Sei sulla pagina 1di 93

O ENFERMEIRO E A NECESSIDADE DE CONFORTO E HIGIENE

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM

LIMPEZA DA UNIDADE
A LIMPEZA DE TODO O MOBILIRIO QUE COMPE A UNIDADE DO PACIENTE: Cama; Colcho; Mesa de cabeceira e de refeio; Cadeira e escadinha; Suporte de soro,etc.;

LIMPEZA DA UNIDADE
FINALIDADES:
PROMOVER CONFORTO, SEGURANA E BEM ESTAR AO PACIENTE; REMOVER MICRORGANISMOS; EVITAR INFECO CRUZADA; MANTER A UNIDADE COM ASPECTO LIMPO E AGRADVEL;

LIMPEZA DA UNIDADE
Existem dois tipos de limpeza:
limpeza diria ou concorrente: feita diariamente aps a arrumao de cama e consiste na limpeza de parte do mobilirio da unidade do paciente. limpeza de unidade, geral ou terminal: a limpeza de todo o mobilirio da unidade do paciente.

LIMPEZA DA UNIDADE
Limpeza diria
Consiste na limpeza do piso, remoo de poeira do mobilirio, limpeza completa do sanitrio, reposio de material de higiene e recolhimento do lixo, repetido conforme a necessidade;

Material baldes; rodo; pano de cho; par de luvas de borracha; flanela; soluo de lcool a 70 ;

LIMPEZA DIRIA DA UNIDADE


PROCEDIMENTOS:
Abrir portas e janelas; Calar luvas; Desocupar a mesa de cabeceira; Encaminhar comadre ou papagaio para desinfeco; Retirar a roupa de cama e coloc-la no Hamper; Realizar a limpeza utilizando movimentos simples, amplos em um s sentido, do mais limpo para o mais sujo;

LIMPEZA DA UNIDADE
Limpeza terminal Consiste na limpeza de todo o mobilirio;
Indicaes Por ocasio do bito, alta ou transferncia do paciente. Por permanncia prolongada no leito.

LIMPEZA TERMINAL DA UNIDADE


Finalidades: Manter a unidade limpa e com aspecto agradvel a fim de favorecer o ajustamento do paciente no hospital. Remover microrganismos e sujidades para prevenir infeces.

LIMPEZA TERMINAL DA UNIDADE


Material utilizado balde com gua; sabo em pedra; rodo; pano de cho; par de luvas de borracha; flanela;

LIMPEZA TERMINAL DA UNIDADE


Procedimentos:
Arejar o ambiente. Desocupar mesa de cabeceira, cadeira, cama. Colocar os materiais em local apropriado. Desfazer a cama e colocar as roupas no hamper recomenda-se tambm encaminhar para a lavanderia o cobertor. Colocar o material a ser utilizado no assento da cadeira. Limpar a mesa de cabeceira: tampo, parte interna e externa. Limpar um dos lados do travesseiro, coloc-Io sobre a mesa de cabeceira (parte limpa sobre parte limpa) e limpar o outro lado do travesseiro (parte suja).

LIMPEZA TERMINAL DA UNIDADE


Procedimentos:
Limpar o colcho, dobr-Io, limpar a sua parte da cabeceira da cama: grades, laterais, estrado e limpar as molas (com auxlio de uma esptula) e parte interna da cama.

Abaixar o estrado, virar o colcho e limpar a outra metade do colcho.


Limpar a parte dos ps da cama: grades, manivela, laterais, estrado. Levantar o estrado, limpar as molas e a parte interna e os ps da cama. Limpar a cadeira. Deixar a unidade em ordem.

LIMPEZA DA UNIDADE
PRINCIPAIS DESINFETANTES HOSPITALARES PARA SUPERFCIES:
lcool 70 Hipoclorito 1%

ARRUMAO DE CAMA
O leito um fator importante na obteno do repouso e conforto adequados, sendo essencial na manuteno e recuperao da sade. A tcnica preconizada tem por funo proporcionar conforto e segurana ao paciente, como tambm tornar mais rpido e menos fatigante o trabalho da enfermagem.

ARRUMAO DE CAMA
TIPOS DE CAMA:
Fechada; Aberta; Aberta com paciente acamado; Cama de operado;

CAMA FECHADA
Poder ser feita aps 2 horas de limpeza da unidade. A cama permanece fechada at que o novo paciente a ocupe. PROCEDIMENTO: Reunir o material: 2 lenis, 1 lenol mvel ou comum dobrado ao meio (optativo). 1 fronha, 1 cobertor de l (optativo) e 1 impermevel (optativo). Colocar a cadeira aos ps da cama e sobre ela o travesseiro e fronha. Dispor a roupa no espaldar da cadeira, observando-se a ordem: cobertor, lenol de cima, lenol mvel, impermevel e lenol de baixo.

CAMA FECHADA
PROCEDIMENTO: Dispor o lenol de baixo, fazendo o canto da cabeceira, parte dos ps e lateral da cama; em algumas instituies, ao fazer os cantos de cama enfermagem no o faz de acordo com a tcnica descrita; mas amarrando as pontas do lenol por debaixo do colcho. Estender o impermevel e o lenol mvel e prend-los juntamente. Colocar o lenol de cima, deixando o barrado rente ao colcho na cabeceira da cama. Colocar o cobertor a mais ou menos 40 cm abaixo da cabeceira. Estender junto as 2 peas no canto dos ps da cama e deixando soltos os lados. Pr a fronha no travesseiro, colocando-a de encontro grade da cabeceira da cama. Endireitar a cadeira. Deixar a unidade em ordem com o mobilirio em alinhamento.

CAMA ABERTA

aquela ocupada pelo paciente que pode locomover-se, ou aguarda a chegada de novo paciente admitido.
PROCEDIMENTO: Retirar as peas, troc-Ias ou colocar as mesmas em seqncia no espaldar da cadeira; quando necessitar, trocar as roupas de cama, colocIas em um hamper; Seguir a mesma seqncia da cama fechada, mas deixando o lenol de cima virado sobre o cobertor na parte da cabeceira. O travesseiro dever ser colocado sobre a cama. Aps a arrumao de cama, fazer a limpeza concorrente: limpar com um pano mido (ou com lcool) a mesa de cabeceira, grades da cama e assento da cadeira. Deixar o cordo da campainha prximo ao paciente. Dependendo do grau de sujidade do mobilirio, pode-se fazer limpeza com gua e sabo.

CAMA ABERTA COM PACIENTE ACAMADO


aquela ocupada pelo paciente impossibilitado de locomover-se. Para melhor segurana, ela realizada por duas pessoas: uma para segurar o paciente, e outra para arrumar a cama.

CAMA ABERTA COM PACIENTE ACAMADO

PROCEDIMENTO:
Desmanchar a cama, dispor cobertor juntamente com as roupas de cama limpa no espaldar da cadeira. Deixar o paciente coberto apenas com o lenol de cima, exceto se sentir frio. Pedir a colaborao do paciente, orientando-o. Vir-Io para o lado oposto cadeira com as roupas de cama. Dobrar as peas de cama de tal forma a deixar exposta a metade do colcho. Estender as roupas limpas, seguindo a seqncia. Virar o paciente para o lado limpo e retirar o lenol de cima enquanto cobrimos o paciente com o limpo; retirar o lenol mvel e de baixo e coloc-los no hamper. Completar a arrumao da cama. Ao final fazer a limpeza concorrente e deixar o cordo da campainha prximo ao paciente.

CAMA DE OPERADO

Preparada aps o paciente ser encaminhado para cirurgia ou exames sob anestesia.
PROCEDIMENTO: Trocar todas as roupas de cama e fazer uma limpeza na parte superior da mesa de cabeceira, grades da cama, colcho e cadeira (assento). Dispor as roupas de cama no espaldar da cadeira: cobertor, lenol de cabeceira, mvel, impermevel e lenol de baixo. Arrumar a cama seguindo a seqncia: lenol de baixo, impermevel, lenol mvel, lenol de cabeceira com 03 pregas laterais. O lenol de cima e cobertor devero ser enrolados lateralmente; Deixar o travesseiro sobre a cadeira ou aos ps da cama;

VDEO

BANHO
TIPOS DE BANHO: Asperso; Imerso; Abluo; Leito;

BANHO DE ASPERSO
Banho de Chuveiro;
Materiais necessrios
sabonete; esponja; camisola ou pijama ou limpos.

Preparao
equipamento: juntar o material necessrio; paciente: lev-lo ao banheiro e ajud-lo a tirar o pijama ou camisola.

BANHO DE ASPERSA
Procedimento
adaptar o fluxo e a temperatura da gua; auxiliar o paciente no banho; certificar-se de que o paciente ficou com a pele totalmente seca; auxili-lo a vestir o pijama ou a camisola; ajudar o paciente a retornar para a cama ou cadeira.

BANHO DE IMERSO
Banho na banheira. Materiais necessrios sabonete; esponja; toalha; pijama ou camisola.

BANHO DE IMERSO
Preparao Juntar todos os materiais necessrios para o banho; Encher a banheira com gua morna, e no quente. Auxiliar o paciente na ida ao banheiro; Ajudar o paciente a remover o pijama ou a camisola. O profissional de sade deve sempre auxiliar o paciente, para o caso de alguma emergncia.

BANHO DE ABLUO
Joga-se pequena quantidade de gua sobre o corpo;

BANHO DE LEITO
Procedimento utilizado pela enfermagem para realizar o banho em pacientes acamados;

BANHO DE LEITO
O banho de leito tem por finalidade: - proporcionar conforto e bem-estar; - remover sujidades aderidas pele e odores desagradveis; - estimular a circulao; - remover clulas mortas e microrganismos; - favorecer a transpirao;

BANHO DE LEITO
Material:
1 par de luvas de procedimentos; bacia; jarro com gua morna; sabonete; pano ou luva de banho (2); toalha de banho e de rosto; roupa de cama e para o paciente; pente ou escova para os cabelos; material para higiene oral; comadre; hamper; biombos.

BANHO DE LEITO
PROCEDIMENTO:
Cumprimentar o paciente e explicar-lhe o que vai ser feito. Fechar portas e/ou janelas para evitar corrente de ar. Cercar a cama com biombo se necessrio. Dispor o material. Oferecer comadre ou papagaio. Abaixar a cabeceira da cama, se no houver contraindicaes. Soltar a roupa da cama, retirar cobertor e o travesseiro, se possvel. Retirar a camisola ou pijama, mantendo o paciente coberto com lenol.

BANHO DE LEITO
Manter o paciente em decbito dorsal. Proteger com a toalha a rea do corpo a ser lavada, mantendo as demais cobertas com lenol. Preparar o pano de banho, segurando-o sobre a bacia: molhar o pano, jogando-se a gua do jarro, e ensaboar. Afastar a toalha e lavar com movimentos firmes, cobrindo novamente. Colocar o pano ensaboado sobre a borda da bacia e preparar o outro para enxaguar, jogando-se a gua do jarro no pano e sobre a bacia, Afastar a toalha e passar o pano, retirando-se todo o sabonete. Enxugar em seguida.

BANHO DE LEITO
O banho deve obedecer a seguinte ordem: Usando toalha de rosto: lavar rosto, orelhas, pescoo. Usando toalha de banho: lavar braos e axilas iniciando-se com a distal e depois a proximal, lavar trax anterior e o abdmen, lavar os membros inferiores, primeiro o distal e depois o proximal, lavar os ps, imergindo-os na bacia colocada sobre a cama, forrada com a toalha. Enxaguar com gua limpa.

BANHO DE LEITO
Desprezar a gua que foi utilizada na lavagem dos ps. Colocar o paciente em decbito lateral, forrar a cama com a toalha, lavar as costas e enxugar. Massagear as costas com creme, lcool ou talco, conforme descrito na massagem de conforto. Voltar o paciente em decbito dorsal, vestir a camisola ou a parte superior do pijama. Colocar a toalha e a comadre sob o paciente e oferecer o pano ou luva de banho com sabonete para proceder higiene ntima (se estiver impossibilitado, executar o procedimento ou solicitar um atendente ou auxiliar, se o paciente for do sexo oposto).

BANHO DE LEITO
Despejar a gua do jarro sobre a regio perineal para enxaguar. Enxugar com a toalha ou lenol mvel. Oferecer a bacia com gua limpa e sabonete para o paciente lavar as mos. Pentear os cabelos, limpar e cortar as unhas dos ps e mos, se necessrio. Proceder arrumao de cama. Deixar o paciente confortvel e com a campainha ao seu alcance. Colocar o material em ordem. Anotar na papeleta o cuidado prestado e anormalidades.

BANHO DE LEITO
OBSERVAES: Dar o banho, de preferncia pela manh antes do desjejum. Enxaguar bem para retirar todo o sabo. Expor somente a regio que est sendo lavada. Desprezar a gua da bacia, sempre que necessrio. Evitar molhar a cama. Manter o pano de banho firme na palma da mo, feito acolchoado. Enxugar bem os locais onde h duas superfcies prximas como: axilas, espaos interdigitais, regio inguinal. A colocao da camisola ou parte superior do pijama pode ser feita no final do banho ou aps a troca da roupa de cama, se o paciente estiver muito sujo de fezes, secrees etc.

BANHO DE LEITO
A toalha de banho ser usada para enxugar a rea genital, quando for desprez-la no hamper. Quando for reaproveit-la, deve-se usar o lenol mvel (se limpo). Em pacientes ambulantes, a enfermagem deve supervisionar o banho no chuveiro e ajudar na higiene (nos pacientes parcialmente dependentes).

HIGIENE ORAL
A promoo e a manuteno de boas condies de higiene da boca e dos dentes so fundamentais para a sade e conforto do paciente; A higiene oral compreende: a limpeza dos dentes, das gengivas, bochechas, lngua e lbios.

HIGIENE ORAL
Certas condies patolgicas predispem a irritao e a leso da mucosa oral, como:
Estado de coma; Hipertermia; Desidratao;

HIGIENE ORAL
Finalidades: Conservar a boca livre de resduos alimentares. Evitar o mau hlito. Manter a integridade da mucosa bucal. Proporcionar conforto e bem-estar ao paciente. Prevenir a crie dentria.

HIGIENE ORAL
MATERIAL: 1 par de luvas de procedimento; escova de dentes (na falta, usar esptulas envolvidas em gazes); creme dental ou anti-sptico bucal; copo com gua (canudo se necessrio); . cuba-rim; saco plstico (para desprezar esptulas e gazes); toalha de rosto; lubrificante para os lbios, se necessrio (vaselina, manteiga de cacau ou similar).

PROCEDIMENTO: Informar o paciente sobre o que vai ser feito. Posicion-Io, elevando o decbito da cama, se no houver contraindicao. Colocar a toalha cobrindo o pescoo e o trax. Auxiliar o paciente conforme o seu grau de dependncia, orientando-o se necessrio. A escovao dever ser no sentido da gengiva para o dente, lavar a lngua e o palato. Oferecer gua para bochechar, e aproximar a cuba-rim para escoar o lquido da boca. Secar os lbios e o queixo com a toalha. Lubrificar os lbios, se houver indicao. Retirar o material, lavar e guard-Io.

HIGIENE ORAL DEPENDENTES PARCIAIS

HIGIENE ORAL DE DEPENDENTES OU INCONSCIENTES


PROCEDIMENTO:

Dispor a bandeja com o material sobre a mesa de cabeceira. Colocar toalha de rosto para proteger a roupa de cama e do paciente. Elevar o decbito, se no houver contra-indicao. Molhar a gaze da esptula com a soluo anti-sptica proceder higiene, trocando-se as esptulas com gazes tantas vezes quantas forem necessrias. Lavar os dentes, gengivas, palato, bochechas, lngua e lbios, com movimentos firmes e delicados. Passar lubrificante nos lbios e lngua, se houver necessidade. Recolher o material, colocando a unidade em ordem. Manter o paciente em posio confortvel.

HIGIENE DE PRTESES
de responsabilidade da enfermagem a manuteno das prteses dentrias, zelando para que no se extraviem ou se quebrem, durante a permanncia do paciente no hospital.

HIGIENE NARIZ E OUVIDO


Proceder a higiene com gazes sempre que necessrio;

HIGIENE DOS OLHOS


Objetivo: Prevenir infeco, preparar para cirurgias e exames oculares, manter a higiene local.

HIGIENE DOS OLHOS


MATERIAL: 01 par de luvas de procedimento no estril; 01 pacote de gazes estreis, se necessrio; soluo prescrita; toalha de rosto;

HIGIENE DOS OLHOS



PROCEDIMENTO: lavar as mos; preparar o material; posicionar o paciente em Fowler ou com cabeceira elevada a 30; colocar a toalha de rosto sobre o trax do paciente; calar as luvas de procedimento; umedecer a gaze com a soluo prescrita, no deixando lquido em excesso; fazer a higiene dos olhos do canto externo para o canto interno, com movimentos suaves, trocar as gazes quantas vezes necessria; observar secrees; enxugar os olhos pressionando suavemente a toalha de rosto sobre os mesmos; deixar o paciente confortvel e a unidade em ordem; guardar o material;

HIGIENE DOS CABELOS E COURO CABELUDO


Consiste na lavagem dos cabelos e couro cabeludo, para mant-los livres de sujidades. FINALIDADES:
Conservar os cabelos e o couro cabeludo limpos, proporcionando conforto e bem-estar ao paciente acamado. Estimular a circulao do couro cabeludo. Completar a higiene corporal.

HIGIENE DOS CABELOS E COURO CABELUDO


MATERIAL: 1 par de luvas de procedimento; 2 jarros com gua morna; balde; bacia; bolas de algodo; xampu, sabonete ou sabo lquido; impermevel; toalha de banho.

HIGIENE DOS CABELOS E COURO CABELUDO PROCEDIMENTO:


Fechar portas e janelas para evitar corrente de ar. lsolar a cama com biombos, se necessrio. Posicionar em decbito dorsal com o travesseiro sob os ombros do paciente, forrando a cabeceira e o prprio travesseiro com impermevel e toalha. Ocluir os ouvidos do paciente com bolas de algodo. Posicionar a bacia sob a cabea, segurando-se a nuca com uma das mos e, com a outra, proceder lavagem, molhando, ensaboando e friccionando bem o cabelo e o couro cabeludo. Enxaguar at tirar todo o sabo, despejando a gua do jarro delicadamente sobre a cabea. Desprezar a gua da bacia no balde, sempre que for necessrio. Escorrer bem a gua do cabelo, impedir o seu contato com a gua suja, retirar a bacia, proteger a cabea enrolando-a na toalha e posicionar o travesseiro. Pentear o cabelo e deixar o paciente confortvel no leito. Deixar a unidade em ordem.

HIGIENE NTIMA
Consiste na limpeza da regio genital e perianal. Tem o objetivo de promover a limpeza e conforto aps mico, evacuao e nos caso de secreo vaginal abundante.
MATERIAL:
01 biombo; jarro com gua morna; sabonete; luvas de procedimento; comadre; toalha de banho; lenol, se for necessrio troca.

HIGIENE NTIMA FEMININA

PROCEDIMENTO:
orientar a paciente sobre o procedimento; lavar as mos; cercar a cama com biombo; colocar as luvas; descobrir a paciente, colocando-a em posio ginecolgica; colocar a comadre forrada sob a paciente; irrigar a regio genital e perianal com gua morna; ensaboar e iniciar a limpeza na seguinte seqncia: face interna das coxas, regio pubiana, grandes e pequenos lbios, regio perianal, sempre no sentido ntero-posterior;

retirar todo o resduo do sabonete, irrigando em abundncia a regio; enxugar com toalha de banho; retirar a comadre; proceder a troca do lenol, se for necessrio; vestir e cobrir a paciente; recolher o material e o biombo, deixando o ambiente em ordem;

HIGIENE NTIMA MASCULINA

PROCEDIMENTO:
lavar as mos; orientar o paciente sobre o procedimento; cercar a cama com biombo; colocar as luvas; descobrir o paciente, posicionando-o com as pernas abertas e fletidas; colocar a comadre forrada sob o paciente; irrigar a regio genital e perianal com gua morna;

ensaboar e iniciar a limpeza na seguinte seqncia: face interna das coxas, regio pubiana, bolsa escrotal, pnis, regio perianal; afastar o prepcio, ensaboar no sentido do meato raiz do pnis e aps enxaguar, retornar o prepcio sobre a glande; retirar todo o resduo do sabonete, irrigando em abundncia a regio; enxugar com toalha de banho; retirar a comadre; proceder a troca do lenol, se for necessrio; vestir e cobrir o paciente; recolher o material e o biombo, deixando o ambiente em ordem;

MUDANA DE DECBITO
O apoio adequado e mudana freqente de posio facilitam o repouso, pois proporcionam relaxamento alternado dos diversos grupos de msculos do organismo. Previne lceras de presso, que aparecem devido compresso e macerao de tecidos moles presentes nas salincias sseas.

MUDANA DE DECBITO
Para manter um alinhamento correto do corpo e, diminuir a fadiga muscular so necessrios cama e colcho adequados, alm de dispositivos como almofadas ou travesseiros, suporte para os ps, sacos de areia, rolos de pano etc.

MUDANA DE DECBITO
DECBITO DORSAL:

DECBITO DORSAL
Pacientes incapazes de se mover no leito devem ter a cabea, pescoo e parte superior do ombro acomodado em travesseiro; antebraos apoiados sobre travesseiros; rolos para as mos; membros inferiores apoiados lateralmente com sacos de areia ou rolos de pano; apoio sob os joelhos com rolinhos macios de pano; apoio plantar, mantendo os ps em flexo dorsal.

MUDANA DE DECBITO
DECBITO LATERAL:

DECBITO LATERAL
A adoo de decbito lateral direito ou esquerdo propicia bem-estar ao paciente que se encontra por longos perodos em decbito dorsal, aliviando a presso exercida nas regies mais proeminentes do dorso. Para manter um alinhamento adequado do corpo h necessidade de se colocar travesseiro sob a cabea e o pescoo, sob o brao que est oposto ao colcho e entre os membros inferiores. Uma almofada pesada deve ser colocada para apoiar as costas.

MUDANA DE DECBITO
DECBITO VENTRAL:

DECBITO VENTRAL
Nesta posio, h necessidade de travesseiro apoiando os membros inferiores, de maneira que os artelhos no toquem na cama; A cabea pode estar apoiada lateralmente em um travesseiro pequeno e os membros superiores podem estar em posio de flexo.

MASSAGEM DE CONFORTO
Deve ser realizada durante o banho ou mudana de decbito;
Tem como finalidade:
Estimular a circulao local. Prevenir lceras de presso. Proporcionar confortos e bem-estar. Possibilitar o relaxamento muscular.

MASSAGEM DE CONFORTO
DEVE-SE REALIZAR OS SEGUINTES MOVIMENTOS:
Fig. 9.1 Massagem com movimentos suaves. Fig. 9.2 Movimento de amassamento. . Fig. 9.3 Repetir a massagem com movimentos suaves

Fig. 9.1

Fig. 9.2

Fig. 9.3

POSIES BSICAS
Certos exames e procedimentos teraputicos requerem a colocao do paciente em uma posio adequada. As posies mais usadas so as seguintes:
Decbito dorsal Posio de Sims Genupeitoral Ginecolgica Trendelenburg Litotomia Posio de Fowler Posio ereta.

DECBITO DORSAL
O paciente deve ser colocado deitado de costas, com as pernas estendidas ou ligeiramente flexionadas para provocar o relaxamento dos msculos abdominais. Os braos devem estar estendidos ao longo do corpo. O lenol que cobre o paciente deve estar solto na cama. O uso do travesseiro opcional. Indicaes: realizao de exame fsico.

DECBITO DORSAL

POSIO DE SIMS
Colocar o paciente em decbito lateral esquerdo, mantendo a cabea apoiada no travesseiro. O corpo deve estar ligeiramente inclinado para frente, com o brao esquerdo esticado para trs, de forma a permitir que parte do peso do corpo se apie sobre o peito. O brao direito deve ser posicionado de acordo com a vontade do paciente. Os membros inferiores devem estar flexionados; o direito, mais que o esquerdo. Cobrir a paciente, expondo apenas a rea necessria. Indicaes: exames vaginais, retais e lavagem intestinal.

POSIO DE SIMS

POSIO GINECOLGICA
Colocar o paciente em decbito dorsal horizontal, com as pernas flexionadas sobre as coxas, a planta dos ps apoiada sobre o colcho e os joelhos bem afastados. Cobrir o paciente com um lenol; Indicaes: exame e tratamento vaginal e retal.

POSIO GINECOLGICA

POSIO DE LITOTOMIA
Esta posio assemelha-se ginecolgica. Colocar o paciente em decbito dorsal, com a cabea e os ombros ligeiramente elevados. As coxas devem estar bem flexionadas sobre o abdmen, afastadas uma da outra e as pernas sobre as coxas. Normalmente, para se colocar o paciente nesta posio usam-se suportes para os joelhos (perneiras). Indicaes: cirurgias ou exames de perneo, reto, vagina e bexiga.

POSIO DE LITOTOMIA

POSIO GENUPEITORAL
O paciente deve ser colocado ajoelhado sobre a cama com os joelhos afastados, as pernas estendidas e o peito apoiado sobre a cama. A cabea deve estar lateralizada, apoiada sobre os braos.
Indicaes: exames vaginais e retais;

POSIO GENUPEITORAL

POSIO TRENDELENBURG
O paciente colocado em decbito dorsal horizontal, com o corpo num plano inclinado, de forma que a cabea fique mais baixa em relao ao corpo. Requer uma mesa especial (cirrgica) ou pode-se improvisar em enfermarias, elevandose os ps da cama com uma cadeira. Indicaes: cirurgias da regio plvica, estado de choque, tromboflebites.

POSIO TRENDELENBURG

POSIO DE FOWLER
Colocar o paciente em decbito dorsal, elevar a cabeceira da cama at que o tronco do paciente atinja um ngulo de 45 em relao cama. Indicaes: para alimentao e em patologias respiratrias, de um modo geral.

POSIO DE FOWLER

POSIO ERETA
O paciente deve ficar de p com o peso distribudo equitativamente nos membros inferiores, e os ps ligeiramente afastados. Deve estar calado ou sobre um cho forrado. Permanecer prximo ao paciente, se for necessrio. Indicaes: exame neurolgico.

POSIO ERETA

RESTRIES DE MOVIMENTOS
As medidas de segurana visam principalmente evitar a queda de pacientes do leito. Pacientes graves, crianas, idosos, inconscientes e agitados devem ser colocados em cama com grades e, muitas vezes, h necessidade de restringir os movimentos por meio de ataduras, lenis em diagonal, coletes etc.

RESTRIO DO OMBRO
A faixa de lenol colocada sob o dorso do paciente, passa pelas axilas, cruza sob o pescoo e amarra-se na cabeceira da cama;

RESTRIO DO ABDOME

Usar uma faixa de lenol sob a regio lombar e outra sobre o abdmen; tranar ambas as pontas de cada lado e amarrar no estrado da cama;

RESTRIO DE MMSS E MMII


Feita com ataduras de crepe larga, no mnimo de 15 cm de largura. H vrias maneiras de realizar a restrio; o importante proteger a rea com algodo ou compressas, e evitar o garroteamento.

CUIDADOS COM A RESTRIO


Observar cianose, edema, queixas de dor ou formigamento; A restrio deve ser aplicada com cuidado para evitar complicaes; Remover a restrio duas vezes ao dia e fazer a higiene com gua e sabo. Massagear, proteger e restringir novamente, se necessrio.

MOVIMENTAO E TRANSPORTE DO PACIENTE


Movimentao do paciente da cama para a poltrona ou cadeira de rodas
lavar as mos; verificar pulso e presso arterial antes de retir-lo do leito; forrar a poltrona ou cadeira de rodas com lenol disposto em diagonal e coloc-Io prximo ao leito. Travar, se for cadeira de rodas; elevar a cabeceira da cama; auxiliar o paciente a aproximar-se da beira da cama e a sentar-se; usar a escadinha para o paciente apoiar os ps;

Movimentao do paciente da cama para a poltrona ou cadeira de rodas


ficar de frente ao paciente e solicitar-lhe que coloque as mos sobre o seu ombro; colocar as mos na regio axilar do paciente e, medida que tenta se levantar, segur-Io com firmeza; certificar-se de que o paciente no manifesta sinais de tontura; moviment-lo com cuidado em sentido de rotao, de maneira que o paciente se posicione de costas para a cadeira ou poltrona; auxiliar o paciente a se abaixar lentamente, solicitando-lhe, que se apie na braadeira da poltrona ou cadeira; acompanhar o movimento do paciente, abaixando-se lentamente, mantendo um dos ps para a frente e os joelhos flexionados; auxili-Io a se acomodar na cadeira e ajustar o descanso para os ps; calar os chinelos e cobr-Io, se necessrio; fazer conteno, se o paciente estiver muito debilitado.

Movimentao do paciente da cama para a poltrona ou cadeira de rodas

Movimentao do paciente do leito para a maca e vice-versa

deve ser realizada com auxlio de lenol mvel ou lenol de baixo; dobrar em leque as roupas de cima, at os ps da cama; soltar o lenol mvel ou o lenol de baixo; dispor a maca de forma paraleIa ao leito, mantendoa encostada; dois auxiliares ficam ao lado da maca e outros dois ao lado da cama, segurando o lenol mvel ou lenol de baixo bem prximo ao paciente; em movimento simultneo, deslocam o paciente da cama para a maca.

Movimentao do paciente do leito para a maca e vice-versa

CUIDADOS COM O TRANSPORTE


Durante a movimentao ou transporte de pacientes, deve-se ter cuidado com soros, cateteres, drenos e aparelhos. Os pacientes inconscientes, confusos e agitados devem ser transportados com as grades elevadas e membros superiores restringidos, se necessrio. Ter cuidado para que nenhum membro fique posicionado inadequadamente fora da maca. Em caso de encaminhamento para exames ou cirurgia, anotar na papeleta a hora da sada e o destino e, no retorno, a hora da chegada, procedimento realizado e intercorrncias.

DUVIDAS???

Potrebbero piacerti anche