Sei sulla pagina 1di 13

A EXPANSO DA SILVICULTURA: IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM TERRITRIOS CAMPONESES NO LESTE MARANHENSE

Adielson Correia Botelho Universidade Federal do Maranho - UFMA adielsonbotelho@hotmail.com Maristela de Paula Andrade Universidade Federal do Maranho - UFMA
Resumo O estudo analisa as repercusses dos impactos socioambientais no Leste Maranhense, onde segmentos camponeses perdem seus territrios para ceder espao crescente expanso das florestas plantadas de eucalipto afetando diretamente a reproduo camponesa e a sobrevivncia das prticas e saberes tradicionais. O foco est na anlise aspectos sociais e ambientais implicados no processo de expropriao camponesa resultante do aambarcamento de reas de usufruto comum e do avano de plantios homogneos de eucalipto, sobre os recursos naturais a existentes. O estudo, ainda em curso, mostra, inicialmente, algumas implicaes provocadas pela insero da silvicultura: forte indcio de grilagem, registro de trabalhos insalubres, eminente perda da biodiversidade local. Palavras-chave: Agronegcio. Campesinato. Territrio. Impactos socioambientais. Mesorregio Leste Maranhense.

Introduo O eucalipto (Eucalyptus globulus) nativo da Oceania. Descoberto pelos ingleses na Austrlia, em 1788, a disseminao de sementes no mundo comeou no incio do sculo XIX. Por volta de 1850, pases como Portugal, Espanha e ndia comearam a plantar o eucalipto. Na Amrica do Sul, o primeiro pas a introduzir o vegetal foi o Chile, em 1823 e, posteriormente, a Argentina e o Uruguai. No Brasil, foi introduzido em 1868, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de suprir as necessidades de lenha, postes e dormentes das estradas de ferro na Regio Sudeste. (LIMA, 1993, p.38). Sua comercializao intensificou-se a partir do incio do sculo XX e, nos ltimos anos, o Brasil vem ganhando espao no mercado internacional de produtos de origem florestal. No incio dos anos 90, a participao do Brasil nas exportaes mundiais no ultrapassava 1,7%, mas, em 2006, o pas contribuiu com cerca de 4% do total das exportaes mundiais de produtos de origem florestal, o que reflete o crescimento das exportaes brasileiras ocorrido desde essa dcada. J em 2006, as exportaes atingiram a cifra de US$ 8,2 bilhes, o que representa 6,0% do montante total exportado pelo Brasil (SBS, 2008, p.30).

Segundo apontamento da ABFRAF (2011), a rea de plantios de Eucalipto no pas totalizou 4.754.334 hectares. Ressalta-se que a rea plantada desse gnero continua em processo de vasta expanso, todavia, em um ritmo menos acelerado. Em 2010, o crescimento apresentado foi de 5,3% (238.604 ha), ante 6,9% ao ano e o crescimento mdio anual do perodo 20052009. De acordo com a Revista Exame (2011), o agronegcio florestal voltado para a produo de papel e celulose apontado como um dos investimentos mais promissores do ramo no Brasil. Na ltima dcada, as empresas investiram 12 bilhes de dlares para aumentar a capacidade de produo e, agora, esto se preparando para outro salto. O objetivo ampliar ainda mais a capacidade das fbricas e dobrar a rea de florestas. Grande parte das plantaes encontra-se nas reas de Cerrado. Para a EMBRAPA este bioma, nas ltimas dcadas do sculo XX, representava 23% da cobertura vegetal do pas, tendo sofrido uma perda de aproximadamente 80%, em funo do avano e da modernizao da agricultura e pela expanso da pecuria. A preocupao com as reas remanescentes de Cerrado, em relao introduo da monocultura do eucalipto, requer estudos mais detalhados que dem respostas para os questionamentos sobre o ressecamento e desertificao do solo, assoreamento dos cursos dos rios e da gua do subsolo, assim como da perda da biodiversidade. Neste mesmo perodo, a mesorregio Leste Maranhense vem sofrendo transformaes em sua estrutura agrria, gerando diversas outras repercusses, ocasionadas pela expanso do agronegcio na regio, principalmente dos plantios de eucalipto Apesar de os indicadores serem em geral favorveis como reflorestamento em reas degradadas, seqestro de carbono, dentre outras, paira uma nuvem carregada sobre a indstria de papel e celulose no Brasil. Algumas teorias defendem a idia de que as florestas de eucalipto so extremamente prejudiciais ao meio ambiente. Outras, acusam o eucalipto de gerar misria por onde passa, uma vez que o manejo das florestas requer pouca mode-obra. A modernizao da agricultura teve como justificativa a produo de alimentos para acabar com a fome que assolava grandes parcelas de populaes pobres do Planeta e, no Brasil, o Cerrado se transformaria no celeiro do mundo. Mas, o Cerrado est sendo exportado na forma de commodities e a fome das populaes pobres s no pior graas aos programas assistencialistas dos governos. Junto com a exportao de soja e

carnes exporta-se tambm a natureza (solos, rvores, gua, biodiversidade) e se comprometem culturas e saberes seculares (MESQUITA, p.23, 2009). Esta pesquisa tem, ento, o interesse de analisar e compreender como se estrutura o modo de vida desses grupos alcanados pelas atividades do agronegcio na regio; como se d o processo de aquisio das terras pelos agentes do agronegcio; que transformaes tm atingido os recursos naturais, a economia e a organizao social desses segmentos; que conflitos tm se verificado entre esses agentes externos regio e aqueles segmentos sociais a estabelecidos historicamente.

Metodologia O trabalho vem sendo realizado com base em referenciais tericos (pesquisa bibliogrfica), referenciais empricos (anlise e observao direta, anotaes sistemtica em caderno de campo, entrevistas gravadas ou no) e referenciais tcnicos (produo de mapas, tabelas). Foi realizado um levantamento bibliogrfico (teses, dissertaes, monografias, artigos cientficos) sobre a cultura das florestas plantadas de eucalipto; suas implicaes ao segmento campons e ao meio ambiente; o processo histrico de introduo no Brasil at a sua atual expanso; alm de um breve enfoque sobre a agricultura no estado de Maranho, com destaque para Mesorregio de Leste Maranhense.

Caracterizao geogrfica da Mesorregio Leste Maranhense A Mesorregio Leste Maranhense est localizada na poro oriental do Estado de Maranho, na divisa com o Estado do Piau, segundo o Anurio do Maranho (2010), a regio possui as seguintes coordenadas geogrficas: a Norte: S 02 41' 01.2'' e O 42 12' 42'', a Leste: S 02 57' 54.7'' e O 41 47' 43.8'' ambas, no municpio de Araioses; a Sul: 06 59' 56,4'' O 44 14' 33,5'' em Nova Iorque e a Oeste: S 06 36' 19,2'' e O 45 51' 32,4'' em Mirador. Tem como Mesorregies limtrofes, Centro Maranhense; Norte Maranhense; Sul Maranhense; Centro-Norte Piauiense (PI); Norte Piauiense (PI); Sudoeste Piauiense (PI), possui rea 70.606,230 km, e est a uma distncia de 112,21 km da capital maranhense.

Figura 01: Mapa de localizao da Mesorregio Leste Maranhense.

Fonte: Acervo da pesquisa, mapa elaborado por Adielson Correia Botelho atravs de bases cartogrficas
do IBGE.

O processo de ocupao da rea pertencente mesorregio Leste Maranhense indica a formao de reas perifricas s grandes plantaes de algodo da regio vizinha do Itapecuru, na segunda metade do sculo XVIII Paula Andrade (1995). Entretanto, o levantamento de certas fontes indicou a constituio dos primeiros ncleos de povoamento e de atividades econmicas autnomas na regio, opostos idia de ocupao perifrica da regio do Itapecuru (MARQUES, 1970 apud GASPAR, 2010). A mesorregio Leste Maranhense passou a ser atrativa aos piauienses e cearenses que migravam em decorrncia da seca em seus Estados. Buscavam:
Os nordestinos (primeiramente os cearenses e piauienses) criadores de rebanhos se fixavam mais nas reas de cerrado em vez de seguir para os vales midos dos rios. Na passagem pelo Rio Parnaba, os criadores atravessavam do Piau para o Maranho em duas direes, pelas cidades de Floriano e Teresina. Eles seguiam em direo aos cursos fluviais ou espalhavam-se em direo ao cerrado, tanto para o nordeste do Maranho em direo a Caxias e mais ao norte, chegando regio de Brejo ou para o sul do estado, em direo a Pastos Bons (ANDRADE, 1973, p. 97).

Atualmente, a mesorregio Leste Maranhense constituda por seis microrregies: Chapadas do Alto Itapecuru, Caxias, Cod, Chapadinha, Baixo Parnaba Maranhense e Coelho Neto, estas trs ltimas fazem parte do nosso estudo, Possu populao total de 1.352.919 habitantes (IBGE, 2010), divididos em 44 municpios. As transformaes no local de moradia e no nmero de habitantes so reflexos das transformaes socioeconmicas ocorridas no pas a partir de 1970, quando as modificaes nas relaes de trabalho no campo e na cidade, o processo de xodo rural contriburam para o esvaziamento de pequenas cidades e o direcionamento de fluxos migratrios para os grandes centros urbanos como So Lus.

A chegada e o avano dos eucaliptais no Leste Maranhense Em 2010, o Maranho alcanou o segundo maior ndice de crescimento da rea de plantios florestais pas com (10,2%), ficando atrs apenas com Mato Grosso do Sul que teve ndices de (27,4%). ABRAF (2011). A iniciativa prev um investimento da ordem de R$ 250 milhes com a implantao de 42 mil hectares de florestas de eucalipto. A partir da dcada de 1980, instalaram-se em diversas localidades da mesorregio Leste Maranhense, mais especificamente no municpio de Urbano Santos, empresas nacionais voltadas ao cultivo de eucalipto com vistas produo de celulose e extrao de madeira nativa para a produo de carvo vegetal. Essas atividades se inserem na chamada rea de influncia de grandes projetos do Programa Grande Carajs, apesar daquela regio no fazer parte oficialmente desse Programa (PAULA ANDRADE, 1995 e GASPAR, 2010). A respeito do avano das plantaes de eucalipto e destruio da mata nativa o autor discorre:
O desmatamento das chapadas com a destruio de recursos nativos despontou como outro aspecto resultante das atividades desenvolvidas pela MARFLORA e outras empresas florestais no Leste Maranhense. As conseqncias da derrubada da mata nativa direcionaram-se, principalmente, para as famlias camponesas da regio que tiveram desorganizadas suas atividades e ciclos de extrao de produtos nativos e criao de animais. (GASPAR, 2010, p.69, grifo do autor).

Na ltima dcada, aumentaram as especulaes em torno da privatizao de reas de cerrado destinadas continuidade das plantaes de eucalipto no Leste Maranhense Gaspar (2010). Desde 2005, a MARGUSA1 vem arrendando terras da empresa Comercial e Agrcola Paineiras (unidade do grupo Suzano Papel e Celulose) com o objetivo da plantao de eucalipto visando o abastecimento de suas necessidades de

carvo vegetal e h previso de retomada de projetos de reflorestamento para oito municpios: Anapurus, Brejo, Mata Roma, Milagres do Maranho, Santa Quitria, So Benedito do Rio Preto, So Bernardo e Urbano Santos. Essa matria-prima destina-se produo de vrios produtos, dentre os quais o carvo vegetal para o abastecimento de uma unidade de ferro gusa prevista para ser construda no municpio de Urbano Santos, alm disso, atender demanda das guseiras instaladas na regio de Carajs (CARNEIRO, 2008, p. 103). Conforme Gaspar (2010) a implantao de projetos agro-florestais desencadearam mudanas sociais e ambientais na regio. Os processos de apropriao das terras pelos projetos de reflorestamento basearam-se em procedimentos irregulares que afetaram, principalmente, os segmentos camponeses a estabelecidos, caso da venda dos lotes das famlias sem o conhecimento delas. Desta forma, observa-se que a introduo do agronegcio da silvicultura no Leste Maranhense ocorre com fortes indcios de grilagem, compra ilcita, especulao e privatizao de extensas terras no cerrado maranhense, culminando com a concentrao fundiria e outros problemas tais como: violncia, ameaas, intimidao, tortura e morte no campo, fixao de grupo de pistoleiros, despejo de trabalhadores de seus povoados, declnio da agricultura familiar, evidenciado na perda do espao de prticas agrcolas camponesas.

Economia familiar camponesa no Leste Maranhense A economia camponesa est baseada na produo de alimentos. De acordo com Moura (1988) o trabalhador familiar campons abastece a casa de morada, alimenta seus membros, mas tambm destinado s feiras da cidade. Neste mesmo contexto, PortoGonalves (2006) salienta que a agricultura tradicional camponesa no o oposto da agricultura de mercado. Os camponeses sempre tiveram ntimas relaes com o mercado desde tempos imemoriais. Na regio que abrange o a mesorregio Leste Maranhense, esse segmento campons caracteriza-se pela apropriao e manejo de diferentes recursos naturais, sobretudo de dois distintos ambientes as reas regionalmente denominadas de Baixo e aquelas conhecidas por chapada (cerrado). Nesses ambientes as famlias desenvolvem diferentes atividades econmicas importantes para a manuteno de seu grupo familiar, como: a agricultura (mandioca,

arroz, milho, melancia e etc.), voltada tanto para o consumo da sua famlia, como para a comercializao. Outro fator importante ao campons o extrativismo vegetal (cocos, madeiras, frutas, palha e outros recursos), a caa de animais (vrias espcies de veado, paca, tatu dentre outros), a extrao do mel, a pequena criao de bovinos, sunos, caprinos. Essas atividades so praticadas, sobretudo, em reas de chapada , mas algumas espcies tambm so encontradas nos chamados baixos, como o babau (Orbignya phalerata) e o buriti (Mauritia flexuosa). Dentre as principais espcies de frutos destacam-se como alimentcias: para consumo das famlias pequi (Caryocar brasiliense), babau (Orbignya phalerata), juara (Euterpe oleracea); para consumo interno e

comercializao o bacuri (Scheelea phalerata). Em meio aos principais problemas hoje enfrentados por essas famlias camponesas, est, sobretudo, a devastao das reas de chapada, local utilizado para criao, de forma extensiva, de animais de pequeno, mdio e grande porte como galinhas, porcos, caprinos bovinos e eqinos, este ltimo, utilizado para transporte de cargas. So locais, onde tambm faziam a coleta de frutos comestveis e comercializveis cada vez mais raros como pequi e bacuri. Do mesmo modo, extraem ervas medicinais como: amora (Maclura tinctoria), ameixa (Prunus domestica), aroeira (Astronium fraxinifolium), hortel (Mentha spicata), o angico (Anadenthera falcata), mangaba brava (Hancornia speciosa ), aroeira (Schinus terebinthifolius), aoita cavalo (Luehea divaricata) e a janaguba (Himatanthus drasticus), que tem importante valor comercial. O artesanato local tambm merece destaque: trata-se da confeco de utenslios domsticos e para lida no trabalho, tais como os cofos (cestos confeccionados com a palha do babau); de utenslios para a armazenagem de farinha, arroz e outros, como o tapiti (fabricado a partir do talo do buriti) muito til na fabricao da farinha; o jac (confeccionado com bambu Bambusa arundinacea ); cestos para medio e transporte de vrios produtos e pilo, fabricado com o tronco do pequizeiro. Toda essa matria prima por ser encontrada em ambientes hoje devastados pela ao desses novos agentes sociais interessados em transformar esses lugares em bosques de eucalipto. Podemos analisar, ento, que medida que as plantaes de eucalipto avanam, as reas que as famlias camponesas utilizam para sua reproduo diminuem ou simplesmente sucumbe, como afirma Kautsky (1968) com o agronegcio este o tende a desaparecer em virtude do desenvolvimento capitalista.

Os impactos sociais e territoriais

Analisando o processo de insero da silvicultura e a conseqente apropriao de terras de

uso comum voltadas para o cultivo de eucalipto no Leste Maranhense, percebem-se vrias transformaes socioespaciais. De acordo com Saquet (2007) o territrio entendido como lugar de relaes sociais; de conexes e redes; de vida, para alm da produo econmica, como natureza, apropriao, mudanas, mobilidade, identidade e patrimnio cultural; como produto scio-espacial e condio para o habitar, viver e produzir. O avano do agronegcio latifundirio exportador sobre reas de produtores tradicionais traz profundas conseqncias. Silva (2001) aponta que os camponeses expulsos do campo no conseguiro encontrar trabalho produtivo nas cidades. Da os crescentes ndices de migraes, de subemprego, para no falar na mendicncia, prostituio e criminalidade das metrpoles brasileiras. A implantao de projetos como os do Grupo Joo Santos, da Suzano Papel e Celulose, da MARFLORA vem desestruturar a economia camponesa, porque atingem o equilbrio das relaes mantidas pelos trabalhadores com os recursos naturais. Esses grupos econmicos so relacionados s trs esferas do poder: local, o executivo, legislativo e judicirio, funcionando amparados por uma rede de agentes sociais ligados a aparelhos do poder. Alm desses, montam suas prprias milcias privadas que, juntamente com integrantes dos rgos de segurana, ser acionado para imobilizar, seqestrar, torturar, ameaar, constranger fsica e moralmente, destruir cemitrio de crianas e mesmo povoados inteiros. (PAULA ANDRADE, 1997, p. 50-51). A implantao desses projetos agro-florestais pelo Grupo Joo Santos, a Suzano Papel e Celulose ou suas terceirizadas vem acarretar a desestruturao da economia camponesa, porque atinge o equilbrio das relaes mantidas pelos trabalhadores rurais com os recursos naturais ali existentes. Essas bases para a implantao e a expanso dessas empresas, terminam por levar devastao brutal e irreversvel dos recursos naturais, ao agravamento da concentrao fundiria e ao surgimento de novos conflitos em reas que antes no apareciam nas estatsticas sobre a criminalidade no meio rural. (PAULA ANDRADE, 1995, p.73-74). Por se tratar de uma atividade mecanizada, a silvicultura socialmente excludente, alm de gerarem pouqussimos empregos, as empresas oferecem apenas trabalhos insalubres.

Em conversa com um dos trabalhadores contratados pelas empresas que atuam na regio, os mesmos afirmam que enfrentam diversos problemas, dentre os quais destacam os baixos salrios, com diria de R$17 reis, resultante de exaustiva jornada de trabalho, chegando a trabalhar por 12 horas por dia sem que receber hora extra. Ainda segundo o trabalhador, os empregados so obrigados a aplicar diversos tipos de pesticidas nas plantaes sem os equipamentos obrigatrios de segurana, resultando em graves problemas de sade, como dores no peito e na cabea2. Desta forma, ve-se que esses empreendimentos no trazem nada a regio, apenas exploram suas foras de trabalho e seus lugares de tradio.

Impactos sobre os recursos naturais As principais implicaes ocasionadas pelos plantios homogneos de eucalipto diz respeito substituio de florestas nativas podendo levar a extino da flora e fauna. A mesorregio Leste Maranhense servida por um rico bioma, o cerrado com sua grande biodiversidade que sofre com o desmatamento desenfreado para ceder lugar implantao aos bosques de eucalipto, porm a forma como transformada o bioma em terreno propcio para tal finalidade melanclico, (Paula Andrade 2008, p.123, Grifo da autora):
So comoventes as descries dos trabalhadores, ao narrarem o desmatamento promovido atravs do chamado corrento, uma corrente de vrias toneladas, presa em dois tratores de esteira, [...] derruba as rvores, destroando e removendo suas razes. [...] Ainda mais impressionante so os relatos de como o corrento carrega, junto com as rvores e animais, as cruzes dos cemitrios, incomodando com seu estrondo destruidor at mesmo os mortos, nos locais em que repousavam h muitas e muitas geraes.

Para Lima (1993), o eucalipto conduz desertificao pelo solapamento da produtividade biolgica do ecossistema vulnervel atravs das trs seguintes maneiras: a) a alta demanda de gua da espcie esgota a umidade do solo e destri a descarga da gua subterrnea, desestabilizando o ciclo hidrolgico; b) a pesada demanda por nutrientes cria um dficit anual enorme, desestabilizando o ciclo de nutriente; c) a liberao de substncias qumicas afeta o crescimento de plantas e de microorganismos do solo, reduzindo, assim, ainda mais sua fertilidade. A desertificao do solo tambm ocasionada pela oscilao da cobertura vegetal e contaminao dos corpos hdricos e do solo em conseqncia de aplicao de pesticidas evitando ao de insetos e capim. Segundo depoimento de alguns funcionrios das empresas subsidirias, a aplicao

desse veneno feito de maneira inadequada. O soterramento de veredas e grotas so outros impactos que merecem destaque em funo de prticas equivocadas de cultivo, o desequilbrio entre consumo de gua pelo eucalipto. Para a Via Campesina (2006) h uma diferena, porm. Para alcanar este crescimento rpido o eucalipto precisa de muita gua. Em mdia, ao longo de suas fases de crescimento, um p de eucalipto consome 30 litros de gua por dia. Ainda, segundo a Via Campesina (2006), o Brasil, embora tenha muito rios e bastante gua, no tem vastas regies midas como tem no habitat natural do eucalipto. Portanto, no Brasil, plantar eucalipto em grande escala numa mesma regio, pode provocar grandes desequilbrios nos recursos hdricos dessa regio. Isto provoca o que os tcnicos chamam de dficit hdrico, isto , falta de gua. Esse novo modelo de desenvolvimento conta com incentivos do poder pblico estadual. Os plantios homogneos esto sendo implantados numa regio de terras devolutas e onde j havia povoao por comunidades tradicionais de famlias camponesas. Quanto questo ambiental, o eucalipto, por se tratar de uma rvore extica ao cerrado maranhense provoca grande desequilbrio aos recursos florestais, hdricos e pedolgicos. Fica evidente, portanto, que a biodiversidade em qualquer monocultura ser significativamente inferior encontrada nos biomas nativos.

Consideraes parciais Este trabalho apresenta resultados parciais das atividades desenvolvidas pelo GERUR Grupo de Estudos Rurais e Urbanos, coordenado pela Professora Doutora Maristela de Paula Andrade, no mbito do projeto de pesquisa intitulado CAMPESINATO E CRISE ECOLGICA impactos sociais da sojicultura para segmentos camponeses no Leste Maranhense, no qual participei primeiramente como bolsista de iniciao cientfica, PIBIC/CNPq e, atualmente, na condio de voluntrio. Neste trabalho, foi possvel analisar partes do processo de insero e avano dos grandes projetos agroindustriais nesta poro do estado do Maranho, representado eminentemente pela presena de monoculturas, em especial, do eucalipto. No decorrer das atividades, observou-se a evidente insatisfao junto aos representantes de associao de trabalhadores, religiosos, sindicais, movimentos sociais no que tange aos impactos provocados por tais empreendimentos, sobretudo, com a quebra do elo entre territrios e seus smbolos - saberes e seus conhecimentos patrimonial, coletivo e

10

comunitrio caractersticos das tradies camponesas; nas condies de trabalho impostas pela empresas subsidirias da SUZANO Papel e Celulose. Percebeu-se ainda, durante os trabalhos de campo, que o avano das indstrias agroflorestais no Leste Maranhense acarreta a perda da biodiversidade local, fortemente ligada degradao ambiental, sobretudo dos recursos hdricos. Rios e lagoas j esto sofrendo processo de assoreamentos e, em alguns casos j secaram, refletindo-se tambm negativamente nas atividades de pesca dos camponeses; registra-se processo de desertificao e de eroso do solo acelerada com a retirada da cobertura vegetal; o desmatamento florestal das chapadas atinge as atividades econmicas camponesas (agricultura, coleta de frutos de madeira e de ervas medicinais) e leva ao extermnio da fauna (caa, pesca, pequena criao). Todos esses recursos esses so fundamentais segurana alimentar e reproduo camponesa. Em linhas gerais, a realizao desta pesquisa, financiada pela FAPEMA (Fundao de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnolgico do Estado do Maranho) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico), ajudou-nos a analisar as repercusses dos impactos do avano dos plantios homogneos junto aos segmentos camponeses no Leste Maranhense.

Notas ________________
1

MARFLORA Maranho Reflorestadora Ltda. Brao florestal da Siderrgica MARGUSA. Segundo PAULA ANDRADE (1995, p 27), A Margusa instituiu a Marflora nas categorias especializada, extratora de lenha e produtora de carvo vegetal. Foi instituda, portanto, como empresa prestadora de servios MARGUSA.
2

Este trecho faz parte da entrevista concedida para os pesquisadores Adielson Correia Botelho e Annagesse de Carvalho Feitosa (em 14 de maro de 2011), no trabalho de campo.

Referncias ASSOCIAO BRASILEIRA DOS PRODUTORES DE FLORESTAS PLANTADAS. Anurio estatstico da ABRAF 2011 ano base 2010. Braslia: 2011. Disponvel em: < http://www.abraflor.org.br/estatisticas/ABRAF08-BR.pdf> Acesso em: 27 dez. 2011. ANDRADE, Manoel Correia de. Paisagens e Problemas do Brasil. 4 ed. SP: Ed. Brasiliense, 1973.

11

CARNEIRO, Marcelo S. A expanso e os impactos da soja no Maranho In: CARNEIRO, Marcelo S. (coord.). A agricultura familiar da soja na regio Sul e o monocultivo no Maranho: duas faces do cultivo da soja no Brasil. Rio de Janeiro, FASE, 2008. BRASIL. Constituio Federativa do Brasil. Braslia, 1988.Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria. Disponvel em <http://www.embrapa.br/> Acesso em: 09 de jan. 2012. GASPAR, Rafael Bezerra. O Eldorado dos Gachos: Deslocamento de agricultores do Sul do pas e seu estabelecimento no Leste Maranhense. So Luis, 2010. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Disponvel em < http://www.ibge.gov.br > Acesso: 27 dez. de 2011. IMESC. Anurio Estatstico do Maranho / Instituto Maranhense de Estudos Socioeconmicos e Cartogrficos.V. 1 (1968) - .So Lus, 2010. KAUTSKY, Karl. A questo agrria. Rio de Janeiro: Laemmert, 1968. LIMA, W. P. Impactos ambientais do eucalipto. 2. ed. So Paulo: Edusp, 1993. 302p. MESQUITA, H. A. Onde esto as flores, as cores, os odores, os saberes e os sabores do cerrado brasileiro? O agro/hidronegcio comeu!. Revista Terra Livre. So Paulo: Ano 25, v. 2, n 33, 2009,17-30 p. MOURA, Margarida Maria. Camponeses. So Paulo: tica, 1988. PAULA ANDRADE, Maristela de. A produo de carvo vegetal e o plantio de eucalipto no Leste Maranhense. In: PAULA ANDRADE, Maristela de. (org.). Carajs: desenvolvimento ou destruio? Relatrios de Pesquisa. So Lus: CPT, 1995. ______. Chacinas e massacres no campo. So Lus: UFMA, 1997. v.4; 264 p. ______. Os gachos descobrem o Brasil. Projetos agropecurios contra a agricultura camponesa. So Lus: GERUR/EDUFMA, 2008. PORTO-GONAVES, Carlos Walter. A globalizao da natureza e a natureza da globalizao. Rio de Janeiro. Civilizao Brasileira, 2006. SILVA, Jos Graziano da. O que questo agrria. So Paulo: Brasiliense, 2001. WOLF, Eric R. Sociedades Camponesas. Rio de Janeiro: Ed. Zahar Editores, 1976. REVISTA EXAME. Florestas em expanso. Disponvel em: <http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0825/noticias/florestas-em-expansaom0041370> Acesso: 28 dez. de 2011. SAQUTE, Marcos Aurlio. Abordagens e concepes de territrios. So Paulo: Expresso Popular, 2007.

12

SOCIEDADE BRASILEIRA DE SILVICULTURA, SBS. Fatos e nmeros do Brasil florestal, So Paulo, 109 p. fevereiro, 2008. Disponvel em: < http://www.sbs.org.br/FatoseNumerosdoBrasilFlorestal.pdf >. Acesso em: 06 jan. 2012. VIA CAMPESINA. O Latifndio dos Eucaliptos: informaes bascas sobre as monoculturas de rvores e as indstrias de papel. Disponvel em: <http://viacampesina.org/en/>. Acesso em: 25. mai. 2011.

13

Potrebbero piacerti anche