Sei sulla pagina 1di 4

O que ?

O transtorno afetivo bipolar era denominado at bem pouco tempo de psicose manacodepressiva. Esse nome foi abandonado principalmente porque este transtorno no apresenta necessariamente sintomas psicticos, na verdade, na maioria das vezes esses sintomas no aparecem. Os transtornos afetivos no esto com sua classificao terminada. Provavelmente nos prximos anos surgiro novos subtipos de transtornos afetivos, melhorando a preciso dos diagnsticos. Por enquanto basta-nos compreender o que vem a ser o transtorno bipolar. Com a mudana de nome esse transtorno deixou de ser considerado uma perturbao psictica para ser considerado uma perturbao afetiva. A alternncia de estados depressivos com manacos a tnica dessa patologia. Muitas vezes o diagnstico correto s ser feito depois de muitos anos. Uma pessoa que tenha uma fase depressiva, receba o diagnstico de depresso e dez anos depois apresente um episdio manaco tem na verdade o transtorno bipolar, mas at que a mania surgisse no era possvel conhecer diagnstico verdadeiro. O termo mania popularmente entendido como tendncia a fazer vrias vezes a mesma coisa. Mania em psiquiatria significa um estado exaltado de humor que ser descrito mais detalhadamente adiante. A depresso do transtorno bipolar igual a depresso recorrente que s se apresenta como depresso, mas uma pessoa deprimida do transtorno bipolar no recebe o mesmo tratamento do paciente bipolar.

Caractersticas O incio desse transtorno geralmente se d em torno dos 20 a 30 anos de idade, mas pode comear mesmo aps os 70 anos. O incio pode ser tanto pela fase depressiva como pela fase manaca, iniciando gradualmente ao longo de semanas, meses ou abruptamente em poucos dias, j com sintomas psicticos o que muitas vezes confunde com sndromes psicticas. Alm dos quadros depressivos e manacos, h tambm os quadros mistos (sintomas depressivos simultneos aos manacos) o que muitas vezes confunde os mdicos retardando o diagnstico da fase em atividade.

Tipos Aceita-se a diviso do transtorno afetivo bipolar em dois tipos: o tipo I e o tipo II. O tipo I a forma clssica em que o paciente apresenta os episdios de mania alternados com os depressivos. As fases manacas no precisam necessariamente ser seguidas por fases depressivas, nem as depressivas por manacas. Na prtica observa-se muito mais uma tendncia dos pacientes a fazerem vrias crises de um tipo e poucas do outro, h pacientes bipolares que nunca fizeram fases depressivas e h deprimidos que s tiveram uma fase manaca enquanto as depressivas foram numerosas. O tipo II caracteriza-se por no apresentar episdios de mania, mas de hipomania com depresso. Outros tipos foram propostos por Akiskal, mas no ganharam ampla aceitao pela comunidade psiquitrica. Akiskal enumerou seis tipos de distrbios bipolares.

Fase manaca Tipicamente leva uma a duas semanas para comear e quando no tratado pode durar meses. O estado de humor est elevado podendo isso significar uma alegria contagiante ou uma irritao agressiva. Junto a essa elevao encontram-se alguns outros sintomas como

elevao da auto-estima, sentimentos de grandiosidade podendo chegar a manifestao delirante de grandeza considerando-se uma pessoa especial, dotada de poderes e capacidades nicas como telepticas por exemplo. Aumento da atividade motora apresentando grande vigor fsico e apesar disso com uma diminuio da necessidade de sono. O paciente apresenta uma forte presso para falar ininterruptamente, as idias correm rapidamente a ponto de no concluir o que comeou e ficar sempre emendando uma idia no concluda em outra sucessivamente: a isto denominamos fuga-de-idias.. O paciente apresenta uma elevao da percepo de estmulos externos levando-o a distrair-se constantemente com pequenos ou insignificantes acontecimentos alheios conversa em andamento. Aumento do interesse e da atividade sexual. Perda da conscincia a respeito de sua prpria condio patolgica, tornando-se uma pessoa socialmente inconveniente ou insuportvel. Envolvimento em atividades potencialmente perigosas sem manifestar preocupao com isso. Podem surgir sintomas psicticos tpicos da esquizofrenia o que no significa uma mudana de diagnstico, mas mostra um quadro mais grave quando isso acontece.

Fase depressiva de certa forma o oposto da fase manaca, o humor est depressivo, a auto-estima em baixa com sentimentos de inferioridade, a capacidade fsica esta comprometida, pois a sensao de cansao constante. As idias fluem com lentido e dificuldade, a ateno difcil de ser mantida e o interesse pelas coisas em geral perdido bem como o prazer na realizao daquilo que antes era agradvel. Nessa fase o sono tambm est diminudo, mas ao contrrio da fase manaca, no um sono que satisfaa ou descanse, uma vez que o paciente acorda indisposto. Quando no tratada a fase manaca pode durar meses tambm.

Exemplo de como um paciente se sente ...Ele se sente bem, realmente bem..., na verdade quase invencvel. Ele se sente como no tendo limites para suas capacidades e energia. Poderia at passar dias sem dormir. Ele est cheio de idias, planos, conquistas e se sentiria muito frustrado se a incapacidade dos outros no o deixasse ir alm. Ele mal consegue acabar de expressar uma idia e j est falando de outra numa lista interminvel de novos assuntos. Em alguns momentos ele se aborrece para valer, no se intimida com qualquer forma de cerceamento ou ameaa, no reconhece qualquer forma de autoridade ou posio superior a sua. Com a mesma rapidez com que se zanga, esquece o ocorrido negativo como se nunca tivesse acontecido nada. As coisas que antes no o interessava mais lhe causam agora prazer; mesmo as pessoas com quem no tinha bom relacionamento so para ele amistosas e bondosas.

Sintomas (manacos): Sentimento de estar no topo do mundo com um alegria e bem estar inabalveis, nem mesmo ms notcias, tragdias ou acontecimentos horrveis diretamente ligados ao paciente podem abalar o estado de humor. Nessa fase o paciente literalmente ri da prpria desgraa. Sentimento de grandeza, o indivduo imagina que especial ou possui habilidades especiais, capaz de considerar-se um escolhido por Deus, uma celebridade, um lder poltico. Inicialmente quando os sintomas ainda no se aprofundaram o paciente sente-se como se fosse ou pudesse ser uma grande personalidade; com o aprofundamento do quadro esta idia torna-se uma convico delirante. Sente-se invencvel, acham que nada poder det-las. Hiperatividade, os pacientes nessa fase no conseguem ficar parados, sentados por mais do que alguns minutos ou relaxar. O senso de perigo fica comprometido, e envolve-se em atividade que apresentam tanto risco para integridade fsica como patrimonial. O comportamento sexual fica excessivamente desinibido e mesmo promscuo tendo numerosos parceiros num curto espao de tempo.

Os pensamentos correm de forma incontrolvel para o prprio paciente, para quem olha de fora a grande confuso de idias na verdade constitui-se na interrupo de temas antes de terem sido completados para iniciar outro que por sua vez tambm no terminado e assim sucessivamente numa fuga de idias. A maneira de falar geralmente se d em tom de voz elevado, cantar um gesto freqente nesses pacientes. A necessidade de sono nessa fase menor, com poucas horas o paciente se restabelece e fica durante todo o dia e quase toda a noite em hiperatividade. Mesmo estando alegre, exploses de raiva podem acontecer, geralmente provocadas por algum motivo externo, mas da mesma forma como aparece se desfaz. A fase depressiva Na fase depressiva ocorre o posto da fase manaca, o paciente fica com sentimentos irrealistas de tristeza, desespero e auto-estima baixa. No se interessa pelo que costumava gostar ou ter prazer, cansa-se -toa, tem pouca energia para suas atividades habituais, tambm tem dificuldade para dormir, sente falta do sono e tende a permanecer na cama por vrias horas. O comeo do dia (a manh) costuma ser a pior parte do dia para os deprimidos porque eles sabem que tero um longo dia pela frente. Apresenta dificuldade em concentra-se no que faz e os pensamentos ficam inibidos, lentificados, faltam idias ou demoram a ser compreendidas e assimiladas. Da mesma forma a memria tambm fica prejudicada. Os pensamentos costumam ser negativos, sempre em torno de morte ou doena. O apetite fica inibido e pode ter perda significativa de peso.

Generalidades Entre uma fase e outra a pessoa pode ser normal, tendo uma vida como outra pessoa qualquer; outras pessoas podem apresentar leves sintomas entre as fases, no alcanando uma recuperao plena. H tambm os pacientes, uma minoria, que no se recuperam, tornando-se incapazes de levar uma vida normal e independente. A denominao Transtorno Afetivo Bipolar adequada? At certo ponto sim, mas o nome supe que os pacientes tenham duas fases, mas nem sempre isso observado. H pacientes que s apresentam fases de mania, de exaltao do humor, e mesmo assim so diagnosticados como bipolares. O termo mania popularmente falando no se aplica a esse transtorno. Mania tecnicamente falando em psiquiatria significa apenas exaltao do humor, estado patolgico de alegria e exaltao injustificada. O transtorno de personalidade, especialmente o borderline pode em alguns momentos se confundir com o transtorno afetivo bipolar. Essa diferenciao essencial porque a conduta com esses transtornos bastante diferente.

Qual a causa da doena? A causa propriamente dita desconhecida, mas h fatores que influenciam ou que precipitem seu surgimento como parentes que apresentem esse problema, traumas, incidentes ou acontecimentos fortes como mudanas, troca de emprego, fim de casamento, morte de pessoa querida. Em aproximadamente 80 a 90% dos casos os pacientes apresentam algum parente na famlia com transtorno bipolar.

Como se trata? O ltio a medicao de primeira escolha, mas no necessariamente a melhor para todos os casos. Freqentemente necessrio acrescentar os anticonvulsivantes como o tegretol, o trileptal, o depakene, o depakote, o topamax. Nas fases mais intensas de mania pode se usar de forma temporria os antipsicticos. Quando h sintomas psicticos quase obrigatrio o uso de antipsicticos. Nas depresses resistentes pode-se usar com muita cautela antidepressivos. H pesquisadores que condenam o uso de

antidepressivo para qualquer circunstncia nos pacientes bipolares em fase depressiva, por causa do risco da chamada "virada manaca", que consiste na passagem da depresso diretamente para a exaltao num curto espao de tempo. O tratamento com ltio ou algum anticonvulsivante deve ser definitivo, ou seja, est recomendado o uso permanente dessas medicaes mesmo quando o paciente est completamente saudvel, mesmo depois de anos sem ter problemas. Esta indicao se baseia no fato de que tanto o ltio como os anticonvulsivantes podem prevenir uma fase manaca poupando assim o paciente de maiores problemas. Infelizmente o uso contnuo no garante ao paciente que ele no ter recadas, apenas diminui as chances disso acontecer. Pacientes hipertensos sem boa resposta ao tratamento de primeira linha podem ainda contar com o verapamil, uma medicao muito usada na cardiologia para controle da hipertenso arterial que apresenta efeito anti-manaco. A grande desvantagem do verapamil ser incompatvel com o uso simultneo do ltio, alm da hipotenso que induz nos pacientes normotensos

Potrebbero piacerti anche