Sei sulla pagina 1di 2

Como entender e interpretar histogramas Parte I

Como diz o dito popular h males que vem para o bem, depois que confirmei o meu problema com cores (daltonismo) procuro alter nativas para contorna-lo A primeira atitude foi ir ao oftalmologista, depoois de alguns exames ele me receitou uma lente que ameniza a distoro causada por esse mal. J mandei fazer, mas ela chegar em quinze dias. Como no sei se a lente resolver o problema 100% comecei a estudar formas para melhorar a qualidade das minhas fotos, j que no posso confiar totalmente no que vejo.

Uma das solues que achei atravs dos histogramas que tentam representar a imagem em um grfico. Toda imagem digital formada por pixels. Para as imagens geradas em 8 bits (24 bit) RGB cada pixel da foto pode ser classificado dentro de um range que vai de 0 (100% preto) at 255 (100% branco) e o cinza mdio est no valor 127 desse range. Como todo o grfico, ele formado por dois eixos o X que representa o range de tons (esquerda 0 e direita 255, como na imagem) e o Y a quantidade de pixels em cada um das cores do range tonal.

Todas as cores e seus tons em RGB so formados pela combinao de vermelho, verde e azul. A cor de cada pixel em uma imagem em RGB formada por um valor tonal (0-255) assignado para cada canal de cor vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue) para cada pixel. Ou seja, cada pixel tem um valor tonal para cada canal ( R, G e B). Por exemplo, para termos amarelo puro ele seria representado por R255+G255+B0, branco R255+G255+B255, preto R0+G0+B0 Cada cor tem a sua combinao especifica como pode ser visto na roda de cores.

O histograma de cada imagem conta uma historia diferente. Isso quer dizer que, infelizmente, no existe um padro onde possamos encaixar todas as imagens. O que deve ser definido antes mesmo de tirar a foto para que ela vai servir e/ou o que o fotografo quer representar. Isso muito importante para se fazer a correta interpretao do histograma, pois certos histogramas tero uma concentrao maior de pixels em um determinado lado da imagem sem que isso signifique que ela estejam expostas de forma incorreta. Como podem ver n as imagens abaixo. Uma imagem high key (muitas reas claras) sempre ter mais pixels do meio para a direita do grfico, assim como uma imagem low key (muitas reas escuras) ter um grfico com maior concentrao de p ixels do meio para a esquerda e caso o histograma da imagem seja alterado visando deixar a imagem com um histograma mais concentrado no centro deixar ela com uma exposio inadequada.

A maioria das cmeras digitais trabalham melhor com imagens low key, pois elas previnem que qualquer regio da imagem tenha brilho suficiente para se tornar branco puro

, independente de quo escuro o resto da imagem possa resultar. Cenas com high key, por outro lado, normalmente resultam em imagens significativam ente sub-expostas. Mas mais fcil lidar com regies sub-expostas do que com as super-expostas (apesar disso comprometer a qualidade da foto devido ao aumento do rudo). Caso isso ocorra os detalhes no podem ser recuperados nas regies super expostas a ponto de ser branco puro. Isso o que normalmente chamado de imagen estourada ou cortada.

Entender os histogramas ajudar o fotografo a tomar decises mais acertadas para os ajustes nas suas imagens digitais. A habilidade de interpretar histogramas e a chave para conseguir uma correta exposio das suas imagens, principalmente no momento em que a foto clicada.

Na maioria das cmeras digitais possvel ver na hora o histograma de cada imagem. Isso muito til, pois o LCD das cmeras muito pequeno e dependendo do ngulo que se olha a imagem existe muitas alteraes de cores.

Fontes e imagens:

http://www.sphoto.com/techinfo/histograms/histograms.htm http://www.cambridgeincolour.com/tutoriais/histogramas1.htm

Potrebbero piacerti anche