Sei sulla pagina 1di 11

Fases da Mitose

Prfase
A prfase comea com o aumento do volume nuclear e com a condensao da cromatina, formando os cromossomos. Verifica-se que cada cromossomo constitudo de duas cromtides unidas pelo centrmero, o que significa que a duplicao dos cromossomos ocorreu antes da prfase, ou seja, na intrfase.

Figura 1A - Incio da prfase No citoplasma, o incio da prfase marcado pela duplicao dos centrolos, que se envolvem radialmente pelas fibras do ster. Cada um dos centrolos resultantes vai migrando para os plos opostos da clula. Durante a migrao dos centrolos, o hialoplasma vai formando entre eles um conjunto de fibras, constituindo o fuso mittico. A carioteca se fragmenta e o fuso passa a ocupar a zona axial da clula (Fig. 1A, 1B e 1C).

Figura 1B - Prfase intermediria

Figura 1C - Fim da prfase

Metfase

Os cromossomos atingem seu grau mximo de condensao e se colocam no equador do fuso. Pelo centrmero os cromossomos esto ligados s fibras do fuso. H dois tipos de fibras no fuso: as contnuas, que vo de centrolo a centrolo, e as cromossmicas, que vo de centrolo a centrmero (Fig. 2).

Figura 2 - A metfase

Anfase
A anfase comea pela duplicao dos centrmeros, libertando as cromtides, que agora passam a ser denominadas cromossomos-filhos. Em seguida, as fibras cromossmicas encurtam, puxando os cromossomos para os plos do fuso (Fig. 3).

Figura 3 - A anfase

Telfase
Agora, os cromossomos chegam aos plos e sofrem o processo de descondensao. A membrana nuclear reconstitui-se a partir do retculo endoplasmtico. Os nuclolos tomam a se formar na altura da constrio secundria de certos cromossomos, os chamados cromossomos organizadores nucleolares. Assim termina a diviso nuclear ou cariocinese, produzindo dois novos ncleos com o mesmo nmero cromossmico da clula-me. A seguir, acontece a diviso do citoplasma ou citocinese. Na regio equatorial, a membrana plasmtica se invagina, formando um sulco anular cada vez mais profundo, terminando por dividir totalmente a clula (Figs. 4A e 4B).

Figura 4A - Incio da telfase

Figura 4B - Fim da telfase

Intrfase
Intrfase o perodo que separa duas mitoses. Tal perodo caracteriza-se por intensa atividade metablica, resultante da descondensao cromossmica. A intrfase dividida em trs perodos (G1, S e G2). O perodo durante o qual ocorre a duplicao do DNA chamado de S; G1 (do ingls gap intervalo) o perodo que antecede a sntese de DNA, enquanto G2 o perodo que sucede a sntese de DNA e antecede a mitose.

O ciclo mittico Em G1 ocorre intensa sntese de RNA e protenas, provocando o crescimento da clula. No perodo S acontece a sntese de DNA, determinando a duplicao dos cromossomos. No perodo G2 h pouca sntese de RNA e de protenas.

O grfico abaixo mostra a variao da quantidade de DNA no ciclo celular.

Grau de variao da quantidade de DNA no ciclo mittico

Meiose
O que meiose? A meiose um processo de diviso celular em que uma clula diplide (2n) forma quatro clulas haplides (n). A meiose consiste em duas divises celulares, acompanhadas por uma s duplicao cromossmica.

Organismos simples podem reproduzir-se atravs de divises simples. Este tipo de reproduo assexuada simples e direta e produz organismos geneticamente iguais. A reproduo sexual por sua vez, envolve uma mistura de genomas de 2 indivduos, para produzir um indivduo que diferem geneticamente de seus parentais. O ciclo reprodutivo sexual envolve a alternncia de geraes de clulas haplides, com geraes de clulas diplides. A mistura de genomas realizada pela fuso de clulas haplides que formam clulas diplides. Posteriormente novas clulas diplides so geradas quando os descendentes de clulas diplides se dividem pelo processo de meiose.

Com exceo dos cromossomos que determinam o sexo, um ncleo de clula diplide contm 2 verses similares de cada cromossomo autossomo, um cromossomo paterno e 1 cromossoma materno. Essas duas verses so chamadas de homologas, e na maioria das clulas possuem existncia como cromossomos independentes. Essas duas verses so denominadas de homlogos. Quando o DNA duplicado pelo processo de replicao, cada um desses cromossomos replicado dando origem as cromtides que so ento separadas durante a anfase e migram para os polos celulares. Desta maneira cada clula filha recebe uma cpia do cromossomo paterno e uma cpia do cromossoma materno. Vimos que a mitose resulta em clulas com o mesmo nmero de cromossomas, se ocorre - se a fuso dessas clulas, teramos como resultado clulas com o dobro de cromossomas e isso ocorreria em progresso. Exemplificando: O homem possui 46 cromossomas, a fuso resultaria em uma clula com 92 cromossomas. A meiose desenvolveu-se para evitar essa progresso. A meiose ( meioum = diminuir ) ocorre nas clulas produtoras de gametas. Os gametas masculinos e femininos ( espermatozides e vulos ) que so produzidos nos testculos e ovrios respectivamente as gnadas femininas e masculinas. Os gametas se originam de clulas denominadas espermatogonias e ovogonias. A meiose precedida por um perodo de intrfase ( G1, S, G2 ) com eventos semelhantes aos observados na mitose. As espermatognias e ovognias, que so clulas diplides, sofrem sucessivas divises mitticas. As clulas filhas dessas clulas desenvolvem ciclo celular, e num determinado momento da fase G2 do ciclo celular ocorrem alteraes que levam as clulas a entrar em meiose e darem origem a clulas hploides ou seja clulas que possuem a metade do nmero (n) de cromossomas da espcie. A regulao do processo meitico inicia-se durante a fase mittica, onde observam-se: 1) Perodo S longo; 2) aumento do volume nuclear. Experimentalmente demonstra-se que eventos decisivos ocorrem em G2, devido a ativao de stios nicos para a meiose. Podemos definir meiose como sendo o processo pelo qual nmero de cromossomos reduzido a metade. Na meiose o cromossomo produzido possui apenas a metade do nmero de cromossomos, ou seja somente um cromossomo no lugar de um par de

homlogos. O gameta dotado de uma cpia do cromossoma materno ou paterno. A meiose um processo que envolve 2 divises celulares com somente uma duplicao de cromossomas.

Fases da Meiose
A meiose ocorre apenas nas clulas das linhagens germinativas masculina e feminina e constituda por duas divises celulares: Meiose I e Meiose II. O esquema geral da meiose A meiose envolve duas divises celulares. A primeira diviso meitica chamada reducional, pois reduz o nmero de cromossomos de um estado diplide (2n) para o haplide (n). A segunda diviso chamada equacional e mantm o nmero haplide. O processo geral obedece ao seguinte esquema:

Meiose diviso I - Diviso reducional


A meiose I subdividida em quatro fases, denominadas: Prfase I, Metfase I, Anfase I, Telfase I

PRFASE I A prfase I de longa durao e muito complexa. Os cromossomos homlogos se associam formando pares, ocorrendo permuta (crossing-over) de material gentico entre eles. Vrios estgios so definidos durante esta fase: Leptteno, Zigteno, Paquteno, Diplteno e Diacinese.

O crossing-over Leptteno Os cromossomos tornam-se visveis como delgados fios que comeam a se condensar, mas ainda formam um denso emaranhado. Nesta fase inicial , as duas cromtides- irms de cada cromossomo esto alinhadas to intimamente que no so ditinguveis.

Zigteno Os cromossomos homlogos comeam a combinar-se estreitamente ao longo de toda a sua extenso. O processo de pareamento ou sinapse muito preciso.

Paquteno Os cromossomos tornam-se bem mais espiralados. O pareamento completo e cada par de homlogos aparece como um bivalente ( s vezes denominados ttrade porque contm quatro cromtides)

Neste estgio ocorre o crossing-over, ou seja, a troca de segmentos homlogos entre cromtides no irms de um par de cromossomos homlogos.

Diplteno Ocorre o afastamento dos cromossomos homlogos que constituem os bivalentes. Embora os cromossomos homlogos se separem, seus centrmeros permanecem intactos, de modo que cada conjunto de cromtidesirms continua ligado inicialmente. Depois, os dois homlogos de cada bivalente mantm-se unidos apenas nos pontos denominados quiasmas (cruzes).

Diacinese Neste estgio os cromossomos atingem a condensao mxima.

METFASE I

H o desaparecimento da membrana nuclear. Forma-se um fuso e os cromosomos pareados se alinham no plano equatorial da clula com seus centrmeros orientados para plos diferentes.

ANFASE I Os dois membros de cada bivalente se separam e seus respectivos centrmeros com as cromtides-irms fixadas so puxados para plos opostos da clula. Os bivalentes distribuem-se independentemente uns dos outros e, em consequncia, os conjuntos paterno e materno originais so separados em combinaes aleatrias.

TELFASE I Nesta fase os dois conjuntos haplides de cromossomos se agrupam nos plos opostos da clula.

Meiose diviso II - Diviso equacional

A meiose II tem incio nas clulas resultantes da telfase I, sem que ocorra a Intrfase. A meiose II tambm constituda por quatro fases:

PRFASE II bem simplificada, visto que os cromossomos no perdem a sua condensao durante a telfase I. Assim, depois da formao do fuso e do desaparecimento da membrana nuclear, as clulas resultantes entram logo na metfase II.

METFASE II Os 23 cromossomos subdivididos em duas cromtides unidas por um centrmero prendem-se ao fuso.

ANFASE II Aps a diviso dos centrmeros as cromtides de cada cromossomo migram para plos opostos.

TELFASE II Forma-se uma membrana nuclear ao redor de cada conjunto de cromtides.

Potrebbero piacerti anche