Sei sulla pagina 1di 6

CESSAO

Pastor Ron Crisp

Introduo
Estou pregando sobre a cessao. Isso explica porque no falamos em lnguas ou temos profetas na igreja. Talvez esteja propensos a pensar que essa uma discusso que realmente no importa muito a vocs. Talvez pensam: "eu no quero falar em lnguas mesmo". Mas eu acredito que vocs vero que esse um problema fundamental e eu quero tentar enfatizar, as atuais e as verdades bsicas fundamentais que esto envolvidas em tudo isso.

Histria
Se me permitem, contarei apenas uma breve histria das coisas em nosso tempo. Quando eu era criana, havia pentecostais por toda parte e a maior parte deles reunia-se em grupos de vanguarda, estavam em uma espcie de orla das coisas. Ento, era na dcada de 70, eu suponho, tivemos o que foi chamado de a "Renovao Carismtica". Depois disso o pentecostalismo tornou-se a via principal, comeou-se a introduzir as mais diferentes denominaes. Quando isso ocorreu, os evanglicos - e por evanglicos eu quero dizer pessoas que declaram acreditar no Evangelho tomaram um duro caminho, um impulso firme em direo oposta. Entretanto, nos anos seguintes e nos crculos altos (e vocs podem pensar que o que ocorreu nos crculos altos significa pouco para vocs, mas essas coisas tm uma maneira de se transferir para onde ns vivemos) o que aconteceu que houve muitos pregadores e estudiosos, mesmo Batistas, que comearam a tomar esta posio: "Eu, eu mesmo", eles diriam, "no falo em lnguas, no profetizo; eu no procuro isso. Mas eu acredito que isso ainda seja possvel e, ento, tomo uma aberta, mas cautelosa, aproximao com relao a esses assuntos". E esta idia, eu acredito, uma idia perigosa.

Esclarecimentos Retrataes
Agora, eu quero fazer algumas retrataes. Primeiramente, no estamos negando a existncia de ddivas espirituais presentes. Ns, como Batistas, acreditamos que o que induz a Igreja a operar como um corpo o fato de ela mesma ter muitos membros e cada um desses membros ter uma ddiva espiritual ou habilidade que Deus lhes d: voc os coloca todos juntos e eles podem operar como um corpo. No estamos negando a atividade sobrenatural do Esprito Santo. O fato mais sobrenatural do mundo a salvao. Vocs sabem que no h nada mais sobrenatural do que isso. Acredito que quando Deus salva um homem, sua boca pra de transmitir coisas imundas e mordazes e comea a dizer coisas que edificam e glorificam a Deus. Acredito que a transformao da salvao um milagre maior do que falar em lnguas no dia de Pentecostes. O Senhor Jesus teve que morrer para transformar as pessoas da maneira como a salvao os transforma. No estou dizendo que no h nada como a cura divina, h muita confuso em relao a isso. Sabe, as pessoas geralmente dizem: "Voc, como um Batista, no acredita na cura divina". Nunca conheci um cristo evanglico de qualquer estirpe que no acreditou na cura divina. Todos os cristos acreditam que devemos orar e que Deus pode curar, e cura, de acordo com Sua vontade. O que ns no acreditamos que as ddivas de cura ainda estejam em operao. Essas duas so coisas diferentes. As pessoas falham em compreender isso.

Afirmaes
O que estamos afirmando , primeiramente, que no h apstolos hoje. Isso significa que a misso apostlica foi temporria. Em segundo lugar, estamos afirmando que h certas ddivas que so temporrias. Isso quer dizer que houve dons que estiveram nas igrejas apostlicas e no esto mais em operao. Acredito que vocs encontram uma lista deles no captulo 12 da Primeira Epstola aos Corntios, versculos de 8 a 10, e eu a lerei e farei apenas alguns comentrios muito breves. Na Primeira Epstola aos Corntios 12, versculo 8, o apstolo Paulo diz: "Porque a um pelo Esprito dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Esprito, a palavra da cincia". Esses foram dons de revelao. Como Pedro poderia saber que Ananias e Safira estavam mentindo, a no ser que Deus revelou isso a ele? E vemos muitos exemplos de profetas tendo coisas mostradas a eles por meio da revelao divina. A passagem diz ainda: "e a outro, pelo mesmo Esprito, a f", e vocs poderiam dizer: "Bem, Irmo Ron, todos os cristos tm f". Est correto, e isso prova que essa era uma f miraculosa, porque era uma f que foi dada apenas a alguns. Diz-se: "e a outro, pelo mesmo Esprito, a f". Ento se diz: "e a outro, pelo mesmo Esprito, os dons de curar; e a outro a operao de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espritos; e a outro a variedade de lnguas". Desse modo, esses so nove dons, eu acredito, que no esto agindo nas igrejas hoje. Na verdade, acredito que eles no tm agido desde os tempos apostlicos. Na pregao utilizarei alguns termos tcnicos, mas eu os explicarei no momento em que os usar.

Conforme olhamos para todos esses fatos, ns os estamos tomando em relao a aquilo que chamamos sola scriptura. Essa uma frase latina que significa "Apenas a Escritura Sagrada". Ns, como Batistas, dizemos que a Bblia o nosso nico cdigo de f e prtica. Desse modo, vocs no podem ter aqueles nove dons espirituais que eu acabei de ler e dizer que apenas a Escritura Sagrada nossa fundao. Ns acreditamos em sola scriptura. Ns acreditamos apenas nas Escrituras Sagradas.

No Antigo Testamento, Deus falou vrias vezes e de diversos modos


Eu quero comear dando uma histria da revelao de Deus. Vejam o primeiro captulo da Epstola aos Hebreus. No apenas acreditamos em Deus, mas tambm acreditamos que Deus revelou-Se. Acreditamos que Deus fez-se conhecido pela raa humana, e temos a histria disso aqui, no primeiro captulo da Epstola aos Hebreus. O primeiro versculo do primeiro captulo da Epstola aos Hebreus fala sobre o Antigo Testamento. Usaremos a palavra Cnone. A palavra Cnone significa o cdigo da demonstrao. O Cnone da Escritura Sagrada so aquelas escrituras que realmente so a Palavra de Deus. Assim, em Heb 1:1, temos a histria da revelao do Antigo Testamento. Diz-se: "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas". E, assim, Deus, no Antigo Testamento, falou de muitas maneiras diferentes e vrias vezes. Ele falou por meio de Moiss. Falou para Abrao. Falou para Balao por meio de uma jumenta. Usou tipos e figuras: o Tabernculo e o sacerdcio. isso que significa quando a Bblia diz: "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas". Desceu ao Monte Sinai e deu os Dez Mandamentos. H muitas maneiras diferentes por meio das quais Deus falou no Antigo Testamento. Na verdade, Ele inspirou trinta e nove livros. Ns os chamamos de Antigo Testamento. Assim, vindo o tempo de Malaquias, Deus inspirou Malaquias. Ele escreveu o Livro de Malaquias. Esse foi o fim do Antigo Testamento. Deus no falou novamente durante quatrocentos anos. Chamamos esse perodo de "quatrocentos anos silenciosos". Algum disse que, quando Malaquias escreveu seu livro, Deus estava furioso, mais furioso do que Ele jamais esteve. E algum jovem pregador disse: "Por que isso?"; outro disse: "Ele no falou novamente durante quatrocentos anos!" Mas, notem: quando o Senhor terminou de inspirar o Antigo Testamento, no houve profeta at Joo Batista. Durante quatrocentos anos, Deus disse tudo o que Ele iria dizer. E Deus no disse outra palavra por quatrocentos anos.

Nestes ltimos dias, Deus falou para ns por seu Filho


O segundo versculos do primeiro captulo da Epstola aos Hebreus nos d a revelao do Novo Testamento, que ns temos no Senhor Jesus Cristo. Deixem-me ler os versculos um e dois apenas para manter a continuidade: "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a ns falou-nos nestes ltimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez tambm o mundo". Eu quero chamar a ateno de vocs para um dos erros que eu ouo com freqncia. Pregadores iro levantar-se e dizer: "Ns estamos vivendo nos ltimos dias". Realmente, ns estamos nos ltimos dias h dois mil anos. Essa uma expresso do Antigo Testamento. Observem, se vocs voltarem ao Antigo Testamento, os Judeus iro dizer: "Nos ltimos dias, o messias surgir". E assim a Bblia diz: "falou-nos nestes ltimos dias pelo Filho". Os ltimos dias comeam quando Jesus Cristo veio para o mundo. Desse modo, precisamos entender algo sobre os Judeus do Antigo Testamento. Eles no entendiam que os ltimos dias envolviam duas vindas diferentes de Cristo: a primeira e a segunda. E assim, quando Jesus veio, pensaram que todos os nossos problemas estavam acabados. Isso explica porque Paulo diria que, nos ltimos dias, tempos difceis viriam, porque os Judeus pensavam desta maneira: "Homem, quando os ltimos dias chegarem, ser tudo bem". Mas Paulo disse: "Oh, no". No, ele no estava falando apenas sobre um certo tempo no final de nossa era, estava falando sobre toda a conjunto desde Cristo at a Sua segunda vinda como os ltimos dias. Ele diz isso quatro ou cinco vezes no Novo Testamento, e isso feito muito claramente. Joo diz: "Ns sabemos que estes so os ltimos dias porque muitos anti-Cristos saram para o mundo". Desse modo, a Bblia torna esse assunto muito claro. Ento, "Deus, que vrias vezes, e de diversos modos, falou no tempo passado aos pais pelos profetas, falou a ns, nos ltimos dias, por meio de seu Filho". A grande e final revelao de Deus o Senhor Jesus Cristo. Ele a Palavra, Ele chamado de a Palavra em Joo 1:1. Ele o grande profeta, o grande revelador da Vontade de Deus. Quando Deus mandou Seu Filho para o mundo, comearam os ltimos dias e Deus nos deu uma revelao completa.

Deus mandou seu Filho ao mundo


Eu quero que vocs notem, particularmente, como Deus realizou essa revelao atravs de seu Filho. Olhem novamente ao segundo captulo; Epstola aos Hebreus, captulo 2, versculos 3 e 4. Paulo diz: "Como escaparemos ns, se no atentarmos para uma to grande salvao". Observem atentamente: "comeando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram". Notem o que o versculo diz: "depois confirmada pelos que a ouviram" (os apstolos); "Testificando tambm Deus com eles," (aos apstolos) "por sinais, e milagres, e vrias maravilhas e dons do Esprito Santo, distribudos por Sua vontade?". Aqui est a verdade que vocs precisam de entender: no Antigo Testamento, Deus falou de diversos modos; Deus usou muitos profetas diferentes. No Novo Testamento, Deus mandou seu Filho para o mundo, mas Ele o cercou com os homens a que chamamos apstolos; a Palavra comeou a ser anunciada pelo Senhor e foi firmada entre ns por aqueles que os ouviram (os apstolos) e Deus lhes prestou testemunho com sinais, prodgios, vrios milagres e ddivas do Esprito Santo, de acordo com Sua Vontade. Como Deus concluiu Sua grande e final revelao? Mandou Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, para o mundo. Ento, Ele foi cercado pelos apstolos, que nos deram uma revelao escrita, que o Novo Testamento - vinte e sete livros: Mateus, Marcos, Lucas, Joo, todas as epstolas, e finalmente o Apocalipse, que nos mostra a concluso do trabalho de Jesus Cristo.

Deus circundou Jesus com os Apstolos


Antes que eu termine esta noite espero que vocs compreendam a importncia dos apstolos como nunca entenderam anteriormente. Vocs sabem, os Catlicos enfatizaram demais, na verdade, deturparam a posio dos apstolos. Mas me deixem dizer algo a vocs: os Batistas recusaram-se a entender a importncia dos apstolos. Se vocs lerem comigo como eu leio a Escritura Sagrada esta noite, acredito que vocs percebero a importncia que os apstolos representaram nessa grande revelao que Deus deu atravs de seu Filho. A primeira coisa que gostaria de dizer que os apstolos foram fundamentais. Os apstolos foram fundamentais. A Epstola aos Efsios 2:20, falando sobre a Igreja, diz: "Edificados sobre o fundamento dos apstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo a principal pedra da esquina". Sobre o que esta Igreja est construda? Foi edificada sobre o Novo Testamento. Quem escreveu o Novo Testamento? Os apstolos e homens apostlicos que receberam suas palavras dos apstolos, como Lucas. E assim a Igreja est construda sobre o fundamento dos apstolos e profetas. Mesmo na linguagem simblica, no Apocalipse, captulo 21, versculo 14, interessante o que nos dito sobre a Cidade Santa, Nova Jerusalm. Diz-se: "E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apstolos do Cordeiro". Pensem em como Deus nos falou claramente que os apstolos so fundamentais. Quando vocs vem a Cidade Sagrada, Nova Jerusalm, ela tem doze fundaes e, nelas escritas, os nomes dos doze apstolos de Jesus Cristo. Como eu digo, no teramos nenhuma igreja se no fosse pelos apstolos, eles so fundamentais.

Deus prometeu trazer todas as coisas a memria dos apstolos A Confirmao dos Apstolos
Vocs perguntam: "Como os apstolos agiram como uma prova e um testemunho para o Senhor Jesus Cristo?". "Por que Deus circundou Jesus com esses apstolos?". Bem, h duas coisas que os apstolos fizeram. Primeiramente, confirmaram. o que nos ensinado na Epstola aos Hebreus; que foi confirmada para ns por aqueles que o ouviram. Deixem-me ler alguns trechos da Sagrada Escritura para vocs. Joo, captulo 15, versculos 26 e 27. Ouam essas palavras de Jesus Cristo. E Jesus disse: "Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Esprito de verdade, que procede do Pai, ele testificar de mim"; e, ento, observem o que Ele lhes diz: "E vs" (Ele est falando aos apstolos) "tambm testificareis, pois estiverdes comigo desde o princpio". Deixem-me perguntar a vocs: Vocs j viram Jesus Cristo? Vocs o viram pendurado sobre uma cruz? Vocs olharam a sepultura vazia? Vocs ouviram o Sermo na Montanha? Vocs ouviram o discurso das Oliveiras? Os apstolos os fizeram, e Jesus disse a eles: "Vocs tambm daro testemunho de mim". Vocs vem a mesma coisa no livro dos Atos dos Apstolos, captulo 1. Em Atos dos Apstolos, captulo 1, versculos 1 e 2, Lucas diz: "Fiz o primeiro tratado, Tefilo, acerca de tudo que Jesus comeou, no s a fazer, mas a ensinar, at ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Esprito Santo, aos apstolos que escolhera". E ento, quando tiveram que procurar outro apstolo no versculo 22, diz-se: "Comeando desde o batismo de Joo at ao dia em que de entre ns foi recebido em cima, um deles se faa conosco testemunha da sua ressurreio". Observem isso: nos versculos 1 e 2, diz-se que Ele deu mandamentos aos apstolos. Vocs j ouviram a Grande Comisso? O Senhor a deu a vocs? No, Ele a deu aos apstolos. Ns a temos a partir deles. Falem sobre um testemunho de ressurreio. E pergunto a vocs novamente: vocs j viram a sepultura vazia? No, vocs lem sobre isso a partir dos apstolos. Quando Joo escreveu a Primeira Epstola de Joo, era um homem velho. Acredito que ele era o ltimo dos apstolos vivos. Ele diz algumas coisas aqui que so fascinantes. Na Primeira Epstola de Joo, captulo 1, versculo 1, ele est falando sobre o Senhor Jesus. Ele diz: "O que era desde o princpio, o que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mos tocaram da Palavra da vida". Vocs nunca o tocaram, vocs nunca puseram a mo em seu lado ferido. Vocs nunca ouviram sua fala. Vocs nunca o contemplaram com seus olhos, ou o apalparam com suas mos. Mas Joo disse: "Eu os fiz. Ns os fizemos". Continua e diz: "(Porque a vida foi manifestada, e ns a vimos" [Vocs e eu no a vimos. Eles a viram.] "e testificamos dela, vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada)". Joo est falando sobre os apstolos. "O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que tambm tenhais comunho conosco", ou participao, "e a nossa comunho com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo". Agora, observem: "O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que tambm tenhais comunho conosco". Joo viu Cristo. Joo ouviu Cristo. Joo O viu sobre a rvore. Joo O viu deitado na sepultura e O viu depois de Sua ressurreio. E Joo teve vida em Jesus Cristo. Eu no vi nada disso, mas ele me falou sobre isso e agora tenho comunho naquela mesma salvao que ele teve. Segunda Epstola aos Corntios, captulo 12, versculo 12. Aqui est uma afirmao espantosa. (Se ns no soubssemos que a Bblia foi inspirada, poderamos ficar chocados com uma afirmao como essa). Segunda Epstola aos Corntios 12:12, a Bblia diz (Paulo est falando): "Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vs com toda a pacincia, por sinais, prodgios e maravilhas". A Epstola aos Hebreus 2:4 falou sobre Deus dando testemunho aos apstolos. Deixem-me parar e fazer esta afirmao: hoje, h pessoas que dizem que ns precisamos ser capazes de fazer milagres para que possamos pregar o Evangelho com grande aceitao. As pessoas crero no Evangelho se tivesse milagres. Milagres nunca deram testemunho do Evangelho. Milagres deram testemunho dos apstolos. H uma diferena. Vocs notam o que o apstolo Paulo disse? "os sinais do meu apostolado". Milagres no provaram que o Evangelho era verdade; milagres provaram que os apstolos eram verdade. Eu no sou um apstolo. Eu no prego o Evangelho e fao um milagre para que vocs acreditaro no que eu estou dizendo. Eu levanto esta Bblia e a prego. Nela vocs podem ler o registro dos apstolos e saber o que eles viram e fizeram.

A Revelao que Deus fez aos Apstolos


Primeiramente, observamos que os apstolos confirmaram o que ouviram e viram. Em segundo lugar, queremos observar a revelao que Deus fez aos apstolos. Por favor, leiam Joo, captulo 14, versculo 26. Esse trecho nos ensina sobre a revelao que Deus fez aos apstolos. Joo, captulos 14, 15 e 16

foram, certamente, as palavras que Jesus proferiu aos apstolos imediatamente antes de sua ascenso ao Cu, confortando-os e preparando-os para sua partida. Em Joo 14:26, Jesus disse: "Mas aquele Consolador, o Esprito Santo, que o Pai enviar em meu nome, esse vos ensinar todas as coisas". Agora observem: "e vos far lembrar de tudo quanto vos tenho dito". Digo isso com freqncia, e talvez no devesse diz-lo. No pretendo machucar os sentimentos das pessoas, mas se eu desse um teste todo domingo pela manh, sobre o qual eu discursasse para ver o que as pessoas recordam, provavelmente deixaria de pregar. Minha memria tambm est se tornando ruim; isso realmente lamentvel. No sei se estou nos primeiros estgios do mal de Alzheimer ou o que poderia ser, mas vocs teriam confiado nos apstolos para lhes dar o discurso das Oliveiras? Vocs teriam confiado neles para recordar as sete parbolas do reino no captulo 13 de Mateus? Vocs confiariam neles para lhes dar o Sermo da Montanha? Mas, observem o que Jesus disse. Ele disse: "Mas aquele Consolador ... que o Pai enviar ... vos far lembrar de tudo quanto vos tenho dito". Notem: Jesus Cristo no escreveu o Novo Testamento, mas o Esprito de Deus veio e inspirou os apstolos a escrev-lo. Aqui est a verdade que quero que vocs entendam: todo o Novo Testamento no nada seno uma exposio do que Cristo fez e do que Cristo ensinou. Tudo o que est no Novo Testamento encontrado em forma de semente nas palavras do Senhor Jesus Cristo. Quem foi o primeiro a falar sobre a Igreja? Jesus Cristo. Quem foi o primeiro a dar a ordem do batismo? Jesus Cristo. Quem foi o primeiro a instituir a Comunho? Jesus Cristo. Quem mencionou primeiro a bem-aventurana e as doutrinas da graa no Novo Testamento? Jesus Cristo. Quem pregou a salvao pelo perdo atravs da f? Jesus Cristo. Leiam o captulo 3 do Evangelho Segundo Joo. Mas vocs perguntam: "E o Apocalipse?". Respondo: comparem o captulo 6 do Apocalipse ao captulo 24 de Mateus, o discurso das Oliveiras. O Novo Testamento, eu repito, no nada seno uma histria de Cristo e uma exposio do que Cristo ensinou. Vocs entendem esta verdade? "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a ns falou-nos nestes ltimos dias pelo Filho". Deus, na plenitude do tempo, manda seu Filho para o mundo. Ele faz uma obra especfica. Revela o Pai. Morre para nossa salvao. Ensina. Mas Deus o cerca com os apstolos. Traz tudo para a memria desses apstolos. Eles nos do o Novo Testamento. O que o Novo Testamento? a revelao de Cristo. Olhem no captulo 16 de Joo, versculos de 12 a 14. Jesus diz: "Ainda tenho muito que vos dizer, mas vs no o podeis suportar agora. Mas quando vier aquele Esprito de verdade, Ele vos guiar em toda a verdade; porque no falar de Si mesmo, mas dir tudo o que tiver ouvido, e vos anunciar o que h de vir". Agora, eu quero que vocs observem isto: "Ainda tenho muito que vos dizer, mas vs no o podeis suportar agora. Mas quando vier aquele Esprito de verdade, Ele vos guiar em toda a verdade; porque no falar de Si mesmo, mas dir tudo o que tiver ouvido". Vejam: tudo o que o Esprito de Deus inspirou os apstolos a escrever eram coisas que Cristo j havia ensinado. O Esprito de Deus no veio para fazer novas revelaes. Ele no veio para falar por Si mesmo; veio para tomar as coisas de Cristo e ensin-las. "Ainda tenho muito que vos dizer, mas vs no o podeis suportar agora. Mas quando vier aquele Esprito de verdade, Ele vos guiar em toda a verdade; porque no falar de Si mesmo, mas dir tudo o que tiver ouvido, e vos anunciar o que h de vir. Ele me glorificar, porque h de receber do que Meu, e vo-lo h de anunciar". Agora, notem esta expresso no versculo 13: "Ele vos guiar em toda a verdade". No sei quantas vezes ouvi isso, e se vocs o disseram, perdoem-me; no digo isso severamente. Estava em uma conferncia, h no muito tempo atrs, quando ouvi um pregador dizer isso. Levantou-se e disse: "ouo pessoas dizerem que outros povos, que no so Batistas, esto salvos, mas Deus disse que ele vos conduzir (os Batistas) para toda a verdade". Ele no deveria dizer isso. Essa passagem no est tratando dos Batistas, mas dos apstolos. Vocs sabem, aqui, na Bblia, est toda a verdade! Toda verdade est aqui na Bblia; toda verdade no est aqui entre ns, homens. Vocs pensam: "uma pessoa poderia decifrar isso sozinho". Somos to subjetivos, colocamos tanta confiana em ns mesmos que perdemos totalmente o contexto da Sagrada Escritura. Coloquem-se no lugar dos apstolos. Cristo esteve com eles durante trs anos e O ouviram falar essas palavras maravilhosas. Viram Suas obras magnficas e, agora, Ele diz: "Voltarei para o Pai. Partirei, mas vocs no esto rfos. Mandarei o Esprito Santo. Mandarei o Consolador". E eles estavam pensando: "H tanto que no entendemos. H tanto que no podemos fazer. H tanta coisa que ouvimos o Senhor dizer que ns no entendemos completamente. Ns nos esqueceremos destas verdades". E o Senhor Jesus disse que o Consolador est chegando, e quando vier, conduzir eles para toda a verdade. E, pessoal, o cumprimento disso foi a inspirao do Novo Testamento. E o Novo Testamento Deus conduzindonos para a verdade. Vocs e eu precisamos apanhar em nossas mentes tanta verdade quanto pudermos enquanto estivermos vivos, mas aqui no Livro est toda verdade. No na mente de um Batista, mas neste livro - a Palavra de Deus. No captulo 17 de Joo est a grande orao sacerdotal que nosso Senhor orou depois que Ele fez esse discurso final. E quero mostrar novamente a vocs uma das coisas que costumavam me perturbar em relao a Joo 17. Vocs j leram a Bblia e pensaram consigo mesmos: "Bem, Senhor, se eu tivesse escrito uma Bblia, teria escrito esta parte um pouco diferente?". Eu costumava ler o captulo 17 de Joo e pensar: "Senhor, por que o Senhor fala tanto sobre os apstolos aqui?". Vocs sabem? "Isso transforma em runas minha pregao". Conhecer a Bblia arruna muito uma pregao. Como eu costumava pensar, isso arruinava a minha pregao aqui. E, ento, comecei a entender o que o Senhor estava dizendo. No captulo 17 de Joo, versculo 6, Jesus diz: "Manifestei o Teu nome aos homens que do mundo me deste" (Ele est falando sobre os apstolos) "eram Teus, e Tu mos deste, e guardaram a Tua palavra". E ento, nos versculos 11 e 12, Ele diz: "E Eu j no estou mais no mundo, mas eles esto no mundo," (Ele est falando sobre os apstolos) "e Eu vou para Ti. Pai santo, guarda em Teu nome aqueles que Me deste, para que sejam um, assim como Ns. Estando Eu com eles no mundo, guardava-os em Teu nome. Tenho guardado aqueles que Tu Me destes". Observem: "e nenhum deles se perdeu, seno o filho da perdio" (falando sobre Judas) "para que a Escritura se cumprisse". Desse modo, aqui est o Senhor Jesus, pronto para ascender de volta ao Cu. Pessoal, o Senhor tem milhes de eleitos, mas Ele mantm-se falando sobre os apstolos. H toda essa multido, uma grande multido que nenhum homem pode enumerar, e Ele continua falando sobre esses homens que Deus deu a Ele. Ento, no versculo 14, Ele diz: "Dei-lhes a Tua palavra". (Est falando sobre os apstolos novamente. Caminhamos a maior parte do caminho desta orao e Ele ainda est falando sobre os apstolos.) "Dei-lhes a Tua palavra, e o mundo os odiou, porque no so do mundo, assim como Eu no sou do mundo". Porm, em seguida, observem o versculo 20: "e no rogo somente por estes". Em outras palavras: eu no estou orando apenas pelos apstolos, "mas tambm por aqueles que pela Sua palavra ho de crer em Mim".

Os Apstolos e Todos os Outros


Vocs tm duas classes de pessoas aqui. Vocs tm os apstolos e aqueles que foram salvos por acreditarem na palavra dos apstolos. Todos ns que estamos salvos, aqui, esta noite, nos enquadramos na mesma categoria. Por que vocs esto salvos? Por causa de Mateus, Marcos, Lucas, Joo. Por causa do livro dos Atos dos Apstolos. Por causa dos Romanos. Por causa do testemunho e do registro apostlicos. Todos

ns, aqui, que estamos salvos, estamos salvos por causa da pregao da Palavra de Deus. Observem esse surpreendente comentrio que Paulo faz em I Corntios, captulo 14, versculo 37. Paulo est censurando algumas pessoas na igreja em Corinto. Ele diz: "Se algum cuida ser profeta, ou espiritual, reconhea que as coisas que vos escrevo so mandamentos do Senhor". Que afirmao! Aqui est um apstolo. Ele diz: "as coisas que vos escrevo so mandamentos do Senhor". Judas, versculo 3. Esse um Escrito muito importante, e quero que vocs o guardem em sua memria. Ouam essas palavras de Judas: "Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligencia acerca da salvao comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela f que uma vez foi dada aos santos". Agora, quero, em primeiro lugar, explicar isso brevemente. A palavra "f" aqui um termo tcnico. Significa o conjunto de doutrinas em que ns, como Cristos, acreditamos. A "f" aquilo em que acreditamos. Quando dizemos "mantenha a f", estamos dizendo "continue agarrado quilo em que, como Cristos, acreditamos". Observem o que ele diz sobre a "f": "A f que uma vez foi dada aos santos". O que foi o conjunto de doutrinas em que ns, como Cristos, acreditamos? Foi de uma vez para sempre entregue aos santos. Como? Pelos apstolos. Isso to verdade que, no livro dos Atos dos Apstolos, captulo 2, versculo 42, os ensinamentos do Novo Testamento so chamados de a doutrina dos apstolos. "E eles continuavam firmemente na doutrina dos apstolos" Em que ns acreditamos? Na doutrina dos apstolos.

Deus fez o que Ele disse que faria Sola Scriptura


Agora, vem-me o segundo assunto sobre o qual quero falar esta noite e que a questo da sola scriptura. Como disse, sola scriptura uma frase latina que significa "apenas a Escritura Sagrada". Essa frase teve origem na reforma Protestante. Martinho Lutero, quando era um sacerdote Catlico Romano, soube que a Igreja Catlica Romana ensinava que havia uma Bblia e um Papa, que infalvel, e havia as tradies da Igreja. Por outro lado, Martinho Lutero teve pessoas que estavam tentando influenci-lo, que diziam que somos profetas e que Deus fala diretamente atravs de ns. E assim essa frase foi inventada. Sola scriptura, que significa "apenas a Escritura Sagrada". No o Papa, no a tradio, no os profetas, mas as Escrituras Sagradas. Ns, como Batistas, dizemos deste modo: A Bblia nossa nica regra de f e prtica; somente a Bblia nossa autoridade.

Conceitos histricos
Deixem-me contar a vocs, primeiramente, uma breve histria de equvoco e, ento, explicarei como isso se relaciona. Como um exemplo, olhemos para a Igreja Catlica Romana. Vocs ouviram que a Igreja Catlica Romana declara acreditar na Bblia, embora adicionem alguns livros a Ela. Afirmam que o Papa, quando fala, pode falar da cadeira episcopal, e que ele inspirado quando fala desta cadeira. Mas declaram tambm acreditar na tradio da Igreja. Vocs podem no saber o que o Catlico acredita ou quer dizer por "tradio", ento, deixem-me explicar a vocs muito rapidamente. Em 1950, havia um Papa. Ele foi chamado de Papa Pio XII. Era conhecido como o Papa Mariano, pois havia dedicado sua vida Virgem Maria. Acreditava que Maria no morreu, mas que havia ascendido ao Cu. Isso era denominado como "A Ascenso de Maria". Queria fazer disso uma doutrina da Igreja. O Papa Pio XII sabia que em nenhum lugar da Bblia nos dito que Maria ascendeu ao Cu sem morrer. Ele sabia que isso no estava na Bblia. Sabia que isso no estava nos escritos dos pais da Igreja. Sabia que nenhum conselho da Igreja declarou que Maria foi aceita no Cu sem morrer, mas queria fazer disso uma doutrina da Igreja. Ento, mandou cartas para todos os cardeais, para todos os bispos e para o povo Catlico. Centenas de milhares de cartas retornaram dizendo que sim, que eles consideravam que Maria foi aceita em pessoa no Cu, sem morrer. Por conseguinte, isso se tornou uma doutrina oficial da Igreja Catlica Romana e aceito hoje por todos os devotos Catlicos Romanos. "Como fizeram disso uma doutrina da Igreja?". Aqui est o que as pessoas no entendem: quando um Catlico Romano diz "tradio", no est dizendo tradio passada. Acreditam, porm, que qualquer doutrina sustentada pela a Igreja Catlica Romana, foi revelada a ela pelo Esprito Santo. Mas, se vocs fossem at o Papa Pio XII e dissessem: "Papa, isso no est na Bblia, no est nos pais da Igreja, nenhum conselho da Igreja jamais ensinou isso. De onde isso foi tirado?". No tenho nenhuma dvida em minha mente de que ele citaria o captulo 16 de Joo e diria: "O Esprito vos conduzir para toda a verdade". Hoje, os Catlicos esto tentando ensinar que Maria a co-mediadora. Vocs questionam: "Como podem fazer isso? Nenhum Catlico acreditou nisso no passado". Usariam o mesmo trecho da Escritura. Essa a viso deles em relao tradio. Pensamos em outras religies. Pensamos no Isl, que diz: "Acreditamos em Jesus Cristo. Acreditamos que Ele foi um grande profeta, mas tambm acreditamos que Maom foi um profeta". Ou pensamos nos Mrmons, que dizem: "Acreditamos na Bblia e acreditamos em Jesus Cristo, mas acreditamos que Joseph Smith foi um profeta e que Deus o inspirou". Agora, vocs sabem qual a expresso favorita entre os Carismticos e Pentecostais? Adivinhem qual . "O Senhor me disse". Odeio dizer isso a vocs, mas ouvi isso vindo tambm da boca de Batistas. "O Senhor me disse". E notem, os Carismticos e Pentecostais no tm uma Bblia em suas mos quando falam "O Senhor me disse".

Dedues Teolgicas
5

Temos na teologia algo que chamado de uma deduo verdadeira e necessria. Isso significa que, por causa do ensinamento que evidente na Escritura, pode ser deduzido que certas coisas so verdadeiras. Por exemplo, a Bblia ensina claramente que Deus criou o universo. Conseqentemente, podemos fazer a deduo verdadeira e necessria de que o Diabo no o criou. Isso bvio. Quero fazer uma deduo verdadeira e necessria. Farei uma questo: "O Cnone da Escritura fechado?". O Cnone, a palavra Cnone, significa a prova, o modelo, aquilo que realmente acreditamos que seja a Palavra de Deus. Acredito que esses sessenta e seis livros so a Bblia, a Palavra de Deus. Acredito que cada livro, cada palavra, inspirada pelo Esprito Santo. Mas, assim fazem os Catlicos, e assim fazem os Pentecostais. A questo : "Isso o Cnone completo da Escritura?". Bem, deixem-me passar a vocs dois pensamentos que lhes mostraro o que quero ensinar. Primeiramente, deixem-me fazer uma questo; na verdade, farei duas perguntas. Primeira questo: Que promessa Jesus Cristo fez aos apstolos? Prometeu conduzi-los para toda a verdade? Prometeu trazer todas as coisas para sua recordao? Foi-nos dito que a f foiuma vez e para sempre entregue aos santos? Essas coisas so assim? isso que Ele prometeu aos apstolos, conduzi-los para toda a verdade? A f foi efetivamente entregue aos santos? Ento, isso nos conduz segunda questo: Os apstolos esto mortos? Se Jesus prometeu conduzir os apstolos para toda a verdade, se Ele prometeu trazer-lhes recordao todas as coisas, se Ele prometeu que a f seria entregue de uma vez para sempre aos santos, e todos os apstolos esto mortos, ento Ele j deve ter feito isso. J nos conduziu a toda a verdade. Conseqentemente, hoje no existe profecia (revelao nova). Hoje no existem lnguas. No h sinais hoje. Mas h a iluminao do Esprito Santo para abrir nossas mentes para entendermos a Palavra de Deus. H a liderana da Palavra de Deus.

Concluso
Agora, deixem-me concluir com essa afirmao, ou esse grupo de afirmaes. Os Batistas tm tomado sempre essa posio: a porta da revelao est fechada. Em outras palavras: quando o apstolo Joo, o ltimo apstolo vivo, escreveu o Apocalipse, a Bblia foi completa. No Antigo Testamento, Deus falou vrias vezes e de diversos modos. Nos ltimos dias, Deus nos falou por meio de seu Filho. Mandou seu Filho ao mundo, Ele O cercou com os apstolos, prometeu trazer todas as coisas para sua memria, prometeu conduzi-los a toda verdade. Ele fez tudo isso. Ento, Joo escreveu o Apocalipse por volta de 95 d.C. e logo depois faleceu. A revelao de Deus est completa. E, por isso, os Batistas sempre dizem que a porta da revelao nova est fechada. Os Batistas no apenas disseram que a porta da revelao est fechada, disseram que est trancada. A revelao plena deu-se atravs de Jesus Cristo. No h mais nada. Os Mrmons tentaram abri-la fora. Os Muulmanos tentaram abri-la fora. Os Pentecostais - neguem, como eles o faro - tentaram abri-la fora. Mas hoje, ouvimos com freqncia algo como isto: "no queremos abrir a porta, mas devemos tirar o cadeado". Digo que no sou um tolo. Vocs no devem abrir a porta, mas se vocs tirarem o cadeado, no ir demorar at que outra pessoa a abra. Se um pastor pudesse se levantar nessa Igreja Batista e dizer: "Agora, quero que vocs saibam algo. No falo em lnguas. No tenho qualquer desejo de falar em lnguas. No profetizo. No estou buscando isso. Estou satisfeito com a Bblia, mas ainda no acredito que seja absolutamente impossvel para Deus falar-nos diretamente", ele poderia morrer e nunca teria aberto a porta, mas ele tirou o cadeado da porta e no demorar muito tempo at que outra pessoa abra a porta.

Fonte: www.geocities.com/wbtbrazil

Transcrito por Joy Ellaina Gardner de fita cassete, Outubro de 2002. Formatado para publicao - Calvin Gardner, Maro de 2003. Traduzida por Albano Dalla Pria, Abril 2003 Revisado por Calvin Gardner, Abril de 2003

Todas as citaes bblicas so da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente at 1894, no mximo at a edio IBB1948, no a SBB-1995) so as nicas Bblias impressas que o crente deve usar, pois so boas herdeiras da Bblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).

(retorne a http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/ (retorne a http://solascriptura-tt.org/Seitas/ retorne a http://solascriptura-tt.org/)

Potrebbero piacerti anche