Sei sulla pagina 1di 3

Estudo mostra que seios no caem se mulher no usar suti

Mdico francs pesquisa h 15 anos efeitos do suti

H 15 anos que o mdico Jean-Denis Rouillon estuda os efeitos do uso do suti nas mulheres. Para isso, Rouillon, que tambm professor de medicina esportiva da Universidade Franche-Comte, na Frana, vem observando - e cuidadosamente medindo - o busto de dezenas de voluntrias. Algumas mulheres aceitaram viver suas vidas, e at mesmo praticar esportes, sem usar suti. Outras deixaram de usar apenas em algumas situaes. O objetivo da pesquisa era ver se os seios ficam mais ou menos cados sem o suporte do suti. De acordo com os resultados preliminares, o mdico constatou que, pelo menos entre as mulheres de 18 a 35 anos que participaram do estudo, o mamilo volta a subir a uma mdia de sete milmetros por ano quando no se usa suti. Os seios, diz ele, se fortalecem. "As voluntrias so estudantes de fisioterapia, ou esportistas, e muitas vezes so mulheres que querem voltar a uma vida mais natural, sem artifcios", explicou Rouillon BBC.

O estudo Laurette tem 31 anos, e h dez anos participa da pesquisa. "Rouillon foi um dos meus professores na faculdade. Ele me convidou para participar da pesquisa e eu achei interessante", disse BBC. A medida do busto de Laurette 34B, e ela no usa suti. "No foi difcil mudar meus hbitos. Antes, quando eu estava em casa, raramente usava suti. Agora s uso ocasionalmente, com alguns vestidos para sair noite, mas apenas por uma questo esttica", diz Laurette. Laurette treinadora e pratica triatlo. "Quando eu trabalho, uso um suti esportivo sem aros. Mas quando eu corro, por exemplo, uso apenas uma blusa e no sinto qualquer tipo de desconforto", ela diz. Desde o incio, Laurette se sente confiante, porque nunca experimentou dor nos peitos quando se movimentava. Ela lembra que tudo a seu redor aconselhava a no praticar esportes sem suti, no entanto, ela continuou fiel ao projeto de Rouillon. Segundo ela, os nicos inconvenientes so os olhares e os comentrios de outros, mas ela prefere no not-los. Um algumas ocasies, entretanto, ela prefere usar um suti sem aros para evitar constrangimentos. Resultados preliminares Apesar dos primeiros resultados, Rouillon no quer tirar concluses definitivas, uma vez que o grupo de mulheres estudadas no representa a populao francesa. Ele conta que estes so apenas resultados preliminares, e que ele continua sua pesquisa com mulheres mais velhas. O cirurgio plstico Jean Masson, baseado em Paris, concorda com essas precaues. "As mulheres que participaram da pesquisa so jovens, elas no tm seios muito grandes," explica Masson. "Para essas mulheres, pode no ser necessrio o uso de um suti. No entanto, as coisas podem ser diferentes para aquelas com mais de 30 anos que ainda no tiveram filhos", diz Masson. O cirurgio explica que, durante a gravidez, os seios ganham volume, o que afeta a elasticidade da pele da mama. E menos elasticidade significa que as glndulas mamrias podem se deslocar para baixo. Mas ento o que melhor, usar ou no usar suti? Para se ter uma resposta clara e cientfica, vamos ter que esperar mais um pouco.

"Apesar de no ter a resposta no momento, um problema que vale a pena ser levantado", conclui Rouillon, que afirma que nenhum estudo cientfico comprovou a eficcia do suti para manter os seios em p. G1

Potrebbero piacerti anche