Sei sulla pagina 1di 13

A Formao de Portugal

Formao de Portugal
A Reconquista Crist, ou seja, o movimento de defesa e alargamento dos reinos cristos, prolongou-se, na Pennsula Ibrica, por mais de oito sculos. Para um melhor povoamento, governo e defesa das terras conquistadas, os reis cristos dividiam-nas em regies, que eram entregues a senhores de confiana dos reis, como recompensa de servios prestados. Essas regies eram os condados.

A Formao de Portugal
A partir das Astrias a luta contra os Mouros continuou e com a ajuda de cavaleiros cristos do Norte e Centro da Europa - os Cruzados - formaram-se na Pennsula Ibrica reinos cristos:Leo, Castela, Navarra e Arago.

Formao de Portugal

A Formao de Portugal
O rei de Castela queria alargar os seus domnios e pediu ajuda a cavaleiros franceses. De entre eles destacaram-se D.Raimundo e D.Henrique de Borgonha na luta contra os Mouros.
Como recompensa pelos servios prestados D. Henrique casou com D.Teresa, filha do rei de Leo e Castela e recebeu o Condado Portucalense para defender e administrar. Do casamento entre D. Henrique e D. Teresa nasceu D. Afonso Henriques.

Formao de Portugal

Formao de Portugal
O maior desejo do Conde D.Henrique era transformar o Condado num reino independente, mas morreu sem o conseguir. D Afonso Henriques lutou contra a me, D.Teresa (prxima da nobreza castelhana), pela posse do Condado e venceu-a na batalha de S. Mamede. Comeou ento, em 1128, a governar.

Formao de Portugal

Batalha de So Mamede Ops D. Afonso Henriques e D. Teresa (sua me).

Formao de Portugal
A partir deste momento, D. AFonso Henriques tinha trs objectivos: Alargar o territrio do Condado para sul. Em 1139, obteve grande vitria contra os Muulmanos na Batalha de Ourique, passando a utilizar o ttulo de rei, declarando a independncia poltica do Condado. Reconhecimento do Rei de Leo e Castela, em 1143 (aps um perodo de lutas), atravs do Tratado de Zamora, da independncia do Condado e de D. Afonso Henriques como rei. Reconhecimento do seu ttulo de rei e da independncia do Condado por parte do Papa, o que viria a acontecer em 1179, com a publicao da Bula Manifestis Probatum, pelo Papa Alexandre III.

Formao de Portugal

Assinatura do Tratado de Zamora, 1143


Bula Manifestis Probatum, 1179

Formao de Portugal
Com D. Afonso Henriques, alcanou-se a Reconquista at ao vale do Tejo e ainda algumas importantes cidades do Alentejo, como Alccer do Sal, Beja e vora. Aps a sua morte, os reis que se seguiram continuaram este esforo de recuperao dos territrios, com a ajuda dos cruzados, mas tambm das ordens religiosas e militares. A Reconquista Crist s viria a terminar em 1249, com a conquista definitiva do Algarve, no reinado de D. AFonso III.

Formao de Portugal

1143

1185

1249

Formao de Portugal
Datas a reter: 1128 Batalha de So Mamede; 1139 Batalha de Ourique; 1143 Tratado de Zamora (reconhecimento de D. Afonso VII); 1179 Bula Manifestis Probatum (reconhecimento do Papa Alexandre III); 1249 Conquista definitiva do Algarve.

Potrebbero piacerti anche