Sei sulla pagina 1di 17

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1

05/2013

Verso Atualizada

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1

Sumrio 1 2 3 4 5 6 7 7.1 7.2 7.3 7.4 7.5 7.6 8 8.1 9 10 Processo de Upgrade................................................................................................................... 3 Resumo do Processo de Unificao de Conceitos....................................................................... 4 Conceitos Unificao de Conceitos Fase 1 ............................................................................... 4 Cenrios TOTVS 11.5 Linha Datasul............................................................................................. 5 Pr-requisitos .............................................................................................................................. 5 Otimizao................................................................................................................................... 6 Parmetros .................................................................................................................................. 7 Empresas consideradas na unificao de conceito ..................................................................... 7 Matriz Traduo UO .................................................................................................................... 8 Executa unificao de conceitos para o ERP? ............................................................................. 8 Executa unificao de conceitos para o HCM? ........................................................................... 8 Mostra registros com erro/alerta?.............................................................................................. 8 Perodo de Corte (AAAA/MM) .................................................................................................... 8 Premissas..................................................................................................................................... 9 Financeiro .................................................................................................................................... 9 Conferncia de dados.................................................................................................................. 11 Facilitadores ................................................................................................................................ 12

10.1 Importador de Logs da Unificao de Conceitos ........................................................................ 12 10.2 Duplicador de Matriz Organizao Externa ................................................................................ 12 10.3 Importador de Traduo de Conta .............................................................................................. 13 10.4 Importador de Traduo de Centro de Custo ............................................................................. 14 11 12 13 Atualizao de dados .................................................................................................................. 14 Procedimentos Ps-Atualizao .................................................................................................. 15 Validao do pacote de Unificao de Conceitos ....................................................................... 15

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1 Verso 1.2

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1

Processo de Upgrade
ALERTA: Alm deste documento, consulte o Guia de Atualizao para Datasul 11.5.5. Nele esto disponveis as informaes de execuo do processo.

O processo de unificao de conceitos alterar dados nos bancos de dados j atualizados para a release 5.5. Esse processo possui vrias etapas, conforme imagem a seguir:

O Console de Atualizao ir adaptar a execuo das etapas conforme configuraes pr-definidas no processo de upgrade. Dessa forma, o prprio Console ir documentar a rotina de execuo na ajuda da prpria etapa. Rotinas no executadas pelo Console de Atualizao esto documentadas nesse guia.

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1 Verso 1.2

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1

Resumo do Processo de Unificao de Conceitos

Este pacote ser executado no ambiente destino TOTVS 11.5.5 Linha Datasul, aps o processo de Upgrade ou Atualizao. necessrio ter acesso ao ambiente TOTVS 11.5.5 para efetuar ajustes e parametrizaes, caso necessrio. Antes do incio do processo pelo Console de Atualizao necessrio verificar e executar os procedimentos de pr-requisitos. O Console de Atualizao ir executar todas as etapas deste pacote:

Conferncia das Premissas; Conferncia de Dados; Atualizao de Dados; Para melhorar o desempenho dos processos de Conferncia de Dados e Atualizao de Dados existem dicas de otimizao relacionadas a conexo de bancos de dados, ajuste dos arquivos de configurao e parmetros do processo que devem ser verificados e aplicados. Leia atentamente todos os tpicos deste Guia.

ALERTAS: Caso o processo de Upgrade tenha sido executado para um pacote inferior a 11.5.5 e superior a 11.5, basta atualiz-lo para o Release 11.5.5 antes de iniciar o processo de Unificao de Conceitos, sem necessidade de realizar novamente o Upgrade. Caso o processo de Unificao de Conceitos j tenha sido realizado em uma release igual ou superior a 11.5.0, no deve ser executado novamente. Este Guia possui consideraes tcnicas e de negcio.

Conceitos Unificao de Conceitos Fase 1

No TOTVS 11.5 Linha Datasul foi realizada uma fase da Unificao de Conceitos, que consiste em utilizar os cadastros referentes ao plano de contas, contas, plano centro de custo e centro de custo do mdulo Financeiro. Em geral, o produto foi alterado para: Aumentar o formato do campo Centro de Custo de 11 para 20 posies; Solicitar a Conta (20 posies) e o Centro de Custo (20 posies); Todas as telas do produto terem o mesmo conceito do Financeiro, que permite informar a Conta e o Centro de Custo. possvel, ainda, informar a Conta Alternativa, que uma funo disponvel no Financeiro. Efetuar todas as validaes de Conta e Centro de Custo, utilizando o conceito do Financeiro. Exemplo: o campo Centro de Custo permanece desabilitado se a conta informada no utilizar centro de custo (Cadastro Critrio de Distribuio).

Para atualizar para o TOTVS 11.5 Linha Datasul ou qualquer release superior, necessrio executar o processo de atualizao das contas contbeis, subcontas e centros de custos do EMS2 e/ou HCM para contas contbeis e centros de custos do financeiro (EMS5). Esta atualizao feita com a execuo deste pacote.

ALERTA: obrigatrio executar o pacote Unificao de Conceitos Fase 1 antes de liberar o ambiente em produo a partir do TOTVS 11.5 Linha Datasul, exceto quando o nico produto nesta release seja o HCM. Verificar mais detalhes no tpico Cenrios TOTVS 11.5 Linha Datasul.

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1 Verso 1.2

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1

Cenrios TOTVS 11.5 Linha Datasul

Antes de iniciar o processo verifique as consideraes dos cenrios abaixo: Clientes que possuem apenas o HCM (Legado): para a migrao e utilizao apenas do HCM para o TOTVS 11.5 ou superior no necessrio executar este pacote; Clientes que possuem HCM e ERP (Legado): caso seja definido migrar inicialmente apenas do HCM para o TOTVS 11.5 ou superior no h necessidade de executar este pacote. A integrao entre HCM (TOTVS 11.5) e ERP (Legado) continua da mesma forma (Matriz de Traduo de Contas ou Composio). Aps o ERP ser migrado para o TOTVS 11.5 ou superior, a execuo deste pacote torn-se obrigatria. No possvel fazer a migrao apenas do ERP para o TOTVS 11.5 ou superior e continuar com o HCM no Legado, exceto se no houver nenhuma integrao entre os produtos;

Pr-requisitos

Antes de executar o Console de Atualizao do Produto com o pacote Unificao de Conceitos Fase 1 (Perodo Corte), necessrio verificar e realizar alguns procedimentos de negcio. Referente a integrao EMS2 e/ou HCM com o Financeiro (EMS5): 1 Matriz Unidade Organizacional Externa: ser utilizada no processo a Matriz UO informada no parmetro Matriz Traduo UO que por padro possui o valor Contabilizaes 2.00 que indica que a Matriz UO a ser utilizada ser a parametrizada em Contabilizaes 2.00 no programa Parmetros Integrao EMS (prgint/utb/utb036za.r). Caso o valor do parmetro seja diferente, ento ser utilizada a Matriz UO com o cdigo informado. 2 Tradues de Empresas e Estabelecimentos do EMS2 e/ou HCM: para todas as empresas e estabelecimentos do EMS2 e/ou HCM que possurem movimentos na base de dados e sero afetados pelo processo de Unificao de Conceitos, devero ter suas repectivas tradues cadastradas na Matriz UO; 3 Regra de Traduo de Contas e Subcontas: sero utilizadas as regras de traduo de contas e subcontas parametrizadas para as empresas e estabelecimentos na Matriz UO, sendo essas: Matriz de Contas ou Composio; 4 Tradues de Contas Contbeis e consistncias de Contas e Centros de Custos: Caso seja utilizada Matriz de Contas, todas as contas que possuem movimentos no EMS2 e/ou HCM devero ter suas tradues cadastradas na Matriz de Contas. Observao: durante o processo poder ser solicitado o cadastro de Tradues referentes apenas a Conta Externa (Tendo a subconta em branco). Este tipo de situao refere-se a tabelas que utilizam uma determinada regra onde a definio da subconta ou centro de custo pode ser determinada apenas durante a movimentao, ou seja, no registro no consta um centro de custo vlido e sim uma indicao de que o centro de custo dever ser buscado de outra forma. Com isso, necessrio cadastrar a traduo apenas para a Conta Externa sem informar a subconta, porm dever apontar para a Conta respectiva no Financeiro e um centro de custo qualquer (pois neste caso o Centro de Custo no ser atualizado). Por exemplo: no HCM, tem-se o Centro de Custo do funcionrio. Os eventos parametrizados no HCM contm conta e podem conter um valor de centro de custo ou ento a indicao que durante a movimentao dever ser utilizado o centro de custo do funcionrio (Neste caso, o valor do Centro de Custo : xxxxxxxx). Todos os registros que contm Conta + centro de custo como sendo do funcionrio, apenas tero a conta acertada durante o processo e o centro de custo continua com o valor indicando ser do funcionrio. Supondo que temos uma conta: 001 + centro de custo xxxxxxxx, dever existir uma traduo para a conta externa 001 (subconta em branco) que apontar para a conta do financeiro: 000001 (que utiliza Centro de Custo e o mesmo poder ser qualquer valor, pois no ser utilizado). Caso seja utilizada Composio, sero verificados se as Contas e Centros de Custos obtidos das posies relacionadas a Composio estejam cadastradas no Financeiro; 5 Regra de Traduo de Centros de Custos com finalidade contbil e Sub-Contas: para cada empresa considerada no processo de Unificao de Conceitos necessrio que exista uma Matriz de Centro de Custo Externa cadastrada. Caso existam movimentos do EMS2 e/ou HCM que utilizam centro de custo e/ou somente Sub-Conta, tambm necessrio que sejam cadastradas suas tradues na Matriz de Centro de Custo Externa respectiva da empresa. Ateno: No EMS2, existem outros conceitos de Centro Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1 Verso 1.2 5

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1

de Custo: produtivo, lotao. Para estes casos, os centros de custos no sero alterados. Para as tabelas que possuem apenas a informao de Sub-Conta, ela ser alterada para o centro de custo do financeiro utilizando tambm a Matriz de Centro de Custo. No HCM, todos os centros de custos sero alterados para os centros de custos do financeiro. 6 Arquivo de Configurao matriz-ccusto.dat: necessrio configurar o arquivo matriz-ccusto.dat que est localizado dentro do diretrio dat deste pacote. O arquivo inicialmente est em branco e deve ser editado via Editor de Texto. Este arquivo ir indicar Empresa do Financeiro x Matriz de Centro de Custo Externo que ser utilizado para o processo de de-para dos centros de custos e/ou sub-contas do EMS2 e/ou HCM com o Financeiro. Para cada empresa considerada, dever ter uma linha neste arquivo indicando: "<Empresa do Financeiro>" "<Matriz de Centro de Custo>". Exemplo: A empresa que ser considerada no processo a empresa 1 (EMS2) que aponta para a empresa 001 (Financeiro). Foi criada a Matriz de Centro de Custo com cdigo MCCUSTO para a empresa 001. No arquivo matriz-ccusto.dat, dever ser informado: "001" "MCCUSTO". Ateno: Aps a ltima linha do arquivo deve existir uma linha em branco e as aspas duplas utilizadas devem ser as utilizadas no exemplo (Utilizar "" e no utilizar ).

Observao: durante a execuo deste pacote pelo Console de Atualizao sero solicitados alguns parmetros como, empresas consideradas no processo, matriz traduo uo e perodo de corte. A avaliao das verificaes e procedimentos sero influenciados pelos parmetros informados. Mais detalhes, verificar o tpico Parmetros deste Guia.

Otimizao
ALERTA: As dicas apresentadas requerem conhecimento tcnico em banco de dados.

O tempo de execuo das etapas de Conferncia de dados e Atualizao de dados pode ser alto dependendo do tamanho da base de dados e dos parmetros do processo (que iro definir se todos os registros sero afetados ou apenas de determinadas empresas e datas de movimento). Para melhorar o desempenho podem ser seguidas algumas dicas: Recomenda-se efetuar a configurao de mltiplos agentes de Appserver (Etapa do Console: Balanceamento de Carga) para serem utilizados pelo Console de Atualizao do Produto e assim, vrios programas sero executados simultneamentes. Observao: configure na mesma mquina onde est localizado o banco de dados e a quantidade de agentes conforme a quantidade de processadores disponveis nesta mquina. O arquivo tabelas.dat indica todos os programas que sero executados de todas as tabelas afetadas no processo. Cada linha deste arquivo corresponde a uma tabela, recomenda-se alterar este arquivo de forma que as linhas correspondentes as maiores tabelas estejam no incio do arquivo para serem executados primeiramente. Dessa forma, enquanto alguns programas ficaro executando durante todo o tempo da execuo do processo, outros appservers executaro os programas das tabelas menores. Este arquivo est dentro do diretrio <diretrio do console>/unificaconceitos-fase1/dat. Faa a conexo dos bancos direto em shared memory para evitar transferncia de dados via rede. Desabilite o after-image em banco de dados Progress, ou reduza o nvel de log em outros bancos. Defina um cluster de 32 mbytes e um bloco de 16 kbytes para o before-image do banco Progress. Carregue o banco Progress com um BIW, mais um APW para cada agente Appserver disponibilizado para o processo. Parametrize tambm a carga para ter muitos buffers de banco e de before-image disponveis (-B e -bibufs, respectivamente).

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1 Verso 1.2

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1

Parmetros

O processo de Unificao de Conceitos insere uma tela de configurao de parmetros no console de atualizao. Essa tela ir configurar parmetros para a execuo de processo, conforme dados j armazenados no banco de dados.

DICA: O Console no faz alteraes no banco de dados nessa tela. Apenas ir ler informaes previamente solicitadas pela configurao do pacote de dados.

7.1

Empresas consideradas na unificao de conceito

Nesse parmetro necessrio selecionar todas as empresas (EMS2/HCM) que sero consideradas na Unificao de Conceitos. Caso voc no selecione alguma empresa, para os movimentos da mesma, no ser realizado o processo de Unificao de Conceitos Fase I que compreende Conta, Subconta e Centro de Custo. Se houver empresas inativas, as mesmas podem ser desmarcadas neste parmetro e os movimentos destas empresas no sero considerados no processo. Valor Padro: Todas as empresas so consideradas. Se o console estiver com o modo DEBUG ativo, todos os movimentos ignorados durante o processo sero mostrados no log conversao.txt como uma mensagem de informao. Exemplo:

Exemplo de mensagem de movimentos ignorados:


Informao(conv2020): Registro da Tabela: mgdis.ri-bem | ROWID(0x00000000000214a4), Empresa 99 no foi considerado na Unificao de Conceitos.

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1 Verso 1.2

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1

7.2

Matriz Traduo UO
Este parmetro indica a Matriz de Traduo Organizao Externa que ser utilizada no processo. Quando o valor : Contabilizaes 2.00, a Matriz que ser utilizada a parametrizada em Contabilizaes 2.00 no programa Parmetros Integrao EMS (prgint/utb/utb036za.r). Caso seja informado outro cdigo, ento ser utilizada a Matriz UO com o cdigo informado. Valor Padro: Contabilizaes 2.00

7.3

Executa unificao de conceitos para o ERP?


Este parmetro indica se a Unificao de Conceitos dever ser aplicada nas tabelas do ERP (EMS2). Caso esteja desmarcado, os bancos utilizado apenas pelo ERP (EMS2) no precisam estar conectados. Valor Padro: Sim.

7.4

Executa unificao de conceitos para o HCM?


Este parmetro indica se a Unificao de Conceitos dever ser aplicada nas tabelas do HCM. Caso esteja desmarcado, os bancos utilizado apenas pelo HCM no precisam estar conectados. Valor Padro: Sim.

7.5

Mostra registros com erro/alerta?

Este parmetro indica se a informao de qual registro que ocorreu determinado erro ou alerta ser mostrado no log e utilizado principalmente pelo plugin Importador de Logs da Unificao de Conceitos para ter a visualizao de todos os registros envolvidos em determinados erros ou alertas. Valor Padro: Sim.

ALERTA: Este parmetro pode influenciar na performance da execuo do processo se houver muitos erros e alertas.

7.6

Perodo de Corte (AAAA/MM)

Este parmetro indica o perodo inicial a ser considerado no processo de Unificao de Conceitos. A partir deste perodo at o perodo atual (hoje), todos os movimentos que estiverem dentro desta faixa sero afetados pelo processo de Unificao de Conceitos. Os registros que no estiverem dentro desta faixa sero desconsiderados. Este tratamento efetuado para todas as tabelas de movimentos, para as tabelas de cadastros, todos os registros, independente do perodo informado, sero afetados no processo. Como o processo de Unificao de Conceitos utiliza apenas uma nica Matriz de Unidade Organizacional com sua parametrizao vigente, recomenda-se que o perodo de corte seja o incio da vigncia desta parametrizao. Exemplo: no incio do ano de 2013, est vigente o plano de contas PLCONTAS, cuja matriz de contas parametrizada na matriz de unidade organizacional para as empresas cadastradas MPLCONTAS. O perodo informado ser 2013/01, sendo que movimentos anteriores a este perodo utilizam uma

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1 Verso 1.2

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1

parametrizao diferente da atual. 2 Exemplo: desde o incio das movimentos no banco de dados utilizado o mesmo conceito de hoje, mesmo plano de contas, matriz de contas e matriz UO. Posso informar como perodo: 0001/01, ou ento, apenas o ltimo ano 2012/01 (procedimento mais rpido). Importante: no ser possvel consultar e/ou emitir relatrios dos movimentos que no passarem pelo processo de Unificao de Conceitos. Observao 1: Os perodos que ficarem fora do processo deste pacote podero ser acertados atravs do pacote Unificao de Conceitos Acerto Histrico. Observao 2: Essa definio do perodo precisa ser avaliada com critrio pois ela ir ser decisiva na performance deste processo como um todo, mas no deve ser o nico argumento para esta definio. O tempo entre a primeira liberao do banco de dados para produo (perodo de corte adotado para este pacote) e a realizao do acerto dos movimentos que no foram atualizados (Quando ser realizado o acerto dos movimentos histricos?), pode ser usado tambm como parmetro, ou seja, quanto maior esse tempo, maior deveria ser o perodo inicial atualizado. Lembrando que, caso o perodo de corte adotado seja por exemplo, 2013/01, ento relatrios e consultas de movimentos anteriores a 2013/01 s podero ser realizados aps a execuo do pacote Unificao de Conceitos Fase 1 Acerto Histrico dos perodos anteriores a data de corte definida. Valor Padro: 0001/01.

Premissas

O processo de Unificao de Conceitos insere uma tela de Premissas no console de atualizao. Essa tela ir executar apenas um programa.

ALERTA: Recomenda-se que no seja ignorada a etapa de Premissas e que seja executada todas as vezes que o processo de Conferncia de Dados e/ou Atualizao de Dados seja executado. A alterao de qualquer regra utilizada pelo processo de Unificao de Conceitos Fase 1 atualizada nesta etapa e por isso, a execuo da mesma obrigatria. Caso este alerta seja ignorado, erros de negcio j identificados e corrigidos podero continuar ocorrendo, devido a no atualizao das regras do processo de Unificao de Conceitos.

8.1

Financeiro

Esta premissa cria todas as regras utilizadas no processo de Unificao de Conceitos e efetua algumas validaes necessrias antes de iniciar o processo de conferncia e atualizao. Todas as regras so listadas no log conversao.txt. Seguem: Empresas consideradas no processo de unificao de conceitos: conforme parmetro informado, realizada a criao das regras de empresas consideradas no processo e essas so listadas conforme abaixo:

Informao(conv2016): Empresa &1 Considerada na Unificao de Conceitos.

Perodo de Corte: com base no parmetro Perodo de Corte informado, realizada a validao do perodo, assim como a definio da faixa de datas considerada para as tabelas de movimentos. Exemplo: caso o perodo informado seja 2012/01, ento a data inicial ser 01/01/2012 e a data final ser 31/12/9999, todos os movimentos entre a data inicial e a data final sero atualizados, exceto as tabelas de cadastros que tero todos os seus registros atualizados.

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1 Verso 1.2

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1

Verificao da execuo do processo de Unificao de Conceitos: realizada a verificao caso o processo de Unificao de Conceitos j tenha sido realizada para a(s) empresa(s) considerada(s) dos produtos EMS2 e/ou HCM marcados com o parmetro Executa a unificao de conceitos para o <EMS2/HCM>. Caso o processo j tenha sido executado, ento ocorre o seguinte erro:

Erro(conv2032): Pacote Unificao de Conceitos - Fase 1 j executado para a empresa &1 e produto &2. No possvel execut-lo novamente.

Caso seja necessrio executar o processo novamente, necessrio voltar o backup da base de dados. Parametrizao da Matriz Unidade Organizacional: so criadas as regras de traduo de conta e subconta por empresa

e/ou estabelecimento conforme Matriz de Traduo Organizao Externa informada nos Parmetros do Processo e essas so listadas conforme abaixo:

Cdigo da Matriz de Traduo Organizao Externa utilizada:


Informao (conv2004): MATRIZ DE TRADUO ORGANIZACO EXTERNA: &1

Regras dos estabelecimentos:


Informao(conv2017): Regra do Estabelecimento &1: Estabelecimento EMS5 = &2 / Empresa EMS5 = &3 / Matriz de Conta Externa = &4

Regras das empresas:


Informao (conv2018): Regra da Empresa &1: Empresa EMS5 = &2 / Matriz de Conta Externa = &3 / Matriz de CCusto Externo = &4

(Quando a regra de traduo de contas for atravs de Composio):


Informao (conv2019): Regra da Empresa &1: Por Composio - Conta (POS: &2 | TAM: &3 | Plano: &4) / CCusto (POS: &5 | TAM: &6 | Plano: &7) / Unidade de Negcio (POS: &8 | TAM: &9 | &10)

Empresa do Financeiro x Matriz de Centro de Custo Externo: conforme arquivo de configurao matriz-ccusto.dat, so realizadas as seguintes validaes:

Validaes e possveis erros:


Verifica a existncia do arquivo matriz-ccusto.dat dentro do diretrio dat do pacote de Unificao de Conceitos Fase 1.
Erro(conv2023): No foi encontrado o arquivo de configurao: &1 no diretrio: &2.

Verifica se a importao do arquivo matriz-ccusto.dat foi realizada com sucesso.


Erro(conv2024): O arquivo de configurao: &1 est invlido. Consulte o Guia deste pacote para mais informaes relacionadas a este arquivo.

Para cada empresa considerada no processo necessrio que exista uma traduo que aponte para a empresa do financeiro na Matriz UO, pois esta informao ser utilizada para verificar se o cdigo da Matriz de Centro de Custo informado no arquivo para as empresas do financeiro so vlidas.
Erro(conv2007): Traduo da Empresa &1 no encontrada na Matriz UO &2 ! Cadastre na Matriz de Traduo de Unidade Organizacional Externa &2, a correspondente da Empresa &1.

10

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1 Verso 1.2

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1

Para cada empresa considerada no processo necessrio que conste no arquivo matriz-ccusto.dat, a respectiva informao da Empresa do Financeiro x Matriz de Centro de Custo Externo.
Erro(conv2025): No foi informada a Matriz de Centro de Custo para a empresa &1 no arquivo de configurao &2.

Verifica se a Matriz de Centro de Custo informada no arquivo para cada empresa considerada est cadastrada.
Erro(conv2026): A Matriz de Traduo de Centro de Custo &1 da empresa &2 no existe.

Aps as validaes, realizada a criao das regras de Empresas do Financeiro x Matriz de Centros de Custo Externo e essas so listadas conforme abaixo:

Informao(conv2027): Matriz de Centro de Custo - Empresa &1 | Matriz: &2

Conferncia de dados
Esta etapa tem como objetivo principal a simulao do processo de Atualizao de dados para a consistncias das informaes.

ALERTA: Todos os erros apontados nesta etapa devero ser corrigidos antes da execuo do processo de Atualizao de dados. Esta etapa pode ser executada quantas vezes for necessrio e apenas ir conferir a base de dados, sem realizar alteraes.

Durante a execuo da Conferncia de dados, todas as tabelas envolvidas no processo tero seus registros consistidos (Dependendo dos parmetros informados, podero ser todos os registros ou apenas uma parte). A consistencia realizada com a validao das informaes dos registros e, por isso, durante o processo podero ser apresentados inconsistncias de dados causados por movimentos de testes, utilizao de especficos, movimentaes antigas, entre outros fatores.

DICA: Grande parte dos erros, diferentes de inconsistncias de dados, podem ser corrigidos de forma simples e possuem suas solues cadastradas no portal do E-consultor. Atravez do prprio Console de Atualizao do Produto, ao clicar duas vezes sobre a linha da tabela que ocorreu o erro, apresentado a descrio do erro ocorrido e, ao clicar no boto Procurar Solues j feito o direcionamento para o portal do e-consultor posicionado no erro e sua soluo. Tambm h a possibilidade de consultar erros no portal de forma manual, bastando acessar o link http://ingleses.datasul.com.br/econsultor, ir em Base de Conhecimento, digitar o cdigo do erro (Exemplo: conv2006), e clicar em Pesquisa Literal.
Durante esta etapa, alm de possveis erros, tambm existem alertas e informaes que estaro sendo apresentados apenas no log conversao.txt. Essas mensagens no impedem o processo, porm importante que sejam verificados.

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1 Verso 1.2

11

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1

10 Facilitadores
A partir da release 5.5 do produto TOTVS Datasul 11 foram criados facilitadores que auxiliam algumas situaes do processo de Unificao de Conceitos.

10.1 Importador de Logs da Unificao de Conceitos


Para a visualizao dos erros e alertas ocorridos durante o processo de Conferncia de Dados, havia a necessidade de abrir todos os arquivos de logs, identificar as situaes e corrigi-las. O Importador de Logs da Unificao de Conceitos um facilitador que permite de forma mais simples a visualizao e identificao dos erros e alertas ocorridos durante o processo de Conferncia de Dados. Para mais detalhes (como acessar, utilizao, ...), veja a documentao deste facilitador na comunidade D@ Converso, sesso Documentos / Plugins / Importador de Logs da Unificao de Conceitos.

10.2 Duplicador de Matriz Organizao Externa


Quando havia a necessidade de efetuar o cadastro de uma nova Matriz Organizao Externa com base em uma Matriz j existente, era necessrio a cpia manual de todas as configuraes. O Duplicador de Matriz Organizao Externa um facilitador que permite que o usurio escolha uma Matriz Origem e informe uma Matriz Destino. Assim, a Matriz Destino ser criada com as mesmas configuraes de Traduo UO, Matrizes e Composio de Contas da Matriz Origem. Este facilitador encontra-se disponvel apenas a partir da release 5.5 do produto TOTVS Datasul 11. Para acessar o Duplicador de Matriz Organizao Externa, basta entrar no programa Manuteno Matrizes Trad Organizao Ext (prgint/utb/utb118aa.r) e

clicar no boto: Duplicar Matriz UO, conforme imagem abaixo:

12

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1 Verso 1.2

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1

10.3 Importador de Traduo de Conta


Quando havia a necessidade do cadastro de diversas tradues de contas em uma Matriz de Traduo de Conta Externa, era necessrio inserir as tradues um a um. O Importador de Traduo de Contas um facilitador que permite a importao de um arquivo (.csv) que contenha as informaes das tradues. De forma mais rpida, muitas tradues podem ser criadas em uma nica ao. Este facilitador encontra-se disponvel apenas a partir da release 5.5 do produto TOTVS Datasul 11. Para acessar o Importador

de Traduo de Conta, basta entrar no programa Manuteno Matrizes Traduo Cta Externa (prgint/utb/utb119aa.r) e clicar no boto: Importar Traduo de Conta Contbil Ext, conforme imagem abaixo:

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1 Verso 1.2

13

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1

10.4 Importador de Traduo de Centro de Custo


Quando havia a necessidade do cadastro de diversas tradues de centro de custo em uma Matriz de Traduo de CCusto Externo, era necessrio inserir as tradues um a um. O Importador de Traduo de Centro de Custo um facilitador que permite a importao de um arquivo (.csv) que contenha as informaes das tradues. De forma mais rpida, muitas tradues podem ser criadas em uma nica ao. Este facilitador encontra-se disponvel apenas a partir da release 5.5 do produto TOTVS Datasul 11. Para acessar o Importador

de Traduo de Centro de Custo, basta entrar no programa Manuteno Matrizes Traduo CC Externos (prgint/dcu/dcu001aa.r) e clicar no boto: Importar Traduo de Centro de Custo Ext, conforme imagem abaixo:

11 Atualizao de dados
Esta etapa tem como objetivo a realizao do processo de acerto das contas contbeis, subcontas e centros de custos do EMS2 e/ou HCM para as contas contbeis e centros de custos do Financeiro (EMS5).

ALERTA: Antes de realizar esta etapa necessrio efetuar um backup da base de dados. Se houver algum erro durante a execuo da Atualizao de dados, necessrio voltar o backup, efetuar a correo e aps re-executar o processo. Caso a etapa de Conferncia de dados tenha sido realizada 100% sem erros e a etapa de Atualizao de dados reportar algum erro, contate o suporte da TOTVS reportando a situao.

14

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1 Verso 1.2

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1

12 Procedimentos Ps-Atualizao
ALERTA: A unificao de conceitos fase 1 no possui procedimentos ps-atualizao. Os bancos de dados convertidos j podem ser usados na verso destino quando terminada a atualizao.

13 Validao do pacote de Unificao de Conceitos


Aps a execuo deste pacote, caso o usurio queira certificar-se de que a execuo foi bem sucedida, poder utilizar-se dos programas abaixo, conforme o modulo/aplicativo: HCM o

Movimentos: Na folha, no momento da gerao do demonstrativo contbil o sistema busca os movimentos da folha e tambm as contas contbeis parametrizadas no programas FP0820, FP0680 para contabilizar em cada evento(verba) e alimenta uma tabela temporria que ser utilizada na integrao (FP3310); No fica gravado histricos das contas contabilizadas em meses anteriores. Se for gerado o FP4040(demonstrativo contbil) para movimentos retroativos sempre ir busca as contas do plano vigente. Cadastros: FP0820 So parametrizados os eventos da folha em que conta ser contabilizada. FP0680 So parametrizadas as contas para serem contabilizadas os encargos sociais FP0660 Cadastro de conta contbil Se no parmetro do HB0000.r estiver marcado : (HCM Datasul + ERP Datasul) as contas so obtidas diretamente do modulo FGL do administrativo financeiro. Programas de gerao: FP4040 Demonstrativo contbil FP4051 Demonstrativo contbil quando a empresa utiliza rateio por centro de custo. FP3310 Integrao da contabilizao da folha

FATURAMENTO o Movimentos: No momento da gerao do demonstrativo contbil, o programa FT0708 busca as contas contbeis parametrizadas nos programas CD0309/CD0403 e essas informaes so armazenadas no Sumario Contbil. Para verificar as informaes existentes no Sumrio Contbil, pode-se utilizar o programa FT0709 - Dirio Auxiliar, porm esse programa tem uma opo que permite Eliminar o Sumrio Contbil, portando somente ser possvel visualizar informaes histricas que no tenham sido eliminadas atravs desse programa. O programa de Contabilizao do Faturamento FT0608, utiliza-se do Sumario Contbil para realizar a integrao com o modulo Contbil. Para itens de debito direto faturados, onde informada a conta de custo no item da nota fiscal (FT0301), para verificar as contas nos itens, bem como a grade contbil da nota, pode-se utilizar o programa FT0507 - Relao de Notas Emitidas, na opo Detalhado. o Cadastros: FT0301 Conta de Custo Contbil CD0309 Contas para Faturamento Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1 Verso 1.2 15

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1

CD0403 Manuteno de Estabelecimentos o Programas de gerao: FT0708 Demonstrativo contbil FT0709 - Dirio Auxiliar FT0608 Contabilizao Faturamento

PEDIDOS DE VENDA o Para itens de debito direto o modulo de pedidos solicita a conta de aplicao do item, a qual levada para a nota fiscal no momento do faturamento, no sendo essa informao (do item do pedido de venda) utilizada em nenhum outro ponto do sistema. Caso seja necessrio consulta-la, pode ser utilizado o prprio programa de implantao/manuteno de pedido de venda. ESTOQUES o Movimentos: Para consulta das contas contbeis gravadas nos movimentos de estoque referentes a perodos histricos, podem ser utilizados os programas CE0301 Log de Transaes, CE0402 - Razo de Estoques e CE0403 Dirio Auxiliar de Estoque. o Cadastros: CE0101 Parmetros de Estoque CD0611 Estabelecimento Materiais

CONTRATOS o Movimentos: CN0601 - Consulta de Contratos Se tiver rateio por Contrato CN0602 Consulta Itens do Contrato CN0609 - Consulta Medies do Contrato CN0606 Movimentao de Contratos CN0608 - Consulta Movimentao Conta Contbil o Cadastros: CN0101 - Parmetros de Contratos

RECEBIMENTO o Movimentos: RE0501 Relatrio de Documentos LAYOUT FISCAL o Movimentos: Para os registros do MLF, SPEDs contbil, fiscal e pis/cofins, os registros no foram alterados. Para este mdulo os SPEDs devem ter sido gerados e enviados antes da converso, com as contas antigas ainda e, mesmo aps a converso, as contas nos registros no sero alteradas. Somente em futuras geraes dos SPEDs sero utilizadas as novas contas (unificao). Portanto no h o que conferir para este mdulo, pois os registros no sero convertidos.

16

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1 Verso 1.2

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1

OBRIGAES FISCAIS o Movimentos: Os movimentos so gerados pelo faturamento e recebimento, mas tambm podem ser gerados manualmente pelo usurio pelo programa OF0305, onde possvel informar a conta contbil do item (it-doc-fisc). o Cadastros: Os cadastros so os mesmos utilizados pelo faturamento, recebimento e estoque. Programas de gerao: No existem programas de gerao, apenas programas de relatrio onde a conta contbil listada. OF0520 registro de entradas indstria OF0530 registro de entradas comrcio OF0620 registro de sadas indstria OF0630 registro de sadas comrcio

ORIGINAO DE GROS o Movimentos: Para verificar as notas fiscais geradas atravs de romaneios devero ser utilizados os programas descritos para os mdulos de recebimento e faturamento. Com relao aos ttulos devero ser utilizados os programas descritos para os mdulos de contas a pagar e receber. o Cadastros: GG1005 Parmetros Gros GG1089 Parmetros Gros Grupo de Estoque Programas de gerao: GG9003 Encontro Contas Contrato Compra (utilizar opo simulao)

CONTROLE DE PRODUO o Movimentos: CP0311 Reporte de Ordem de Produo CP0309 Requisio de Materiais o Cadastros: CP0106 Parmetros do CP CP0301 Manuteno da Ordem de Produo Programas de gerao: CP0507 Movimentos da Ordem de Produo

Guia de Atualizao Unificao de Conceitos Fase 1 Verso 1.2

17

Potrebbero piacerti anche