Sei sulla pagina 1di 5

Depresso

Uma Viso Geral da Depresso


A depresso uma emoo familiar para a maioria das pessoas. Voc deve estar familiarizado com a depresso porque voc ou um ente querido sofreu com isso. Voc pode saber sobre a depresso por causa do que voc leu em jornais e revistas. Voc pode ver programas e informaes sobre ela na TV. A depresso no estranha para a maioria de ns. Os efeitos da depresso podem incluir sintomas emocionais como tristeza e sintomas fsicos, tais como perda de apetite. Pessoas que esto deprimidas podem simplesmente querer ser deixadas sozinhas, ou elas podem se esconder do mundo. Para algumas pessoas, a depresso traz sentimentos de desesperana e um sentimento que as coisas nunca vo melhorar. Em situaes graves, algumas pessoas planejam ou at mesmo tentam o suicdio. Depresso um termo amplo utilizado para descrever uma variedade de experincias, sintomas, e emoes. Associado com a depresso esto comportamentos como evitar atividades prazerosas e falta de motivao. s vezes, at mesmo as coisas cotidianas so difceis, como ir ao trabalho, pagar contas, cuidar da higiene pessoal, sair da cama, ou sair de casa. Os padres de sono pode ser interrompidos. Por exemplo, um pessoa deprimida pode acordar muito cedo, tem dificuldade em adormecer ou desperta no meio da noite. O sexo pode tornar-se desinteressante e pode ser evitado. O apetite pode diminuir, levando perda de peso indesejado ou o apetite pode aumentar, levando ao ganho de peso indesejado. A depresso aparece sem convite. s vezes, a depresso uma reao alguma experincia de vida, como a morte de um ente querido. Este tipo reativo de depresso de se esperar e geralmente de curta durao. Outras vezes, a depresso pode vir sem razo clara e ficar muito mais tempo do que o previsto. Algumas pessoas acreditam que esto deprimidas todo o tempo. Para essas pessoas, o sentimento de felicidade uma iluso, e a realidade vista atravs de um filtro escuro da misria depressiva. Talvez voc esteja lendo este artigo porque voc (ou algum que voc conhece) pode estar sofrendo de depresso. Se este for o caso, essas descries so provavelmente todas muito familiares. Voc j deve ter lidado com a depresso no passado. A boa notcia que o trabalho com seu terapeuta vai coloc-lo no caminho para a recuperao da depresso. Voc vai comear a assumir o comando de sua vida atravs da aprendizagem de tcnicas especficas para lidar com a depresso, se ela retornar. A depresso pode ser limitada em seus efeitos, encurtada em sua durao, e derrotada.

O que torna este tratamento diferente?


Voc pode estar dizendo para si mesmo: "Eu tentei lidar com a depresso antes, e no funcionou ou "Eu j fiz terapia, ento por que esta vai ser diferente? "Este tratamento baseia-se numa psicoterapia chamada terapia cognitiva (TC). Vamos explicar exatamente o que isso significa, como ser o tratamento. Um fato importante que voc deve saber sobre a terapia cognitiva que ele um das mais eficazes terapias disponveis para o tratamento da depresso. Na verdade, esta terapia pode ser, pelo menos, to eficaz quanto a medicao antidepressiva no tratamento da depresso. Se a medicao for prescrita, a terapia cognitiva um complemento til para a medicina para diminuir a probabilidade de que a depresso se repita.

Como funciona o tratamento?


Este tratamento baseado na ideia de que quando voc est deprimido, os seus prprios processos internos esto trabalhando. A parte boa disso que voc tambm pode usar esses processos internos para se sentir melhor.

Nosso primeiro objetivo ajud-lo a desenvolver habilidades para identificar as partes especficas que esto em depresso. Muitas vezes, trata-se de compreender os padres de pensamento associados com o humor deprimido. Entender a conexo entre o pensamento negativo, humor triste e comportamento retrado essencial. Em seguida, vamos comear a trabalhar para fazer mudanas em sua vida. Esta abordagem focada no problema pede-lhe para acompanhar como voc pensa e o que voc faz entre as sesses e, em seguida,trabalha as estratgias para a mudana. Voc e seu terapeuta iro trabalhar como uma equipe para definir o ritmo que ideal para voc. Todo mundo diferente, e ns recomendamos que voc trabalhe com o seu terapeuta para adaptar as diferentes tcnicas para suas necessidades particulares. Posteriormente, voltaremos para algumas das tarefas em que voc pode ter experimentado alguma dificuldade. No final de cada sesso faremos uma avaliao para ajudar voc a medir sua compreenso das ideias apresentadas e a monitorar seu progresso. Ao longo do tratamento, estaremos pedindo-lhe para pensar sobre as coisas de modo diferente do que voc possa estar acostumado. Vamos pedir-lhe para escrever pensamentos, tentar novas atividades, e falar sobre essas coisas. Por meio deste processo, voc comear a ter o controle de sua vida, dando pequenos passos, facilmente gerenciveis. Voc no tem que se preocupar sobre como fazer tudo de uma vez. Indivduos que tm depresso frequentemente relatam: "Minha famlia pensa que eu no estou muito deprimido e que no preciso de uma terapia. Eles pensam que eu s preciso me animar (conseguir um emprego, ter um hobby, sair mais, obter um animal de estimao). O que eu fao? Por enquanto,lembre-se que voc que est passando por uma situao de humor depressivo. S voc pode realmente saber a gravidade de sua depresso e se voc quer mudar esta situao para si mesmo. Este tratamento ir ajud-lo a identificar a sua depresso e avaliar a sua motivao para mudar isso.

O que depresso?
A depresso muitas vezes chamada de o resfriado dos problemas emocionais por que a maioria das pessoas j passaram por isso em algum momento de suas vidas. Voc no est sozinho em sua depresso. De acordo com o Centers for Disease Control (CDC), estima-se que mais de uma em cada 20 pessoas com mais de 12 anos de idade sofram de depresso a cada ano. A depresso pode ser muito mais incapacitante do que doenas mdicas tais como a doena crnica do pulmo, artrite ou diabetes. Embora esses fatos e as estatsticas sejam surpreendentes, a experincia subjetiva da depresso pode ser angustiante. O fato importante para voc agora que o problema da depresso tenha sido identificado, e que existe algo que voc possa fazer sobre isso. Assim como o resfriado, nos ltimos anos mais novos e mais eficazes tratamentos para aliviar a depresso tm sido desenvolvidos. Estes tratamentos podem ensin-lo a melhorar o seu pensamento para que voc possa viver uma vida mais gratificante. Este tratamento foi desenvolvido para ajudar voc a lidar mais eficazmente com o problema da depresso e outros distrbios de humor. Este tratamento foi concebido para alavancar os seus esforos para desenvolver sua vida ganhando em primeiro lugar controle sobre o seu humor. Como mencionado antes, o termo depresso, descreve uma srie de problemas. Vamos trabalhar em seus problemas especficos, comeando com reclamaes gerais. Reconhecer queixas gerais vai ajudar voc e seu terapeuta a identificar reas especficas em que os seus pensamentos tornaram-se depressivos. Ns iremos encontrar as razes para a sua depresso. Voc pode se perguntar se h uma diferena entre estar de mau humor e ser deprimido. Todo mundo fica de mau humor de vez em quando. Muitas vezes, normal se preocupar. No entanto, se o seu mau humor persiste por dias ou semanas, voc tornar-se deprimido com frequncia, ou os seus estados depressivos so extremos, voc pode precisar de um terapeuta profissional para obter uma avaliao mais aprofundada.

Nomeando o problema
Existem muitos tipos de depresso. Cada uma diferente da outra de maneiras sutis. Os diferentes nomes que so muitas vezes usados refletem o quo grave ou de longa durao o problema. Os pargrafos a seguir descrevem os tipos mais comuns de depresso. Transtorno Depressivo Maior O transtorno depressivo maior o mais comum dos transtornos do humor. uma doena grave que interfere no funcionamento e requer tratamento. Esta depresso pode ser experimentado como um episdio nico ou como uma srie de episdios. Para um diagnstico de transtorno depressivo maior, cinco ou mais dos seguintes sintomas devem estar presentes durante o mesmo perodo de 2 semanas: 1. humor deprimido ou perda de interesse e perda de peso ou ganho significativo ou alteraes no apetite 2. insnia ou hipersonia (dormir demais) 3. agitao motora ou lentido 4. fadiga ou perda de energia 5. sentimentos de inutilidade ou culpa 6. diminuio da capacidade de concentrar-se ou tomar decises 7. pensamentos recorrentes de morte ou suicdio. Transtorno Distmico A caracterstica essencial do Transtorno Distmico um humor cronicamente deprimido que ocorre na maior parte do dia, na maioria dos dias, por pelo menos 2 anos. Os indivduos com Transtorno Distmico descrevem seu humor como triste ou "na fossa". Alm disso, duas ou mais destes seguintes sintomas tambm esto presentes: 1. falta de apetite ou comer demais 2. insnia ou hipersonia 3. baixa energia ou fadiga 4. baixa autoestima 5. falta de concentrao ou indeciso 6. sentimentos de desesperana Transtorno de Ajustamento Com Humor Depressivo A depresso que ocorre com transtorno de adaptao geralmente diretamente relacionada a um problema da vida particular e dificuldade de uma pessoa em se ajustar a ele. O humor deprimido geralmente ocorre dentro de 3 meses aps o incio do estressor. Os sintomas causam sofrimento acentuado ou prejuzo significativo. Transtorno do Humor Devido a uma Condio Mdica Geral com caractersticas depressivas Como o nome indica, este tipo de depresso devido a uma doena fsica. A possibilidade de uma causa enfatiza a necessidade de uma avaliao mdica para eliminar(ou tratar) o estado de sade como um fator de depresso. Transtorno do Humor Induzido por Substncia com caractersticas depressivas O uso de lcool ou outras drogas podem causar sintomas semelhantes a depresso. A remoo do

uso de cocana, anfetaminas, lcool ou barbitricos pode tambm contribuir para a depresso. Transtorno Bipolar Um dos distrbios de humor mais graves, envolvendo a depresso o transtorno bipolar, que muitas vezes mais conhecida pelo seu antigo nome, depresso manaca. O Transtorno Bipolar inclui mudanas de humor na qual ocorrem elevao do humor ou perodos manacos que podem dar lugar a perodos de depresso intensa. Geralmente inclui um perodo quando o humor torna-se equilibrado entre os perodos de depresso e mania. Na fase manaca , as pessoas sentem-se alegres na medida em que elas podem se tornar grandiosas e tm crenas irreais sobre suas habilidades. Se voc est se sentindo deprimido agora, voc pode dizer para si mesmo que seria maravilhoso sentir-se to grande. Na verdade, este sentimento"muito bom", agitao e irritabilidade so mais comuns. Estes sintomas muitas vezes levam a comportamentos de alto risco, tais como passar o oramento dos cartes de crdito, fazendo investimentos perigosos e especulativos, engajar-se em relacionamentos sexuais com desconhecidos, e outras atividades que poderiam levar a consequncias dolorosas. Para alguns indivduos, estes sintomas "eufricos" pode se tornar to graves que a hospitalizao necessria por causa de sua falta de sono ou incapacidade de cuidar de forma responsvel para si e de suas famlias.

Outros problemas de humor


Se voc tem sofrido srias perdas ou mudanas dramticas em sua vida recentemente e est se sentindo para baixo, como resultado, voc pode estar sofrendo uma reao natural que muitas pessoas passam. Como aspectos naturais da experincia humana, tais perodos de tristeza no so vistos como uma forma de depresso, a menos que sejam excepcionalmente graves, estando presentes por um perodo prolongado, ou causarem aflio e prejuzo significativos. Independentemente do ttulo exato da sua depresso, a semelhana essencial dos diferentes tipos de depresso nos permitem lidar com todos eles de uma forma similar. Qualquer forma de depresso podem ter um impacto sobre seu trabalho e relacionamentos, alguns mais severamente do que outros e alguns mais breves do que outros. Toda depresso envolve uma viso negativa do mundo (a crena de que o mundo um lugar horrvel), uma viso negativa de si mesmo (baixa estima), e uma viso negativa do futuro (a crena de que as coisas nunca vo melhorar).

Pensamentos de autoagresso
Em algum momento, todos ns pensamos em ficar longe de tudo. Para alguns, isso significa ir para a cama e ficar debaixo das cobertas. Para outros, pode assumir a forma de um perodo de frias para um lugar favorito. Para outros, pode significar uma visita a uma igreja, sinagoga, ou outro local de refgio. Para alguns, no entanto, ficar longe de tudo significa a derradeira fuga atravs da morte. Desejos suicidas so um problema comum e um problema potencialmente letal para muitas pessoas que esto deprimidas e perturbador para a famlia e entes queridos. Se em algum momento voc tem pensamentos recorrentes de prejudicar a si mesmo ou a outra pessoa, voc deve entrar em contato imediatamente o seu mdico, terapeuta, ou hospital local. Este tratamento projetado para ajudar voc a encontrar alternativas adequadas e teis para tal ao drstica. Algumas pessoas acham que falar sobre pensamentos suicidas pode parecer tornar a ideia mais aceitvel. Por sentirem vergonha de ter esses pensamentos, procuram mant-los em segredo. Nossa experincia mostra que falar abertamente sobre tais pensamentos podem ajudlo a v-los de forma mais objetiva e pode fornecer algum alvio imediato. Lembre-se que seu relacionamento com seu terapeuta baseada na confiana. Que a confiana e o investimento de seu tempo e esforo o que vo ajud-lo a se sentir melhor. Converse com seu terapeuta sobre quaisquer pensamentos ou impulsos que voc pode ter ou pode ter tido a respeito de suicdio ou

autoagresso.

A depresso quando mais perigosa: Pensamentos suicidas


A depresso uma criatura perigosa quando ela tenta atacar o seu sentimento de esperana. A perda da esperana se desenvolve quando as suas razes para estar vivo so ameaados pelos pensamentos negativos sobre o futuro. Para alguns indivduos, a perda da esperana em relao ao futuro to grave que eles consideram se matar para resolver ou fugir dos problemas. O suicdio muitas vezes descrito como uma soluo permanente para problemas temporrios. Quando no for confrontado diretamente, pensamentos sobre suicdio podem aparecer para fornecer um caminho para sair da dor emocional, dor fsica, presso implacvel, ou situaes embaraosas. Esta uma falsa impresso e um sintoma da depresso que deve ser confrontado.

Esperana
Um homem est andando na floresta quando um tigre salta por detrs dos arbustos e comea a persegui-lo. O homem corre o mais rpido que pode, mas o tigre faminto est ganhando terreno. Se ele for pego, o animal vai certamente matar e comer ele. sua frente est um precipcio. Se ele parar, ele vai morrer. Se ele pular, quem sabe? Ele decide pular. Quando ele pula, ele pega um galho no caminho para baixo. O galho comea a rachar. No lado do penhasco, ele v uma morango maduro e d uma mordida. O homem pensa consigo mesmo: "Esta a mais doce coisa que eu j tive na minha vida. O aspecto essencial sobre a adversidade que voc no sabe o que vir a seguir. A esperana possvel, mesmo na mais grave das circunstncias. Encontrar sentido na vida e razes para ficar vivo um desafio que qualquer pessoa que lida com a depresso tem que enfrentar. O esforo para encontrar razes para viver representa a direo deste tratamento e de sua terapia. Voc pode encontrar maneiras satisfatrias para converter os mais fortes sentimentos de indignao e mgoa em fontes de significado, melhorando a vida com atividades e interaes. Ao confrontar ativamente a perda da esperana e se empenhando nas habilidades que voc ir desenvolver atravs da terapia, possvel superar muitos adversidades, mesmo em circunstncias graves.

Potrebbero piacerti anche