Sei sulla pagina 1di 40

Poluio da gua

O que se entende por poluio da gua? Trata-se da contaminao fisica, quimica e biolgica do estado natural da gua, e propria da mesma. Conjunto de alteraes, fisicas, quimicas e biolgicas introduzidas no meio aqutico por causas naturais / antropognicas, de forma directa ou indirecta, influenciando o equilibrio ecolgico do eossistema e que vo, progressivamente, degradar a massa de gua, conduzindo sua eutrofizao. A introduo de calor na massa de gua (poluio termica) tb provoca este tipo de alteraes, porque afecta a densidade, viscosidade e tenso superficial. O que se entende por estado natural da gua? Este estado no existe naturalmente na natureza, isto , a gua dita natural contem substncias qumicas, fisicas e biolgicas incorporadas. O que a qualidade da gua? (independente do seu uso) o conjunto de caracteristicas fsicas, quimicas e biolgicas que uma determinada massa de gua tem, que vo permitir ao utilizador dar determinadas utilizaes a essa gua, de acordocom os objectivos. Para falarmos de qualidade necessrio termos sempre em conta os quadros legislativos de referencia. O conceito de qualidade de gua, apesar de definivel em termos analticos, relativo, uma vez que o que a caracteriza funo do seu utilizador ou do fim a que se destina. A qual permite avaliar a adequao da gua para determinados usos directos ou potncias. Temos de quantificar as subtncias que esto dissolvidas ou em suspenso na gua. Para um determinado uso, a gua dever ter uma determinada qualidade especfica, no entanto, no o uso que determina a qualidade da gua. Uma gua pode ser sujeita a um detrminado tratamento de modo a atingir a qualidade necessria para um determinado uso. a qualidade da gua de origem e a qualidade que a gua dever ter para determinadouso que determina o tratamento adequado. A qualidade no adjectivvel, no existe m nem boa qualidade. - EX: A gua tem uma concentrao X de sulfato, Y de carbonatos, tem uma acidez Z.... a gua contem caracteristicas especficas que so mensureis. Uma determinada gua tem uma determinada qualidade. Naturalmente este conjunto de caracteristicas pode ser alterado do ponto de vista quimico, fisico e biolgico.

Poluio, o que chamamos alterao da qualidade ? Poluio a alterao das


caracteristicas inerentes numa determinada gua por introduode outros elementos quimicos, fisicos e biolgicos que alteram a qualidade da gua. Importncia dos avanos tecnologicos - Muito embora a percepo sensorial seja uma caracterstica necessria (qs imprescindvel) da avaliao da qualidade da gua para consumo humano, haver que recorrer, simultaneamente, a tcnicas analticas,

fisicas/quimicas e microbiolgicas, cujo numero e complexidade analtica tm crescido, sem cessar, ao longo das ultimas dcadas. Ao longo dos anos com os crescentes avanos cientifico/tecnolgicos, tem-se ampliado a escala dos limites de deteco (10 -6 em 1960, 10-12 em 2000) bem como o n. de parmetros analisados. Isto tm levado a um crescente conhecimento das concentraes mnimas q tm efeito negativos sobre o meio ambiente e a sade pblica.

Qualidade mnima de gua- trata um conjunto de caracteristicas ideais que uma massa de gua deve ter segundo limites de concentrao de espcies quimicas. Estes limites so para a gua de consumo, impostos por lei, so utilizados por uma ferramenta que impede ou minimiza a degradao, isto , o aumento das caracteristicas quimicas, fisias e biolgicas, impondo limites a alguns destes parmetros.
Como se ajusta esta qualidade utilizao e consumo? A utilizao da gua no depende da gua em si, mas do uso que se lhe quer dar; por exemplo, uma gua pode ser boa para a rega e no ser para beber. A utilizao de uma determinada gua uma situao que depende do utilizador; tem de avaliar se adequada ou no, se no o for, necessrio torn-la adequada, tratando-a. Existe um ciclo reversivel da utilizao da gua, isto , a gua que consumida reposta no meio recepor de descarga apropriado. A gua depois de utilizada, poluida, torna ao seu local de origem. Quando feita uma descarga proveniente de um ETAR para o meio receptor, necessrio, ou suposto, que a qualidade da gua do esgoto seja pelo menos igual ou inferior qualidade da gua que se encontra no meio recepor, de modo a que a actividade enquanto colectivo da colocao na natureza da gua seja equiparvel ao meio originrio, para uma diminuio da poluio. Caso isso no acontea, a descarga tem de ser feita de modo a que a matria orgnica descarregada possa ser oxiadda pelos microrganismos existentes. No entanto, para que tal acontea, tem de se garantir que o oxignio dissolvido na gua suficiente para oxidar toda a matria orgnica e permitir assim uma auto-depurao da massa de gua. para alm da gua existente que utilizamos, existe tambem a chamada gua para a natureza ou para o ambiente. gua que temos de estimar para manter a intergrigade do ambiente, mesmo que necessitemos dessa gua. As reprecursses devido carncia de gua no ambiente, caiem sobre os seres que vivem naquele determinado ecossistema e so, como se pode imaginar, drsticas, j que a gua o constituinte mais importante para a vida dos seres vivos. De toda a quantidade de gua que existe, global, regional... tem de existir uma determinada quantidade de gua de qualidade adequada para a manuteno e integridade dos ecossistemas naturais.

Na utilizao dos recursos hidricos, temos a obrigao estrita de deixarmos a quantidade e qualidade bsica para se manterem os ecossistemas naturais. A alterao de uma massa de gua pode no se reflectir imediatamente nos usos a que ela se destina, mas reflete-se em alteraes no ecossistema que sustenta.

A gua doce cerca de 0.2% da percentagem global de gua e esta que gera preocupao, pois a escasses tem vindo a aumentar drasticamente, at porque grande parte desta percentagem est presente nas calotes polares. A gua para consumo humano aquela que de abastecimento. a gua de uma rede domiciliria e aquela que utilizada na industria agro-alimentar e gua para abastecimento publico sem ser por rede domiciliria mas sim gua fornecida por camies cisternos. A gua para outras industrias, exceptuando a agro-pecuria, a gua para a obteno de energia, etc. no dita como de consumo humano. Problemtica: como se explica que na anlise de uma determinada gua a catalogao das concentraes de determinados produtos quimicos sejam demasiado dsparas e para alem disso, porque ser que s algumas substnicias apresentam um teor mximo de concentrao, isto , estes parmetros elementares de concentrao deixaram de ser de obrigatoriedade de anlise na gua do ponto de vista global. Porqu? Um dos exemplos que se pode dar ilusrio mas eficaz: no existe um limite mximo para concentrao de cloretos e sulfatos na gua, a contrapr temos o chumbo que tem uma precentagem de 0.001 microgramas/litro de concentrao mxima. uma das causas assenta sob o ponto de vista mdico. O conhecimento mdico tem de ter pelo menos 10 anos de investigao para ser tomado com vlido, pois a complexidade do meio em estudo e do seu metabolismo no pode ser feita sob o ponto de vista causa/efeito, e sim um estudo a longo prazo, para se poder estabelecer uma relao entre uma determinada espcie quimica e o seu efeito na saude. Este estudo minucioso, trabalhoso e prolongado, sabemos tambem que a longo prazo ele habilita a determinao causa/efeito sobre o estudo em causa. Este parmetro vai de encontro nossa questo porque encara o desenvolvimento tecnolgico como algo duradouro e despendioso, necessrio um estudo demasiado minucioso que relacione determinados compostos quimicos e os seu consequentes efeitos no ambiente e nas espcies. outra causa reside no equipamento tecnolgico que permita a concepo destas metodologias analticas, isto , o conhecimento cintifico muito dispendioso. o custo que levam estas anlises a serem concretizadas, isto , temos o levantamento a nvel global dos ndices da gua. Temos de analisar a situao dos vrios paises em relao a esse problema, isto , quanto custa a manofactura e quanto o pas est disposta a gastar.

por fim sabemos que tambm existem espcies quimicas, que so do ponto de vista da saude mais perigosas que outras.

A GUA UM DIREITO!?? A gua definida como: o Tendo circulao permante o Um volume constante o essencial vida A gua no e um produto comercial como outro qualquer mas um patrimnio que deve ser protegido, defendido e tratado como tal. A gua um produto comercial, sujeita a um mercado, que pode comprar-se e vender-se. No entanto, a gua tambm um patrimnio essencial vida e toda a gene tem o direito a ela, estes dois factos so um pouco ambiguos e geram alguns conflitosem relao gua.

Os recursos hdricos superfciais, subterrneos e costeiros so patrimnio do Estado Portugus. A gesto desses recursos efectuada pelos organismos do estadoministrio do ambiente. Questo: Supondo que eu na minha propriedade tenho um poo com gua. De quem o poo afinal? -No nosso pas, o dono dos recursos hidricos o estado, a propriedade da gua do estado. Por onde passa uma toalha fritica e onde se quer abrir um poo, e com a devida autorizao, o proprietrio pode usufruir da gua, mas no livre de a utilizar toda, porque sendo a gua um bem publico no que a tornar um bem particular. Onde h carncia de gua, o proprietrio do terreno abrodado, pelo estado ou por um delegado do ambiente, para assim se proceder a obras de infrastruturas para abastecer a necessidade, contudo o proprietrio tem benefcios sobre o poo, sujeito a uma ideminizao. Em relao aos furos e poos, tem de existir um registro autrquicodestes e a situotem de estar regularizada. Existe uma especificidade para o uso quantitativo e qualitativo, isto , o estado pode impedir a utilizao indiscrimiada da gua- o proprietrio pode ser impedido de fazer certos usos da gua, por exemplo, no pode utilizar gua para encher uma piscina. A gua de um poo, ticamente, deveria ser paga, pelo menos segundo o decreto de lei 45/46/47-94. (os donos do terreno no so proprietrios da gua e esta utilizao est condicionada e tem de ser autorizada. A epal por exemplo tem um contracto com o estado para a explorao e utilizao da gua. As guas minerais de venda, por exemplo, o luso, os proprietrios dessas toalhas de gua tm contractos de explorao, como se tratasse de um proprietrio de um poo. Em ultimo caso, o estado, e se for necessrio, possui a gua.

Na Unio Europeia a situao de propriendade da gua muito diversa. Em Portugal, o Estado Protugs o proprietrio da gua existente, com excepes de alguns casos, pe, na Madeira em que existem algumas pessoas particulares que so proprietrios da gua e podem vend-la. O Estado Portugus faz contratos comerciais para acptao, tratamento e distribuio da gua com empresas publicasou privadas. Os contratos so negociados por um tempo limitado e tm contra-partidas para ambos. Embora a gua seja 1 bem essencial, no um bem gratuito , tendo de ser paga. Quando pagamos a gua, pagamos o servio de captao, tratamento e disribuio da gua (rede de destribuio, tratamento de cloro, bombas de capatao...) e no o bem em si. A legislao diz que as guas canalizadas tm trs variantes: o captao o tratamento o distribuio Pode ser feita pela mesma entidade ou ento por entidades diferentes, logo o preo reprecute para os consumidores e para cada uma delas. A gesto econmica precisa anda de revises. A conceo da captao de guas um contrato comercial entre o estado e a entidade que pede a concepo. O preo desta concepo e o preo da quantificao tambm no so universias e leais para com todos os cidados. O preo da gua no igual para todos, isto porque o que se paga o saneamento e no a gua em si. O volume da gua depende: o volume utilizado o qualidade Questo: Se o preo da gua de consumo tem de ser pago na totalidade pelo consumidor, e a fatia da populao que no tem para pagar esses recursos, o que acontece a eles? Deixam de ter gua? Partindo da contradio de se considerar que a gua um patrimnio universal e que essencial vida, entretanto tambem um recurso escasso, e tratado como um produto comercial. um bem indespensvel e um patrimnio universal mas tem um valor comercial. Os volumes de gua utilizados para conforto e lazer sero mais penalizados em termos de custo publico. O preo do m3 da gua variavel consuante o fim a dar gua.

----------- Existe neste momento uma estratgia dos recursos hidricos: -Se no existe gua suficiente para a agricultura, se obrigatrio ter-se gua para a populao, se os ecossistemas necessitam de gua, para qu esta disponibilizao de gua, que deve ser para o ambiente, para a agricultura? Porque que nestes pases que sofrem de falta de gua, no se deixa a agricultura? Porque no importar o alimento proveniente da agricultura? A importao de alimento no vivel pois faz com que os paises caiam na dependencia de outros. A contraproposta ser ento a importao de gua. Sendo assim , falar-se em importao de gua est inequivocamente ligada importao de alimento, sendo que desta maneira apenas n fere susceptibilidades. Quando no existe gua disponivel para o consumo nem gua disponvel para o ambiente, a proposta que est a ser estudade partir-se para a importao de gua , entretanto esta proposta ainda no est em directiva, mas para l camainha.

LEGISLAO
O pas, assim como todos os pases que entram no mbito da Unio Europeia, so brigados a cumprir um determinado nmero de directivas comunitrias. Estas directivas sofrem processos de discusses tcnicas e juridicas para o cumprimento das mesmas. dado aos pases um tempo para verter para as respectivas legislaes nacionais as ditas directivas. Para se verter dado um prazo, porque a legislao de cada pas diferente dos outros, por isso estas directivas tm de harmonizar os seus objectivos com as respectivas legislaes. tambm sempre dado um prazo para que os pases coloquem estas directivas em funcionamento. O no cumprimentodestas directivas provoca uma punio que culmina numa situao de tribunal. A no ser que os pases peam uma revogao destes prazos, para isso tem de se justificar juridicamente, so apresentadas as ditas coimas. Uma directiva comunitria quando vertida para as respectivas legislaes deixam de ter este nome passando, em geral, a chamar-se, decretos de lei. Estes decretos de lei tem sempre na sua redao as directivas ou quaisquer outros documentos que forem alterados ou revogados. No quadro da gua, h um documento dito como fundamental para a sua gerncia da qualidade da gua- directiva quadro da gua. Esta directiva ainda no est vertida para a legislao nacional. Foi publicada em 2000, sendo que o pas se est a aproximar vertiginosamente dos prazos que est obrigado a cumprir. Esta directiva veio alterar profundamente os recursos hidricos comunitrios, sendo que veio reposicionar e colocar como exigivel no pas coisas obvias como, por exemplo,

considerar que os ecossistemas necessitam de ter gua. Tornou-se assim uma mudana conceptual muito relevante. Durante muitos anos, do ponto de vista conceptual, algumas das definies ecolgicas partiam do principio que o Homem estava no topo da pirmide evolutiva, e como predador que era, tambm lhe assentava o rtulo de destruidor dos ecossistemas, assim sendo, a preocupao para os preservar era inexistente. O que se passa actualmente que o Homem consciencializou-se, como espcie e pretencente a uma equao global, que a atitude fazer e actuar, utilizando as ferramentas adequadas para minimizar os danos causadas. Somos assim obrigados a considerar que os ecossistemas, tem de ter uma qualidade e qantidade adequada para manter o seu funcionamento. Isso permite hierarquizar a utilizao e escolha dos recursos hidricos assim como fazer um planeamento da utilizao e gesto dos ecossistemas fazendo assim a economia da gua.

DIRECTIVA QUADRO DA GUA


A directiva vigente a directiva 2000/60/CE de 23 de Outubro de 2000. Procura assegurar: - A manuteno da integridade dos processos e funes dos ecossistemas (guas para o ambinete) - A gesto sustentada dos recursos hidricos. - Uma partilha equitativa e justa dos beneficios da existncia da gua em termos e qualitativos. Implicaes da directiva - No degradao da qualidade da gua. - Minimizar ou impedir a degradao das guas superfciais e subterrneas (reservatrio de gua doce potvel, susceptvel de ser utilizvel). - Manuteno dos niveis de gua onde ela existe. - Definia e conservao de zonas protegidas. Planeamento / Gesto - Enquadramento do planeamento e suas utilizaes no mbito de uma gesto de regies da bacia hidrogrfica. - Melhoria da articulao das guas distribuidas eom autoridades nacional e regional da gua / prespectiva geral dos recursos hidricos da bacia. - Caracterizao geogrfica, geolgica, hidrogrfica, demogrfica e econmica da regio da bacia. - Impacte ambiental respeitante a factores de poluio, captao de guas e outros. - Identificao das massas de gua bruta susceptivel de utilizao para produo e/ou consumo humano. - Controlo do estado das guas superficiais e subterrneas. - Registo e controlo de zonas protegidas. Economia da gua - Encargos da gua, actuais e futuros. - Pagamento das utilizaes da gua incluindo descarga das guas residuais. - Recuperao dos custos de sectores domsticos, industriais e agriculas. - Derrogao ao principio da recuperao de custos/garantia de 1 nvel bsico de utilizao para fins domsticos. No recuperao de custos de financiamento para objectivos ambientais e de assistncia financeira. - Proteco e identificao/utilizao preferencial para consumo. A Directiva 2000/60/CE revoga toda a legislao existente. Aparece numa situao em que a Europa questionava a gua como recurso essencial vida, supostamente um direito adquirido (base conceptual poltica e social).

Objectivos polticos que devero ser atingidos no domnio das guas para que uma politica sustentvel nesta matria possa ser atingida de modo rentvel e eficiente:

Desenvolvimento sustentado
a) deve ser smp garantido o abastecimento publico de gua para beber, de qualidade adequada e quantidade suficiente e com a necessria fiabilidade, isto , uma gua tem de ter em qualquer momento e em qualquer ponto de uma rede de distribuio, os parmetros de qualidade, dentro da legislao. As conentraes de materiais orgnicos e inorgnicos so suficientemente baixas para que o consumo no cause consequencias de saude publica Uma pessoa bebe em mdia entre 1,5-2 litros de gua por dia e gasta para proveito proprio cerca de 150/200 litros por dia. b) Os recursos hdricos disponveis devero satisfaze para alem das necessidades em gua para beber, outros requisitos de qulaidde e quantidade suficientes para cobrir outras necessidades econmicas. Hierarquicamente temos: 1. necessidade das industrias e da agricultura. 2. a realizao de actividades de pesca 3. transportes e produo de energia 4. necessidades existentes em termos de lazer e de recreio. Em alguns casos, estas utilizaes so feitas atraves da rede de distribuio de gua, pelo que a gua fornecida dever cumprir as normas apliaveis gua de beber. A agricultura consome cerca de 80% dos recursos disponveis, uma percentagem mto elevada. Destes 80% desperdiada uma quantidade elevada de gua quer por rupturas de canalizao, quer devido evaporao, a irrigao por vezes abundante e desnecessra... Na industria agro-alimentar, aqualidade de gua idntica ou ainda mais exigente que a gua de abastecimento publico.

c) A quantidade e qualidade dos recurso hidricos, tal como a estrutura fisica do ambiente aqutico, devero, salvo casas excepes, ser suficientes para proteger e preservar o bom estado ecolgico, o funcionamento do meio aqutico e satisfazer as necessidades em gua dos ecossistemas e dos habitats, das zonas terrestres e humidas. necessrio adoptar, ainda, medidas destinadas a proteger massas de gua de excepcional qualidade ou interesse. guas superfciais: No existe na natureza gua pura ou acptica, ie, a gua contem sempre microrganismos. As condies para um sistema de abastecimento de gua a desinfectao destas massas de gua.

guas subterrneas: No podem nem devem ser usadas, mesmo para abastecimento publico, a no ser que no exista nenhuma massa de gua superficial susceptivel de ser captada, tratada e utilizada, ou ainda no devem ser utilizadas com uma qualidade tipo A1 ou melhor que A1, ie, deve-se minimizar a utilizaao de guas subterrneas, no se deve fazer descargas destas guas para massas superficiais com vista a manter a qualidade e quantidade. d) Dever proceder-se gesto dos recursos hidricos, de modo a evitar, ou reduzir, os efeitos adversos das cheias e minimizar o impacto das secas. (consequncia de toda a gesto dos tpicos antereiores, do ponto de vista legistico)

A directiva quadro da gua aponta para os seguintes objectivos:


(a)- manuteno da integridade dos processos e funes dos ecossistemas. (b)- gesto sustentada dos recursos (c)- assegurar uma partilha equitativa e justa dos beneficios Servios: 1. abastecimento domicilirio de gua para consumo publico 2. recolha domiciliria e drenagem de guas residuais urbanas 3. tratamento da gua residuais e urbanas (tratamento secundrio) estimativas: 199 3 82% 64% 32% 199 9 90% 75% 55% 2006 95% 90% 90%

1 2 3

Principios da Poltica da Comunidade Europeia no dominio da gua


Sendo a susceptibilidade o objectico de uma politica comunitria, os principios em que se baseia so emanados do Art130-R do tratado primeiro de Maastricht e agora de Amestardo. So elas: Princpio de Proteco Elevado- posio de exigncia que devero reflectir o progresso dos conhecimentos cintificos, e aumento da conscincia ambiental dos cidados e a melhoria constante de qualidade de vida. Principio da Precauo- sempre que os conhecimentos foram insuficientes ou existam duvidas pertinentes, no se devero correr riscos, cuja magnitude e significado podero ser maiores do que primeira visa podero parecer. Por exemplo, a polmica da co-incinerao e da formao, apartir desta, de dioxinas. Se existem duvidas acerca destas concentraes e dos seus efeitos sobre as populaes, ento, o projecto no deve ser feito. Tambem temos de ter em conta que no podemos estar espera de situaes ideiais e sem qq risco para o ambiente, pois estas no existem. Principio da Preveno- evitar a degradao do ambiente e minimizar os impactos negativos. Aplicando o principio de forma mais geral pode concluir-se ser indespensvel a actuao o mais a montante possivel, em todos os esquemas e sequencias poluidoras, para que seja possivel, optimizar o tratamento e minimizar o seu custo. Prevenir e no remediar, ie, afzer as aplicaes tecnicas o mais bem feitas possiveis para que os problemas no acontecam. Prncipio do Poluidor-Pagador ou Produtor-Poluidor-Reparador - o produtor para alem do poluidor, agente indespensvel produo dos bens e servios necessrios cobertura das exigncias materiais do cidado, e devero ser responsabilizado pelos danos e compelido a participar/arcar com os custos de reparao/recuperao dos sistemas afectados. Neste principio esto incluidos os dois anteriores. Principio do Utilizados Pagador , suporte da aplicao de taxas aos consumidores de gua em funo dos volumens consumidos, no para fins produtivos, mas de conforto e da cobertura de necessidades vitais. Se eu poluo uma gua, eu devo pagar essa poluio. Esta proposta apareceu num contexto Europeu em que a industria era encarada como unico responsvel pela poluio da massa hidrica. O objevtivo era obrigar a industria a fazer alguma tratamento fisicoquimico aos resduos, antes de os lanar ao mar (no existia tratamento secundrio biolgico, porque no havia matria orgnica suficiente para o fazer). Obviamente que a industria Europeia foi avanando como este tratamento de residuos, at porque este tratamento trazia benificios e proveito econmico.

Agora este decreto altamente penalizante a nivel monetrio, antigamente no o era, ficando mais barato pagar a coima que pagar o dito tratamento. Principio da subsidariedade- este principio estabelecido pelo artigo 3 B do tratado, determina que essas medidas podem ser tomadas de modo tanto mais eficiente qt mais proximo estiver o nivel de decisodesses mesmos problemas. As medidads tomadas pelos estados membros podero ser mais eficazes do que os tomados a nivel comunitrio. Havendo um nivel organizativo e deliberativo inferior ao nacional (regional.local), as medidas tomadas a esses niveis podero/devero ser mais eficazes do que os tomados a nivel nacional. A tomada de opes a nivel comunitrio podero ser justificadas: (a)- como forma a evitar distores das condies do mercado, situaes tomadas incontornvel pela necessidade de transparncia. (b)- por razes de ordem operacional, mormente as verificadas em zonas de fronteira, onde se torna indespensvel uma coordenao de esforos por parte de entidades pertencentes a Estados Membros diferentes.

H medidas tcnicas, econmicas e polticas que so mais eficientes se forma tomadas por quem melhor conhecer os problemas, ie, pelas entidades que esto dentro dos problemas. Contudo, e particularmente aos problemas respeitantes gua, e sendo que os pases partilham de mesmos recursos hidricos (rios), tm de ser reguladas situaes qm que se tiram recursos de outros paises. Por exemplo: Espanha tem obrigao de deixar passar um quantidade de gua para Portugal para manter a ecologia dos caudais. A tentativa de resolver os problemas s tem fim na recurrncia s instituies comunitrias. Este pricipio o mais eficaz para os paises mais pequenos e menos poderosos.

Tipos de guas
As guas minerais ou naturais So guas que no sofreram qualquer tipo de tratamento quimico, fisico ou mineralgico. Embora no sendo uma gua acptica ou pura contudo os microrganismos l existentes no so acusados com sendo causadores de patologias. Uma gua natural no pode ter qualquer tipo de tratamento, o cuidado a ter a pastorizao e as condies de higiene no enchimento das guas em recipientes. As guas naturais so classificadas de acordo com as concentraes do io dominante. Estas guas so rotuladas como fracamente mineralizaveis, o que em termos de saude publica podem ser ingeridas sem restries. Tb existem as guas minero-medicinais (pedras salgadas..) Esta guas, devido s suas concentraes inicas serem fortemente mineralizaveis, no devem ter um consumo como as guas naturais, pois podem ter consequncias na saude de determinadas pessoas. So guas que tm restries de consumo, so usdas segundo prescrio mdica- termas. Existem tambm as guas de mesa So guas com qualidade idntica s guas canalizadas s que como tm um periodo mais longo de armazenamento, tm um reforo de desinfectao, necessrio para garantir que num periodo mais longo se denvolvam microrganismos e matria orgnica. De uma gua da torneira faz-se um reforo desinfectante utilizando mtodos fisicos e quimicos apropriados. guas medicinais guas de hemodilise por exemplo. So guas que tm exigncias para a actividade farmaceutica e mdica. Tem de ser uma gua de qualidade superior s de abastecimento, estas exigncias referem-se preferencialmente em relao concentraes em metais (ferro, alumnio). Numa rede canalizada, a circulao constante, assim o periodo de estagnamento da gua diminuta, logo a possibilidade de crescimento de microrganismos menor, na gua de mesa, como est engarrafada, o cloro vai desaparecendo, passado um certo peroido de tempo podem comear a crescer microrganismos.

DECRETO LEI 243/2001 DE 5 DE SETEMBRO


Objectivo- o presente diploma regula a qualidade da gua destinada ao consumo humano e tem por objectivo proteger a sade humana dos efeitos nocivos resultantes de qualquer contaminao da gua destinada ao consumo humano, assegurando a sua salubridade e limpeza. Assegurar a qualidade da gua para consumo humano constitui um objectivo primordial nas sociedades actuais, ponderada a sua importncia para a sade e a necessidade de salvaguardar e promover a sua utilizao sustentvel. Na transposio desta directiva teve-se em conta a experincia recolhida durante a vigncia do normativo que, sobre a matria, integra o Decreto-Lei n. 236/98, de 1 de Agosto, nomeadamente no tocante necessidade de clarificao do quadro institucional cujo funcionamento no se revelou o mais adequado prossecuo dos objectivos em presena. Por outro lado, cientes da necessidade de as entidades gestoras dos sistemas de abastecimento pblico de gua se adaptarem, progressivamente, ao estabelecido no presente diploma, reportando-se a obrigatoriedade de cumprimento da generalidade das suas normas a finais de 2003, estabelece-se a necessidade de apresentao, at final de Maio de 2002, de um programa de adaptao ao cumprimento dos novos valores, com a calendarizao das aces previstas e o plano de investimentos associado. Anexo I O decreto anterior tinha uma listagem de 6 organismos que seriem plausveis de anlise com patognicos, sendo que a legislao actual tem apenas 2 indicadores dos quais no fazem parte os protozorios para a gua da torneira. Para gua de mesa (consumo humano no domicilirio) tinha-se 6 e passaram a ter 5organismos presentes na lista. gua de mesa- gua da torneira eventualmente melhorada, so as que tm sabores a chs e frutos (aquarel). So guas que tm um tratamento sobre a gua domiciliria. A desinfeco maior porque o tempo de armazenamento maior, sendo que se podem contudo multiplicar vrios tipos de organismos. A avaliao destas guas pode conter organismos, no podem ser de origem fecal.

gua destinada ao consumo Humano (a)- Toda a gua no seu estado original, ou aps tratamento, destinada a ser bebida, a cozinhar, preparao de alimentos ou a outros fins domsticos, independentemente da sua origem e de ser fornecida a partir de uma rede de distribuio, de um camio ou navio-cisterna, em garrafas ou outros recipienes, com ou sem fins comerciais;

(b)- Toda a gua utilizada numa empresa da industria alimnetar para o fabrico, transformao, conservao ou comercializao de produtos ou substncias destinados ao consumo humano, excepto quando a utilizaodessa gua no afecta a salubridade do gnero alimentciona sua forma acabada. Esta defenio pode ser um pouco ambgua porque para a gua manter a sua qualidade ao longo do tempo e em todos os pontos da rede de distribuio, tem de ser sujeita a uma desinfeco.

Salubre e limpa Condies da gua destinada ao consumo humano que se caracteriza por no conter microrganismos, parasitas nem quaisquer substncias em quantidades ou concentraes que constituam um perigo potencial para a sade humana, bem como por preencher os requesitos mnimos estabelecidos nas partes A) e B) do anexo I e respeitar, genericamente, os valores dos parmetros da parte C) do anexo I.

Anexo I A- Parmetros microbiolgicos Para a gua destinada ao consumo humano fornecida por sistemas de abastecimento pblico, redes de distribuio, camies ou navios-cisterna, ou utilizada numa empresa da industria alimentar; - Escherichia coli- 0 /250 ml - Enterococcus- 0 /100ml Para guas postas venda em garrafas ou outros recipientes: - Escherichia coli- 0 /250 ml - Enterococcus- 0 /250ml - Pseudomonas aeriginosa- 0/250ml - Nmero de colnias a 22C- 100/ml - Nmero de colnias a 37C- 20/ml A desinfeco que se faz a estas guas impede que os microrganismos se desenvolvam, no briga necessriamente que morram. necessrio garantir que durante o espao de tempo que a gua fica engarrafada e parada, os microrganismos no se desenvolvam. C- Parmetros indicadores (cujo valor paramtrico deve ser considerado como valor guia). A razo de no poderem existir numa gua E. Coli, entrecoccus, Pseudomonas e poderem coexistir outros microrganismos prende-se no facto de ser devido a estes microrganismos no identificados que ocorre a depurao de substncias indesejeis.

UTILIZAES DA GUA - Utilizao da gua que afecta a sua qualidade:


Usos municipais - Produo e descargas de esgotos; - Efluentes de poluentes Usos agriculas - Produo da gesto de estruturas; - Uso de produtos agro-qumicos; - Descargas de guas de drenagem - gua de rega, funcionamento de gua para a actividade faunistica. Ex: a gua para regar alfaces pode ser distinta daquela para rega de laranjeiras, pois deve-se contar com os riscos sanitrios envolvidos. Em geral para a agricultura no se usa gua domiciliria, usando sistemas alternativos de albufeiras (guas superficiais) ou guas subterrneas por furos (s se no houver outra alternativa). H que ter em conta que as guas de rega contm metais pesados e resduos fecais. Regando uma alface com esta gua dita bruta que tm uma carga orgnica mto elevada e tambm uma carga do ponto de vista microbiolgico elevada contactam directamente com a gua e todos os ricos que a ela estam associados. Os riscos de ingesto destes microrganismos que podem ser patognicos muito elevado. O caso da rega das laranjeiras o contacto da gua com o fruto quase inexistente, logo os riscos para quem os consome no to grave. Sendo assim os riscos da utilizao da gua no nico e uniforme para cada tipo de cultura, seja ela frutfera ou cerealfera, etc. pode-se obter por diferentes tipos de gua, diferentes tipos de utilizao de gua de rega. Para o caso dos animais tambm temos o caso da gua que utilizada para a lavagem de pavimentos de estbulos, etc e a gua que se d para eles beberem. Usos industriais - Produo de guas residuais; - guas de arrefecimento; - guas de drenagem de efluentes de minas.

- Utilizaes que so afectadas pela qualidadede gua:


Usos municipais - Consumos, - Usos domticos, - Usos pblicos (rega de jardins, lavagem de ruas)

Usos agriculas - Abastecimentos domsticos de explorao agricula; - Fornecimento de gua para criao de animais; - Rega. Usos industriais - Processamento de alimentos; - Abastecimento de caldeiras; - Outras formas de processamento fabril; - Explorao mineira. Ex: A industria clnica utiliza um processamento de gua diferente, sendo que em muitos parmetros, principalmente na analise de metais pesados, a avaliao mto mais rigorosa que os parmetros da gua de consumo. Uma gua com teor muito elevado de sais apresenta uma condutividade elevada que leva a um desgaste na zona onde passa, isto tal como acontece nas nossas casa nas mquinas domsticas tambm acontece nas grandes mquinas industriais, logo as exigncias nestas industrias tem de ser maior para a qualidade da gua, tem de optar por uma gua que no crie condies de corroso ou oxidao ou algum tipo de actividade que condicione o funcionamento ou qualidade dos produtos. Usos recreaccionais - Desportos onde se verifica contacto directo coma a gua (ex, natao); - Esttico. o Usos directos ter-se um contacto ou exposio directa com o meio hdrico. O nosso comportamento condiciona os riscos a que estamos sujeitos, quer sejam infeces, intoxicaes ou alergias (estes problemas so os chamados efeitos sanitrios ). O contacto directo tanto pode ser na pele como nas mucosas (genitais, bocais, nasais) para alem da ingesto, bastante grave tambm. o Usos indirectos o corpo no est em contacto directo com a gua, simplesmente tem um contacto proveniente de salpicos ou de contacto muito pequeno. Ex: andar de barco Os riscos de exposio so distintos, logo a qualidade da gua distinta, consoante possvel um contacto directo ou indirecto, tendo em conta a concentrao em sais e quantidade de agentes patognicos principalmente agentes fecais provenientes de resduos e esgotos. Usos ligados vida aqutica - Vida aqutica e vida selvagem; - Pesca; - Habitats hmidos e pantanosos; - Aquacultura.

Aquacultura - industria que utiliza meios naturais embora seja uma estrutura artificial. Ex: zonas de esturios (zonas de grande produtividade) para a explorao de peixes. cada vez mais uma industria que ao s-lo requer exigncias para manter a produtividade. Pode partir pela necessidade de aumentar o alimento no meio logo aumentar tambm a carga orgnica (dejectos inclusive) potenciando o aumento da eutrofizao. Tem assim de se gerar um equilbrio entre produtividade econmica e a qualidade do sistema ecolgico e do alimento.

- Utilizaes no ligadas qualidade da gua:


Usos comerciais - Geraes de energia hidrulica; - Navegaes Usos recreaccionais - Desportos aquticos (remo, vela, esqui aqutico, etc.) - Navegao de prazer. Sistemas lagunares terrenos utilizados para fazer lavagem de resduos.

ORIGENS DA POLUIO Conjunto de substncias em produtos fitofarmacuticos (pesticidas, herbicidas)


Compostos organo-halogenados e substncias susceptveis de formar esses compostos no meio aqutico. Compostos organofosforados Compostos organoestnicos Substncias e preparaes com propriedades comprovadamente carcinognia ou mutagnia ou com propriedade susceptvel de afectar a reproduo no meio aqutico ou atravs deste Hidrocarbonetos persistentes e substncias orgnicas txicas, persistentes e bioacumulaveis. Cianetos Metais pesados Arsnio e respectivos fitofarmaceuticos ( degradvel e bioacumulvel e propaga-se na cadeia alimentar) Biocidas e produtos fitofarmaceuticos Matrias em suspenso substncias que contribuem para a eutrofizao (em especial fosfatos e nitratos) Substncias com influencia desfavorvel no equilibrio de O2 (que podem ser medidas atravs de tcnicas com o CQO, CBO, etc) CBO- (mg/O2/L)- quantidade de O2 necessrio para ooxidar biolgicamente a m.o. CQO- (mg/O2/L)- consumo de O2 que necessrio para oxidarquimicamente a m.o.

Origem do efluentes e substncias induzidas


Origem dos efluentes domsticos Processamneto produtos vegetais Processamento produtos animais Industrias qumicas sntese Siderugica metalomecnica Minerao de carvo Factores e substncias que induzem a degradao das aptides para uso da gua CBO, slidos em suspenso, n-aminiacal, nitratos, microrganismos de CBO, slido em suspenso, cor de CBO, slidos em suspenso, gordura , n-amoniacal (urina) de CBO, CQO, amonaco, fenis, produtos orgnicos. No biodegradveis e Cianetos, fenis, tiocanetos, pH, n-amoniacl, sulfuretos Slidos em suspenso, ferro, pH, metas emsoluo

Unidades de tratamento Cianetos, cobre, cdmio, nquel, alteraes de pH de superfcies metlicas Produo de cerveja Slidos de superfcie, CBO, pH Industria de laticinios Efluentes d erefinaria pedreiras Pasta de paepl agricultura CBO, pH, n-amoniacal n-amoniacal, fenis, hidrocarbonetos, sulfuretos Slidos em suspenso, leos Slidos em suspenso, (branquaamneto) e fenis Nitratos, fosfatos, CBO pH, silfuredos, cloro

CBO- carncia bioqumica de oxignio

Tipos de fontes
Fontes susceptveis de controlo pontual: Fontes localizveis que podemos identificar e actuar sobre elas o efluentes domsticos e urbanos o efluenes industriais - predominantemente orgnico - predominantemente inorgnico - mistos - descargas trmicas - substncias radioactivas (hospitais, clnicas que utilizam substncias radioactivas) o resduos gerados na superfcie de reas impermeveis - poluentes descarregados inadvertidamente - emisses que poderiam ser evitadas (pe, guas de superfcie, de desportos e zonas industriais) o resduos gerados em locais especificamente drenados - slidos em suspenso provenientes de estalaieros de construo civil, pedreiras e minas - escorrncias provenientes de pilha de resduos - lixiviados de aterros sanitrios assente em telas impermeveis. - Efluentes de drenagem de minas (contendo poluentes dissolvidos)

o Descargas ilegais, ou seja teoricamente controladas pela legislao vigente, mas em situaes onde na se verifica monitorizao da mesma ou cuja deteno no se verifica.

Fontes difusas Conjunto muito diversificado de estruturas onde se detecta o poluente ou a fonte com dificuldade de actuar. o guas subterrneas contaminadas e caudais de drenagem natural (as fossas spticas no ligadas a redes de esgoto proximas de lenis freticos contaminando-os quando esto mal dimensionados. Fonte exacta impossivel de localizar) o Disperso de materias devido a disturbios e turbilhes provocados pela navegao (ex: slidos ressuspendidos) o Quedas pluviomtricas atmosfricos contaminadas (ex: chuvas cidas) e depsitos

o Descargas acidentais, imprevisiveis no espao e no tempo (ex: descargas de fuel dos petroleiros.

Grupo de poluentes Substncias biodegardveis cujo quantitativo ser expresso pelo respectivo valor de CBOs Substncias txicas tais como arsnio, cdmio, chumbo, zinco, cobre, mercrio, niqeul e eventualmente radoactivos (substncias endcrinas) cidos e alcalis

Efeitos resultantes da sua presena na gua Desoxigeneo das guas, morte dos peixes e outros organismos aquticos anaerbios , formao e libertao de odores Mortalidade dos peixes, animais domsticos e de criao, mortalidade das algas e demais organismos planctnicos bioacumulaes e biomagnificao emtecidos de muluscos e peixes Ruptura da capacidade tamponizante das guas, altraes no sistema ecolgico, com eventuais modificaes da populao dominante

Origens usuais desses poluentes Efluentes domsticos e industriais aparentados, destilarias, fabricas de conserva, unidades de fabrico e unidades de produo e fabrico de pasta de papel Industria de tratamento de superfcies metlica (cromagem e niquelagem) tratamento de fosforites e bauxites, produo de cloro, fabrico de baterias e acumuladores. Efluentes de minas de carvo, sidurgia, unidades txteis, efluentes da industria qumica (efluentes da lavagem de reactores de unidades de laticineos, efluentes de unidades de

Desinfectantes, tais como, cloro e derivado, ozono, guas oxigenadas, formalinas, fenis, etc.

Eliminao selectiva de microrganismos, formao de sabores e odores emguas tratadas, formao de derivados txicos e ou mutagnicos, etc Modificao da caracterstica da gua tais como, a condutibilidade, dureza e salinidade, formao de precipitados e suspenses coloidais, formao de colorao Desoxigenao da gua, possibilidade de induo dos efeitos eutrofianes, crescimento selectivo de microrganismos, formao de odores

Sisa de origem inorgnica em especial cloretos, fluoretos e silicatos

Substncias oxidantes e redutoras, tais como, amonacos, nitratos enitritos, suluretos e sulfitos.

Substncias esteticamente questionveis

Organismos patognicos (qq organismo que susceptvel de causas doenas)- vrus , bactria, fungos e protozorios so os mais frequentes

Slidos flutuante e produtos decantveis, espumas de eutrofizao, depsitos de fundo anaerbio, formao de odores e de espumas, mortalidade dos peixes. Infeces no Homem e animais domsticos, doenas e pragas vegetais atravs de gua contaminada

despeliculagem quimicade vegetais (tomate) Unidade de branqueamento da pasta de papel, fabrico de antibiticos, de produo de gs, alcatres, etc, unidades de produo de tintas e outros produtos qumicos. Unidades metalrgicas de produo de cimento, cermica, descargas e efluentes de minas e unidades de separao de metais, efluentes de poos e combustveis fosseis Unidades de produo de gs e carves, fabrico de adubos e fertelizantes, fabrico de explosivos, pigmentos de tintas, fibras txteis, fabrico de branqueamento de papel e efluentes domsticos. Produo de detergentes, unidades de cortume, agro-alimentar e produo de aucares, fabrico de l, criao de galinceos, refinaria de petrleos, perfuraes, efluentes domsticos Efluentes de matadouros, processamento de l, abate e processamento de galinceos e outras aves, formao de fungos em obras de tratamento de efluentes, disperso de espumas e ETAR

Monitorizao- Uma campanha de monitorizao de uma massa de gua tem como pressoposto analisar primeiramente as qualidades macroscpica dos materiais existentes numa gua. Esta monitorizao passa por verificar a presena de objectos e quantific-los. Substncias azotadas (nitratos e nitritos) so componentes muito eficazes quando se fala de poluio. Estes propicionam um aumento de nutrientes na massa de gua promovendo o crescimento de produtores primrios (suporte bsico da massa de gua e de quem nela vive (algas e protozorios especificamente)). As descargas nesta massa podem em certas circunstncias provocar o aumento de substncias orgnicas, fazendo com que o tratameento mnimo seja muito mais

dispendioso. Tem de se garantir que os parmetros sejam pelo menos iguais ou menores concentrao que se tinha inicialmente na massa de gua. Ologotrofia- este termo caracteriza uma gua de fraca productividade por ter teores de matria orgnica reduzida e uma concentrao mxima de oxignio dissolvido, sendo que o fosforo e o azoto dissolvido na gua no suficiente para alimnetar as algas. Todas as guas tendem naturalmente a aumentar as concentraes de matria orgnica. As fontes fundamentais de matria orgnica pdem ser biodegradaveis, ie, a introduo de azoto e de fosforo na massa de gua provem dos residuos slidos urbanos, os residuos agro-alimentares e os residuos domsticos. O aumento de oligotrofia promove a degradao da massa de gua, porque os teores de matria orgnica se vo tornar cada vez mais anaerbios, no levando decomposio da matria. Saiu em vigor um decreto de lei que obriga o tratamento secundro dos efluentes (ETAR). Existem limitaes de descarga, sendo que esto estipulados certas zonas denominadas sensveis e zonas denominadas no sensveis. - As zonas sensveis tratam a eutrofizao de dificil reoxigenao das guas; ex: esturios e rios. As descargas nesta zona so feitas, s que tm de ter obrigatriamente um tratamento secundrio e descargas de azoto e fosforo em quantidades pequenas. - Nas zonas no sensveis, as descargas residuis tambm so obrigadas a um tratamento secundrio, contudo as descargas de azoto e fosforo so em quantidades mais elevadas.

Directiva 91/271/CEE; decreto de lei 152/97, 19 de Junho


Objectivos: - tratamento de guas residuais urbanas. - Diminuio o mais possvela das matrias descarregadas (concentrao de matria orgnica) - Avaliao da matria orgnica do ponto de vista da sua biodegradibilidade. CBO = 30mg O2/L N, P 10-10^2 O Decreto-Lei n. 152/97, de 19 de Junho, transps para o direito interno a Directiva n. 91/271/CEE, do Conselho, de 21 de Maio, relativa ao tratamento das guas residuais urbanas, e aprovou uma lista de identificao de zonas sensveis e de zonas menos sensveis, bem como respectivo mapa, constantes do anexo II ao referido diploma legal. Por outro lado, o n. 2 do artigo 3. do citado Decreto-Lei n. 152/97, de 19 de Junho, dispe que deve ser feita uma reviso da identificao das zonas sensveis e das zonas menos sensveis pelo menos de quatro em quatro anos. Nos estudos desenvolvidos, os critrios aplicados visaram, essencialmente, o combate eutrofizao e a necessidade de adoptar um tratamento mais avanado do que o tratamento secundrio, permitindo o cumprimento do disposto na legislao comunitria aplicvel em matria de guas, bem como a reduo da poluio microbiolgica. Com o objectivo de proporcionar uma correcta orientao na seleco do tipo de tratamento a instalar, optou-se por incluir na lista de identificao das zonas sensveis os critrios que, para cada zona, determinaram a respectiva identificao. Finalmente, refira-se que, por virtude da aplicao do princpio da precauo, as descargas de guas residuais de dimenso inferior a 10000 e. p., quando realizadas directamente na zona sensvel ou na respectiva rea de influncia, devem estar sujeitas s mesmas exigncias que so aplicadas s descargas de guas de dimenso superior a 10000 e. p. efectuadas nas mesmas condies.

Quadro 1- requesitos para as descargas das estaes de trataemento de guas residuais urbanas sujeitas ao disposto 5 e 6.

parmetros Carncia bioqumica de oxignio (CBO5 a 20C) sem nitrificao Carncia qumica de oxignio (CQO)

concent 25mg/L O2

Percentagem mnima de reduo 70-90

Mtodo de referncia de mediao Amostra homogeneizada, no filtrada e no decantada,determinao de oxignio dissolvido antes e depois da incubao de 5 dias a 20C:1C, na total ausncia de lu. Adio de um inibidor de nitrificao. Amostra homogeneizada, no filtrada, no decantada. Dicromato de potssio.

125mg/L O2

75

Quadro 2

parmetros Total de particulas slidas em suspenso

concent 35 mg.l

Percentagem mnima de reduo 90

Mtodo de referncia de mediao Filtrao de uma amostra representativa atravs de um filtro de membrana de 0.45um. secagem a 105C e pesagem. Centrifugao de uma amostra representativa (durante pelo menos cinco minutos a uma acelerao mdia de 2800g a 3200g). Secagem a 105C e pesagem

Portaria n. 1037/97 de 1 de Outubro


Visa proteger as guas contra a poluio difusa causada por nitratos de origem agrcola. A prossecuo daquele objectivo exige a identificao das guas poludas por nitratos de origem agrcola e das guas susceptveis de o virem a ser se no forem tomadas medidas preventivas. Exige ainda a identificao das reas que drenam para aquelas guas, designadas por zonas vulnerveis. Obrigatoriedade de tratamento secundrio e controlo da industria de nitratos na agricultura e levada basicamente para guas subterrneas- proteco das massas de gua fundamentalemnte subterrneas. O azoto um grande macronutriente que limita o crescimento.

Indicadores microbiolgicos
Origem - parte das contaminaes microbianas das guas devem-se a resduos e a excrementos humanos e animais que no foram sujeito s a tratamento e/ou so lanados em ms condies no ambiente. O nmero de microrganismos presentes nesses materiais muito elevado, em 1g de fezes emcontram-se cerca de 10^9 organismos de cada 1 dos grupos de indicadores (ou 10^14 microrganismos /dia /pessoa). A populao microbiolgia de uma gua varivel, dificilmente conhecida em condies de campo, e contendo 1 nmero e uma diversidade muito grande de organismos, patognicos ou no, sujeitos a alteraes causadas por factores ambientais e susceptiveis de alterar o ambiente envolvente. Assim, a anlise de uma gua feita de modo a identificar todos os microrganismos nela existentes praticamente impossivel a nvel de rotina e economicamente insuportvel. A identificao e quantificao de todos os microrganismos no facil, pelo que necessario saber o que se procura para ter resultados concretos em tempo util. Recorre-se a microrganismos no patognicos ou de patogeniciedade limitada, que coexistam com patognicos reconhecidos, para funcionarem como indicadores da presena destes (mas que no podem garantir a sua ausencia). Os indicadores so mais facies de detectar, a sua anlise mais rpida e tem menores riscos para o analista. Esses indicadores de qualidade microbiolgica da gua, ditos classicos, so: - Coliformes totais - Coliformes fecais - Estreptococus fecais - Clostrdios sulfito-redutores - N. Total de Germes Critrios de seleco dos indicadores: - ser apropriado para permitir a anlise de todos os tipos de gua - estarem presentes na amostra, sempre que nela existam organismos patognicos - exitirem em numero maior presentes - mais resistentes que os outros patognicos a eventuais desinfeces - no dever ter o seu crescimento inibido por outros organismos - no dever ser patogicopara o Homem - a sua pesquisa e enumerao devero ser possiveis recorrendo a tcnicas laboratoriasis de identificao devero ter uma grande especificidade e sensibilidade e ser possiveis de detectar baixos niveis de indicador - a sua concentrao dever ter algumas relao directa com o nivel de poluio de origem fecal A ausncia desses indicadores no pode levar concluso da no existncia de organismos patognicos. Permite, apenas, concluir que a amostra em questo no est

contaminada com substncias fecais (consumo de H2O no representa riscos particulares para o Homem). A presena de indicadores permite concluir que a amostra que est a ser analisada se encontra presumivelmente contaminada, tomando a gua desaconselhada para o consumo. A existncia destes microrganismos aps determinado tratamento, indica que o mesmo no foi correctamente efectuado, ou que foi insuficiente. Na qualificao da gua de consumo recomenda-se a pesquisa para alem da de indicadores clssicos, dos seguintes organismos patognicos: - salmonelas - estafilococos patognicos - bacteriofagos fecais - enterovirus Alm disso, as guas no devem conter organismos parasitas (protozorios, pe) algas ou organismos macroscpicos (vermes , larvas, etc)

Qualidade microbiana na gua


Componentes de pluentes orgnicos Para as industrias, os sistemas de colheitas de colectores devem ser separados consuante o tipo de efluentes. Algumas industrias, pela lgica da implementao ou pelo custo, possuem estaes de tratamento pequenas sendo elas proprias a tratar os proprios efluentes domsticos produzidos. Estes efluentes doemsticos industriais so aqueles gerados pelos trabalhadores, p e, casa de banho, alimentao.... Tipo doena N de infeces amilases 4x10^8 diarreia 3 a 5x10^9 Por clera 2x10^5 ingesto Febre tifide 1x10^6 polio 8x10^7 ascariases 8-10x10^6 lepra 1.3x10^6 Por contacto trichuriases 5x10^8 anchilostomiases 7-9x10^9 Doenas bilharziose 2x10^8 originadas no Doena do sono 1x10^6 ambiente malria 8x10^8 hidrico com oncoceroso 3x10^7 vectores
associados

de infeco

Mortalidade 10^3/ano 3x10^4 5 a 10x10^6 5x10^3 25x10^3 10-20x10^3 2x10^4 Mto reduzida reduzida 5-68x10^4 5-10x10^5 5x10^3 1.2x10^6 2-5x10^4

Incapacidade relactiva escala de 1 a 4 3 2 1a2 2 2

4 1 2 1a2

Por ingesto Amilases- ingesto directa de amibas contaminando a gua que se ingere Diarreia- gastroentrite pela ingesto de microrganismos (agentes biologicos de origem fecal). Provoca uma perda mto acentuada de sais (sdio, potssio e calcio) e uma desidratao mto elevada. A mortalidade provocada pelas consequncias da doena do que a patologia directa dos agentes infecciosos. Clera- provocada por uma bactrio especfica, a infeco temporria, no permanente. H uma actuao aquando h um surto da epidemia. Tb provoca grandes diarreias- desidratao. Febre tifide- idntica clera. Polio- (poliomealite)- a vacina existe e mto eficaz. O valor de mortalidade reflete mais os paises do 3 mundo. Este organismo veiculado por gua e por ingesto mto facilmente infeccioso para aqueles que no tm gua tratada canalizada e aqueles que no tm sistemas de esgostos. Por contacto- pela gua que tem materiaias fecais (humanos ou animais de sangue quente, estes excretam o mm tipo de organismos, o que difere o numero) Ascariases- gnero de protozorios de parasitas que esto na gua e que os animais escretam. Estes parasitas tm de particular (tnia, lombriga..) terem um conjunto de equipamentos de fixao nos intestinos dos organismos hospedeiros. Esta inutilizao s depende da formao. Estes organismos formam cistos ou ovos, mto rsistentes a condies adversas do meio (temp e humidade). Para uma maior proteo e desinfeco dos reservatrios de +agua onde estes organismos habitam tm de sofrer uma limpeza particlar mais focada nas paredes e na base do reservatrio. Esta limpeza feita 1 a 2 vezes por ano e feita particularamente para guas domicilirias.entre 60 a 70% das guas supreficiais do mundo tm estes organismos incorporados. Alguns destes organismos podem ter contacto directo pela ingesto de laimentos contaminados, mais do que a ingesto da gua propriamente dita. O mesmo agente, na mesma concentrao pode no ter a mesma actuao. Esta emde-se consuante o individuo numa dada situao de infeco.

Etapas entre a execuo de agente patognicos e a patologia :


Carga excretada (quantidade de patognicos excretados) - tempo de latncia (tempo entre a excreo e a infeco) - multiplicao (capacidade de se multiplicar no ambiente) - persistncia (sobrevivncia de patognicos no ambiente) dose infecciosa aplicada no solo, na gua... - presistncia (sobrevivncia do tratamento aps tratamento) - hospede intremedirio - tipo de prtica (irrigao, etc)

- tipo de exposio (via digestiva, via area...) dose infectante para o Homem - tipo de nvel de imunidade humana - comportamento humano risco de doena ou infeco - outras vias de transmisso impacto sobre a sade pblica

Actividades de Risco Biolgico


Foi escrita uma Portaria que aborda uma listagem de actividades industriais que promovem a exposio directa ou indirecta a agentes biolgicos. So elas: - agro-alimentar - pecuria - zona de tratamento de guas residuais, domsticas e urbanas - laboratrios de diagonsticos - laboratrios clinicos - unidades de abate e processamento de carne Esta listagem de medidas a tomar impostas pela comunidade europeia,esto de acordo com 4 tipos de organismos que podem estar nos residuos. Alencam para este conjunto de actividades o facto de terem estes 4 tipos de organismos, com vista a reduzir o risco biolgico directo ou indirecto.

Esquema do conjunto de tratamentos que devem ser feitos


Tem de se ter em constante precauo que a qualidade de gua final, vai depender da qualidade da gua bruta. O grande objectivo tentar manter a qualidade mnima de toda a gua que se tem. gua bruta Remoo das substncias que docor e da matria particulada Oxidao qumica Sedimenteo Remoo da matria particulada Precipitao qumica Decantao Reaces de turbidez

Coagulao qumica Decantao, filtrao Remoo de sabor e odor Oxidao qumica Adsoro desinfeco Ozonizao Clorao Consumo pblico gua de abastecimento

reduz-las s condies necessrias para beber sem provocar doenas. o Os processos de tratamento de agir por coagulao e filtrao podem reduzir os nveis de virus na gua de abastecimento entre os 90% a 99%. Os vrus no resitem ao cloro. o A inactivao dos vrus pode ser obtida por oxidao qumica, o pH elevado e fotoxidao, at a nveis de 99.9%. Nenhum destes processos considerados suficientemente seguro, do ponto de vista sanitrio, sendo necessrio melhorar os processos de inactivao dos vrus. o O protozorio Giardia o parasita animal mais comum no homem e verifica-se para toda a populao mundial. o Embora a via de transmisso mais comum seja pela gua, a Giardia torna-se a causa mais frequente de doenas transmitida por via hdrica, seja por consumo de gua bruta, gua tratada e desinfectada. o Os cistos da Giardia tm uma distribuio sazonal e os processos habituais de tratamento de gua, entre os quais se encontram a utilizao de coagulantes, filtrao rpida e desinfeco qumica no removem na totalidade os microrganismos existentes.

o Pode obter-se uma remoo de 99.9% dos cistos de Giardia (10um de dimetro) eventualmente presentes, pela utilizao e fazendo passar a gua por filtros lentos de areia de espessamento inferior ao dimetro da Giardia. Se o tratamento for considerado inadequado para prevenir o risco de contaminao ser necessrio utilizar o cloro, em concentraes com poder cistocida, de modo a inactivar 99.9% dos cistos presentes na gua.

o Mais recentemente, o protozorio Cryptosporid tornou-se objecto de investigao intensa. Encontra-se em 90% das guas residuais, em 75% das guas dos rios e em 28% da gua de consumo pblico. o um parasita de dimenses menores que a Giardia (4 a 6 um de dimetro) o que dificulta a sua remoo por tratamento de gua, em filtros lentos de areia. Sendo um organismo extremamente resistente a desinfeces, o seu controlo nas guas de abastecimento torna-se particularmente preocupante. o Desinfeco por 2 mmg/l de cloro. Exposio de 30 min. A temperatura e o pH podem fazer aumentar a exposio. o Os processos de tratamento de gua bruta so suficientes se eliminarem os agentes quer a nvel 1 ou 2 de patognicos.

Aces preventivas e/ou curativas para minimizar/evitar a contaminao


Devemos adoptar sistemticamente medidas preventivas e tratamentos adequados eliminao de microrganismos indesejveis para garantir uma boa qualidade da gua. A preveno deve seguir medidas e estratgias que evitem a sua introduo no conjunto da rede, de modo a minimizar ou limitar o desenvolvimento posterior de qualquer forma de poluio microbiolgica. Ex: a)- proteco de origens da gua bruta ( perimetro de proteco, controlo das fontes de poluio directa e difusa, implementao e explorao adequada das obra de captao; b)- a nvel da rede de distribuio (desenho da rede e estanquicidade do sistema, natureza dos materiais utilizados em funodas caracteritricas da gua, manuteno da rede em condies adequadas de conservao e explorao) os tratados para a eliminao e controlo de microrganismos introduzida na rede ou a desenvolvido, podem se: - Fisicos (filtrao) - Biolgicos (filtrao) - Quimicos ( desinfeco com cloro, ou derivados, com O3 ou com radiao UV)

A utilizao do cloro como agente desinfectante apresenta alguns inconvenientes uma ve que ao reagir com a matria orgnica presente na gua leva formao de organoclorados (substncias cancergenas) e quando em contacto com os fenois forma clorofenois (substncia txicas). No entanto, tem a vantagem de ser muit eficiente e de permanecer nas redes de distribuio sob a forma de Cl residual livre ou Cl residual combinado, o que permite que continue a reagire desmpenhar o seu papel de desinfectante. No caso do O3, este agente bastante mais eficaz e no leva formao de organoclorados. Porm os custos de implementao deste tipo de tratamento (bem como o das radiaes UV) so muito mais elevados . outro inconveniente que a sua aco apenas instatneas (O# uma molcula metaestvel), ou seja, como no apresenta formas residuais a sua aco limitada nos espaos e no tempo.

Caracterizao dos organismos


Coliformes totais e fecais - Organismos membros da familia Enterobacteriaceae, Gram negativa. - Formam reaces oxidase negativa. - So bacilos no esporulados. - Facultivamente anaerbios, que crescem aerbicamente em meio de agar contendo sais biliares e capazes de fermentar a lactose a 37C, em 48h, com produo de cido e gs. Enterococos - Crescmento a 10C e 45C e a pH 9.6 em meio de cultura contendo 40% de sias biliares e NaCl a 6.5% que so inibidores de organismos coliformes e - Tm maior resistncia qundo comparados com os coliformes salinidade, particularmente o sub-grupo enterococos. - So usados como indicadores de qualidade microbiolgica das guas balneares. Clostridio - Indicador classico de contaminaes fecias - Tm formas de vida latente (so esporolados). - Anaerbio (habitante normal do tracto intestinal dos animais de sangue quente) - Em forma de bastonete - Redutores de sulfito - Gram negativo - Encontram-se no solo - Pode infectar guas, bebidas e feridas - Se penetrar fundo na pele e entrara no organismo pode levar gangrena. O Clostridium perfingens

representa mais de 90% dos organismos anaerbios existentes no tracto intestinal. Como tem esporos pode permanecer nas guas e se desenvolver, uma vez que o O2 para ele txico. O organismo em si morre mas ficam os esporos (se as condies formem anaerbias, desenvolvem-se) Este indicador pode indicar se a contaminao fecal recente ou no Se no houver E. Coli, entrecocos e existirem esporos Clostridium, ento a contaminao no recente.

Protozorios - Dois protozorios que deveriam ser tomados em considerao devido sua perigosidade e capaciadde de persistncia na gua so a Giordia lambia e o Crytosporidium parvum. Estes dois organismos no esto contemplados no D.L 236/98 (grande lacuna). - Tm cistos com uma parede muito rigida, pelo que apresenta uma grande probabilidade de ocorrerem nas gus dado conseguirem atravessar as malhas dos tratamentos fisico-quimicos e resistirem ao tratamento de desinfeco habitual. - Para remover estes protozorios pode fazer-se um tratamento por: leitos de areia - camadas de areia com diferentes granulometrias. No muito dispendioso mas requer grandes espaos. A produo da gua de consumo com caudal mais reduzido, pois quanto menos o caudal, maior a probabilidade de renteno destes organismos; desinfeco por cloro- devendo para tal, recurrer-se a concentraes mais elevadas (2 mg/L de cloro residual para garantir a eliminao) Pseudomonas - coloniza todos os ambientes e pode aguentar muito tempo, sendo resistente a infeces. - Sobrevive quando h poucos nutrientes, tem crescimento lento e mais resistente desinfeco. - A sua presena na gua da torneira no preocupante. Na gua engarrafada importante serem contabilizadasporque tm tempo para se desenvolverem, tornando-se muito agressivas.

Desinfeco dos vrios tipos de gua


gua da torneira- a quantidade para a gua da torneira menor que a utilizada pa a gua de mesa, porque a da torneira est constantemente a ser utilizada. gua engarrafada- na gua de mesa, o Cl vai desaparecendo e passado um certo periodo de tempo podem comear a vrescer microrganismos. gua natural- tem de ser engarrafada sem alterar qualquer caracteristrica fisica, quimica ou biolgica, logo no sofrem desinfeco. No entanto as garrafas tm de sofrer uma pasteurizao a 60-80C durante um periodo de exposio.

Metais Pesados: origens e consequnc ambient e na sade pblica!


Alumnio Origem Devido s actividades antropognicas encontra-se no ar, nos alimentos e gua, sob a forma de sais solveis, de composio insolveis e de substncias coloidais. As fontes mais vulgares de disperso do Al no ambiente aqutico so a lixiviao dos solos e minerais, a eroso e os efluentes e rejeies industriais. No tratamento das guas naturais para produo de gua para consumo humano o Al utilizado sob a forma de sulfato de Al, para provocar a coagulao/floculao das substncias em suspenso. Outra fonte a desagregao dos minerais de argila (constitudos em parte por componentes de Al) devido s chuvas cidas ( medida q o pH bxa a solubilidade do Al maior). Efeitos e Consequncias A reduzida solubilidade dos sais de Al limita os efeitos txicos, embora possa ocorrer toxicidade em indivduos que no tenham capacidade de o eliminar e estejam sujeitos a processos de acumulao progressiva (em insuficientes renais crnicos e doentes submetidos a hemodilise, o excesso de Al pode provocar riscos de encefalopatias crnicas). O excesso de Al provoca turvao e cor anormais alm de depsitos nas canalizaes. Tratamentos Decantao e filtrao permitem eliminar a maior parte do Al presente sob a forma de sais insolveis. Uma medida preventiva do aparecimento de excesso de Al atravs do controlo do pH e da condutiviade da gua nas uniaddes de tratamento bem como pela realizao de operaes sistemticas de manuteno da rede de distribuio.

Chumbo Origem A actividade humana levou ao aumento do teor de Pb no ambiente, atravs de actividades como a fundio e refinaria, fabrico de lato, adio de Pb aos combustveis (uso de tetraetil e tetrametil de Pb aumenta a Poluio Atmosfrica), bacterias de acumuladores, tintas, utilizao agrcola, incinerao de materiais contendo Pb, utilizao nas canalizaes e o tempo de contacto entre a gua e a canalizao pode conduzir a nveis mto elevados de Pb. A agressividade das guas em relao ao Pb varia com a sua mineralizao, O2 dissolvido e CO2 presente. A principal fonte de Pb so os alimentos e no a gua que bebemos, sendo a contribuio da poluio atmosfrica diminuta. Efeitos e Consequncias um txico cumulativo, que depois de absorvido pelo homem se concentra no esqueleto sob a forma de fosfatos insolveis, no cabelo e em tecidos moles, nomeadamente, no crebro podendo causar danos graves (efeito inibidor a este nvel, sob o metabolismo das clulas cerebrais), efeito inibidor ao nvel do

pncreas. Provoca atrasos no desenvolvimento intelectual, modificao comportamentais, anemias, perturbaes digestivas, alteraes neurolgicas e encefalopatia. Os casos de intoxicao por Pb mais conhecidos so o saturnismo. Tratamentos Eliminao do Pb na gua bruta por coagolao floculao com sulfato de Al, filtrao sobre carvo activado, oxidao. A clorao subsequente permite melhorar os resultados precedentes. A eficcia da resoluo de situaes de desequilibrio de metais como o Pb, passa pela controlo dos parmetros que podem influenciar a corroso: pH, acidez, alcalinidade, dureza e temperatura.

Mercrio Origens De fontes naturais, como emanes vulcnicas, eroso e degradao de rochas pela gua, ou de fontes antropognicas, principalmente pela utilizao agrcola (pesticidas cancergenos, antibactericidas), utilizao na explorao de minrios, disseminao na atmosfera devida queima de combustiveis fsseis, indstria qumica (fabrico de Cl, soda, pasta d papel, produtos farmacuticos), centrais elctricas, incinerao e aterros sanitrios. Principal fonte alimentao com base em produtos do mar (moluscos e peixes bioacumulao) e seus derivados. Efeitos e Consequncias o Hg depositado nos sedimentos em certas condies de pH torna-se disponvel na massa de gua podendo ser absorvido por organismos como os peixes e entrar na cadeia alimentar at ao homem. Ao entrar na cadeia representa um grande risco uma vez que se trata de um elemento bioacumulvel e bioamplificvel. Este elemento tem efeitos ao nvel dos sistemas enzimtico (bloqueando as enzimas e funcinando como txico protoplasmtico) e ao nvel do sistema nervoso central. O Hg txico para o homem sendo que os sais de Hg oxidam nos tecidos e nos eritrcitos a Hg bivalente. retido pelo figado, rins, crebro, cora, pulmes e tecidos musculares.

Tratamentos A sua descarga no ambiente deve ser o mais reduzida possvel, passando pela melhoria dos processos industriais e a procura de alternativas (outros comp), nomeadamente na indstria de produo de pesticidas. Nas guas naturais o Hg est ligado s partcas em suspenso sendo assim tratado por floculao, coagolao e decantao. Pode-ss utilizar tambem filtros de areia ou carvo activado. Qualquer que seja o mtodo utilizado podem melhorar-se os resultados obtidos recorrendo a um tratamento por oxidao posterior atravs do Cl.

Cdmio Origens Pode ter origem natural (associado ao Zn e Pb) ou em actividades antropognicas sobretudo : - industriais (explorao mineiras, metalrgicas e quimica);

fabrico de ligas e de soldas, de pigmentos de pinturas, estabilizantes de materias plsticas, baterias e cermica; - subproduto de actividades agrcolas (superfosfatos e constituintes de alguns pesticidas); - emisses para a atmosfera pelo trfego automvel; - energia nuclear. A ingesto do Cd praticamente feita pela ingesto de alimentos contaminados, pela rega. A exposio profissional em unidades fabris outra fonte, bem como o fumo do tabaco. Efeitos e Consequncias a solubilidade do Cd baixo e depende do pH. Normalmente a solubilidade maior para as formas de sais, carbonatos e hidrxidos, a pH baixo (cdo). Assim, se o pH permitir fica disponvel na gua para ser absorvido pelos organismos pois bioacumulvel. Se estiver presente nas guas tratadas pode formar complexos com o Cl e os sulfatos. O Cd um elemento no essencial, txico para o homem, mesmo em peq concentraes. A sua ingesto provoca represses do crescimentoo e reduo da digesto de protenas e lpidos. Causa tambm problemas de hipertenso e acidentes cardiovasculares. O Cd substitui o Zn no organismo ligando-se irreverssvelmentw a protenas e originando carcinomas, dermatoses e muitos outros tipos de leses como a osteoporose. Tratamentos por precipitao, troca inica. Como medidas preventivas : - manuteno, explorao das redes por forma a evitar a corroso das coberturas metlic com Cd; - evitar o espalhamento de lamas do tratamento de guas residuais que contenham grandes quantidades de Cd; - maximizar a reciclagem por forma a diminuir as fontes de poluio difusa; - reduzir as emisses.

MP num processo de eutrofizao Se tivermos uma massa de gua suficientemente profunda, c uma rea suficiente para q exista estratificao trmica e recirculao, a solubilidade dos metais depende do pH da albufeira, que por sua vez depende do estado trfico da gua Na coluna de gua, onde h penetrao da radia solar - zona euftica - o efeito destes compostos nulo. Se, no entanto, tiver uma descarga continuada destes metais, j posso ter algum efeito. Nos perodos de recirculao, quando se quebra a estratificao, a carga de sedimentos vem superfcie, o que pode provocar uma alterao do pH, permitindo a reaces de oxidao-reduo que solubiliza estes metais - os seus efeitos so ento maiores para os organismos que l esto. A descarga de efluentes numa massa de gua que se encontre em condies prximas da eutrofizao apresenta graves riscos. Se pensarmos numa massa de gua estratificada em que no hipolimnion se criam condies redutoras devida ausncia de O2, ocorre

libertao (dos sedimentos) de MP (nas suas formas solveis) para a coluna de gua. Nestas condies, qualquer descarga que ocorra para a massa de gua vai agravar esta situao aumentando o teor de metais solubilizados na gua. A presena destas formas de MP tem consequncias ao nvel das comunidades biolgicas aquato bem como ao nvel da sade pblica. Em termos de sade pblica podemos pensar em consequnciad directas (maior solubilidade tratamentos mais rigorosos) ou indirectas (atravs da alimentao).

Sdio Origens - O Na devido sua elevada reactividade encontra-se sempre na forma combinada, sendo o cloreto o mais abundante. O Na, sob a forma de NaCl, funciona como indicador de intruses salinas, em guas subterrneas. Nas guas residuais domsticas, o Na aparece, atravs das excrees e pelo uso alimentar, como condimento e na preparao de alguns alimentos conservados. Efeitos e Consequncias - O sdio um elemento essencial do equilbrio de lquidos no organismo, pelo que essencial vida. Apesar disso, o uso do sal em excesso pode induzir situaes de risco. Nos bebs provoca problemas devido no preparao dos seus rins para a recepo de doses elevadas de sal, ou por poder originar problemas gastro-intestinais, com diarreias associadas, provocando desidratao. Ingestes excessivas de Na provocam vmitos e esto associados a problem cardiovasculares (ligados hipertenso), tromboses da coronria, cardiopatias ligadas arterio-esclerose ou degenerativas. Os doentes renais devem seguir regime hiposdico. Quanto s grvidas, a ingesto de Na pode provocar reteno de lquidos, em especial a nvel dos membros inferiores. Teores elevados de Na nas guas podem originar o processo de pseudo-dureza, em que devido ao facto do Na ser um io comum aos sais de cds gordos dos sabes, se verificam precipitados dos mesms, com formao de grumos. O consumo de sabo cresce, tal como no caso da dureza alcalino-terrosa, e da a sua designao.

Potssio Origens - O K existe naturalmente nas guas, em concentraes mais ou menos constantes, contudo com os contextos geolgicos presentes podem ocorrer contaminaes das guas, resultado de descargas de industrias extractivas, de fbricas, de fertilizantes, fabrico de vidro, etc. Efeitos e Consequncias - um elemento essencial vida, pela sua interveno em sistemas enzimticos ligados ao metabolismo dos glcidos e ao equilibrio osmtico da clula.

Intervm na transmisso de influxos nervosos, provocando, a sua deficincia, sintomas de fraqueza muscular e perda d capacidade cerebral. A ingesto em excesso pode provocar efeitos laxantes.

Tratamentos (ambos os ele/os) - A remoo do Na e K da gua bruta feita no mbito das tcnicas de dessalinizao, desmineralizao das guas, ou seja, por destilao, troca inica, osmose inversa, electrodilise, etc.

Queixas dos muncipes sobre o sabor da gua!! O acesso gua no deve ser negado, pois um bem essencial vida. O principal objectivo da directiva quadro para o desenvolvimento sustentado que devem ser feitos todos os esforos para que todos os seres vivos tenham gua para beber em qualidade e quantidade. O parmetro sabor um parmetro organolptico, as concluses que deles se retiram so apenas indicativas, contudo constituem muitas vezes alertas para a existncia de irregularidades ou defeitos a nvel da produo de gua para consumo. O significado desses avisos porm equivoco, podendo ocorrer situaes onde o risco sanitrio ou a degradao efectiva da qualidade associada ao respeito por 1 destes parmtros, no so efectivamente reais. Assim, procuraria averiguar quais as causas que originaram tal sabor e aps a identificao dos parmetros responsveis aplicaria os tratamentos adequados eliminao ou diminuio da concentrao desse parmtros, bem como os custos de reposio do valor dentro da norma, os efeitos que teria na populao e nos equipamentos. Paralelamente efectuariam-se campanhas de sensibilizao junto populao de modo a evitar possveis riscos de contaminao e alarmismo dessa mesma populao. Por exemplo, se a contaminao fosse devida a Cloretos a campanha teria de incidir sobre uma utilizao racional dos grupos de risco (crianas, idosos, doentes renais e cardiovasculares).

Potrebbero piacerti anche