Sei sulla pagina 1di 74

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Ol!

Esta a aula 2. Nela, voc estudar a regncia de verbos e nomes e tambm a ocorrncia (ou no) de crase. So dois assuntos importantssimos! Voc no deve ir para a prova sem conhecer as principais regras sobre eles. Aproveite as questes de provas anteriores para dar consistncia aos seus estudos. Regncia Nominal Regncia nominal a relao entre um substantivo, adjetivo ou advrbio transitivo e seu respectivo complemento nominal. Essa relao intermediada por uma preposio. Vejamos trs exemplos do que acabei de falar: (1) Os cursos do Ponto tm sido teis a muitos candidatos.
ADJ. PREP. COMP. NOMINAL

(2)

Por causa dos cursos do Ponto, muitos candidatos esto mais perto da aprovao.
ADV. COMP. NOMINAL PREP. (de + a)

(3)

Todos vocs tm capacidade para passar no concurso!


SUBST. PREP. COMP. NOMINAL

importante voc notar que muitos nomes seguem o mesmo regime dos verbos correspondentes. Conhecer o regime de um verbo significa, nesses casos, conhecer o regime dos nomes cognatos. Abaixo est uma relao de nomes e suas regncias que merecem nossa ateno:

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Acessvel a Acostumado a ou com Alheio a Aluso a Ansioso por Ateno a ou para Atento a ou em Benfico a Compatvel com Cuidadoso com Desacostumado com Desatento a Desfavorvel a Desrespeito a Estranho a Estranho a Morador em Natural de Necessrio a Necessidade de Nocivo a Sensvel a Simpatia por Simptico a til a ou para Versado em a Favorvel a Fiel a Grato a Hbil em Habituado a Inacessvel a Indeciso em Invaso de Junto a ou de Leal a ou Maior de dio a ou contra Odioso a ou para Posterior a Preferncia a ou por Prefervel a Prejudicial a Prprio de ou para Prximo a ou de Querido de ou por Residente em Respeito a ou por

Ateno especial deve ser dada aos nomes que regem preposio A, por possibilitarem a ocorrncia de crase. Ex:. Voc favorvel volta da CPMF? (...favorvel a + a volta...) A seleo de uma ou outra preposio para acompanhar o nome regente parece no ter critrios bem definidos. Em consulta feita ao Dicionrio de regimes substantivos e adjetivos1, de Francisco Fernandes, observam-se,

FERNANDES, Francisco, 1980, Dicionrio de regimes substantivos e adjetivos, Porto Alegre, Editora Globo.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA por exemplo, variadas construes possveis para satisfazer a regncia do substantivo dificuldade(s), entre elas esto: (1) (2) (3) (4) "Com pouco mais estaria o Dr. Lus em dificuldades com fornecedores." "O ar carbonifica-se duma espessura cida, que pelas dificuldades de o respirar propende sonolncia." "Eu no tive dificuldade em mostrar que Felisbelo procurava apenas uma achega." "Nunca encontrou dificuldade na realizao de seus projetos." Observa-se aqui apenas a obrigatoriedade de se contrair a preposio em com o artigo correspondente ao substantivo com o qual forma um constituinte. Isso o que ocorre em (3). H bons dicionrios que nos orientam a utilizar as preposies adequadamente. Um deles o Dicionrio prtico de regncia nominal, do professor Celso Pedro Luft. E importante l-los. A omisso ou o uso inadequado da preposio trazem prejuzo frase. Caso no tenha entendido alguma explicao, sugiro que volte a ela imediatamente. No prossiga sem que as dvidas tenham sido esclarecidas. Ao entrarmos no tpico sobre regncia verbal (faremos isso nas prximas linhas), recomendvel que voc esteja seguro em relao ao que acabamos de estudar. Outras informaes sero acrescentadas. No deixe que as dvidas se acumulem. REGNCIA VERBAL Comeo este tpico trazendo memria conceitos de transitividade verbal. Voc se lembra disso?

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Verbos Esto divididos em: a) transitivos diretos: seus complementos (objetos diretos) no so introduzidos obrigatoriamente por preposio; (1) (2) Quero gua.
VTD OD

cujos

complementos

(objetos

diretos

objetos

indiretos) lhes integram os sentidos so classificados como transitivos.

A mdico, confessor e letrado nunca enganes.


ODP VTD

Em (2), a preposio A empregada simplesmente por motivo de nfase, e no pela exigncia da transitividade do verbo. Nesse caso, o complemento vem preposicionado; contudo permanece como objeto direto. b) transitivos indiretos: seus complementos (objetos indiretos) so necessariamente introduzidos por uma preposio, exceto quando empregado um pronome oblquo tono (me, te, se, nos, vos, lhe); (3) (4) Gosto de gua.
VTI OI

Custou-me entender o assunto.


VTI OI

c) transitivos diretos e indiretos (ou bitransitivos): renem, ao mesmo tempo, objetos diretos e indiretos; (5) Deram-lhe um presente.
VTDI OI OD

H tambm verbos considerados de sentidos completos, por no exigirem complementos que lhes integrem os significados. So conhecidos como intransitivos.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 4

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (6) Infelizmente, a vtima do acidente morreu.
VI

Todos esses verbos so considerados nocionais (possuem valor semntico, denotam acontecimento, fenmeno natural, desejo, atividade mental). Existe ainda uma categoria de verbos que precisa ser mencionada aqui. a dos verbos de ligao, tambm considerados no nocionais ou copulativos. Esses verbos, de significados indefinidos (ou predicaes incompletas), unem (ligam, servem de ponte) o sujeito da orao a seu predicativo (funo esta desempenhada por adjetivos, substantivos ou pronomes). (7) Maria feliz.
Suj. VL Pred.

Verbos

de

ligao

denotam

situao

permanente,

situao

transitria, mudana de situao. (8) (9) Joo estudioso. (situao permanente) Joo est cansado. (situao transitria)

(10) Joo ficou alegre. (mudana de situao) Estaria tudo muito bom se as coisas fossem to certinhas assim, no mesmo? O fato que a classificao de um verbo em transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto e indireto, intransitivo ou de ligao depender das relaes semntico-sintticas entre os termos da orao. (11) Joo anda cansado. (12) Joo anda depressa.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 5

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Em (11), o verbo (anda) denota o estado de Joo no momento da fala e liga o sujeito da orao (Joo) ao seu predicativo (cansado). , pois, verbo de ligao (copulativo, no nocional). Em (12), o mesmo verbo agora indica a ao exercida pelo sujeito. , pois, verbo nocional. Note que o vocbulo depressa no integra o significado do verbo, mas indica a circunstncia (de modo) em que a ao desenvolvida. Uma vez entendido o porqu da classificao de um verbo em transitivo (direto; indireto; direto e indireto), intransitivo ou de ligao, convm tratar especificamente da regncia de alguns verbos. Diga-se ainda que a regncia verbal pretende estabelecer os diversos regimes com que um verbo pode ser empregado, como nos ensina o eminente professor Dcio Sena. ASSISTIR a) b) Transitivo indireto com sentido de VER, OBSERVAR; seu Transitivo indireto com sentido de COMPETIR, CABER, TER complemento regido pela preposio A: Assistimos ao final do campeonato. DIREITO; seu complemento tambm regido pela preposio A: No assiste ao professor reclamar tanto. c) Transitivo direto ou transitivo indireto (neste caso, exige preposio A) com sentido de SOCORRER, PRESTAR ASSISTNCIA: O mdico assistiu a vtima. Igualmente correta estaria a construo: O mdico assistiu vtima. Repare o acento grave indicativo de crase (fuso da preposio A com o artigo feminino d) A(S) que antecede substantivo de mesmo gnero gramatical). Intransitivo com sentido de MORAR, RESIDIR: H seis anos resido em Braslia. Observe a presena da preposio em exigida pelo verbo e que introduz o adjunto adverbial de lugar (no confunda esse termo com objeto indireto).
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 6

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA LEMBRAR/ESQUECER comum que algumas pessoas se atrapalhem com o uso desses verbos. Isso ocorre porque eles apresentam variados regimes. Vamos a eles! a) Temos aqui: I) II) b) sujeito oculto: eu e ele; objeto direto: o livro e cada detalhe. Transitivos indiretos quando conjugados pronominalmente Transitivos diretos quando conjugados sem auxlio do pronome (parte integrante do verbo): Esqueci o livro. Lembrou cada detalhe.

(parte integrante do verbo): Esqueci-me do livro. Lembrou-se de cada detalhe. O que temos agora? I) II) c) parte integrante do verbo: me e se; objeto indireto: do livro; de cada detalhe. Transitivos indiretos quando em construes nas quais a

coisa esquecida assume a funo de sujeito e a pessoa (normalmente representada pelo pronome oblquo) representa o objeto indireto: Esqueceume o livro. Lembrou-me cada detalhe. Perceba: I) sujeito: o livro e cada detalhe; II) objeto indireto: me. RESPONDER a) Transitivo direto e indireto (exige preposio A) com objeto direto representado por coisa e objeto indireto representado por pessoa: Respondi o telegrama ao amigo. b) c) Transitivo indireto (exige preposio A) com relao Transitivo direto com relao ao que foi respondido ou pergunta feita: Ele respondeu ao interrogatrio. resposta dada: Ele respondeu que no iria praia.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA ATENDER Pode ser trnasitivo direto ou indireto (neste caso, exige preposio A). Por exemplo: Atendi o chamado imediatamente. ou Atendi ao chamado imediatamene. Seguem o mesmo regime de ATENDER os verbos SATISFAZER e PRESIDIR. O diretor presidiu a() reunio. Satisfarei (a)o teu desejo. ASPIRAR a) b) VTD = sorver, respirar: Gosto de aspirar o ar puro do campo. VTI (prep. A) = desejar, almejar: O escriturrio aspira ao

cargo de gerente. CHAMAR a) b) c) VTD = convocar, solicitar a presena: Chamei o professor. VTI (prep. POR) = invocar, pedir ajuda: Chamei por Deus. VTD ou VTI = qualificar, nomear, apelidar: Chamei-o patriota

(de patriota) // Chamei-lhe patriota (de patriota). CUSTAR a) b) amargas. c) IMPLICAR a) VTD = acarretar, trazer conseqncia: Teu nervosismo implicou a tua reprovao. b) VTI (prep. COM) = contender: Ela implica muito com o seu irmo.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 8

VTI (conjugado na 3 pessoa) = ser difcil, ser penoso: VTDI = acarretar: A imprudncia custou-lhe lgrimas

Custou-me entender este assunto.

VI = estabelecer preo: Este rdio custou vinte reais.

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA c) VTI (prep. EM) = pronominal: Implicou-se em situaes delicadas. INFORMAR/AVISAR/CIENTIFICAR/NOTIFICAR a) VTDI: Informei a prova ao aluno. Informei o aluno da (de + a) prova. Aqui, o que no pode acontecer que coisa e pessoa sejam objeto direto ou objeto indireto: Informei a prova o aluno. (errado) Informei-lhe da prova. (errado) PREFERIR a) VTDI (seu complemento indireto regido pela preposio A): Prefiro cinema a televiso. Prefiro o cinema (a + a) televiso. (CERTO artigo de um lado, artigo tambm de outro lado!). Prefiro mais cinema do (de + o) que televiso. (ERRADO). Observao O significado de PREFERIR no admite gradaes (mais... que; menos... que; tanto... quanto). Alm disso, a preposio que rege seu complemento indireto , obrigatoriamente, A. VISAR a) b) c) VTD = mirar, ver: O caador visou o tigre. VTD = rubricar, dar visto: O gerente visou o cheque. VTI (prep. A)= almejar, ter como objetivo: Visamos ao bom

ensino da linguagem. MORAR/RESIDIR/SITUAR a) VI (prep. EM): Ela reside na (em + a) rua Dr. Nilo Peanha. (CERTO) / Ela reside (a + a) rua Dr. Nilo Peanha. (ERRADO)

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA OBEDECER/DESOBEDECER a) pais. VTI (prep. A): Obedeo a meu pai. No desobedea a seus

Agora j podemos resolver algumas questes de prova para ver como tudo isso cobrado.

1.

(FCC/TRT 7 Regio/Analista Judicirio/2009) Est correto o emprego do elemento sublinhado na frase: Os impulsos missionrios, de que o autor no se mostra carente, poderiam lev-lo a combater a fome do mundo.

Comentrio O pronome relativo que substitui o termo antecedente impulsos missionrios. Esse termo, por sua vez, completa o sentido do nome transitivo carente (carente de qu?). Percebeu a relao entre o nome carente (de algo) e o verbo carecer (de algo)? Escrita de outra forma, a orao adjetiva fica assim: o autor no se mostra carente de impulsos missionrios. Resposta Item certo

2.

(FCC/2011/TRT 23 Regio (MT)/Analista Judicirio/rea Administrativa) Est adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:

(A) Os argumentos de que devemos nos agarrar devem se pautar nos limites da racionalidade e da justia. (B) Os casos histricos em que Voltaire recorre em seu texto ajudam-no a demonstrar de que a pena de morte ineficaz. (C) A pena de talio um recurso de cuja eficcia muitos defendem, ningum se abale em tentar demonstr-la.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 10

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (D) Os castigos a que se submetem os criminosos devem corresponder gravidade de que se reveste o crime. (E) As ideias liberais, de cuja propagao Voltaire se lanou, estimulam legisladores em quem no falte o senso de justia. Comentrio Alternativa A: quem se agarra se agarra a algo. Portanto a preposio a deve ser empregada no lugar da preposio de: Os argumentos a que devemos nos agarrar... Alternativa B: quem recorre recorre a algo. Outra vez a preposio a deve ser usada, mas agora no lugar da preposio em: Os casos histricos a que Voltaire recorre... O verbo demonstra transitivo direto e dispensa a preposio de: ...demonstrar que a pena de morte ineficaz Alternativa C: o verbo defendem tambm transitivo direto, ele rejeita a preposio de: ...A pena de talio um recurso cuja eficcia muitos defendem... .Alm disso, a preposio a deve substituir a preposio em: ...ningum se abale ao tentar demonstr-la... Alternativa E: quem se lana se lana a. Eis a correo: As ideias liberais, a cuja propagao Voltaire se lanou... Tambm a preposio em deve dar lugar preposio a: ...estimulam legisladores a quem no falte o senso de justia. Resposta D

3.

(FCC/TRT 7 Regio/Tcnico Judicirio/2009) A busca por explicaes para os diversos matizes da personalidade... (incio do texto) A mesma regncia assinalada acima NO est caracterizada na

expresso: (A) a influncia dos hbitos e do estilo de vida. (B) na formao da personalidade. (C) produto apenas do ambiente.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 11

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (D) uma reao srie de barbaridades. (E) em vrios pases da Europa. Comentrio O sentido do substantivo busca satisfeito com a introduo de um complemento obrigatoriamente preposicionado (por explicaes). Procure, dentre as opes, qual alternativa tem um nome que no exige um complemento preposicionado para encerrar o seu significado. Alternativa A: o substantivo INFLUNCIA exige a preposio DE (dos hbitos... do estilo). Alternativa B: o substantivo FORMAO exige a preposio DE (da personalidade). Alternativa C: o substantivo PRODUTO exige a preposio DE (do ambiente). Alternativa D: o substantivo REAO exige a preposio A (a + a srie = srie). Alternativa E: o substantivo PASES no exige complemento, pois possui sentido completo, o termo da Europa seu adjunto nominal. Portanto aqui est a resposta procurada. Resposta E

Ateno especial deve ser dada aos nomes transitivos que regem preposio A, por possibilitarem a ocorrncia de crase. Alm disso, a omisso ou o uso inadequado da preposio trazem prejuzo frase H bons dicionrios que nos orientam a utilizar as preposies adequadamente. Um deles o Dicionrio prtico de regncia nominal, do professor Celso Pedro Luft. importante l-los.

4.

(FCC/2011/DPE-RS/Defensor Pblico) [...]

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

12

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA

[...] A expresso (linha 21) constituda (A) pela preposio oriunda da transitividade da palavra aliada (linha 21) mais o artigo feminino da expresso coleta de dados (linha 21). (B) pela proposio oriunda da transitividade da palavra aliada (linha 21) mais o artigo feminino da expresso coleta de dados (linha 21). (C) pela preposio oriunda da transitividade da expresso coleta de dados (linha 21). (D) pela combinao do artigo e da preposio, nessa ordem. (E) pela fuso da proposio a com o artigo feminino a. Comentrio O cuidado que voc deve ter aqui com a semelhana entre os vocbulos preposio e proposio. Creio que isso deve ter atrapalhado muita gente. O resto fcil. O nome aliada realmente exige preposio a (aliada a qu?), que se contrai com o artigo feminino a que acompanha a expresso coleta de dados. Isso d origem ao que chamamos de crase. Resposta A

5.

(FCC/TJ-PI/Analista Judicirio/2009) Est correto o emprego do elemento sublinhado na frase:

(A) Os operadores controlam um capital especulativo, em cujos rendimentos representam uma incgnita. (B) So impulsos eletrnicos, sobre os quais h pouco ou nenhum controle, que comandam as operaes das bolsas.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

13

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (C) Os operadores das bolsas preferem apostar do que investir dinheiro em empreendimentos mais produtivos. (D) A idade dos operadores das bolsas sugere o mpeto de que as operaes de investimento so executadas. (E) Os adeptos da fsica quntica julgam que o acaso tambm um princpio, do qual o comportamento da matria no alheio. Comentrio Na alternativa B, o pronome relativo os quais substitui o termo impulsos eletrnicos, o qual complementa o sentido do nome transitivo controle, o que justifica a presena da preposio sobre: ...h pouco ou nenhum controle sobre os impulsos eletrnicos (= os quais). Alternativa A: no h justificativa para o uso da preposio em diante do pronome relativo cujo que estabelece uma relao de posse/dependncia entre os termos capital especulativo (antecedente) e rendimentos (consequente). Observe: ...rendimentos do capital especulativo representam uma incgnita. Alternativa C: por enquanto, aceite que o verbo preferir no admite elementos de comparao nem de intensificao, como a expresso do que empregada antes do verbo investir. Esse verbo rege preposio a (preferir uma coisa a outra): Os operadores das bolsas preferem apostar a investir dinheiro.... Eu voltarei a falar sobre esse verbo. Alternativa D: veja a correo, que requer a troca da preposio: ...sugere o mpeto com que as operaes de investimento so executadas. Alternativa E: fique de olho no segmento ...do qual o comportamento da matria no alheio. O pronome relativo o qual o complemento do nome alheio e substitui o antecedente princpio. Ocorre que a regncia nominal de alheio requer a preposio a e no de, como foi utilizada: ...ao qual o comportamento da matria no alheio. Resposta B
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 14

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 6. (FCC/TRT 4 Regio/Analista Judicirio/2009) Est correto o emprego do elemento sublinhado na frase: A produo e difuso de imagens constituem operaes em que hoje todos tm fcil acesso. Comentrio O substantivo acesso transitivo, rege preposio a e no em, tem seu significado complementado pelo pronome relativo que, substituto semntico do antecedente operaes (...hoje todos tm fcil acesso a operaes). Resposta Item errado.

7.

(FCC/TRT 3 Regio/Analista Judicirio/2009) Est correto o emprego do elemento sublinhado na frase: Cludio realizou vrias aproximaes de cujos riscos era consciente.

Comentrio O adjetivo consciente requer um complemento regido pela preposio de (consciente de qu?). Parte desse complemento retomado pelo pronome relativo cujos (riscos de aproximaes). Isso justifica a preposio diante dele: [Cludio] era consciente dos riscos de aproximaes. Resposta Item certo.

8.

(FCC/TRE-AL/Tcnico Judicirio/2010) ... a sua capacidade de encarnar valores e princpios... A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima :

(A) Mas ela contribui para a formao da prpria essncia da democracia ... (B) Afinal, a democracia repousa sobre a fico ... (C) O consentimento de todos seria a nica garantia indiscutvel ... (D) ... mais as sociedades produzem conflitos ...
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 15

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (E) ... e necessitam de lideranas ... Comentrio O verbo encarnar teve seu sentido complementado por um termo (valores e princpios) sem preposio. , pois, verbo transitivo direto (VTD). Observe que os verbos contribui (contribui para qu?), repousa (repousa sobre o qu?) e necessitam (necessitam de qu?) reclamam complementos regidos por preposio. Eles so transitivos indiretos. Na alternativa C, o verbo seria funciona como o elo entre o sujeito (o consentimento de todos) e o seu predicativo (garantia). , pois, um verbo de ligao. Resposta D

9.

(FCC/TRE-AM/Tcnico Judicirio/2010) ... a Amaznia representa mais da metade do territrio brasileiro ... (2 pargrafo). A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento exigido pelo verbo grifado acima :

(A) Essa viso mudou bastante nas ltimas duas dcadas... (B) O vapor de gua (...) responde por 60% das chuvas... (C) ... que caem nas regies Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. (D) ... pois o destino da regio depende muito mais de seus habitantes. (E) ... porque tero orgulho de sua riqueza natural, nica no mundo. Comentrio Estamos diante de outro verbo cujo sentido complementado por um termo sem preposio: mais da metade do territrio brasileiro. Portanto o verbo representar tambm um VTD. A mesma regncia notada no emprego do verbo ter na alternativa E (ter o qu?). O termo orgulho de sua riqueza natural seu objeto direto.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

16

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Nas alternativas A e C, notamos verbos intransitivos (mudou e caem). Nas alternativas B e D, h verbos transitivos indiretos (responder por e depende (...) de). Resposta E

10. (FCC/2011/TRT

23

Regio

(MT)/Tcnico

Judicirio/Tecnologia

da

Informao) As roupas, acessrios, calados e armas dos cangaceiros no tinham funo nica. (2 pargrafo) A mesma relao existente entre o verbo e seu complemento, grifados acima, se encontra na frase: (A) O cangao est nas telas de nossos maiores artistas... (B) A riqueza do fenmeno parece sem fim. (C) Essa caracterstica do cangaceiro [...] mostra o carter arcaico do homem... (D) ...peas que servem de pagamento graa alcanada. (E) ...malefcios que poderiam estar a cada dobra do rio... Comentrio O verbo tinham transitivo direto; o termo funo nica o seu complemento direto. A mesma relao existe entre o verbo mostra e o complemento o carter arcaico do homem (alternativa C). Alternativas A e E: o verbo estar foi usado como intransitivo nas duas opes. Os termos nas telas de nossos maiores artistas e a cada dobra do rio funcionam como adjuntos adverbiais de lugar. Alternativa B: parece verbo de ligao; sem fim predicativo do sujeito. Alternativa D: aqui observamos verbo transitivo indireto e objeto indireto regido pela preposio de. Resposta C

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

17

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 11. (FCC/DPE-RS/Defensor Pblico/2011) [...]

O conetivo e (linha 9) est ligando (A) dois verbos intransitivos. (B) dois verbos transitivos indiretos. (C) um verbo transitivo direto e outro indireto. (D) dois verbos transitivos. (E) dois verbos circunstanciais. Comentrio Observe atentamente que esse conectivo promove a articulao entre os verbos transitivos diretos afirmou e repetiu. Sinteticamente, o trecho pode ser representado da seguinte maneira: Gates afirmou isso e repetiu isso. Quem afirma afirma algo, e quem repete repete algo. Resposta D

12. (FCC/TRF 4 Regio/Analista Judicirio/2010) Houve muitas discusses sobre medidas para se minimizar o aquecimento global, j que todos consideram o aquecimento global uma questo crucial para a humanidade, embora poucos tomem medidas concretas para reduzir o aquecimento global, no havendo sequer consenso quanto s verbas necessrias para mitigar os efeitos do aquecimento global.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

18

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Evitam-se as viciosas repeties do perodo acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por: (A) consideram-lhe - o reduzir - mitigar-lhe seus efeitos (B) lhe consideram - reduzi-lo - mitig-los aos efeitos (C) o consideram - reduzi-lo - mitigar-lhe os efeitos (D) consideram-no - reduzir-lhe - mitigar-lhes os efeitos (E) o consideram - reduzir-lhe - mitigar-lhe os efeitos Comentrio A chave para resolver esta questo saber qual a regncia dos verbos envolvidos. Como transitivos diretos, as formas verbais consideram e reduzir reclamam objeto direto, funo que desempenhada pelo termo o aquecimento global. Quando completam verbos, os pronomes oblquos o(s) e a(s) funcionam como objetos diretos; j o pronome lhe(s) funciona como objeto indireto. Perceba que somente na alternativa C os sentidos desses verbos so complementados pelo pronome oblquo adequado: o. Registre-se que, quando um verbo termina por -R, -S ou Z (como o verbo reduzir, por exemplo), a consoante final desaparece e os pronomes oblquos o(s) e a(s) recebem a letra l (reduzi-lo). Tenha cuidado com o complemento do verbo mitigar, tambm transitivo direto (mitigar algo). O pronome oblquo lhe que se liga a ele por meio do hfen funciona sintaticamente como adjunto adnominal do termo os efeitos. Semanticamente, equivale expresso do aquecimento global e denota ideia de posse, como no exemplo a seguir: Cortou-me os cabelos = Cortou meus cabelos. Resposta C

13. (FCC/TRE-AL/Tcnico Judicirio/2010) ... encarregadas de fazer com que as rotinas administrativas essenciais vida em comum sejam realizadas com certa eficincia e autonomia. (final do texto) A expresso grifada acima preenche corretamente a lacuna da frase:
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 19

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (A) Muitos polticos duvidavam ...... fosse possvel chegar a um consenso naquela questo. (B) A prtica poltica ...... os idealistas sonhavam mostrou-se ineficaz diante de tantos conflitos. (C) O regime democrtico, ...... so respeitadas as liberdades individuais, foi finalmente restabelecido naquele pas. (D) Esperava-se apenas a publicao oficial das normas ....... se marcasse a data das eleies. (E) Nem sempre, em um regime democrtico, so tomadas as decises ...... a maioria espera. Comentrio Analise com cuidado a segunda alternativa. Nela h uma orao principal (A prtica poltica mostrou-se ineficaz diante de tantos conflitos) e uma subordinada adjetiva restritiva (...os idealista sonhavam). Agora me responda: os idealistas sonhavam com qu? Eles sonhavam com a prtica poltica, termo que deve ser retomado pelo pronome relativo que e regido pela proposio com. Observe: A prtica poltica com que os idealistas sonhavam mostrou-se ineficaz diante de tantos conflitos. As outras opes devem ser assim preenchidas: A: ...de que...; C: ...em que...; D: ...para que...; E: ...que.... Resposta B

14. (FCC/TJ-AP/Analista Judicirio/2009) Est correto o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase: (A) Otrio voc, que confia de que Obama faa um governo competente, de cujo no h ainda qualquer indcio.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

20

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (B) Prefira-se morar em Beverly Hills do que morar em Darfur; a esta regio falta tudo o que aquela no falta. (C) Esses doutores, de cujo pessimismo todos conhecem, esto sempre aplicados com a difuso fascinada dos horrores. (D) como se a barbrie e a crueldade, s quais esses doutores assistem com indiferena, fossem fenmenos cujo horror devesse ser naturalizado. (E) O autor est convicto que tais doutores representam um radical pessimismo, de cujo parecem orgulhar-se de ostentar. Comentrio importante notar as construes sintticas que envolvem pronome relativo e verbos (ou nomes) que pedem complemento preposicionado. As preposies, alm de terem que corresponder ao regime do verbo (ou nome), devem ser empregadas antes do pronome relativo. Alternativa A: o verbo confiar repele a preposio de (confiar em qu?). Ressalte-se que a preposio pode ser dispensada quando o complemento verbal for uma orao: ...confia que Obama faa.... A preposio de que antecede o relativo cujo est bem empregada, pois reclamada pela regncia do no nome indcio (indcio de qu?). Mas o relativo cujo no apropriado, visto que no estabelece relao de posse/dependncia entre termos antecedente e consequente. Alternativa B: vamos aproveitar e verificar o regime do verbo preferir. VTDI (seu complemento indireto regido pela preposio A): Prefiro cinema a televiso. Prefiro o cinema (a + a) televiso. (CERTO). Prefiro mais cinema do (de + o) que televiso. (ERRADO). Obs.: O significado de PREFERIR no admite gradaes (mais... que; menos... que; tanto... quanto). Alm disso, a preposio que rege seu complemento indireto , obrigatoriamente, A. Observe ainda a ausncia da preposio A antes do relativo aquela: ...a esta regio falta tudo o [= aquilo] que [a] aquela no falta. (o
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 21

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA verbo faltar aqui bitransitivo: algo falta a algum/algo). A fuso da preposio A com o A inicial do pronome relativo aquela origina o fenmeno lingustico conhecido como crase, a qual indicada pelo acento grave: quela. Alternativa C: ...de cujo pessimismo todos conhecem.... O verbo conhecer VTD (conhecer algo/algum), o que desautoriza o emprego da preposio de antes do pronome relativo cujo. Alternativa D: vamos conferir os regimes do verbo assistir. e) Transitivo indireto com sentido de VER, OBSERVAR; seu complemento regido pela preposio A: Assistimos ao final do campeonato. f) Transitivo indireto com sentido de COMPETIR, CABER, TER DIREITO; seu complemento tambm regido pela preposio A: No assiste ao professor reclamar tanto. g) Transitivo direto ou transitivo indireto (neste caso, exige preposio A) com sentido de SOCORRER, PRESTAR ASSISTNCIA: O mdico assistiu a vtima. Igualmente correta estaria a construo: O mdico assistiu vtima. Reparem o acento grave indicativo de crase (fuso da preposio A com o artigo feminino A(S) que antecede substantivo de mesmo gnero gramatical). h) Intransitivo com sentido de MORAR, RESIDIR: H cinco anos resido em Braslia. Observem a presena da preposio em exigida pelo verbo e que introduz o adjunto adverbial de lugar (no confundam esse termo com objeto indireto). Conclui-se, assim, que no segmento ...s quais esses doutores assistem [= ver, presenciar, observar]... existe a presena da preposio a empregada diante do pronome relativo as quais, o que originou a forma s quais.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

22

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Repare tambm que aps o pronome relativo cujo no existe termo que exige preposio. Alternativa E: no segmento ...est convicto que tais doutores..., faltou a preposio de (convicto de qu?). Por fim, no trecho ...de cujo parecem orgulhar-se de ostentar... no h motivo para o emprego da preposio de e do pronome relativo cujo. Resposta D

15. (FCC/TRE-AM/Tcnico Judicirio/2010) O funcionrio ..... o chefe se dirigiu era a pessoa ...... todos confiavam. (A) para quem - em que (B) em que - com quem (C) por quem - de que (D) a quem - em quem (E) de quem - a quem Comentrio Aos poucos voc vai percebendo que a FCC gosta de explorar casos de regncia que envolvem o emprego de pronomes relativos. Responda-me: quem se dirige, dirige-se a quem? Mais uma: quem confia, confia em quem? Pronto, assim fica fcil perceber que as preposies adequadas so, respectivamente, a e em. Resposta D

16. (FCC/TRT 18 Regio/Tcnico Judicirio2008) Pensam em novas formas de suprimento de energia ... (3 pargrafo) O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est na frase: (A) Durante milnios convivemos com a convico... (B) H outros ngulos do problema...
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 23

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (C) ... que entopem as caixas de recepo de mensagens no mundo ... (D) ... que a prpria ONU criou diretrizes mundiais ... (E) ... se haver um limite para a internet ... Comentrio O verbo pensar foi utilizado como transitivo indireto (atente para a preposio em que introduz o seu complemento objeto indireto). Regncia semelhante possui o verbo conviver (conviver com...), na alternativa A. Nas outras alternativas, os verbos so transitivos diretos. Veja que interessante: CRER/ACREDITAR/PENSAR a) b) VTI (EM) Creio em voc. // Acredito em voc. // Penso em voc. VTD = objeto direto oracional Creio que seremos aprovados. // Acredito que seremos aprovados. // Penso que seremos aprovados. Resposta A

17. (FCC/TRT 18 Regio/Tcnico Judicirio/2008) Ganhos maiores tambm resultam em novos hbitos ... (incio do 4 pargrafo) O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est na frase: (A) A agricultura brasileira pode produzir mais ... (B) ... que diminuram depois de episdios de seca ... (C) ... foi o aumento do uso do milho nos EUA para a produo de etanol. (D) ... os exportadores tm obtido ganhos comerciais significativos. (E) ... para se ajustar s novas conjunturas. Comentrio J conseguiu identificar a regncia do verbo grifado? Veja: ganhos maiores resultam em qu? O complemento do significado do verbo

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

24

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA regido por preposio, pois resultar um VTI, assim como ajustar (para se ajustar a qu?). Nas alternativas A e B, os verbos so intransitivos. Cuidado com a alternativa C, pois o termo preposicionado do uso complementa um nome (aumento) e no um verbo. Na alternativa D, o verbo obter foi usado como transitivo direto. Resposta E

18. (FCC/TJ-PI/Tcnico Judicirio/2009) O Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC) atingiu sua maioridade plena em maro de 2009 ... (incio do texto) O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est na frase: (A) ...serviu de inspirao para muitos pases na construo de suas leis. (B) ...que tanto os consumidores quanto as empresas esto mais conscientes e seletivos... (C) ...que a sociedade brasileira conta com mecanismos jurdicos adequados... (D) ...para aprimorar seu canal de comunicao com a clientela. (E) ...pois ele fonte de sustentabilidade para a sobrevivncia de qualquer fornecedor. Comentrio Convenhamos: ou no uma questo fcil? O verbo sublinhado transitivo direto (atingiu o qu?); seu complemento (sua maioridade plena) um objeto direto. Na letra D, o verbo aprimorar tambm VTD. Nas alternativas A e C, os verbos so VTI (serviu de e conta com). Nas letras B e E, eles so VL (esto e ). Resposta D

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

25

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 19. (FCC/TRT 3 Regio/Analista Judicirio/2009) ... que prevalece no conhecimento pargrafo) A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima : (A) ... que homogeneza todos os indivduos. (B) ... o sentimento tribal muito forte ... (C) ... acompanha o indivduo por toda vida ... (D) ... que (...) participam no rito das danas guerreiras. (E) ... e esto espalhados por vrios locais. Comentrio O verbo prevalecer (= exceder em importncia; levar vantagem; vencer, preponderar, predominar) foi utilizado como transitivo indireto. Igual regncia tem o verbo participar (= ter ou tomar parte de/em). Nas demais opes, os verbos so transitivos diretos (A e C) e de ligao (B e E). Resposta D do torcedor comum sobre os dados histricos. (3

20. (FCC/TJ-SE/Analista

Judicirio/2009)

Invenes?

Sempre

houve

invenes, assim como sempre houve quem interpretasse as invenes como lampejos de gnio, porm mais sensato que no se atribuam s invenes caractersticas milagrosas. Evitam-se as viciosas repeties do texto acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por: (A) houve elas ? lhes interpretasse ? no se as atribuam (B) houve-as ? as interpretasse ? no atribuam-se-lhes (C) houve estas ? lhes interpretasse ? no lhes atribuam (D) as houve ? intepretasse-lhes ? se no lhes atribuam (E) as houve ? as interpretasse ? no se lhes atribuam
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 26

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Comentrio Boa questo, pois conjugou regncia verbal com colocao pronominal. Os pronomes oblquos tonos o(s) e a(s), como complementos de verbos, s funcionam como objetos diretos. J o pronome lhe(s) funciona como objeto indireto. O verbo houve transitivo direto e o termo invenes seu objeto direto; o verbo interpretasse transitivo direto e o termo as invenes seu objeto direto. O pronome oblquo utilizado na substituio s pode ser mesmo o pronome as, que, no texto, atrado pelo advrbio Sempre e pelo pronome indefinido quem. Pronto, a questo est morta: letra E. Registre-se que o verbo atribuam bitransitivo; os termos s invenes e caractersticas milagrosas so, respectivamente, objeto indireto e objeto direto. Resposta E

21. (FCC/TRT 7 Regio/Tcnico Judicirio/2009) rgos pblicos, entidades no-governamentais e at mesmo internautas engajados aderiram novidade ... (1 pargrafo) A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima : (A) ... que o governo havia fraudado as votaes. (B) ... e, cada vez mais, interagem com as chamadas redes sociais. (C) Alguns movimentos ecolgicos nasceram em redes... (D) Seu sucesso impulsiona o debate sobre o uso de redes sociais na internet ... (E) ... intensificando contato direto com eles.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

27

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Comentrio O verbo aderir foi empregado como transitivo indireto (aderir a qu?). O termo novidade o seu objeto indireto. Caso semelhante ocorre com o verbo interagir (com quem/o qu?), na alternativa B. Nas alternativas A, D e E, os verbos so transitivos diretos: fraudar algo; impulsionar algo; intensificar algo. Na alternativa C, o verbo nascer d a falsa impresso de ser transitivo indireto. Cuidado, pois o termo que o acompanha (em redes) funciona sintaticamente como um adjunto adverbial de lugar, apesar de ser regido por uma preposio (em). Alis, fique atento com os verbos abaixo, que tambm so intransitivos e podem apresentar adjuntos adverbiais regidos por uma preposio: MORAR/RESIDIR/SITUAR (verbos estticos, de permanncia) VI (prep. EM): Ela reside na (em + a) rua Dr. Nilo Peanha. (CERTO) / Ela reside (a + a) rua Dr. Nilo Peanha. (ERRADO) IR/CHEGAR (verbos dinmicos, de movimento) VI (no admitem prep. EM com ADV. LUGAR) Vou praia. // Cheguei ao Brasil. (certo) Vou na praia. // Cheguei no Brasil. (errado) Resposta B

22. (FCC/TRE-PI/Analista Judicirio/2009) Esta tradio trabalha a ao poltica como uma ao estratgica ... (1 pargrafo) A frase em que o verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima : (A) ... que identifica no predomnio do conflito o cerne dos fatos polticos. (B) Neste contexto, poltica guerra ... (C) Recorrendo a metforas do reino animal ...

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

28

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (D) ... que obedece aos consagrados preceitos do "no matar" e do "no mentir" ... (E) ... que a fraude mais importante do que a fora ... Comentrio A FCC usou o verbo trabalhar como transitivo direto (trabalhar algo). Com a mesma regncia foi utilizado o verbo identificar, na alternativa A: identifica (...) o cerne dos fatos polticos. Nas alternativas B e E, os verbos de ligao unem os respectivos sujeitos (poltica e fraude) aos seus predicativos (guerra e importante). Nas alternativas C e D, os verbos Recorrendo e obedece so transitivos indiretos e regem preposio a. Frise-se que o verbo desobedecer segue a regncia do verbo obedecer: VTI (prep. A): Obedeo a meu pai. No desobedea a seus pais. Resposta A

23. (FCC/TCM-CE/ACE/2010) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) O fato de haver tanta rotina numa repartio no implica de que um funcionrio no deixe de cumprir seu ofcio de escritor criativo. (B) O cronista sugere que mesmo o tdio que marca a vida de uma repartio pblica pode ser um impulso para a criao literria. Comentrio Fique de olho na regncia do verbo implicar que surge na primeira alternativa, pois h um erro. Para voc entender, leia o que se segue sobre as possveis regncias que esse verbo pode assumir. I. VTD = acarretar, trazer consequncia Teu nervosismo implicou a tua reprovao.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

29

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA II. III. VTI (com) = contender Ela implica muito com o seu irmo. VTI (em) = pronominal Implicou-se em situaes delicadas. Na alternativa A, o sentido do verbo implicar o que consta no item I; portanto descabido o emprego da preposio de aps ele. Resposta B

24. (FCC/TCE-SP/Ag. da Fiscaliz. Financ./2010) Est plenamente adequado o emprego do elemento sublinhado na frase: (A) Os dois tipos de transformao social com que o autor se refere no texto correspondem a aspiraes populares. (B) A convico quanto a um direito subtrado tamanha que h pobres em cuja crena a de recuperarem o poder perdido. (C) Ao autor no interessaram tanto as fbulas em si mesmas, mas os recados profundos, de que se mostrou um sensvel intrprete. Comentrio Em se tratando de regncia (nominal ou verbal), no basta empregar ou no uma preposio; preciso empregar, se for o caso, a preposio adequada. Alm disso, quando o termo regido for um pronome relativo e isso requer de voc muita ateno , a preposio dever ser empregada antes dele. Veja os esquemas abaixo. com que o autor se refere (quem se refere se refere a algo/algum) Note, acima, que a preposio exigida pela forma verbal a preposio a; o termo regido o pronome relativo que (substituto da expresso os dois tipos de transformao social.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

30

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA h pobres em cuja crena a de recuperarem o poder perdido Aps o relativo cuja (que articula os termos pobres e crena numa relao de posse/dependncia: crena dos pobres), no h nem verbo, nem nome que exija a preposio em" empregada antes do relativo. mas os recados profundos, de que se mostrou um sensvel intrprete Agora, o nome intrprete rege um complemento por meio da preposio de (intrprete de qu?). Esse complemento o pronome relativo que, substituto da expresso os recados profundos. Resposta C

Crase Vamos estudar os casos de ocorrncia (ou no) de crase, um fenmeno lingustico que consiste na pronncia de vogais idnticas e sequenciais em uma mesma slaba. Observe como isso se d nos versos do poeta Casemiro de Abreu: Teu pensamento como o Sol que morre H de cismando mergulhar-se em mgoas Durante a noite quando o orvalho desce. Entretanto, o que nos interessa nesta aula so apenas os casos de crase envolvendo a preposio A e a vogal A, que recebem notao grfica especfica (acento grave): . (A) Fomos (a + a) festa de aniversrio do nosso vizinho.

Como regra geral, toda vez que um termo regente (seja nome, seja verbo) exigir preposio A e o termo regido vier determinado pelo artigo

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

31

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA feminino A(S), a crase surgir e dever ser indicada pelo acento grave (`), como no exemplo acima. Tambm merecem destaque os casos de crase que surgem do encontro da preposio A com a letra A que inicia os pronomes demonstrativos AQUELA(S), AQUELE(S) e AQUILO, bem como com o A (= aquela) pronome demonstrativo. (B) (C) O aluno referia-se quela questo anulada da prova. O prmio foi dado que chegou primeiro.

Em (B), a forma verbal referia-se (se parte integrante do verbo) transitivo indireto. Seu complemento regido pela preposio A, que se une ao A inicial do pronome demonstrativo aquela. Em (C), o complemento indireto de dado regido tambm pela preposio A, que se aglutina com o pronome demonstrativo A (= aquela). Casos Obrigatrios 1. Nas locues adverbiais femininas (A) (B) 2. Sairs s pressas. Todos, uma, aplaudiram a deciso do professor.

Nas locues prepositivas femininas (C) (D) Vivia s expensas do (de + o) tio. A polcia saiu procura da (de + a)quadrilha.

Observao A crase ser de rigor quando uma locuo prepositiva terminada por a estiver diante de artigo feminino que acompanha substantivo. Veja um exemplo abaixo. (...) pode
7

Por

outro no cientficos

lado, somente com

creio quanto

tambm

que

se de ou
32

questionar,

aplicao destrutivas

conhecimentos

finalidades

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA nocivas humanidade e natureza, mas tambm quanto

distribuio desses benefcios entre diferentes setores da sociedade. 3. Nas locues conjuntivas femininas (E) (F) medida que estudo, mais aprendo. proporo que vocs estudam, mais se aproximam da aprovao. 4. Antes de pronome possessivo feminino substantivo (G) (H) 5. Sou favorvel proposta dele e no sua. Refiro-me a sua proposta e minha.

Antes de nomes masculinos quando possamos subentender as palavras MODA, MANEIRA (I) (J) Cortou cabelo (maneira de) prncipe Danilo. Usava sapatos (moda) Lus XV. Casos Facultativos

1.

Antes de nome prprio feminino (se for personagem histrica, o uso proibido) (A) (B) Refiro-me a () Joana. Refiro-me a Joana dArc.

2.

Antes de pronome possessivo feminino adjetivo. (C) Dedico a () minha irm todo o meu trabalho.

Convm ressaltar que o emprego facultativo do acento deriva da possibilidade de se omitir o artigo feminino A que antecede pronomes possessivos femininos que acompanham substantivos. 3. Quando o A (artigo) vem precedido pela preposio AT. (D) Correu at a () rvore.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

33

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Se pensarmos na frase Correu at o poste, por exemplo, perceberemos que a preposio A (...at ao poste) no foi empregada comcomitantemente preposio at. Da vem a alegao de que o emprego da preposio A facultativo em casos semelhantes. Casos Proibidos 1. Antes de nomes masculinos (A) (B) Comprou a prazo. Dei aquela cala a este homem.

2.

Antes de verbo. (C) Comeou a chover.

3.

Antes de pronome de tratamento (excees: SENHORA, SENHORITA) (D) Referiu-se a Vossa Excelncia.

4.

Antes de pronomes oblquos (E) Dedico o meu trabalho a ela.

5.

Antes de pronomes indefinidos (F) Ofereci um presente a algum desta sala.

6.

Antes de artigo indefinido (G) Concedeu a bolsa de estudos a uma menina pobre.

Voc deve comparar este exemplo com o que traz uma locuo adverbial feminina e constitui-se em caso obrigatrio de crase: Todos, uma, aplaudiram a deciso do professor. 7. Quando o A precede palavras femininas no plural (H) Respondeu a cartas pouco elogiosas.

Aqui, existe apenas a preposio A, em decorrncia da regncia da forma verbal Respondeu. A ausncia do artigo feminino plural (as)
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 34

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA precedendo o substantivo cartas amplia, generaliza, indetermina o alcance semntico dele. Em resumo, o seguinte: nunca use crase na seguinte estrutura: singular (a) + plural (cartas). 8. Quando a preposio A se encontra entre palavras idnticas (I) 9. Perdeu o gol cara a cara com o goleiro.

Com o pronome relativo CUJO(S), CUJA(S) (J) A pessoa a cuja filha me refiro estuda neste colgio.

O a que surge antes do pronome relativo simplesmente a preposio exigida pela regncia do verbo pronominal REFERIR-SE. Como o pronome relativo CUJO (e suas variaes) no admite o uso de artigo que o acompanhe, no h o encontro de dois sons iguais. 10. Com pronome relativo QUEM (K) A pessoa a quem me refiro estuda neste colgio.

Vale tambm para este caso a explicao dada anteriormente. Ateno! necessrio ter cuidado com os pronomes relativos QUE e A QUAL. Em relao ao primeiro, a crase ocorrer se o termo anterior a ele (seja verbo, seja nome) reger preposio A e o termo seguinte for um dos pronomes demonstrativos A(S), AQUELA(S), AQUELE(S), AQUILO (L) Dirigi-me s que estavam de servio na recepo.

Perceba que existe a contrao da preposio A, exigida pelo verbo DIRIGIR-SE, com o pronome demonstrativo AS (= aquelas). (M) Sou favorvel que chegou primeiro.

Em relao ao pronome relativo A QUAL, a crase surgir se o termo posterior a ele reger preposio A, que dever ocupar posio imediatamente anterior ao pronome, contraindo-se com o A inicial que o integra.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 35

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (N) A festa qual nos dirigimos comear agora.

11. Diante de qualquer preposio diferente de AT (O) (P) Ele o esperava desde as oito horas. O trabalho ficar pronto aps as seis horas. designe personagens

12. Diante de nome prprio feminino que

histricas, ilustres, celebridades ou entidades religiosas (Q) (R) Refiro-me a Joana dArc. Rogou a Nossa Senhora que o ajudasse.

13. Antes dos pronomes demonstrativos ESTA, ESSA (S) Chegamos a esta cidade h cinco anos.

14. Quando se atribui ao substantivo valor semntico indefinido (T) Cristo no fazia jus a morte to humilhante.

15. Antes da palavra DISTNCIA usada sem qualquer especificao (U) A vtima reconheceu o ladro a distncia.

16. Quando a palavra CASA vem sem nenhum determinante. (V) Vou a casa imediatamente.

17. Quando a palavra TERRA se encontra em oposio a BORDO. (W) Os marinheiros queriam ir a terra.

Agora j podemos resolver mais algumas questes de prova.

25. (FCC/DNOCS/Agente Administrativo/2010) Muitos consumidores no se mostram atentos ...... necessidade de sustentabilidade do ecossistema e no chegam ...... boicotar empresas poluentes; outros se queixam de falta de tempo para se dedicarem ...... alguma causa que defenda o meio ambiente.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 36

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA As lacunas da frase acima estaro corretamente preenchidas,

respectivamente, por (A) - a - a (B) - a - (C) - - a (D) a - a - (E) a - - Comentrio Primeira lacuna: o termo regente atentos um nome transitivo que exige complemento regido pela preposio a; o termo regido um substantivo feminino que admite o artigo a. Estando satisfeitas as condies para a ocorrncia da crase, ela deve ocorrer: . Vou lhe dar uma dica de ouro: troque a palavra feminina por uma masculina; se voc usa ao(s) para o masculino, use (s) para o feminino. Observe: ...atentos ao necessitado... > ...atentos necessidade.... Segunda lacuna: a crase no ocorre antes verbo (boicotar): Comeou a chover. O a somente preposio. Terceira lacuna: a crase no ocorre antes de pronomes indefinidos (alguma): Ofereci um presente a algum desta sala. O a apenas preposio. Resposta A

26. (FCC/TRE-RN/Tcnico Judicirio/rea Administrativa/2011) Graas ...... resistncia de portugueses e espanhis, a Inglaterra furou o bloqueio imposto por Napoleo e deu incio ...... campanha vitoriosa que causaria ...... queda do imperador francs. Preenchem as lacunas da frase acima, na ordem dada, (A) a - - a (B) - a - a
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 37

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (C) - - a (D) a - a - (E) - a - Comentrio Com a dica de ouro voc resolve muitas questes de crase, no s da FCC como tambm de outras bancas examinadoras. Primeira lacuna: Graas ao piolho Graas resistncia. Segunda lacuna: deu incio ao piolho deu incio campanha. Terceira lacuna: causaria o piolho causaria a queda. O a apenas artigo, que acompanha o substantivo feminino queda. Resposta C 27. (FCC/TRE-AM/Tcnico Judicirio/2010) Sem nada perguntar ......

ningum, o rapaz dirigiu-se ...... um canto da sala, ...... espera de ser chamado pela atendente. (A) a - a - a (B) a - a - (C) a - - (D) - - a (E) - a - a Comentrio Primeira lacuna: a crase no ocorre antes de pronomes indefinidos (ningum). O a apenas preposio. Segunda lacuna: a crase no ocorre antes de artigo indefinido (um): Concedeu a bolsa de estudos a uma menina pobre. Voc deve comparar o caso anterior com o caso seguinte, que constitui uma locuo adverbial feminina e obriga o surgimento do acento grave indicativo de crase: Todos, uma, vaiaram o juiz.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

38

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Terceira lacuna: o acento indicativo de crase deve ser utilizado nas locues adverbiais femininas, independentemente da relao entre termo regente e termo regido: Sairs s pressas. Resposta B 28. (FCC/TRT 18 Regio/Tcnico Judicirio/2008) ... poluio equivalente de 455.000 carros rodando normalmente durante um ano. (3 pargrafo) O emprego do sinal de crase no perodo acima pressupe a presena de um pronome que substitui a expresso: (A) a carros. (B) a poluio. (C) a fabricao e reciclagem. (D) a gases do efeito estufa. (E) a toneladas de dixido de carbono. Comentrio A crase no ocorre antes de palavras masculinas: Comprou a prazo. / Dei aquela cala a este homem. Assim sendo, descarte imediatamente as alternativas A e D. A crase tambm no ocorre quando o A precede palavras femininas no plural: Respondeu a cartas pouco elogiosas. Aqui, existe apenas a preposio a, em decorrncia da regncia da forma verbal Respondeu. A ausncia do artigo feminino plural (as) precedendo o substantivo cartas amplia, generaliza, indetermina o alcance semntico dele. Em resumo, o seguinte: nunca use crase na seguinte estrutura: singular (a) + plural (cartas). Descarte a opo E. A alternativa C traz uma proposta que torna a passagem incoerente ( ilgico pensar em fabricao e reciclagem de 455.000 carros rodando normalmente). Restou a segunda opo: ...equivalente a + a poluio... Resposta B
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 39

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 29. (FCC/TRT 23 Regio (MT)/Tcnico Judicirio/Tecnologia da

Informao/2011) Gabriel Garca Marquez cresceu em meio ... plantaes de banana de Arataca, situada ... poucos quilmetros do vilarejo de Macondo, que ele se dedicou ... retratar na obra Cem anos de solido. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: (A) as - - a (B) as - - (C) s - a - a (D) s - - (E) as - a Comentrio Em relao primeira lacuna, voc deve lanar mo da regrinha de ouro e substituir plantaes por uma palavra masculina: em meio aos plantadores, por exemplo. Se usamos ao(s) para o masculino, devemos usar (s) para o feminino: ...em meio s plantaes... Lembre-se agora de que no h crase antes de palavra masculina nem quando a estrutura composta por SINGULAR + PLURAL: ...situada a poucos... Para finalizar, a crase no ocorre antes de verbo, pois ele repele o artigo: ...se dedicou a retratar... (o a preposio). Resposta C

30. (FCC/TRT

14

Regio

(RO

AC)/Tcnico

Judicirio/Tecnologia

da

Informao/2011) difcil ficar indiferente ...... causa defendida por algumas organizaes no governamentais que ajudam ...... captar recursos para preservar ...... cultura de tribos da floresta amaznica. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: (A) a (B) a a
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 40

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (C) a (D) a (E) a a Comentrio Muitas questes sobre crase podem ser resolvidas conforme a explicao anterior. Quer ver? Primeira lacuna: substituindo causa (gnero feminino) por caso (gnero masculino): ...indiferente ao caso...; portanto escreva: ...indiferente causa... Segunda lacuna: no h crase antes de verbo; logo a grafia correta esta: ...ajudam a captar... (o a apenas preposio). Terceira lacuna: vale aqui a explicao da primeira lacuna. Compare: ...preservar o culto... / ...preservar a cultura... (o a artigo que acompanha o substantivo cultura). Resposta B

31. (FCC/TRT 2 REGIO/Analista Judicirio/2009) Atente para as seguintes frases: I. II. III. No possvel estabelecer medida que distancia um notrio tmido de um notrio extrovertido. No assiste s pessoas extrovertidas o privilgio exclusivo de se fazerem notar; tambm as tmidas chamam a ateno. Ainda que com isso no se sintam vontade, os tmidos costumam captar a ateno de todos. Justifica-se o uso do sinal de crase SOMENTE em (A) II e III. (B) I e II. (C) I e III. (D) I.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 41

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (E) III. Comentrio Item I: o verbo estabelecer transitivo direto. A expresso a medida o seu objeto direto. Como no existe a exigncia da preposio a, a crase no tem vez. Notou a maldade da FCC? Ela quis que voc raciocinasse em funo da locuo conjuntiva medida que (indica proporcionalidade). Nas locues conjuntivas femininas o acento grave obrigatrio: medida que estudo, mais aprendo. / proporo que vocs estudam, mais se aproximam da aprovao. Item II: o verbo assiste (termo regente) no sentido de cabe transitivo indireto e rege preposio a. O termo regido as pessoas extrovertidas admite o artigo feminino. Use a dica que eu lhe dei: troque a expresso por uma palavra masculina: ...assiste aos homens.... Ento, lembrou-se da dica de ouro? Item III: constitui uma locuo adverbial feminina, em que o surgimento do acento grave indicativo de crase obrigatrio. Resposta A 32. (FCC/TRT 7 Regio/Tcnico Judicirio/2009) Pela internet, um grupo de jovens universitrios buscou a melhor formar de ajudar ...... vtimas de enchentes em Santa Catarina, e um deles foi ...... Itapema, disposto ...... colaborar na reconstruo da cidade. As lacunas da frase acima estaro corretamente preenchidas,

respectivamente, por: (A) as - a - (B) as - a - a (C) s - - a (D) as - - (E) s - a -


Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 42

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Comentrio Primeira lacuna: o verbo ajudar (termo regente) transitivo direto; seu complemento (vtimas) no regido por preposio. O vocbulo as apenas artigo. Segunda lacuna: com nome de lugar, a crase ocorrer se voc puder aplicar a seguinte dica: vai A e volta da, crase h. Por outro lado, no haver crase se a dica que dei no se concretizar: vai A e volta DE, crase para que?. Agora aplique esse ensinamento no caso concreto: vai a Itapema, volta de Itapema. Conclui-se que no h crase. Terceira lacuna: no h crase antes de verbo, conforme j foi falado aqui. Resposta B

33. (FCC/TRT 15 Regio/Tcnico Judicirio/2009) A frase inteiramente correta quanto ao emprego ou ausncia do sinal de crase : (A) O ensino permanente deve oferecer s pessoas os meios de superar obstculos, para atingir os objetivos a que se propem. (B) Apesar da obrigatoriedade de crianas entre 7 e 14 anos irem a escola, boa parte delas incapaz de escrever um bilhete um amigo. (C) Atender a todas as crianas, tornando-as capacitadas uma vida digna e confortvel, deve ser o objetivo maior de uma escola. (D) Uma educao de qualidade oferece qualquer pessoa as condies essenciais entrada ou permanncia no mercado de trabalho. (E) A medida que se avana na melhoria do sistema de ensino, possvel oferecer boas condies de trabalho muitas pessoas. Comentrio Alternativa A: em oferecer s pessoas, o verbo bitransitivo e pediu a preposio a para reger o objeto indireto; o substantivo pessoas admitiu o artigo as.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 43

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Preciso comentar a passagem a que se propem. necessrio ter cuidado com os pronomes relativos QUE e A QUAL. Em relao ao primeiro, a crase ocorrer se o termo anterior a ele (seja verbo, seja nome) reger preposio A e o termo seguinte for um dos pronomes demonstrativos A(S), AQUELA(S), AQUELE(S), AQUILO Dirigi-me s que estavam de servio na recepo. Perceba que existe a contrao da preposio A, exigida pelo verbo DIRIGIR-SE, com o pronome demonstrativo AS (= aquelas). Sou favorvel que chegou primeiro. Em relao ao pronome relativo A QUAL, a crase surgir se o termo posterior a ele reger preposio A, que dever ocupar posio imediatamente anterior ao pronome, contraindo-se com o A inicial que o integra. A festa qual nos dirigimos comear agora. Alternativa B: no segmento irem a escola, possvel no empregar a crase, por atribuir ao substantivo escola valor semntico indefinido: Cristo no fazia jus a morte to humilhante. No segmento escrever um bilhete um amigo, a crase no existe, visto que se est diante de artigo indefinido. Alternativa C: tambm no segmento capacitadas uma vida digna, a crase no ocorre, pois o vocbulo uma artigo indefinido. Alternativa D: em oferece qualquer pessoa, a crase tambm no existe, pois o pronome qualquer indefinido. Alternativa E: a locuo conjuntiva feminina a medida que deve receber o acento grave: medida que. Alm desse erro, h outro: nunca use crase na seguinte estrutura: singular (a) + plural (muitas): a muitas.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 44

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Resposta A

34. (FCC/TRT

24

Regio

(MS)/Tcnico

Judicirio/Tecnologia

da

Informao/2011) Considere as frases seguintes: I. As inovaes no ramo da esttica permitem ...... um grande nmero de pessoas se sentirem mais belas. II. Sempre existiu preocupao com a beleza, embora mudem os critrios ...... que ela obedece. III. A beleza, ...... parte alguns exageros, deve ser bus- cada at mesmo com intervenes cirrgicas. As lacunas das frases acima estaro corretamente preenchidas,

respectivamente, por: (A) - a - (B) a - a - a (C) a - - (D) - - a (E) a - a - Comentrio Item I: a. Voc notou o artigo indefinido um? Pois , no ocorre crase diante de palavras, pronomes e artigos indefinidos. Item II: a: Observe: ...os critrios a que ela obedece. O a empregado antes do pronome relativo que simplesmente uma preposio, exigida pela regncia transitiva indireta do verbo obedece. Para que a crase ocorra, preciso haver a fuso de a + a. Tome nota: antes do relativo que, o a s recebe acento grave se o termo anterior (verbo ou nome) pedir preposio a. Item III: . Trata-se de um caso de locuo feminina, em que o acento grave usado obrigatoriamente. Resposta E
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 45

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 35. (FCC/TRE-PI/Tcnico Judicirio/2009) Est correto o emprego ou a ausncia do sinal de crase na frase: (A) Consumidores menos abastados, com menor poder de negociao, submetem-se as exigncias dos credores a fim de obterem crdito. (B) Lado a lado com as conquistas econmicas, os estratos sociais mais baixos ascenderam a uma classe social superior. (C) Os produtos destinados classes sociais de maior poder aquisitivo esto a disposio da classe C, por conta do crdito fcil. (D) O poder pblico busca atender, todo momento, com medidas pertinentes, as necessidades das classes mais desfavorecidas. (E) A mdia estampa de maneira persuasiva e qualquer hora produtos destinados uma classe emergente cada vez maior. Comentrio Alternativa A: o verbo submeter-se (termo regente) requer preposio a para reger seu complemento; o substantivo exigncias admiti o artigo as. Estando satisfeitas as condies para a ocorrncia da crase, o acento grave deve ser empregado: submetem-se s exigncias. Alternativa B: construo correta. Em Lado a lado, a crase no ocorre porque a preposio a se encontra entre palavras idnticas. Veja outro exemplo: Perdeu o gol cara a cara com o goleiro. A crase tambm no ocorre antes de artigo indefinido: ascenderam a uma classe social superior. Alternativa C: nunca use crase na seguinte estrutura: singular + plural; repare o erro: destinados classes sociais. J no segmento a disposio da classe C faltou o acento grave, que ocorre obrigatoriamente nas locues prepositivas femininas. Veja outros exemplos: Vivia s expensas do (de + o) tio. / A polcia saiu procura da (de + a) quadrilha. Alternativas D e E: a crase no ocorre diante de palavra masculina nem de sentido indefinido: todo momento; qualquer hora; destinados uma classe emergente. Resposta B
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 46

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 36. (FCC/TRE-PI/Analista Judicirio/2009) A frase inteiramente correta,

considerando-se a presena ou a ausncia do sinal de crase, : (A) A mentira, mesmo justificada por certas circunstncias, pode ser desmascarada qualquer momento, vista dos fatos apresentados. (B) Submetida a avaliao da opinio popular, a poltica deve pautar-se pela lisura e pela veracidade voltadas para resoluo de conflitos. (C) Quanto a defesa da tica, ela sempre necessria, fim de que a ao poltica seja vista como verdadeira representao da vontade popular. (D) Os governados, como preceituam as normas democrticas, tm direito a informaes exatas e submetidas verdade dos fatos. (E) A verdade dos fatos polticos est subordinada, segundo pensadores, uma lgica particular, depender dos objetivos do momento. Comentrio Alternativa A: a crase no ocorre diante de palavra de sentido indefinido: desmascarada qualquer momento. Por outro lado, est bem empregado o acento grave no segmento vista dos fatos apresentados, por se tratar de uma locuo prepositiva feminina: vista de. Alternativa B: lembra-se daquela dica de ouro? Vamos aplic-la ao caso seguinte: Submetida a avaliao > Submetida ao avaliador. Pronto, est constatada a ocorrncia da crase, que no foi indicada pela FCC. Analise agora a prxima construo: voltadas para resoluo. A crase no ocorre com outra preposio que no seja a ou at. Veja outros exemplos: Ele o esperava desde as oito horas. / O trabalho ficar pronto aps as seis horas. Quando o a (artigo) vem precedido pela preposio at, a crase facultativa. Correu at a () rvore. Se pensarmos na frase Correu at o poste, por exemplo, perceberemos que a preposio a (...at ao poste) no foi empregada
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 47

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA comcomitantemente preposio at. Da vem a alegao de que o emprego da preposio a facultativo em casos semelhantes. Alternativa C: aplique a dica de ouro no segmento Quanto a defesa Quanto ao defensor. Se voc usa ao(s) para o masculino, deve usar (s) para o feminino: Quanto defesa. J a locuo prepositiva fim de no recebe crase, pois a base uma palavra masculina [o] fim. Que fique bem claro que, com as locues prepositivas, conjuntivas e adverbiais, a crase s ocorre se a base for uma palavra feminina: vista/a prazo medida que/a no ser que procura de/a propsito de. Alternativa E: em subordinada (...) uma lgica particular, o acento grave no deve ser empregado, pois a crase no ocorre diante de palavra de sentido indefinido (uma = artigo indefinido). A crase tambm no ocorre diante de verbo; perceba o erro: depender dos objetivos do momento. Resposta D

37. (FCC/TRT 1 Regio (RJ)/Analista Judicirio/Arquivologia/2011) ...... pessoas de fora, estranhas ...... cidade, a vida urbana exerce uma constante atrao, apesar dos congestionamentos e dos altos ndices de violncia, inevitveis sob ...... condies urbanas de alta densidade demogrfica. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: (A) s - - as (B) As - - s (C) As - a - s (D) s - a - s (E) As - - as Comentrio A grande dica para voc preencher corretamente a primeira lacuna colocar a frase na ordem direta: A vida urbana exerce uma constante
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 48

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA atrao s pessoas de fora... No ficou mais fcil? Exerce o qu? Atrao. Exerce atrao a quem? s pessoas. Houve a fuso da preposio a com o artigo definido feminino as. Na segunda coluna, a dica substituir a palavra feminina por uma masculina (no precisa haver relao semntica entre a palavra substituda e a substituta). Veja o exemplo: estranhas ao piolho. Se usamos ao para o masculino, usamos para o feminino. Na terceira lacuna, o a no recebe acento grave. A crase no ocorre antes de qualquer preposio diferente de at (caso facultativo) e a. Resposta A

38. (FCC/TRE-RN/Analista

Judicirio/Biblioteconomia/2011)

valor

que

atribumos ...... coisas resultado, no raro, de uma histria pessoal e intransfervel, de uma relao construda em meio a acidentes e percalos fundamentais. Assim, nosso apreo por elas no corresponde absolutamente ...... valorizao que alcanariam no mercado, esse deus todo-poderoso, que, no entanto, resta impotente quando ao valor econmico se superpe ...... afeio. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada, (A) s - - a (B) as - - a (C) as - a - (D) s - a - a (E) s - - Comentrio Esta sequncia proposital para voc notar como a FCC gosta de confundir o candidato invertendo a ordem dos termos na frase. Fique atento! Com relao s duas primeiras lacunas, a dvida pode ser desfeita imediatamente com o uso da dica de ouro: O valor que atribumos
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 49

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA aos piolhos O valor que atribumos s coisas; no corresponde absolutamente ao piolho; no corresponde absolutamente a valorizao. No difcil perceber que as formas verbais atribumos (no primeiro caso) e corresponde (no segundo) pedem a preposio a para reger seus complementos, os quais so substantivos femininos (coisas e valorizao) acompanhados do artigo feminino a(s). At aqui, tudo bem, no mesmo? A pegadinha ficou por conta da ltima lacuna. necessrio observar que a ordem dos termos est invertida tambm. Acompanhe meu raciocnio. O que se superpe? A afeio. Ela se superpes a qu? Ao valor econmico. Ento, a ordem direta a seguinte: que, no entanto, resta impotente quando a afeio se superpe ao valor econmico. O primeiro a simples artigo que acompanha o substantivo afeio. Portanto no h motivo para o uso do acento grave. Vai dizer que voc marcou a letra E? Resposta A

39. (FCC/DPE-RS/Defensor Pblico/2011) A crase facultativa em SOMENTE uma alternativa abaixo. (A) ...por toda sua carreira graas a pontas de cigarro... (linhas 2 e 3) (B) ...chegou", disse a promotora pblica no caso, Kathleen Rice. (linhas 54 e 55) (C) ...receber pena de 25 anos a priso perptua... (linha 20) (D) ...ligou Roger Williams a uma ponta de cigarro... (linha 49) (E) ...dentro de seu carro em frente a sua casa... (linhas 7 e 8) Comentrio Alternativa A: a crase proibida na estrutura SINGULAR + PLURAL: graas a pontas. Alternativa B: a crase proibida; no existe motivo para que ela ocorra. Em disse a promotora, o a apenas artigo que acompanha o

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

50

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA substantivo feminino promotora. Tire a prova substituindo promotora por uma palavra masculina: ...disse o promotor... Alternativa C: a crase ocorre obrigatoriamente com locues adverbiais, conjuntivas e prepositivas femininas, como em priso perptua. Alternativa D: a crase tambm proibida antes de artigos e pronomes indefinidos, como em a uma ponta de cigarro. Em casos assim, o a apenas preposio. Alternativa E: aqui est a resposta que procuramos. Por acompanhar o substantivo casa, o pronome sua adjetivo (diz-se pronome possessivo adjetivo). Diante de pronomes possessivos adjetivos a crase facultativa. Resposta E 40. (FCC/TRF 5 Regio/Analista Judicirio/2008) H rigorosa observncia das normas que determinam o uso do sinal de crase em: (A) A medida que afere o otimismo pode tambm avaliar o pessimismo, pois quela ou esta sensao corresponde alguma dose de idealismo. (B) O texto no nos leva paradoxos gratuitos, mas necessidade de reconhecer uma interseco entre o otimismo e o pessimismo. (C) Cabe s pessoas decidir, cada experincia, se lhes convm entregar-se determinada sensao, a determinado humor. (D) O otimismo no fica lguas do pessimismo; tendem ambos convergir, conforme comprovam nossas prprias experincias. (E) No assiste s cincias positivas o direito de aspirar definio cabal da fronteira entre o pessimismo e o otimismo. Comentrio Alternativa A: cuidado com a expresso A medida que, pois ela no funciona aqui como locuo conjuntiva. Por isso no deve receber o acento grave. Na verdade, medida o ncleo do sujeito do verbo pode, que constitui a orao principal. A orao que afere o otimismo subordinada adjetiva restritiva. Em relao ao segmento que surge depois da
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 51

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA vrgula, melhor reescrev-lo na ordem direta: pois alguma dose de idealismo corresponde quela ou esta sensao. Realmente, o verbo corresponde requer preposio a para reger seus complementos (corresponde a qu?). Essa preposio, ao se unir ao a inicial do pronome demonstrativo aquela, d origem ao fenmeno lingustico conhecido como crase: quela. Todavia, a crase no ocorre antes dos pronomes demonstrativos esta, essa. Veja outro exemplo: Chegamos a esta cidade h cinco anos. Alternativa B: eu j disse aqui que a crase no ocorre na estrutura singular + plural. Perceba o erro da FCC: paradoxos. Mesmo que voc tivesse se esquecido desse ensinamento, bastaria perceber que a palavra paradoxos masculina, o que tambm impede a ocorrncia da crase. Quanto ao ltimo caso, preste ateno no que vou lhe dizer. Antes de nomes masculinos, a crase s ir ocorrer se pudermos subentender as expresses moda de, maneira de: Cortou cabelo (maneira de) prncipe Danilo. Usava sapatos (moda de) Lus XV. Alternativa C: no h crase antes de palavras de sentido indefinido: cada experincia, esse um dos erros da terceira opo. O outro o uso do acento grave no segmento entregar-se determinada sensao, a determinado humor. Essa veio de graa!!! Repare que, logo a seguir, a banca utilizou uma expresso masculina sem a ocorrncia de ao. Bem, se no ocorreu ao para o masculino, tambm no deveria ter ocorrido para o feminino. Alternativa D: lguas no h crase na estrutura singular + plural. Ela tambm no ocorre antes de verbo: convergir. No raro as bancas usarem a expresso a partir de com crase: partir de. Cuidado!!! O acento grave no deve ser usado. Resposta E
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 52

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 41. (FCC/TRT 24 Regio (MS)/Analista Judicirio/rea Judiciria/2011)

Justifica-se plenamente o emprego de ambos os sinais de crase em: (A) Ela pode voltar qualquer momento, fiquemos atentos sua chegada. (B) Disps-se devolver o livro, condio de o liberarem da multa por atraso. (C) Postei-me entrada do cinema, mas ela faltou tambm esse compromisso. (D) quela altura da velhice j no assistia filmes trgicos, apenas aos de humor. (E) No confie priminha os documentos que obtive revelia do nosso advogado. Comentrio Alternativa A: o problema est no uso acento grave indicativo de crase em qualquer, pois no existe crase antes de pronomes indefinidos. Em sua chegada, a crase facultativa, porque o pronome possessivo sua adjetivo. Alternativa B: a crase no surge antes de verbo; portanto devemos fazer a correo seguinte: a devolver. Em a condio de temos uma locuo de base feminina (note o gnero da palavra negritada), obrigando o surgimento da crase. Alternativa C: No existe crase antes de palavras masculinas nem dos pronomes demonstrativos este(s), esta(s), esse(s), essa(s), isto. Em Postei-me entrada, a obrigatoriedade da crase pode ser verificada facilmente por meio da regrinha de ouro: Postei-me ao porto (ao para o masculino, para o feminino). Alternativa D: o erro encontra-se na estrutura filmes (SINGULAR + PLURAL). Vamos corrigir: a filmes. A crase pode ocorrer nas seguintes estruturas: SINGULAR + SINGULAR e PLURAL + PLURAL, mas no em SINGULAR + PLURAL. Alternativa
Prof. Albert Iglsia

E:

tudo

correto.

Primeiramente,

basta
53

substituirmos a palavra feminina priminha por uma do gnero masculino:


www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA No confie ao priminho... Pronto, est confirmada a obrigatoriedade da crase. Em segundo lugar, basta notar que a locuo a revelia de de base feminina. Resposta E

42. (FCC/TCE-AP/Tcnico

de

Controle

Externo/2012)

Os

esforos

dos

ambientalistas visam ...... conservar a grande e contnua rea de floresta, destinada ..... pesquisas cientficas voltadas, principalmente, ...... estudos sobre a biodiversidade. As lacunas da frase acima estaro corretamente preenchidas,

respectivamente, por: (A) - s - a (B) a - s - a (C) - as - (D) - as - a (E) a - s - Comentrio Como antes de verbo no h crase, a primeira lacuna deve ser preenchida com a forma a (s preposio), o que nos permite eliminar as alternativas A, C e D. Passemos logo para a ltima lacuna. Tambm no ocorre crase com a estrutura SINGULAR + PLURAL: ...a estudos... Est descartada a letra E. Se voc ainda quiser confirmar a resposta correta, basta usar a dica de ouro para preencher a segunda lacuna: se usamos ao(s) para o masculino, usamos (s) para o feminino. Veja s: ...destinada aos pesquisadores... / ...destinada s pesquisas... Resposta B

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

54

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 43. (FCC/TRT 11 Regio (AM)/Tcnico Judicirio rea

Administrativa/2012) a atividade de construo de que o artista dispe, o seu poder de imprimir ...... um trabalho sentimentos e sensaes, e a qualidade de pensamento que conferem humanidade ...... arte; e essa humanidade pode ser realizada com uma srie ilimitada de temas ou elementos formais. Tudo isso j foi repetido ...... exausto.
Schapiro, A dimenso humana da pintura abstrata, p.9) (Fragmento de Meyer

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: (A) - - a (B) a - - (C) a - - a (D) - a - (E) - a a Comentrio A crase no ocorre antes de artigo indefinido. Ento, a forma correta para preencher a primeira lacuna a. Esto descartadas as opes A, D e E. Apesar de no resolver o problema, vamos respeitar a sequncia e preencher a segunda lacuna. Nada melhor do que usar a dica de ouro citada acima: ... conferem humanidade ao artista... / ...conferem humanidade arte... A ltima lacuna definir nossa resposta. Lembre-se de que a crase ocorre nas locues adverbiais femininas, independentemente da relao entre termo regente e termo regido: ... exausto. Resposta B Chegamos ao final desta aula. Espero que ela tenha sido produtiva para voc. Com um pouco mais de calma, tente refazer cada exerccio proposto aqui. Se as dvidas persistirem, escreva-me. Fique com Deus e bons estudos!
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 55

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Lista das Questes Comentadas 1. (FCC/TRT 7 Regio/Analista Judicirio/2009) Est correto o emprego do elemento sublinhado na frase: Os impulsos missionrios, de que o autor no se mostra carente, poderiam lev-lo a combater a fome do mundo.

2.

(FCC/2011/TRT 23 Regio (MT)/Analista Judicirio/rea Administrativa) Est adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:

(A) Os argumentos de que devemos nos agarrar devem se pautar nos limites da racionalidade e da justia. (B) Os casos histricos em que Voltaire recorre em seu texto ajudam-no a demonstrar de que a pena de morte ineficaz. (C) A pena de talio um recurso de cuja eficcia muitos defendem, ningum se abale em tentar demonstr-la. (D) Os castigos a que se submetem os criminosos devem corresponder gravidade de que se reveste o crime. (E) As ideias liberais, de cuja propagao Voltaire se lanou, estimulam legisladores em quem no falte o senso de justia.

3.

(FCC/TRT 7 Regio/Tcnico Judicirio/2009) A busca por explicaes para os diversos matizes da personalidade ... (incio do texto) A mesma regncia assinalada acima NO est caracterizada na

expresso: (A) a influncia dos hbitos e do estilo de vida. (B) na formao da personalidade. (C) produto apenas do ambiente. (D) uma reao srie de barbaridades. (E) em vrios pases da Europa.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 56

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 4. (FCC/2011/DPE-RS/Defensor Pblico) [...]

[...] A expresso (linha 21) constituda (A) pela preposio oriunda da transitividade da palavra aliada (linha 21) mais o artigo feminino da expresso coleta de dados (linha 21). (B) pela proposio oriunda da transitividade da palavra aliada (linha 21) mais o artigo feminino da expresso coleta de dados (linha 21). (C) pela preposio oriunda da transitividade da expresso coleta de dados (linha 21). (D) pela combinao do artigo e da preposio, nessa ordem. (E) pela fuso da proposio a com o artigo feminino a.

5.

(FCC/TJ-PI/Analista Judicirio/2009) Est correto o emprego do elemento sublinhado na frase:

(A) Os operadores controlam um capital especulativo, em cujos rendimentos representam uma incgnita. (B) So impulsos eletrnicos, sobre os quais h pouco ou nenhum controle, que comandam as operaes das bolsas. (C) Os operadores das bolsas preferem apostar do que investir dinheiro em empreendimentos mais produtivos. (D) A idade dos operadores das bolsas sugere o mpeto de que as operaes de investimento so executadas.

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

57

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (E) Os adeptos da fsica quntica julgam que o acaso tambm um princpio, do qual o comportamento da matria no alheio.

6.

(FCC/TRT 4 REGIO/Analista Judicirio/2009) Est correto o emprego do elemento sublinhado na frase: A produo e difuso de imagens constituem operaes em que hoje todos tm fcil acesso.

7.

(FCC/TRT 3 Regio/Analista Judicirio/2009) Est correto o emprego do elemento sublinhado na frase: Cludio realizou vrias aproximaes de cujos riscos era consciente.

8.

(FCC/TRE-AL/Tcnico Judicirio/2010) ... a sua capacidade de encarnar valores e princpios... A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima :

(A) Mas ela contribui para a formao da prpria essncia da democracia ... (B) Afinal, a democracia repousa sobre a fico ... (C) O consentimento de todos seria a nica garantia indiscutvel ... (D) ... mais as sociedades produzem conflitos ... (E) ... e necessitam de lideranas ...

9.

(FCC/TRE-AM/Tcnico Judicirio/2010) ... a Amaznia representa mais da metade do territrio brasileiro ... (2 pargrafo). A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento exigido pelo verbo grifado acima :

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

58

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (A) Essa viso mudou bastante nas ltimas duas dcadas ... (B) O vapor de gua (...) responde por 60% das chuvas... (C) ... que caem nas regies Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. (D) ... pois o destino da regio depende muito mais de seus habitantes. (E) ... porque tero orgulho de sua riqueza natural, nica no mundo.

10. (FCC/2011/TRT

23

Regio

(MT)/Tcnico

Judicirio/Tecnologia

da

Informao) As roupas, acessrios, calados e armas dos cangaceiros no tinham funo nica. (2 pargrafo) A mesma relao existente entre o verbo e seu complemento, grifados acima, se encontra na frase: (A) O cangao est nas telas de nossos maiores artistas... (B) A riqueza do fenmeno parece sem fim. (C) Essa caracterstica do cangaceiro [...] mostra o carter arcaico do homem... (D) ...peas que servem de pagamento graa alcanada. (E) ...malefcios que poderiam estar a cada dobra do rio...

11. (FCC/DPE-RS/Defensor Pblico/2011) [...]

O conetivo e (linha 9) est ligando


Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 59

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (A) dois verbos intransitivos. (B) dois verbos transitivos indiretos. (C) um verbo transitivo direto e outro indireto. (D) dois verbos transitivos. (E) dois verbos circunstanciais.

12. (FCC/TRF 4 Regio/Analista Judicirio/2010) Houve muitas discusses sobre medidas para se minimizar o aquecimento global, j que todos consideram o aquecimento global uma questo crucial para a humanidade, embora poucos tomem medidas concretas para reduzir o aquecimento global, no havendo sequer consenso quanto s verbas necessrias para mitigar os efeitos do aquecimento global. Evitam-se as viciosas repeties do perodo acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por: (A) consideram-lhe - o reduzir - mitigar-lhe seus efeitos (B) lhe consideram - reduzi-lo - mitig-los aos efeitos (C) o consideram - reduzi-lo - mitigar-lhe os efeitos (D) consideram-no - reduzir-lhe - mitigar-lhes os efeitos (E) o consideram - reduzir-lhe - mitigar-lhe os efeitos

13. (FCC/TRE-AL/Tcnico Judicirio/2010) ... encarregadas de fazer com que as rotinas administrativas essenciais vida em comum sejam realizadas com certa eficincia e autonomia. (final do texto) A expresso grifada acima preenche corretamente a lacuna da frase: (A) Muitos polticos duvidavam ...... fosse possvel chegar a um consenso naquela questo. (B) A prtica poltica ...... os idealistas sonhavam mostrou-se ineficaz diante de tantos conflitos.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 60

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (C) O regime democrtico, ...... so respeitadas as liberdades individuais, foi finalmente restabelecido naquele pas. (D) Esperava-se apenas a publicao oficial das normas ....... se marcasse a data das eleies. (E) Nem sempre, em um regime democrtico, so tomadas as decises ...... a maioria espera.

14. (FCC/TJ-AP/Analista Judicirio/2009) Est correto o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase: (A) Otrio voc, que confia de que Obama faa um governo competente, de cujo no h ainda qualquer indcio. (B) Prefira-se morar em Beverly Hills do que morar em Darfur; a esta regio falta tudo o que aquela no falta. (C) Esses doutores, de cujo pessimismo todos conhecem, esto sempre aplicados com a difuso fascinada dos horrores. (D) como se a barbrie e a crueldade, s quais esses doutores assistem com indiferena, fossem fenmenos cujo horror devesse ser naturalizado. (E) O autor est convicto que tais doutores representam um radical pessimismo, de cujo parecem orgulhar-se de ostentar.

15. (FCC/TRE-AM/Tcnico Judicirio/2010) O funcionrio ..... o chefe se dirigiu era a pessoa ...... todos confiavam. (A) para quem - em que (B) em que - com quem (C) por quem - de que (D) a quem - em quem (E) de quem - a quem

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

61

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 16. (FCC/TRT 18 Regio/Tcnico Judicirio/2008) Pensam em novas formas de suprimento de energia ... (3 pargrafo) O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est na frase: (A) Durante milnios convivemos com a convico... (B) H outros ngulos do problema ... (C) ... que entopem as caixas de recepo de mensagens no mundo ... (D) ... que a prpria ONU criou diretrizes mundiais ... (E) ... se haver um limite para a internet ...

17. (FCC/TRT 18 Regio/Tcnico Judicirio/2008) Ganhos maiores tambm resultam em novos hbitos ... (incio do 4 pargrafo) O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est na frase: (A) A agricultura brasileira pode produzir mais ... (B) ... que diminuram depois de episdios de seca ... (C) ... foi o aumento do uso do milho nos EUA para a produo de etanol. (D) ... os exportadores tm obtido ganhos comerciais significativos. (E) ... para se ajustar s novas conjunturas.

18. (FCC/TJ-PI/Tcnico Judicirio/2009) O Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC) atingiu sua maioridade plena em maro de 2009 ... (incio do texto) O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est na frase: (A) ... serviu de inspirao para muitos pases na construo de suas leis. (B) ... que tanto os consumidores quanto as empresas esto mais conscientes e seletivos ...
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 62

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (C) ... que a sociedade brasileira conta com mecanismos jurdicos adequados ... (D) ... para aprimorar seu canal de comunicao com a clientela. (E) ... pois ele fonte de sustentabilidade para a sobrevivncia de qualquer fornecedor.

19. (FCC/TRT 3 Regio/Analista Judicirio/2009) ... que prevalece no conhecimento pargrafo) A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima : (A) ... que homogeneza todos os indivduos. (B) ... o sentimento tribal muito forte ... (C) ... acompanha o indivduo por toda vida ... (D) ... que (...) participam no rito das danas guerreiras. (E) ... e esto espalhados por vrios locais. do torcedor comum sobre os dados histricos. (3

20. (FCC/TJ-SE/Analista

Judicirio/2009)

Invenes?

Sempre

houve

invenes, assim como sempre houve quem interpretasse as invenes como lampejos de gnio, porm mais sensato que no se atribuam s invenes caractersticas milagrosas. Evitam-se as viciosas repeties do texto acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por: (A) houve elas ? lhes interpretasse ? no se as atribuam (B) houve-as ? as interpretasse ? no atribuam-se-lhes (C) houve estas ? lhes interpretasse ? no lhes atribuam (D) as houve ? intepretasse-lhes ? se no lhes atribuam (E) as houve ? as interpretasse ? no se lhes atribuam
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 63

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 21. (FCC/TRT 7 Regio/Tcnico Judicirio/2009) rgos pblicos, entidades no-governamentais e at mesmo internautas engajados aderiram novidade ... (1 pargrafo) A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima : (A) ... que o governo havia fraudado as votaes. (B) ... e, cada vez mais, interagem com as chamadas redes sociais. (C) Alguns movimentos ecolgicos nasceram em redes... (D) Seu sucesso impulsiona o debate sobre o uso de redes sociais na internet... (E) ... intensificando contato direto com eles.

22. (FCC/TRE-PI/Analista Judicirio/2009) Esta tradio trabalha a ao poltica como uma ao estratgica ... (1 pargrafo) A frase em que o verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima : (A) ... que identifica no predomnio do conflito o cerne dos fatos polticos. (B) Neste contexto, poltica guerra ... (C) Recorrendo a metforas do reino animal ... (D) ... que obedece aos consagrados preceitos do "no matar" e do "no mentir" ... (E) ... que a fraude mais importante do que a fora ...

23. (FCC/TCM-CE/ACE/2010) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) O fato de haver tanta rotina numa repartio no implica de que um funcionrio no deixe de cumprir seu ofcio de escritor criativo.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 64

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (B) O cronista sugere que mesmo o tdio que marca a vida de uma repartio pblica pode ser um impulso para a criao literria.

24. (FCC/TCE-SP/Ag. da Fiscaliz. Financ./2010) Est plenamente adequado o emprego do elemento sublinhado na frase: (A) Os dois tipos de transformao social com que o autor se refere no texto correspondem a aspiraes populares. (B) A convico quanto a um direito subtrado tamanha que h pobres em cuja crena a de recuperarem o poder perdido. (C) Ao autor no interessaram tanto as fbulas em si mesmas, mas os recados profundos, de que se mostrou um sensvel intrprete.

25. (FCC/DNOCS/Agente Administrativo/2010) Muitos consumidores no se mostram atentos ...... necessidade de sustentabilidade do ecossistema e no chegam ...... boicotar empresas poluentes; outros se queixam de falta de tempo para se dedicarem ...... alguma causa que defenda o meio ambiente. As lacunas da frase acima estaro corretamente preenchidas,

respectivamente, por (A) - a - a (B) - a - (C) - - a (D) a - a - (E) a - -

26. (FCC/2011/TRE-RN/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Graas ...... resistncia de portugueses e espanhis, a Inglaterra furou o bloqueio
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 65

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA imposto por Napoleo e deu incio ...... campanha vitoriosa que causaria ...... queda do imperador francs. Preenchem as lacunas da frase acima, na ordem dada, (A) a - - a (B) - a - a (C) - - a (D) a - a - (E) - a -

27. (FCC/TRE-AM/Tcnico

Judicirio/2010)

Sem

nada

perguntar

......

ningum, o rapaz dirigiu-se ...... um canto da sala, ...... espera de ser chamado pela atendente. (A) a - a - a (B) a - a - (C) a - - (D) - - a (E) - a - a

28. (FCC/TRT 18 Regio/Tcnico Judicirio/2008) ... poluio equivalente de 455.000 carros rodando normalmente durante um ano. (3 pargrafo) O emprego do sinal de crase no perodo acima pressupe a presena de um pronome que substitui a expresso: (A) a carros. (B) a poluio. (C) a fabricao e reciclagem. (D) a gases do efeito estufa. (E) a toneladas de dixido de carbono.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 66

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 29. (FCC/TRT 23 Regio (MT)/Tcnico Judicirio/Tecnologia da

Informao/2011) Gabriel Garca Marquez cresceu em meio ... plantaes de banana de Arataca, situada ... poucos quilmetros do vilarejo de Macondo, que ele se dedicou ... retratar na obra Cem anos de solido. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: (A) as - - a (B) as - - (C) s - a - a (D) s - - (E) as - a

30. (FCC/TRT

14

Regio

(RO

AC)/Tcnico

Judicirio/Tecnologia

da

Informao/2011) difcil ficar indiferente ...... causa defendida por algumas organizaes no governamentais que ajudam ...... captar recursos para preservar ...... cultura de tribos da floresta amaznica. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: (A) a (B) a a (C) a (D) a (E) a a

31. (FCC/TRT 2 REGIO/Analista Judicirio/2009) Atente para as seguintes frases: I. No possvel estabelecer medida que distancia um notrio tmido de um notrio extrovertido. II. No assiste s pessoas extrovertidas o privilgio exclusivo de se fazerem notar; tambm as tmidas chamam a ateno.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 67

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA III. Ainda que com isso no se sintam vontade, os tmidos costumam captar a ateno de todos. Justifica-se o uso do sinal de crase SOMENTE em (A) II e III. (B) I e II. (C) I e III. (D) I. (E) III.

32. (FCC/TRT 7 Regio/Tcnico Judicirio/2009) Pela internet, um grupo de jovens universitrios buscou a melhor formar de ajudar ...... vtimas de enchentes em Santa Catarina, e um deles foi ...... Itapema, disposto ...... colaborar na reconstruo da cidade. As lacunas da frase acima estaro corretamente preenchidas,

respectivamente, por: (A) as - a - (B) as - a - a (C) s - - a (D) as - - (E) s - a -

33. (FCC/TRT 15 Regio/Tcnico Judicirio/2009) A frase inteiramente correta quanto ao emprego ou ausncia do sinal de crase : (A) O ensino permanente deve oferecer s pessoas os meios de superar obstculos, para atingir os objetivos a que se propem. (B) Apesar da obrigatoriedade de crianas entre 7 e 14 anos irem a escola, boa parte delas incapaz de escrever um bilhete um amigo.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 68

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (C) Atender a todas as crianas, tornando-as capacitadas uma vida digna e confortvel, deve ser o objetivo maior de uma escola. (D) Uma educao de qualidade oferece qualquer pessoa as condies essenciais entrada ou permanncia no mercado de trabalho. (E) A medida que se avana na melhoria do sistema de ensino, possvel oferecer boas condies de trabalho muitas pessoas.

34. (FCC/TRT

24

Regio

(MS)/Tcnico

Judicirio/Tecnologia

da

Informao/2011) Considere as frases seguintes: I. As inovaes no ramo da esttica permitem ...... um grande nmero de pessoas se sentirem mais belas. II. Sempre existiu preocupao com a beleza, embora mudem os critrios ...... que ela obedece. III. A beleza, ...... parte alguns exageros, deve ser bus- cada at mesmo com intervenes cirrgicas. As lacunas das frases acima estaro corretamente preenchidas,

respectivamente, por: (A) - a - (B) a - a - a (C) a - - (D) - - a (E) a - a -

35. (FCC/TRE-PI/Tcnico Judicirio/2009) Est correto o emprego ou a ausncia do sinal de crase na frase: (A) Consumidores menos abastados, com menor poder de negociao, submetem-se as exigncias dos credores a fim de obterem crdito.
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 69

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (B) Lado a lado com as conquistas econmicas, os estratos sociais mais baixos ascenderam a uma classe social superior. (C) Os produtos destinados classes sociais de maior poder aquisitivo esto a disposio da classe C, por conta do crdito fcil. (D) O poder pblico busca atender, todo momento, com medidas pertinentes, as necessidades das classes mais desfavorecidas. (E) A mdia estampa de maneira persuasiva e qualquer hora produtos destinados uma classe emergente cada vez maior.

36. (FCC/TRE-PI/Analista

Judicirio/2009)

frase

inteiramente

correta,

considerando-se a presena ou a ausncia do sinal de crase, : (A) A mentira, mesmo justificada por certas circunstncias, pode ser desmascarada qualquer momento, vista dos fatos apresentados. (B) Submetida a avaliao da opinio popular, a poltica deve pautar-se pela lisura e pela veracidade voltadas para resoluo de conflitos. (C) Quanto a defesa da tica, ela sempre necessria, fim de que a ao poltica seja vista como verdadeira representao da vontade popular. (D) Os governados, como preceituam as normas democrticas, tm direito a informaes exatas e submetidas verdade dos fatos. (E) A verdade dos fatos polticos est subordinada, segundo pensadores, uma lgica particular, depender dos objetivos do momento.

37. (FCC/TRT 1 Regio (RJ)/Analista Judicirio/Arquivologia/2011) ...... pessoas de fora, estranhas ...... cidade, a vida urbana exerce uma constante atrao, apesar dos congestionamentos e dos altos ndices de violncia, inevitveis sob ...... condies urbanas de alta densidade demogrfica. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 70

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA (A) s - - as (B) As - - s (C) As - a - s (D) s - a - s (E) As - - as

38. (FCC/TRE-RN/Analista

Judicirio/Biblioteconomia/2011)

valor

que

atribumos ...... coisas resultado, no raro, de uma histria pessoal e intransfervel, de uma relao construda em meio a acidentes e percalos fundamentais. Assim, nosso apreo por elas no corresponde absolutamente ...... valorizao que alcanariam no mercado, esse deus todo-poderoso, que, no entanto, resta impotente quando ao valor econmico se superpe ...... afeio. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada, (A) s - - a (B) as - - a (C) as - a - (D) s - a - a (E) s - -

39. (FCC/DPE-RS/Defensor Pblico/2011) A crase facultativa em SOMENTE uma alternativa abaixo. (A) ...por toda sua carreira graas a pontas de cigarro... (linhas 2 e 3) (B) ...chegou", disse a promotora pblica no caso, Kathleen Rice. (linhas 54 e 55) (C) ...receber pena de 25 anos a priso perptua... (linha 20) (D) ...ligou Roger Williams a uma ponta de cigarro... (linha 49) (E) ...dentro de seu carro em frente a sua casa... (linhas 7 e 8)
Prof. Albert Iglsia www.pontodosconcursos.com.br 71

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA 40. (FCC/TRF 5 Regio/Analista Judicirio/2008) H rigorosa observncia das normas que determinam o uso do sinal de crase em: (A) A medida que afere o otimismo pode tambm avaliar o pessimismo, pois quela ou esta sensao corresponde alguma dose de idealismo. (B) O texto no nos leva paradoxos gratuitos, mas necessidade de reconhecer uma interseco entre o otimismo e o pessimismo. (C) Cabe s pessoas decidir, cada experincia, se lhes convm entregar-se determinada sensao, a determinado humor. (D) O otimismo no fica lguas do pessimismo; tendem ambos convergir, conforme comprovam nossas prprias experincias. (E) No assiste s cincias positivas o direito de aspirar definio cabal da fronteira entre o pessimismo e o otimismo.

41. (FCC/TRT

24

Regio

(MS)/Analista

Judicirio/rea

Judiciria/2011)

Justifica-se plenamente o emprego de ambos os sinais de crase em: (A) Ela pode voltar qualquer momento, fiquemos atentos sua chegada. (B) Disps-se devolver o livro, condio de o liberarem da multa por atraso. (C) Postei-me entrada do cinema, mas ela faltou tambm esse compromisso. (D) quela altura da velhice j no assistia filmes trgicos, apenas aos de humor. (E) No confie priminha os documentos que obtive revelia do nosso advogado.

42. (FCC/TCE-AP/Tcnico

de

Controle

Externo/2012)

Os

esforos

dos

ambientalistas visam ...... conservar a grande e contnua rea de floresta,

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

72

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA destinada ..... pesquisas cientficas voltadas, principalmente, ...... estudos sobre a biodiversidade. As lacunas da frase acima estaro corretamente preenchidas,

respectivamente, por: (A) - s - a (B) a - s - a (C) - as - (D) - as - a (E) a - s -

43. (FCC/TRT

11

Regio

(AM)/Tcnico

Judicirio

rea

Administrativa/2012) a atividade de construo de que o artista dispe, o seu poder de imprimir ...... um trabalho sentimentos e sensaes, e a qualidade de pensamento que conferem humanidade ...... arte; e essa humanidade pode ser realizada com uma srie ilimitada de temas ou elementos formais. Tudo isso j foi repetido ...... exausto.
Schapiro, A dimenso humana da pintura abstrata, p.9) (Fragmento de Meyer

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: (A) - - a (B) a - - (C) a - - a (D) - a - (E) - a a

Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

73

PORTUGUS PARA TCNICO E ANALISTA JUDICIRIOS DO TJ-RJ TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLSIA Gabarito das Questes Comentadas 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Item certo D E A B Item errado Item certo D E 30. B 31. A 32. B 33. A 34. E 35. B 36. D 37. A 38. A 39. E 40. E 41. E 42. B 43. B

10. C 11. D 12. C 13. B 14. D 15. D 16. A 17. E 18. D 19. D 20. E 21. B 22. A 23. B 24. C 25. A 26. C 27. B 28. B 29. C
Prof. Albert Iglsia

www.pontodosconcursos.com.br

74

Potrebbero piacerti anche