Sei sulla pagina 1di 7

Escola Secundria de Amares

Ano lectivo: 2006/2007

Trabalho realizado por: Ana Cludia Capela Esteves. N 1 10A Professor: Abel Ea Data de entrega: 04/05/2007

Introduo
Esta tarefa foi-nos proposta pelo professor de Matemtica, Abel Ea, durante uma aula em que nos era explicada a matria referente aos Polinmios e s Funes polinomiais. Para a realizao desta tarefa tivemos de em primeiro lugar, construir uma caixa sem tampa com a forma de um paraleleppedo. Seguidamente, desenhar, escala e em perspectiva, a caixa que construmos. Por fim, tnhamos de calcular a rea total e o volume da caixa, para podermos descobrir qual a caixa de maior volume. Para facilitar a execuo desta actividade, esta tarefa vais ser realizada no GSP (Geometers Sketchpad), um programa que o professor da disciplina nos forneceu. Contudo tambm teremos de resolver analiticamente esta tarefa, para esta execuo poderemos recorrer ao manual, j que este tem uma resoluo possvel para esta actividade.

Caixa de Maior Volume Recorrendo ao GSP


Em primeiro lugar defini que as medidas da minha cartolina seriam: 2,97cm de comprimento e 2,10cm de altura. Seguindo os passos que me eram indicados pela ficha de instrues que o professor forneceu, comecei a construir a minha caixa bidimensional. Que ficou do seguinte modo:
B F G A L E G' J I H D C

Posteriormente e seguindo sempre as instrues dadas, constru a caixa tridimensional, que ficou com o seguinte aspecto:

G' E

Em seguida e j na etapa 7 da tarefa, comecei por efectuar os clculos necessrios para calcular a rea e o Volume da caixa. As medidas que necessitei foram:
Altura da caixa = 0,39 cm Comprimento da Base = 2,19 cm Largura da Base = 1,32 cm

Depois calculei a rea da base da caixa, a rea da caixa e o Volume:


rea da base = 1,32 cm 2

rea da caixa = 4,53 cm 2

Volume da caixa = 0,86 cm 3

Feitos os clculos e animado o ponto G, as dimenses da caixa iam variando, deste modo constru uma tabela que me possibilitava o registo dos diferentes valores quando o ponto G era movido. Com esta tabela consegui ento descobrir qual o Volume mximo da caixa, a sua rea e a respectiva altura.

Caixa de Maior Volume Resoluo analtica


Sendo as medidas da minha cartolina: 2,97cm de comprimento e 2,10cm de altura, para saber quanto mediria o comprimento, a largura e a altura da caixa, tive que dar um valor a cada lado dos quadrados iguais que recortei da cartolina. Assim como mostra a figura seguinte: x x x x

2,10cm

x x 2,97cm Deste modo, as dimenses da caixa so:


o o o

x x

Altura da caixa = x Comprimento da caixa = (2,97 2x) Largura da caixa = (2,10 2x)

Posto isto e usando as dimenses da caixa, calculei a rea da base, a rea total e o Volume da caixa. Para calcular a rea total foi necessrio calcular a rea lateral da caixa, visto que a Atotal = Alateral + 2 Abase .

Abase = (2,97 2 x) (2,10 2 x) Abase = 6,237 4,2 x 5,94 x + 4 x 2 Abase = 4 x 2 10,14 x + 6,237
Volume = Abase altura Volume = x (4 x 2 10,14 x + 6,237) Volume = 4 x 3 10,14 x 2 + 6,237 x

Feitos todos os clculos necessrios, inseri a equao que me d o volume da caixa na calculadora grfica. Esta equao uma equao do 3 grau incompleta, pois falta-lhe o termo independente, termo de grau zero. O grfico foi o seguinte:

Visto que no se conseguia visualizar muito bem o grfico da funo, ajustei a Window e o resultado foi o seguinte:

Por ltimo, para saber o maior volume que a caixa pode ter, calculei o mximo da funo, recorrendo calculadora. Assim:

A partir deste grfico posso ento concluir, tal como conclui anteriormente com a resoluo no GSP, que o maior volume da caixa aproximadamente de 1,13cm3 e a altura correspondente aproximadamente de 0,40cm.

Concluso
Resolvida a tarefa atravs das duas maneiras, posso concluir que a caixa de maior volume resultante da cartolina com 2,97cm de comprimento e 2,10cm de largura a que tem aproximadamente: 5,63 cm2 de rea; 1,13 cm3 de volume e 0,40cm de altura. Na minha opinio esta actividade foi bastante proveitosa, na medida em que me ajudou com o manuseamento do programa Geometers Sketchpad. Para alm disso, penso que de certo modo esta tarefa serviu para enriquecer o meu conhecimento acerca das Funes Polinomiais e dos Polinmios.

Potrebbero piacerti anche