Sei sulla pagina 1di 4

Roteiro Morfofuncional 2a etapa- Mdulo III- 1o semestre 2013 Prtica de Sade Publica

PROBLEMA 1 Descreva os aspectos anatmicos e funcionais do corao. Localizao e relaes com estruturas anatmicas vizinhas Recordar a anatomia macroscpica: paredes, cavidades, valvas, vasos e inervao autnoma Sistema de conduo. Descrever os aspectos embriolgicos do corao lminas E 16 e 18. Descrever os aspectos histofisiolgicos do corao e nas lminas H 18 e H 19 identificar a) Epicrdio b) Endocrdio c) Miocrdio - Recordar a anatomia radiolgia normal do corao, cmaras cardacas, aorta torcica e artria pulmonar ao Raio-X simples de Trax.

PROBLEMA 2 Sistema urinrio: aspectos anatmicos e funcionais Identificar e descrever: Rim: localizao, camadas envolventes, relao peritoneal e com os msculos e nervos adjacentes. Estrutura macroscpica e vias de excreo Circulao renal Inervao.

Descrever os aspectos histofisiolgicos rim Caracterizar a lepstospirose, com relao sua etiopatogenia, epidemiologia e principais alteraes presentes no fgado, rim e pulmo. Definir doena de notificao compulsria; listar que doenas fazem parte deste grupo (Portaria/ N 104, de 25 de janeiro de 2011) - Identificar o rim, ureter e bexiga nos diferentes mtodos de diagnstico por imagem (urografia excretora, Ultrassom, Tomografia Computadorizada). - Recordar exame contrastado das vias urinrias (urografia excretora), destacando-se protocolo, preparos para a realizao do exame, metodologia, contraste utilizado e via de administrao do mesmo, indicaes e contraindicaes do exame.

PROBLEMA 3

Sistema respiratrio Pulmes: aspectos anatmicos e funcionais Localizaes e relaes com estruturas vizinhas Identificar e descrever suas partes, vascularizao e inervao Pleuras Descrever os aspectos embriolgicos do sistema respiratrio Descrever os aspectos histofisiolgicos A) Traquia B) Pulmo Identificar traqueia e pulmo nas lminas E 17, E 18, H 45 e H 46. Caracterizar a lepstospirose, com relao sua etiopatogenia, epidemiologia e principais alteraes presentes no fgado, rim e pulmo. Definir doena de notificao compulsria; listar que doenas fazem parte deste grupo (Portaria/ N 104, de 25 de janeiro de 2011) Recordar a anatomia radiolgica normal dos pulmes e vasos pulmonares ao Raio-x e Tomografia computadorizada. Identificar janela pulmonar e mediastinal Tomografia computadorizada, bem como tcnica de alta resoluo para anlise do parnquima pulmonar.

PROBLEMA 4 e 5

Sistema digestrio Fgado: localizao e relaes com estruturas vizinhas. - aspectos anatmicos e funcionais Relaes peritoneais Vascularizao e inervao Identificar e descrever os principais ossos que contm medula ssea vermelha: costelas, vrtebras, extremidades dos ossos longos ( membros superiores e inferiores), esterno e osso ilaco. Identificar e descrever as partes compacta e esponjosa desses mesmos ossos. Descrever os aspectos embriolgicos e histofisiolgicos. A) Fgado

B) Vias biliares Identificar fgado e vescula biliar nas lminas E 16, E 17, E 18, H 3, H 7, H 38 e H 39. Descrever os aspectos histofisiolgicos da medula ssea, identificando e descrevendo sua estrutura e clulas. Descrever as etapas da hematopoiese e os rgos envolvidos. Definir pigmentao patolgica Descrever o metabolismo do ferro Definir anemia, citar os seus tipos e morfologia das hemcias e da medula ssea em cada situao. Definir Instituto Mdico Legal e Servio de Verificao de bitos; determinar as suas diferenas e as suas atuaes junto aos rgos de sade pblica. Listar as principais causas de mortalidade infantil no Brasil. Diferenciar na tomografia computadorizada:- a janela ssea (medula ssea e cortical ssea). Identificar, no canal vertebral, a medula espinal, no exame de ressonncia magntica.

Potrebbero piacerti anche