Sei sulla pagina 1di 3

Pirmide de Acidentes (Perdas)

Dentre os temas iniciais a serem abordados neste Blog, certamente no poderia faltar aPirmide de Acidentes (Perdas), a qual nos proporciona a teoria bsica e necessria para se entender toda a lgica das polticas e programas de segurana adotados nas empresas para preveno de acidentes.

A Pirmide de Acidentes que ser abordada (figura ao lado) o resultado de um estudo estatstico que representou um marco histrico para a segurana. Este estudo foi realizado em 1969 por Frank E. Bird Jr, um grande nome e estudioso do assunto segurana e controle de perdas. Para realiz-lo, Bird analisou 1.753.498 acidentes industriais que foram reportados por 297 companhias, as quais representavam 21 grupos industriais diferentes, empregando 1.750.000 colaboradores que trabalharam cerca de 3 bilhes de homens-horas durante o perodo de exposio analisado. O resultado deste estudo a famosa relao 1-10-30600 entre os nveis da pirmide. Para ilustrar o significado e importncia deste estudo, vamos ento analisar a Pirmide de Acidentes de Bird reproduzida abaixo. Cabe ressaltar que alm dos nveis originalmente definidos por Bird, foram acrescentados pirmide outros dois nveis tambm muito conhecidos pelos profissionais da rea e extremamente importantes para o entendimento da sequncia de eventos que leva um acidente. Os nveis acrescentados esto destacados.

A anlise e interpretao dos resultados deste estudo nos mostram que esta pirmide uma ferramenta muito til na preveno de acidentes e incidentes (Preveno de Perdas), pois permite um entendimento melhor da relao e sequncia de eventos precedentes at a ocorrncia de um incidente ou acidente (Perda). A Pirmide de Acidentes (Perdas) diz para ns que qualquer acidente (RESULTADOS: leso, dano a propriedade, etc) o resultado direto de um Perigo (ENTRADAS: ato ou condio abaixo do padro) que no foi eliminado. A identificao e eliminao de perigos a nica maneira de garantir que estamos controlando nossa segurana. Qualquer perigo tem o potencial para resultar em, no melhor caso, um quase acidente (quase perda), ou no pior caso, uma fatalidade (morte). A probabilidade de uma

fatalidade (Perda Maior) menor do que um quase acidente, mas o potencial esta l. somente uma questo de sorte / acaso. E falando em probabilidade, esta pirmide tambm mostra que a proporo estatstica entre um evento e outro corresponde relao 1-10-30600. Vamos nos aprofundar e exemplificar um pouco mais. Controle (ENTRADAS) Controle significa identificar e agir sobre Situaes Abaixo do Padro - Perigos, de tal forma a elimin-los de nosso ambiente de trabalho ou implementar controles que minimizam o risco. Controle tambm significa realizar um bom Planejamento, Avaliao e Gesto, de todos os fatores relacionados ao trabalho, de tal forma a se evitar a ocorrncia dos PERIGOS acima citados. Para evitar acidentes, ns todos devemos agir nas nicas reas em que temos controle, e estas reas se referem aos Perigos e Planejamento, Avaliao e Gesto, que esto na base da Pirmide de Acidentes (Perdas). Uma vez que um perigo dispara uma sequncia de eventos, ns perdemos o controle da situao, fazendo com que entremos na rea SEM CONTROLE da pirmide.

Planejamento, Avaliao e Gesto.

Como vimos, existe uma proporcionalidade entre as reas da Pirmide de Acidentes (Perdas). Sendo assim, quo melhor for o Planejamento das atividades relacionadas ao trabalho, menor sero os Perigos gerados, pois estaremos diminuindo a base desta pirmide, o que far com que todas as outras reas da pirmide reduzam proporcionalmente.

Perigos.

Da mesma forma, reduzindo-se a quantidade de Perigos ns proporcionalmente tambm reduzimos a quantidade de perdas e danos (Resultados).

Sem Controle (RESULTADOS) rea da Pirmide de Acidentes (Perdas) resultante da falta de controle, ou controle ineficiente das ENTRADAS (Perigos e Planejamento).

Quase Perda (Quase Acidente)

Estes so resultados / consequncias sobre os quais ns no temos controle. As pesquisas de Bird consideram uma base de 600 Quase Perdas para a definio da proporcionalidade dos demais eventos a seguir.

Danos a Propriedade / Equipamento

Estes tambm so resultados / consequncias sobre as quais ns no temos controle. As pesquisas demonstram que para cada 600 Quase Perdas ocorridas, 30 Danos a propriedade / equipamento vo ocorrer. Isto significa 1 destes casos em cada 20 Quase Perdas.

Perda Menor (ex: primeiros socorros)

Estes tambm so resultados / consequncias sobre as quais ns no temos controle. As pesquisas demonstram que para cada 600 Quase Perdas ocorridas, 10 Perdas Menores vo ocorrer. Isto significa 1 destes casos em cada 60 Quase Perdas.

Perda Maior (ex: morte, incapacidade, perda de tempo ou tratamento mdico)

Este um resultado / consequncia sobre a qual ns tambm no temos controle algum. As pesquisas demonstram que para cada 600 Quase Acidentes, 1 Perda Maior vai ocorrer. Isto significa 1 destes casos em cada 600 Quase Acidentes.

Portanto, para evitarmos e diminuirmos a probabilidade da ocorrncia de acidentes devemos agir na nica rea em que temos controle: Na Base da Pirmide Planejamento, Avaliao e Gesto; Situaes Inseguras - Perigos.

Potrebbero piacerti anche