Sei sulla pagina 1di 5

Tipos de Corroso

A corroso inimiga natural dos metais. Os aos comuns reagem com o meio ambiente, formando uma camada superficial de xido de ferro. Essa camada extremamente porosa e permite a contnua oxidao do ao, produzindo a corroso, popularmente conhecida como ferrugem . Camada passiva (reao entre os elementos de liga do ao inoxidvel com gua): uma camada extremamente fina, contnua , estvel e resistente,formada sobre superfcie do ao inox. Essa camada protege o inox contra a corroso. A Corroso se d em Via mida ou em Alta Temperatura.

CORROSO EM VIA MIDA

Corroso Geral: a corroso que se desenvolve em toda superfcie ocasionando perda uniforme da espessura para potencializar a resistncia a esse tipo de corroso, sugere-se o aumento dos teores de Cr (Cromo), Ni (Nquel) e Mo (Molibdnio), alm da adio de Cu (Cobre).

Corroso em Frestas:

um ataque localizado e ocorre em recessos, em cavidades, frestas e outros espaos onde se acumula um agente corrosivo. Adies de Cr, Mo e N (Nitrognio) aumentam a resistncia corroso. Corroso Localizada / Pite / Alveolar: caracterizada por um ataque localizado em uma rea limitada, apresentando uma perfurao importante, enquanto as regies vizinhas permanecem inatacadas. Os casos mais comuns desse tipo de corroso ocorre em peas metlicas imersas em gua do mar. Adies de Cr, Mo e N aumentam a resistncia corroso. Corroso sob tenso Fraturante (CSTF): Caracteriza-se com a associao de trs fatores: tenses residuais no material, meio contendo cloretos e temperaturas acima de 60C. A CSTF se evidncia pelo aparecimento de trincas radiais que se propagam com rapidez. No combate a essa corroso utiliza-se materiais com alto teor de Ni, como o caso dos ao inoxidveis Duplex. Corroso Intergranular / Intercristalina: causada pela precipitao de carbonetos de Cromo nos sinais visveis na superfcie. Essa forma de corroso representa um grande perigo, pois pode progredir consideravelmente sem ser notada. Para evitar esse tipo de corroso indicado o uso de ligas L, pois apresentam extra-baixos teores de C (abaixo de 0,035%) ou ainda a utilizao de materiais estabilizados ao Ti (Titnio), Nb (Nibio) ou Ta (Tantlio). Corroso Galvnica: Ocorre quando h o encontro de dois metais que apresentam diferentes potenciais eltricos. Esses contatos de diferentes metais deve ser evitado. Corroso Eroso: Ocorre quando o metal submetido a um meio corrosivo e um processo de desgaste mecnico. Nesse caso, a pelcula passiva se encontra continuamente sob efeito corrosivo e abrasivo simultaneamente. Os aos inoxidveis Duplex so resistentes a esse tipo de corroso.

CORROSO EM ALTAS TEMPERATURAS

A resistncia dos aos inoxidveis corroso em temperaturas elevadas condicionada por uma sria de fatores, como o meio circundante, o processo de fabricao da pea ou equipamento, o ciclo de operao, etc. Ar e Gases Oxidantes em Geral: O ataque por gases oxidantes provavelmente a causa mais freqente de corroso dos aos inoxidveis em temperaturas elevadas. O ataque provoca, a partir de certa temperatura, a formao de uma espessa crosta de xido. Essa fortemente afetada pela composio dos gases presentes. As temperaturas de oxidao, em servio contnuo e em servios intermitentes, mencionadas em catlogos de aos inoxidveis, so normalmente determinadas em ar atmosfrico praticamente puros, sobretudo isento de gases sulfurados, e devem ser considerados como indicaes orientativas. muito importante levar este fato em considerao na fase de seleo dos aos, pois a presena de contaminantes produz eventualmente um abaixamento considervel da temperatura de oxidao. Gases Redutores: Afetam os aos inoxidveis por diversos modos e assim cada caso deve ser estudado separadamente. Gases Sulfurados: 1. Oxidantes estes gases so geralmente menos nocivos que os redutores. Entretanto, sua presena produz um abaixamento de 100 200C, ou eventualmente mais, na temperatura de oxidao dos aos inoxidveis isentos de nquel ou com baixo teor deste elemento. 2. Redutores estes gases, como por exemplo o H2S, so altamente corrosivos, sobretudo para os aos que contm nquel. Por este motivo, os aos inoxidveis austenticos no so recomendados para aplicaes que envolvam a presena de gases sulfurados redutores.

Metais Fundidos e Sais Fundidos: O meio corrosivo em questo atua na superfcie dos aos inoxidveis, tambm formando eutticos de baixo ponto de fuso.

INFLUNCIA DA COMPOSIO QUMICA NA RESISTNCIA CORROSO Cromo (Cr):

o principal elemento de liga nos aos inoxidveis, pois o elemento essencial na formao da camada passivadora. Outros elementos podem melhorar a efetividade do Cr na formao e manuteno da camada, mas nenhum pode substitu-lo. Quanto maior o teor de Cr maior a resistncia corroso. Nquel (Ni): Segundo elemento mais importante dos aos inoxidveis. Efetivo quanto regenerao da camada passiva (repassivao). Estabiliza a austenita temperatura ambiente, o que favorece a resistncia corroso, portencializando a trabalhabilidade do ao inoxidvel. Molibdnio (Mo): Combinado com o Cromo, efetivo na estabilizao da camada passiva na presena de cloretos. Adies de Mo aumentam a resistncia corroso em geral, por pite e por fresta nos aos inoxidveis. Mangans (Mn): Quando em quantidades moderadas promove liga os mesmos efeitos do nquel, no entanto a troca de Ni por Mn no prtica. Para melhorar a plasticidade a quente o Mn combina com S (Enxofre) formando sulfetos de mangans. Carbono(C): Teores da ordem de 0,03% de C proporcionam maior resistncia corroso nos aos inoxidveis. um elemento que confere a temperatividade por tratamento trmico dos aos martensticos, alm de promover resistncia mecnica em aplicaes a altas temperaturas. O C prejudicial resistncia corroso devido a sua reao com o Cr (Cromo), no caso de outras aplicaes. Nos aos ferrticos, o aumento do teor de C causa queda da tenacidade. Titnio(Ti), Nibio (Nb) e Tantlio (Ta): Todos esses elementos so adicionados aos aos inoxidveis por apresentarem maior afinidade com o C, o que evita a precipitao e a formao de carbonetos de Cromo, aumentando assim a resistncia corroso intergranular. Nitrognio (N): Nos aos austenticos aumenta a resistncia mecnica e resistncia corroso por pites. No entanto, o N prejudicial as propriedades mecnicas dos aos ferrticos.

Enxofre (S): Pode ser adicionado aos aos inoxidveis com a finalidade de melhorar a usinabilidade dos mesmos.

Cobre (Cu): Este elemento potencializa a resistncia corroso geral em ambientes que contenham cido fosfrico ou sulfrico.

Alumnio(Al): O alumnio aumenta a resistncia oxidao em temperaturas elevadas.

Potrebbero piacerti anche