Sei sulla pagina 1di 17

MEDICINA LEGAL

16/04/13 Tera-feira AGENTES QUMICOS H duas divises: I-Custicos: So substncias que agindo diretamente na superfcie corporal, provocam um dano. Temos dois grupos fundamentais: a)cidos: so denominados coagulantes, que agindo direto na superfcie corporal produz uma intensa desidratao provocando a morte dos tecidos. b)Bases fortes: atuam sobre a matria organiza produzindo a sua dissoluo. Obs.: Vitriolagem: um tipo de comportamento delinquente, em que algum joga sobre as pessoas/coisas uma substncia custica. No sculo XVIII, quando a qumica comeou a desenvolver-se, chamou a ateno dos qumicos o cido sulfrico, que, na poca, chamava-se leo de vitrolo, da o nome vitriolagem, dado atitude de algum que joga, dolosamente, uma substncia qumica sobre as pessoas. imotivado e sem nenhuma relao com a vtima, com a inteno de destrutividade.

II-Venenos: toda substncia que ingerida no organismo, ou aplicada em seu exterior, sendo absorvida, determine a morte, ponha em perigo a vida ou altere fundamentalmente a sade. A questo de envenenamento atualmente est muito ligada ao suicdio. Mas na parte jurdica, temos a questo dos agrotxicos, que gerava muitos problemas na regio. a)Substncias psicoativas: Muito importante se faz o estudo das substncias psicoativas, supostamente chamadas de drogas, com potencial de mortalidade muito alto. O que as torna agrupadas em comum, esse potencial de agir na mente, no psiquismo do agente. E levando por esse critrio, temos o lcool como principal substncia. Elas agem no sistema nervoso, produzindo, pelo menos nas doses iniciais, uma enorme sensao de prazer para o individuo. Elas agem diretamente nos neurnios da camada cortical. Todas essas substncias produzem graus de destruio dos neurnios corticais (conforme a quantidade utilizada). -drogas psicolpticas: so as drogas que diminuem a dor e combatem a insnia, os estados de ansiedade e de agitao psicomotora. Stephanie Pavoni de Conti | 7C

MEDICINA LEGAL
-drogas psicoanalpticas: esto presentes nas chamadas frmulas milagrosas de emagrecimento. As pessoas, no comeo, tem o efeito colateral de perder o apetite e, portanto, tendem a perder alguns quilos. Mas depois, ela fica dependente da anfetamina que contm nessa droga. -drogas psicodislpticas: tem o padro bsico do cido LSD-25. So drogas perturbadoras da atividade do SNC. So os chamados despersonalizantes, porque desestruturam a personalidade, tambm conhecidos por psicomimticos, porque mimetizam uma psicose. Alm dos danos causados por drogas isso tem um grande custo para o Estado.

ENERGIAS BIOLGICAS: Animais ou vegetais com potencial de mortalidade ou morbidade. No caso dos vegetais temos diversas plantas que podem causar algum tipo de mortalidade ou morbidade (ex: comigo ningum pode, etc.). Mas a maioria dos acidentes ocorre com animais, como cobras, escorpies, etc. Mas somente haver uma responsabilizao no caso de trabalhadores em reas endmicas, sem o devido traje necessrio.

ASFIXIOLOGIA So vitais para a vida do ser humano, quantidades estabelecidas e permanentes de oxignio. A nossa dependncia do oxignio gasoso. Em termos de asfixia, podemos considerar duas hipteses: 1)Hipxia ou hipoxia: significa baixo teor de oxignio. Trata-se de um estado de baixo teor de oxignio nos tecidos orgnicos cuja ocorrncia atribuda a diversos fatores. 2)Anxia ou anoxia: quando cessa o oxignio, a ausncia de oxignio.

I-Asfixia por confinamento O confinamento caracterizado pela permanncia do indivduo em um ambiente restrito ou fechado, sem condies de renovao do ar respirvel, sendo consumido o oxignio pouco a pouco e o gs carbnico acumulado gradativamente. Um caso grande de confinamento como aconteceu na 2 Guerra Mundial.

Stephanie Pavoni de Conti | 7C

MEDICINA LEGAL
II-Asfixia por monxido de carbono O monxido o produto da combusto de praticamente todos os combustveis. A ao do monxido de carbono fixando-se na hemoglobina dos glbulos vermelhos impede o fenmeno da hematose, verifica-se ento uma forma de asfixia em nvel tissular. A asfixia por monxido de carbono mais constante como forma de suicdio e, mais raramente, acidental ou homicida. Nesse tipo de morte, encontram-se vrios sinais de grande valor, tais como a rigidez precoce, tonalidade rsea da face, ou seja, uma aparncia bonita. Houve um caso gigantesco, onde no trmino da 2 Guerra Mundial saiu um comboio de trem levando 600 pessoas de volta para a Alemanha. Passando por um tnel de 40 km de extenso, houve uma pane dentro do tnel e o maquinista no desligou nenhuma das locomotivas. Cerca de 500 pessoas morreram. III- Sufocao a)Direta: quando o objeto/instrumento bloqueia/fecha/entope a via respiratria. Ocorre geralmente com crianas ou idosos. b)Indireta: compresso, em grau suficiente do trax e abdome que impede os movimentos respiratrios. muito frequente em mulheres infanticidas e acidentes automobilsticos.

23/04/13 Tera-feira IV-Por constrio do pescoo a)Enforcamento: A constrio do pescoo por um lao, cuja fora da constrio o peso do individuo. a suspenso completa ou incompleta de um corpo enlaado pelo pescoo, por uma extremidade fixa e cuja fora da constrio o prprio peso do individuo. Via de regra temos em suicdio, mas pode ocorrer de forma acidentada, homicdio ou execuo de sentena. Quando se retira esse lao do pescoo, esse lao causa uma marca no pescoo denominada sulco. Esse sulco o baixo relevo na pele do instrumento de constringiu. Ele possui as seguintes caractersticas: 1234se encontra na parte alta do pescoo; inclinado em direo sustentao; se interrompe; possui profundidades diferentes, sendo mais profundo no oposto interrupo; Stephanie Pavoni de Conti | 7C

MEDICINA LEGAL
b)Estrangulamento: A constrio do pescoo por um lao, cuja fora da constrio uma fora lateral. primazia dos homicdios foi a causa predominante das mortes americanas na guerra do Vietn e da Coria. Mas pode caber um acidente por estrangulamento. Ocorrida a morte, retirado o lao, o sulco ter as seguintes caractersticas: 1-se encontra no meio do pescoo; 2- horizontal 3-contnuo na volta; 4-profundidade igual em toda a volta; c)Esganadura: A constrio do pescoo se faz pelas mos do agressor. primazia do homicdio. O exame externo nos casos de esganadura muito pobre. Quando muito acha escoriaes em forma de unha (escoriaes arqueadas) e alguns arranhes. Tem que partir para o exame interno. Temos o seguinte fenmeno na esganadura:

O seio carotdeo localiza-se na bifurcao da artria cartida comum nas cartidas interna e externa. Essa estrutura nervosa transmite ao crebro as informaes pressricas que passam na artria cartida, regulando a presso arterial e a frequncia cardaca. Do estrangulamento temos o reflexo de Hering ou inibitrio - quando ocorre uma grande insuflao pulmonar h tambm um aumento da frequncia cardaca. Essa morte pode causar algum tipo de confuso para os desinformados.

V-Por incluso em meio lquido - Afogamento O ser humano no tem habilidade ou estrutura anatmica para extrair oxignio do lquido. Afogamento a asfixia causada pela introduo de liquido nas vias areas.

Stephanie Pavoni de Conti | 7C

MEDICINA LEGAL
O lquido mais frequente que produz o afogamento a gua, quer seja a gua doce (rios, piscinas, etc) ou gua salgada.

O afogamento se verifica em 05 fases: 1 fase Resistncia -trava-se e boca e aguenta +/- 30 a 40 segundos e depois entra muita gua; 2 fase Irritao e agitao devido falta de respirao; 3 fase- Morte aparente onde o corao ainda bate durao de 08 a 09 minutos e; 4 fase Morte verdadeira; Externamente: -Cabea extremamente roxa (fica de cabea para baixo) e o sangue perifrico se concentra todo na cabea; -Nas plpebras h pontos de equimoses (equimoses palpebrais dos afogados); -Mos de lavadeira: enrugadas; -Ao retirar da gua, devido presso atmosfrica, temos a sada de uma espuma rosa das narinas (cogumelo de espuma); Internamente encontraremos: -manchas roxas no pulmo, as chamadas manchas de Tardieu em razo do acmulo de gua nos pulmes; -presena de lquido no estmago e nas primeiras alas intestinais;

Obs.: Afogado branco - Morreu dentro da gua, mas no por asfixia. No apresenta gua nas vias respiratrias ou areas. Morreu por parada respiratria em razo do pavor/adrenalina. O afogamento muito frequente em acidentes, e tambm para cometer homicdios ou suicdios.

VI- Por incluso em meio slido Soterramento Ocorrem muito nos garimpeiros, poceiros, etc. Atualmente ocorre muito o soterramento por gros, quais sejam, por soja, milho, etc. O achado necroscpico caracterstico deste tipo de asfixia a presena de slidos nas vias areas superiores ou at preenchendo toda a rvore respiratria e no aparelho digestivo.

Stephanie Pavoni de Conti | 7C

MEDICINA LEGAL
VII Por afundamento de trax a compresso do trax e eventualmente do abdome, impedindo os movimentos respiratrios. Tem sido um grande responsvel pelas mortes de acidente de trnsito. VIII Por depresso do sistema nervoso central As mortes por overdose de drogas so derivadas de asfixia por reduo dos movimentos respiratrios. IX Por curarizao Anestesista precisa intubar um paciente para uma cirurgia. Ele injeta uma substncia com base de curare e curariza o indivduo, ou seja, o paciente est sob ao do curare. Quando um paciente est curarizado ele est muito sedado a ponto de perder at os reflexos.

30/04/13 Tera-feira Infortnios INSS O Estado assume todas as consequncias do acidente de trabalho. Isso decorreu a partir de um raciocnio que todo trabalho corresponde a um risco e que a parte mais fraca (trabalhador) sempre ficava em uma situao de vulnerabilidade. A empresa emite o CAT. Se a empresa no o fizer, o prprio sindicato a que pertence o trabalhador pode emitir a CAT. Os rgos tcnicos da previdncia iro examinar o individuo, reconhecendo ou no, e emitindo um auxilio doena acidentria (enquanto durar a impossibilidade) quando o dano encontra for decorrente do trabalho ou o dano um agravamento pelo trabalho de uma doena preexistente. Estabelecido um tempo o individuo volta a pericia, que pode ser renovada ou considerada superada, e ser emitido a alta. Se por ocasio da alta o trabalhador entender que no est em condies, ele tem o caminho administrativo, de recorrer prpria instituio. Se mantiver a deciso, ainda resta ao trabalhador de recorrer via judiciria. A)Simulador: O simulador tem conscincia da ilicitude da sua conduta, tanto que, como regra, se utiliza de bengalas, muletas, imobilizadores, andadores e outros artefatos para teatralizar sua falsa queixa. Este comportamento, ao menos em tese, caracteriza o crime de tentativa de estelionato contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Stephanie Pavoni de Conti | 7C

MEDICINA LEGAL
B)Indenizofilia: O indenizoflico no apenas acredita nos seus males, mas na verdade sentem o que referem sentir, esto absolutamente convencidos de que possuem patologias geradoras de "direitos", "renda", nunca aceitam qualquer tentativa de faz-los ver o aspecto psicossomtico do seu quadro. Possuem um perfil que comporta aspectos seguramente homogneos, de elevada frequncia entre os requerentes, especialmente contra a Previdncia Social. Suas queixas so variveis, tpicas dos poliqueixosos, na medida em que se multiplicam os exames subsidirios, os atestados mdicos, os procedimentos teraputicos indicados. A expresso Indenizofilia decorre da sublimao do "direito" indenizao, ao ressarcimento, de uma renda "merecida". O perfil vitimolgico pode ser verificado, eis que vrios aspectos da Indenizofilia se superpem aos fundamentos da personalidade vitimal. Muitos adotam atitudes que imaginam reforar suas queixas, claudicao, limitao de movimentos, contraturas intencionais, posturas anormais, facilmente identificveis como intencionais, mas que sentem como reais. A expresso e comunicao poliqueixosa, sendo frequentes referncias a humilhaes, episdios constrangedores, se referindo percia mdica, ao atendimento institucional, fixando como verdade absoluta a sua prpria, e a dos mdicos assistentes, sempre atentos a valorizao das queixas. Enquanto o simulador , no mnimo, litigante de m-f, o indenizoflico contm definida patologia a ser atendida pelos aspectos bio-psico-sociais.

C)Sinistrose: o pessimismo, o catastrofismo, a runa, o fim, a desesperana, a amputao da vontade, o existir encerrado. No est presente o componente indenizao, ressarcimento, renda, realizao, conquista, caracterstico da indenizofilia.

SEXOLOGIA MDICO-LEGAL Normalmente para comear esse estudo, sempre abordada a questo dos crimes sexolgicos. Os dois crimes principais eram o estupro e o atentado violento ao pudor. Houve a fuso desses crimes, sendo que ambos so um abuso sexual. A expresso estupro usada para as duas coisas. Estupro ocorre apenas no caso de cpula vaginal, o resto tudo atentado violento ao pudor.

Stephanie Pavoni de Conti | 7C

MEDICINA LEGAL

-Conjuno carnal: exclusivamente a cpula vagnica (pnis no interior da cavidade vaginal). A etnia brasileira gerou um tipo de mulher em que 80% ao ter conjuno carnal tem a ruptura do hmen, portanto a prova no pode ser exclusivamente assentada no hmen.

O hmen por no ser uma estrutura fundamental, pode haver a ausncia congnita at os que fecham totalmente. O hmen composto de uma borda que se insere na vagina (borda vaginal) e borda ostial e um orifcio que se chama stio. Ruptura: 1 caracterstica) A ruptura do hmen obedece a lei do tudo ou nada. No existe ruptura parcial. A ruptura necessariamente vai da borda ostial at a borda vaginal. 2 caracterstica) A ruptura quando ocorre leva cerca de 15 dias para cicatrizar as bordas de rupturas. Os laudos de abuso sexual havero de conter pelo menos, se a ruptura recente (menos de 15 dias) e ou no recente (mais de 15 dias cicatrizadas). As bordas cicatrizadas da ruptura, quando iluminadas por luz violeta possuem a cor plida. As bordas da ruptura se reencaixam perfeitamente. Obs.: Entalhe: so caractersticas anatmicas congnitas. No chega borda vaginal. As bordas possuem cor natural quando iluminado por luz violeta. As bordas do entalhe no se encaixaro nunca. Carunculas mirtiformes: so as consequncias da atrofia de segmentos de hmen. Os laudos alm de dizer que uma ruptura recente ou no recente devero constar ainda alguma maneira de estabelecer em que parte do hmen ocorreu a ruptura. Relaes horizontais a ruptura ser para baixo. Se for a parte de cima, a relao foi vertical ou por manobras masturbatrias.

Stephanie Pavoni de Conti | 7C

MEDICINA LEGAL
Quais as outras formas que existem na legislao brasileira para comprovar a conjuno carnal? -Presena de material espermatozoide no fundo do colo de tero. -Existe uma reao que se chama pesquisa de fostase cida, de origem prosttica. -Doena sexualmente transmissvel por contato. -Gravidez.

07/05/13 Tera-feira

-Relaes Complacentes O que ? uma conjuno carnal em que ainda que prolongada e intensa, no determina a ruptura himenial. Quais so as causas? 1)Primeiro, a mulher portadora de ausncia de hmen. 2)Segundo, temos o stio (orifcio himenial) de tal dimetro que permite a entrada de um pnis ereto sem se romper. 3)Ou ainda que este stio no seja de dimetro grande, ele de tal maneira ondulado que ao fracionar para distender essas ondulaes, ele forma um dimetro que no leva a ruptura. 4)Outro fato determinante na relao complacente que algumas mulheres so portadoras de hmen extremamente elsticos. 5)Outra razo que determinadas mulheres so portadoras de uma fisiologia extremamente bem desenvolvido, que no perodo da excitao, produzem uma quantidade muito grande de lubrificante vaginal. Essa lubrificao fundamental para a conjuno carnal e reproduo da espcie. Esse lquido tem uma funo espermaprotetor e ainda interfere na mecnica da ejaculao. A vagina lubrificada essencial ao orgasmo, tanto do homem quanto da mulher, porque no provoca dor alguma e d ao homem e a mulher a sensao orgsmica de volume. Entretanto, algumas mulheres possuem uma lubrificao extremamente abundante, que na hora que comea a excitao j se nota uma quantidade generosa dessa lubrificao. Isso faz com que o pnis do parceiro entre deslizando por um orifcio estreito, mas que suficientemente lubrificado, no ocasiona a ruptura. 6) Uma ltima causa de no rompimento do hmen por conta do pnis ser pequeno em seu dimetro. Stephanie Pavoni de Conti | 7C

MEDICINA LEGAL
-Infanticdio: Art. 123 - Matar, sob a influncia do estado puerperal, o prprio filho, durante o parto ou logo aps: Pena - deteno, de 2 (dois) a 6 (seis) anos. Esse durante no verificado no caso em concreto. Tecnicamente o logo aps enquanto dura o puerprio imediato (de 05 dias a 02 semanas). Mas na prtica v-se uma atitude dos magistrados muito complacente com essas mulheres. Segundo o entendimento do legislador essa expresso estado puerperal seria uma patologia/enfermidade, tanto que alguns chamas de psicose puerperal. Essa patologia teria que ser de tal poder que seria capaz de anular/zerar o prprio instinto maternal, ou seja, uma doena extremamente grave e importante. Estado puerperal tal qual est escrito no Cdigo no existe! De onde surgiu isso? Essa histria surgiu no comeo do sculo XIX a Famlia Real Francesa, que em um daqueles atos de proteo aos desvalidos criou em Paris duas grandes maternidades, que eram para disponibilizar local de parto para mulheres de rua que estivessem grvidas, passando por necessidades. Entretanto ocorreu o seguinte, nessa poca no se tinha ainda as teorias probianas (no se tinha noo de contaminao), e no poro dessas maternidades ficavam os corpos das mulheres mortas para serem examinados pelos mdicos. Esses mesmos mdicos eram os que faziam os partos. E rapidamente a mulher que tinha parto na maternidade real praticamente todas morriam. As grvidas sabiam do risco de dar a luz nessas maternidades e ento, s vezes eram achadas na rua recm-paridas e levadas fora s maternidades. Nesse meio apareceu um mdico chamado Marche, e tomando conhecimento dessa atitude ele foi o primeiro a falar da psicose puerperal. Seu trabalho foi deixado de lado. Surgem na Alemanha e na Itlia dois grandes movimento polticos, o nazismo e o facismo. Um dos auxiliares de Hitler escreveu o Cdigo de Gbeus,e ciente de que eventualmente uma mulher alem poderia matar o prprio filho em uma questo de infanticdio, no pegava bem para essa matriz matar o prprio filho. Ele ressuscitou o trabalho de Marche, afirmando que somente em uma psicose a matriz alem mataria seu prprio filho. A mesma coisa foi includa na ditadura mussolinica com o Cdigo Rocco, que incluiu a psicose puerperal. O Cdigo Penal Brasileiro em boa parte dele uma cpia ruim do Cdigo Rocco italiano. O que veio do cdigo foi includo o infanticdio somente nessas condies (patolgica).

Stephanie Pavoni de Conti | 7C

MEDICINA LEGAL
Porque ento a mulher mataria o prprio filho? Ao fazer um levantamento dos fatos, contatou-se em um grupo de 25 a 30% de mulheres que as mesmas possuem antecedentes psiquitricos. Portanto elas nada mais so doentes mentais que coincidentemente surtaram por ocasio do parto. uma doena existente que eclode/surta em um determinado momento. Essas mulheres haveriam de ser tratadas por um tipo penal distinto? No. O lugar delas est garantido pelo artigo 26 do Cdigo Penal, sendo inimputveis. E o outro grupo? Cerca de 70 a 75% abrange o grupo de toda mulher condenado por infanticdio. Muitas so muito jovens, originrias de verdadeiros guetos, antros de incultura/obscurantismo, onde prevalece a questo da honra. Essa menina de repente levada a manter relao sexual dentro da prpria famlia (tio, av e pai) e como atitude para manter a sua honra ela: 1-oculta a relao que aconteceu; 2-oculta a gravidez, se amarrando, se apertando; 3-do a luz sem qualquer demonstrao de dor; 4-oculta o beb. E ento surge o ato de matar, a maioria por sufocao, esganadura, etc. H um fato que chama a ateno. Essa menina que capaz de toda essa proeza e determinao, quando chega na fase menos complexa (esconder o corpo) h uma fragilidade, uma vez que ela deixa sempre vestgios. Como se prova pericialmente o infanticdio? 1)Diante de um recm-nato morto, cadver, deve-se comprovar se nasceu vivo ou nasceu morto. Se for morto trata-se de crime impossvel. A percia de nascido vivo pode ser feita por docimasia hidrosttica de Galeno. Retira-se os dois pulmes, o corao e a glndula chamada timo e passa por quatro etapas. 2)Percia de parto recente na investigada, tida como autora. 3)Fazer a necropsia para provar de que modo o bebe morreu.

-Defeito fsico irremediado Qualquer alterao da normalidade no conhecida antes do casamento que seja capaz de impedir a vida conjugal. E a, ns temos, por exemplo, a impotncia. A impotncia na ereo gera anulao do casamento, j a impotncia em reproduo no gera a anulao. O critrio no o gigantismo do defeito, mas a natureza que determina a repulsa superveniente. Stephanie Pavoni de Conti | 7C

MEDICINA LEGAL
14/05/13 Tera-feira TRANSTORNOS DA SEXUALIDADE A questo da sexualidade humana e seus transtornos devem ser vistos sob o seguinte prisma: O que normal? Entende-se que entre pessoas adultas plenamente conscientes e consentidas entre si toda e qualquer expresso da libido normal. A questo est quando certos comportamentos so capazes de anular o comportamento normal e se tornar a nica forma de libido de uma pessoa. Exemplo: A masturbao comum no homem e na mulher e em sendo algo eventual e alternativo, desde que no substitua a capacidade orgsmica no h nenhuma anomalia. Se essa prtica se transformar na nica forma de prazer a j temos uma anomalia. Tudo se situa na quantidade e intensidade, capaz de substituir uma normalidade. grande a lista dos chamados transtornos da sexualidade.

ANAFRODISIA: a reduo drstica ou anulao da vontade sexual do ser humano masculino. Isso pode existir na forma primaria ou secundria. -Primria: estrutura gentica e psquica. Quando a anafrodisia for anterior ao casamento e sem o conhecimento da mulher, caber a anulao do casamento. -Secundria: decorre de uma doena.

FRIGIDEZ: a ausncia da vontade sexual do ser humano feminino. Seria uma anulao do instinto. Na mulher isso pode ocorrer tambm de forma primaria ou secundria. -Primria: estrutura gentica. Se for desconhecida pelo parceiro, pr-matrimonio, caber anulao ao casamento. -Secundria: decorre de uma doena. Vaginismo uma sensao de dor, que possui origens genticas ou oriundas de determinados traumas. Dispareunia uma sensao de desconforto vaginal que alguma coisa que desperta imagens, lembranas, passado que foi ruim/desagradvel, de tal forma que a cada nova experincia frustrante aumenta a perda do desejo e da vontade. Stephanie Pavoni de Conti | 7C

MEDICINA LEGAL

ANORGASMIA: uma situao do homem em ter vontade, libido e ereo, mas no consegue gozar. No correr do tempo deixa de haver uma expectativa favorvel relao, entrando em uma falta de vontade. EROTISMO: No homem isso se chama satirase existe ereo, h a relao, tem ejaculao e continua com vontade. s vezes isso trs at comportamentos violentos no homem. No pode ser confundida com a patologia chamada priapismo (trombose dos cavernosos) enfermidade orgnica que surge abruptamente e que constitui em ter a relao, ter a ejaculao e continuar com o pnis ereto. necessrio socorro mdico. E na mulher chama-se ninfomania existe excitao, h relao, tem orgasmo e continua com vontade. Na mulher tende a ocorrer muito com as que j foram prostitutas.

AUTOEROTISMO: o prazer, satisfao, sem precisar do sexo oposto. EROTOMANIA: uma forma de paixo avassaladora, continua, por uma pessoa. interessante que o individuo no tem essa direo como uma preambulo de vir a ter uma relao sexual. Surge com um gesto, um sorriso. Ele transforma a imagem em uma Deusa, uma figura ideal. FLOTTEURISMO: O individuo que se aproveita de lugares em aglomerao para a excitao sexual resultante da frico dos rgos genitais no corpo de uma pessoa completamente vestida. EXIBICIONISMO: a compulso de exibir os rgos sexuais em pblico. Ele no mostra objetivando um convite. O prazo fica na exibio desse rgo. Alguns so patolgicos, mas h sbitas modificaes no comportamento sexual em idosos que so os primeiros indcios de demncias senis, tais como escleroses cerebrais, Alzaimer, etc.

NARCISISMO: o individuo que ama o prprio corpo, e toda a sexualidade se desenvolve em torno do prprio corpo. De certa forma eles no incidem muito na rea jurdica. A no ser que seja secundrio, dentro de um casamento que era normal, a a mulher tende a pleitear a separao. MIXOSCOPIA: Excitao sexual caracterizada pela observao de relaes sexuais realizadas por outras pessoas; voyeurismo. FETICHISMO: o desvio do interesse sexual para algumas partes do corpo do parceiro, para alguma funo fisiolgica, para cenrios ou locais inusitados, para fantasias de simulao (empregada domstica, mecnico, secretria) ou para peas de vesturio, adorno etc.

Stephanie Pavoni de Conti | 7C

MEDICINA LEGAL
LUBRICIDADE SENIL: uma manifestao sexual exagerada em determinadas idades, geralmente dementes, etc, em geral, em direo a algum de idade muito diferente da dela. De certa forma o pedoflico portador de uma lubricidade senil. PLURALISMO: a prtica coletiva de sexo, com 03 ou mais pessoas. Se algum estiver inserido nessa suruba sem o consentimento, a entraremos na esfera criminal. CROMOINVERSO: Seria uma predileo especifica por pessoa de outra cor. ETNO INVERSO: O camarada que tem uma predileo por uma etnia especfica. RIPAROFILIA: uma anomalia sexual mais comum do sexo masculino. a atrao total e exclusiva por pessoas sujas, fedidas. DOLISMO: a atrao sexual por manequins ou bonecas. O indivduo excita-se olhando e manuseando-as. comum a tentativa de manter relaes sexuais com as mesmas; DOM JUANISMO: um transtorno caracterizado por necessidade compulsiva por seduo, envolvimento sexual fcil, mas fracasso no envolvimento emocional, sendo assim, determinada por relacionamentos ntimos pouco duradouros ou at mesmo inexistentes. o individuo que compulsivamente vai atrs de companhia toda hora. Geralmente so hipossexuais que se realizam na conquista. TRANVESTISMO: O prazer est nas vestes bissexuais. COPROFILIA: O ato sexual s satisfatrio se envolver fezes humanas. COPROLALIA: a necessidade de proferir palavras obscenas a fim de excitar-se sexualmente e excitar o parceiro; EDIPISMO: a relao incestuosa. a tendncia ao incesto. O impulso ao ato sexual com parentes prximos ou com pessoas indefesas; BESTIALIDADE OU ZOOFILIA: a satisfao sexual com animais domsticos. VAMPIRISMO: envolve uma relao que tem que haver algum resqucio de sangue para ter prazer. NECROFILIA: a predileo por sexo com cadver. Nos casos constatados pelo professor geralmente o necrfilo portador de uma doena psiquitrica grave (esquizofrenia). fundamental se ter convico de que o mais importante juridicamente o quadro mental quanto imputabilidade do sujeito.

Stephanie Pavoni de Conti | 7C

MEDICINA LEGAL

21/05/13 Tera-feira SADISMO: um comportamento sexual em que necessrio a realizao orgsmica da imposio de sofrimento no parceiro(a). Essa imposio de dor, sofrimento, angustia, no raras vezes vai a limites muitos maiores. O sadista tem comportamento de vrias nuances e s vezes at possui a conivncia do parceiro(a). Comea a invadir a rea penal quando a imposio de sofrimento de tal ordem que cause dor, sofrimento. O sadista tem comportamento, no raras vezes, extremamente bizarros e graves, chegando at mesmo ao homicdio. MASOQUISMO: O masoquista necessita, busca a prpria dor, sofrimento e sacrifcio para se excitar sexualmente. Do ponto de vista jurdico esse tipo de prtica consiste em uma leso corporal e s vezes a situao extremamente grave. De repente surgem situaes interessantes como, por exemplo, no cinema japons, o filme Imprio dos Sentidos. O filme retratava uma associao de uma mulher ninfomanaca com um individuo masoquista. Com o evoluir do relacionamento a mulher percebe que o individuo no tinha orgasmo e que ele precisa da imposio de sofrimento para compor a libido de seu companheiro. Ela ento o mata, para que o parceiro tenha orgasmo. PIGMALIONISMO: a libido em relao a esttuas. O interesse forense em principio o atento pblico ao pudor, cabendo a hiptese criminal nesse sentido. PEDOFILIA: o erotismo por crianas, desde atos obscenos at a prtica de manifestaes libidinosas e relaes sexuais. Interessante verificar que de cada 100 pedoflicos, 95 so homens. Na prtica jurdica encontraremos criminosos e no criminosas. Raramente verificamos a existncia de mulher pedoflico. Esse indivduo tem uma total incapacidade de se sentir atrado e se sentir atrado por algum adulto. Toda a direo sexual fica no sentido das crianas. O crime encontra-se no estupro com o atentado violento ao pudor. Como caracterstica tem a incurabilidade. Muitos so homossexuais passivos.

HOMOSSEXUALISMO: J fazem mais de 20 anos que o homossexualismo saiu do Cdigo Nacional de Doenas. O homossexual comum uma pessoa normal no todo, tendo como nica variao a expresso e comunicao sexual com pessoas do mesmo sexo. Isso no problema penal. Com o crescimento dos movimentos de direitos humanos e de liberdade, os homossexuais comearam a se organizar para pleitear determinados direitos. A partir desses movimentos organizados comearam os comportamentos homofbicos. A homofobia chegou ao ponto de coisas brbaras como a morte. Stephanie Pavoni de Conti | 7C

MEDICINA LEGAL
Alguns direitos so indiscutveis, como o regulamento civil das unies entre os homossexuais. J com relao ao casamento o professor entende uma incongruncia biolgica. TRANSEXUALISMO: Refere-se condio do indivduo que possui uma identidade de gnero diferente da designada ao nascimento, tendo o desejo de viver e ser aceito como sendo do sexo oposto. So pessoas amarguradas, que caminham para o suicdio ou automutilao, que necessitam que um tratamento. So comuns transexuais que jamais tiveram experincias homossexuais. O importante no errar no diagnstico, para evitar assim que sejam feitas cirurgias de troca de sexo, quando na verdade trata-se de um caso de homossexualismo. O transexual tem direito de mudar a identidade? No autoriza mudar a sexualidade no RG.

Stephanie Pavoni de Conti | 7C

MEDICINA LEGAL

Stephanie Pavoni de Conti | 7C

Potrebbero piacerti anche