Sei sulla pagina 1di 9

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran

Engenharia De Computao

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN

PR

RELATRIO EXPERIMENTAL DE QUMICA

PRTICA 6 EQUILBRIO QUMICO

Acadmicos: Andr Lucas Silva Kleisson Roque Tedesco Luis Felipe Benedito Vagner Martinello

Professora: Patrcia Apellt

Pato Branco 07/06/2010

1. INTRODUO Algumas reaes qumicas acontecem de forma completa, denominadas reaes irreversveis, acontecem at que um dos reagentes seja consumido por inteiro, formando um produto. Um exemplo de reao irreversvel a combusto. Outras reaes so chamadas de reaes reversveis. Essas reaes acontecem tanto na forma direta quanto na forma inversa e so representadas por uma dupla seta. O equilbrio qumico observado somente em reaes do tipo reversveis. Contudo, o objetivo do experimento a partir da teoria, compreender o principio de Le Chatlier. 2. DESENVOLVIMENTO TERICO As reaes qumicas so classificadas em dois tipos: reaes reversveis e reaes irreversveis. A diviso das reaes em dois tipos , na verdade, uma diviso prtica. Teoricamente, todas as equaes possuem um carter reversvel, ou seja, todas ocorrem, tanto no sentido dos produtos como no sentido dos reagentes. Observando uma equao reversvel, quando a velocidade da reao direta igual velocidade da reao inversa, dizemos que est em equilbrio qumico. [1] Para que o estado de equilbrio possa ser atingido, necessrio que o sistema seja fechado e sua temperatura seja constante. [2] Considerando a equao + + , podemos representar, graficamente, a condio de equilbrio em funo da velocidade:

Figura 1.

Inicialmente, a velocidade dos reagentes mxima, porm a dos produtos aumenta conforme o tempo, assim, quando as duas velocidades se igualam o sistema atinge o equilbrio qumico, porm a reao no deixa de continuar. A velocidade de uma reao calculada atravs da razo do mdulo da variao de concentrao e o tempo: [3] =
| |

(Equao 01)

A partir da equao 01, temos que, quanto maior a concentrao, maior a velocidade da reao. Observando a figura 1, notamos que a velocidade dos reagentes aumenta e dos produtos diminui. Assim, por conseqncia, a concentrao dos reagentes diminui e a concentrao dos produtos aumenta at que se estabelea a condio do equilbrio qumico, ou seja, at que a velocidade direta e inversa da reao seja igual, permanecendo desta forma, constantes a concentrao dos produtos e reagentes. Assim, dizemos que o equilbrio dinmico. [4]

Figura 2.

O equilbrio qumico pode ainda ser classificado em homogneo e heterogneo. Equilbrio homogneo ocorre quando todos os elementos participantes da reao esto no mesmo estado fsico. J o equilbrio heterogneo aquele onde todas as substncias da reao qumica esto em fases diferentes umas das outras. [5] A partir de uma reao, podemos calcular a porcentagem de reagentes que reagiu para que a reao entrasse em equilbrio: =

(Equao 02)

Essa porcentagem denominada grau de equilbrio, e normalmente representada pela letra grega alfa. Como no equilbrio, a velocidade da reao direta e indireta da reao em estudo igual, a partir da lei de Guldberg-Waage, temos: = . . = = . . A partir disso, temos que: = . . (Equao 04) (Equao 03)

Assim, a relao constante e denomina-se constante de equilbrio. Em termos de concentrao a constante de equilbrio calculada atravs da diviso entre a concentrao dos produtos e a concentrao os reagentes da reao direta no momento do equilbrio, todos elevados aos seus expoentes estequiomtricos da reao. [6] = . . (Equao 05)

A constante de equilbrio adimensional. Numa reao, quanto maior o valor da constante de equilbrio, maior o rendimento da reao. Assim, como a constante de equilbrio varia com a temperatura, quando comparamos seu valor em duas temperaturas diferentes, podemos saber em qual delas a reao direta apresenta maior rendimento. A partir da constante de equilbrio da reao na direta, possvel o calculo da constante da reao inversa. Para tanto, basta dividirmos um pela constante de equilbrio da reao direta: = 1 (Equao 06)

Para o clculo da constante de equilbrio de uma reao, desconsiderase as substncias lquidas puras e os slidos, pois ambas possuem concentrao constante. [7] Como a constante de equilbrio varia conforme a temperatura, para o seu clculo devemos sempre observar a variao de entalpia que acompanha a reao. A variao de entalpia, busca medir, em uma reao, a energia correspondente sempre reao direta. Assim, quando a variao de entalpia maior que zero, ou seja, positiva, dizemos que a reao no sentido direto endotrmica, porm quando a variao de entalpia de uma reao negativa significa que o sentido direto da reao exotrmico. Alm da constante de equilbrio em funo da concentrao, existe ainda, a concentrao de equilbrio em funo da presso. Quando uma reao possui elementos na forma gasosa, podemos calcular a constante de equilbrio em termos de presso. O valor da constante de equilbrio, em funo da presso, calculada fazendo a diviso entre o produto das presses parciais dos produtos e o produto das presses parciais dos reagentes, estando todas as presses elevadas aos respectivos coeficientes. [8] = ( ) . ( ) ( ) . ( ) Relacionando com , temos: = . (. ) (Equao 08) (Equao 07)

Onde, representa a diferena entre a quantidade de mols dos produtos e a quantidade de mols dos reagentes, a constante de equilbrio em funo da concentrao, a temperatura absoluta do sistema e a constante dos gases. [9] Sabemos que, para que ocorra o equilbrio qumico, a velocidade na reao direta tem quer ser igual a velocidade da reao indireta. Contudo, a partir do princpio de Le Chatelier, quando alguma ao realizada sobre um sistema em equilbrio, ocorre uma reao na direo que tende a diminuir a ao realizada. [10] Estas aes podem, muitas vezes, beneficiar a reao em um dos sentidos. A essa conseqncia dado o nome de deslocamento qumico.

O deslocamento qumico qualquer modificao da velocidade, direta e indireta, da reao, causando uma diferente concentrao das substncias da reao dando um novo estado de equilbrio reao. [11] O princpio de Le Chatelier pode ser aplicado em situaes em que se observa a variao da concentrao, a variao da temperatura, e em sistemas gasosos, a variao da presso. Ao aumentar a concentrao de qualquer elemento de um sistema em equilbrio, observamos que ocorrer a reao de consumir a substncia adicionada. Assim, quando diminumos a concentrao de uma substncia, notamos que a reao contrria ao seu consumo. [12] Quando aumentamos a temperatura de um sistema em equilbrio, notamos que o equilbrio deslocado no sentido endotrmico da reao, assim, quando diminumos a temperatura do sistema o sentido do deslocamento da reao exotrmico. A temperatura o nico fator que desloca o equilbrio qumico e modifica o valor da constante de equilbrio. [13] No caso de sistemas gasosos em equilbrio, quando aumentamos sua presso, a reao ocorre na direo que diminui a presso pela reduo do volume do gs. [14] No equilbrio qumico, a presena de um catalisador irrelevante, pois o catalisador somente aumenta a velocidade da reao e no modifica o valor da constante de equilbrio. [15] A partir dos conceitos estudados at o momento, podemos resumir a teoria construindo a seguinte tabela:
Perturbao externa Adio de um participante Retirada de um participante Aumento da temperatura Diminuio da temperatura Aumento da presso total Diminuio da presso total Presena de catalisador
Tabela 1: Resumo.

Deslocamento do equilbrio No sentido oposto ao do participante No sentido do participante No sentido endotrmico No sentido exotrmico No sentido do menor volume No sentido do maior volume No desloca

Alterao do kc No No Sim Sim No No No

Alterao do kp No No Sim Sim No No No

3. DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTAL 3.1. Materiais utilizados 2 bqueres; 3 tubos de ensaio; 2 tubos de ensaio com rolha; gua; Gelo; Bico de Bunsen; Sulfato de cobre; Hidrxido de sdio; cido clordrico; Nitrato de chumbo II;

Pina de madeira; Dicromato de potssio. 3.2. Descrio do experimento Dividimos o experimento em trs etapas: I, II e III. Na etapa I, colocamos 5 mL de sulfato de cobre em dois tubos de ensaio, deixando um dos tubos para controle, este chamamos de B. No outro tubo, titulado como A, adicionamos 2 mL de soluo de hidrxido de sdio, posteriormente, adicionamos ainda 2 mL de cido clordrico e por final acrescentamos novamente 2 mL de soluo de hidrxido de sdio ao tubo A. Em cada soluo adicionada agitvamos e observvamos a diferena entre o tubo A e o tubo B. Na etapa II, tnhamos 2 tubos de ensaio, cada um com uma rolha. Nestes tubos adicionamos duas pitadas de nitrato de chumbo II. Preparamos ainda dois bqueres. Em um dos bqueres colocamos 50 mL de gua e adicionamos algumas pedras de gelo para que a gua fosse resfriada, no outro bquer preenchemos de gua, posteriormente aquecemos at que a gua entrasse em ebulio. Tomando cuidado, aquecemos tambm, os dois tubos de ensaio at que percebssemos a produo de gs, ento fechamos com uma rolha e retirando-os da chama colocamos cada um em contato com a gua de cada bquer e observamos a reao durante dois minutos. Passados os dois minutos de observao, invertemos a posio dos tubos de ensaio e observamos tambm por dois minutos. J na etapa III, colocamos no ltimo tubo de ensaio 2 mL de soluo de dicromato de potssio e anotamos a colorao caracterstica. Nesse mesmo tubo, adicionamos 2 mL de soluo de hidrxido de sdio observando a reao resultante. E por ltimo, observamos a reao quando adicionamos 2 mL de cido clordrico. 4. RESULTADOS E DISCUSSES Observando a etapa I, ao adicionarmos a soluo de hidrxido de sdio soluo de sulfato de cobre, notamos que, alm de ficar mais escura, a soluo apresentou a formao de precipitado, formando Cu(OH)2 atravs da reao a seguir: + 2 + )( (Equao 09)

No mesmo tubo, quando adicionamos a soluo de cido clordrico, a soluo obteve uma caracterstica bem parecida da soluo inicial, ficando mais clara e sem a formao de precipitado: + )( + 2 2 + + 2 (Equao 10)

Adicionando um pouco mais de soluo de hidrxido de sdio soluo, notamos que novamente ocorre a formao de Cu(OH)2 como precipitado.

Observando atentamente todos os passos, notamos que o cido clordrico, quando adicionado soluo, dissolve o )( precipitado formando novamente , j quando adicionamos novamente o hidrxido de sdio observamos novamente a formao do precipitado assim, confirmando a reversibilidade da reao. Notamos ainda que, ao adicionarmos o hidrxido de sdio, o equilbrio foi deslocado em direo dos produtos atravs da formao do precipitado, provando dessa maneira o princpio de Le Chatelier. Na etapa II, ao aquecer os tubos contendo nitrato de chumbo II, notamos a formao de um gs castanho-avermelhado atravs da reao representada pela seguinte equao: ( ) + 2 () (Equao 11)

A partir disso, observamos que ao deixar um dos tubos em contato com a gua resfriada, o gs no interior do tubo perdia a cor. J o outro tubo quando em contato com a gua aquecida mantinha a cor do gs. Aps observarmos cada um dos tubos, trocamos os tubos de lugar, deixando em contato com a gua aquecida o tubo que estava na gua resfriada e o que estava na gua aquecida em contato com a gua resfriada. Notamos ento, que o tubo que inicialmente tinha perdido a cor do gs voltou a ficar castanho quando em contato com a gua aquecida, e o que inicialmente havia mantido a cor, perdeu a colorao em contato com a gua fria. A partir disso, pudemos observar que ao aumentar a temperatura do sistema houve um aumento da produo do gs, ou seja, a reao teve um deslocamento endotrmico no sentido dos produtos, consequentemente, quando diminumos a temperatura do sistema, o equilbrio foi deslocado para o sentido exotrmico da reao, ou para o lado dos reagentes. Na etapa III, ao adicionarmos o dicromato de potssio ao tubo de ensaio, observamos sua colorao caracterstica como sendo alaranjada. Quando adicionamos hidrxido de sdio na soluo de dicromato de potssio soluo, observamos que a soluo passava a ter uma colorao amarelada formando cromato de potssio, porm quando adicionvamos cido clordrico ao sistema a colorao voltava a ser alaranjada devido a formao do dicromato de potssio usado inicialmente. Por conseqncia das transformaes observadas, podemos afirmar a ocorrncia de uma reao qumica reversvel representada pela equao abaixo: () 2 () 5. CONCLUSO Pudemos no experimento, a partir das varias etapas, colocar em prtica os conceitos de equilbrio qumico e de reversibilidade de reaes para o entendimento do princpio de Le Chtelier. Na etapa I, confirmamos a reversibilidade da reao atravs da adio de hidrxido de sdio no final da experincia. Notamos tambm, atravs da (Equao 12)

formao do precipitado que, com o aumento da concentrao de uma dos reagentes o equilbrio foi deslocado em direo aos produtos. Na etapa II, notamos a mudana de equilbrio variando a temperatura do sistema. Com o aumento da temperatura a concentrao teve um deslocamento no sentido endotrmico da reao, fazendo com que areao deslocasse seu equilbrio em direo dos produtos e com a diminuio da temperatura o deslocamento foi contrrio, ou seja, no sentido dos reagentes. Assim, podemos tambm afirmar ser uma reao reversvel, j que a reao se desenvolve tanto no seu sentido direto quanto no sentido inverso. Finalizando, na etapa III, observamos a reversibilidade adicionando duas substncias diferentes quais fizeram com que a reao fosse realizada no sentido direto e no sentido inverso atravs da concentrao modificada em cada adio. Ao adicionarmos o hidrxido de sdio, notamos a remoo dos ions H+ da soluo de dicromato de potssio fazendo com que a reao deslocasse seu equilibrio em direo dos produtos, no caso, em direo da formao do cromato de potssio. Agora quando adicionamos o cido clordrico, ele adiciona na soluo alguns ions H+ assim, revertendo a reao para o sentido de formar o dicromato de potssio novamente. 6. REFERNCIAS 1 USBERCO J.; SALVADOR E.; Qumica. Editora Saraiva, edio 5, volume nico, So Paulo, 2002. P.397. 2 Editora COC, Fsico-qumica II, pr-vestibular. p. 14. 3 http://soq.com.br/conteudos/em/cineticaquimica/p1.php 4 http://www.profpc.com.br/equil%C3%ADbrio_qu%C3%ADmico.htm 5 http://www.soq.com.br/conteudos/em/equilibrioquimico/ 6 Editora COC, Fsico-qumica II, pr-vestibular. p. 15. 7 USBERCO J.; SALVADOR E.; Qumica. Editora Saraiva, edio 5, volume nico, So Paulo, 2002. P.400. 8 ROSENBERG, Jerome L.; EPSTEIN, Lawrence M. Teoria e problemas de qumica geral. 8. ed. p. 237. 9 Editora COC, Fsico-qumica II, pr-vestibular. p. 16. 10 ROSENBERG, Jerome L.; EPSTEIN, Lawrence M. Teoria e problemas de qumica geral. 8. ed. p. 237. 11 http://www.soq.com.br/conteudos/em/equilibrioquimico/p3.php 12 ROSENBERG, Jerome L.; EPSTEIN, Lawrence M. Teoria e problemas de qumica geral. 8. ed. p. 239.

13 Editora COC, Fsico-qumica II, pr-vestibular. p. 18. 14 ROSENBERG, Jerome L.; EPSTEIN, Lawrence M. Teoria e problemas de qumica geral. 8. ed. p. 238. 15 http://www.soq.com.br/conteudos/em/equilibrioquimico/p4.php

Potrebbero piacerti anche