Sei sulla pagina 1di 2

Ministrio Manancial de Vida para as Naes SRIE LIBERTAO

ESTUDO 21: LIBERTANDO-SE DA INCONSTNCIA


Leia Tiago 4.8: Aproximem-se de Deus, e ele se aproximar de vocs! Pecadores, limpem as mos, e vocs, que tm a mente dividida, purifiquem o corao. Este texto bblico nos promete que se nos aproximarmos de Deus, Ele se aproximar de ns. Voc quer ser mais prximo a Deus? Quem define a proximidade entre voc e Deus voc. Se voc est longe de Deus, hoje, porque voc no O busca como poderia. Porm, para estreitar seu relacionamento com Deus preciso ter duas atitudes. As duas atitudes esto descritas na continuao do versculo: limpar as mos e deixar de ter mente dividida. O que significa limpar as mos? No Antigo Testamento e tambm nos tempos de Jesus, lavar as mos era mais do que um ato de higiene. Os sacerdotes deveriam se lavar antes de iniciarem seu ofcio (cf. Ex 30.19-21 e Lv 16.4). As mos, havendo tocado em coisas impuras, no poderiam manusear objetos sagrados sem a devida purificao. Quando o Senhor estabeleceu este ritual de lavar as mos Ele quis consolidar um princpio na mente do povo: a santidade. Acontece que nos dias de Jesus o princpio era ignorado e o ritual sacramentado. Lavar as mos antes de comer tornou-se uma Lei e ai de quem no a cumprisse. Jesus e seus discpulos foram acusados por no cumprir a tal regra (Mc 7.1-5). Claro que Tiago, discpulo de Jesus, referiu-se ao princpio da santidade retratado no ritual de lavar as mos. Assim, para que voc possa estreitar seu relacionamento com Deus preciso purificar-se do pecado, lavando as mos ou melhor, arrependendo-se e deixando o pecado. O que significa ter a mente dividida? Se voc comparar este texto com outras tradues das Escrituras ficar um pouco mais fcil de entender. A expresso mente dividida tambm traduzida por esprito vacilante, nimo dobre e duplo nimo. Tudo isto para descrever uma pessoa inconstante: uma hora quer, outra no; um dia busca, outro deixa; um dia cr, noutro desacredita. Se voc quer realmente se aproximar de Deus preciso eliminar do seu corao toda inconstncia. Amigo, se tem uma coisa que enfraquece a amizade com Deus a tal da inconstncia. Note o que a Bblia afirma em Tiago 1.7 e 8: No pense tal pessoa que receber coisa alguma do Senhor, pois tem a mente dividida e instvel em tudo o que faz. Mais uma vez temos uma referncia pessoa instvel, inconstante e o texto bblico categrico em dizer que quem assim no recebe coisa alguma do Senhor. Deus no um irresponsvel para colocar nas mos de algum de nimo dobre uma equipe de discpulos. Imagine: numa semana os discpulos o vem cheio de f, alegria, disposio para adorar, ouvir, compartilhar... Noutra semana, o encontram desistido, ctico, negando tudo o que disse, dando testemunho de derrota e incredulidade. As bnos de Deus nas mos de quem inconstante correm srio risco de se perderem. Por isso que Tiago afirma que quem tem nimo dobre nada recebe de Deus.

A Bblia nos ensina: Mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados obra do Senhor, pois vocs sabem que, no Senhor, o trabalho de vocs no ser intil. (I Co 15.58). As recompensas do Senhor so para os firmes e constantes; aos dedicados e fiis. Voc consegue imaginar se Deus fosse inconstante? Que terrvel seria! Louvado seja o Senhor porque Seu a imutabilidade faz parte do seu carter. Novamente, Tiago nos ajuda a entender este trao do carter do nosso Pai. Em Tiago 1.17, lemos: Toda boa ddiva e todo dom perfeito vm do alto, descendo do Pai das luzes, que no muda como sombras inconstantes. 1 O nosso Deus tem um sortimento infinito de boas ddivas e de dons perfeitos. Voc quer se encher deles? Lembre-se: Ele no os d a quem tem nimo dobre! Para recebe-los preciso ser como Ele e Tiago afirma que Ele no muda. Pois hoje o dia de primeiramente voc, lder de clula, libertar-se de toda inconstncia. Se seu corao ainda sofre da sndrome do nimo dobre, seu cu est fechado para receber ddivas e dons. Deus no entregar o que mais precioso, vidas, sob seus cuidados enquanto voc no se libertar. Chegou a hora de voc chorar, lamentar, clamar por perdo e por cura (observe o que Tiago manda fazer em Tg 4.8 e 9!). Certificando-se de que voc j est liberto, ento ministre aos seus discpulos. Daqui para a frente voc e seus discpulos sero firmes, constantes e sempre cheios de frutos gloriosos. D oportunidade aos novos de declararem a Jesus como Senhor e Salvador. Lembre-se de ministrar o ofertrio. Na uno da colheita de frutos fiis, Seus pastores.

Na Ed. Contempornea de Almeida, este versculo traduzido assim: Toda boa ddiva e todo dom perfeito l do alto, descendo do Pai das luzes, em quem no h mudana nem sombra de variao.

Potrebbero piacerti anche