Sei sulla pagina 1di 17

24/05/13

(Verso para impresso) UEA 3 Produo do Texto Informativo e Argumentativo

UEA 3 Produo do Texto Informativo e Argumentativo


Ementa e Objetivos
Ementa
A leitura e a escrita na Universidade: linguagem e conhecimento. Pressupostos bsicos: concepes bsicas de linguagem, comunicao, texto, leitura e escrita. Condies de produo da leitura e da escrita do texto acadmico. Gneros e tipos textuais: estrutura e funcionamento. Argumentao, coeso e coerncia textuais.

Competncias
Dominar os conhecimentos bsicos de uso da lngua portuguesa, oral e escrita, na produo e recepo de textos e situaes de comunicao em diversos contextos, diferentes variedades da lngua e alternncia de gneros lingusticos. Analisar a lngua, oral e escrita, como manifestao da cultura, instrumento de comunicao, de vinculao do pensamento crtico e elaborao do conhecimento acadmico, cientfico e tecnolgico. Desenvolver expresso e comunicao compatveis com o exerccio profissional, inclusive nos processos de negociao e nas comunicaes interpessoais ou intergrupais. Atualizar-se constantemente com os processos de desenvolvimento tecnolgico compreendendo as novas prticas de leitura, escrita e modificaes da linguagem.

Habilidades
Refletir analtica e criticamente sobre a linguagem em um contexto social, histrico e cultural, educacional, tecnolgico e ideolgico. Entender os mecanismos de produo textual dominando as propostas temticas, a organizao lgica, os elementos organizacionais, a estruturao de gnero, a escolha vocabular, a construo textual, norma e posicionamento crtico. Refletir sobre os textos, seus mecanismos de produo e divulgao, identificando suas estruturas lingusticas, seus diferentes significados, o dito e o no dito, o subliminar, aplicando regras e ideias de forma organizada. Perceber as diversas situaes em sala de aula, identificando marcas do discurso, situaes socioculturais diferenciadas associadas ao uso da linguagem. Analisar os principais conceitos e abordagens na produo do conhecimento. Refletir analtica e criticamente sobre o contedo dos textos escritos. Desenvolver a produo do texto informativo acadmico, tais como resumo, resenha e artigo cientfico. Ampliar capacidade de dilogo em equipe Dominar os processos de investigao, produo e difuso do conhecimento cientficotecnolgico.

Contextualizao
Na perspectiva de produo de leitura e de textos adotada nesta UEA, a linguagem tratada como trabalho de pesquisa, estudo, planejamento, escritura e reescritura. Esse tratamento se justifica porque consideramos que ler e escrever textos exige apreenso de mecanismos estruturadores da lngua, isto , parafraseando Citelli (1994), exige desenvolvimento de competncias para ler nas palavras dos homens as circunstncias do mundo. Isso significa dizer que a produo de leitura e de textos vai alm da estrutura formal, da preocupao com regras gramaticais da lngua. preciso pensar a lngua do ponto de vista
www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/disciplinas/cursos_presenciais/lingua_comunicacao/html/uea_03/index.php?_s=9a43e7d25b53a495b1ac97fa6 1/17

24/05/13

(Verso para impresso) UEA 3 Produo do Texto Informativo e Argumentativo

semntico-discursivo, ou seja, compreender seu funcionamento no uso efetivo, suas significaes em diferentes contextos. A forma da lngua importante, sem ela a comunicao torna-se deficiente, mas apenas a forma no suficiente para garantir uma boa produo textual coerente e coesa. Outros fatores assumem papel vital, como por exemplo, a cultura, a economia, a faixa etria, o regionalismo, todos esses e outros no citados, constituem as condies de produo do sujeito e so determinantes na sua postura ideolgica, social e intelectual. A adequao das formas da lngua contribui grandemente para o sucesso dos argumentos que constituem o texto. Nas condies de produo do sujeito esto as experincias por ele acumuladas que caracterizam sua historicizao e , pela existncia dessa historicizao que o sujeito se faz sujeito, se assume como sujeito. A produo textual, seja na forma do cdigo escrito, seja na modalidade oral, para obter sucesso precisa ser bem elaborada, sistematizada e legitimada.

UEA 1 Linguagem e Conhecimento


Na UEA 1, o objetivo desenvolver concepes de leitura, de texto e de gramtica. As discusses se daro em torno do funcionamento do processo de leitura, da importncia do conhecimento do lxico e da gramtica.

UEA 2 A Lngua: Uso, Variao e Heterogeneidade. Produo de Unidades Lingusticas


Nesta unidade, iremos refletir sobre a lngua portuguesa como um sistema que contm vrias normas e cujo uso, por ser heterogneo, conforme a situao comunicativa, pode demonstrar que ela no uniforme nem nica, mas varivel. Voc ir conhecer os mecanismos para elaborao de diferentes unidades lingusticas.

UEA 3 Produo do Texto Informativo e Argumentativo


Nesta unidade, a temtica o desenvolvimento de competncias e habilidades de produo do texto informativo acadmico, tais como resumo, resenha e artigo cientfico. Bons estudos!

Aula 01 - Os Tipos de Textos Informativos Acadmicos


Vamos iniciar a ltima etapa desta disciplina. Voc j ativou inmeras competncias e desenvolveu diversas habilidades cognitivas para obter informao em textos escritos em lngua portuguesa, visando s suas necessidades na vida acadmica. Passar agora a ocupar-se com o ato de prestar informao. Trata-se da atividade de produo textual. O texto acadmico com funo informativa estrutura-se de acordo com alguns tipos bsicos: o resumo, a resenha e outros tipos de texto acadmico. Observe como se caracterizam e de que forma so elaborados.

1.1 Resumo
O resumo segue-se esquematizao, estudada na unidade anterior, no que diz respeito s habilidades cognitivas envolvidas. Enquanto esta implica apreenso, compreenso/ interpretao e anlise do texto-base, aquele ainda exige que tal texto seja sintetizado a realizao exemplar da capacidade de sntese por parte do intelector.

www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/disciplinas/cursos_presenciais/lingua_comunicacao/html/uea_03/index.php?_s=9a43e7d25b53a495b1ac97fa6

2/17

24/05/13

(Verso para impresso) UEA 3 Produo do Texto Informativo e Argumentativo

Apesar de ser atividade inerente ao trabalho acadmico, resumir no exerccio frequente na escola brasileira de nvel mdio. Isso gera enorme dificuldade para o estudante universitrio. Voc j resumiu algum texto? Veja o que dizem as publicaes mais conhecidas. A ABNT/NB-88 define o resumo como a apresentao concisa e frequentemente seletiva do texto de um artigo, obra ou documento, pondo em relevo os elementos de maior interesse e importncia, sendo frequentemente redigido por outra pessoa que no o autor. Othon Garcia, por sua vez, enumera os tipos de resumo: o indicativo (sumrio narrativo, que exclui dados); o informativo (condensao do contedo, em que se expem finalidades, metodologia, resultados e concluses); o informativo/ indicativo (um tipo misto, que dispensa a leitura do fundamental a tese e as concluses , mas no a dos demais aspectos) e o crtico, tambm chamado de recenso ou resenha (resumo redigido por especialista, que inclui a anlise interpretativa). Em sntese, o resumo, embora contenha as informaes fundamentais do texto, no dispensa a leitura completa do mesmo, com identificao do tema e compreenso global do contedo, seguidas do reconhecimento das partes (correlacionadas a pargrafos). Voc deve anotar as ideias principais os subtemas ou temas das partes. preciso, ainda, verificar a progresso temtica do texto, construda com base na expanso e na correlao / conexo das ideias principais. O resumo deve conter perodos completos, com tom impessoal, j que se assume o discurso do autor, mas voc deve utilizar as prprias palavras. Para voc conhecer as caractersticas sistematizadas do resumo, consulte o quadro seguinte.
SISTEMA TIZA O DA S CA RA CTERSTICA S DO RESUMO O que incluir? Incluir ide ias re le vante s: assunto, propsito, te oria, m todo, re sultados e concluse s. Se r obje tiva e im pe ssoal, se m juzo ou apre ciao crtica sobre m rito ou falhas. Te r autonom ia te x tual, se m re pe tio de frase s lite rais do te x tobase . Enfatizar a contribuio pe ssoal do autor. C onstruir a viso sucinta do assunto e e stim ular a consulta do original.

C om o de ve se r a linguage m ?

C om o de ve se r quanto ao te x to-base ? Q ue tipo de nfase pode have r? O que de ve propiciar?

1.2 Resenha
Este , provavelmente, o tipo de resumo que voc mais ter de fazer a pedido de seus professores ao longo do seu curso. O resumo crtico uma redao tcnica que avalia de forma sinttica a importncia de uma obra cientfica ou literria.

Quando um resumo crtico escrito para ser publicado em revistas especializadas, chamado de Resenha. Ocorre que, por costume, os professores tendem a chamar de resenha o resumo crtico elaborado pelos estudantes como exerccio didtico. A rigor, voc s escrever uma resenha no dia em que seu resumo crtico for publicado em uma revista. At l, o que voc faz um resumo crtico.
www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/disciplinas/cursos_presenciais/lingua_comunicacao/html/uea_03/index.php?_s=9a43e7d25b53a495b1ac97fa6 3/17

24/05/13

(Verso para impresso) UEA 3 Produo do Texto Informativo e Argumentativo

Mas no deixam de estar certos os professores que dizem que resenha no resumo. A resenha (ou resumo crtico) no apenas um resumo informativo ou indicativo. A resenha pede um elemento importante de interpretao de texto. Uma boa resenha depende de uma boa leitura. Voc s far uma boa resenha se tiver lido um texto ao menos at a quarta etapa de leitura, na classificao sugerida por Antnio Severino. Por isso, antes de comear a escrever seu resumo crtico, voc deve se certificar de ter feito uma boa leitura do texto, identificando: O tema tratado pelo autor O problema que ele coloca A posio defendida pelo autor com relao ao problema Os argumentos centrais e complementares utilizados pelo autor para defender sua posio Uma vez tendo identificado todos esses pontos, que devem estar retratados no seu esquema do texto, voc j tem material para escrever metade do seu resumo crtico. Este material j suficiente para fazer um resumo informativo, mas, para um resumo crtico, falta a crtica, ou seja, a sua anlise sobre o texto. E o que esta anlise? Analisar ampliar o conhecimento. A anlise , em sntese, a capacidade de relacionar os elementos do texto lido com outros textos, autores e ideias sobre o tema em questo, contextualizando o texto que est sendo analisado. Para fazer a anlise, portanto, certifique-se de ter: Informaes sobre o autor, suas outras obras e sua relao com outros autores. Elementos que contribuam para um debate acerca do tema em questo. Condies de escrever um texto coerente e com organicidade. A partir da voc pode escrever um texto que, em linhas gerais, deve apresentar: Nos pargrafos iniciais, uma introduo obra resenhada, apresentando: o assunto/ tema; o problema elaborado pelo autor; a posio do autor diante deste problema. O desenvolvimento, a apresentao do contedo da obra, enfatizando: as ideias centrais do texto; os argumentos e ideias secundrias. A concluso, apresentando sua crtica pessoal, ou seja: uma avaliao das ideias do autor frente a outros textos e autores; uma avaliao da qualidade do texto, quanto sua coerncia, validade, originalidade, profundidade, alcance, etc. Observe o Exemplo! bom lembrar que esses passos no so uma norma rgida. Esta a estrutura usual de resenhas, mas como a resenha um texto escrito para publicao em revistas especializadas, cada revista cria suas prprias regras. Questes como onde escrever o nome do resenhista (se abaixo do ttulo, no final, a quantos centmetros da margem), quantos pargrafos utilizar, o nmero mnimo e mximo de linhas, a utilizao de tpicos e subttulos etc., tudo isso definido pela revista que for publicar a resenha.
www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/disciplinas/cursos_presenciais/lingua_comunicacao/html/uea_03/index.php?_s=9a43e7d25b53a495b1ac97fa6 4/17

24/05/13

(Verso para impresso) UEA 3 Produo do Texto Informativo e Argumentativo

Por isso, sempre que um professor pedir para voc fazer uma "resenha", (um resumo crtico, j que no ser publicado) voc deve pedir que ele lhe d esses parmetros. Se o professor no se pronunciar, sinta-se livre para decidir como apresentar a resenha, desde que respeitando a estrutura geral apresentada aqui e as normas de bom senso para redao de trabalhos acadmicos.

1.3 Artigo
O artigo um gnero textual com autoria declarada que apresenta e discute ideias, mtodos, tcnicas, processos e resultados de pesquisas nas diversas reas do conhecimento, destinado divulgao, por meio de peridicos ou de uma publicao cientfica, sujeita sua aceitao por julgamento. O artigo permite que os pares possam recriar as condies de experimentao para que outros possam validar seus resultados. Vamos, agora, falar um pouco sobre cada uma das partes integrantes desse gnero textual: 1. Ttulo deve descrever de forma sinttica (poucas palavras) a ideia principal tratada no artigo. 2. Autor (es) deve ser feita a indicao do nome completo. No caso de mais de um autor, deve-se optar pela ordem alfabtica ou no caso de estar clara a importncia de cada autor (definida pelo esforo empreendido na confeco do artigo), pode-se optar pela indicao do mais importante para o menos importante. Deve-se indicar, em nota de rodap, a filiao institucional do (s) autor (es). 3. Resumo veja as normas para elaborao de resumo dadas nesta unidade. 4. Palavras-chave de trs a cinco palavras que sintetizam a ideia central do artigo e que serviro para localiz-lo no caso de busca. 5. Introduo Apresenta-se a justificativa, indicando a relevncia do tema estudado, bom como os objetivos do artigo. Exposio do tema procede-se fundamentao terica a partir da apresentao dos conceitos j existentes. o momento em que se estabelece necessariamente a intertextualidade, a partir das citaes diretas ou indiretas de autores e estudos relevantes para o artigo em questo. o que dar sustentao terica ao estudo. 6. Desenvolvimento apresentar a metodologia (descrio de mtodos, tcnicas, instrumentos, cronograma, etc.); resultados (coleta de dados); discusso (anlise dos resultados, comparao com outros estudos). 7. Concluso consideraes finais a respeito do estudo realizado, destacando as contribuies do trabalho, com a indicao de possveis limitaes e/ou possibilidades. importante remeter aos objetivos propostos no incio, respondendo s questes levantadas. 8. Fechamento Referncias Bibliogrficas Siga as normas da ABNT ou as indicaes do peridico a que se destina o artigo. Tente incluir referncias recentes (do mesmo ano ou do ano anterior) para ilustrar que o tpico atual e de interesse da comunidade. Tente incluir artigos de conferncias e revistas, assim como livros, e no apenas sites da Internet. Todas as obras listadas no conjunto de referncias devem ser mencionadas no texto, e vice-versa. Anexos podem ser acrescidos quando se julgar necessrio. No caso especfico de artigos de reviso que no apresentam resultado especfico de pesquisas ou experimentos no desenvolvimento, feita apenas uma reviso bibliogrfica aprofundada do tema. Nesta aula voc pode compreender melhor os aspectos da produo do texto informativo acadmico. Ao longo da aula foram esclarecidos pontos referentes elaborao de resumos, resenha e artigos. Agora resta a voc praticar tudo o que aprendeu.

Atividades
Nesta aula voc estudou a produo de textos acadmicos.
www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/disciplinas/cursos_presenciais/lingua_comunicacao/html/uea_03/index.php?_s=9a43e7d25b53a495b1ac97fa6 5/17

24/05/13

(Verso para impresso) UEA 3 Produo do Texto Informativo e Argumentativo

a. Voc fez um esquema na aula anterior, lembra-se? Agora, pegue aquele esquema que voc j fez e o transforme em um resumo, de acordo com o que voc aprendeu nesta aula.

Aula 02 - Produo de Texto e Deciso


O decisor lingustico o ouvinte/falante capaz de fazer escolhas acerca da adequao ou da inadequao de uma dada forma lingustica que intelige (compreende e interpreta) ou produz. Raciocina, no memoriza. Substitui, em caso de dvida. Conhece princpios lingusticos, no regras gramaticais. Cria, no apenas reproduz. Apreende, compreende, analisa, sintetiza, aplica, avalia, antes de ler ou de redigir. Habitua-se diversidade, no ao padro. Nesta aula, vamos ajud-lo a entender o que e como se toma essa deciso.

2.1 Elementos para uma Boa Deciso Lingustica


Vamos evidenciar alguns aspectos que precisamos definir quando elaboramos uma mensagem: Que tipo de informao a mensagem contm? Como se d a interlocuo? Quais so os objetivos a atingir, considerando o contexto? Que recursos dispomos para decidir? Que atitude devemos ter ante a necessidade da deciso? Sempre que voc der incio produo de um texto, procure definir que tipo de informao ele conter. Para isso, necessrio ter a finalidade, o objetivo do texto em mente. Na vida acadmica, voc transmite informaes, ao: responder a questes de exerccios, testes e provas; elaborar relatrios de experimentos, reunies, resultados de anlises, entre outros; redigir dissertaes, teses, monografias. Em cada caso, a finalidade do texto determinar o tipo de informao requerida e o registro lingustico adequado.

2.2 Consideraes do Decisor


Voc precisa conhecer tambm o seu interlocutor. Um especialista o professor de uma disciplina, por exemplo , necessitar de informaes mais especficas e pormenorizadas, ao contrrio do leigo, que dever assimilar o contedo da mensagem de forma genrica, apesar da imprescindvel clareza textual. H casos, porm, em que o pblico constitudo por interlocutores de diferentes nveis cognitivos e sociais. Nessa situao, convm que o texto seja produzido numa linguagem o mais neutra possvel, visando atingir a totalidade dos indivduos, independente de sua faixa etria, classe econmica, categoria profissional, gnero etc.

Sabendo sobre o que se vai falar e a quem, preciso planejar o detalhamento do que vai ser dito. Essa estruturao do texto pode ser mental ou mesmo por escrito, como um esquema. Voc deve escolher a que melhor se adqua ao seu jeito de ser e com a qual voc se sinta em segurana. Com esses trs elementos bem definidos, est na hora de escrever o texto. E se surgem dvidas sobre o
www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/disciplinas/cursos_presenciais/lingua_comunicacao/html/uea_03/index.php?_s=9a43e7d25b53a495b1ac97fa6 6/17

24/05/13

(Verso para impresso) UEA 3 Produo do Texto Informativo e Argumentativo

portugus, o que fazer?!

2.3 As Consultas do Decisor


Voc j deve ter experimentado a dificuldade de buscar a resposta a uma dvida de portugus, o que absolutamente natural. At os mais experimentados escritores enfrentam essa situao. Para resolv-la, bastante til dispor de variadas fontes de consulta, tais como: Dicionrios convencionais (de significados), etimolgicos, enciclopdicos, ortogrficos. Gramticas normativas, aprofundamento. descritivas, pedaggicas, so fontes de consulta de

Manuais de redao e estilo governamentais, jornalsticos, empresariais, so instrumentos de homogeneizao da redao institucional; do segurana, porm limitam e no substituem outras fontes de referncia, como gramticas e dicionrios. Obras de fundamentao terica constituem fontes de consulta que sustentam opinies de especialistas. Alm dos conhecimentos adquiridos por essas fontes, voc deve reconhecer os diversos tipos de textos: narrativo (romances, contos), descritivos (crnicas, relatrios, atas), dissertativos/argumentativos (teses, ensaios, monografias), poticos (poemas), dramticos (peas teatrais), epistolares (correspondncia em geral), por meio do conhecimento de suas finalidades e funes lingusticas. Tal tipologia, claro, acaba por ser fundamental para o desenvolvimento das atividades acadmicas. Esperamos que voc, a partir deste curso, seja este decisor lingustico. Procuramos orient-lo para perceber a comunicao escrita como algo mais que um conjunto de letras, que formam palavras, que integram oraes, que constroem perodos, que compem pargrafos, que formam textos.

Atividades
Voc estudou sobre a deciso lingustica nesta aula. a. Pense que voc precisa escrever um texto, informando ao diretor da empresa em que trabalha sobre uma viagem de trabalho, relatando a urgncia. b. Agora, voc chegou em casa e vai escrever uma carta para seu filho de 5 anos, que j est dormindo, explicando que vai viajar a servio. c. Compare os dois textos que voc acabou de escrever e observe quantas decises foram tomadas para a elaborao adequadas dos dois textos.

Aula 03 - Produo de Texto Argumentativo


Nesta aula trataremos da produo argumentativa, por ser uma tipologia textual muito solicitada nos trabalhos acadmicos e fundamental para a reflexo dos estudos feitos ao longo de seu curso.

3.1 O Que Argumentar


Argumentar uma arte de linguagem conhecida na Antiguidade, bastante explorada na retrica dos filsofos gregos que desenvolviam com destreza a habilidade argumentativa nas exposies pblicas. Os gregos consideravam a linguagem como discurso e era necessidade bsica o domnio das regras de uma boa argumentao, domnio esse que definia certo status social e intelectual. Aristteles chamou a argumentao como a arte de persuadir e convencer. Em pesquisas mais recentes, encontramos Perelman (1996) que institui a Nova Retrica e a concebe como uma relao discursiva que tem por objetivo convencer ou persuadir, seja um auditrio ou um indivduo. Perelman faz distino entre persuadir e convencer. A persuaso uma forma de linguagem argumentativa que tem como alvo um auditrio particular e a argumentao persuasiva dirige-se a todo ser racional, , portanto, de carter universal.
www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/disciplinas/cursos_presenciais/lingua_comunicacao/html/uea_03/index.php?_s=9a43e7d25b53a495b1ac97fa6 7/17

24/05/13

(Verso para impresso) UEA 3 Produo do Texto Informativo e Argumentativo

Ducrot e Ascombre (1983) constatam que a argumentao est na lngua, esse fato d argumentao um valor semntico profundo. Segundo esses autores, nem todas as palavras se prestam argumentatividade, consideram eles que, so os predicados (nomes e verbos) e os modificadores (adjetivos e advrbios) que tm fora de argumento. So, portanto, termos e expresses da lngua que operam na argumentao, por isso, tambm chamados de operadores argumentativos. Ducrot e Ascombre, no desdobramento da Teoria da Argumentao, incluem a noo de topos e para eles, pela presena do topos, a argumentao se d em escalas graduais, de forma que na elaborao dos argumentos h sempre um mais forte que predomina e que d a direo argumentativa para uma concluso. A caracterstica fundamental do texto argumentativo-dissertativo convencer e/ou persuadir pela linguagem. Para que essa marca identificadora da argumentatividade de um texto entre em funcionamento necessrio tambm acionar outros mecanismos da linguagem, que acontecem algumas vezes de forma consciente, outras vezes, inconscientes, pelos sujeitos de discurso quando desejam elaborar suas teses, defender suas idias, se inscrever em posies subjetivas e debater preconceitos. Para que o sujeito tenha condies de desenvolver competncias argumentativas, torna-se necessrio apreender os mecanismos estruturadores da argumentatividade. Toda linguagem ideologicamente marcada e a ideologia s se manifesta atravs da linguagem e nem sempre so perceptveis numa leitura linear. Isso significa dizer que quando usamos a linguagem, junto com ela vm dados e informaes que esto armazenados em nosso crebro e que, muitas vezes, nem percebemos que elas estavam ali guardadas. Por essa razo, a produo argumentativa vai alm da estrutura formal, da preocupao com regras gramaticais da lngua. preciso pensar a argumentao do ponto de vista semntico-discursivo, ou seja, preciso pensar no sentido que queremos que nossa produo argumentativa alcance. A forma da lngua importante, sem ela a comunicao torna-se deficiente, mas apenas a forma no suficiente para garantir uma boa produo textual argumentativa coerente e coesa. Outros fatores assumem papel vital, como por exemplo, a cultura, a economia, a faixa etria, o regionalismo, todos esses e outros no citados, constituem as condies de produo do sujeito e so determinantes na sua postura ideolgica, social e intelectual. A adequao das formas argumentativas da lngua contribui grandemente para o sucesso dos argumentos que constituem o discurso e que o torna argumentativo. Nas condies de produo do sujeito esto as experincias por ele acumuladas, que caracterizam sua historicizao, ou seja, toda sua experincia social, cultural e de vida, e , pela existncia dessa historicizaao que o sujeito se faz sujeito, se assume como sujeito e defende suas posies. A construo argumentativa requer a formao de um ponto de vista e isso s se d a partir do momento que o sujeito se coloca numa determinada posio e dessa posio na qual se inscreve que ele produzir seu discurso argumentativo. A formao do ponto de vista passa tambm pelo campo das formaes imaginrias, isto , antes de se enunciar o sujeito elabora imagens. Para discutir as formaes imaginrias Pcheux (1997) levanta a hiptese de que na estrutura de uma formao social h lugares de representao postos em jogo no processo discursivo e por meio desses processos que as formaes imaginrias funcionam designando os lugares, as posies que cada sujeito assume na argumentao e, confirmando Gadet (1997) diz: o que podemos dizer que todo processo discursivo supe a existncia dessas formaes imaginrias (p. 83). Essas formaes imaginrias so resultados de um efeito de pr-construdo, ou seja, representa dados e informaes que se encontram na memria da pessoa e que so revelados explicita ou implicitamente no uso da linguagem. Esse fenmeno das formaes imaginrias permite ao sujeito enunciador que o seu dizer se faa de uma forma e no de outra. Isso significa que a forma de dizer, as palavras que escolhe influenciam no resultado da argumentao.

3.2 Caractersticas do Texto Argumentativo


www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/disciplinas/cursos_presenciais/lingua_comunicacao/html/uea_03/index.php?_s=9a43e7d25b53a495b1ac97fa6 8/17

24/05/13

(Verso para impresso) UEA 3 Produo do Texto Informativo e Argumentativo

Veja, a seguir, as principais caractersticas que envolvem a argumentao: Exposio e a argumentao simultneas daquilo que o autor pensa sobre determinado assunto. Situa e discute. Apresenta uma tese, apoiada em argumentos, aponta a concluso Tenta persuadir/convencer o leitor. Os argumentos apresentados podem ser originais (inferncias) ou alheios (presena de citaes). O texto de opinio sempre estabelece relaes lgicas (mas, assim, o que comprova, deste modo, porm, um outro lado da questo ...). Um bom texto argumentativo sempre apresenta o outro lado da questo, para melhor fundamentar a prpria tese. Entretanto, a concluso sempre aparecer em decorrncia do que se disse antes (assim, desse modo, como vemos, considerando esses fatos, em consequncia disso...). A produo do texto argumentativo deve ser feita por etapas: Etapa intertextual Considere o universo de informao que possui sobre o assunto Todo texto tem um antecedente em relao ao qual ele toma posio Aqui se resgata seu conhecimento de mundo. Etapa contextual ou pragmtica Considere a finalidade do texto que vai ser escrito Para defender um ponto de vista Opor-se a uma ideia corrente Para modificar ideias e opinies Estabelece-se aqui o tom do texto Balizando o desenvolvimento do texto Em funo do tempo que se dispe para produzi-lo Do espao e do pblico para o qual o texto se destina Etapa textual Estabelecer um plano: listar tpicos Arquitetura: sempre vlida a observao aristotlica de que um discurso deve apresentar comeo, desenvolvimento e concluso.

3.3 Como se Organiza o Texto Dissertativo/Argumentativo


Como voc j sabe, foi Aristteles, sculo V antes de Cristo, que criou a organizao do texto por partes e at hoje, esse o modelo que produz maior efeito e que demonstra com mais clareza os objetivos a que ele se prope. Vamos aqui relembrar o que esse grande filsofo nos ensinou: Introduo o ponto de partida Roteiro do que se ler Lana mo de recursos que podem despertar o interesse do leitor
www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/disciplinas/cursos_presenciais/lingua_comunicacao/html/uea_03/index.php?_s=9a43e7d25b53a495b1ac97fa6 9/17

24/05/13

(Verso para impresso) UEA 3 Produo do Texto Informativo e Argumentativo

Formula uma tese Lana uma afirmao surpreendente Justifica ou refutar Prope uma pergunta que ser respondida ao longo do texto Desenvolvimento Organizao criteriosa das ideias, conceitos, informaes, argumentos Analisam-se relaes de causa-efeito No geral, cada pargrafo trata de uma nova ideia, mas deve haver relao lgica entre eles (elementos coesivos) Concluso Retoma o que foi dito e expe uma avaliao do que foi discutido Deve ser bem produzido linguisticamente, observando a boa construo sinttica, a riqueza e a pertinncia vocabular, a correo gramatical e o estilo.

3.4 Recursos para Convencer


A boa produo argumentativa se utiliza de recursos que bem usados se tornam grande aliados do argumentador, isto , daquele que se enuncia. Observe que so elementos que do sustentao ao texto: Argumento de autoridade a citao de autores renomados Autoridades num certo domnio do saber Corrobora uma tese Argumento baseado no consenso Exemplo: Os investimentos em pesquisa so indispensveis, para um pas superar sua condio de dependncia. (Obs. Pode carregar ideologias implcitas). Argumentos baseados em provas concretas importante sempre apontar fatos que reforcem a sua opinio. Alguns cuidados que se deve ter na produo argumentativa: Escrever sempre requer cuidados. A palavra depois de proferida no volta, portanto, saber escolh-las uma virtude que devemos cultivar. Voc j estudou, nesta disciplina, que elementos como coerncia, coeso, correo gramatical so muito importantes, principalmente, no texto escrito. A seguir, listamos pequenos detalhes que fazem a diferena em sua produo: No se deve escrever em um texto argumentativo: clichs, chaves, que atrapalham o texto

No por trazerem expresses comuns a diferentes tipos de textos, mas porque substituem a reflexo; Frases-feitas eliminam qualquer possibilidade de argumentao, pois j so conhecimentos prontos, indiscutveis e que no precisam ser desenvolvidos com mais cuidado O lugar-comum apenas repete Evite grias No se deixe envolver por emoes exageradas
www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/disciplinas/cursos_presenciais/lingua_comunicacao/html/uea_03/index.php?_s=9a43e7d25b53a495b1ac97fa 10/17

24/05/13

(Verso para impresso) UEA 3 Produo do Texto Informativo e Argumentativo

Redija um texto com sobriedade Evite muitos adjetivos Evite repeties de palavras Ideias mal concatenadas levam fuga ao tema e a incoerncia textual Os estudos sobre a linguagem existem h sculos e ainda h muito por se descobrir, portanto, no podemos dizer que falamos tudo, mas possvel dizer que o que foi dito a voc, caro estudante, suficiente para que voc possa elaborar seus textos com mais segurana e conhecimento. Para encerrar a aula, trazemos uma interessante observao feita por Faraco e Tezza, no livro Prtica de Texto: A lngua uma das realidades mais fantsticas de nossa vida. ela est presente em todas as nossas atividades; ns vivemos entrelaados (s vezes soterrados) por palavras; elas estabelecem todas as nossas relaes e nossos limites [...].O mundo inteiro um gigantesco bate-papo (FARACO; TEZZA, 2007, p. 9). Chegamos ao final desta aula. Com as orientaes que recebeu nesta disciplina, voc ter competncias e habilidades para melhor usar e aproveitar as possibilidades que nossa lngua nos oferece. Nesta aula voc teve a oportunidade de constatar que com organizao e alguns cuidados possvel elaborar um bom texto argumentativo.

Atividades
Esta foi a aula em que voc aprendeu mais sobre textos argumentativos. a. Releia os dois textos que voc escreveu na aula anterior, sobre sua viagem de trabalho e confira se usou argumentos suficientes para convencer seu diretor a autorizar sua sada. b. Veja se no texto escrito para seu filho voc foi claro o suficiente para que ele compreenda sua ausncia. c. Nos dois casos, refaa os textos, acrescentando o que aprendeu nesta aula.

Referencias
BARTHES, Roland. O prazer do texto. So Paulo: Perspectiva, 1977. 86 p. CAMARA JR., Joaquim Mattoso. Estrutura da lngua portuguesa. 25. ed. Petrpolis, Vozes, 1996.124 p. ______. Manual de expresso oral e escrita. 20. ed. Petrpolis, Vozes, 2001. 164 p. CHEMIN, Beatris Francisca. Manual da Univates para trabalhos acadmicos. Disponvel em: http://www.univates.br/files/files/univates/manual/Capitulo1.pdf. Acesso em: 18 jul. 2012. CUNHA, Celso; CINTRA, Lus Felipe Lindley. Nova gramtica do portugus contemporneo. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. 748 p. DAVIS, Flora. A comunicao no verbal. Traduo de Antonio Dimas; direo da edio de Fanny Abramovich. So Paulo: Summus Editorial Ltda., 1979. DUCROT, Oswald; ASCOMBRE, Jean Claude. Argumentao e Topoi argumentativos. In: GUIMARAES, Eduardo. Histria e sentido na linguagem. Campinas: Pontes, 1989. FRANCHI, CARLOS. Mas o que mesmo gramtica? So Paulo: Parbola Editorial, 2006. GARCIA, Othon M. Comunicao em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar.
www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/disciplinas/cursos_presenciais/lingua_comunicacao/html/uea_03/index.php?_s=9a43e7d25b53a495b1ac97fa 11/17

24/05/13

(Verso para impresso) UEA 3 Produo do Texto Informativo e Argumentativo

21. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2002. 540 p. GRICE, Herbert Paul. Lgica e conversao. In: DASCAL, Marcelo (Org.). Pragmtica: Problemas, crticas, perspectivas da lingstica: bibliografia. Campinas: Unicamp, 1982. 301 p. KOCH, Ingedore G. V. Argumentao e linguagem. So Paulo: Contexto, 1984. ______. A coeso textual. So Paulo: Contexto, 1989. ______; TRAVAGLIA, L. C. A coerncia textual. So Paulo, Contexto, 1990. LEOTTI, Maria Jos. De peito aberto: uma forma de ler os fenmenos da linguagem, se voc tem peito. Disponvel em: http://alb.com.br/arquivomorto/edicoes_anteriores/anais15/alfabetica/LeottiMariaJose.htm. Acesso em: 18 jul. 2012. MARTINS, Denise de A. C. Aspectos do Baby Talk no Portugus. Dissertao de Mestrado. Rio de Janeiro, PUC/RJ, 1988. Mimeo. 132 p. ______. Mecanismo de simplificao em registros especiais do portugus. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro, UFRJ, 1991. Mimeo. 201 p. ______. Interao mdico-paciente. Curso de Introduo anlise do discurso. Braslia, UnB. 1997. Mimeo, 10p. ______. Pedagogia da positividade: comunicao construtiva em portugus, de Francisco Gomes de Matos: recenso. In: Revista Internacional de Lngua Portuguesa. Lisboa, Associao das Universidades de Lngua Portuguesa, 17, julho de 1997. pp. 165-166. ______; JORGE, Lurdes Tereza L.; BARRETO, Lina Sandra. Programa de educao continuada Lngua Portuguesa: compreenso e interpretao textual Mdulo 1. Braslia: Cespe Finatec / UnB, 1998. Texto impresso e CD-ROM. 98 p. ______. Esta e muitas histrias de todo dia: contos e crnicas. Braslia, 2003. No prelo. MATOS, Francisco Gomes de. Pedagogia da positividade: comunicao construtiva em portugus. Recife: Editora Universitria, UFPE, 1996. 127 p. MEDEIROS, Joo Bosco. Redao cientfica: a prtica de fichamentos, resumos, resenhas. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1996. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessrios educao do futuro. 3. ed. So Paulo: Cortez; Braslia, DF: UNESCO, 2001. 118 p. NOVO MANUAL DA REDAO. 4. ed. So Paulo, Folha de S. Paulo, 1992. 331 p. OLIVEIRA, Edison. Todo mundo tem dvida, inclusive voc. Porto Alegre: Sagra. 1995. 180 p. PECHEUX, Michel. Semntica e discurso: uma crtica afirmao do bvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1997. PERELMAN, Cham. Tratado da argumentao: a nova retrica. So Paulo: Martins Fontes, 1996. SEVERINO, Antnio J. Metodologia do trabalho cientfico. 21. ed. So Paulo: Cortez, 2000.

Glossrio
A
Analogia Comparao. Argumentao Apresentao de provas a favor ou contra uma proposio anteriormente enunciada, utilizando-se de exemplos, citaes, analogias ou outros recursos de retrica.
www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/disciplinas/cursos_presenciais/lingua_comunicacao/html/uea_03/index.php?_s=9a43e7d25b53a495b1ac97fa 12/17

24/05/13

(Verso para impresso) UEA 3 Produo do Texto Informativo e Argumentativo

Assertividade Caracterstica da sentena que declara inteiramente a sua mensagem, seja ela positiva ou negativa, sem deixar margem a dupla interpretao. Atitude Comportamento ditado por disposio interior; maneira de agir em relao a pessoa, objeto, situao etc. Avaliao Processo pelo qual se define o valor de algo, bem como sua validade dentro de determinadas situaes. Esse um processo contnuo nas situaes de comunicao oral e escrita, pois os falantes esto sempre decidindo, pela avaliao, quais elementos lingusticos sero usados em cada situao.

C
Cena enunciativa Aquela em que h pessoas que conversam, em que ocorre interao lingustica. Cognio Processo ou faculdade de se adquirir um conhecimento, de conhecer algo. Compreenso Faculdade de entender, de perceber o significado de algo. Contexto O ambiente em que se d a comunicao e que envolve, simultaneamente, o comportamento lingustico e social. Convico Crena ou opinio a respeito de algo, com base em provas ou razes ntimas, ou como resultado da influncia ou da persuaso de outrem. Crtica Arte ou faculdade de examinar/julgar obras, em especial as de carter artstico ou literrio; apreciao minuciosa, julgamento. Contexto O conjunto de condies de uso da lngua, que envolve, simultaneamente, o comportamento lingustico e o social, e constitudo de dados comuns ao emissor e ao receptor; ambiente. Dependendo do contexto, as situaes de comunicao so alteradas. Por isso, para determinar o significado de um termo, necessrio conhecer o contexto em que est inserido. Cooperao Atuao, juntamente com outros, para um mesmo fim; contribuir com trabalho, esforos, auxlio; colaborao.

D
Decodificar Mudar de um cdigo para o outro, decifrar, compreender, interpretar o sentido de uma mensagem. Deriva Encadeamento de mudanas ocorridas numa dada lngua, que seguem uma direo bem definida. Como exemplo, temos o uso do pronome oblquo no incio das frases: "Me d isso", que ocorre no portugus do Brasil, mas no no portugus de Portugal. Dicionrio Compilao completa ou parcial dos vocbulos de uma lngua, ou de certas reas especficas desta lngua, geralmente em ordem alfabtica e que fornece, alm das definies, informaes sobre sinnimos, antnimos, ortografia, pronncia, classe gramatical, etimologia. Dissertao Tipo de texto em que o raciocnio, a exposio e a argumentao ganham papel de destaque. Desempenho Nvel de ao de um falante da lngua; o grau de adequao que este consegue alcanar quando fala ou escreve.
www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/disciplinas/cursos_presenciais/lingua_comunicacao/html/uea_03/index.php?_s=9a43e7d25b53a495b1ac97fa 13/17

24/05/13

(Verso para impresso) UEA 3 Produo do Texto Informativo e Argumentativo

Descrio Tipo de texto que se caracteriza pela predominncia dos aspectos referentes forma, tais como cores, dimenses, posies, textura, estrutura, gnero etc., texto que usa a lngua para compor uma imagem, seja de seres concretos ou abstratos e onde ocorre a predominncia de substantivos, adjetivos e advrbios. Dialeto Conjunto de marcas lingsticas de natureza semntico-lexical, morfossinttica e fonticomorfolgica, restrito a dada comunidade de fala inserida numa comunidade maior de usurios da mesma lngua, que no chegam a impedir a intercomunicao da comunidade maior com a menor [O dialeto pode ser geogrfico ou social.]; qualquer variedade lingustica coexistente com outra e que no pode ser considerada uma lngua (p.ex.: no portugus do Brasil, o dialeto caipira, o nordestino, o gacho etc.); modalidade regional de uma lngua que no tem literatura escrita, sendo predominantemente oral; lngua que, embora tenha literatura escrita, no lngua oficial de nenhum pas (p.ex., o catalo, o basco, o galego etc.); variedade regional de uma lngua cujas diferenas em relao lngua padro so to acentuadas que dificultam a intercomunicao dos seus falantes com os de outras regies (p.ex., siciliano, calabrs).

E
Enunciao Ato individual de utilizao da lngua pelo falante, ao produzir um enunciado num dado contexto comunicativo. Enunciado Frase, parte de um discurso ou discurso (oral ou escrito) em associao com o contexto; segmento produzido por um falante numa determinada lngua delimitado por certas marcas formais: de entonao, de silncios (expresso oral), de pontuao (expresso escrita). Erro Ato ou efeito de errar; juzo ou julgamento em desacordo com a realidade observada; engano; qualidade daquilo que inexato, incorreto; desvio do caminho. Estrutura Organizao, disposio e ordem dos elementos essenciais que compem um corpo (concreto ou abstrato); organizao das partes, em funo de algo de cunho genrico e global; aquilo que d sustentao (concreta ou abstrata) a alguma coisa; armao, arcabouo; agregao, reunio de elementos que compem um todo e a sua inter-relao com este todo; rede de associaes que se constroem a partir de correlaes e oposies entre os elementos lingusticos. Economia Dispndio exato de esforo lingustico na produo de um enunciado. Emprstimo Incorporao, ao lxico de uma lngua, de um termo pertencente a outra lngua. Estrangeirismo Palavra ou expresso estrangeira usada em um texto, tal como se fosse parte do lxico da lngua receptora,embora ainda no esteja incorporada a este. Exemplificao Uso do exemplo como recurso de retrica e argumentao. tica Estudo da moral e das regras de bem proceder.

F
Falar Variedade de uma lngua peculiar a um quadro geogrfico; tem-se o falar regional, prprio de uma rea mais ampla (p. ex.: o falar nordestino) e o falar local, prprio de uma cidade, de uma vila etc.; dialeto, fala o carioca, o do vale do Paraba; variedade de lngua (com caractersticas especficas na sintaxe e no lxico) que caracteriza um determinado grupo sociocultural; dialeto, linguajar. Formal
www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/disciplinas/cursos_presenciais/lingua_comunicacao/html/uea_03/index.php?_s=9a43e7d25b53a495b1ac97fa 14/17

24/05/13

(Verso para impresso) UEA 3 Produo do Texto Informativo e Argumentativo

Relativo forma de um vocbulo ou de uma estrutura lingustica, bem como maneira usada para organizar os elementos dentro de um enunciado. Funcional Relativo funo que um determinado componente lingustico ocupa dentro do texto. Dizemos que um termo funcional quando desempenha um papel importante na construo do significado, isto , ele "funciona" dentro do sistema da lngua.

H
Heterogeneidade Qualidade daquele que possui natureza desigual e/ou apresenta diferena de estrutura, funo, distribuio etc. (diz-se de qualquer coisa em comparao com outra); ou que constitudo por elementos variados; ou composto de partes ou elementos de diferentes naturezas, isto , que no tem unidade, no uniforme.

I
Informao Ato ou efeito de informar(-se); comunicao ou recepo de um conhecimento ou juzo; o conhecimento obtido por meio de investigao ou instruo; esclarecimento, explicao, indicao, comunicao, informe; acontecimento ou fato de interesse geral tornado do conhecimento pblico ao ser divulgado pelos meios de comunicao; notcia; informe escrito; relatrio; conjunto de atividades que tm por objetivo a coleta, o tratamento e a difuso de notcias junto ao pblico; conjunto de conhecimentos reunidos sobre determinado assunto; elemento ou sistema capaz de ser transmitido por um sinal ou combinao de sinais pertencentes a um repertrio finito. Institucional Relativo estrutura material e humana que serve realizao de aes de interesse social ou coletivo; que provm de uma instituio. Inteleco Ao ou processo de entender; fato de entender; compreenso, entendimento. Interlocutor Cada uma das pessoas que participam de uma conversa, de um dilogo; cada uma das pessoas envolvidas num ato lingustico. Intertextualidade De textos ou de partes de textos preexistentes de um ou mais autores, de que resulta a elaborao de um novo texto. Indo-europeu Tronco ou famlia de lnguas aparentadas, faladas em parte da sia e em grande parte da Europa. Contm vrios ramos, tais como o indo-iraniano, o bltico, o itlico, o germnico e o celta, o grego, o albans e o armnio; lngua pr-histrica hipottica que os linguistas e fillogos do sculo XIX reconstituram em seus estudos e que teria sido a protolngua da famlia indo-europeia. Interpretao Determinao do significado de uma mensagem; entendimento; leitura.

L
Lxico O repertrio total de palavras existentes numa determinada lngua; relao de palavras empregadas com sentido diferente do da lngua comum, com as respectivas explicaes, ou relao das palavras usadas por um autor, um grupo social etc.; vocabulrio. Literalidade Qualidade do que literal, do que pode ser interpretado em seu sentido denotativo, informativo. Lgica Parte da filosofia que estuda os processos intelectuais pelos quais se adquire o conhecimento. Diz-se que lgico, muitas vezes, no sentido de ser coerente, encadeado, verdadeiro.
www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/disciplinas/cursos_presenciais/lingua_comunicacao/html/uea_03/index.php?_s=9a43e7d25b53a495b1ac97fa 15/17

24/05/13

(Verso para impresso) UEA 3 Produo do Texto Informativo e Argumentativo

M
Monografia Tipo de texto acadmico-cientfico no qual se discorre com profundidade a respeito de um nico assunto, analisando-o sob diversos aspectos, aps a realizao de pesquisas bibliogrficas e/ou de campo. Metas Objetivos que se procura atingir a mdio ou longo prazo.

N
Narrao Tipo de texto que privilegia a seqncia dos fatos de uma histria. Pode ser feita em ordem cronolgica ou no. A ordem e a maneira de se apresentar os fatos interferem diretamente na qualidade da narrativa. Norma Preceito estabelecido na seleo do que deve ou no ser usado numa certa lngua, levando em conta fatores lingusticos e no lingusticos, como tradio e valores socioculturais (prestgio, elegncia, esttica etc.); tudo o que de uso corrente numa lngua relativamente estabilizada pelas instituies sociais. Neologismo Palavra nova, criada a partir dos mecanismos aceitveis pelo padro do idioma. (ver processos de formao de palavras)

O
Orao Frase ou segmento de frase que contm um verbo.

P
Paradoxo Aquilo que se apresenta como contradio, como inesperado dentro do contexto. Ex.: Apesar de toda a riqueza material que caracteriza os pases de primeiro mundo, ainda podese ver, em inmeras de suas cidades, as figuras dos indigentes e dos marginais. Perodo Conjunto de oraes. Pronunciamento O que resulta do ato de fala ou escrita, manifestao de um discurso oral ou escrito. Positividade Qualidade do que positivo, que leva certeza, segurana. Pragmtica A parte da teoria do uso lingustico que estuda os princpios de cooperao que atuam no relacionamento lingustico entre o falante e o ouvinte, permitindo que o ouvinte interprete o enunciado do seu interlocutor, levando em conta, alm do significado literal, elementos da situao e a inteno que o locutor teve ao proferi-lo (por exemplo: o enunciado "voc sabe que horas so?" pode ser interpretado como um pedido de informao, como um convite para que algum se retire etc.).

R
Recepo O ato de receber a mensagem e que corresponde parte final da transmisso da mesma; entre falantes, cabe ao interlocutor/destinatrio. Relatrio Tipo de texto geralmente utilizado no meio tcnico-cientfico, no qual se enumeram e descrevem as etapas de procedimentos e se analisam os resultados de um experimento.

S
www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/disciplinas/cursos_presenciais/lingua_comunicacao/html/uea_03/index.php?_s=9a43e7d25b53a495b1ac97fa 16/17

24/05/13

(Verso para impresso) UEA 3 Produo do Texto Informativo e Argumentativo

Silogismo Proposio filosfica que se baseia no encadeamento das premissas, ou seja, das partes de uma proposio, estabelecendo relaes de causa e conseqncia e de concluso: Quem nasce no Brasil brasileiro. Pedro nasceu no Brasil. Logo, Pedro brasileiro. Sintaxe Parte da gramtica que estuda as palavras como elementos de uma frase, as suas relaes de concordncia, de subordinao e de ordem. Sinttica Relativo sintaxe. Sistema Conjunto de elementos, concretos ou abstratos, intelectualmente organizado; conjunto concebido pelo esprito (como hipteses, crenas etc.) de objetos de reflexo, ou convico, unidos por um fundamento; doutrina, ideologia, teoria, tese; conjunto de idias logicamente solidrias, consideradas nas suas relaes; conjunto de regras ou leis que fundamentam determinada cincia, fornecendo explicao para uma grande quantidade de fatos; teoria; distribuio de um conjunto de objetos numa ordem que torna mais fcil sua observao e estudo; qualquer conjunto natural constitudo de partes e elementos interdependentes; conjunto das redes de relaes pelas quais uma lngua se organiza e se estrutura; conjunto dos sistemas parciais ou subsistemas (fonolgico, sinttico, morfolgico, semntico) que integradamente formam a estrutura da lngua como um todo . Semntica Ramo da lingustica que se ocupa do estudo da significao do significado das palavras, em oposio a sua forma. Semntico Relativo ao significado. Simetria Semelhana entre duas metades de um todo.

T
textualidade: Conjunto de caractersticas que garante a um enunciado lingstico a condio de texto.

U
Unidade lingustica Qualidade daquilo que uno, que no pode ser dividido; qualidade do que apresenta semelhana, harmonia ou coerncia com outros elementos da mesma espcie; cada parte estruturada que, por si, forma um todo dentro de uma estrutura maior.

V
Variao Flexibilizao na forma de apresentar uma palavra, uma expresso ou uma estrutura, sem obedecer totalmente norma padro, mas sem se tornar inaceitvel linguisticamente.

www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/disciplinas/cursos_presenciais/lingua_comunicacao/html/uea_03/index.php?_s=9a43e7d25b53a495b1ac97fa

17/17

Potrebbero piacerti anche