Sei sulla pagina 1di 2

Cap.

I - Habitar Humano: Resumo: Era Psquica Matrstica


O termo matrstico usado intencionalmente para referir uma cultura na qual homens e mulheres podem participar de um modo de vida centrado na cooperao no hierrquica, uma relao de participao e confiana. A psique matrstica baseada na intimidade cotidiana do amar espontneo, incondicional entre os seres.Assim, o seu campo de surgimento o viver espontneo entre indivduos, dentro de uma troca, com ligao total com a me natureza, considerado o cosmos vivencial. Sua conservao / realizao e no conviver, sem justificao, sem as cobranas terrenas existentes, onde o ser no se sobrepe a outro, indiferente a questo gnero, pois as relaes so baseadas no amar, e com isto a participao homem/mulher igualitria na concepo do fazer. Com a perda deste amar espontneo, natural, d-se o surgimento de sentimentos da desconfiana do mundo e suas formas de controles, surgindo assim a Era do Apoderamento. MATURANA, Humberto Romesn. YEZ, Ximena Dvila. Habitar Humano em seis ensaios de biologia-cultural. Trad. Edson Arajo Cabral. So Paulo: Palas Athena, 2009. p.1-54
Postado por Nelson s 09:19

A TRANSFORMAO RESUMO CAPTULO 2 HABITAR HUMANO


PorAnnimo- Postado em 10 maio 2010

O valor ou sentido que atribumos s coisas um modo cultural de olhar e atuar, e no uma propriedade intrnseca a elas. O valor atribudo atravs do entendimento, que por sua vez resulta da estrutura do sistema nervoso. A estrutura e as relaes dos componentes do sistema nervoso muda de maneira contingente ao fluir do organismo na conservao do seu viver. a conservao do viver que define um caminho que leva o sistema nervoso a uma mudana estrutural que permite a ampliao do entendimento do nosso viver no mundo do linguajear. o grau de entendimento do nosso viver que vai definir o valor do sentido que se d s coisas, e disso decorre o bem estar. H o bem estar decorrente da satisfao dos desejos e expectativas que se deseja viver e da ausncia de perda do que se deseja conservar, porm, esse bem estar no reflete o caminho do bem estar que conserva o caminho do Tao, pois est sempre sujeito dor e ao sofrimento. A transformao que se requer um viver que responda pergunta:

Qual o indcio relacional que se for conservado no fluir cambiante do viver humano tem como resultado
espontaneamente a ampliao do entendimento sem palavras que leva a viver o que um observador chamaria de viver no Caminho do Tao? . A resposta dos autores: O Caminho do Amar.

MATURANA ROMESN, H; DAVILA YANEZ, X., Eras psquicas da humanidade. In: Habitar humano em seis ensaios de biologiacultural, so Paulo, Palas-Athena, 2009, p. 79-81.

Habitar Humano - Cap 3 - Grupo 3


PorAnnimo- Postado em 17 maio 2010 Neste captulo Matura e Ximena abordam sobre as 27 leis sistemicas e meta sistemicas e alguns conceitos trabalhados ao longo do livro (autopoiese, sistema fechado, ilusoXpercepo). Como distinguir o que iluso de percepo? Os autores ao longo do capitulo mostram o quanto dficil distinguir os dois conceitos e como irrelevante definir "realidade". As leis exibidas no captulo, permite que o leitor reveja os assuntos abordados por maturana e sua teoria autopoitica. Pessoalmente achei o texto bastante redundante e um tanto repetitivo, na minha percepo poderia ser mais objetivo, mas tb interessate lidar com o complexo. Na minha percepo este livro do Maturana execelente para leiuras em grupo e discusses coletivas.

Potrebbero piacerti anche