Sei sulla pagina 1di 10

Senai

Segurana do trabalho

Danillo Barbosa

Barra do Garas MT, maio de 2013

Senai

Segurana do trabalho

Trabalho apresentado pelo aluno Danillo Barbosa Ao curso de Tcnico e segurana do trabalho da Empresa Senai, sob a orientao do Professor Eleandro Barros

Barra do Garas MT ,maio de 2013

Evoluo da segurana do trabalho

O que segurana do trabalho? Segurana do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que so adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenas ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. A segurana do trabalho definida por quais normas e leis? No Brasil a Legislao de Segurana do Trabalho compe-se de Normas Regulamentadoras, Normas Regulamentadoras Rurais, outras leis complementares, como portarias e decretos e tambm as convenes Internacionais da Organizao Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil. O que foi e onde surgiu a lei de sade e moral dos aprendizes? Surgiu na Inglaterra e foi primeira lei aprovada em 1802, de proteo aos trabalhadores, que estabeleceu o limite de 12 horas de trabalho dirio, proibia o trabalho noturno, obrigava os empregados a lavar as paredes das fbricas duas vezes por ano, e tornava obrigatria a ventilao das fbricas. Porm essas medidas foram ineficazes no que diz respeito reduo no nmero de acidentes de trabalho. Como surgiu a legislao para proteo do trabalhador? Em 1831, instalou-se uma comisso para analisar a situao dos trabalhadores, onde se concluiu um relatrio descrevendo que homens e mulheres, meninos e meninas, encontravam-se doentes, deformados, abandonados, uma mostra da crueldade do homem para com o homem. O impacto desse relatrio sobre a opinio pblica foi to grande que surgiu, em 1833, a primeira legislao eficiente para a proteo do trabalhador, o Factory Act. O Factory Act, era aplicada em todas as fbricas txteis, onde se usa sse fora hidrulica ou a vapor, para o funcionamento das mquinas. Proibia o trabalho noturno aos menores de dezoito anos, restringiu o horrio de trabalho para 12 horas dirias e 96 horas por semana; obrigatoriedade de escolas nas fbricas para os menores de 13 anos, a idade mnima de trabalho passou a ser 9 anos e tornou-se obrigatria a presena de um mdico nas fbricas. Surge ento, o mdico de fbrica com objetivo de submeter os menores trabalhadores a exame mdico pr-admissional e peridico, e preveni-los tanto s doenas ocupacionais quanto s no ocupacionais.

Quando aconteceu o primeiro ato governamental visando segurana no trabalho? Nos Estados Unidos da Amrica, onde a industrializao desenvolveu-se mais tarde, surge no estado de Massachusets, o primeiro ato governamental visando a segurana e preveno de acidentes na indstria. Trata-se da lei emitida em 11 de Maio de 1877, a qual exigia a utilizao de protetores sobre correias de transmisso, guardas sobre eixos e engrenagens expostos e que proibia a limpeza de mquinas em movimento; obrigava tambm, um nmero suficiente de sadas de emergncia, para que, em caso de algum sinistro, ambientes de trabalho fossem evacuados rapidamente. Obviamente, essas medidas no solucionaram, apenas amenizaram alguns dos problemas a que os trabalhadores eram submetidos. J no sculo atual, ao entrar a Revoluo Industrial Norte Americano em nova fase, tornou-se necessrio programas mais eficazes, no que se refere preveno de acidentes e proteo de patrimnio. Os empregados passam a se mostrar mais interessados, pois, h o aparecimento da legislao sobre indenizaes em casos de acidentes de trabalho. Na Amrica Latina a preocupao com os acidentes e com a segurana do trabalho foi relevante a partir de qual poca? Na Amrica Latina, a preocupao com acidentes e com a segurana do trabalho surgiu junto com o desenvolvimento da industrializao, que se iniciou apenas no sculo XX. No ano de 1935, foi fundado em New York (E.UA.), o "Conselho Inter-Americano de Seguridad", que dedica suas atividades preveno de acidentes na Amrica Latina. Em 1950, atravs de Comisso conjunta, da O.I.T. (Organizao Internacional do Trabalho) e da OMS (Organizao Mundial da Sade), foram estabelecidos os objetivos da sade ocupacional. Que medidas relacionadas com a sade do trabalhador precisaram ser estabelecidas? Em 1954, atravs de estudos e pesquisas, um grupo de dez peritos da sia, Amrica do Norte e do Sul, e da Europa, reuniu-se em Genebra chegando concluso de que as condies de trabalho variam de pas para pas, e que mesmo dentro de um mesmo pas, encontram-se tais variaes. Medidas relacionadas sade do trabalhador deveriam estabelecer princpios bsicos. Esta concluso foi de extrema importncia para elaborao de normas e instalao de servios mdicos em locais de trabalho. Foi recomendado por esta comisso, que as normas estabelecidas nessa reunio, fossem adotadas pela OIT. Ficou estabelecido na 43 Conferncia Internacional do Trabalho recomendao nmero 112, a qual foi dada o seguinte ttulo: Recomendao para os servios de sade ocupacional, 1959 onde a OIT definiu o servio de sade ocupacional como sendo um servio mdico instalado em um estabelecimento de trabalho, ou em suas proximidades, que tem como objetivos:

1 - Proteger os Trabalhadores contra qualquer risco sua sade, que possa decorrer do seu trabalho ou das condies em que este realizado; 2 - Contribuir para o ajustamento fsico e mental do trabalhador, obtido especialmente pela adaptao do trabalho aos trabalhadores, e pela colocao do trabalho aos trabalhadores, e pela colocao destes em atividades profissionais; 3 - Contribuir para o estabelecimento e a manuteno do mais alto grau possvel de bem-estar fsico e mental dos trabalhadores. No Brasil, a primeira lei contra acidentes de trabalho surgiu quando? No Brasil, a primeira lei contra acidentes surgiu em 1919, e impunha regulamentos prevencionistas ao setor ferrovirio, j que, nessa poca, empreendimentos industriais de vulto eram praticamente inexistentes. O ano de 1934 constitui-se num marco em nossa histria, pois surge a nossa lei trabalhista, que instituiu uma regulamentao bastante ampla, no que se refere preveno de acidentes. No setor privado, em 1941 fundada a ABPA (Associao Brasileira para Preveno de Acidentes), por um grupo de pioneiros, sob patrocnio de algumas empresas. Em 1972, integrando o Plano de Valorizao do Trabalhador, o governo federal baixou a portaria n 3237, que torna obrigatria alm dos servios mdicos, os servios de higiene e segurana em todas as empresas onde trabalham 100 ou mais pessoas. Nos dias de hoje, leva-se em considerao no s o nmero de empregados da empresa, mas tambm o grau de risco da mesma. O Brasil adequa-se aos objetivos internacionais, e procura dar aos seus trabalhadores a devida proteo a que eles tm direito. Ainda nos anos 70, surge a figura do Engenheiro de Segurana do Trabalho nas empresas, devido exigncia de lei governamental, objetivando reduzir o numero de acidentes. Porm, este profissional atuou mais como um fiscal dentro da empresa, e sua viso com relao aos acidentes de trabalho era apenas corretiva. Qual a realidade brasileira quanto ocorrncia dos acidentes de trabalho e conseqentemente quanto segurana deste trabalho? A verdade que nos ltimos vinte anos, ocorreram no Brasil mais de 25 milhes de acidentes de trabalho, com um milho de seqelas permanentes e 86 mil bitos. Isto mostra que as tentativas passadas, atravs de leis, decretos, normas e procedimentos relacionados sade e segurana do trabalhador, ainda no alcanaram os seus objetivos. Porm, o empregador, nos ltimos anos, passou a preocupar-se mais com a segurana, devido aos custos diretos e indiretos que um acidente pode representar para sua empresa. Esta viso vem se desenvolvendo de forma gradativa e tende a se expandir com os novos conceitos que esto surgindo, relacionando a segurana com a qualidade e a produtividade.

Terminologia da segurana do trabalho


Agentes Biolgicos Seres vivos de dimenses muito pequenas (microrganismos) com grande capacidade de reproduo e capazes de provocar no ser humano infeces, alergias e intoxicaes. Agentes Fsicos Factores ambientais presentes no ambiente de trabalho tais como, rudo, vibraes, radiaes ionizantes e no ionizantes, iluminao e ambiente trmico susceptveis de causar danos na sade e segurana do trabalhador. Agentes ou Contaminantes Qumicos Substncias orgnicas ou inorgnicas, naturais ou sintticas que durante o seu fabrico, manuseamento, transporte e armazenamento integram-se no ar ambiente sob a forma de poeiras, fibras, fumos, gases, vapores, nevoeiros e/ou aerossis, com efeitos txicos, corrosivos, irritantes ou asfixiantes, em quantidades susceptveis de provocar danos na sade (doenas profissionais) dos trabalhadores a eles expostos. Avaliao do Risco Identificao e estimativa quantitativa ou qualitativa do risco para a sade e segurana dos trabalhadores. Doena Profissional Alterao da sade do trabalhador como consequncia da exposio a agentes nocivos, de forma habitual e contnua, no local e tempo de trabalho. Dano Leso corporal, perturbao funcional ou doena resultante, directa ou indirectamente de acidente de trabalho que provoque reduo na capacidade de trabalho, de ganho ou a morte do trabalhador. Emergncia Manifestao de acontecimentos inesperados, tais como, incndios, exploses, acidentes de trabalho graves, derrames, libertao de substncias txicas, catstrofes naturais, ameaas terroristas Equipamento de Proteco Individual (EPI) Equipamentos de uso individual destinados a proteger o trabalhador dos riscos que possam afectar a sua segurana e sade. Ergonomia Cincia que estuda e projecta os locais e postos de trabalho de modo a adaptar o trabalho ao homem permitindo a conjugao da melhoria do nvel de sade, segurana, conforto e produtividade.

Caractersticas de doenas do trabalho profissional

Definio: As doenas profissionais decorrem da exposio a agentes fsicos, qumicos e biolgicos que agridem o organismo humano. Essa simples conceituao permite imaginar a freqncia e a gravidade que devem revestir as doenas profissionais. Todo trabalhador que sofrer uma intoxicao, afeco ou infeco causado por estes agentes foi acometido por uma doena profissional (Sobrinho, 1995). Exemplos de doenas profissionais a) Dort (Distrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). O conjunto de doenas que atingem os msculos, tendes e nervos superiores e que tm relao com as exigncias das tarefas, dos ambientes fsicos e da organizao do trabalho, chamado de LER. So inflamaes provocadas por atividades de trabalho que exigem movimentos manuais repetitivos durante longo tempo. As funes mais atingidas tm sido os datilgrafos, digitadores, telefonistas e trabalhadores de linha de montagem. H diversas doenas geradas por esforos repetitivos: tenossinovite, tendinite, sndrome do tnel de carpo. O projeto inadequado do microcomputador, mas tambm do mobilirio em que o aparelho est inserido provoca desconforto ao trabalhador. O formato do teclado, um apoio para os pulsos do digitador ou um suporte para manter os ps firmes no cho, so fundamentais paro o conforto do operador. b)Perda auditiva A perda auditiva a mais frequente doena profissional reconhecida desde a Revoluo Industrial, sendo provocada, na maioria das vezes, pelos altos nveis de rudo. c) Bissinose: ocorre com trabalhadores que trabalham com algodo. d) Pneumocarnose (bagaose): ocorre com trabalhadores com atividades na cana-de-acar, as fibras da cana esmagada so assimiladas pelo sistema respiratrio. e) Siderose: ocorre quando de atividades desenvolvidas com limalha e partculas de ferro, para quem trabalha com o metal.

Caractersticas de Doenas do trabalho


Definio: As doenas do trabalho, segundo Sobrinho, 1995, so resultantes de condies especiais de trabalho, no relacionadas em lei, e para as quais se torna necessria a comprovao de que foram adquiridas em decorrncia do trabalho. Portanto, no caso de doenas do trabalho, como nos demais fatores de interferncia da sade, o trabalhador deve ser conscientizado sobre a importncia de preservar sua sade. preciso que ele esteja preparado ou predisposto a receber orientaes, utilizar os equipamentos de proteo individual e obedecer as sinalizaes e as normas que objetivam proteger a sade. Atualmente, estas doenas so verificadas, com maior intensidade, nas empresas de pequeno e mdio porte, situao que vivenciada em todos os pases, pois os mesmos negligenciam a segurana e as condies dos ambientes, levando os trabalhadores a desenvolverem doenas do trabalho com maior frequncia. Exemplos de doenas do trabalho a) Alergias respiratrias provenientes de locais com ar-condicionado sem manuteno satisfatria, principalmente limpeza de filtros e dutos de circulao de ar. b) Estresse O estresse nada mais do que a resposta do organismo a uma situao de ameaa, tenso, ansiedade ou mudana, seja ela boa ou m, pois o corpo est se preparando para enfrentar o desafio. Isto significa que o organismo, em situao permanente de estresse, estar praticamente o tempo todo em estado de alerta, funcionando em condies anormais. A preveno desta doena implica em mudanas organizacionais e tratamentos individualizados. No plano organizacional recomenda-se: incentivar a participao dos trabalhadores; flexibilidade dos horrios; reduo dos nveis hierrquicos. J no plano individual sugere-se: tcnicas de relaxamento; mudana na dieta alimentar e exerccios fsicos. Aspectos Fsicos Aspectos Organizacionais

- Enclausura mento e automao dos processos e mquinas;

- rotatividade das tarefas; - pausas;

- Exausto; - reduo da carga horrio; - Ventilao do ambiente de trabalho; - evitar premiaes por produtividade que traga - Alteraes de processos; - Utilizao dos equipamentos de proteo individuais e coletivos; - Mveis adequados s caractersticas fsicas dos trabalhadores; - tcnicas de relaxamento. - Limpeza regular dos aparelhos de arcondicionado - Quando da concepo da instalao, aproveitar da melhor forma possvel a ventilao natural. - conhecimento do perigo; - manter sob controle os exames mdicos dos trabalhadores que desenvolvem atividades com grande perigo prejuzo sade do trabalhador; - maior participao dos trabalhadores nas decises; - flexibilidade dos horrios;

Acidentes do trabalho na construo civil


LINHA DE VIDA(Cabo de Ao);
PROJETOS - ausncia de projeto, projeto mal elaborado. DIMENSIONAMENTO - perfis utilizados abaixo da especificao, no atende ao esforo gerado. FUNDO DE VIGA - altura do cabo de ao no atende, no protege a queda. COMUNICAO - proibido acesso pessoas sem fixao na linha de vida; rea restrita a pessoas fixadas na linha de vida. CARGA - quantidade de trabalhadores fixado ao cabo acima do permitido. MONTAGEM - erro na montagem; montagem diferente do projeto; fixao do tubo errada. CINTO DE SEGURANA - talabarte sem C.A.; montagem cinto talabarte errada; cinto/talabarte avariado; talabarte sem amortecimento com cabos abaixo da cintura. LINHA - uso de corda (no tem resistncia e muito flexvel) o correto usar cabo de ao. RISCO - trabalhador fica confiante se expe mais, caso estiver mal instalada aumenta o risco.

PLATAFORMA DE PROTEO (Bandeja)


PROJETO - ausncia de projeto. DIMENSIONAMENTO - perfil abaixo da especificao ( perfil fino). ESTADO DE CONSERVAO - suportes deformados; oxidados; remendados com solda.

MONTAGEM - apoio do suporte de forma errada (provocando deformao, suporte maior que apoio); madeiras fora de norma ( pintada/rachada/ com ns/ com irregularidades); montagem sem EPI e sem EPC; DESMONTAGEM - sem EPI / EPC; no limpa as bandejas antes de desmontar. COMUNICAO - local sujeito a queda de objeto proibido permanncia; rea interditada para regularizao no se aproxime. MANUTENO - falta de manuteno ( chapas/madeira fora de lugar/ quebrada/ rasgada ); oxidao da estrutura; deformao na estrutura.

PROTEO DE ENTORNO ( Perifrica) fixada em madeira/ concreto.


PROJETO - ausncia de projeto ( com ART ). DIMENSIONAMENTO - fixao na forma muito pequena; perfil metlico usado muito fino; fixao no concreto mal feita; madeira no normatizada (rachada/pintada etc.) MONTAGEM/DESMONTAGEM - sem EPI/EPC; erros na montagem; suporte sem apoio. ESTADO DE CONSERVAO - deformados; oxidados; quebrados. COMUNICAO - ausncia de placas: no retire a proteo; rea com risco de queda e morte, rea interditada para regularizao no se aproxime. RISCO - trabalhador mais confiante se expe mais, mal instalada aumenta o risco.

Artigo 157 da clt


Art. 157. Pertencem aos Estados e ao Distrito Federal: I - o produto da arrecadao do imposto da Unio sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer ttulo, por eles, suas autarquias e pelas fundaes que institurem e mantiverem;
" Este inciso determina que, os pagamentos efetuados pelos Estados e Distrito Federal, que possurem reteno na fonte, ficar em poder daquele que o arrecadar, ou seja, todo IR devido pelos servidores pblicos, sejam eles da administrao direta ou indireta, pertencer aquele que o reteve."

II - vinte por cento do produto da arrecadao do imposto que a Unio instituir no exerccio da competncia que lhe atribuda pelo art. 154, I.
" Por fora de sua competncia residual, a Unio deve passar aos Estados e Municpios, vinte por cento dos impostos criados.

Potrebbero piacerti anche