Sei sulla pagina 1di 3

vervedobras, 21: 458-461, 2012

jean bancal

tolstoi e proudhon

(1)

jean bancal

A maioria dos bigrafos franceses de Tolstoi, muitos dos quais parecem conhecer apenas superficialmente a obra de Proudhon, mencionam somente a visita de Tolstoi a Proudhon, em maro de 1861, e a permisso que o escritor russo pediu para utilizar o ttulo do livro A guerra e a paz, do anarquista. So raros os que, como Henri Troyat, citam a carta de Proudhon a Gustave Chadey, na qual relata esse encontro. E ningum antes dele havia mencionado as opinies surpreendentes de Proudhon sobre a Rssia ditas por ele a Tolstoi.
Jean Bancal (1926-2008) foi um socilogo e economista francs, professor na Sorbonne e autor de anlises sobre Pierre-Joseph Proudhon, como o livro Proudhon, de 1970.

No entanto, a influncia que Proudhon exerceu sobre Tolstoi foi profunda, duradoura e mltipla. E no agiu somente sobre suas concepes econmicas e polticas, mas tambm, sobre sua obra literria. O primeiro indcio disso a grande influncia que Proudhon teve sobre toda intelligentsia russa, especialmente por intermdio de Alexander Herzen, ardoroso admirador de Proudhon e amigo de Tolstoi. O segundo indcio, verdadeiramente contundente, so as prprias declaraes de Tolstoi, em sua maior parte inditas em francs. Um terceiro elemento comprobatrio, que refora os anteriores, est na importncia que os prprios crticos russos atriburam a essa influncia de Proudhon sobre o prncipe da literatura russa. O ltimo item, destacado frequentemente pelos crticos russos, so as numerosas passagens textuais, os temas e comentrios variados e essenciais que Tolstoi tomou emprestado a Proudhon. A extraordinria celebridade e a surpreendente difuso do pensamento e dos livros de Proudhon so amplamente demonstradas por Raoul Lebry, o eminente especialista em Rssia, na sua obra Herzen et Proudhon, e pelo crtico sovitico Eikhenbaum. Na Rssia, a obra de Proudhon foi comentada e divulgada com ardor. Herzen escreveu, em 1865, que voc o nico pensador autntico da Revoluo... aqui no Norte, temos um culto por voc. Cada livro do grande socialista foi traduzido imediatamente, quando a censura o permitiu, ou distribudo de forma clandestina e lido com avidez. Suas ideias e suas teses foram profusamente comentadas nos jornais. Suas opinies sobre a mulher, os direitos de autor, a guerra e a paz provocaram encarniadas controvrsias nas revistas. Os intelectuais de todas as tendncias lhe escreviam pedindo conselhos. Seu nome era citado constantemente como um dos mestres do pensamento contemporneo. Como podemos ver por esses acontecimentos prvios, a ascendncia de Proudhon sobre Tolstoi era anterior ao encontro de 1861 (a data da primeira visita foi quatro ou cinco de maro). Tolstoi havia lido muitos comentrios sobre a obra de Proudhon e, incitado pelo infatigvel entusiasmo de Herzen, conhecera alguns dos seus livros em francs. Uma nota indita at sua publicao em 1934, escrita pelo Sr. Mendelson, um testemunho pessoal de Tolstoi sobre esse famoso encontro. um fragmento de um artigo encontrado entre seus rascunhos sobre pedagogia. Ainda que breve, acaba por ser importante para que se possa ter uma ideia da profunda impresso que o encontro em Bruxelas produziu em Tolstoi. Transcrevo-o na ntegra: No

ano passado, tive a oportunidade de falar sobre a Rssia com o Sr. Proudhon. Ele escrevia, ento, um livro sobre o direito da guerra. Contei-lhe os ltimos acontecimentos ocorridos na Rssia a liberao dos camponeses e lhe disse que entre as classes dirigentes se observava uma forte tendncia a fomentar a educao do povo, ainda que essa tendncia assumisse, s vezes, contornos cmicos e que se transformasse numa espcie de moda. possvel que seja isso?, me perguntou. Respondi que, at onde posso avaliar, a sociedade russa comea a compreender que, sem instruo para o povo, nenhum Estado pode organizar-se sobre bases slidas. Proudhon levantou-se e comeou a caminhar pelo quarto. Se assim como me diz, disse com certa inveja, o porvir pertence a vocs russos. Se menciono essa conversao com Proudhon para demonstrar que, de acordo com minha experincia pessoal, ele era o nico que compreendia a importncia que tm a educao e a imprensa em nossa poca. Trata-se de um elogio considervel se pensamos que provm de um homem que viajara toda Europa consultando todos os especialistas em educao, e que j havia encontrado na leitura de Proudhon um programa extremamente preciso sobre educao popular, sobretudo em Justice, no seu quinto estudo sobre A educao e no sexto sobre O trabalho.
Traduo do espanhol por Thiago Rodrigues notas: 1. - Esse excerto foi selecionado por Bernard Voyenne para o livro Pierre-Joseph Proudhon, apuntes autobiogrficos, Mxico, Fondo de Cultura Econmica, 1987, pp. 225-227, a partir do texto de Jean Bancal intitulado La rencontre de deux cultures: Proudhon et Tolstoi, Extracto de los procesos judiciales y memorias de la Academia de Besanon, volume 181, 1975, pp. 06-14. vervedobras, 21: 458-461, 2012

Potrebbero piacerti anche