Sei sulla pagina 1di 10

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DA JUSTIA FEDERAL CRIMINAL DA CIRCUNSCRIO DE GUANAMBI SEO JUDICIRIA DA BAHIA.

Ref. Processo n. 2008.33.09.000380-4

EDSON DOS ANJOS SILVA, brasileiro, divorciado, vereador, portador da cdula de identidade RG n. 4.668.405 e inscrito no CPF/MF sob o n. 253.148.405-10, residente e domiciliado na Fazenda Quebra Cangalha, Zona Rural, cidade de Mucug, Estado Bahia, CEP 46750-000, por intermdio de seu advogado e bastante procurador (procurao j anexada), com escritrio profissional sito Rua Direito do Comrcio, n 26, Centro, Mucug, Bahia, onde recebe notificaes e intimaes, vem mui respeitosamente, no processo-crime proposto pelo MINISTRIO PBLICO FEDERAL, em face de suposto crimes prescritos nos artigos 171, 3, c/c artigo 299, todos do Cdigo Penal Brasileiro, presena de Vossa Excelncia apresentar

ALEGAES FINAIS, - MEMORIAIS, pelos motivos de fato e de


direito a seguir aduzidos.

1 PRELIMINAR EXTINO DA PUNIBILIDADE PELA PRESCRIO

Considerao

merece

ser

feita

sobre

EXTINO

DA

PUNIBILIDADE, PELA PRESCRIO. O suposto crime teve inicio em data de

10 de fevereiro de 1995, conforme oficio enviado pelo INSS de fls. 64 e 65. do processo, onde foi realizado o primeiro saque aps a morte da senhora Ana Lina Ernesta da Silva, sendo a denncia oferecida em data de 07 de maro de 2008. O fato ilcito capitulado na denncia tem como pena recluso 1 (um) a 5 (cinco) anos com aumento de 1/3 da pena, que seria no mximo 7 (sete) anos de pena. Ocorrido o crime, nasce para o Estado a pretenso de punir o autor do fato criminoso. Essa pretenso deve, no entanto, ser exercida dentro de determinado lapso temporal, que varia de acordo com a figura criminosa composta pelo legislador e segundo o critrio do mximo cominado em abstrato para a pena privativa de liberdade. A prescrio da pretenso punitiva trata-se de matria de ordem pblica e, com tal, deve ser declarada de ofcio pelo Juiz ou Tribunal. Possvel , nos termos do Artigo 61 do Cdigo de Processo Penal, reconhecer a prescrio em qualquer fase do processo. Portanto, nada impede possa o Magistrado pronunciar-se, atravs de declarao, antes mesmo da sentena, sobre a causa extintiva da punibilidade, soluo ademais, mais simples, rpida, e que nenhum prejuzo traz s partes. Pois, vejamos artigo 107, IV do CP:

Artigo 107 Extingue-se a punibilidade: ... IV pela prescrio, decadncia ou perempo; ... (grifo e negrito nosso)

Vale ressaltar ainda o artigo 109, III do CP:

Artigo 109 A prescrio, antes de transitar em julgado a sentena final, salvo o disposto nos 1 e 2 do artigo 110 deste Cdigo, regula-se pelo mximo da pena privativa de liberdade cominada ao crime, verificando-se: ... III em 12 (doze) anos, se o mximo da pena superior a 4 (quatro) anos e no excede a 8 (oito); ...

(grifo e negrito nosso)

Vejamos ainda V. Exa. que o inicio da prescrio antes de transitar em julgado a sentena final comea a correr do dia em que se consumou o crime. como diz o artigo 111, I do CP.

Artigo 111 A prescrio, antes de transitar em julgado a sentena final, comea a correr: ... I do dia em que o crime se consumou; ... (grifo e negrito nosso)

Se o mximo da pena inferior a 8 (oito) anos ocorre a prescrio em 12 (doze) anos (art. 109, inciso III, do Cdigo Penal). Em se tratando do delito do artigo 299 do CP, praticado pelo suposto ru define o artigo 119, que:

Artigo 119 No caso de concurso de crimes, a extino da punibilidade incidir sob a pena de cada um, isoladamente. (grifo e negrito nosso)

Sendo assim, o mximo da pena tambm inferior 8 (oito) anos. E devido a sumula 17 do STJ que diz: Sumula 17 do STJ - Quando o falso se exaure ao

estelionato, sem mais potencialidade lesiva, por este absolvido. (grifo e negrito nosso)

Dessa mesma forma devemos rever a jurisprudncia abaixo: Tribunal de Justia de Minas Gerais - TJMG. ESTELIONATO FALSIDADE IDEOLGICA PRESCRIO ILEGITIMIDADE DE PARTE - ABSORO DO CRIME-MEIO PELO CRIME-

FIM. A pena concreta de dois anos prescreve em quatro anos, transcorrido este tempo entre o recebimento da denncia e data do fato, extingue para o Estado o direito de punir o agente. Qualquer pessoa do povo pode noticiar autoridade policial a ocorrncia de um crime que se procede mediante ao penal pblica incondicionada, para que esta inicie, se julgar conveniente, as investigaes. A falsidade ideolgica, quando perpetrada como meio para a prtica do estelionato, deve por este ser absorvida. APELAO CRIMINAL N 1.0499.06.500003-0/001 - COMARCA DE PERDES APELANTE(S): CARLOS AUGUSTO DE REZENDE - APELADO(A)(S): MINISTRIO PBLICO ESTADO MINAS GERAIS - RELATORA: EXM. SR. DES. JANE SILVA

Segundo o artigo 107, inciso IV, do Cdigo Penal, extingue-se a punibilidade pela prescrio. Em razo do exposto, requer digne-se Vossa Excelncia, e espera o denunciado seja acatada a preliminar, declarada a extino da punibilidade pela prescrio, com o arquivamento do processo, encerrandose sem julgamento do mrito.

2 PRELIMINAR EXCEO DE INCOMPETNCIA DO JUZO

Vem arguir a EXCEO DE INCOMPETNCIA DO JUZO , com fundamento no artigo 109, I, 1. da nossa Carta Magna e artigo 95, inciso II, do CPP, pelos fundamentos que se seguem:

Vejamos artigo 95, inciso II, do CPP:

Artigo 95. Podero ser opostas as excees de: II incompetncia de juzo; (grifo e negrito nosso)

Conforme dita o art. 109, inciso I, 1. da Constituio Federal:

Artigo 109. Aos Juzes Federais compete processar e julgar:

I As causas em que a Unio, entidade Autrquica ou Empresa Pblica Federal forem interessadas na condio de autoras, rs, assistentes ou oponentes, exceto as de falncia, as de acidentes de trabalho e as sujeitas Justia Eleitoral e a Justia do Trabalho; 1. As causas em que a Unio for autora sero aforadas na seo Judiciria onde tiver domicilio a outra parte. (grifo e negrito nosso)

O suposto ru est sendo processado como incurso nas penas dos artigos 171, 3, c/c 299 do CP, na Justia Federal criminal da Circunscrio de Guanambi Seo Judiciria da Bahia, onde o certo seria na Justia Federal criminal da Circunscrio de Irec Seo Judiciria da Bahia, pois vejamos que reside e domicilia na Cidade e Comarca de Mucug Bahia, conforme Carteira Identificao (doc. anexo). Assim, tendo residncia e domicilio na cidade e Comarca de Mucug Bahia, mister reconhecer que o rgo da Justia Federal que exerce competncia sobre a aquela cidade a Justia Federal de Irec Bahia, sendo competente para o processo e julgamento do feito principal.

DOS FATOS

Pelo que se infere nos autos, no h provas robustas que incriminem o acusado de ser responsvel pelos recolhimentos mensais aos cofres do Instituto Nacional do Seguro Social INSS. Nos autos, as provas produzidas pela acusao, a fim de dar amparo legal ao suposto ato delituoso praticado pelo acusado, no foram eficazes de produzir os efeitos desejados sua acusao, visto que as provas documentais produzidas no inqurito policial e instrues processuais trazem dvidas quanto prtica do crime pelo acusado como adiante ser demonstrado e provado. Na realidade o que ocorreu durante os anos de 1995 a 1997 foi que realmente existiram saques, conforme demonstra o balancete do INSS na folha 65 do processo. Mas, por outro lado, segundo se prova os mesmos documentos de fls. 64/65 do Inqurito Policial, os saques foram realizados

sem que possa provar o autor. Uma vez que o suposto ru logo aps o bito entregou os documentos a filha da senhora Ana Lina Ernesta da Silva de prenome Nelsa, conforme fls. 206, na qual as testemunhas em depoimento confirmam de fls. 197 e 199. Em todo o processo aparece como prova contra o denunciado da autoria dos saques apenas por suposio do denunciante sem que nenhum documento comprove os fatos. O denunciante que alega morar ha 32 anos na localidade, mostra grande fragilidade nas suas afirmaes em que diz no reconhecer seus vizinhos e no aponta nomes de pessoas que possam servir de prova do suposto crime. Vejamos o que diz o denunciante em seu termo de depoimento nas fls.205:

que pelo que se fala o acusado recebeu o ltimo beneficio no mesmo dia que houve o registro do bito, que a falecida tem uma filha; que a mesma nunca fez qualquer comentrio quanto ao fato descrito na exordial; que em razo de comentrios que circulou pela cidade resolveu verificar se os mesmo eram verdadeiros; que primeiramente se dirigiu ao Cartrio de Abara e verificou que consta a data do bito como o ano de 1997; que consta ainda na certido que quem o declarante do bito foi o acusado; que se dirigiu ao Hospital Augusta Medrado pedindo o relatrio da paciente, tendo ento verificado que o bito se deu de fato no ano de 1995; que foi informado pelos servidores do Cartrio de Abara que os mesmo haviam se dirigido ao correio local e haviam verificado o saque pelo acusado do beneficio da falecida ainda naquele dia; que no sabe dizer qual servidor do Cartrio de Abara se dirigiu ao correio daquela localidade para obter tal informao; (...). Todo depoimento recheado de informaes sem

comprovaes, de boatos sem donos reais para que se possa responsabilizar o suposto ru. Deixando clara a m f, desse que podemos considerar que de denunciante passa a ser CALUNIOSO. Nas respostas dadas ao advogado de defesa, o denunciante afirma que nunca viu o acusado sacar dinheiro, seja no correio ou mediante carto.

Temos que o denunciante afirma que: que foi informado pelos servidores do Cartrio de Abara que os mesmo haviam se dirigido ao correio local e haviam verificado o saque pelo acusado do beneficio da falecida ainda naquele dia . Mas na fls. 43 o INSS afirma que os saques foram feitos por carto magntico. Sendo os saques realizados por carto magntico no era possvel em 1995 que esses saques fossem realizados no correio como alega o denunciante. Os bancos postais no Brasil s surgiram em 2002, quando a Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos (ETC), em parceria com a instituio financeira privada BRADESCO, comeou a oferecer diversos servios bancrios, como conta corrente, recebimento de pagamentos de ttulos e convnios, cartes de crdito e pagamento de salrios e benefcios do INSS. claro que o denunciante se aproveitando de um ato de bondade do Ru que a pedido da famlia se dirigiu ao Cartrio de Abara para informar o bito da senhora Ana Lina Ernesta da Silva, sem que esse possa imaginar cometer um delito, e no h tambm responsabilidade do Ru se os funcionrios do Cartrio cometeram o erro de colocar a data do pedido como data do bito. E sabemos V. Exa. que costume nos Cartrios de Registros Pblicos, principalmente no Interior, cometer erros grosseiros como este que aconteceu, e se aproveitando desse erro o denunciador incrimina o ru caluniosamente, como estelionatrio. No apresentam pessoas que possam provar o crime, pois toda denuncia no passa de picuinhas polticas, em que o adversrio do Ru, ora denunciante, por medo de no se eleger ou para de alguma forma obter vantagem no processo eleitoral em curso, denuncia em agosto de 2004 durante a campanha eleitoral para prefeito e vereadores. Destarte diferente do que faz questo de afirmar em seu depoimento o candidato Bismar da Silva Chagas mostra sua ira, raiva, contra o candidato Edson dos Anjos Silva, ambos buscando se eleger vereadores. Ainda no depoimento da nica testemunha de acusao relata que realmente so realmente adversrios polticos na mesma regio, fls. 205.

Em relao ao inqurito policial, ao processo, no foi eficaz para incriminar acusado com relao ao registro do bito e nem pelos saques que foram realizados sem o que o INSS pudesse identificar o sacador. Deixou de realizar percia junto ao Banco do Brasil de Abara, nica instituio financeira daquela cidade, a fim de tentar identificar o sacador como sugerido pelo INSS na folha 64. Caberia no IPL apurar de forma cabal se o acusado agiu de forma DOLOSA ou no, pois o art. 95, d, da Lei 8.212/90 somente se caracteriza pelo dolo, este deixando de existir, extinta fica a punibilidade do agente. Tambm no IPL no ficou provado que os saques foram realizados pelo acusado cuja atitude crucial para responsabiliz-lo. Assim o suposto ru de boa f sempre serviu senhora Ana Lina Enersta da Silva quando ainda viva, pois era ele que realizava o favor de retirar o beneficio previdencirio, pois comum em Zonas Rurais de cidades do Interior onde o meio de locomoo precrio. O suposto ru realizava os mesmos favores para outros beneficirios do INSS, pois o mesmo fazia transporte coletivo em seu veiculo particular. Sendo difcil para os idosos o deslocamento da Zona Rural a sede do municpio por se tratar de estradas ruins, lugares perigosos, assim era de praxe os idosos solicitar do suposto ru favor de retirar o beneficio.

DO DIREITO

Da Falta da materialidade do Crime

O bem da verdade, a prova coligida no caminhar da instruo no segura e to pouco convincente, em apontar o ru, como o autor do crime.

Ora, inexistindo certeza quanto a autoria do fato delituoso, impossvel parir-se um veredicto condenatrio, como postulado de forma equivocada, pelo ilustre integrante do parquet, em suas consideraes finais. Nesse norte a jurisprudncia clara em exigir, para operar-se um juzo condenatrio da arena penal, da existncia de certeza sobre a autoria e a culpabilidade. "Insuficiente para embasar decreto condenatrio simples

probabilidade de autoria de delito, eis que se trata de mera etapa da verdade, no constitutiva, por si s, de certeza" (Ap. 42.309, TACrimSP, Rel. GOULART SOBRINHO) "O Direito Penal no opera com conjecturas ou probabilidades. Sem certeza total e plena da autoria e da culpabilidade, no pode o Juiz criminal proferir condenao" (Ap. 162.055. TACrimSP, Rel. GOULART SOBRINHO) O IPL ao deixar de realizar a percia junto ao banco para apurar a identificao do sacador, e o motivo do erro junto ao Cartrio de Abara para verificar a existncia do dolo na data do bito, deixou de apurar a materialidade do crime, conseqentemente extinta est a punibilidade do acusado por falta de provas, uma vez que o nus da prova incumbe a quem alega, art. 156 do Cdigo de Processo Penal. Nos autos, data venia e nem na fase do inqurito policial, os documentos solicitados ao INSS provou que o acusado realizou os saques. Portanto, Excelncia se no h provas robustas no processo que incriminem o acusado do fato delituoso, inegvel pela sua inocncia, conseqentemente, pela sua absolvio. Verifica-se possuir o acusado bons antecedentes criminais, por nunca ter respondido a qualquer processo criminal, o que lhe destaca a sua primariedade; assim sendo, goza ele de idoneidade moral perante a sociedade e este juzo.

DOS PEDIDOS ISTO POSTO REQUER

I Requer digne-se Vossa Excelncia, e espera o denunciado seja acatada a 1 preliminar, declarada a extino da punibilidade pela prescrio, com o arquivamento do processo, encerrando-se sem julgamento do mrito. II - Requer no caso de no ser acatada a 1 preliminar, que seja acatada a 2 preliminar por exceo de incompetncia deste Juzo, com a remessa do feito para a Justia Federal criminal da Circunscrio de Irec Seo Judiciria da Bahia, onde o processo dever ter seu regular prosseguimento, nos termos do art. 108, pargrafo primeiro, do CPP. III Requer que no mrito, seja determinada a absolvio do ru, no atinente ao delito de estelionato e falsidade ideolgica, ante a ausncia da prova da materialidade, por fora do artigo 386, II, IV e V do Cdigo de Processo Penal. Certo esteja a Preclara Magistrada, que em assim procedendo, estar, perfazendo, na gnese do verbo, a mais ldima e genuna JUSTIA!

Pede e espera deferimento.

Mucug/BA para Guanambi/BA, 27 de maio de 2012.

Bel. Eduardo Barbosa Ferreira OAB/SP n. 279.950

Potrebbero piacerti anche