LOCAL DE PAGAMENTO 3.1 - O pagamento dever ser feito pela CONTRATANTE, no ato da contratao, em moeda corrente nacional, e na forma e prazos estipulados na Proposta de Fornecimento de Mo-deobra n ....., no item que especifica os vencimentos e valores bsicos avenados, com a agregao do reajuste e correo dos preos, observadas as disposies do presente Contrato, da legislao e dos ndices econmicos.

3.2 - O pagamento, no todo ou em parcelas, somente ser reconhecido pela emisso de recibo, duplicata ou qualquer outro documento legal emitido pela EMPREITEIRA, cobrado e pago diretamente em seu caixa ou atravs de banco por ela autorizado, cuja quitao definitiva s se verificar aps o efetivo crdito de tais valores em seu nome. 3.3 - O no recebimento de aviso bancrio, por parte da CONTRATANTE, no ensejar motivo para que no se observe as datas de vencimentos pactuadas, uma vez que, na falta de tais avisos, o pagamento poder ser feito diretamente no caixa da EMPREITEIRA ou atravs de remessa bancria, previamente autorizada. 4 - ANTECIPAO DE PAGAMENTO 4.1 - Os pagamentos efetuados por antecipao pela CONTRATANTE, previstos neste Contrato ou nos anexos que dele fazem parte, constituem condies vinculadas ao sistema de execuo dos servios, no se caracterizando como mtuo, financiamento ou concesso de crdito. 4.2 - As partes, desde j convencionam que no poder haver antecipaes de pagamentos, com o claro propsito de descumprimento da obrigao de aplicao de correo monetria s parcelas, cujos vencimentos estejam acima de 12 meses. Tal antecipao, se aceita pela EMPREITEIRA, manter a obrigao da CONTRATANTE em pagar o resduo inflacionrio da forma originalmente estabelecida, como se o pagamento de tal parcela no tivesse sido antecipado.

5 - ATRASO DE PAGAMENTO 5.1 - Independentemente de outras providncias previstas neste Contrato, se houver atraso, em at 30 (trinta) dias, no pagamento, total ou parcial, de qualquer importncia devida por fora das avenas firmadas neste instrumento ou em qualquer um de seus anexos, a CONTRATANTE dever incorrer no pagamento das seguintes obrigaes adicionais: 5.1.1 - Correo monetria pelos ndices adotados, na forma deste Contrato, observado o diploma legal que doutrina o assunto, a ser aplicada no perodo em que se verificar o atraso; 5.1.2 - Juros de mora de 12% (doze por cento) ao ano, calculados "pro rata die" sobre o valor do dbito corrigido;

5.1.3 - multa moratria de 0,5% (meio por cento) ao dia sobre o atraso verificado, limitado, entretanto, ao valor correspondente a 10% (dez por cento) sobre o valor do dbito em atraso, acrescido de correo monetria e juros. 5.2 - O atraso no pagamento de qualquer importncia devida EMPREITEIRA ensejar, sem prejuzo de qualquer seu direito previsto neste Contrato, a desobrigao no cumprimento dos prazos para concluso da fabricao e entrega e/ou instalao das esquadrias, objeto deste Instrumento, suspendendo a execuo dos servios em qualquer estgio de sua produo, a seu exclusivo critrio. Caso a CONTRATANTE d cumprimento obrigao de pagar os valores em atraso, para a retomada dos trabalhos, exigir-se- a fixao de novas datas de entrega e concluso das instalaes.

6 - INTERRUPO DOS TRABALHOS E DO CUMPRIMENTO DO CONTRATO 6.1 - Alm dos casos previstos para interrupo dos trabalhos por inadimplncia no pagamento, ser facultado EMPREITEIRA, a seu critrio, interromper o cumprimento do Contrato e a execuo dos trabalhos e instalao, na ocorrncia dos seguintes fatos: 6.1.1 - atraso superior a 5 (cinco) dias no fornecimento ou definio, por parte da CONTRATANTE, de dados, especificaes ou desenhos complementares, que no tenham feito parte da Proposta de Fornecimento de Mo-deobra inicial, necessrios execuo dos trabalhos; 6.1.2 - atraso superior a 5 (cinco) dias no fornecimento e entrega de qualquer material ou componente de responsabilidade da CONTRATANTE; 6.1.3 - descumprimento a qualquer obrigao administrativa ou legal que impea o incio ou a continuidade dos trabalhos da EMPREITEIRA, pertinente ao objeto do Contrato. 6.2 - A retomada da produo e procedimentos para a execuo de tarefas no canteiro de obras e a conseqente instalao das esquadrias dependero de repactuao dos termos deste Contrato, consideradas as seguintes variveis: 6.2.1 - Se a interrupo verificada for inferior a 15 dias e no tenha provocado a desarticulao e desmonte dos processos produtivos, a repactuao se restringir somente aos prazos

originalmente estabelecidos, sem prejuzo, contudo, das datas de pagamentos; 6.2.2 - Se a interrupo atingir 60 (sessenta) dias, para que seja retomado do processo produtivo ou instalao das esquadrias, EMPREITEIRA e CONTRATANTE devero promover a repactuao dos termos deste contrato, principalmente quanto aos prazos originais, preos dos servios contratados e o saldo devedor em aberto, e neste caso a redefinio das condies de pagamentos. 6.3 - Em caso de prosseguimento das obras, sem que haja repactuao dos termos deste Contrato, as partes, desde j concordam que, nos pagamentos que excederem a 12 meses da data da Proposta de Fornecimento, aplicar-se- o disposto nas clusulas 2.3 e 2.4. 6.4 - A interrupo dever ser denunciada de imediato, formalmente, por qualquer das partes outra, qualquer que seja o motivo que esteja causando tal interrupo, para que, conjuntamente, possam eliminar a causa ou fato que esteja impedindo a continuidade dos trabalhos, na tentativa de se evitar as cominaes contratuais, com prejuzos para qualquer das partes. 7 - DAS RESPONSABILIDADES DA EMPREITEIRA 7.1 - de responsabilidade da EMPREITEIRA a montagem e instalao de todas as esquadrias e caixilhos complementares contratados, instaladas e funcionando, de conformidade com o que ficou convencionado na Proposta de Fornecimento de Mode-obra n ................ e seus anexos, dentro dos prazos ali estipulados. 7.2 - A EMPREITEIRA ser responsvel por perdas e danos em caso de acidentes com pessoas ou bens que ocorrerem por sua culpa desde que, comprovadamente, tenha participao para o concurso do sinistro. Em tais casos, ou cumulativamente com qualquer outro fato, inclusive por inadimplemento, perante a CONTRATANTE ou terceiros, at o limite de 10% (dez por cento) do valor estabelecido neste Contrato, no contemplando indenizaes por lucros cessantes, em qualquer uma de suas modalidades. 7.3 - Para todos os efeitos e fins, a EMPREITEIRA uma empresa, regularmente constituda em pessoa jurdica independente, no obrigando, em tempo algum, a CONTRATANTE ou terceiros a ela ligados, a que ttulo for, quanto a tributos de qualquer natureza e de sua

responsabilidade exclusiva, principalmente quanto s responsabilidades trabalhistas e sociais de seu pessoal, tanto empregados quanto subempreiteiros, contratados por ela EMPREITEIRA, para desempenhar tarefas ou trabalhos, em nome da EMPREITEIRA, na obra mencionada na clusula 1.1 deste Contrato e dar cumprimento ao mesmo at seu final. 8 - DAS RESPONSABILIDADES DA CONTRATANTE 8.1 - de responsabilidade da CONTRATANTE cumprir, no prazo, com as seguintes obrigaes: 8.1.1 - fornecer EMPREITEIRA um jogo completo de desenhos, memorial descritivo, especificaes tcnicas, medidas de vos e demais informaes inerentes e necessrias execuo e instalao das esquadrias; 8.1.2 - Aprovar o projeto, com indicao de todas as especificaes e acabamentos, entregando-os, EMPREITEIRA, em sua verso definitiva, sem qualquer alterao que no tenha sido convencionada, " a priori", pelas partes; 8.1.3 - Indicar o nome do responsvel tcnico, sua inscrio no CREA/... que dever fiscalizar o trabalho a sser executado, de acordo com a ART n ............... 8.1.4 - Colocar disposio da EMPREITEIRA, no local da obra, todos os materiais e componentes complementares necessrios elaborao das esquadrias, cujo fornecimento de sua responsabilidade, nos prazos e da forma como ficou convencionado, tais como: alumnio, vidros, acessrios especiais e outros materiais, da forma como foi especificado pelas partes; 8.1.5 - Entregar os locais para fabricao, colocao, assentamento e instalao das esquadrias, no prazo, completamente prontos, livres e desimpedidos, conforme indicado nos desenhos e projetos, com condies necessrias ao desenvolvimento dos trabalhos da EMPREITEIRA no local da obra. 8.2 O no-cumprimento de qualquer prazo de responsabilidade da CONTRATANTE, desta ou de qualquer outra clusula deste Instrumento e seus anexos, no interromper o fluxo normal de pagamentos, ou servir de pretexto para sua protelao, devendo os mesmos ser pagos nas exatas datas previstas, como se qualquer tal etapa ou finalizao do Contrato tivesse sido satisfeita, podendo a EMPREITEIRA, uma vez

notificada a CONTRATANTE, por escrito, se utilizar de qualquer meio de cobrana que julgar conveniente. 9 - INVALIDAO DOS PRAZOS 9.1 - A EMPREITEIRA ficar desobrigada do cumprimento dos prazos para execuo dos servios contratados, ou qualquer outra atividade de sua responsabilidade estabelecidos neste Contrato e seus anexos, com sua conseqente postergao, na ocorrncia dos seguintes fatos: 9.1.1 - Alterao dos desenhos, em suas formas ou medidas, e qualquer outro item dos projetos, por iniciativa da CONTRATANTE, mesmo que no haja influncia sobre os valores pactuados; 9.1.2 - Atraso no cumprimento de qualquer obrigao, por parte da CONTRATANTE, inclusive de pagamento, contidas na Proposta de Fornecimento de Mo-de-obra n........, e seus anexos, presentes ou futuros, e o prprio Contrato em si; 9.1.3 - Interferncia no andamento normal dos trabalhos da EMPREITEIRA, causados pela CONTRATANTE, seus empregados ou contratados, ou por decorrncia de fatos alheios vontade da EMPREITEIRA, tais como: greves, "lockout", incndios, catstrofes, atos de autoridade e todos aqueles pertinentes ao que dispe o art. 393 do Cdigo Civil Brasileiro; 9.1.4 - Insuficincia de documentao legal ou exigncia do poder pblico que impeam a continuidade e andamento dos trabalhos, objeto deste Contrato, em qualquer fase ou etapa, ainda que as tratativas ou acompanhamento para soluo de tais deficincias estejam a cargo da EMPREITEIRA.

10 - INSTALAO 10.1 - Por ocasio da instalao dos contramarcos e colocao das esquadrias, a CONTRATANTE, por sua iniciativa, e antecedncia apropriada, dever providenciar para que os vos estejam com os acabamentos especificados, nas condies e prazos determinados pelas partes, bem como que haja disponibilidade de fora e energia eltrica, 110 e 220 volts, a uma distncia mxima de 10 metros do ponto de instalao das esquadrias.

10.2 - A instalao das esquadrias ser, em princpio, feita em dias e horrios normais de trabalho da EMPREITEIRA, e a seu critrio. Entretanto, com o objetivo de atender a programao e o cumprimento dos prazos estabelecidos, num esforo adicional, tais servios podero ser executados tambm aos sbados, domingos ou horrio noturno. Para tanto, a CONTRATANTE se compromete, desde j, a oferecer condies e suporte da obra para que tal esforo alcance seu pleno xito. 10.3 - Se, por convenincia da CONTRATANTE, os trabalhos de execuo dos servios tiverem de ser executados em horas extraordinrias, sbados, domingos ou feriados, os mesmos s podero ser realizados aps consulta EMPREITEIRA, mediante oramento extemporneo, o qual dever, antecipadamente, ser aprovado pela CONTRATANTE. 10.4 - Para segurana dos funcionrios da EMPREITEIRA ou de subempreiteiros por ela contratados, as reas em que tais trabalhos forem se desenvolver devero estar limpas, livres e desimpedidas de qualquer tipo de objetos e materiais. 10.5 - Nas situaes em que exigido acesso por fora da edificao ou em que as instalaes, colocao ou assentamento das esquadrias necessite a utilizao de balancins e andaimes, ou qualquer outro tipo de equipamento de segurana, os mesmos sero de responsabilidade da CONTRATANTE, salvo quando especificado na Proposta de Fornecimento de Mo-de-obra ou seus anexos de que tal providncia compita EMPREITEIRA. 10.6 - O impedimento da instalao das esquadrias, assentamento de contramarcos ou colocao de componentes de fixao, por ao ou omisso da CONTRATANTE, tanto direta quanto indiretamente, no a eximir da obrigao de pagar, inclusive quanto ao previsto na clusula 8.2, retro. 10.7 - A CONTRATANTE colocar disposio do pessoal da EMPREITEIRA ou subcontratados, local para refeies e instalaes sanitrias adequados, conforme determina a legislao trabalhista.

11 - GUARDA DOS MATERIAIS E FERRAMENTAS 11.1 - Todo e qualquer material necessrio fabricao, montagem e instalao das esquadrias, sero de responsabilidade, nica e exclusiva, da CONTRATANTE, e sua guarda dever ser feita em local fechado a chave, imune a alagamentos e isento de poeira ou qualquer material abrasivo,

10

tais como: areia, pedras, argamassas, cimento etc. ou de produtos qumicos que possam atacar as esquadrias, seus componentes e acabamentos superficiais. 11.2 - A EMPREITEIRA dever ter sua disposio, na edificao, local apropriado e exclusivo para o desenvolvimento e execuo dos trabalhos e servios, bem como para a guarda dos materiais, mquinas, ferramentas e equipamentos, com dimenses e condies adequadas sua utilizao e uso. Dever ser completamente fechado com porta e fechadura. 11.3 - Em caso de as esquadrias, suas partes ou peas tiverem de permanecer, transitoriamente, fora do local de armazenagem a elas destinado, seja por sua dimenso ou qualquer outro motivo, a CONTRATANTE indicar outro local na edificao ou canteiro de obras, para que os materiais fiquem protegidos e guardados convenientemente, para que no sofram qualquer tipo de danos. 11.4 - A descarga dos materiais ser feita pela empresa transportadora com utilizao dos mtodos e equipamentos disponveis, se necessrio com acompanhamento do pessoal da EMPREITEIRA. 11.5 - Somente a EMPREITEIRA, atravs de seu pessoal autorizado, poder desembalar o material entregue.

12 - GARANTIA 12.1 - A EMPREITEIRA garante a qualidade da mo-de-obra a ser aplicada na fabricao, montagem e instalao das esquadrias, ficando a cargo da CONTRATANTE a responsabilidade administrativa e fiscalizao tcnica sobre a qualidade das esquadrias.

13 - DISPOSIES GERAIS 13.1 - Todas as informaes inerentes a este Contrato, sejam de cunho comercial ou de natureza tcnica, devero ser consideradas pelas partes como de uso restrito das mesmas, no podendo, por ao ou omisso, ser divulgadas a terceiros no autorizados pelas partes. 13.2 - As comunicaes que de qualquer forma possam alterar, modificar ou interferir com o cumprimento ou andamento do presente Contrato, feitas entre as partes, s tero validade se

11

encaminhadas por ou s pessoas autorizadas, por escrito, por via usualmente aceita, ou ainda, se estiverem transcritas em dirios de obras e atas de reunies com assinatura das partes. 13.3 - Os prazos, condies e obrigaes estabelecidos neste Contrato, seus anexos e aditamentos vencem-se, automaticamente, nas datas e formas estipuladas, independentemente de qualquer aviso, comunicado ou notificao no convencionados. As eventuais concesses, de parte a parte, em qualquer nmero, tempo ou grau, no se constituiro em novao deste Instrumento. 14 - DA RESCISO 14.1 - O presente Contrato celebrado em carter irrevogvel e irretratvel, obrigando as partes, seus herdeiros ou sucessores ao seu cumprimento at o final. Entretanto, caso o mesmo seja judicialmente rescindido ou declarado extinto, a EMPREITEIRA ter o direito de ser indenizada na exata extenso de seus gastos, diretos, indiretos ou com terceiros, realizados ou contratados at aquela data. 14.1.1 - Independentemente das indenizaes por gastos, descritas neste Captulo ou em qualquer outra clusula deste Contrato, as partes decidem que qualquer valor, a titulo de multa contratual, no poder exceder de 10% (dez por cento) do valor contratado. 15 - DO FORO 15.1 As partes elegem o Foro da Comarca onde a EMPREITEIRA tiver sua sede, para dirimir as dvidas ou questes oriundas deste Contrato, renunciando-se a qualquer outro por mais privilegiado que seja. Localidade, dia, ms e ano.

_______________________________ EMPREITEIRA testemunhas, nome, RG e CPF) 1)

_______________________________ CONTRATANTE

12

2)

Potrebbero piacerti anche