Sei sulla pagina 1di 3

ATIVIDADES Retrato de Durkeim, para a disciplina de Sociologia da Educao

Durkheim, desenho de Lidiane Cordeiro. 1- Qual a contribuio de Durkheim para a Sociologia? mile Durkheim apontado como um de seus primeiros grandes tericos. Ele e seus colaboradores se esforaram por emancipar a sociologia das demais teorias sobre a sociedade e constitu-la como disciplina rigorosamente cientfica. Durkheim definiu com preciso o objeto de estudo da Sociologia, estabeleceu um mtodo para analisar os fenmenos sociais e escreveu vrias obras, dentre elas podemos citar: As regras do mtodo sociolgico; Da Diviso do Trabalho Social; O Suicdio; As Formas Elementares da Vida Religiosa. 2- Segundo Durkheim, qual o objeto de estudo da Sociologia? Os Fatos Sociais 3- Quais so as caractersticas do Fato Social? Explique cada uma delas. 1-A primeira delas a coero social, ou seja, a fora que os fatos exercem sobre os indivduos, levando-os a conformar-se s regras da sociedade em que vivem, independentemente, de sua vontade e escolha. 2- A segunda caracterstica dos fatos sociais que eles existem e atuam sobre os indivduos independentemente de sua vontade ou de sua adeso consciente, ou seja, so exteriores aos indivduos. 3- A terceira caracterstica apontada por Durkheim ageneralidade. social todo fato que geral, que se repete em todos os indivduos ou, pelo menos, na maioria deles. 4- Quais so as sanes que o indivduo sofre quando tenta se rebelar contra as normas e regras sociais? Explique e exemplifique cada uma delas. Legais so as sanes prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se estabelece a infrao e a penalidade subsequente. Ex. As multas de trnsito. Espontneas seriam as que aflorariam como decorrncia de uma conduta no adaptada estrutura do grupo ou da sociedade qual o indivduo pertence. Diz Durkheim, exemplificando este ltimo tipode sano: Se sou industrial, nada me probe de trabalhar utilizando processos e tcnicas do sculo passado; mas, se o fizer, terei a runa como resultado inevitvel.

5- A escola um fato social? Justifique sua resposta. Sim. A Escola um fato social. Nela evidencia-se a coero social que imposta aos alunos atravs de regras e normas sociais. Ela exterior aos indivduos, ou seja, no depende de vontades ou escolhas pessoais para sua existncia. Ela se encontra generalizada por toda sociedade. 6- O que o fato social normal e patolgico? D exemplo para cada um deles. Fato normal aquele fato que no extrapola os limites dosacontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceitas pela maior parte da populao.Ex. O casamento.

Fato Patolgico aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente. Os fatos patolgicos, como as doenas, so considerados transitrios e excepcionais. Exemplo: Uma taxa elevada de criminalidade.

7-Segundo Durkheim quais so os procedimentos que o pesquisador deve ter para realizar uma pesquisa com objetividade cientfica? A explicao cientfica exige que o pesquisador mantenha certa distncia e neutralidade em relao aos fatos, resguardando a objetividade de sua anlise. Alm disso, preciso, segundo Durkheim, que o socilogo deixe de lado suas prenoes, isto , seus valores e sentimentos pessoais em relao ao acontecimento a ser estudado, pois nada tm de cientfico e podem distorcer a realidade dos fatos. Essa postura exige o no-envolvimento afetivo ou de qualquer outra espcie entre o cientista e seu objeto. A neutralidade exige tambm a no-interferncia do cientista no fato observado. Durkheim aconselhava o socilogo a encarar os fatos sociais comocoisas, isto , objetos que, lhe sendo exteriores, deveriam ser medidos, observados e comparados independentemente do que os indivduos envolvidos pensassem ou declarassem a seu respeito. Imbudo dos princpios positivistas, Durkheim queria com esse rigor, maneira do mtodo que garantia o sucesso das cincias exatas, definir a sociologia como cincia, rompendo com as idias e o senso comum "achismos que interpretavam de maneira vulgar a realidade social.

8- Por que o suicdio considerado um fato social e no um fato individual?

O suicdio, amplamente estudado por Durkheim, constitua-se, nesse sentido, em fato social por corresponder a todas essas caractersticas: geral, existindo em todas as sociedades; e, embora sendo fortuito e resultando de razes particulares, apresenta em todas elas certa regularidade, recrudesce ou diminui de intensidade em certas condies histricas, expressando assim sua natureza social. 9- Segundo Durkheim qual a finalidade da sociologia? Para Durkheim, a sociologia tinha por finalidade no s explicar a sociedade como tambm encontrar solues para a vida social. 10- O que a conscincia coletiva? Trata-se do conjunto das crenas e dos sentimentos comuns mdia dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida prpria. 11- Durkheim pode ser considerado um evolucionista? Justifique sua resposta. Sim, Durkheim, pode ser considerado um evolucionista. Durkheim considerava que todas as sociedades haviam evoludo a partir da horda, a forma social mais simples, igualitria, reduzida a um nico segmento onde os indivduos se assemelhavam aos tomos, isto , se apresentavam justapostos e iguais. 12- O que solidariedade mecnica e solidariedade orgnica? Solidariedade mecnica, para Durkheim, era aquela que predominava nas sociedades pr-capitalistas, onde os indivduos se identificavam por meio da famlia, da religio, da tradio e dos costumes,

permanecendo em geral independentes e autnomos em relao diviso do trabalho social. A conscincia coletiva exerce aqui todo seu poder de coero sobre os indivduos. Solidariedade orgnica aquela tpica das sociedades capitalistas, onde, pela acelerada diviso do trabalho social, os indivduos se tornavam interdependentes. Essa interdependncia garante a unio social, em lugar dos costumes, das tradies ou das relaes sociais estreitas. Nas sociedades capitalistas, a conscincia coletiva se afrouxa. Assim, ao mesmo tempo que os indivduos so mutuamente dependentes, cada qual se especializa numa atividade e tende a desenvolver maior autonomia pessoal. 13- Por que Durkheim se distingue dos outros positivistas? Durkheim se distingue dos demais positivistas porque suas idiasultrapassaram a reflexo filosfica e chegaram a constituir um todoorganizado e sistemtico de pressupostos tericos e metodolgicos sobre a sociedade. 14- Defendendo a imparcialidade e a objetividade da cincia, Durkheim afirma: O sentimento objeto da cincia, no critrio de verdade cientfica. (p.31) Para Durkheim, a verdadeira cincia deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista? Por qu? No. A verdadeira cincia no deve-se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista. Porque os sentimentos pessoais nada tm de cientfico e podem distorcer a realidade dos fatos.

Potrebbero piacerti anche