Sei sulla pagina 1di 9

c

1 SIMULADO UECE CONHECIMENTOS ESPECFICOS


3 Srie Ensino Mdio / Extensivo / Intensivo
Instrues
SER ATRIBUDA NOTA ZERO PROVA QUANDO O ALUNO: a) utilizar ou portar, durante a realizao da prova, MQUINAS e(ou) RELGIOS DE CALCULAR, bem como RDIOS, GRAVADORES, HEADPHONES, TELEFONES CELULARES ou FONTES DE CONSULTA DE QUALQUER ESPCIE; b) ausentar-se da sala em que se realiza a prova levando consigo o CADERNO DE QUESTES e(ou) o CARTO-RESPOSTA antes do prazo estabelecido; c) agir com incorreo ou descortesia para com qualquer participante do processo de aplicao das provas; d) comunicar-se com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma; e) apresentar dado(s) falso(s) na sua identificao pessoal. f) for ao banheiro portando CELULAR, mesmo que desligado, APARELHO DE ESCUTA, MQUINA DE CALCULAR ou qualquer outro MATERIAL DE CONSULTA relativo prova. Na ida ao banheiro, durante a realizao da prova, o aluno ser submetido revista por meio de DETECTOR DE METAL. Para fazer sua prova voc est recebendo um caderno com as questes, cada uma delas apresentando um enunciado seguido de 4 (quatro) alternativas, designadas pelas letras A, B, C e D, das quais somente uma correta. Examine se o caderno de prova est completo e se h falhas ou imperfeies grficas que causem dvidas. Nenhuma reclamao ser aceita aps 30 (trinta) minutos do incio da prova. Decorrido o tempo determinado, ser distribudo o carto-resposta, o qual ser o nico documento vlido para a correo da prova. Ao receber o carto-resposta, verifique se seu nome e nmero de matrcula esto corretos. Reclame imediatamente se houver discordncia. Assine o carto-resposta no espao reservado no cabealho. No haver substituio do carto-resposta. No amasse nem dobre o carto-resposta, para que no seja rejeitado pelo computador. Ser anulada a resposta que contiver emenda, rasura ou, ainda, a que apresentar mais de uma alternativa assinalada. vedado o uso de qualquer material, alm da caneta, de tinta azul ou preta, para marcao das respostas; qualquer forma de comunicao entre os candidatos tambm implicar na sua eliminao. No permitido ao candidato sair da sala com qualquer tipo de cpia de seu gabarito. O aluno, ao sair da sala, dever entregar, definitivamente, seu carto-resposta devidamente assinado, devendo ainda assinar a folha de presena e o carto de identificao de sala.
a

Nmero de Questes:
20 (vinte)

Tempo:
4 (quatro) horas

REA 4 PORTUGUS e REDAO

1 SIMULADO UECE CONHECIMENTOS ESPECFICOS 3a Srie Ensino Mdio / Extensivo / Intensivo 3. Assinale a alternativa correta sobre Machado de Assis. a) Desde o incio de sua carreira literria, seguiu de forma rigorosa os cnones da esttica realista, produzindo romances cuja base temtica se apia no determinismo cientificista. b) Privilegiou a sondagem dos misteriosos motivos psicolgicos que atuam sobre o comportamento humano, atitude que o particularizou no contexto do Realismo ortodoxo do sculo XIX. c) Retratou, de acordo com princpios do Naturalismo, a degradao da sociedade burguesa de sua poca, criando personagens marcados por fortes traos patolgicos. d) Embora tenha adotado o estilo realista, defendeu a tese de que a nica salvao para o homem estaria na religio. Textos para as questes 4 a 6 Adeus, meu canto! a hora da partida... O oceano do povo s'encapela. Filho da tempestade, irmo do raio, Lana teu grito ao vento da procela. (...) preciso partir, aos horizontes Mandar o grito errante da vedeta. Ergue-te, luz! estrela Para os tiranos lgubre cometa. Adeus, meu canto! Na revolta praa Ruge o clarim tremendo da batalha. guia talvez as asas te espedacem Bandeira talvez rasque-te a metralha! Parte, pois, solta livre aos quatros ventos A alma cheia das crenas do poeta!... Ergue-te, luz! estrela para o povo. Para os tiranos lgubre cometa.
(Castro Alves Os Escravos)

Portugus
Textos para as questes 1 a 3 Texto I (...) ests sempre a, bruxo alusivo e zombeteiro, que revolves em mim tantos enigmas.
Carlos Drummond de Andrade (em poema dedicado a Machado de Assis)

Texto II 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro (...). H casos, por exemplo, em que um simples boto de camisa a alma exterior de uma pessoa; e assim tambm a polca, o voltarete, um livro, uma mquina, um par de botas (...). H cavaleiros, por exemplo, cuja alma exterior, nos primeiros anos, foi um chocalho ou um cavalinho de pau, e mais tarde uma provedoria de irmandade, suponhamos.
Machado de Assis

1. Assinale a afirmao correta sobre os exemplos apresentados no texto II (linhas 3-10) a) Correspondem a estratgia argumentativa para persuadir o interlocutor de que h uma alma exterior. b) Funcionam como digresses, isto , desvios com relao ao tema de teor espiritualista presente na afirmao inicial. c) Usados ironicamente, invalidam a tese, j que provam a tendncia materialista e consumista, inata no homem. d) Contrariam a tese, na medida em que indicam coisas concretas, o que provoca efeito humorstico. 2. Ao dizer bruxo alusivo e zombeteiro (texto I), Drummond faz referncia a trao caracterstico da obra de Machado de Assis. Assinale-o, a) Linguagem simples, popularesca e jocosa. b) Linguagem hermtica, de tom grave e solene. c) Linguagem coloquial, marcada por neologismos e sarcasmo. d) Linguagem carregada de subentendidos e irreverente.

4. So identificadas, na primeira estrofe do texto, as seguintes figuras: a) silepse e metfora b) metonmia e silepse c) apstrofe e metfora d) metonmia e metfora

OSG 2428/12

N de R.A. REGISTRO ACADMICO

5. A identificao dos sentimentos humanos com aspectos da natureza permite reconhecer o texto como pertencente ao seguinte estilo: a) Barroco b) Arcadismo c) Simbolismo d) Romantismo 6. O sintagma que melhor expressa a potica condoreira : a) "ruge o clarim" b) "para os tiranos" c) "Ergue-te, luz!" d) "na revolta praa" Textos para as questes 7 e 8 Que falta nesta cidade? Verdade. Que mais por sua desonra? Honra. Falta mais que se lhe ponha? Vergonha. O demo a viver se exponha, Por mais que a fama a exalta, Numa cidade onde falta Verdade, honra, vergonha.
(Gregrio de Mattos Guerra)

III. Os versos pertencem a um poeta que desenvolve sua poesia sempre em tom acusatrio e que surpreende pela mordacidade com que critica os potentados do ciclo do ouro durante o Brasil do Primeiro Imprio. (So) correto(s): a) apenas I. b) I e II apenas. c) II e III apenas. d) I, II e III. Texto para a questo 9 A sociedade brasileira clama por transformaes e a esperana tornou-se palavra-chave desses novos tempos. A superao dos graves problemas que afligem o povo brasileiro, como a fome e a misria, o principal desafio do novo governo. Vencer as desigualdades faz parte de uma estratgia e de um novo modelo de desenvolvimento para o pas, que pode dispor, para tanto, da imensa riqueza natural de nossa Nao. A construo de um novo momento histrico um compromisso que deve estar pautado em todas as aes de governo. Nesse contexto que afirmamos o direito da sociedade brasileira informao e educao. O caminho, portanto, o da incluso social, momento em que deve ser construda uma nova cultura embasada nos direitos fundamentais da vida humana, fortalecidos na concepo e na prtica de uma nova poltica social e econmica para o pas. 9. Acerca do texto e do tema nele abordado, julgue os itens subsequentes e assinale V ou F: ( ) Na linha 2, a conjuno "e" liga transformaes a "esperana" para complementar a ideia de clamar. ( ) Na linha 4, o emprego de "como" indica que a fome e a misria no so os nicos "graves problemas que afligem o povo brasileiro". ( ) O emprego dos sinais indicativos de crase antes de "informao" (l. 13) e de "educao" (l. 14) mostra que estes substantivos complementam "direito" (l. 7) ( ) Na linha 8, o pronome relativo "que" tem como referente "desigualdades" (l. 6). ( ) A substituio de "fortalecidos" (l. 17) por "fortalecida" preservaria a correo gramatical e no alteraria as relaes semnticas no texto.

Assinale o(s) item(ns) correto(s) sobre os versos nas duas questes abaixo: 7. Responda: I. As formas verbais dos versos 4, 5 e 6 esto empregadas nos modos subjuntivo, indicativo e indicativo respectivamente, embora, do ponto de vista gramatical e coesivo, a locuo Por mais que exija que o verbo do verso 5 se flexione como o do verso 4. II. A insistncia pelo indicativo exalta se deve ao fato de a cidade da Bahia j ser exaltada no momento de produo do poema. III. O verbo do verso 4 exprime desejo. O do verso 3 expressa uma possibilidade futura, embora seja o seu respectivo tempo nomeado como presente. So corretos: a) I e II apenas. b) I e III apenas. c) II e III apenas. d) I, II e III.

8. Responda: I. O poema se divide em dois momentos, mas os ritmos de um e de outro so diferentes. II. O eufemismo, bem como a gradao crescente, faz-se notvel.
OSG 2428/12

1 SIMULADO UECE CONHECIMENTOS ESPECFICOS 3a Srie Ensino Mdio / Extensivo / Intensivo A sequncia obtida deve ser: a) V,V, V, F, F b) F, V, V, F, F c) V, V, F, V, F d) F, V, V, F, V Texto para a questo 10 Leia atentamente: _ Toma outra xcara, meia xcara s. _ E papai? _ Eu mando vir mais; anda, bebe! Ezequiel abriu a boca. Cheguei-lhe a xcara, to trmulo que quase a entornei, mas disposto a faz-la cair pela goela abaixo, caso o sabor lhe repugnasse, ou a temperatura, porque o caf estava frio... Mas no sei que senti que me fez recuar. Pus a xcara em cima da mesa, e dei por mim a beijar doidamente a cabea do menino. _ Papai! Papai! Exclamava Ezequiel. _ No, no, eu no sou teu pai!
(ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. 27 ed. So Paulo: tica, 1994, p 173.)

Associaes Atlticas Banco do Brasil, manteve o apoio ao Programa de Integrao AABB Comunidade, que oferece prticas esportivas, reforo alimentar, conhecimentos bsicos de higiene e sade, dando senso de responsabilidade e cidadania a crianas e adolescentes. Em 2002, o programa beneficiou 51.520 crianas carentes em todo o pas, sendo assistidas regularmente por 3.680 educadores. Continuou tambm apoiando o Projeto Criana e Vida, desenvolvido pela Fundao Banco do Brasil. Esse projeto objetiva investir na modernizao de centros mdicos e atualizao de recursos humanos, na promoo de campanhas de conscientizao sobre os sintomas e tratamento de cncer infantil e na busca da elevao de taxas de cura da doena em crianas e adolescentes. 11. Julgue os itens subsequentes e escreva V ou F: ( ) A forma verbal "manteve" (l. 3), por estar no singular, restringe o foco da ao, relacionando-a a uma nica instituio entre as trs parceiras citadas. ( ) Na linha 4, o emprego de preposio aglutinada ao artigo masculino singular em "ao Programa" deve-se regncia da palavra "apoio". ( ) A forma verbal "oferece" (l. 5) vincula-se ao agente antecedente, representado pela palavra "apoio" (l. 4) ( ) Se a expresso "dando senso de responsabilidade" (l. 7) for substituda por despertando o senso de responsabilidade, sero desnecessrias outras modificaes para que o respectivo perodo do texto permanea correto. A sequncia a obter deve ser: a) V, V, F, V b) V, V, F, F c) F, V, F, F d) F, F, F, F 12. Use V ou F para as afirmaes a seguir: ( ) So relacionados ao verbo oferecer (l. 5) os substantivos prticas, reforo, conhecimentos e sade. ( ) Em "sendo assistidas regularmente por 3.680 educadores", a palavra "assistidas" est no feminino plural para concordar com crianas e adolescentes. ( ) As aes do Programa de Integrao AABB Comunidade so expressas no primeiro pargrafo. O segundo pargrafo se restringe a expor as aes da Fundao Banco do Brasil.
4
OSG 2428/12

10. O discurso dos personagens foi organizado de forma direta. Sem prejuzo s informaes do texto, se o discurso tivesse sido organizado de forma indireta, seria correto o item: a) Eu disse a Ezequiel que tomasse outra xcara de caf, meia xcara s. Ele inquiriu se eu no ficaria sem caf, mas respondi-lhe que mandaria vir outro para mim e insisti para que bebesse. b) Perguntei a Ezequiel se tomaria comigo outra xcara de caf e acrescentei-lhe que pediria para trazerem-na, o que o deixou tranquilo, pois no desejava que eu, cedendo-lhe o meu caf, deixasse de tomar do lquido. c) Eu disse a Ezequiel que tome a segunda xcara de caf, meia xcara s. Ele inquiriu se eu no deveria tom-la, mas respondi-lhe que mandaria vir outra para mim e insisti para que bebesse. d) Perguntei a Ezequiel se tomava comigo outra xcara de caf e acrescentei-lhe que pediria para trazerem outra, o que o deixou tranquilo, pois no desejava que eu, cedendo-lhe o meu caf, deixasse de tom-lo. Texto para as questes 11 a 13 A AB Corretora, em parceria com a Fundao do Banco do Brasil e com a Federao Nacional das

N de R.A. REGISTRO ACADMICO

) A expresso Esse projeto se refere ao Programa de Integrao AABB Comunidade. 30

A sequncia a ser obtida : a) V, V, V, V, b) F, F, F, F c) V, F, V, F d) V, F, V, V 13. O texto em estudo : a) uma notcia que contm todos os elementos prprios do gnero bem delineados: o fato, os seus viventes, o espao e o tempo de sua realizao. b) uma narrativa subjetiva, cujo narrador expressa sua viso particular, expressando opinies mais que fatos. c) um fragmento de notcia, ao qual falta a manchete e o pargrafo sinttico inicial ou lead. d) uma propaganda que tem como objetivo exaltar um programa e na qual so constantes as marcas de subjetividade. A MEMRIA E O CAOS DIGITAL
Fernanda Colavitti

35

40

45

50

ta imediata para essas perguntas no deve ser causa de preocupao para ningum, mas exemplifica bem o problema constatado pela fonoaudiloga paulista Ana Maria Maaz Alvarez, que h mais de 20 anos estuda a relao entre audio e recordao. A pedido de duas empresas, ela realizou uma pesquisa para saber o que estava ocorrendo com os funcionrios que reclamavam com frequncia de lapsos de memria. Foram entrevistados 71 homens e mulheres, com idades de 18 e 42 anos. A maioria dos esquecimentos era de natureza auditiva, como nomes que acabavam de ser ouvidos ou assuntos discutidos. (Por falar nisso, responda sem olhar no pargrafo anterior: voc lembra o nome da pesquisadora citada?) Ana Maria descobriu que os lapsos de memria resultavam basicamente do excesso de informao em consequncia do tipo de trabalho que essas pessoas exerciam nas empresas, e do pouco tempo que dispunham para process-las, somados angstia de querer saber mais e ao excesso de atribuies. Elas no se detinham no que estava sendo dito (lido, ouvido ou visto) e, consequentemente, no conseguiam gravar os dados na memria, afirma.
(Fonte Internet: Superinteressante, 2001).

01

05

10

15

20

25

A era digital trouxe inovaes e facilidades para o homem que superou de longe o que a fico previa at pouco tempo atrs. Se antes precisvamos correr em busca de informaes de nosso interesse, hoje, teis ou no, elas que nos assediam: resultados de loterias, dicas de cursos, variaes da moeda, ofertas de compras, notcias de atentados, ganhadores de gincanas, etc. Por outro lado, enquanto cresce a capacidade dos discos rgidos e a velocidade das informaes, o desempenho da memria humana est ficando cada vez mais comprometido. Cientistas so unnimes ao associar a rapidez das informaes geradas pelo mundo digital com a restrio de nosso disco rgido natural. Eles ressaltam, porm, que o problema no est propriamente nas novas tecnologias, mas no uso exagerado delas, o que faz com que deixemos de lado atividades mais estimulantes, como a leitura, que envolvem diversas funes do crebro. Os mais prejudicados por esse processo tm sido crianas e adolescentes, cujo desenvolvimento neuronal acaba sendo moldado preguiosamente. Responda sem pensar: qual era a manchete do jornal de ontem? Voc lembra o nome da novela que antecedeu o Clone? E quem era o tcnico da Seleo Brasileira na Copa do Mundo de 1994? No ter uma respos5

14. Na orao Os mais prejudicados por esse processo tm sido crianas e adolescentes... (linhas 20 a 22), a expresso em destaque remete a) era digital (linha 01). b) rapidez das informaes (linha 13). c) s novas tecnologias (linha 17). d) ao uso exagerado delas (linhas 17). 15. Eu amo a rua. Esse sentimento de natureza toda ntima no vos seria revelado por mim se no julgasse, e razes no tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado partilhado por todos vs. Ns somos irmos, ns nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, no porque soframos, com a dor e os desprazeres, a lei e a polcia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. este mesmo o sentimento imperturbvel e indissolvel, o nico que, como a prpria vida, resiste s idades e s pocas. Tudo se transforma, tudo varia o amor, o dio, o egosmo. Hoje mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia. Os sculos passam, deslizam, levando as coisas fteis e os acontecimentos notveis. S persiste e fica, legado das geraes cada vez maior, o amor da rua.
Joo do Rio. A alma encantadora das ruas.

OSG 2428/12

1 SIMULADO UECE CONHECIMENTOS ESPECFICOS 3a Srie Ensino Mdio / Extensivo / Intensivo Prefixos que tm o mesmo sentido ocorrem nas seguintes palavras do texto: a) ntima / agremia. b) resiste / deslizam. c) desprazeres / indissolvel. d) imperturbvel / transforma. Texto para a questo 16 J na segurana da calada, e passando por um trecho em obras que atravanca nossos passos, leno queima-roupa: Voc conhece alguma cidade mais feia do que So Paulo? Agora voc me pegou, retruca, rindo. H, deixa eu ver... Lembro-me de La Paz, a capital da Bolvia, que me pareceu bem feia. Dizem que Bogot muito feiosa tambm, mas no a conheo. Bem, So Paulo, no geral, feia, mas as pessoas tem uma disposio para o trabalho aqui, uma vibrao empreendedora, que d uma feio particular cidade. Acordar cedo em So Paulo e ver as pessoas saindo para trabalhar algo que me toca. Acho emocionante ver a guerra dessa gente.
R. Moraes e R. Linsker Estrageiros em casa: uma caminhada pela selva urbana de So Paulo. National Geographic Brasil. Adaptado.

17. Uma leitura crtica da charge revela que a nova ordem mundial significa: a) uma melhoria na qualidade de vida da populao mundial, com a promoo do crescimento da economia global pelos pases ricos. b) um novo ordenamento poltico das naes sob o comando de um nico governante, promotor da harmonia entre pases do Sul e do Norte. c) uma reconfigurao global fundamentada na relao assimtrica entre os pases desenvolvidos e os pases no desenvolvidos. d) uma proposta poltica baseada na fora econmica dos pases emergentes, futuros detentores de poder no mundo globalizado. 18. Vestindo gua, s sado o cimo do pescoo, o burrinho tinha de se enqueixar para o alto, a salvar tambm de fora o focinho. Uma peitada. Outro tacar de patas. Chu-a! Chu-a... ruge o rio, como chuva deitada no cho. Nenhuma pressa! Outra remada, vagarosa. No fim de tudo, tem o ptio, com os cochos, muito milho, na Fazenda; e depois o pasto: sombra, capim e sossego... Nenhuma pressa. Aqui, por ora, este poo doido, que barulha como um fogo, e faz medo, no novo: tudo ruim e uma s coisa, no caminho: como os homens e os seus modos, costumeira confuso. s fechar os olhos. Como sempre. Outra passada, na massa fria. E ir sem af, voga surda, amigo da gua, bem com o escuro, filho do fundo, poupando foras para o fim. Nada mais, nada de graa; nem um arranco, fora de hora. Assim.
Joo Guimares Rosa. O burrinho pedrs, Sagarana.

16. No terceiro pargrafo do texto, a expresso que indica, de modo mais evidente, o distanciamento social do segundo interlocutor em relao s pessoas a que se refere a) "vibrao empreendedora". b) "feio muito particular". c) "saindo para trabalhar". d) "dessa gente". Charge

Em trecho anterior do mesmo conto, o narrador chama Sete-de-Ouros de sbio. No excerto, a sabedoria do burrinho consiste, principalmente, em a) procurar adaptar-se o melhor possvel s foras adversas, que busca utilizar em benefcio prprio. b) firmar um pacto com as potncias mgicas que se ocultam atrs das aparncias do mundo natural. c) firmar um pacto com as potncias mgicas que no se ocultam atrs das aparncias do mundo natural. d) ignorar os perigos que o mundo apresenta, agindo como se eles no existissem. 19.

OSG 2428/12

N de R.A. REGISTRO ACADMICO

Einstein com a lngua de fora uma das imagens mais exploradas pela publicidade. Essa foto produtiva como recurso persuasivo no discurso publicitrio porque: a) concorre para a promoo do jogo com o inesperado, ao mostrar a irreverncia de um renomado cientista. b) instiga o leitor a recuperar valores emocionais despertados em um dos maiores fsicos da histria. c) vincula a credibilidade da propaganda ao princpio fsico de que a percepo da realidade relativa. d) sugere que os textos das propagandas devem ser to atuais quanto as inovaes tecnolgicas. 20. H muitas, quase infinitas maneiras de ouvir msica. Entretanto, as trs mais frequentes distinguem-se pela tendncia que em cada uma delas se torna dominante: ouvir com o corpo, ouvir emotivamente, ouvir intelectualmente. Ouvir com o corpo empregar no ato da escuta no apenas os ouvidos, mas a pele toda, que tambm vibra ao contato com o dado sonoro: sentir em estado bruto. bastante frequente, nesse estgio da escuta, que haja um impulso em direo ao ato de danar. Ouvir emotivamente, no fundo, no deixa de ser ouvir mais a si mesmo que propriamente a msica. usar da msica a fim de que ela desperte ou reforce algo j latente em ns mesmos. Sai-se da sensao bruta e entra-se no campo dos sentimentos. Ouvir intelectualmente dar-se conta de que a msica tem, como base, estrutura e forma. Referirse msica a partir dessa perspectiva seria atentar para a materialidade de seu discurso: o que ele comporta, como seus elementos se estruturam, qual a forma alcanada nesse processo.
Adaptado de J. Jota de Moraes, O que msica.

Nesse texto, o primeiro pargrafo e o conjunto dos demais articulam-se de modo a constituir, respectivamente, a) um tema e suas variaes. b) uma premissa e suas contradies. c) uma proposio e seu esclarecimento. d) um paradoxo e sua superao.

OSG 2428/12

1 SIMULADO UECE CONHECIMENTOS ESPECFICOS 3a Srie Ensino Mdio / Extensivo / Intensivo PROPOSTA DE REDAO Leia com ateno os textos-base e as propostas a seguir. Escolha uma e desenvolva, em prosa, seu texto com, no mnimo, 20 linhas, utilizando a variedade padro da lngua. Texto I TRNSITO Senado aprovou Projeto de Lei que pune com mais rigor motoristas que dirigirem alcoolizados. Voc a favor do endurecimento da Lei Seca? SIM - Afinada com as tendncias mundiais, a Constituio Federal de 1988 estatui que a segurana pblica , alm de um dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Implica dizer que a coletividade deve lutar pela efetivao do direito segurana, entendido este tambm na sua vertente direito ao trnsito seguro. Inaceitvel, nesse contexto, que tantas pessoas continuem sendo vitimadas por uma horda de motoristas bbados e impunes. Dito isso, de se reconhecer que a Lei n 11.705/2008, a Lei Seca, at foi bem sucedida em um primeiro momento. No tardou, todavia, para o condutor brasileiro ser alertado quanto ao princpio da no autoincriminao. Numa velocidade equivalente a uns 180 km/h, pacificou-se a compreenso de que o condutor no est sujeito ao teste do etilmetro (bafmetro) e nem ao exame de sangue (nicos meios de prova aptos aferio da quantificao ora prevista no art. 306 do CTB). O direito de no produzir prova contra si, ao que parece, inconteste, absoluto. direito que, como bem observa o promotor paulista Lus Fernando de Moraes Manzano, at um bbado leigo se lembra de invoc-lo quando lhe convm. O fato que, com a redao dada pela Lei Seca, somada a esse entendimento firmado, tem-se hoje no ordenamento jurdico ptrio um tipo penal que , no mnimo, sui generis: o crime de embriaguez ao volante cuja punio depende da voluntariedade do autor. Assim, foroso que se reconhea a necessidade de nova alterao legislativa, suprimindo-se a quantificao e ampliando-se o leque de provas, admitindo-se, para a comprovao do crime em tela, exames clnicos, testemunhas, filmagens. No se faz aqui patrocnio do mero recrudescimento da lei. O que se defende a aplicabilidade e a consequente aplicao da norma objetivando o trnsito seguro pressuposto que do direito fundamental segurana. "No se faz aqui patrocnio do mero recrudescimento da lei" Lus Carlos Paulino Subtenente da Polcia Militar do Cear e bacharel em Direito NO - Todas as tentativas puritanas de inviabilizar a venda e o consumo de substncias etlicas demonstram que os excessos legalistas s beneficiam mfias e fiscais corruptos. A Lei 11.705, ou Lei Seca, pune severamente com multa exorbitante; suspenso da carteira e deteno de at 12 meses, o motorista que ingeriu nfima quantidade de substncia etlica superior a 0,1 mg/l de ar expelido no exame do bafmetro ou 2 dg lcool/l de sangue. Pesquisas indicam que mais de 30 naes desenvolvidas reverteram a Lei Seca e hoje so mais tolerantes. No Brasil, essa lei mais sevara do que em outras 70 naes com baixo ndice de criminalidade. Os Estados Unidos, por exemplo, admitem ingesto de 0,8 g/l; Portanto, a Lei Seca do Brasil intolerante e arbitrria porque, na prtica, enquadra uma senhora que comeu um bombom de licor, ou quem bochechou antissptico bucal, no mesmo tipo de crime daquele sujeito que for flagrado dirigindo completamente embriagado. A lei exagerada, tanto na sua concepo, quanto na sua aplicao. A obrigatoriedade ou no do teste de bafmetro atropela a Conveno Americana de Direitos Humanos, da qual o Brasil signatrio em seu art. 8, inciso 2, alnea 'g'., (ningum obrigado a produzir uma prova contra si) como tambm fere o Art. 5, LXIII e LIV, da CF, que afirma o direito de permanecer calado e de no ser privado de liberdade sem o devido processo legal. Os legalistas da tolerncia zero afirmam que o nmero crescente de acidentes de trnsito decorre de embriaguez. Para desmistificar a inverdade, basta um exame das estatsticas que arrolam anualmente mais de cinco mil acidentes de trnsito em Fortaleza, envolvendo somente motoqueiros em trabalho. Ignoram que as causas so uma combinao de fatores decorrentes do inchao urbano, com destaque para a imprudncia e meducao no trnsito e, principalmente, para a precariedade das estradas, rodovias e vias pblicas da imensa maioria das cidades do Brasil. "A lei exagerada, tanto na sua concepo, quanto na sua aplicao". Ruy Cmara Escritor e socilogo
http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2012/02/16/noticiasjornalopiniao,2785132/confronto-das-ideias.shtml

OSG 2428/12

N de R.A. REGISTRO ACADMICO

Texto II

Situao Comunicativa 1 Imaginando-se leitor participante de um jornal de grande circulao em sua cidade e diante do confronto de ideias mostrado no texto I e a figura do texto II, redija um artigo de opinio expondo o seu ponto de vista acerca do assunto abordado ou uma carta argumentativa para contrapor-se a um dos opinadores do primeiro texto. Situao Comunicativa 2 Para ilustrar seu blog, crie uma crnica narrativa focando um episdio que ocorreu com um adolescente que, aps desobedecer aos pais, pegou o carro escondido e sofreu um acidente. Lembre-se dos aspectos que constituem um texto narrativo.

RASCUNHO
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.
Marcelo: 23-04-12 Rev.: Gerardo

OSG 2428/12

Potrebbero piacerti anche