Sei sulla pagina 1di 11

EXERCCIOS - TABELA PERIDICA - 2012

1- (CEUB) Examine atentamente o grfico que mostra a variao de determinada propriedade X com o nmero atmico Z.

A) A propriedade X uma propriedade peridica. B) O valor de X aumenta proporcionalmente com Z. C) X uma propriedade aperidica. D) Atravs da anlise do grfico nada se pode dizer quanto periodicidade de X.

_____________________________________________________________________
2- (CATANDUVA) Qual das partculas abaixo possui maior raio? + 2+ 2A) Cl B) K C) Ca D) S E) Ar

____________________________________________________________________
3- (UFTM) Dr. Spock, da srie de televiso Star Trek (Jornada nas Estrelas), apresentou aos tripulantes da nave interestelar Enterprise uma figura com parte da tabela peridica de elementos qumicos do planeta Vulcano com seus smbolos qumicos. Ele revelou tambm que esses elementos so ordenados nesta tabela de acordo com a mesma periodicidade que os elementos da Terra. By Em Jr Mc Sobre os elementos do planeta Vulcano so feitas as seguintes afirmaes: I. O potencial de ionizao do elemento Mc menor que o do elemento Em. II. O ction monovalente do elemento Em tem raio maior do que o do nion bivalente do elemento Mc. III. O elemento By tem raio atmico menor que o do elemento Jr. IV. A afinidade eletrnica do elemento Mc mais alta que a do elemento Jr. correto o que se afirma apenas em A) I e II. B) I e III. C) I, II e IV. D) II, III e IV. E) III e IV.

____________________________________________________________________
4- (UFU) A tabela peridica organiza os mais de 100 elementos conhecidos, fornecendo informaes acerca de suas propriedades. Relacione corretamente as propriedades abaixo com as famlias. o I- Combinam-se com poucos elementos, so encontrados no estado gasoso a 25 C e 1 atm, normalmente, na forma monoatmica. II- Fundem a baixas temperaturas e geram hidrognio quando em contato com gua. III- Elementos geralmente encontrados, na formao de sais na natureza, como nions.

(a) Metais alcalinos. (b) Metais de transio. (c) Halognios. (d) Gases nobres. A) I (d); II (a); III (c) B) I (c); II (a); III (b) C) I (b); II (d); III (a) D) I (d); II (b); III (c) E) I (b); II (a); III (c)

____________________________________________________________________
5- (UFSM) Sob o ponto de vista qumico, o solo se torna cido no somente pela oxidao da matria orgnica, mas tambm pela lavagem seletiva de ons pela gua. Sais formados pelos elementos dos grupos 1 e 2 da Tabela Peridica so mais solveis que os formados pelos elementos dos outros grupos. 2+ 2+ 3+ 3+ Sabe-se que um solo contendo ons Ca , Mg , Fe ,Al ser levemente alcalino. Se houver 2+ 2+ lavagem seletiva, haver, preferencialmente, remoo dos ons Ca e Mg , e o solo se tornar 3+ 3+ cido, porque os ons Fe e Al reagem com a gua, de acordo com as equaes: 3+ 2+ + Fe + H2O Fe (OH) + H 3+ 2+ + Al + H2O Al (OH) + H Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir. ( ) Os elementos Fe e Al so metais representativos. 3+ ( ) O on Fe tem 2 eltrons na camada de valncia. ( ) O elemento neutro Ca tem raio atmico maior que o elemento neutro Mg. ( ) O elemento Mg tem potencial de ionizao maior que o elemento Al. A seqncia correta A) V V F F B) V F V F C) F V F V D) F F V F E) V V F V

____________________________________________________________________
6- (FURG) Os ons A , B , C , D e E seus nmeros atmicos, 3+ 2+ 1+ 12A) C < A < E < B < D 211+ 2+ 3+ B) D < B < E < A < C 213+ 2+ 1+ C) D < B < C < A < E 121+ 2+ 3+ D) B < D < E < A < C 23+ 2+ 11+ E) D < C < A < B < E
2+ 13+ 21+

so isoeletrnicos. A ordem correta, em relao aos

____________________________________________________________________
7- (FUVEST) Em um bate-papo na Internet, cinco estudantes de qumica decidiram no revelar seus nomes, mas apenas as duas primeira letras, por meio de smbolos de elementos qumicos. Nas mensagens, descreveram algumas caractersticas desses elementos. - produzido, a partir da bauxita, por um processo que consome muita energia eltrica. Entretanto, parte do que produzido, aps utilizao, reciclado. - o principal constituinte do ao. Reage com gua e oxignio, formando um xido hidratado. - o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre. Na forma de xido, est presente na areia. empregado em componentes de computadores, . - Reage com gua, desprendendo hidrognio. Combina-se com cloro, formando o principal constituinte do sal de cozinha. . - Na forma de ction, compe o mrmore e a cal. Os nomes dos estudantes, na ordem em que esto apresentadas as mensagens, podem ser (A) Silvana, Carlos, Alberto, Nair. Fernando. (B) Alberto, Fernando, Silvana, Nair, Carlos. (C) Silvana, Carlos, Alberto, Fernando, Nair. (D) Nair, Alberto, Fernando, Silvana, Carlos, (E) Alberto, Fernando, Silvana, Carlos, Nair.

____________________________________________________________________
8- (UFSM) A muscovita, um tipo de mica, formada por silicato de potssio e alumnio, tendo a frmula K2O . 3 Al2O3 . 6 SiO2 . 2 H2O. Em relao aos elementos neutros Al, Si e K, assinale V

(verdadeira) ou F (falsa). ( ) Os trs elementos possuem a mesma camada de valncia. ( ) O raio atmico de K maior que o do Al, pois o nmero de camadas eletrnicas maior no K. ( ) O Si tem raio atmico maior que o Al, pois o Si tem mais eltrons. ( ) A densidade do Al maior que a densidade do Si. A sequncia correta A) F F V V B) V F F F C) F V F V D) V V V F E) F V V V

____________________________________________________________________
9- (PUCRS) Os metais so conhecidos pela sua maleabilidade e ductilidade, por serem bons condutores trmicos e eltricos e apresentarem brilho caracterstico. Propriedades mais especficas de alguns metais so descritas a seguir. O metal I lquido temperatura ambiente e dissolve diversos outros metais, formando amlgamas que apresentam larga aplicao. O metal II apresenta temperatura de fuso de 98C, mole e reage violentamente com a gua, liberando grande quantidade de energia. O metal III certamente o metal mais utilizado no mundo, sendo o principal constituinte das ligas metlicas conhecidas genericamente como ao. O metal IV tem bastante aplicao na indstria civil e de embalagens. Alm de pouco denso, tem a vantagem de ser coberto por uma fina camada de xido que dificulta a sua corroso pelo oxignio. Os metais, I, II, III e IV so, respectivamente, A) mercrio, ouro, cobre e titnio. B) csio, potssio, prata e alumnio. C) mercrio, sdio, ferro e alumnio. D) mercrio, sdio, cobre e estanho. E) glio, ouro, ferro e alumnio.

____________________________________________________________________
10- (UFRGS Escola Tcnica) Com relao s propriedades peridicas, considere as seguintes afirmaes. I Os elementos localizados direita e acima, na classificao peridica, so os que apresentam maiores raios atmicos. II Os metais dos grupos 1 e 2 possuem grande facilidade para doar eltrons e, consequentemente, apresentam elevados potenciais de ionizao. III Os halognios (grupo 17) so os elementos qumicos com maior eletroafinidade. IV Os no-metais, quando comparados aos metais, so elementos que apresentam menores raios atmicos e tendncia para formarem nions. Quais so as afirmaes corretas ? A) Apenas a I e a II B) Apenas a I, a II e a III C) Apenas a II, a III e a IV D) Apenas a II e a IV E) Apenas a III e a IV

____________________________________________________________________
11- (PUCRS) Os elementos que apresentam as caractersticas a seguir, I - Tm baixos pontos de ebulio. II - Formam nions. III - Em geral so muito eletronegativos. podem ser representados por A) H, Ca, Li, Ag. B) He, C, I, Pb. C) P, Ne, O, Se. D) N, Si, Ar, K. E) Br, S, Cl, F.

12- (PUCRS) Em geral, os fertilizantes usados na agricultura contm os elementos qumicos potssio, fsforo e nitrognio na forma de xidos ou sais. Em relao a esses elementos afirma-se que (A) so slidos nas condies normais de T e P. (B) possuem tendncia de compartilhar eltrons quando esto combinados. (C) esto localizados no mesmo perodo da tabela. (D) esto apresentados em ordem crescente de eletronegatividade. (E) so classificados, respectivamente, em metal, semimetal e no-metal.

____________________________________________________________________
13- (PUCRS) Na coluna da esquerda esto relacionados elementos qumicos que podem ou no estar relacionados s caractersticas apresentadas na coluna da direita. 1. brio a. tem elevada densidade. 2. alumnio b. tem elevada energia de ionizao. 3. enxofre c. pertence ao mesmo grupo do boro. 4. platina d. elemento de transio. e. elemento alcalino-terroso Existem associaes corretas somente em A) 1 - a; 2 - b; 3 - c; 4 - d. B) 1 - c; 2 - b; 3 - e; 4 - d. C) 1 - e; 2 - c; 3 - d; 4 - a. D) 1 - d; 2 - a; 3 - b; 4 - c. E) 1 - e; 2 - c; 3 - b; 4 - a.

____________________________________________________________________
14- (PUCRS) A caracterstica que pertence ao elemento qumico de maior eletronegatividade a da alternativa 0 A) est localizado no 2 perodo e no grupo dos metais alcalinos. B) pertence ao grupo 8 e utilizado como medicamento para combater a anemia. C) lantandio e possui 63 prtons, 63 eltrons e 89 nutrons. D) est localizado no grupo 14 e, na forma de xido, entra na composio qumica da areia. E) um importante halognio aplicado na preveno da crie dentria.

____________________________________________________________________
15- (PUCRS) Com base na classificao peridica dos elementos, pode-se afirmar que na famlia dos calcognios, com o aumento do nmero atmico, ocorre A) o aumento do potencial de ionizao. B) a diminuio do nmero de nveis de energia. C) o aumento da eletronegatividade. D) a diminuio do ponto de ebulio. E) o aumento da raio atmico.

____________________________________________________________________
16- (PUCRS) Considerando a Classificao Peridica dos elementos, correto afirmar que A) elementos de mesmo perodo possuem diferentes nveis de energia. B) os metais alcalinos possuem menores valores de potenciais de ionizao. C) a eletropositividade dos metais alcalino-terrosos aumenta com a diminuio do nmero atmico. D) os halognios apresentam baixos valores de eletronegatividade. E) os calcognios so todos classificados como no-metais.

____________________________________________________________________
17- (UERGS) Os metais so muito importantes para o metabolismo do corpo humano. O ferro, presente na hemoglobina, responsvel pelo transporte do oxignio no sangue; o cobalto entra na composio das vitaminas; o mangans, o molibdnio, o zinco e o cromo esto presentes na estrutura de enzimas que regulam o metabolismo do organismo. Os elementos qumicos acima citados podem ser classificados como A) metais de transio. B) metais alcalinos terrosos. C) metais alcalinos. D) calcognios. E) halognios.

____________________________________________________________________

18- (UERGS) Considere os seguintes elementos qumicos representados pelas letras A, B, C e D e as afirmaes feitas sobre eles: A: pertence ao 2 perodo e ao 15 grupo da tabela peridica. B: pertence ao 3 perodo e ao 1 grupo da tabela peridica. C: pertence ao 3 perodo e ao 13 grupo da tabela peridica. D: pertence ao 4 perodo e ao 1 grupo da tabela peridica. A alternativa que apresenta esses elementos em ordem crescente de raios atmicos A) A - B - C - D B) A - C - B - D C) D- C - B - A D) B - C - D - A E) C - A - B - D

____________________________________________________________________
19- (UPF) Assinale a alternativa incorreta em relao ao tamanho de tomos ou ons: + A) 11Na > 11Na B) 12Mg > 13Al > 32S -2 C) 8O < 9F 2+ + D) 20Ca < 19K E) 17Cl < 17Cl

____________________________________________________________________
20- (UPF) Analise os seguintes itens: I metal que reveste o ctodo das lmpadas de iluminao de rua; II metal presente nas latas de conserva; III poluente presente na gasolina de alta octanagem; IV gs presente nos luminosos de lojas. Os elementos qumicos relacionados com cada um desses itens so, respectivamente: A) Mg , Fe , As , O2 B) Hg , Pb , Co , H2 C) Ni , Sb , Po , N2 D) K , Al , U , Ag E) Na , Sn , Pb , Ne

____________________________________________________________________
21- (UPF) Considere as seguintes aplicaes: I utilizado como combustvel em reatores nucleares; II utilizado em ligas metlicas como lato; III utilizado em tratamento de gua; IV utilizado em medicamentos e antisspticos; Os elementos qumicos que correspondem a essas aplicaes, na ordem em que elas vm relacionadas, so: A) Fr , Al , Na , Pb B) U , Zn , Cl2 , I2 C) Pu , Pt , Br2 , N2 D) V , Au , O2 , As E) Re , Eu , F2 , B

_____________________________________________________________________
22- De todos os materiais reciclveis os metais so, sem dvida, um dos mais vantajosos e lucrativos, pois, podem ser reciclados diversas vezes sem perder suas propriedades. Os metais reciclveis podem ser divididos em dois grupos: Metais ferrosos e metais no ferrosos. Os metais no ferrosos, no entanto, so mais rentveis e sua reciclagem mais destacada. A grande estrela dos metais no ferrosos o alumnio (Al: Z = 13). Sobre o texto e temas relativos, assinale a alternativa incorreta. A) Os metais constituem a maioria dos elementos qumicos. B) O alumnio um elemento qumico que se localiza na famlia 13. C) Encontraremos o alumnio no 3 perodo da classificao peridica. D) Podemos afirmar que o alumnio um elemento que possui 3 eltrons na sua camada mais energtica. E) Outros metais no ferrosos so: cobre e chumbo, que tambm so metais representativos da tabela peridica.

_____________________________________________________________________ 5

23- (UFRGS) Uma das caractersticas dos gases nobres : A) apresentarem sempre 8 eltrons na ltima camada. B) no serem passveis de liquefao. C) reagem com metais nobres, como a prata e o ouro. D) serem elementos artificiais. E) possuem baixa reatividade qumica.

___________________________________________________________________
24- Considere as seguintes proposies a seguir: I Para elementos da coluna 1, os potencias de ionizao aumentam de baixo para cima. II Os elementos de potenciais de ionizao mais elevados so da coluna 17. III Para os elementos de uma mesma coluna, o raio atmico cresce com o aumento do nmero de camadas. IV O ction de metal alcalino tem mesma configurao eletrnica que o gs nobre do mesmo perodo. V Na coluna 16, a medida que aumenta o nmero atmico dos elementos, a eletronegatividade diminui. So proposies corretas: A) I, II e V B) I, III e IV C) I, III e V D) II, III e V E) III, IV e V

_____________________________________________________________________
25- Observe a tabela peridica esquematizada abaixo:
E D A B C

Sobre os elementos representados pelas letras A, B, C, D e E incorreto afirmar que: A) o elemento A possui raio atmico maior que o elemento B. B) o elemento C um ametal menos eletronegativo que o elemento D. C) o elemento B possui energia de ionizao menor que o elemento E. D) o elemento D possui menor raio atmico que o elemento C. E) o elemento E por ter menor raio atmico perde eltrons mais facilmente que o elemento C.

_____________________________________________________________________
26- A maioria dos alimentos que o ser humano precisa ingerir para sua sobrevivncia pertence a trs grupos de compostos orgnicos, conhecidos como carboidratos, gorduras e protenas. Esses alimentos tambm devem conter substncias que possuam elementos qumicos como potssio, magnsio, fsforo, iodo, clcio e ferro. Sobre os elementos citados no texto, assinale a alternativa incorreta. A) Apenas um dos elementos corresponde a um metal de transio. B) O potssio o elemento que mais facilmente ceder um eltron. C) Magnsio e clcio so metais alcalinos-terrosos. D) O clcio tem maior energia de ionizao que o magnsio. E) Apenas dois deles no so metais.

_____________________________________________________________________
27- Para responder a questo abaixo, julgue os itens. Os metais so substncias que apresentam elevada condutividade eltrica, brilho metlico, ductibilidade (capacidade de ser estirado em fios), maleabilidade (capacidade de ser rogado em folhas finas) e geralmente elevado ponto de fuso. O cristal metlico envolvido por uma nuvem eletrnica deslocalizada (eltrons livres) que responsvel por essas propriedades fsicas. Esse modelo de cristal metlico relaciona- se com as afirmativas: I. Os tomos do metal esto fracamente ligados com o(s) seu(s) eltron(s) de valncia. II. A energia de ionizao elevada. III. As propriedades qumicas dos metais esto tambm relacionadas com a baixa eletronegatividade. Est correto o que se afirma em:

A) apenas I. B) apenas II. C) apenas III. D) apenas I e III. E) apenas II e III.

_____________________________________________________________________
28- Um dos fatores que favorecem a solubilidade de um metal em outro a semelhana de suas redes cristalinas. No entanto preciso, tambm, que os seus tomos no sejam muito diferentes quanto a: - raio atmico; - eletronegatividade; - valncia. Os metais alcalinos e o ferro, que apresentam redes cristalinas semelhantes, no formam ligas por causa das grandes diferenas quanto a essas propriedades. Considerando-se as propriedades peridicas do ferro e dos metais alcalinos, incorreto afirmar que: A) a eletronegatividade do tomo de ferro maior que a do tomo de sdio. B) o nmero de oxidao mais comum dos metais alcalinos +1. C) o raio atmico do ferro maior que o do potssio. D) o raio atmico do ferro menor que o do rubdio. E) a eletropositividade do ferro menor que a do potssio.

_____________________________________________________________________
29- Alguns minerais encontrados nos alimentos, quando absorvidos pelo organismo, so utilizados em diversas funes essenciais para seu funcionamento. So denominados macronutrientes aqueles elementos essenciais que devem ser consumidos em quantidades na ordem de 100 mg por dia. Dentre os macronutrientes esto quatro elementos pertencentes ao mesmo perodo da tabela peridica. No quadro so apresentadas algumas propriedades desses elementos, designados por I, II, III e IV.

Os elementos I, II, III e IV so, respectivamente: A) Mg, Cl, Na e P. B) P, Mg, Na e Cl. C) Cl, P, Mg e Na. D) Na, Mg, P e Cl. E) P, Na, Cl e Mg.

_____________________________________________________________________
30- (UFF) Analisando-se a classificao peridica dos elementos qumicos, pode-se afirmar que: A) O raio atmico do nitrognio maior que o do fsforo. B) A afinidade eletrnica do cloro menor que a do fsforo. C) O raio atmico do sdio menor que o do magnsio. D) A energia de ionizao do alumnio maior que a do enxofre. E) A energia de ionizao do sdio maior que a do potssio.

____________________________________________________________________
31- Entre os pares de elementos, o par que rene elementos com propriedades qumicas mais semelhantes A) Na e K B) Cl e Ar C) Ca e Cu D) F e Ba E) H e I

_____________________________________________________________________ 7

32- Considere as seguintes afirmativas sobre propriedades peridicas: +2 I A energia de ionizao do Mg maior que a do Ne. II A eletronegatividade do B maior que a do Al. III O tomo de ferro metlico tem maior raio que o tomo de nquel metlico. IV O brio perde eltrons com maior facilidade que o clcio. Esto corretas? A) I, II e IV B) I e III C) II, III e IV D) II e III E) I, II, III e IV

____________________________________________________________________
33- O grfico abaixo mostra a variao do potencial de ionizao (eixo das ordenadas) em funo do nmero atmico (eixo das abscissas). Considerando que a escala no eixo das abscissas no comea necessariamente de zero, os nmeros atmicos dos elementos A, B e C s podem ser, respectivamente:

A) A = 1; B = 9; C = 10. B) A = 11; B = 18; C = 19. C) A = 10; B = 19; C = 20. D) A = 12; B = 17; C = 18. E) A = 2; B = 10; C = 11.

_____________________________________________________________________
34- (UFRGS) Comparando-se tomos neutros de Na, K, F e CI possvel afirmar-se que A) o raio atmico do potssio menor do que o do cloro. B) o potssio menos eletropositivo do que o sdio. C) flor e potssio so os mais eletronegativos. D) o sdio e o cloro apresentam raios atmicos iguais. E) o potencial de ionizao do flor maior do que o do cloro.

_____________________________________________________________________
35- (PUCRS) Responder a esta questo a partir da anlise das seguintes afirmativas. + I. Um tomo A e seu ction A possuem o mesmo raio. II. Um tomo X possui raio maior do que o do seu nion X . III. O tomo de oxignio apresenta potencial de ionizao maior do que o do tomo de enxofre. + 2IV. O on Li apresenta raio menor que o on O . Esto corretas as afirmativas apresentadas na alternativa A) I e II B) I e III C) II e III D) II e IV E) III e IV

_____________________________________________________________________
36- (UFRGS) Considerando-se elementos do 3 perodo da classificao peridica correto afirmar que a energia de ionizao apresentada pelo metal alcalino

A) maior que a do halognio. B) menor que a do calcognio. C) maior que a do metal alcalino terroso. D) igual dos demais elementos do perodo. E) maior que a do gs nobre.

_____________________________________________________________________
37- (PUCRS) Responder a esta questo a partir da tabela a seguir que apresenta os raios atmicos e inicos de alguns elementos genricos
ELEMENTO

GENRICO RAIO ATMICO (A) INICO (A)

I 1,57 0,95

II 0,66 1,40

III 1,06 1,74

IV 2,03 1,33

O exame da tabela mostra que, nesses casos, formam nions os elementos genricos A) I e II B) I e III C) I e IV D) II e III E) III e IV

_____________________________________________________________________
38- Considere as seguintes caractersticas: - tem baixa eletronegatividade; - ao perder eltrons, torna-se isoeletrnico do argnio; - seu raio inico menor que seu raio atmico. Essas caractersticas podem pertencer ao elemento qumico A) sdio. B) cloro. C) enxofre. D) clcio.

E) magnsio.

____________________________________________________________________
39- Observe as configuraes eletrnicas dos ons dos elementos representados por X, Y e Z. ONS CONFIGURAO ELETRNICA 2 X K=2 L=8 M=8 Y K=2 L=8 M=18 N=8 +2 Z K=2 L=8 M=8 Considerando os raios atmicos e/ou inicos, assinale a alternativa que apresenta a proposio correta: +2 +2 A) X > Z B) Y < Y C) Z < X D) Z < Z E) Z < Y

_____________________________________________________________________
40- (PUCRS) Pelo exame das afirmativas I O calcognio de menor volume atmico o polnio. II O metal alcalino-terroso de menor eletropositividade o rdio. III O elemento do quarto perodo de maior potencial de ionizao o criptnio. IV O metal alcalino menos eletronegativo o frncio. conclui-se que esto de acordo com a Classificao Peridica dos Elementos as afirmativas da alternativa A) I e II B) I e III C) II e III D) II e IV E) III e IV

_____________________________________________________________________
41- (UFSM) Comparando-se a afinidade eletrnica do cloro e do bromo, pode-se afirmar que ela A) maior para o cloro, pois ele possui menor nmero de camadas eletrnicas. B) maior para o bromo, porque ele possui menor raio atmico. C) igual, pois eles no pertencem ao mesmo perodo. D) menor para o cloro, pois ele tem tendncia a formar ons negativos. E) igual, pois eles pertencem ao mesmo grupo. _____________________________________________________________________ 42- (UFRGS) Uma dada espcie qumica que apresenta distribuio eletrnica K=2e L=8e M=8e pode ser um A) tomo neutro de um metal alcalino do terceiro perodo. B) ction derivado de metal alcalino do quarto perodo. C) nion derivado de halognio do quarto perodo. D) nion derivado de calcognio do segundo perodo.

E) tomo neutro de gs nobre do quarto perodo. _____________________________________________________________________ 43- (UFSM) O ouro, um dos primeiros elementos descobertos pelo homem, foi usado por alguns povos na antiguidade como material para escrever. Analise as afirmativas em relao ao elemento ouro. I- Tem raio atmico maior que o raio dos elementos Cu e Ag, por possuir mais camadas eletrnicas. II- Encontra-se no 5 perodo da tabela peridica. III- Tem caractersticas metlicas. Est(o) correta(s) A) apenas I. B) apenas II. C) apenas III. D) apenas I e III. E) apenas II e III. _____________________________________________________________________ 44- (UFSM) A argila, da qual foram feitos os potes, tem como constituinte principal o silicato de alumnio hidratado. Em relao aos elementos alumnio e silcio, analise as seguintes afirmativas: I. Ambos so classificados como elementos representativos. II. O alumnio possui 3 eltrons na camada de valncia. III. O raio atmico do silcio maior que o do alumnio, pois o silcio possui mais eltrons na camada de valncia que o alumnio. Est(o) correta(s) A) I apenas. B) II apenas. C) III apenas. D) I e II apenas. E) II e III apenas. _____________________________________________________________________ 45- (UFSM) Analise os elementos presentes nos constituintes do sal de cozinha, NaCl e K I, e coloque verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa. ( ) Os quatro elementos qumicos so classificados como representativos. ( ) No estado elementar, o raio atmico do Cl maior que o raio atmico do Na. ( ) Os elementos Na e K so metlicos. ( ) Os elementos Na e Cl tm o mesmo nmero de eltrons na ltima camada. A sequncia correta A) V - V - V - F. B) V - V - F - F. C) V - F - V - F. D) F - V - F - V. E) F - F - F - V. _____________________________________________________________________ 46- (UFSM) Zinco, selnio, ferro e fsforo so sais minerais que participam de inmeras trocas eltricas e mantm o crebro acordado e ativo. Esto presentes em sementes e gros, razes e folhas verde-escuras. Em relao ao elemento selnio, analise as afirmativas: I - Possui 6 eltrons na camada de valncia. II - Devido sua afinidade eletrnica alta, recebe, usualmente, dois eltrons e forma um nion divalente. III - classificado como um metal. Est(o) correta(s) A) apenas I. B) apenas II. C) apenas III. D) apenas I e II. E) apenas II e III. _____________________________________________________________________ 47- (UFSM) Em relao aos elementos oxignio, fsforo e selnio, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmativas.

10

( ) O raio atmico do oxignio menor que o do selnio, pois o primeiro tem menor nmero de camadas eletrnicas. ( ) O oxignio perde eltrons com mais facilidade que o selnio. ( ) O oxignio mais eletronegativo que o fsforo. A sequncia correta A) F - V - F. B) V - F - V. C) F - F - V. D) V - F - F. E) V - V - F. _____________________________________________________________________ 48- (UFSM) A lmpada de sdio, utilizada nas cidades, emite luz amarela, produzida pela excitao dos eltrons nos tomos de sdio. Em relao ao elemento neutro sdio, analise as afirmativas: I- Pertence ao terceiro perodo da tabela peridica. II- Tende a receber um eltron e a se tornar um ction. III- Apresenta potencial de ionizao baixo. Est(o) correta(s) A) apenas II. B) apenas III. C) apenas I e II. D) apenas I e III. E) I, II e III.

_____________________________________________________________________
1-A 13-E 25-E 37-D 2-D 14-E 26-D 38-D 3-E 15-E 27-D 39-D 4-A 16-B 28-C 40-E 5-D 17-A 29-A 41-A 6-B 18-B 30-E 42-B 7-B 19-C 31-A 43-D 8-C 20-E 32-E 44-D 9-C 21-B 33-B 45-C 10-E 22-E 34-E 46-D 11-E 23-E 35-E 47-B 12-D 24-C 36-B 48-D

_____________________________________________________________________

11

Potrebbero piacerti anche