Sei sulla pagina 1di 32

ESTRADAS E AEROPORTOS

Prof. Vincius C. Patrizzi

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO


1.

INTRODUO:

Caractersticas geomtricas inadequadas so causas de acidentes, baixa

eficincia e obsolescncia precoce da estrada, devendo portanto os elementos do projeto geomtrico ser escolhidos de forma que a estrada possa atender aos objetivos para o qual foi projetada, isto , segurana, conforto e eficincia. Para isso, o projeto geomtrico deve ser elaborado em funo das leis do movimento, do comportamento dos motoristas, das caractersticas de operao dos veculos e do trfego. No Brasil as caractersticas tcnicas a ser adotada nas estradas de rodagem so estabelecidas pela PORTARIA n 19, de 10 de janeiro de 1.949.

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO


2. VELOCIDADES:
O tempo de viagem um fator muito importante na escolha de um determinado meio de transporte por um usurio. Assim, importante que a estrada d condies para que os usurios possam desenvolver, de forma segura, velocidades compatveis com suas expectativas. A velocidade de um veculo apresenta em determinado trecho, depende do motorista, do veculo e da estrada. MOTORISTA:

Capacidade ou habilildade; Vontade; Estado psicolgico.

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO

VECULO: Tipo; Peso; Potncia do motor; Estado de conservao; Combustvel.

ESTRADA: Caractersticas Geomtricas (rampa, raio das curvas, visibilidade, superelevao, etc.; Estado da superfcie de rolamento; Volume e composio do trfego; Condies climticas; Velocidade mxima legal; Policiamento.

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO

VELOCIDADE DE PROJETO (Vp):

a velocidade mxima que um veculo pode manter, num trecho de estrada, em condies normais, com segurana; A escolha vir de uma anlise cuidadosa entre a possibilidade de obterse uma estrada de um melhor padro ou de uma estrada de menor custo, dependendo da topografia.

Velocidade de projeto nica para toda rodovia, porm, somente quando houver grandes variaes nas condies topogrficas da regio atravessada ou grandes alteraes nas caractersticas do trfego esperado justificvel o uso de velocidades diferentes para diversos trechos.

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO

VELOCIDADE MDIA DE PERCURSO (Vm):

a mdia de velocidades para todo o trfego ou parte dele, obtida pelas somas das distncias percorridas dividida pelo tempo de percurso; Melhores caractersticas geomtricas e maior segurana encorajam os motoristas a andar em maiores velocidades tornando a Vo uma funo da Vp.

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO


3. DISTNCIA DE VISIBILIDADE:
a distncia necessria para que um motorista, ao avistar um obstculo no seu percurso, possa desviar ou parar; A segurana da estrada est diretamente relacionada s condies de visibilidade que ela oferece; Cuidados especiais devem ser tomados nos acessos estrada, de forma que todos os veculos que vo entrar nas correntes de trfego possam ser vistos distncia suficiente; Os valores mnimos serem respeitados so: Distncia de frenagem; Distncia de ultrapassagem.

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO


A.

DISTNCIA DE VISIBILIDADE DE FRENAGEM (Df):

a distncia mnima para que um veculo, que percorre a estrada, na velocidade de projeto, possa parar, com segurana, antes de atingir um obstculo em sua trajetria;

Tempo de percepo = o espao de tempo entre o instante em que o motorista percebe um obstculo a sua frente e o instante em que decide iniciar a frenagem. Este tempo depende de: distncia at o objeto, habilidade tica do motorista, forma e cor do obstculo, condies de visibilidade e especialmente ateno do motorista.

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO


Tempo de reao = o intervalo de tempo entre o instante em que o motorista decide frenar e o instante em que efetivamente inicia a frenagem.

A escolha de um valor para adotar no projeto deve levar em considerao a necessidade de adotar-se um valor seguro, e A observao de que o tempo de reao dos motoristas depende do seu nvel de ateno.

Tp = 1,5 s

Tr = 1 s

Tp + Tr = 2,5 s

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO


I.

Mtodo da A.A.S.H.T.O.
Americon Association of State Highway and Transportation Officials. Atravs desse mtodo podemos calcular a distncia de frenagem, que ser a soma de duas parcelas. A primeira D1 relativa distncia percorrida pelo veculo durante o tempo de percepo e reao. A segunda D2 referente distncia percorrida durante a frenagem.

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO

D1 = V x Tr D1 = 0,7 x V

Experincias realizadas mostram que a distncia percorrida pelo veculo durante a frenagem D2 no pode ser determinada como o espao percorrido num movimento uniformemente desacelerado, porque a desacelerao do veculo no uniforme. A ao do freio do veculo no constante, diminuindo aps certo tempo de frenagem e, alm disso, a presso de frenagem exercida pelo motorista comea de forma suave e tende a aumentar a medida que o veculo aproxima-se do obstculo. O valor de D2 para um trecho em nvel, pode ser obtido pela equao:

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO

Onde temos:

Coeficinte de atrito longitudinal (fl):


Medidas feitas do coeficiente de atrito longitudinal fl, mostram que no o mesmo para todas as velocidades, ele diminui a medida que a velocidade aumenta. Alm disso este coeficiente tambm varia com o tipo, presso e condies dos pneus do veculo, tipo e estado da superfcie do pavimento, e especialmente se o pavimento est seco ou molhado.

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO


Medies feitas na pista experimental da AASHTO para pista seca e pista molhada constataram a variao nos valores do coeficiente de atrito longitudinal.

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO


Alguns projetistas levam em considerao que, em condies chuvosas, a velocidade efetiva do veculo reduzida para um valor mdio inferior velocidade diretriz.

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO


Efeito das rampas sobre a distncia de frenagem:

Nos trechos em rampa a componente do peso do veculo, na direo da rampa, ajuda o veculo nas subidas e dificulta nas decidas. Chamando-se de i a inclinao da rampa e adotando a convenso:

Assim, nos trechos em rampa, a distncia de frenagem calculada pela seguinte equao:

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO


II. Mtodo do D.N.E.R.

Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. As normas para o projeto de estradas de rodagem, estabelecem que a distncia de frenagem deve ser calculada como a distncia mnima necessria para que dois veculos que percorram a mesma faixa de trfego em sentidos opostos, possam evitar o choque, recorrendo aos freios.

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO

A norma recomenda o uso da equao:

Considerando f = 0,40; g = 9,8 m/s; v (m/s) = V (km/h)/3,6, encontra-se um expresso que utilizada nas intersees, semforos e trechos de pista dupla:

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO


Para maior segurana, o DNER utiliza a distncia dupla de visibilidade de parada em estradas de uma s pista:

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO


B.

DISTNCIA DE VISIBILIDADE PARA ULTRAPASSAGEM (Du):

Nas estradas de pistas com dois sentidos de trfego, necessrio um grande nmero de trechos, com visibilidade suficiente, para que os veculos mais rpidos possam ultrapassar os mais lentos. Para o uso no projeto, define-se como distncia de visibilidade de ultrapassagem Du, a distncia necessria para que um veculo possa executar a manobra de ultrapassagem de um outro veculo, com segurana. A definio de um valor mnimo para a Du, tem como objetivo estabelecer uma condio mnima de visibilidade a ser respeitada em alguns trechos da estrada. Grandes trechos, maiores de 2 Km, sem visibilidade mnima para a ultrapassagem reduzem a capacidade de trfego da estrada e afetam a segurana do trfego.

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO


I.

Mtodo da A.A.S.H.T.O.

Para a determinao de um valor adequado de Du, necessrio adotar algumas hipteses sobre o comportamento dos motoristas e veculos nas manobras de ultrapassagem, que so:
O veculo 2 a ser ultrapassado trafega a uma velocidade constante V2. O veculo 1 que vai ultrapassar reduz sua velocidade para V2 e acompanha o veculo a ser ultrapassado, at visualizar o espao suficiente para executar a ultrapassagem. Quando aparece um espao suficiente, o motorista gasta um certo tempo de reao e inicia a acelerao do seu veculo para ultrapassagem. O veculo 1 que ultrapassa, executa a manobra pela faixa de trfego de sentido oposto. Ele acelera seu veculo durante o tempo de ocupao da faixa esquerda obtendo uma velocidade mdia 16 Km/h mais alta que a velocidade V2 do veculo ultrapassado. Quando o veculo 1 termina a manobra, voltando a sua faixa de trfego haver um espao de segurana d3 entre ele e o veculo 3 que vem no sentido contrrio.

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO


Baseando-se nessas hipteses, calcula-se a distncia de visibilidade de ultrapassagem com a seguinte expresso:

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO


II. Mtodo do D.N.I.T.
a)

Para o caso de uma estrada de uma s pista (2 faixas de trfego):

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO


b)

Para o caso de uma estrada com 2 pistas:

Recomendaes das Normas para Estradas de classe especial: Projetar a cada 3 Km trechos de ultrapassagem; Para a determinao da distncia dupla de visibilidade de parada, considerar a velocidade maior do que a de projeto:

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO


c)

Para o caso de estrada em declive:

ELEMENTOS BSICOS PARA O PROJETO

Tempo de percepo e reao = 2,5 s (AASHTO)

EXERCCIOS
Considerando uma estrada com o pavimento seco, num trecho em nvel, onde um veculo se desloca com uma velocidade de 110 Km/h. Calcular a distncia de frenagem necessria para este veculo conseguir parar com segurana, no caso do surgimento de um obstculo na sua trajetria. Utilizar o mtodo da AASHTO e a equao recomendada pela norma do DNER. 2. Considere o exerccio anterior, com o mesmo trecho, agora em rampa ascendente de 3%. Calcule a Df pelo mtodo da AASHTO. 3. Calcular a distncia de visibilidade para ultrapassagem para um veculo que possui uma velocidade mdia de ultrapassagem de 80 km/h. com um tempo de manobra inicial t1 = 4,21s, uma acelerao mdia de 0,91 km/h.s, o tempo em que o veculo ocupa a faixa oposta t2 = 10,5 s e a distncia de segurana de 69,30m. ENTREGA: PRXIMA AULA. (25/02/2013).
1.

Potrebbero piacerti anche