Sei sulla pagina 1di 4

Tcnicas de elaborao de resumo

Segundo Rebeca Peixoto da Silva e outros (s.d. p.110), a elaborao de resumo exige mais habilidade de leitura do que de escrita. O resumo permite melhor compreenso das ideias expostas, uma vez que para realiz-lo necessrio apreender a estrutura do pargrafo. Para os autores citados, resumir um processo que compreende vrios passos, como: encontrar a ideia-tpico do pargrafo. Se a ideia principal estiver subentendida, ser necessrio isolar as frases-chaves para encontrar a ideia central. Em seguida, o leitor eliminar as ideias secundrias ou que no sejam essenciais para a compreenso da ideia central. H passagens dentro de um texto que servem apenas para esclarecer e constituem, pois, parfrases de passagens anteriores. Passa-se, ento, fase de primeira redao do resumo, escolhendo-se sempre a palavra mais simples mais breve. Coloca-se o original parte, e pe-se a escrever segundo o que se compreendeu. Acompanhando o texto enquanto se escreve o resumo, corre-se o risco de copiar frases do texto original ou de cair na simples parfrase. Finalmente, compara-se o resumo com o original. Para evitar cpias, transcries, utiliza-se a seleo de ideias, distribudas num quadro sinptico, ou num plano (esquema). O resumo um instrumento adequado tanto para a aprendizagem redacional, quanto para o aprimoramento da leitura. Um leitor que capaz de resumir um texto com suas prprias palavras demonstra ter compreendido as ideias nele expostas. Para Siqueira (1990, p.63), os passos para resumir um texto so: (a) seleo das ideias principais; (b) cancelamento das ideias irrelevantes; (c) agrupamento das ideias que se relacionam entre si; (d) adaptao da linguagem devido aos agrupamentos realizados.

J Maria Teresa Serafini (1987, p.188-189) ensina quatro regras para a redao de resumos: Cancelamento; Generalizao, Seleo; e Construo.

Cancelamos palavras que se referem a pormenores que no so necessrios compreenso de outras partes do texto. Pelo processo de generalizao, substitumos alguns elementos por outros mais gerais que os incluam. Pela seleo, eliminamos os elementos que exprimem detalhes bvios. Durante a fase de construo, substitumos oraes por outras novas. Tomemos o seguinte texto como exemplo: No painel renem-se vrias pessoas para exporem suas ideias sobre determinado assunto ante um auditrio. No painel, a conversao basicamente informal, os membros no atuam como oradores, no expem. Os membros do painel (painelistas) devem preparar o material necessrio acerca do assunto a ser discutido, procurando orientar a discusso atravs de um raciocnio metdico e ao alcance do pblico. Devem saber ouvir com ateno o que tm a dizer os outros participantes e interromp-los quando oportuno, esperando o momento apropriado para isso. No se devem aferrar a um ponto de vista, s porque o que defendem, e sim mudar de opinio sempre que os fatos ou a lgica provarem que esto errados. No devem os painelistas monopolizar a discusso, pois todos tm iguais oportunidades de falar. Convm, por isso, estabelecer que a durao mxima de cada interveno ser de dois ou trs minutos. O coordenador dever interferir sempre que um painelista ultrapassar os limites permitidos ou estender-se muito em digresses que no contribuam para o esclarecimento da discusso. Falar apenas sobre o assunto proposto deve ser um dos lemas dos participantes do painel. Outro objetivo que deve ser norma para os
2

participantes de que a atmosfera de discusso informal e o dilogo deve processar-se em tom de conversa. Nada de discursos, de atitudes teatrais para a plateia ou de uso e abuso de expresses de efeito. (MINICUCCI, 1992, p.134135).

Aplicando as regras para elaborao de resumo, tem-se: 1. Quanto ao apagamento Cancelam-se palavras que podem ser dispensveis: Painel: reunio de pessoas para exporem suas ideias sobre um assunto, diante de um auditrio. A conversao informal. Os membros de um painel preparam o material, orientando a discusso pelo raciocnio metdico. Devem ouvir os outros participantes e interromp-los quando oportuno. Devem mudar de opinio se os fatos ou a lgica provarem que esto errados. No devem monopolizar a discusso. Cada interveno ser de dois ou trs minutos. O coordenador deve interferir no caso de um painelista ultrapassar o tempo. Os painelistas devem falar sobre o assunto proposto. O dilogo deve processar-se em tom de conversa. Evitar discursos ou atitudes teatrais.

2. Quanto generalizao Pela generalizao, devem-se substituir enunciados especficos por gerais. Assim, se uma pessoa diz que reformou o banheiro, a cozinha, a sala, o telhado de sua casa, pode-se dizer que ela reformou sua casa. A expresso agora generalizadora. No texto apresentado, as possibilidades de generalizaes no so assim to palpveis, mas pode-se dizer, generalizando, que ele apresenta regras para a realizao de um painel. 3. Quanto seleo de tpicos frasais e combinao deles No painel, vrias pessoas expem suas ideias para um auditrio. A linguagem informal e os membros que dele participam podem interromper seus colegas quando oportuno. Cada interveno, regulada pelo coordenador, pode demorar de dois a trs minutos. Os painelistas devem ater-se ao tema proposto.
3

Assim, o leitor pode verificar que o primeiro pargrafo apresenta duas ideias importantes: o painel uma tcnica de apresentao de comunicao da qual participam vrias pessoas; o tom da apresentao informal. O segundo pargrafo cuida da adaptao da exposio audincia. O terceiro e o quarto pargrafos podem ser fundidos: o painelista apresenta suas ideias e ouve observaes dos colegas. O quinto pargrafo uma explicitao dos dois anteriores e pode ser eliminado. O sexto pargrafo ocupa-se do impedimento de digresses e o ltimo afirma, repetindo ideias do primeiro pargrafo, que o tom da apresentao o informal.

4. Quanto inveno ou construo Aqui, recria-se o texto de Minicucci: O painel, tcnica de trabalho em grupo, consiste em variados participantes. diante de um auditrio, apresentarem para discusso assuntos previamente estabelecidos. Entre as regras do painel, destacam-se: adaptar a exposio audincia, ouvir os colegas e interromp-los apenas quando oportuno, ser flexvel na defesa dos prprios pontos de vista, permitir que os colegas exponham suas ideias, evitar digresses e atitudes teatrais, j que o tom do dilogo informal. Ao coordenador, caber estabelecer tempo de durao das intervenes e manter a ordem.

Potrebbero piacerti anche