Sei sulla pagina 1di 12

SERVIO SOCIAL EM HOSPITAL- ESCOLA: UM ESPAO DIFERENCIADO DE AO PROFISSIONAL

Maria Lcia Martinelli1

RESUMO O artigo trata da relao histrica do Servio Social com a rea da sade, evidenciando que a mesma constitutiva de sua identidade profissional. Por outro lado, partindo da anlise da

concepo de profisso e de sade situa a dimenso interdiciplinar dessa rea e a sua natureza marcadamente interventiva. Os desafios para a construo de prticas efetivamente interdiciplinares, pautadas em projetos coletivos, so explicitados na finalizao do artigo, em suas relaes com as diferentes formas sociais de aparecer da profisso. PALAVRAS-CHAVE: Servio Social; Sade; Processo histrico; Interdisciplinaridade.

bastante intensa a relao do Servio Social com a rea da sade. Mais do que intensa, tal relao , na verdade, histrica, sendo mesmo constitutiva de sua identidade profissional. Um breve olhar para o momento do nascedouro da profisso, nos Estados Unidos, no final do sculo XIX em sua transio para o sculo XX, vai nos permitir ver a combativa pioneira e criadora do Servio Social, Mary Richmond (1861-1928), buscando formas e estratgias para bem realizar essa nova atividade profissional, por ela concebida como uma operao essencial para a reintegrao social do ser humano (RICHMOND, 1950, cap 1). A influncia de Florence Nightingale (1820-1910), a fundadora da enfermagem moderna, foi to marcante nesse perodo que Richmond muitas vezes a ela se referiu como uma pioneira do Trabalho Social. Valendo-se da estratgia operacional por ela concebida no campo da enfermagem, das visitadoras de sade (health visitors), Richmond vai trazer para o Servio Social a visita domiciliar como possibilidade de

Doutora em Servio Social. Professora do Programa de Ps-Graduao em Servio Social da PUC So Paulo.

realizao da prtica profissional. Desenvolvendo e ampliando a proposta de Nightingale, situa o relacionamento como a base de todo o processo, preparando os assistentes sociais, atravs dos Cursos que oferecia, para serem competentes visitadores domiciliares (home visitors). Foi esse trabalho desenvolvido pelos visitadores domiciliares que deu visibilidade inicialmente ao Servio Social nos Estados Unidos, havendo registros histricos de sua presena nas equipes de sade antes mesmo de finalizar a dcada de 1880 (RICHMOND, 1950, cap. 1). Em Nova Iorque, desde o incio do sculo XX, os assistentes sociais vinham trabalhando com as equipes de sade no tratamento e profilaxia da tuberculose. Foi, porm, em 1905, que o Dr. Richard Cabot criou o primeiro Servio Social Mdico de que se tem notcia, inserindo-o na estrutura organizacional do Hospital Geral de Massachussets. Reconhecendo na ao do Servio Social valioso instrumento tanto para o diagnstico quanto para o tratamento mdicosocial dos pacientes ambulatoriais ou internados, o Dr. Cabot considerou-o indispensvel nas equipes de sade. Sua tese ganhou muitos adeptos e, vrios hospitais, iniciando-se pelo de Boston, passaram a demandar a presena daquele profissional. O trinmio higiene, educao e sade, que caracterizara o Servio Social nas suas origens, deixou marcas bastante profundas em sua identidade e no modelo clssico de Servio Social, no qual, segundo as palavras da prpria Richmond (1950, cap. 1), o relacionamento a alma do processo. No Brasil, a expresso desse trinmio, bem como a forte vinculao entre o Servio Social e a rea da sade, so muito presentes na histria da profisso. Embora a primeira Escola de Servio Social tenha sido criada somente em 1936, na cidade de So Paulo, j no incio dessa dcada vamos encontrar assistentes sociais

realizando atividades profissionais na rea, amparados pela incipiente legislao disponvel, emanada da Carta Constitucional de 19342. Foi bastante rdua, porm igualmente intensa e produtiva, a larga trajetria percorrida pelos assistentes sociais na rea da sade, construindo passo a passo a sua identidade na relao com os demais profissionais que atuam nesse campo. No segundo ps-guerra, por volta dos anos 40, quando comea a implantar-se no pas um novo modelo de sade, no qual o hospital passa a ser o centro de referncia da prtica mdica, o assistente social j era considerado um profissional indispensvel na equipe. Ilustrao clssica dessa afirmativa o prprio Hospital das Clnicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo, criado em 1945, que desde a sua origem contou sempre com a participao de assistentes sociais nos seus quadros. Na verdade, nesses hospitais de alta tecnologia, onde se desenvolvem aes de ensino, pesquisa e prtica mdica, o mdico no pode trabalhar s, nem sem equipamentos. Suas aes demandam crescentemente a ativa participao de outros profissionais, da prpria rea da sade e das, assim chamadas, profisses sociais que se incorporam de modo cada vez mais intrnseco ao processo de trabalho, construindo identidades forjadas desde o incio sob a perspectiva mdico-social. Sabemos que as profisses que trabalham com a realidade humano-social so configuraes eminentemente dinmicas que se transformam ao se transformarem as condies em que se deu o seu engendramento histrico. Sua identidade, nesta perspectiva, um permanente movimento de construo/reconstruo crtica, pois as prticas profissionais por elas realizadas devem pulsar com o tempo e com o movimento.

Para detalhamento de estudos relativos a esse importante momento histrico e legislao pertinente, veja-se Martinelli (2001, cap. III).

Ao Servio Social, como profisso participante da diviso social do trabalho e como forma de especializao do trabalho coletivo, este um desafio que se coloca cotidianamente, no s pela abrangncia de seu campo de trabalho como tambm pelo carter multifactico das questes que incidem em sua rea de ao. Perguntar pela identidade uma verdadeira exigncia para todo Assistente Social que tem um compromisso tico-poltico com seu exerccio profissional e com todos os que dele partilham. Na rea da sade, onde h mltiplos saberes em ao, mltiplas identidades em interao, esta pergunta se transforma num verdadeiro imperativo tico, pois o que est em jogo a construo de projetos coletivos, onde o valor humano, a qualidade de vida e a dignidade da morte, no caso dos pacientes criticamente enfermos, sejam alicerces fundantes e objetivos comuns para toda a equipe de trabalho. Como as identidades so permanentemente histricas, instituintes, verdadeiras portas de vai-e-vem, que nunca esto inteiramente abertas, nem inteiramente fechadas (SANTOS, 1996), plasmando-se no complexo jogo de foras sociais, torna-se indispensvel ao Assistente Social, bem como a todo profissional eticamente orientado, estar sintonizado com seu tempo, procurando desvendar a lgica que preside a realidade social e institucional. Por outro lado, no campo da sade, uma rea multidisciplinar e estratgica por sua prpria natureza e que coloca de forma imediata a perspectiva da interveno3, os posicionamentos profissionais do Servio Social e o seu processo de trabalho precisam ser muito geis e concretos. Na verdade, os Assistentes Sociais, assim como os demais profissionais da equipe so cada vez mais demandados a assumir-se como trabalhadores coletivos da sade. O lugar do Servio Social na rea da sade , portanto, um lugar
3

Sobre a concepo de profisso na rea da sade, ver a contribuio de Minayo (1996), em Desafio do conhecimento, especialmente na Introduo e Cap. I.

multidisciplinar, plural, um lugar de aes cooperativas e complementares, de prticas interdisciplinares. Desde os anos 30 at os nossos dias, incio de um novo sculo, de um enigmtico novo milnio, o Servio Social vem marcando de modo ativo e combativo a sua presena na sociedade brasileira como um todo e no campo da sade, em particular. Como categoria profissional organizada, podemos dizer que os Assistentes Sociais participaram das lutas mais gerais em defesa da concepo de seguridade social pblica, democrtica e de cobertura universal, inserindo-se a a sade como um direito bsico de cidadania, o que foi consagrado pela Constituio de 1988. A partir do lugar social em que atuam, e do patamar da poltica de sade em que se encontram, os Assistentes Sociais tm um reconhecido e legitimado protagonismo na luta pela garantia desse direito, trabalhando articuladamente com a populao usuria na perspectiva de construir novas subjetividades, comportamentos polticos novos. Sabemos que no se trata de empreendimento de fcil realizao, pois a populao que recorre aos servios pblicos de sade, no geral, est exposta a um conjunto amplo de problemas sociais, sendo cada vez mais tnues os limites entre excluso social e doena. Podemos at afirmar que o prprio processo de adoecer tem determinaes sociais, uma vez que h fatores scio-polticos, econmicos e culturais que pesam no engendramento das doenas4. A diversidade de demandas que se coloca para os profissionais da rea to ampla, que se torna imperioso reconhecer que o Servio Social contemporneo transita pelos meandros do pblico, do privado e do ntimo. As questes que nos so trazidas para enfrentamento esto relacionadas ao campo da intimidade, dos desejos, dos sentimentos, dos valores, com profundas implicaes macrossociais.
4

Sobre excluso social e processo de adoecer h uma ampla literatura a respeito. A ttulo meramente ilustrativo, recomenda-se ver Castel e Wanderley (1997) e Sawaya (1995).

H, sem dvida, um sofrimento psquico que acompanha o processo de adoecer e esse reconhecimento fundamental na relao que estabelecemos com os sujeitos, como o , na mesma medida, a luta pela garantia de seus direitos de cidadania. Esse permanente movimento entre direitos e proteo social bastante constitutivo da identidade do Servio Social, expressando-se nas diferentes formas sociais de aparecer da profisso, conforme se pode visualizar no quadro-sntese que segue:

Quando aproximamos a anlise para a realidade hospitalar e examinamos o quadro sob a tica do Servio Social em suas relaes com as demais reas, de imediato constatamos a intensidade de sua presena no cotidiano e na dinmica scioinstitucional. Se, num primeiro momento, somos levados a pensar que a rea dos cuidados a que nos mobiliza mais criticamente, expressando de modo tpico a nossa identidade no mbito do Servio Social Hospitalar, no podemos deixar de considerar, aps um olhar mais atento, o quanto essa rea crucial para os pacientes, seus familiares, para as

prprias equipes, para a Administrao do Hospital e, ainda, o quanto se inter-relaciona com as demais. A rigor, o que realizamos na rea dos cuidados guarda profunda relao com as polticas, com a gesto, com a produo de conhecimentos, enfim com o conjunto das reas. Portanto, no exagero afirmar que o Servio Social permeia a estrutura organizacional como um todo, participando da malha de interaes que se processa no contexto hospitalar. Contudo, pelas peculiaridades de que se reveste a sua ao interventiva no campo das relaes sociais, e pela prpria forma de ser de sua identidade, onde se articulam dimenses tico-polticas, terico-metodolgicas e tcnico-operativas, o Servio Social tem uma contribuio essencialmente importante na perspectiva da realizao de processos de trabalhos interdisciplinares que tenham por referncia os sujeitos sociais com os quais atuamos. Para tanto, um dos primeiros requisitos desenvolver a capacidade de visualizar a profisso como teia a ser tecida juntamente com os fios que a ligam s outras profisses, investindo permanentemente na construo de nexos interdisciplinares. Olhares mltiplos para a realidade devem interagir durante todo o tempo, tendo sempre presente o compromisso coletivo com os resultados. A interdisciplinaridade, nesse sentido, um processo de aes, decises e relaes socializadas com os membros da equipe. A capacidade de desenvolver relaes de mutualidade, ou seja, de igualdade na diferena, de unidade na diversidade e de partilhar responsabilidades verdadeiro imperativo tico e terico-metodolgico do trabalho interdisciplinar. A tica no trato das informaes, sua circulao no mbito das equipes e a restituio ao sujeito, com o necessrio apoio tcnico-cientfico e como expresso de

direito de cidadania, tambm pilar importante na construo do trabalho interdisciplinar. Na verdade, todos estes requisitos, entre si articulados e em permanente interao, ancoram-se na premissa bsica para o Servio Social e fundamental para o trabalhador coletivo da sade, que a centralidade do humano, expressa no reconhecimento da sade como um direito bsico de cidadania. Uma considerao final a ser feita refere-se rea da produo de conhecimento, ensino e pesquisa, formas sociais de aparecer da profisso fundamentalmente importantes para a consolidao de sua identidade. No caso dos hospitais-escola, onde ensino, pesquisa e prestao de servios mdico-hospitalares comunidade devem se articular dinamicamente, esta rea adquire especial relevo, ao mesmo tempo em que implica mltiplos e crescentes desafios. Apenas para pensarmos na magnitude de tais desafios, lembremo-nos que os hospitais-escola que integram o sistema pblico de sade so, no geral, hospitais de grande porte, destinados ao atendimento de pacientes de alta complexidade e muito freqentemente convivendo com altos nveis de excluso social. Porm, at mesmo por um imperativo tico, precisamos nos exercitar cada vez mais no enfrentamento dos desafios, tendo presente que tambm parte constitutiva da identidade do hospital-escola, a prtica da pesquisa e a formao de profissionais tanto na rea mdica como na rea social. Se, para os Assistentes Sociais, em sentido geral, a pesquisa indispensvel para alimentar propostas inovadoras de prtica, para quem trabalha em um hospital-escola ela efetivamente indispensvel, at mesmo no sentido de garantir ao profissional um debate qualificado com seus pares.

Um processo de trabalho bem realizado, uma prtica profissional crtica, competente capaz de produzir comportamentos polticos novos; para tanto, preciso que o prprio Assistente Social tenha investido em sua formao continuada, tratando de ser um sujeito poltico novo5. No haver, no futuro, Assistentes Sociais competentes se no oferecermos hoje condies adequadas de estgio supervisionado para estudantes do Servio Social. O estgio , por excelncia, o locus de aprendizagem do trabalho profissional. A atividade de estgio trabalho e no mero treinamento, assim o afirma Joazeiro6, e concordamos plenamente, pois ao situar o estgio como treinamento, como aprendizado repetitivo e vazio, roubamos subjetividade do estagirio, praticamente o expulsamos do cenrio como sujeito, visualizando-o como algum que est sendo treinado para fazer algo. O estgio um espao muito mais rico do que isto e o estagirio um sujeito poltico, pleno de potencialidades. Com ele, tanto aprendemos quanto ensinamos. Finalmente, com relao produo do conhecimento, prtica da pesquisa, sempre importante enfatizar que a rea da sade, por suas caractersticas e por sua natureza interdisciplinar por excelncia, rene condies muito favorveis realizao da pesquisa, seja pela via quantitativa, seja pela qualitativa ou, melhor ainda, pela articulao de ambas. A pesquisa no campo dos significados atribudos pelo sujeito ao processo sade/doena, morte/vida, incluso/excluso tambm uma fecunda possibilidade nesta rea, como o igualmente a pesquisa sobre recursos comunitrios a serem mobilizados para fortalecer processos de incluso. Talvez, assim como Drummond, tenhamos que afirmar, com muita convico,

5 6

Sobre a concepo de sujeitos polticos novos, ver a importante contribuio de Chau e Sader (1988). Sobre a concepo de estgio como trabalho, ver a instigante e original contribuio de Joazeiro (2002), em sua dissertao de mestrado apresentada Faculdade de Educao da UNICAMP.

Tenho apenas duas mos e o sentimento do mundo(ANDRADE, 1963). Que este sentimento do mundo nos faa avanar cada vez mais coletivamente, na prtica da pesquisa e na consolidao do direito sade como condio bsica de cidadania.

ABSTRACT This article deals with the historical relationship of Social Work with the health area, establishing that this relationship is part of the Social Work identity. The analysis of the Social Work and health process has an interdisciplinary connection, which is strongly interactive. The challenge to build effective interdisciplinary practices, supported by collective projects, is explained at the end of the paper. The paper also shows how the Social Work profession interact in different situations.

KEYWORDS: Social Work; Health; Historical process; Interdisciplinary.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS

ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia potica. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1963. BELFIORE-WANDERLEY, Maringela. et al. (Org.). Desigualdade e a questo social. So Paulo: Educ, 1997. CHAU, Marilena; SADER, Eder. Quando novos personagens entraram em cena: experincias e lutas dos trabalhadores da Grande So Paulo - 1970-1980. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. JOAZEIRO, Edna Maria Goulart. Formao no trabalho do estgio supervisionado em Servio Social na sade pblica: desafios. 2002. 164 f. Dissertao (Mestrado) Faculdade de Educao, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. MARTINELLI, Maria Lucia et al. (Org.). O uno e o mltiplo nas relaes entre as reas do saber. So Paulo: Cortez, 1995. 172 p.

10

______. Servio Social: identidade e alienao. 7. ed. So Paulo: Cortez, 2001. 165 p. MINAYO, Maria Ceclia. (Org.). O desafio do conhecimento. 4. ed. So Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 1996. 269 p. RICHMOND, Mary E. Diagnstico social. Traduo: Jos Alberto de Faria. Lisboa: Instituto Superior de Higiene Dr. Ricardo Jorge, 1950. 455 p. SANTOS, Boaventura Souza. Pela mo de Alice: o social e o poltico na psmodernidade. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1996. SAWAYA, Bader B. Dimenso tico-afetiva do adoecer da classe trabalhadora. In: MANSUR, Silvia T.; SAWAYA, Bader B. (Org.). Novas veredas da Psicologia Social. So Paulo: Brasiliense, 1995.

11

12

Potrebbero piacerti anche